23/03/2023

Aulas de português para migrantes e refugiados

Na sexta-feira (17) aconteceu o encontro de capacitação dos estudantes de graduação voluntários que atuarão, ainda no primeiro semestre de 2023, no Projeto Língua Portuguesa para Migrantes e Refugiados. Foram apresentadas as estratégias pedagógicas e formadas as duplas de estudantes que conduzirão as turmas. As aulas começam nesta semana, com turmas nos períodos da manhã, tarde e noite.

Neste semestre, 110 pessoas vindas da Venezuela, Afeganistão, Cuba, Paquistão, Bangladesh, Alemanha, Colômbia, Gana, Camarões, Irã, Haiti, México, Equador, Nigéria, Jordânia, Síria e Turquia se inscreveram no projeto, que é uma parceria da Universidade Católica de Brasília (UCB) com o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), criado em 2014 e já atendeu a mais de 700 pessoas.

As aulas são ministradas por estudantes voluntários das diversas graduações da UCB, bem como por voluntários externos. A ação oferece aos universitários a oportunidade de contribuir de forma solidária com a promoção da cidadania para os migrantes e refugiados. Os estudantes, por sua vez, aprendem a partir das histórias de vida e da cultura dos países de origem dos atendidos.

Fonte: Universidade Católica de Brasília (UCB)

 

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber