30/05/2023

Começa o I Encontro Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Na manhã de hoje (30), pela plataforma Zoom, teve início o I Encontro Nacional de Comunicação (ENAC) da Rede Salesiana Brasil. O evento busca potencializar os espaços de formação, interação, debates, partilhas e construção colaborativa de propostas que contribuam para a inovação nos processos comunicacionais e educomunicacionais da ação educativa em Rede e, para tanto, traz como tema “Navegando em Rede, conectados com o carisma salesiano: criando e comunicando valores”.

Já em sua primeira edição, o ENAC é inédito em seu formato e conteúdo, uma vez que se configura como um evento aberto a todas as equipes das presenças salesianas, não se limitando apenas às equipes de Comunicação. “Entendemos que era necessário abraçar todas as presenças. Não é um encontro só para comunicadores, é um encontro para todos, porque todos somos comunicadores”, comenta a Coordenadora Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, Ir. Maike Loes.

A manhã desta terça-feira trouxe o lema “Vivências educomunicativas que inspiram: o sacramento da presença em Dom Bosco e Madre Mazzarello” e foi aberta pela Oração Inicial, comandada pela Coordenadora de Comunicação da Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia, Ir. Luzinete Rego Freitas, juntamente com o Coordenador de Comunicação da Inspetoria Maria Auxiliadora, Flávio C. Medeiros do Nascimento. Em seguida, os participantes puderam ouvir uma palavra de animação dos Inspetores Referentes para a Comunicação Salesiana no Brasil, Ir. Maria Carmelita de Lima Conceição e Pe. Francisco Inácio Vieira Júnior.

 

Antes da primeira palestra do dia, Ir. Maike trouxe uma breve contextualização do evento. “Este encontro é um encontro inédito, sim, muito inédito! É um encontro inédito porque é o primeiro encontro de comunicação que reúne o Brasil salesiano de norte a sul. É inédito também porque não é apenas um encontro nacional. O ENAC se tornou um evento internacional. Temos também participantes de fora do Brasil”, comenta Ir. Maike evidenciando a presença dos primeiros palestrantes do dia. Pela primeira vez juntos em um evento salesiano, diretamente de Roma, na Itália, compareceram ao ENAC os Conselheiros Gerais para a Comunicação Salesiana das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), respectivamente, Ir. Maria Ausilia De Siena e Pe. Gildásio Mendes dos Santo.

Abrindo as palestras do dia, Pe. Gildásio abordou o tema “Caminhar na corda das coisas sólidas e da leveza das coisas para comunicar no tempo das grandes mudanças”, trazendo a dimensão comunicativa de Dom Bosco para a evangelização dos jovens de sua época que continua atual dentro das propostas do carisma salesiano. “Ele [Dom Bosco] foi o primeiro e o maior comunicador dos jovens do seu tempo e da sua cultura, quando viveu em Turim. Dom Bosco entra na lista dos maiores comunicadores da humanidade.

Somos filhos e filhas de um grande comunicador que soube caminhar sobre ‘as cordas’ com grande visão, empenho, criatividade e empreendedorismo. Tudo a favor da missão!”, comenta Pe. Gildásio em sua fala.

Antes do início da segunda palestra, Ir. Maike trouxe uma saudação do Conselheiro Geral para a Região América Cone Sul, Pe. Hector Gabriel Romero, que está em Manaus apoiando os trâmites de escolha do novo Inspetor local, mas que fez questão de evidenciar sua conexão em Rede com o Encontro Nacional de Comunicação da RSB.

Em seguida, Ir. Maria Ausilia trouxe o tema “Em Rede com Maria Mazzarello”, acompanhada de algumas cenas do filme “Maín - A casa da Felicidade” para ilustrar a missão de Madre Mazzarello que já era bastante salesiana com as meninas de Mornese antes mesmo de unir forças em prol da juventude com Dom Bosco. “A formação integral da pessoa é o projeto educativo de Dom Bosco e de Madre Mazzarello [...] Toda pessoa seriamente engajada na fascinante missão da educação, no estilo salesiano, inevitavelmente se questiona continuamente para garantir que sua ação nesse campo seja realmente eficaz e alcance o coração das crianças, dos jovens e dos adolescentes”, comenta Ir. Ausilia.

  

Seguindo o evento, o Diretor Executivo da Rede Salesiana Brasil, Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, trouxe uma fala que corrobora toda a proposta de ação em Rede que vem desde a época de Dom Bosco e Madre Mazzarello. “É uma experiência muito gratificante mais uma vez experimentar essa riqueza do nosso carisma. Nós que somos salesianos nos sentimos muito enriquecidos por Dom Bosco, mas como Salesianos e Salesianas estamos enriquecidos em dupla por Dom Bosco e Madre Mazzarello [...] Por isso, mais do que palavras, é externar uma forte alegria por nos sentirmos tão irmanados carismaticamente”.

O momento de ressonâncias foi comandado pelo Coordenador de Comunicação da Inspetoria São Pio X, Thiago Amorim Caminada, o qual moderou as perguntas enviadas pelos participantes do evento aos Conselheiros Gerais.

Fechando o primeiro dia do ENAC, Ir. Maike Loes trouxe uma palavra que impeliu a todos os presentes a necessidade de retorno à essência salesiana para que a missão se fortaleça todos os dias. “De hoje em diante, é impossível continuarmos como antes. De hoje em diante, nossa vida, nosso ser e missão deverão se espelhar ainda mais em Dom Bosco e Madre Mazzarello que, com os meios disponíveis do seu tempo, foram criativos, proativos, inovadores... e com um detalhe: sem perder o essencial de suas vidas, a meta, o horizonte: a salvação da juventude!”.

O I Encontro Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil contou com traduções simultâneas protagonizadas pela Diretora Institucional da Escola Salesiana Brasília (ESB), em Brasília (DF), Ir. Ivanette Duncan de Miranda (tradução do italiano para o português); e da Referente do Âmbito para a Pastoral Juvenil de Roma, Ir. Ivone Goulart (tradução do português para o italiano). A moderação de todo o evento ficou por conta da Gestora de Projetos Formativos da RSB, Ana Paula Costa e Silva, e o evento ainda conta com o apoio das equipes de Comunicação da RSB, representada pelos Analistas de Comunicação Janaína Lima e Thiago Silva Santos, e pelo Designer Gráfico, Pedro de Moraes Freitas; a equipe do Centro Salesiano de Formação, representada pela Assistente de Atendimento, Sarah T. Rodrigues de Oliveira; a equipe do Serviço de Atendimento à Rede (SAR), representada pela Auxiliar Administrativa, Ana Maria Dantas Marçal, e a equipe de Tecnologia e Inovação, representada pelo Assistente de TI, Diogo Alves de França.

O I ENAC continua amanhã (31), a partir das 09h (horário de Brasília), para todos os inscritos das presenças da Rede Salesiana Brasil.

  

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber