24/05/2024

Brasil unido pelo RS: Doações de todo o país chegam diariamente até o Colégio Dom Bosco de Porto Alegre

Enquanto as doações são descarregadas pelos grupos de voluntários, os motoristas são acolhidos e podem descansar e fazer uma refeição com calma, preparando-se para voltar ao destino de origem. Os caminhões chegam lotados de água, alimentos, roupas, cobertores, colchões, etc. São donativos que foram recolhidos em diferentes regiões do país, desde que a tragédia que assola o Rio Grande do Sul sensibilizou os demais estados brasileiros.

Ivanir de Souza foi o responsável por trazer a carga da Bahia. O motorista, acostumado com a rota Nordeste-Sudeste, fez pela primeira vez uma viagem até o sul do país. “Sempre soube que o Rio Grande do Sul era um lugar maravilhoso para conhecer. Uma pena que a minha visita para vocês foi nesta situação de calamidade”, explica ele. “A viagem foi realizada de forma emergencial, para que eu pudesse chegar mais cedo com a ajuda”, conclui.

Dois dias antes o Colégio Dom Bosco já havia recebido uma carga de fora, desta vez de Curitiba.  “Através de uma articulação feita por um familiar de uma funcionária nossa, fizemos contato com um empresário do Paraná, que juntamente com outras três empresas do setor de fertilizantes, conseguiu enviar esta grande entrega para o nosso Colégio”, conta Maria Elvira Jardim Menegassi, Diretora Executiva do Colégio Dom Bosco de Porto Alegre e responsável pela organização da escola como Centro de Distribuição.

A carreta, com mais de 40 toneladas de alimentos, foi comemorada com alegria por todos os voluntários, que através de uma corrente humana, descarregaram cada quilo de produto enviado, como arroz, açúcar, café, farinha e óleo. Com as doações foram montados kits de cestas básicas, distribuídas no dia seguinte para os desalojados.

Integrantes da Força Nacional de Segurança do Tocantins também estiveram no Colégio Dom Bosco de Porto Alegre e foram recebidos pelo Inspetor Salesiano, Pe. Ademir Ricardo Cwendrych. O grupo, que reside entre Palmas e Brasília, conheceu o Colégio e fez uma visita nas salas que estão servindo como espaços para triagem das doações, elogiando a organização do trabalho na escola.

Colégio Salesiano Dom Bosco entregou mais de 500 toneladas de donativos aos atingidos pelas cheias

No último domingo, 19/05, o Colégio Dom Bosco de Porto Alegre encerrou um período de 15 dias de atuação exclusiva como Centro de Distribuição de Doações aos desabrigados pelas cheias. Espírito de solidariedade e compaixão marcaram este momento tão desafiador para o povo gaúcho. A comunidade educativa somou forças, seja com donativos, resgates, acolhendo pessoas em casa ou no Colégio e através do voluntariado. “Fazer o bem é o maior exemplo de cidadania e humanidade que podemos transmitir aos nossos estudantes”, explicou a diretora executiva, professora Maria Elvira Jardim Menegassi.

Desde o início das enchentes, entendendo a gravidade do momento, o Colégio teve seus espaços organizados para receber, triar e distribuir as doações que chegaram não apenas das famílias de estudantes e educadores, mas de todo o país.

Recebemos e distribuímos mais de 500 toneladas, divididas entre água, alimentos, material de higiene pessoal, material de limpeza, roupas, colchões, brinquedos, etc. Cerca de 5 mil famílias foram atendidas, além das 120 instituições que diariamente nos procuraram para abastecer os seus abrigados. A situação continua crítica e agora, com a retomada das aulas nesta 2ª feira, 20/05, o trabalho foi transferido para o prédio anexo, onde funcionava o Colégio Maria Auxiliadora, cuja gestão do prédio é de responsabilidade do Colégio Dom Bosco.

 

Fonte: Inspetoria Salesiana São Pio X

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber