21/09/2022

Estudantes salesianos vencem fase regional do Torneio Brasil de Robótica

A AedesTech, Equipe de Robótica composta por estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, do Instituto Teresa Valsé, de Uberlândia (MG), é a campeã do Torneio Brasil de Robótica (TBR), na etapa regional Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, realizado em Patos de Minas. O primeiro lugar na categoria Midlle 2 garantiu a vaga da equipe na final nacional, que acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro na cidade do Rio de Janeiro. 

Os estudantes salesianos competiram com mais cinco equipes da sua categoria, tornando-se campeões na somatória de pontos, depois de disputar três rounds de provas práticas e passar por uma banca de jurados para exposição da parte teórica.

Coordenados pelos educadores Brunno Borges e Daniela Nunes, a equipe contou com pouco mais de 30 dias de preparação. Neste período, desenvolveram a parte prática e teórica, desde a criação e programação do robô, como a justificativa para o tema e o nome da equipe. “Foram meses de dedicação, comprometimento e esforço para conseguirmos em equipe desenvolver e completar cada processo das etapas exigidas pelo TBR ”, diz Ana Luiza Andrade Mota, estudante do 8⁰ ano e integrante da equipe.

Ao decidir o tema do Projeto Científico abordado no torneio, foi realizado um planejamento para dividir o período destinado à pesquisa e ao tempo destinado para a programação, montagem do robô e testes dos desafios. Cada integrante da equipe colaborou de forma espontânea, de acordo com suas habilidades e afinidades para realizar cada função.

 

 AEDESTECH E A PESQUISA CIENTÍFICA 

Os estudantes tiveram que desenvolver a parte científica do projeto para o TBR e, a partir de uma pesquisa sobre a Dengue, escolheram o nome da equipe: AEDESTECH.  “O nome surgiu quando unimos o primeiro nome científico do mosquito transmissor da doença, Aedes, com o início da palavra tecnologia em inglês, chegando em AEDESTECH”, explica Heitor Lopes de Miranda, do 9º Ano.

 

 DISPUTA DA REGIONAL EM PATOS DE MINAS (MG) 

A etapa Regional aconteceu no dia 10 de setembro, na cidade de Patos de Minas (MG) e reuniu equipes de todo Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. “O dia do torneio foi muito intenso. Colocamos em prática tudo que estudamos e treinamos, além de cultivarmos muitos valores humanos que colaboraram para cada atitude acertada que tivemos. O cuidado um com o outro e o respeito com todos os participantes das outras equipes foi lindo de ver. Foi uma surpresa o resultado de 1º lugar na categoria Midlle 2. Um resultado que, sem sombra de dúvidas, alegra-nos e mostra-nos que somos capazes de trilhar um caminho de muito conhecimento. Uma experiência gratificante e construtiva para todos da nossa equipe”, diz Ana Luíza Mota, do 8º ano.

 

 EQUIPE DE ROBÓTICA AEDESTECH - ITV 

Davi Braga Tavares – 6⁰ ano

Isabela Flôres da Cunha - 6⁰ ano

Heloísa Pereira Borges - 7° ano

Lucas Gonçalves Coelho - 7° ano

Ana Luiza Andrade Mota - 8⁰ ano

João Pedro Chaves dos Santos Carvalho – 8º ano

Mariana Porto Baessa - 8° ano

Heitor Lopes de Miranda-9º Ano

Pedro Antônio Pereira Tosta – 9º Ano

Pedro Henrique Pereira da Mata – 9º Ano

 

Técnico Mentor

Samuel Schmal

 

Educadores Coordenadores da Equipe

Brunno Borges

Daniela Nunes 

 

     

 

Fonte: Instituto Teresa Valsé, Uberlândia (MG)

 

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber