24/04/2023

Vem aí o ENAS 2023

Nos dias 03 e 04 de maio, em formato totalmente on-line pela plataforma Zoom, acontece o Encontro Nacional da Ação Social Salesiana (ENAS) 2023. Este ano, o evento traz o tema “As Pegadas que Deixamos, o Impacto Social que Geramos”, com a intencionalidade de evidenciar o impacto social do carisma salesiano na vida dos jovens, das famílias, dos colaboradores e no território de atuação das obras.

Os dois dias do evento buscam mobilizar os membros das obras sociais da Rede Salesiana Brasil (RSB) para o projeto educativo-pastoral em rede, no âmbito da ação social salesiana do país, além de fazer ressoar os apelos do Congresso Internacional das Obras e Serviços Sociais Salesianos, realizado no ano passado (2022) em Turim, na Itália, a fim de qualificar a ação educativo-pastoral em rede desenvolvida pela RSB.

Também é objetivo do evento (re)introduzir os Cadernos de Identidade Educativo-Pastoral e Identidade Carismática da Ação Social da RSB, como referência operativa para a ressignificação da atuação salesiana no território, especialmente auxiliando os gestores e educadores no entendimento da aplicabilidade do Caderno de Identidade Educativo-Pastoral (Caderno 2) no que tange às atitudes pedagógicas do educador salesiano e aos compromissos fundamentais.

O ENAS 2023 será coordenado pela Direção Executiva da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, juntamente com a Coordenadora Nacional da Ação Social Salesiana, Carolina Neves Oliveira e a Coordenadora Executiva da RSB, Maria Dantas, contando com a participação de representantes das 10 inspetorias salesianas do Brasil e convidados especiais como o formador salesiano, Eduardo Batista; a Coordenadora Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana, Ir Nádia Caetano e Delegado Inspetorial da Pastoral Juvenil Salesiana da Inspetoria São Pio X, Pe Sérgio Ramos.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

 

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber