19/04/2023

ECOSAM reforça a necessidade de ser rede e compartilha projetos

A Equipe de Comunicação Social das Américas (ECOSAM), do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), continua reunida em Montevidéu, no Uruguai, realizando seu encontro presencial de avaliação e planejamento para o triênio 2023-2025.

No dia 18 de abril, os trabalhos foram coordenados por Ir. Dalila Carolina Erazo Alvarado, da Inspetoria Santíssimo Salvador, que representa a Conferência Interinspetorial México, Antilhas e América Central (CIMAC). As atividades tiveram início com a oração da manhã, baseada no texto do Evangelho de João (21, 1-7) que ajudou a refletir sobre o tema “lançar as redes”, “somos rede!”. Em seguida, o grupo encontrou por meio da plataforma Zoom, o professor e pesquisador Erick R. Torrico Villanueva, da Universidade Andina Simón Bolivar (UASB), Doutor em Comunicação pela Universidade Rey Juan Carlos, Madrid (Espanha). O professor Erick apresentou a conferência “Comunicação (re)humanizante: Uma rota descolonial”, que é também título do livro por ele publicado em 2022. Em sua conferência destacou fases e eventos da História que determinaram os caminhos da comunicação na América Latina, colocando em destaque expressões como: pensamento descolonial, conquistas e colonização, colonialidade, descolonialidade, descolonização, comunicação “ocidental” e a “in-comunicação” colonial.

Segundo Erick é graças à comunicação que existe a vida social, porque ela cria tecidos sociais, mas também pode destruir a vida social. Sem comunicação não existe sociedade, sem sociedade não há comunicação. O professor enfatizou a necessidade de recuperar o sentido humanizante da comunicação, a interrelação entre as pessoas. Tem que haver intercâmbio, diálogo, reciprocidade. O principal aspecto que caracteriza o ser humano é a comunicação, além do uso da razão e do trabalho. (Re)humanizar a comunicação é recuperar a capacidade que o ser humano tem de comunicar. É preciso também aproveitar os meios de comunicação que existem para (re)humanizar a comunicação.

Em seguida, o grupo participou da Eucaristia junto com a comunidade local, na Capela do Centro de Espiritualidade Santa Rafaela Maria, onde o encontro está sendo realizado. Ainda na parte da manhã, a Conselheira Geral para a Comunicação, Ir. Maria Ausilia De Siena, apresentou as “Linhas Gerais do Âmbito da Comunicação Social”, reforçando a importância de humanizar a comunicação, pois ela é uma exigência do ser humano. Segundo a Conselheira, muitas vezes, a falta de comunhão da qual muito se fala nas comunidades é, na verdade, um problema de comunicação. Ir. Ausilia, referindo-se à mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações, evidenciou a importância da escuta e do comunicar na verdade e com verdade. Em seguida, explicou o porquê da opção do Conselho Geral por uma programação conjunta para o sexênio e, em relação ao Âmbito da Comunicação, apresentou aquele que é o grande objetivo: “Criar/consolidar a rede das coordenadoras inspetoriais para a Comunicação Social". Destacou as ações que vão responder às grandes escolhas do XXIV Capítulo Geral das FMA: formação, sinodalidade missionária e ecologia integral. Para concluir a manhã, apresentou objetivos e ações que se referem aos pilares do Âmbito da Comunicação: Animação, Formação, Informação e Produção.

  

No período da tarde, o grupo viveu um momento significativo de partilhas. Algumas Conferências apresentaram experiências relacionadas à Educomunicação e seus processos. Representando a Conferência CIMAC, Ir. Dalila Carolina Erazo Alvarado, da Inspetoria Santíssimo Salvador (CAM), da América Central, região norte, apresentou o Projeto “Redes”, cujo objetivo principal é fortalecer a rede de coordenadores de educomunicação promovendo a vitalidade dos processos comunicativos. Em seguida, a Conferência Interinspetorial da América do Norte e Canadá (NAC) que congrega as Inspetorias dos Estados Unidos e Canadá, representadas pelas Irmãs Cynthia Salas e Antoinette Cedrone, apresentou o projeto “Mission Advancement” (“Avanço da Missão”).

Para concluir os trabalhos deste segundo dia de encontro, a Conferência Interinspetorial do Cone Sul da América Latina (CICSAL), representada pelas Irmãs Susana Billordo e María Baffundo, apresentou dois projetos: “Un nuevo latido” (“Uma nova batida”) e “Maín, en tu vida nos encontramos” (Maín, em sua vida nos encontramos”). O primeiro tinha por objetivo gerenciar uma comunicação baseada no diálogo, na verdade e na “amorevolezza” entre as comunidades educativo-pastorais, a partir do coração oratoriano, para gerar e cultivar laços profundamente humanos e sagrados que expressem participação e compromisso na gestação da nova identidade da Inspetoria Laura Vicuña (Argentina). E o segundo, no marco do 150º aniversário do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, quis oferecer um espaço virtual formativo para educadores leigos e FMA de todas as obras das Inspetorias da CICSAL, para recordar com gratidão as origens carismáticas e dar um novo impulso à missão recebida como herança.

Nos próximos dias, outras duas Conferências - Conferência Interinspetorial das Nações Bolivarianas (CINAB)Conferência Interinspetorial do Brasil (CIB) - vão também socializar seus projetos educomunicativos.

   

Por Ir. Maike Loes

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber