04/08/2022

Oito fatos que você precisa conhecer sobre o Instituto das FMA

Santa Maria Domenica Mazzarello nasceu em 9 de maio de 1837 em Mornese (Itália) e faleceu em 14 de maio de 1881 em Nizza Monferrato (Itália). Cofundador, junto com Dom Bosco, do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Beatificado em 20 de novembro de 1938; Canonizado em 24 de junho de 1951.
Maria Domenica nasceu em uma grande família camponesa. Dotada de uma força física incomum, desde menina trabalhava no campo com seu pai Giuseppe. Na família ela é formada num profundo sentido de Deus, numa incansável diligência e naquele marcado sentido prático e profundo de juízo que depois manifestou também como Superiora. Em 1855 ingressou na Associação das Filhas da Imaculada , cultivando uma profunda espiritualidade apostólica.
Em 1860 , a cidade de Mornese também foi atingida pelo tifo. Seu confessor , Dom Domenico Pestarino , sugere que ela vá cuidar de alguns parentes necessitados. Maria aceita, mesmo sabendo que pegou a infecção, e de fato adoece. Recuperada a saúde, porém, ela é obrigada a deixar o trabalho agrícola não só pela perda da força física que antes desfrutava, mas também porque surge nela uma intuição clara de que ela considera um chamado de Deus. abrindo uma oficina de costura, um oratório festivo e depois um lar para meninas sem família. Envolve a amiga Petronilla em seu projeto e aprende o ofício de costureiraensinar as meninas pobres não só a costurar, mas sobretudo a saber amar a Deus.Mais tarde, numa visão misteriosa, ela vê um grande edifício com muitas meninas correndo pelo pátio e ouve uma voz: eu as confio a você .
Depois acolhe os primeiros órfãos que cuida com ternura de mãe, auxiliada nesta missão por algumas outras jovens pertencentes às Filhas da Imaculada.
Em 1864 , Dom Bosco de Turim chegou a Mornese com seus jovens por ocasião de um passeio de outono e, encontrando Dom Pestarino, que se tornara salesiano no ano anterior, sentiu a necessidade de satisfazer seu desejo de abrir um internato para os meninos da cidade e do entorno. Nessa ocasião, Maria Domingas percebe que está diante de um santo e diz: Dom Bosco é um santo, e eu o sinto .
O Papa Pio IX encoraja Dom Bosco, que há anos cultiva em seu coração o projeto de fundar um instituto feminino, a decidir fazer pelas meninas o que faz pelos meninos. Com a sábia colaboração de Dom Pestarino, escolhe entre as Filhas da Imaculada Conceição as primeiras pedras fundamentais do futuro Instituto. Eles vão morar no colégio recém-construído em Mornese, que se torna o lar da nova fundação.
Em 5 de agosto de 1872, as primeiras onze jovens fazem a profissão religiosa nas mãos do bispo de Acqui, Dom Giuseppe Sciadra, na presença de Dom Bosco. O Instituto chamado Filhas de Maria Auxiliadora cresce rapidamente e Irmã Maria Mazzarello como Superiora se mostra uma hábil formadora e mestra de vida espiritual. Entre ela e Dom Bosco há uma profunda harmonia a nível carismático: Maria Domingas tem uma marcada capacidade educativa, o dom da alegria serena e tranquilizadora e a arte de envolver outros jovens no empenho de se dedicar à promoção da mulher , porque seja na família, na Igreja e numa boa sociedade cristã e cidadã honesta.
Em 1877 , compartilhando o zelo missionário dos Salesianos Irmãos, as seis primeiras FMA partem para as missões e fundam a Primeira Comunidade no Uruguai, à qual se seguirá depois de um ano por casas na Argentina .
Irmã Maria Domingas, atingida aos 44 anos por uma grave forma de pleurisia, faleceu em 14 de maio de 1881 em Nizza Monferrato, para onde a primeira comunidade fma havia sido transferida dois anos antes. Desde então, será chamada de casa mãe .
Deixa às Filhas uma tradição educativa inteiramente impregnada de valores evangélicos: a busca de Deus conhecido através de uma catequese iluminada, o amor ardente por Jesus Eucaristia e a confiança filial em Maria Auxiliadora, a responsabilidade no trabalho, a franqueza, a humildade e a alegria, a sobriedade de vida e doação total na busca do verdadeiro bem das meninas, especialmente pobres e necessitadas, tanto em casa como nos vários países de missão.

 

Quer saber sobre mais curiosidades? Acesse o site do Boletim Salesiano 

 

Fonte: Boletim Salesiano

 

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber