09/02/2023

Novo Colégio Salesiano é inaugurado na Bahia

Os Salesianos Bahia inauguraram, na última segunda-feira (6), a terceira unidade da rede de ensino no estado. A manhã de estreia contou com a presença do Diretor Escolar, Pe. Maurício Lima; do Diretor Geral, Pe. Eudes Barreto; do Gestor Administrativo, Deraldo Brito e da Coordenadora Pedagógica, Cláudia Castro. O Colégio Salesiano Dom Bosco, em Camaçari (BA), atende estudantes da Educação Infantil (do Grupo 1 ao Grupo 5) e do Turno Complementar (com opção de 3 a 5 dias).

A inauguração e início das aulas foi marcado pela animação da Coordenação de Pastoral da instituição, que recebeu os novos educandos com canções que fazem referência ao cuidado e amor com a formação da juventude, concepção defendida por seus fundadores, Dom Bosco e Madre Mazzarello. Contente com o início das atividades educativas, o Diretor Escolar da unidade celebrou a expansão da pedagogia para o futuro da sociedade camaçariense. “A nossa proposta educativa, pautada no Sistema Preventivo de Dom Bosco, é de que as nossas crianças desfrutem de uma educação integral. Dentro das dimensões cognitiva e espiritual, estamos construindo uma jornada exitosa junto aos nossos estudantes, os quais são o futuro desta comunidade. Entender que o Carisma Salesiano continuará se expandindo por meio de cada um deles, nos confirma a fertilidade das Obras da Rede Salesiana Brasil. Sem dúvida, vivemos a graça de Deus de modo muito tangível”, afirmou Pe. Maurício. 

A estrutura pedagógica dos Salesianos visa a formação plena e dinâmica dos alunos, os quais contam com uma abordagem sociointeracionista focada em suas habilidades. O segmento infantil trabalha com 3 eixos ligados ao processo de descoberta e conhecimento da criança, que são concentrados na construção da identidade própria, socialização e desenvolvimento gradual da autonomia. 

Para Raylane Suassuna, mãe do estudante Teodoro Suassuna de Miranda, as expectativas para o filho são altas, uma vez que muitos aspectos chamaram sua atenção no momento da escolha da escola, como o acolhimento, a segurança e a proposta pedagógica. “Espero que ele possa se desenvolver tanto socialmente quanto pessoalmente. Estou ansiosa para vê-lo se aprimorando nas habilidades pertinentes para sua faixa etária”, ponderou. Da mesma forma, Ivone de Souza, mãe da estudante Laura Sousa, espera que a vivência escolar proporcione o aperfeiçoamento de aptidões socioemocionais da filha para que seja possível engajar-se socialmente e agregar aprendizado, através de uma abordagem humana e empática. “A proposta pedagógica foi o principal ponto que me atraiu para o Salesiano, assim como a equipe de professores, os quais carregam nitidamente a característica acolhedora da rede de ensino”, observou.

Com o objetivo de formar “bons cristãos e honestos cidadãos”, a instituição busca valorizar a evolução e harmonia de diversas competências por meio do autoconhecimento, autoavaliação, empatia, responsabilidade e do pensamento crítico e social, assim como da educação socioemocional, tecnológica, esportiva, artística, ambiental e religiosa. O projeto de expansão surgiu por meio de um convite feito pela Diocese de Camaçari. Na Bahia, a presença dos Salesianos completou 125 anos de história pautados no Sistema Preventivo de seu fundador, que está disposto na trilogia: Razão, Religião e Amor.

  

Fonte: Assessoria de Comunicação, Colégio Salesiano Dom Bosco, Camaçari (BA)

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber