Quem Somos

Salesianos e Salesianas, representados pela CISBRASIL (Conferência dos Salesianos do Brasil) e pela CIB (Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora), decidiram unir suas ações e, a partir de 2002, se constituírem oficialmente como a Rede Salesiana de Escolas (RSE), alinhados desde sempre pelo método educativo denominado Sistema Preventivo de Dom Bosco. O sucesso do trabalho alcançado pela Rede Salesiana de Escolas e a experiência de um trabalho integrado entre Salesianos de Dom Bosco (SDB) e Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) motivou o esforço da articulação da Rede Salesiana de Ação Social – RESAS, que nasce, porém, como duas redes menores separadas. Os SDB começaram seu trabalho de articulação em 2005 e as FMA, em 2009. A RSE, embora tenha nascido desde o início com a participação de salesianos e salesianas, sempre teve personalidade jurídica vinculada à Conferência das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco no Brasil – CISBRASIL. Somente no ano de 2012 deu-se início à criação de uma nova personalidade jurídica que unisse na sua diretoria religiosos e religiosas, SDB e FMA. Nasce então a Rede Salesiana Brasil-RSB. A Rede Salesiana Brasil (RSB) é uma Instituição que integra nacionalmente os trabalhos educativos pastorais dos Salesianos e das Salesianas nas áreas de: • Educação, por meio da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas) • Educação de ensino superior, por meio das IUS • Ação Social, por meio da Rede Salesiana Brasil - Ação Social (RSB-Social) • Comunicação, por meio da RSB-Comunicação. Atualmente, a RSB conta com 110 escolas, 15 instituições de ensino superior e 109 obras sociais em todo o Brasil, além de paróquias, museus, rádios, editora e grupos de pastoral.

Missão

Promover e animar o projeto educativo-pastoral salesiano no Brasil de maneira integrada, difundindo os valores da educação.

Visão

Ser uma Rede reconhecida nacionalmente pela excelência no trabalho educativo-pastoral salesiano.

Valores

Espiritualidade, respeito, ética, solidariedade, sistema preventivo, trabalho em rede, competência, família, protagonismo juvenil.

Nossos segmentos

RSB

ESCOLAS

RSB

Ensino Superior

RSB

social

RSB

comunicacao

PASTORAL

Juvenil Salesiana