29/03/2023

Ex-aluno Salesiano ganha Oscar

Na cerimônia do Oscar deste ano, o ex-aluno salesiano do Colégio Dom Bosco de Piracicaba (SP), Fernando Ferrari de Goes, conquistou a estatueta mais cobiçada do cinema mundial na categoria Scientific and Technical Awards (Prêmios Científicos e Técnicos) pelo desenvolvimento de um sistema para a simulação da dinâmica de objetos elásticos utilizado em diversas produções de estúdios como a Pixar Animation, onde Fernando trabalha atualmente como pesquisador principal no Departamento de Engenharia. “Nunca imaginei ganhar um Oscar. Já me sentia realizado em trabalhar na Pixar”, diz Fernando. “O nosso sistema de simulação gera o movimento e deformação de objetos elásticos seguindo as leis da física. Isso inclui a dinâmica de todas as roupas que vestem os personagens animados, o contato e interação de diferentes objetos, por exemplo, a deformação de um travesseiro quando uma pessoa se apoia, até a deformação de volumes como músculos e gordura”, explica Goes.

O sistema desenvolvido por Fernando tem sido utilizado em todos os filmes da Pixar desde 2017. Segundo ele, até o momento, foram 9 longas-metragens e 6 curtas já lançados, incluindo as animações "A vida é uma festa", "Os Incríveis 2", "Bao", "Soul", "Crescer é uma fera", entre outros. Confira alguns trabalhos de Fernando Goes clicando aqui.

Fernando trabalhou ao lado dos pesquisadores Theodore Kim, David Eberle e Audrey Wong, com quem dividiu o prêmio. “Foi bem divertido e multi-disciplinar porque nós quatro trouxemos diferentes perspectivas para o projeto, combinando física com geometria, engenharia e arte”, comentou.

SOBRE FERNANDO FERRARI DE GOES

Nascido e criado em Piracicaba, Fernando estudou no Colégio Dom Bosco desde os cinco anos até o final do ensino médio, em 2001. Fez graduação em Engenharia de Computação na Unicamp (2002-2006) e, em seguida, mestrado em ciência da computação também na Unicamp (2007-2009). Se mudou para os Estados Unidos para fazer doutorado em ciência da computação no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech, 2009-2014). Logo em seguida foi contratado pela Pixar Animation Studios.

Ele considera a maior parte de sua trajetória semelhante a uma carreira acadêmica, mas resolveu ir para a indústria após o doutorado. Ao longo desse período, publicou uma série de artigos científicos em computação gráfica que o colocaram em contato com a Pixar. Durante o doutorado, ele passou dois verões trabalhando no estúdio de animação e, quando se formou, foi contratado em definitivo. “Eu desenvolvo novos algoritmos e depois participo da sua implementação nos nossos softwares proprietários que são utilizados nas produções dos nossos filmes. Além do projeto de simulação que foi premiado pela Academia, também participo de vários projetos na área de geometria. Por exemplo, um projeto mais recente foi a nova tecnologia usada para articular o Panda no filme "Crescer é uma fera" (Turning Red)”, explica sobre suas funções.

Seu interesse pela profissão se despertou após crescer jogando vídeo game e assistindo filmes como Parque dos Dinossauros, Toy Story, Shrek e O Senhor dos Anéis. “Me encantei e sempre gostei de matemática, então juntou o útil com o agradável”, finaliza.

Confira mais sobre a premiação do Oscar de Fernando Ferrari de Goes clicando aqui.

 

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações do Jornal de PiracicabaInstituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber