10/11/2022

Salesiano Dom Bosco Inova na Preparação para o Enem 2022

O Colégio Salesiano Dom Bosco, em Salvador (BA), realizou uma dinâmica inovadora de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022: o Open Day. Os alunos da 3ª série do ensino médio vivenciaram uma madrugada de desafios pedagógicos, que contaram com temáticas relacionadas à matriz de competências da prova. A maratona de estudos aconteceu por 12h ininterruptas, entre as 18h da última sexta-feira (4) e às 6h do último sábado (5).

Elaboradas pelos professores das turmas, as atividades abordaram as quatro áreas do conhecimento que compõem as questões do exame: Linguagens, Humanas, Naturais e Matemática. Os alunos foram divididos em 5 equipes (Vermelha, Amarela, Preta, Azul e Verde) e precisaram explorar os espaços da escola para cumprir os desafios propostos no tempo delimitado pela equipe docente.

Para cada disciplina, os estudantes apresentaram diversas resoluções contextualizadas em algum tema lúdico, que incluíram produções artísticas e de redação em tempo recorde. A dinâmica ainda exigiu que os educandos materializassem figuras geométricas e desenvolvessem explicações físicas em um cenário musical. 

De acordo com o Coordenador Pedagógico do Ensino Médio, Robério Marcelo Silva, a proposta da maratona vai além dos comuns aulões de revisão que antecedem o exame. “É uma oportunidade de contextualizar conteúdos da prova do ENEM de uma maneira mais leve e divertida, sem deixar de focar no principal objetivo que é a preparação para o vestibular”, explicou. 

O Open Day envolveu os alunos de forma integral, proporcionando vivência coletiva através de desafios práticos e revisões estratégicas e lúdicas. Segundo Robério, o objetivo foi estimular o enfrentamento de desafios, estabelecer relações de apoio e conexões com trocas de conhecimento e ampliar o uso de tecnologias no processo de aprendizagem.

 

     


Fonte: Equipe de Comunicação - Colégio Salesiano Dom Bosco, Salvador (BA)

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber