25/04/2023

Encontro da Equipe de Comunicação Social das Américas (ECOSAM) 2023

De 17 a 21 de abril de 2023, foi realizada, em Montevidéu, no Centro de Espiritualidade Santa Rafaela María, o Encontro da Equipe de Comunicação Social das Américas (ECOSAM), presencialmente após uma pausa devido à pandemia. O evento envolveu as Conferências Interinspetoriais do Continente Americano, convocando as Presidentes Inspetoriais das Conferências, as cinco Coordenadoras de Comunicação Social e a Conselheira Geral do Setor do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Ir. Maria Ausilia De Siena. Também estiveram presentes a Inspetora, Ir. Angeles Grassi, e a Coordenadora, Ir. Maria Baffundo, da Inspetoria Imaculada Conceição (URU) anfitriã, que deram as boas-vindas às participantes nas terras da primeira expedição missionária das FMA, em 1877.

O objetivo principal do evento foi a revisão e adaptação do Planejamento Estratégico da ECOSAM, bem como a nomeação da nova Coordenadora e da nova Equipe de Coordenação para o triénio 2023-2025.

O início dos trabalhos foi pontuado diariamente por um momento de oração cuidadosamente preparado. Particularmente interessantes foram as intervenções de Alexandre Le Voci Sayad sobre o tema “O Desafio Global - Educação e Comunicação para o Mundo Contemporâneo" e pelo professor e pesquisador da Universidade Andina Simón Bolívar (UASB), Erick R. Torrico Villanueva, que explorou o tema "Comunicação (re)humanizante: Uma rota descolonial", que também é o título do seu livro publicado em 2022. Professor Erick relembrou a história que marcou a América Latina, destacando a necessidade de resgatar o sentido humanizador da comunicação. A Coordenadora cessante do ECOSAM, Ir. Márcia Kofferman, também apresentou sua recente tese de doutorado em Comunicação intitulada: “EduComunicar para a formação integral na Sociedade da Infodemia. Uma análise da Rede Salesiana Brasil de Escolas”.

Confira a entrevista com Alexandre Le Voci Sayad no Podcast ECOSAM clicando aqui.

   

Ir. Maria Ausilia manifestou a alegria de compartilhar o caminho da Equipe, que retoma os encontros em um lugar significativo, testemunho da coragem de seis muito jovens FMA, primeiras missionárias que, diante de uma longa e incômoda caminhada, com uma vida de pobreza e trabalho, conseguiram inculturar o carisma salesiano nesta terra. A Conselheira apresentou as Linhas Orientadoras do Setor e destacou a grande sensibilidade para a comunicação e networking das Irmãs americanas, encorajando-as a apostar mais uma vez na força do todo, com vista a um percurso dinâmico, apoiado na lógica dos pequenos passos. “Trabalhar juntas muitas vezes nos obriga a dar um passo atrás, a perder algo imediatamente. Os resultados são de longo prazo, porque toda grande coisa leva tempo para ser realizada, pressupõe uma visão de longo prazo e sobretudo a consciência de que é o Senhor quem nos guia e nos chama para as grandes coisas. Se olharmos para cima, até os pequenos passos no futuro imediato serão mais simples e reconfortantes”, diz Ir. Maria Ausilia. Durante o Encontro, as Coordenadoras representantes das Conferências também puderam compartilhar experiências relacionadas à Educomunicação e seus processos de enriquecimento mútuo.

   

Na manhã do terceiro dia (19), as participantes do Encontro puderam fazer uma breve visita ao centro histórico da cidade e, sobretudo, a Villa Colón, considerada a "Mornese da América", para um emocionante percurso pelos lugares "santificados" pelas primeiras missionárias salesianas, culminando com a oração diante da imagem milagrosa da Auxiliadora com o Menino sorridente, abençoada por Dom Bosco. O dia foi concluído com a Santa Missa celebrada pelo Inspetor Pe. Afonso Bauer, Salesiano de Dom Bosco (SDB), com a presença também das irmãs da comunidade inspetorial local. Os dias seguintes envolveram os participantes no trabalho de avaliação e revisão do Regulamento da ECOSAM e do Plano Estratégico da Equipe, em consonância com as escolhas do Capítulo Geral XXIV.

Ir. Ausilia, após o encontro com as Inspetoras, anunciou a nova coordenadora do ECOSAM, Ir. Doris Yajaira Jaimes Sanabria, da Inspetoria Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá (Bogotá – Colômbia) e, com porta voz do sentimento de todas as presentes, agradeceu a dedicação e entusiasmo da Ir. Marcia Koffermann pela coordenação realizada e por todas as Coordenadoras cessantes.

Cada participante expressou grande apreço pela experiência vivida num verdadeiro clima de família, de estudo, de crescimento e de gratidão à Conselheira Geral, Ir. Ausilia De Siena, pelo seu estilo muito próximo e familiar, pela sua escuta atenta e por suas palavras oportunas.

  

Agradecimento à equipe ECOSAM que está de saída:

Coordenadora: Ir. Marcia Kofferman

(Conferência Interinspetorial do Brasil - CIB)

Equipe de Coordenação:

Ir. Susana Diaz - Conferência Interinspetorial do Cone Sul da América Latina (CICSAL)
Ir. Carolina Erazo Alvarado - Conferência Interinspetorial México, Antilhas e América Central (CIMAC)
Ir. Doris Yajaira Jaimes Sanabria - Conferência Interinspetorial das Nações Bolivarianas (CINAB)
Ir. Cynthia Salas - Conferência Interinspetorial da América do Norte e Canadá (NAC)

 

Boa missão para a nova equipe: 

Coordenadora: Ir. Doris Yajaira Jaimes Sanabria

(Conferência Interinspetorial das Nações Bolivarianas - CINAB)

Equipe de Coordenação:

Ir. Maike Loes - Conferência Interinspetorial do Brasil (CIB)
Ir. Susana Billordo - Conferência Interinspetorial do Cone Sul da América Latina (CICSAL)
Ir. Gabriela Trinidad Murguía Aguilar - Conferência Interinspetorial México, Antilhas e América Central (CIMAC)
Ir. Cynthia Salas - Conferência Interinspetorial da América do Norte e Canadá (NAC)

 

Confira o vídeo criado pela ECOSAM que traz uma visão geral dos 5 dias de evento clicando aqui.

Fonte: Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber