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05/12/2025

Salesianas de Belém (PA) realizam Open House e apresentam nova fase da educação Salesiana na capital

Evento de portas abertas marca o início do reposicionamento institucional e o fortalecimento da presença Salesiana na Região Norte

A Escola Salesiana de Belém (PA) está prestes a viver um dos momentos mais significativos de sua história recente. No próximo dia 06 de dezembro de 2025, será realizado o Open House Salesianas, um grande evento de portas abertas que convida famílias, alunos e a comunidade local a conhecerem de perto os novos projetos pedagógicos, a atualização da marca e o reposicionamento institucional das presenças salesianas na capital belemense.

O encontro faz parte do Plano Estratégico de Reposicionamento das Escolas Salesianas do Norte, que vem sendo desenvolvido pela Rede Salesiana Brasil (RSB) com o objetivo de fortalecer a identidade institucional, ampliar o reconhecimento da marca e aproximar ainda mais as escolas de suas comunidades. O projeto propõe uma nova forma de comunicar os valores salesianos, alinhando tradição e inovação em uma proposta educativa transformadora.

Durante o Open House, o público poderá vivenciar experiências formativas, participar de momentos culturais e conhecer as novidades pedagógicas que compõem essa nova etapa. A programação prevê acolhida musical, momentos de oração, depoimentos de educadores e estudantes, apresentações culturais de carimbó e boi-bumbá, além da exposição das novidades da Edebê para 2026. Também haverá o lançamento oficial da Campanha de Matrículas 2026, a apresentação da nova identidade visual das Escolas Salesianas de Belém (PA), sorteios de brindes e descontos especiais, e um momento de confraternização com as famílias.

Entre os destaques, estão ainda o projeto de internacionalização, apresentado pela Diretora Pedagógica Daniele Aranha, e uma série de vídeos institucionais e depoimentos que reforçam o impacto da educação salesiana na formação integral de crianças e jovens.

A iniciativa reforça o compromisso da Rede Salesiana em formar crianças e jovens protagonistas, por meio de uma educação integral que valoriza o conhecimento, a espiritualidade e os valores humanos. Essa nova fase representa um marco de modernização e unidade institucional, consolidando as presenças Salesianas como referência em educação de qualidade, fé e cidadania.

O evento reunirá a comunidade da presença Salesianas da cidade, Salesianas Auxilium, em uma manhã de celebração, aprendizado e comunhão, marcando o início de uma etapa de crescimento e fortalecimento da missão educativa Salesiana no Pará.


Comunicação da Rede Salesiana Brasil

05/12/2025

Estudantes Salesianos se destacam na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

O colégio Salesianas Santa Teresinha celebrou com orgulho a participação e o excelente desempenho de seus estudantes na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que mobiliza jovens do 8º e 9º ano em uma jornada educativa voltada ao consumo consciente de energia, sustentabilidade e inovação.

A estudante Monique do Amaral (9º ano) conquistou medalha de bronze, enquanto Ana Carolina Monteiro Normando (8º ano), Guilherme Coelho de Souza Rodrigues (8º ano) e Rodolfo Gael (8º ano) receberam medalha de prata, todos sob a orientação do professor de Matemática Arnoldo Carvalho. O resultado reafirma o compromisso da instituição com a formação integral e o desenvolvimento de habilidades acadêmicas e socioambientais.

A ONEE utiliza elementos de gamificação, desafios interativos e trilhas de aprendizagem que aproximam os estudantes de temas essenciais para o futuro energético do país. Ao longo da competição, os participantes desenvolveram pensamento crítico, autonomia, curiosidade científica e atitudes sustentáveis.

O Salesianas Santa Teresinha parabenizam os medalhistas e o professor orientador, reconhecendo o impacto positivo desta iniciativa na construção de uma geração mais consciente, preparada e comprometida com o uso responsável dos recursos naturais.

Para a instituição, esta participação reforça a importância de projetos educacionais que conectam o aprendizado à vida real, fortalecendo competências acadêmicas e socioambientais.


Saaramar Lahan - Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia

05/12/2025

Estudante Salesiana conquista o 1º lugar nacional na Olimpíada de Literatura

A estudante Beatriz Lopes Dalto, da 1ª série do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Cambé (PR), alcançou um feito extraordinário ao garantir o 1º lugar do Brasil na categoria sênior da Olimpíada Nacional de Literatura 2025, realizada no dia 13 de novembro.

A competição ocorreu na modalidade online, por meio de uma plataforma oficial da organização da Olimpíada, permitindo a participação de estudantes de todas as regiões do país.

Beatriz gabaritou a prova, conquistando 1000 pontos, resultado alcançado por apenas 21 participantes em todo o Brasil.

A avaliação teve como obra de referência o livro “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector. Segundo Beatriz, a obra contribuiu para que a prova fosse "tranquila e leve".

A preparação e participação da estudante foram acompanhadas pelos professores de Português, Isabella e Rodolfo. Isabella foi responsável pelos estudantes de até 16 anos, enquanto Rodolfo ficou responsável pelos demais.

Além de Beatriz, outros 20 estudantes do INSA Cambé participaram da olimpíada nas categorias júnior e sênior, conquistando três medalhas de prata, nove de bronze e quatro menções honrosas.

Beatriz também compartilhou suas impressões sobre o resultado: "Estou muito feliz com o 1º lugar no Brasil. Com certeza vai abrir portas, tanto para projetos escolares quanto para oportunidades futuras".

O diretor do INSA Cambé, Rodrigo, celebrou o resultado: "Muito orgulho da nossa aluna. É ótimo para nós vermos nossos alunos se destacando em olimpíadas de grande expressão".

A conquista de Beatriz reforça o compromisso do INSA Cambé com a formação acadêmica de excelência e inspira outros estudantes a buscarem novos desafios no universo da literatura.

Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

05/12/2025

Salesianos Bahia fala sobre como estimular a participação dos pais na educação de crianças e adolescentes

Especialistas mostram que a participação parental ativa é crucial para o desenvolvimento socioemocional; Salesianos Bahia desenvolvem projeto de integração para os pais

Acordar cedo, organizar o café da manhã e acompanhar as crianças e os adolescentes à escola. No final do dia, olhar o caderno e conferir se fizeram a lição. São gestos simples, que já estão incorporados no cotidiano de muitas famílias brasileiras e que podem ter um impacto significativo no desempenho escolar. Mas será que isso é o suficiente?

Os dados mais recentes do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), realizado em 2022 (primeiro após a pandemia da Covid-19), apontam que 20% dos estudantes estavam matriculados em escolas cujo diretor relatou que, durante o ano letivo anterior, pelo menos metade de todas as famílias discutiu o progresso dos filhos com um professor por iniciativa própria e 41% por iniciativa do professor. Em 2018, antes da pandemia, esses índices eram 24% e 46%, respectivamente.

O estudo comparativo, que em 2022 reuniu 81 países, é realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e avalia o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos através de fatores que moldam sua aprendizagem, dentro e fora da escola.

“A escola é aliada na formação das pessoas em desenvolvimento, mas não é capaz de fazer todo o trabalho sem a parceria da família, por isso, atender aos chamados da escola, sejam eles para conversas individuais ou reuniões em grupos é essencial para afinar essa responsabilidade compartilhada”, ressaltou Cynthia Tanajura, psicóloga do Salesianos Bahia.

Para a psicóloga, a participação parental precisa começar pelo conhecimento dos pais sobre a rotina escolar. É necessário saber das tarefas, ajudar a criança a se organizar e estabelecer seu momento de estudo em casa. Mas, talvez, essa seja a parte mais fácil. É necessário também acompanhar as relações interpessoais que são estabelecidas na escola, incentivar e valorizar a busca pelo conhecimento, a autonomia, o desenvolvimento social, os processos de construção de ideias e valores.

“O estudante precisa saber que os pais acreditam na escola que escolheram e que se sentem seguros em dividir a educação dele com os professores e demais adultos que fazem parte da comunidade escolar".

 
Projeto Escola de Pais

Na busca por fortalecer a parceria entre escola e família na formação integral dos jovens, os Salesianos Bahia iniciaram, em 2024, o projeto Escola de Pais.

A iniciativa visa proporcionar momentos de aprendizado e troca de experiências para pais e responsáveis, abordando temas fundamentais para a educação e o desenvolvimento dos filhos, através de encontros periódicos com palestras e workshops.

Valéria Prado, Supervisora Pedagógica dos Salesianos Bahia, acredita que um maior envolvimento dos pais com a escola passa pela construção de confiança e pela abertura de canais de comunicação.

“É preciso uma comunicação clara e empática em que se saiba que estamos do mesmo lado enquanto mediadores do processo de aprendizagem de nossos estudantes para auxiliá-los no desenvolvimento de competências e habilidades que os tornem bons cristãos e honestos cidadãos”, pontuou.

Desenvolvido pelo Núcleo de Formação Continuada, o projeto é conduzido por especialistas em educação, psicologia e desenvolvimento infantojuvenil, em uma metodologia que possibilita oferecer orientações práticas e discutir desafios comuns da vida familiar e escolar.

Ao longo deste ano foram abordados temas como o uso indiscriminado de telas e suas consequências, o racismo, a inclusão e os desafios da vida contemporânea.

“A escola é também um espaço para a construção de saberes coletivos e sem a família atuante, perdemos em diversidade e novas possibilidades, por isso, estimulamos as famílias a se aproximarem. Os Salesianos Bahia têm uma equipe pronta para ouvir seus estudantes diariamente e às famílias que buscam acompanhar os processos individuais dos seus filhos”, acrescentou Cynthia Tanajura.
 

Aprendizagem Socioemocional

Uma pesquisa global realizada entre 2022 e 2023, divulgada este ano pelo Center for Education, dos Estados Unidos, elencou as “Seis lições globais sobre como o engajamento familiar, escolar e comunitário pode transformar a educação”.

O estudo aponta que a grande maioria das famílias apoia o acompanhamento da aprendizagem em casa, mas os educadores tendem a definir o envolvimento familiar como o nível de participação das famílias em eventos escolares, comitês e outras atividades que ocorrem na escola.

Outro dado relevante sobre a pesquisa divulgada pelo Center for Education, aponta que 61,2% das famílias valorizam uma metodologia de ensino que priorize a aprendizagem socioemocional.

Valéria Prado acredita que a boa relação entre estudantes, famílias e escola é crucial para a saúde mental e inteligência emocional dos estudantes.

“Somente havendo uma boa interação em consonância, que se complementem entre si, é que possibilitará um ambiente favorável para o desenvolvimento saudável da mente e ampliação das habilidades socioemocionais para sua formação integral”.

Para Cynthia Tanajura, quanto mais essa relação for próxima e verdadeira, quanto mais as pessoas envolvidas se conhecerem melhor, mais aumentam as chances de prevenir o adoecimento emocional. Estudantes que compreendem o funcionamento das próprias emoções e, consequentemente, são mais capazes de desenvolver empatia, entendem que sentir é da condição de ser gente.

“Sentir raiva, por exemplo, numa situação de injustiça é saudável e quando se aprende que podemos lidar com a raiva de forma não violenta, mas expressando nossa insatisfação e colocando limites, todos ganham. As famílias podem e devem se envolver nesse processo, a maioria dos pais não tiveram essa oportunidade enquanto eram estudantes. Não é apenas sobre quem está certo, mas sobre como podemos resolver aquela situação juntos”.

Um caminho para fortalecer o tripé estudantes, famílias e escola, é fazer com que a criança ou adolescente se sinta valorizado e validado no seu processo escolar. Para isso, Cynthia reforça que é preciso estimular um canal de comunicação mais assertivo e afetivo, na escola e em casa, para além do clássico ‘Como foi o seu dia?’

“Somos uma escola que tem como um dos objetivos a construção de uma comunidade acolhedora e segura, que faça parte da rede de apoio das famílias. Convidamos a todos que conheçam a escola através da rotina diária, do vir trazer e buscar o estudante, do bom dia alegre e das conversas informais nos espaços comuns... Os Salesianos Bahia têm uma equipe pronta para ouvir seus estudantes diariamente e às famílias que buscam acompanhar os processos individuais dos seus filhos”, concluiu.

 

Salesianos Bahia
04/12/2025

UniSales conquista “Selo Instituição Socialmente Responsável” da ABMES

O Centro Universitário Salesiano (UniSales) foi reconhecido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) com o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, referente ao ciclo 2025-2026. A certificação confirma a participação ativa da instituição na 21ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.

A concessão do selo tem como objetivo certificar as Instituições de Ensino Superior (IES) que desenvolvem ações em prol da sociedade, validando o compromisso com a educação transformadora e o bem-estar comunitário. Segundo o comunicado oficial emitido pela ABMES, a certificação é válida por um ano e poderá ser utilizada nos materiais de divulgação da instituição até outubro de 2026.

Compromisso com a Sociedade

Esta conquista reflete a missão institucional do UniSales que, orientado pelas premissas de Dom Bosco, busca não apenas a excelência no ensino e na pesquisa, mas também uma forte atuação na extensão e na responsabilidade social.

A obtenção do selo reforça o posicionamento da instituição em manter uma relação de compromisso com a sociedade, guiada por valores como ética, justiça, solidariedade e dignidade. O reconhecimento nacional pela ABMES destaca o papel do UniSales na formação de profissionais capacitados não apenas para o mercado de trabalho, mas para a vida e para a construção de uma cidadania ativa.

Além das ações comunitárias, a atuação do Centro Universitário estende-se à preservação ambiental. Por ser uma instituição salesiana da Inspetoria São João Bosco (ISJB), o UniSales integra a Don Bosco Green Alliance, uma plataforma global voltada para iniciativas ecológicas da família salesiana. Lançada em 2018 e inspirada na encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, a rede conecta jovens e instituições para responder ao “grito da terra e ao grito dos pobres”, promovendo a ecoeducação e a defesa da nossa “casa comum” diante da crise climática.

O reconhecimento nacional pela ABMES, somado à participação nesta aliança global, destaca o papel do UniSales na formação de profissionais capacitados não apenas para o mercado de trabalho, mas para a construção de uma cidadania ativa, ética e sustentável.

 

Inspetoria Salesiana São João Bosco

04/12/2025

Colégio Salesianas do Recife avança na segunda etapa do Projeto [H(I²)A²Q]

Nos dias 2 e 3 de dezembro, o Colégio Salesianas do Recife recebeu o Gestor Educacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), Anderson Leal, para a realização da segunda etapa do Projeto Escola [h(i²)a²q]. Esta fase é dedicada à construção dos planos de ação que orientarão as prioridades estratégicas e metas institucionais para o ano de 2026.

Ao longo dos dois dias de atividades, a equipe gestora envolveu-se em análises aprofundadas, reflexões qualificadas e diálogos estratégicos, estruturando ações concretas que darão continuidade ao processo iniciado no primeiro ciclo do projeto. A participação da coordenação inspetorial, representada por Valéria, contribuiu para o alinhamento às diretrizes da Inspetoria e para o fortalecimento de uma visão integrada em rede.

O Projeto Escola [h(i²)a²q] é uma iniciativa nacional da RSB que promove diagnóstico, planejamento e aperfeiçoamento contínuo das unidades educativas, assegurando coerência entre as ações locais e os parâmetros institucionais. A elaboração dos planos de ação constitui um marco essencial desse percurso, pois consolida as escolhas que orientarão o trabalho pedagógico e organizacional ao longo de 2026.

"Com a conclusão desta etapa, o Colégio Salesianas do Recife reafirma seu compromisso com uma educação humana, inovadora e fiel à missão salesiana, avançando com consistência na consolidação de seu plano estratégico e na oferta de uma formação integral para crianças e jovens", disse Anderson Leal.

O Colégio Salesianas do Recife avança de forma consistente na implementação do Projeto Escola [h(i²)a²q], reafirmando seu compromisso com a excelência educativa e com a missão salesiana no Brasil.

Conheça outras iniciativas da Rede Salesiana Brasil em: rsb.org.br/comunicacao/noticias

 

Comunicação da Rede Salesiana Brasil

03/12/2025

Projeto Plantando Esperança fortalece ecologia e agricultura sustentável para 130 famílias atendidas

O Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio vai lançar, nesta quinta-feira (4), às 9h, um novo projeto voltado à ecologia e à agricultura sustentável. A iniciativa, intitulada Plantando Esperança, marca mais um passo do Patronato na promoção de ações socioambientais. 

O projeto fará uso de boa parte do terreno do Centro Juvenil, reativando áreas que historicamente já foram utilizadas para o cultivo de hortas. A ideia é impulsionar a produção de hortaliças e de um pomar, beneficiando diretamente as cerca de 130 famílias atendidas atualmente pela instituição.

A ação integra o movimento internacional Dom Bosco Green, que, segundo a gerente socioeducativa do Patronato, Ana Paula Carvalho Santos, incentiva práticas de cuidado com o meio ambiente e produção sustentável de alimentos nas obras salesianas ao redor do mundo.

Além de ampliar o acesso a alimentos frescos, naturais e nutritivos, a proposta busca fortalecer entre as famílias uma consciência ecológica, ou seja, a compreensão de que a terra é capaz de produzir, de forma sustentável, os alimentos que garantem uma rotina mais saudável. A comunidade está sendo convidada a participar ativamente desse projeto tão importante.

Para integrar o lançamento, basta entrar em contato pelo telefone (37) 3236-5142, informar o nome e confirmar o interesse. Após a apresentação oficial, os participantes serão recepcionados com um coquetel ecológico, composto por frutas, sucos naturais e alimentos preparados com foco na sustentabilidade. 

O Plantando Esperança é financiado pela Fundação Dom Bosco no Mundo, que apoia projetos sociais em mais de 130 países onde os salesianos atuam. Com duração inicial de dois anos, a iniciativa nasce com a meta de se tornar permanente, com apoio contínuo da comunidade e dos parceiros da instituição. 

 

Rádio Santa Cruz FM

03/12/2025

Quase mil jovens participaram do 29º Festival da Juventude Salesiana do Nordeste, em Recife - PE

O Colégio Salesiano Sagrado Coração de Jesus sediou, de 28 a 30 de novembro, a XXIX edição do Festival da Juventude Salesiana, transformando-se num grande ‘pátio’ salesiano que acolheu cerca de mil jovens de diversos estados do Nordeste. O evento proporcionou três dias intensos de espiritualidade, alegria, fraternidade e protagonismo juvenil, em sintonia com o carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello.

Desde a tarde de sexta-feira (28), o clima era de entusiasmo: cantos e animação marcaram a chegada das delegações, e o dia terminou com a tradicional mensagem de boa-noite, ministrada pelo P. João Carlos SDB e pela Ir. Francisca Dias Pereira. O sábado (29) começou na Santa Missa na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo P. Valdemir Augusto, Coordenador do MJS-Nordeste. Em seguida, no Teatro Boa Vista, a catequese ofereceu reflexões profundas, próximas da sensibilidade dos jovens. À tarde, apresentações artísticas expressaram a identidade das delegações, seguidas por uma caminhada festiva que levou o carisma salesiano às ruas do bairro da Boa Vista. No domingo (30), a Eucaristia foi presidida pelo Inspetor Salesiano da Brasil-Recife (BRE), P. Francisco Inácio SDB.

As últimas apresentações artísticas encerraram o festival com um forte sentimento de festa e missão, enquanto a bênção de Nossa Senhora Auxiliadora deixou os jovens cheios de gratidão.

 

Agência Info Salesiana

Foto: Educadores do Colégio Auxiliadora, de Campos Novos (SC)
03/12/2025

Educadores Salesianos realizam peregrinação inspiradora pelos marcos da Salesianidade

Durante o ano de 2025, educadores do Colégio Auxiliadora, de Campos Novos (SC), integrantes do Núcleo de Estudo e Aprofundamento em Salesianidade (NEAS), vivenciaram uma intensa experiência de fé, comunhão e aprendizagem. A ação culminou em uma singular peregrinação nos dias 20 e 21 de novembro, percorrendo locais históricos de grande significado para a missão educativa salesiana.

A jornada começou no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), onde o grupo participou da missa às 16h e passou pela Porta Santa, momento especial de graça e renovação espiritual. Os educadores permaneceram no complexo da basílica durante todo o dia, das 10h às 18h, e vivenciaram momentos de oração diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida, renovando seu compromisso com a missão educativa sob a proteção da Padroeira do Brasil.

No dia seguinte, os peregrinos seguiram para Pindamonhangaba, onde visitaram a Vila dos Becchi, local que hospeda a réplica da casa de Dom Bosco. O grupo foi acolhido por padre Agnaldo e pelos salesianos cooperadores Rosana e Eduardo, que conduziram uma visita guiada detalhada, proporcionando uma vivência profunda da história e espiritualidade do fundador da Família Salesiana.

Ainda na tarde do dia 21, os educadores chegaram a Guaratinguetá, recebidos por Isadora Prudente, que guiou a visita ao Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Posteriormente, conheceram o Colégio do Carmo, acompanhados pelas Irmãs Salesianas Beatrice e Auxiliadora.

Ao longo do ano, 29 educadores participaram dos estudos promovidos pelo NEAS, que foram desenvolvidos em encontros mensais presenciais e leituras encaminhadas online, entre março e dezembro. Destes, 16 participaram da peregrinação, considerada um ponto alto do aprofundamento em salesianidade.

A equipe foi coordenada por Jâni, coordenadora pedagógica do Auxiliadora, e Juliane, coordenadora de pastoral, que organizaram cuidadosamente todos os encontros em parceria com a Irmã Maria Alzira. As demais FMA da comunidade de Campos Novos participaram ativamente das reflexões junto aos educadores, fortalecendo os vínculos da comunidade educativa.

Os depoimentos dos participantes expressam a intensidade e os frutos da experiência:

«A nossa experiência no NEAS foi muito mais do que apenas conhecer mais a fundo a vida de Dom Bosco e Madre Mazzarello. A culminância do projeto, com a viagem, nos fez reviver e mergulhar em um pedaço vivo do passado. Essa vivência reforçou em nós a certeza da importância do amor, da partilha e da convivência, e nos fez compreender que o legado deixado por eles continua vivo em nossa missão como educadores salesianos hoje.» (Tálice – Educadora)

«Finalizar o projeto NEAS com a visitação foi uma experiência verdadeiramente especial e única. Cada educador que participou das leituras e dos encontros presenciais ao longo do ano encerrou esta etapa fortalecido, inspirado e com o compromisso renovado de seguir cultivando o legado de Madre Mazzarello e Dom Bosco, levando adiante seus valores e ensinamentos com ainda mais dedicação e amor à missão educativa.» (Jâni, Coordenadora Pedagógica)

Essa peregrinação de fé, história e identidade salesiana reforçou no grupo o compromisso de educar com o coração de Dom Bosco e Madre Mazzarello, inspirando a continuidade da missão educativa que tão profundamente transforma a vida das crianças e jovens atendidos pelo Colégio Auxiliadora, de Campos Novos.

 

Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

02/12/2025

Estudantes do INSA São Paulo têm contos selecionados e capa vencedora no projeto “Os Melhores Contos da Zona Leste 2025"

O Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de São Paulo (SP), celebra em 2025 um dos resultados mais expressivos de sua trajetória no projeto “Os Melhores Contos da Zona Leste”. Nesta que é a 5ª participação da Instituição, quatro estudantes se destacaram: três tiveram seus contos selecionados para compor a coletânea, e uma estudante conquistou o grande destaque da edição ao ter sua criação escolhida como a ilustração da capa do livro.

A estudante Raphaela, do 9º ano, foi a responsável pela arte selecionada para a capa oficial da obra, um reconhecimento que evidencia sua originalidade e sensibilidade artística. Já os estudantes Carlos, Yasmim e Bruna, todos do 8º ano, tiveram seus contos aprovados pela editora, representando a força criativa e a autoria literária dos jovens do INSA – São Paulo.

A obra reúne produções de estudantes de toda a Zona Leste da cidade e evidencia o poder transformador da educação. Cada conto carrega reflexões, vivências e perspectivas que mostram como a leitura e a escrita promovem autonomia, criticidade e expressão.

Premiação

A premiação e o encontro entre as escolas participantes aconteceram na última sexta-feira, dia 28 de novembro, às 19h, reunindo estudantes, educadores e representantes do projeto em um momento de celebração ao talento juvenil.

Para o INSA – São Paulo, o resultado também reconhece o trabalho contínuo de incentivo à leitura e à produção literária. A instituição destaca ainda o papel fundamental da Biblioteca Escolar, que acompanha o processo e fortalece a participação dos estudantes em projetos como este.

A iniciativa, organizada pela D3 Educacional, reafirma a importância da leitura, da escrita e da expressão artística como caminhos de desenvolvimento humano. Cada conto selecionado é um testemunho do poder transformador da educação — uma educação que ultrapassa os muros da escola e se materializa na sensibilidade, na criatividade e no posicionamento crítico dos estudantes.

Orgulho da escola

As narrativas apresentadas revelam a força e a resiliência de uma geração que aprende a construir sentido, pertencimento e cidadania por meio das palavras. Para o INSA – São Paulo, os trabalhos selecionados para o livro são motivo de imenso orgulho, pois expressam não apenas talento, mas também empenho, dedicação e o desejo genuíno de comunicar ideias ao mundo.

O resultado alcançado em 2025 representa mais que uma conquista literária: é a valorização do esforço dos estudantes, o incentivo à produção criativa e o compromisso do INSA com uma educação que reconhece o potencial de cada jovem — e celebra, com entusiasmo, cada passo dessa trajetória.

 

Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

02/12/2025

12ª edição do Dia de Doar promove a generosidade entre os brasileiros

Data comemorada em 02 de dezembro traz expectativa de crescimento para a onda de doações se espalhar por mais municípios do país

Todos os anos, desde 2013, acontece o Dia de Doar no Brasil. E neste ano, a 12ª edição vai acontecer em 02 de dezembro. A data tem o objetivo de incentivar o país a ser mais generoso e solidário, mobilizando pessoas físicas, empresas e campanhas comunitárias para arrecadar recursos e aumentar o impacto positivo de organizações do terceiro setor.
A data visa estimular a doação de pessoas, empresas e organizações e tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo a cultura da doação no cotidiano das pessoas. Já as organizações sem fins lucrativos podem realizar ações para receber doações virtuais ou presenciais.
A expectativa é que milhões de pessoas sejam estimuladas no país para realizarem ações de generosidade, em uma grande onda de solidariedade. Na última edição, milhões de pessoas de diversas cidades de todas as regiões do país se envolveram com a mobilização do Dia de Doar, totalizando 80 campanhas comunitárias e arrecadando mais de 5 milhões de reais em doações.
Em 2025, a expectativa é que a iniciativa atinja um número maior de  pessoas em mais municípios brasileiros. Para isso ocorrer, diversas empresas entraram na iniciativa e realizarão ações em seus espaços, visando mobilizar sua equipe e clientes. Além disso, terá a participação de campanhas comunitárias, que no ano passado contabilizaram 80 em todo o país. Para acessar o site e conferir a mais próxima da sua região, acesse www.diadedoar.org.br e confira endereços e cronograma.

Como surgiu o Dia de Doar

O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday.
No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela ABCR, o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação e, neste ano, conta com a parceria do Instituto Mol.
No site é possível encontrar a lista de campanhas comunitárias que já foram realizadas no país, saber como liderar uma campanha e até um modelo de projeto de lei para cidades que quiserem formalizar a celebração do Dia.
Mais informações estão disponíveis no site www.diadedoar.org.br, pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou nas redes sociais @diadedoar. 

Sobre o Dia de Doar

A ABCR é a representante do #GivingTuesday no Brasil e lidera o Dia de Doar desde 2013, como parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação. Em 2022, o Dia de Doar engajou milhões de pessoas para celebrar a generosidade em diversas partes do Brasil. A página do Dia de Doar na internet é http://www.diadedoar.org.br e as redes sociais são todas @diadedoar.

 

Associação Brasileira de Captadores de Recursos

02/12/2025

Jovens e adultos celebram Primeira Eucaristia no Colégio de Santa Inês, em São Paulo

No dia 29 de novembro, a Capela do Colégio de Santa Inês, em São Paulo (SP), foi palco de uma Celebração Eucarística marcante. Vinte jovens estudantes e sete adultos, colaboradores da instituição, receberam a Primeira Eucaristia em uma cerimônia cheia de emoção e significado.

A missa foi presidida pelo Salesiano Padre Justo Ernesto Piccinini, pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, localizada no bairro do Bom Retiro. A celebração simbolizou o encerramento da formação catequética que se desenvolveu ao longo de todo o ano.

O projeto surgiu a partir de uma intuição: um jovem manifestou o desejo de fazer a catequese durante uma conversa informal com Irmã Maria Auxiliadora Vasallo Grande, responsável pela Pastoral do Colégio.

Em relato, Irmã Maria Auxiliadora compartilhou: "Hoje foi um dia muito especial no Colégio de Santa Inês. Encerramos a formação catequética de jovens e adultos. Foi uma celebração muito bonita e envolvente. Fizeram a Primeira Eucaristia 20 jovens (nossos alunos) e sete adultos (funcionários da escola).
No dia 8 de novembro, quatro jovens e dois adultos foram batizados na Capela do Colégio de Santa Inês, pelo Padre Justo Piccinini. E no dia 15 de novembro, os nossos 27 com mais outros 50 da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora fizeram a Crisma. A cerimônia contou com a presença de Dom Rogério Augusto das Neves, bispo auxiliar da Região Episcopal Sé em São Paulo.
Agradeço a Deus que me iluminou quanto a este projeto a partir do pedido de um dos jovens.
O Padre Piccinini me apoiou extremamente e contei com a ajuda de Irmã Solange Sanches que ministrou os encontros.
Para mim foi uma experiência muito forte, um sonho realizado e que pretendo continuar até quando perceber que tenho energia para tal.
Deus é nossa força! Dom Bosco e Madre Mazzarello, nossa inspiração!"

A celebração contou com a presença de muitos familiares que prestigiaram o momento. A animação dos cantos ficou por conta das três noviças das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA): Vitória, Wanderlene e Clívia.

Durante a homilia, o Padre Justo compartilhou sua experiência pessoal com os catequizandos, ressaltando a importância de cultivar o dom da presença de Jesus, apresentado como "o grande amigo que não nos abandona". Ele enfatizou que, embora a vida continue como antes, a consciência da presença de Jesus mudará a forma como cada um vive.

Diversas irmãs FMA da comunidade religiosa da Casa Inspetorial também participaram, apoiando e congratulando-se com o grupo e as catequistas Irmã Solange e Irmã Maria Auxiliadora.

 

Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

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