15/05/2024

Dia do Assistente Social 2024

O Dia do Assistente Social, comemorado anualmente em 15 de maio, reconhece o trabalho essencial desses profissionais na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A data surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de agosto de 1957, que regulamenta o exercício da profissão de Assistente Social, bem como do Decreto do Conselho de Ministros nº 994, de 15 de maio de 1962, que regulamentou e oficializou a profissão no Brasil.

 

O QUE FAZ UM ASSISTENTE SOCIAL?

O Assistente Social é um profissional que trabalha diretamente com pessoas em situação de vulnerabilidade social. Sua missão é oferecer suporte e orientação para que esses indivíduos possam superar dificuldades e melhorar sua qualidade de vida.

Entre as atribuições de um Assistente Social então:

1. Entrevistas e Atendimentos Sociais: Identificar necessidades e demandas dos atendidos.

2. Elaboração e Execução de Projetos Sociais: Construir programas e políticas sociais para melhorar a qualidade de vida da comunidade.

3. Encaminhamento para Serviços e Benefícios Sociais: Orientar os atendidos sobre seus direitos e encaminhá-los para os serviços adequados.

4. Prevenção e Enfrentamento de Violência e Violação de Direitos: Atuar contra situações como violência doméstica, abuso sexual e trabalho infantil.

 

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE UM ASSISTENTE SOCIAL

A garantia dos direitos humanos é central no trabalho do Assistente Social. Além de fornecer assistência prática, ele capacita os indivíduos a se tornarem agentes de mudança em suas próprias vidas e comunidades. Isso envolve o acesso a recursos, desenvolvimento de habilidades e estímulo ao pensamento crítico. O Assistente Social atua como mediador entre o Estado e a população, garantindo que os direitos previstos na legislação sejam efetivamente colocados em prática.

 

ASSISTENTES SOCIAIS SALESIANOS

Em suas 100 obras sociais, a Rede Salesiana Brasil (RSB) conta com a dedicação diária de mais de 300 Assistentes Sociais que apoiam as juventudes em situação de vulnerabilidade a ter acesso aos seus direitos, promovendo oportunidades de protagonismo juvenil e melhores condições de futuro para os atendidos, além de zelar pelos Compromissos Fundamentais assumidos pelas obras sociais salesianas de todo o Brasil: Fortalecimento da família, Gestão social e atuação em rede, Promoção dos Direitos Humanos, Ação socioeducativa de resultado, Construção de competências das novas gerações para a vida e Cooperação para o desenvolvimento. Conheça mais sobre a Ação Social Salesiana clicando aqui.

Em nome de cada criança, adolescente e jovem que teve sua vida transformada com o apoio de um Assistente Social, a RSB agradece esse trabalho tão necessário que permite o vislumbre de um mundo mais justo, igualitário e cheio de oportunidades para as juventudes.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Compartilhe