02/02/2023

Pela 10ª vez, Salesianos Bahia ganham o prêmio Top of Mind

A postos para o retorno às aulas, os Colégios Salesianos do estado da Bahia (Colégio Salesiano do SalvadorColégio Salesiano Dom Bosco e, em breve, o novo Colégio Salesiano de Camaçari) venceram pela 10ª vez o Top of Mind, mais importante e respeitada premiação de lembrança espontânea do mercado soteropolitano, nos segmentos: “Escola de Educação Infantil” e “Escola Particular de Ensino Médio”. A tradicional rede de ensino, que em 2022 completou 123 anos de presença em Salvador, celebra o aniversário de 18 anos do Salesiano Dom Bosco (Paralela) e, também, a expansão da rede para Camaçari, reafirmando o compromisso com uma educação voltada para a formação integral do ser humano. 

Para o diretor geral dos Salesianos Bahia, Pe. Eudes Barreto, a conquista do prêmio Top of Mind pela 10ª vez é “motivo de grande orgulho para a instituição”, por representar um reconhecimento da contribuição da educação salesiana com a sociedade por parte da população de Salvador. “A conquista do Top of Mind é um sinal de referência, reconhecimento e excelência no processo de educação que desenvolvemos através da filosofia salesiana de ensino”, afirma. “A sociedade baiana, mais uma vez, reconheceu nosso compromisso em formar ‘bons cristãos e honestos cidadãos’, preparando aqueles e aquelas para atuarem em uma sociedade cada vez mais desafiadora. Contribuir para esse processo é, para nós Salesianos, motivo de alegria e orgulho”, comemora o diretor. 

 PEDAGOGIA SALESIANA 

A filosofia de acolhimento e desenvolvimento de capacidades acadêmicas, emocionais e interpessoais, segundo Pe. Eudes, figuram entre os principais aspectos que tornam a rede de ensino tão lembrada pelas pessoas. “A pedagogia Salesiana é um tripé: trabalhamos por meio da razão, amor e religião, a formação integral do ser humano. Entre tantos elementos, somos lembrados pela capacidade da acolhida, espírito de familiaridade que Dom Bosco sempre cultivou no ambiente educativo, pelo clima de confiança e por sermos uma instituição católica formando futuros profissionais que irão atuar e mudar o rumo da sociedade através de valores cristãos que valorizem a dignidade humana como um todo”, reforça.

Com dois filhos com passagens no Salesiano entre o ensino infantil e médio, o aposentado Raimundo Negreiro destaca que, em meio a tantas instituições, o Salesiano se sobressai pela relação próxima e pela confiabilidade da sua metodologia. “Com a escola perpassamos a relação de cliente. É como uma família. Tenho um filho que entrou no início dos estudos e hoje está na faculdade e o outro que acabou de iniciar o ensino médio. Lá sempre tive a confiança de estar entregando a educação de ambos em boas mãos”, diz.

“O olhar voltado para a religião é um ponto muito forte, na minha opinião, além disso, o desenvolvimento de valores e boas práticas fazem com que sempre tivéssemos a segurança de que a escola é um ambiente que traz o complemento certo para os ideais que cultivamos em casa”, pondera Raimundo. 

 MAIORIDADE 

Com 18 anos de fundação, o Salesiano Dom Bosco abriu as portas para receber as primeiras turmas em 31 de janeiro de 2005. De lá para cá, a consolidação cresceu ano após ano, formando uma verdadeira família com membros que seguem parte da caminhada desde o início. “Em 2005, saí do Liceu e fui trabalhar no Dom Bosco como orientadora. Começamos com menos de mil alunos e hoje temos mais de 2 mil. Ao longo dessa jornada, vivi as emoções do que é ser Salesiano”, explica Cristina França, Gestora Educacional. “Aqui foram construídas amizades que serão levadas para toda a vida, temos histórias de alunos que hoje, já adultos, sentem saudade, pois, nesses 18 anos, os fizemos se sentirem acolhidos e parte integrante dessa história”, completa.

Caçula da rede até a chegada do Salesiano Camaçari, a unidade Dom Bosco, localizada na Avenida Paralela, hoje conta com uma equipe de trabalho coesa, tanto administrativa quanto pedagogicamente, além das primeiras gerações de alunos que já integram o quadro de colaboradores da instituição. “Ao longo dos anos, tivemos diretores que contribuíram para colocar em prática a pedagogia salesiana. A partir daí, todos nós passamos a ver a escola como nossa casa, nos sentimos família, acolhidos e valorizados”, ressalta Cristina. “Percebo o quanto o Salesiano tem mudado a vida de tantas pessoas. É um trabalho feito por muitas mãos, com muito carinho e muitos estudos, com o objetivo de fazer dos nossos jovens, pessoas melhores e comprometidas com os valores pregados por Dom Bosco”, destaca a Gestora Educacional.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Salesianos Bahia

 

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber