12/11/2022

Seminário Girolhar movimenta Escolas Salesianas do Brasil

Aconteceu, nos dias 09 e 10 de novembro, pela plataforma Zoom, o III Seminário para Socialização de Boas Práticas com a Coleção Girolhar. O evento teve como objetivo promover a disseminação dos conhecimentos, ideias e práticas inovadoras que vêm sendo desenvolvidas pelas(os) educadoras(es) Salesianas(os) a partir da Coleção Girolhar, material didático da Editora da Rede Salesiana Brasil, a Edebê Brasil.

Nesta terceira edição, o Seminário recebeu 67 registros de Boas Práticas, das quais a Coordenação Nacional das Escolas Salesianas, juntamente com a Assessoria Pedagógica da RSB, a Gerência Executiva da Editora Edebê e sua Coordenação Editorial, selecionou 10 ações para serem apresentadas. Como critério de avaliação, cada uma das ações precisava apresentar coerência com o Currículo da RSB-Escolas; conexão com a Coleção Girolhar; criatividade no desenvolvimento da proposta; protagonismo das crianças e engajamento das famílias.

No primeiro dia do evento, a oração inicial ficou por conta da Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi, a qual também coordenou a Acolhida, juntamente com o Diretor Executivo da Rede Salesiana Brasil, Pe. Nivaldo Pessinatti. Os participantes puderam contar também com as contribuições da Gestora Pedagógica da Associação Educacional das Irmãs Salesianas de São Paulo, Meily Cassemiro, e da Gestora Pedagógico da Inspetoria São Pio X, Ana Cristina Sofiati, que colaboraram na apresentação das equipes e considerações sobre as ações. Neste dia, foram apresentadas as primeiras 5 Boas Práticas selecionadas:

 

Cantigas de roda não saem da moda!

Colégio Juvenal de Carvalho (Fortaleza/CE)

Coordenadora Rosângela Campos

Professora Ana Gemila Batista

 

Van Gogh em nossas vivências e experiências

Instituto Salesiano Dom Bosco (Americana/SP)

Coordenadora Elisangela Guiliato

Professora Juliana Fae Paulino

 

Os esqueletos

Instituto Coração de Jesus (Santo André/SP)

Professora Thainara Moreno Teixeira
Professora Camila Domingues Garcia

 

Luz, câmera... imaginação e muita diversão... Vamos brincar de cinema?

Instituto São José (São José dos Campos/SP)

Professora Tânia Araujo Goulart Lima

Professora Clarissa Muniz Barreto

 

Correio Amigo

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora (Ribeirão Preto/SP)

Professora Gabriela dos Santos Zorzenon
Professora Márcia Clemente

 

No segundo dia do evento, Pe. Pessinatti comandou a oração inicial e a acolhida. A gestora Meily Cassemiro também deu suas contribuições para o momento e foram apresentadas as 5 últimas Boas Práticas selecionada:

 

As cores do meu mundo e aquilo que nos cerca

Colégio Salesiano Dom Bosco (Santa Rosa/RS)

Professora Angélica Lichkovski
Professora Josiane Maiara S. de Oliveira

 

Despertando o cuidado com a casa comum

Instituto N. Senhora Auxiliadora (Araras/SP)

Coordenadora Daniela Rebelatto

Professora Bruna Fernanda Franzin

 

Pequenos detetives em ação

Instituto N. Senhora do Carmo (Guaratinguetá/SP)

Professora Thaysa Cristina de Castro
Professora Cledja Santos Matos

 

Giro Arte - Releitura das obras

Instituto Teresa Valsé (Uberlândia/MG)

Coord. Rose Nunes Rodrigues
Professora Arissandra Medeiros

 

Cinema, um mundo para desvendar!

Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora (Campinas/SP)

Professora Ananda Barboza Rodrigues
Professora Fernanda Galves Buriti

 

O III Seminário para Socialização de Boas Práticas com a Coleção Girolhar registrou mais de 500 participantes nos dois dias de evento, sem contabilizar as equipes que optam por acompanhar o encontro em grupo.

 

Confira alguns comentários sobre o evento:

 

“Parabéns professoras que apresentaram vivências que fazem os olhos das crianças brilharem e se envolverem no mundo das descobertas, do aprendizado, das alegrias e das emoções. Vocês são incríveis!” Diretora Ieda Maria Grüber, Colégio Salesiano Dom Bosco
Santa Rosa (RS)

 

“A Coleção Girolhar é uma fábrica divertida de aprendizado, imaginação, cores, magia, sonhos e pó de Pirlimpimpim”, Professora Patrícia Tonhela, Escola Nossa Senhora Auxiliadora, Ponte Nova (MG).

 

“Eu adorei trabalhar com a minha turminha. Até hoje eles falam que a cor amarela é uma das preferidas de Van Gogh. Experiências compartilhadas que ampliam o nosso olhar, sem dúvida! Parabéns!”. Professora Silvia Pessoa, Colégio Salesiano Carpina (PE).

 

“Nosso Girolhar nos permite tudo isso. A BNCC, sendo norteadora, faz nossas práxis pedagógicas serem realmente o que precisam ser. São os direitos de aprendizagem das crianças”. Professora Mariana, Escola Salesiana São José, Campinas (SP).

 

Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber