18/12/2022

Como aconteceu a Fundação da Congregação Salesiana

O dia 18 de dezembro de 1859 era um domingo. Dom Bosco encerrou a trabalhosa jornada festiva vivida entre os jovens, como na festa da Imaculada e em todos os domingos. Depois, chamou aqueles que se tinham decidido a participar da Pia Sociedade de São Francisco de Sales. Eram 21 horas, após as orações da noite. Em poucos minutos os presentes eram dezoito com Dom Bosco. Só dois não vieram. Os que se reuniram ao redor de Dom Bosco eram dezessete: um sacerdote (47 anos), um diácono (24 anos), um subdiácono (22 anos), treze clérigos (de 21 a 15 anos) e um juveníssimo estudante.

A austera ata, firmada pelo Pe. Alasonatti e com a assinatura de Dom Bosco, "é um documento de encantável simplicidade, que contém o primeiro ato oficial da Sociedade Salesiana";nele se lê:

"(Estavam reunidos) todos com o escopo e em um só espírito de promover e conservar o espírito de verdadeira caridade que se requer na obra dos Oratórios para a juventude abandonada e periclitante, a qual nestes tempos calamitosos é seduzida de mil maneiras, com prejuízo da sociedade, e precipitada na impiedade e na irreligião.

Aprouve, portanto, aos mesmos Congregados erigir-se em Sociedade ou Congregação que, tendo em mira a ajuda recíproca para a própria santificação, se propusesse promover a glória de Deus e a salvação das almas especialmente das mais necessitadas de instrução e de educação; e aprovado de comum acordo o projeto proposto, feita breve oração e invocadas as luzes do Espírito Santo, procediam à eleição dos Membros que deviam constituir a direção da sociedade para esta e para novas congregações, se aprouver a Deus favorecer seu desenvolvimento.

Pediram, portanto, unanimemente que (Dom Bosco), iniciador e promotor, aceitasse o cargo de Superior Maior como aquele que em tudo Lhe era conveniente; o qual tendo aceito com a reserva da faculdade de nomear o prefeito (Vigário e Administrador), como ninguém se opôs, pronunciou que lhe parecia não se devesse remover do cargo de prefeito quem escreve (Pe. Alasonatti), o qual exercia tal encargo até agora na casa.

Passou-se então à eleição dos outros Sócios que concorrem à Direção, e se concordou em adotar a votação com sufrágio secreto como o mais breve caminho para constituir o Conselho, o qual devia ser composto por um Diretor Espiritual, pelo Ecônomo e por três Conselheiros, em companhia dos dois já eleitos, descritos acima (o Superior Maior e o Prefeito).

[...] na eleição do Diretor Espiritual (resultou), por unanimidade, a escolha do Clérigo Subdiácono Miguel Rua que não se recusou a aceitar. O que se repetiu para o Ecônomo, tendo sido eleito e reconhecido o Diácono Ângelo Savio, o qual prometeu também assumir o relativo encargo.

Faltava ainda eleger os três conselheiros; como primeiro dos quais, tendo-se feito como de costume a votação foi (eleito) o clérigo João Cagliero. Como segundo conselheiro saiu o clérigo João Bonetti. Para o terceiro e último, tendo saído iguais os sufrágios a favor dos clérigos Carlos Ghivarello e Francisco Provera, feita outra votação a maioria resultou para o clérigo Ghivarello, e assim foi definitivamente constituído o corpo de administração para a nossa Sociedade (que foi depois denominado 'Capítulo Superior').

O qual fato, como veio complexivamente exposto até aqui, foi lido em plena reunião de todos os acima mencionados Sócios e superiores por agora nomeados, os quais uma vez reconhecida a sua veracidade, concordes fixaram que se conservasse esse original, o qual para a autenticidade assinaram o Superior Maior e o Secretário”.

Parte da carta do Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, pelo 150° aniversário de fundação da Congregação Salesiana (ACG 404)

Confira o texto na íntegra clicando aqui.

Fonte: sdb.org

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber