28/07/2022

Estreia 2023 - “Como fermento na família humana hoje. A dimensão leiga da família de Dom Bosco”.

No documento de apresentação o P. Á.F. Artime especifica logo que esta Estreia terá dois grupos de destinatários: não só todos os grupos da Família Salesiana, mas também "crianças, adolescentes e jovens de todas as presenças da Família Dom Bosco no mundo", porque, explica , “à luz do que mais caracteriza nossa pedagogia e nossa espiritualidade, pretendemos ajudar meninos e meninas, especialmente adolescentes e jovens, a descobrir que cada um deles pode ser como o fermento de que fala Jesus”.
Ao mesmo tempo, para a Família de Dom Bosco, "quer ser uma mensagem clara e provocativa para descobrir sua dimensão laical"; e especificamente para os consagrados da Família Salesiana, é um convite a ser "fermentado na massa do pão da humanidade" e "a conviver uns com os outros, deixando-se enriquecer pelo secularismo evangélico".
O fermento, elemento usado metaforicamente por Jesus para apresentar o Reino de Deus aos apóstolos, é "o único ingrediente vivo", aquele elemento que é usado em pequenas quantidades, mas que "tem a capacidade de influenciar, condicionar e transformar toda a massa ”, diz o Reitor-Mor.
Por isso, o texto propõe a cada membro da Família Salesiana e aos jovens ser fermento no mundo, difundindo a Palavra e o Reino de Deus, assim como o fermento transforma a massa do pão.
A reflexão do Reitor-Mor chama a atenção também para a importância do trabalho dos leigos nas obras da Congregação Salesiana, lembrando que "a Igreja é composta por mais de 99% de leigos... Imaginem como aumenta a proporção se considerarmos e abraçarmos o mundo inteiro: os leigos são a massa, assim como o fermento, do Reino”.
O texto completo com as primeiras orientações para a mensagem da Estreia do Reitor-Mor para 2023 está disponível em italiano, inglês, espanhol e francês na parte inferior da página.

 

Segue o link para download: https://bit.ly/3OHC3tu

 

Fonte missão Salesiana de Mato Grosso

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber