28/03/2023

28º Encontro de Representantes Regionais da ESA

De 14 a 19 de março, em Santiago do Chile, no Teologado de Los Cañas, foi realizada a 28º Encontro dos Representantes Regionais da Escola Salesiana na América (ESA). O evento teve como objetivo a preparação do V Encontro Continental e a aprovação do Modelo de Garantia da Significatividade Salesiana das Escolas.

O encontro foi organizado pela Representante do Âmbito da Pastoral Juvenil das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Ir. Ivone Goulart Lopes, do Dicastério dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), Pe. Claudio Cartes, e pelos representantes chilenos, Ir. Cecy Poblete, Juan Pablo Vásquez e Ir. Patricia Parraguez.

Entre FMA, SDB, leigos e leigas, estiveram presentes os seguintes representantes:

Ir. Lucia Jacinta Finassi (FMA) – Representante da Rede Salesiana Brasil (RSB) pela Conferência Interinspetorial do Brasil (CIB)

Ana Paula Costa e Silva – Representante da Rede Salesiana Brasil (RSB) pela Conferência Inte­rinspetorial dos Salesianos Brasil (CISBRASIL)

Ir. Adair Aparecida Sberga – (FMA) - Representante da Editora Edebê pela Conferência Interinspetorial do Brasil (CIB)

Ir. Eva Doris Meza (FMA) – Representante da Conferência Interinspetorial México, Antilhas e América Central (CIMAC)

Pe. Carlos Montoya (SDB) Representante Mesoamérica

Gina Canales – Representante ANDINA – SDB

Ir. Cecilia Poblete (FMA) – Nova referente da Conferência Interinspetorial do Cone Sul da América Latina (CICSAL)

Juan Pablo Vásquez, Referente SDB – SEPSUR setor Escolar

Ir. Patricia Parraguez Núñez (FMA) – Representante chilena

Ir. Ivone Goulart Lopes (FMA) – Referente para o Ámbito da Pastoral Juvenil, Roma

Pe. Claudio Cartes (SDB) – Referente do Dicastério, Chile

Jesús Alejandro Suárez – Leigo

Ir. Victoria Esperanza Paz, da Conferência Interinspetorial das Nações Bolivarianas (CINAB-FMA), não pôde comparecer.

A dinâmica do trabalho foi mediada pelo diálogo de acompanhamento formativo e aconteceu com a presença dos Inspetores FMA e SDB da Inspetoria S. Gabriel Arcanjo (CIL), Ir. Ximena Oyarzo e Pe. Carlos Andrés Lira Airola, além do Conselheiro Visitante do Cone Sul, Pe. Gabriel Romero; do Arcebispo emérito de Santiago do Chile, Cardeal Ricardo Ezzati Andrello, e do Bispo emérito de Punta Arenas, Dom Bernardo Bastres.

“Participar presencialmente da reunião ESA no Chile, como referente da Rede Salesiana Brasil (RSB), pela CIB, é uma oportunidade de aprendizagem e de fortalecimento da missão salesiana. Este encontro foi marcado pelo compromisso do trabalho em grupo, em pensar e organizar o quinto encontro Continental ESA. Em pequenos grupos, construímos os propósitos, a dinâmica, os conteúdos, as partilhas e as celebrações que irão marcar o próximo encontro ESA em maio de 2024, celebrando os 30 anos desta caminha conjunta em favor dos jovens”, diz a Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi.

  

“A reunião da Comissão Central ESA teve uma proposta de trabalho empenhativa, pois além de dar os encaminhamentos para a conclusão do processo de avaliação da caminhada ESA após o seu IV Encontro, promoveu um trabalho rigoroso e de muita responsabilidade no planejamento e na organização do V Encontro ESA e, também, consolidou um Modelo de Garantia da Significatividade Salesiana das Escolas. Este Modelo é uma proposta para o avanço da vivência do Sistema Preventivo e da excelência na qualidade técnico-pedagógica e na sustentabilidade de nossas Instituições. Com isso, constata-se que cada vez mais se avança na unidade de um trabalho em rede, entre SDB e FMA, para nos tornarmos mais significativos e, com forte desejo, de sermos mais proféticos na vida dos jovens, como resposta carismática aos contextos em que atuamos. Atesto que foi uma experiência rica e de muito bem-querer entre os membros da Comissão. É um dom divino poder atuar nestes espaços em que se sonha e se projeta o futuro da missão salesiana no continente americano”, diz a Gerente Executiva da Editora Edebê Brasil, Ir. Adair Aparecida Sberga

Para estimular a construção conjunta, os trabalhos aconteceram em pequenos grupos e em plenária. Assim, foi possível planejar o ESA V. As equipes definiram as diferentes vertentes relacionadas com o processo de criação do evento: equipe de conteúdos, logística e economia, liturgia e cultura, secretariado permanente, comunicação e arte, bem como definiram o local: Guadalajara, no México, de 1 a 5 de maio de 2024.

“A Comissão Central ESA realizou um trabalho comprometido e colaborativo, coordenado pela Ir. Ivone Goulart e pelo Pe. Claudio Cartes, focado no objetivo de planejar o V Encontro Continental da Escola Salesiana na América - ESA V. Diante da abrangência e relevância do evento, é uma grande responsabilidade organizar uma programação que responda às altas expectativas dos participantes, com temas atuais que dialoguem com a diversidade de realidades dos países participantes e que, ao mesmo tempo, sejam significativos para o fortalecimento do carisma e da missão educativa na América, sendo resposta de esperança no contexto contemporâneo. Iniciar cada dia de trabalho com a Celebração Eucarística proporcionou iluminações, discernimento e contribuiu para a sintonia dos trabalhos, em comunhão fraterna. A metodologia adotada, por meio de grupos de trabalho específicos para liturgia e cultura, conteúdos, comunicação, secretaria e assuntos administrativo-financeiros, mostrou-se adequada e eficaz, possibilitando à Comissão dar novos passos importantes rumo ao ESA V!”, comenta a Gestora de Projetos da Rede Salesiana Brasil, Ana Paula Costa e Silva.

Os momentos de Boa Noite contaram com o apoio da Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas do Brasil, Ir. Lucia Jacinta Finassi, que falou sobre o Projeto Identità e a paixão na educação das crianças pelo carisma salesiano; Ir. Eva Doris Meza, que falou sobre o encontro da CIMAC-NAC e Mesoamérica realizado em fevereiro de 2023 na Guatemala, e Ir. Adair Sberga, com uma oração de agradecimento.

  

Durante os dias, vividos em clima de fraternidade e partilha, não faltaram visitas pastorais e culturais: os participantes visitaram as Escolas SDB e FMA de Valparaíso, Praia Ancha, e participaram da Celebração Eucarística presidida por Dom Bernardo Bastres, na capela da Casa Salesiana. Também visitaram a Casa-Museu "La Sebastiana", de Pablo Neruda. Em Viña del Mar visitaram o Relógio das Flores, o Parque Quinta Vergara e a zona de Reñaca.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações da cgfmanet.org

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber