Notícias

Fique por dentro de todas as notícias e informes

29/06/2020

10 frases do Papa Francisco aos Salesianos do mundo

O Papa Francisco realmente gostaria de ter participado presencialmente do Capítulo Geral 28º (CG28) dos Salesianos em Turim-Valdocco, a casa onde Dom Bosco soube criar uma verdadeira e própria escola de santidade. Infelizmente, devido à pandemia, não pôde fazê-lo, mas o Santo Padre se fez presente com uma carta escrita de próprio punho aos salesianos, como sinal de proximidade, afeto e gratidão pela formação recebida. Seguem 10 frases que ainda ressoam como programáticas daquela carta intitulada "Opção Valdocco":

 

O rumor dos oratórios. Estou certo que o rumor e as vozes dos oratórios serão a melhor música, a mais eficaz, para que o Espírito anime o dom carismático do vosso fundador. Não fecheis as janelas a este rumor de som de fundo.

 

Nem se adaptar à cultura da moda, nem se refugiar num passado heroico, mas já desencarnado. Nos tempos de mudança, faz bem ater-se às palavras de S. Paulo a Timóteo: “Por isso recomendo-te que reanimes o dom de Deus que se encontra em ti, pela imposição das minhas mãos, pois Deus não nos concedeu um espírito de timidez, mas de

 

Cultivar uma atitude contemplativa, capaz de identificar e discernir os pontos nevrálgicos. Isto ajudará a entrar no caminho com o espírito e o contributo próprio dos filhos de Dom Bosco e, como ele, desenvolver uma “válida revolução cultural” (Enc. Laudato si’, 114).

 

Nem pessimista nem otimista, o salesiano do século XXI é um homem cheio de esperança porque sabe que o seu centro está no Senhor, capaz de fazer novas todas as coisas (cfr. Ap 21, 5). Só isto nos salvará de viver numa atitude de resignação e sobrevivência defensiva. Só isto tornará fecunda a nossa vida (cfr. Homilia, 2 fevereiro 2017).

 

Viver fielmente o carisma é qualquer coisa mais rica e estimulante que o simples abandono, remedeio ou readaptação das casas ou das atividades; comporta uma mudança de mentalidade diante da missão a realizar.

 

Que o carisma seja renovado. Cada carisma precisa ser renovado e evangelizado e, no vosso caso, sobretudo pelos jovens mais pobres.

 

É importante dizer que não somos formados para a missão, mas que somos formados na missão, a partir da qual se articula toda a nossa vida, com as suas escolhas e as suas prioridades.

 

Os Irmãos Coadjutores são expressão da vida de gratuidade que o carisma vos convida a conservar. A vossa consagração é, antes de mais, sinal de um amor gratuito do Senhor e ao Senhor nos seus jovens que não se define principalmente como um ministério, uma função ou um serviço particular, mas através de uma presença.

 

A presença universal da vossa Família Salesiana é um estímulo e um convite a guardar e preservar a riqueza de muitas culturas em que estais imersos sem procurar.  

 

Sonhai casas abertas, fecundas e evangelizadoras, capazes de permitir ao Senhor mostrar a tantos jovens o seu amor incondicional, e a vós gozar a beleza a que fostes chamados. Sonhai.

 

Fonte: ANS