24/04/2023

ECOSAM conclui encontro de avaliação e planejamento e nomeia nova Coordenação

Reunida desde o dia 17 de abril, no Centro de Espiritualidade Santa Rafaela María, em Montevidéu (Uruguai), a Equipe de Comunicação Social das Américas (ECOSAM) encerrou suas atividades no final da tarde do dia 21 de abril.

Neste quinto dia de encontro, o momento principal foi a nomeação da nova Coordenadora. Trata-se de Ir. Doris Yajaira Jaimes Sanabria, da Inspetoria Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá (Bogotá – Colômbia). Ir. Doris, que é a referente para a Conferência Interinspetorial das Nações Bolivarianas (CINAB), foi nomeada para o triênio 2023-2025 juntamente com a Equipe de Coordenação da ECOSAM da qual fazem parte, representando suas Conferências Interinspetoriais: Ir. Cynthia Salas, Conferência Interinspetorial da América do Norte e Canadá (NAC); Ir. Gabriela Trinidad Murguía Aguilar, Conferência Interinspetorial México, Antilhas e América Central (CIMAC); Ir. Susana Billordo, Conferência Interinspetorial do Cone Sul da América Latina (CICSAL) e Ir. Maike Loes, Conferência Interinspetorial do Brasil (CIB).

O dia teve início com a oração da manhã, animada pela representante da CIB que compartilhou com o grupo a mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais cujo tema é “Falar com o coração. ‘Segundo a verdade no amor’ (Ef 4,15)”. Além do símbolo da luz, oferecido pela Conselheira Geral, Ir. Ausilia De Siena, a cada participante e individualmente “tocada” por todas como compromisso de disponibilidade e de colaboração recíproca, no final, cada uma foi presenteada com um bóton contendo o slogan da mensagem do Papa.

Depois da oração, Ir. Ausilia dirigiu palavras de agradecimento às presentes, ressaltando o quanto se sente bem no grupo e estimulando a ECOSAM a ir em frente, pois tem muito a dar ao Instituto, especialmente no campo da Comunicação. Com esta sua mensagem, anunciou a nova Coordenadora de ECOSAM, Ir. Doris Yajaira, que entra em substituição à Ir. Márcia Koffermann, a quem a ECOSAM agradece a dedicação e todo o trabalho desenvolvido nos últimos anos.

Todo o restante do dia foi marcado pela socialização dos trabalhos em grupo referente às áreas: animação, formação, informação, produção, assim como a finalização da redação e atualização do Planejamento Estratégico.

  

Muitos temas práticos foram tratados, entre estes se destacam: O impacto da ECOSAM na vida das Inspetorias e Conferências; Canais de comunicação da ECOSAM; Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); Resgate histórico e memória do caminho de ECOSAM; Próximos encontros de avaliação da Equipe.

Um último momento, de muito espírito de família e de simplicidade, foi a avaliação do encontro onde cada participante pode compartilhar, de forma oral, suas impressões e aprendizagens. Já na avaliação escrita, o grupo foi motivado por uma canção em espanhol, cujo título é “¿Por qué, por qué?” (“Porque? Porque?”), interpretada pelo conjunto musical CANTICUÉNTICOS. A partir dela, cada participante elencou três perguntas suscitadas pelo encontro, que servirão para aprofundar os temas abordados e outras questões ligadas à missão de ECOSAM.

Em seguida, aconteceram os agradecimentos à Equipe cessante, às organizadoras do encontro, ao pessoal de apoio e à Conselheira Geral, Ir. Ausilia, que marcou presença com um estilo muito próximo, familiar, de escuta atenta e palavra oportuna.

Confira o vídeo criado pela ECOSAM que traz uma visão geral dos 5 dias de evento clicando aqui.

Por Ir. Maike Loes

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber