16/11/2022

O Sistema Preventivo em Sintonia com o Pacto Educativo Global

Nos dias 10 e 11 de novembro, cerca de 1.500 Educadores do Continente Americano participaram do webinar organizado pela Escola Salesiana na América (ESA), com a colaboração da Equipe Inspetorial de Comunicação do Chile. O momento formativo foi ministrado nas quatro línguas faladas no continente: espanhol, português, inglês e francês, e refletiu sobre a herança carismática do Sistema Preventivo em harmonia com o Pacto Educativo Global lançado pelo Papa Francisco.

O encontro começou com breves saudações dos Conselheiros Gerais para a Pastoral Juvenil Salesiana, Pe. Miguel Ángel García e Ir. Runita Borja; da Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Ir. Chiara Cazzuola; e do Conselheiro Regional para a América Cone Sul, Pe. Héctor Gabriel Romero. Logo em seguida, aconteceram duas importantes apresentações da Madre Geral emérita das FMA, Ir. Yvonne Rengouat, e do Responsável pela Formação dos Salesianos e Leigos na Europa, Pe. Fábio Attard.

Em sua fala, a Ir. Rengouat mencionou os sete pilares do Pacto Educativo Global e os três princípios fundamentos do Sistema Preventivo, citando também as palavras do Papa em seu discurso no Congresso Mundial sobre “Educar hoje e amanhã. Uma paixão que se renova” (15 de novembro), onde o Santo Padre comenta que “A maior crise da educação, do ponto de vista cristão, é o fechamento à transcendência. É preciso preparar os corações para que o Senhor se manifeste, mas em totalidade; isto é, na totalidade da humanidade que também tem essa dimensão de transcendência. Educar humanamente, mas com horizontes abertos”.

Após constatar as numerosas convergências entre o Sistema Preventivo e o Pacto Educativo Global, a Ir. Reungoat concluiu: “O Sistema Preventivo tem como objetivo fundamental a educação integral dos jovens, a partir da família e do ambiente educativo de proximidade e confiança, onde os jovens se sintam amados e acolhidos. O seu lema: ‘Bons cristãos e honestos cidadãos’ implica aspectos fundamentais também contemplados no Pacto Educativo do Papa Francisco”.

O Pe. Attard, por sua vez, apresentou um panorama do Pacto Educativo Global, retomando seus objetivos e desafios, para oferecer algumas propostas concretas nesse processo de sintonia com o Sistema Preventivo. A partir dali, ofereceu algumas opções: colocar a pessoa no centro, investir na criatividade e na responsabilidade, e formar pessoas disponíveis. Em seguida, desenvolveu uma seção incisiva sobre o Sistema Preventivo, na qual destacou: “A unidade orgânica que o Papa Francisco nos indica reflete a mesma unidade orgânica que os três pilares do Sistema Preventivo têm entre si [...]. O apelo do Papa Francisco, em suma, é um apelo dirigido aos adultos, para que assumam e proponham a transcendência. É uma proposta que não se comunica simplesmente como conteúdo, mas sobretudo como testemunho partilhado com os jovens: ‘Não se podem esconder, das novas gerações, as verdades que dão sentido à vida’ ”.

O Pe. Attard concluiu sua apresentação lembrando o pensamento do falecido Professor Pe. Carlo Nanni: “Se o Sistema Preventivo é uma ideia e uma alma, é também uma história. Hoje e sempre exige criatividade para se atualizar e se adaptar aos tempos, lugares, culturas e situações concretas. É confiado aos educadores, como indivíduos, como grupos, como comunidades e como movimentos educativos: deve ser sonhado, planejado e realizado com senso, dimensão e limite [...]. Requer reflexão, estudo, preparação, competência, ascetismo, senso de comunidade, discussão, abandono do próprio narcisismo [...]. Para cada educador que queira atuar no Sistema Preventivo é necessário fazer o que Dom Bosco dizia de si: ‘Por vós estudo, por vós trabalho, por vós estou pronto a dar a minha vida’. E, dia a dia, devemos buscar também o que Jesus disse aos seus discípulos: ‘Para eles eu me consagro’”.

Durante o webinar, também foram compartilhadas algumas boas práticas pedagógicas realizadas em alguns países do Continente Americano, que podem ser replicadas em diferentes contextos.

As sessões do webinar, com legenda em língua portuguesa e duração de uma hora e meia cada, podem ser assistidas clicando em Dia 1 e Dia 2.

 

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS)

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber