Ensino Superior
10/06/2022

Coordenador da UNISAL participa de Congresso com Papa Francisco

O Coordenador da pós-graduação “Educação em Sexualidade” do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Pe. Ronaldo Zacharias, SDB, participou do Congresso Internacional de Teologia Moral, com o Papa Francisco, no Vaticano, Itália.

 

O congresso aconteceu entre os dias 13 e 14 de maio, com o tema “Práticas pastorais, experiência de vida e teologia moral: Amoris laetitia entre novas oportunidades e novos caminhos”, sendo promovido pela Pontifícia Universidade Gregoriana e pelo Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para o Matrimônio e Ciências da Família.

 

Como as famílias cristãs podem testemunhar hoje, na alegria e nas dificuldades do amor conjugal, filial e fraterno, a Boa Nova do Evangelho de Jesus Cristo? Esta foi a pergunta que o Papa Francisco fez aos participantes do Congresso. O Papa parte da constatação de que a vida familiar hoje está mais provada do que nunca. Além de uma crise cultural profunda, a família enfrenta falta de trabalho, de habitação digna e de paz. Também os jovens se sentem desencorajados a constituir família.

 

A moral evangélica não é moralismo nem idealismo. No centro da vida cristã está a graça do Espírito Santo, reiterou por fim o Papa. Assim ajudaremos as famílias a reencontrar o sentido do amor. O convite final aos teólogos é que prossigam o trabalho com fidelidade criativa ao Evangelho, sem deixar de lado a experiência concreta vivida pelas famílias.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), com informações do Vatican News

Compartilhe