24/03/2022

A Missão Salesiana Atuante na Guerra da Ucrânia

(Esta matéria é constantemente atualizada durante o mês de março)

 

A guerra na Ucrânia tem feito muitas vítimas inocentes, em especial inúmeras crianças, adolescentes e jovens. É neste contexto conflituoso que as equipes salesianas internacionais se mobilizam para levar refúgio, mantimentos, medicamentos e acolhida aos que mais estão sofrendo. Toda a cobertura das ações está sendo feita pelo Coordenador de Respostas Emergenciais da Congregação Salesiana, Pe. George Menamparampil. Confira:

 

 25/03/2022 

 

IRL (Irlanda) - Fundos privados arrecadados até agora 100.000 euros (meta de 200.000 euros). Já foram transferidos para a Província de Cracóvia 86.734 euros para os projetos acordados. Acolhimento de 53 refugiados por 1 mês pela Salesian House em Czerwinsk - Província de Varsóvia. Os itens essenciais de alívio recolhidos pelos estudantes da Escola Salesiana em Pallaskenry e Diocesan Parish of Carbury Co. Duas pequenas vans com 94 pacotes de doações foram enviados ao Escritório da Missão em Varsóvia. "A Comunidade da Missão Dom Bosco (membro da Família Salesiana) está organizando o envio de materiais para Presov (Eslováquia) para a Ucrânia. Também estamos coordenando o recebimento de refugiados em famílias italianas que se disponibilizaram". Pe. Guido Pedroni.

 

KOR (Coréia) - "Caro Pe. George, obrigado por suas palavras de agradecimento. Também precisamos agradecer-lhe porque, graças a seus e-mails circulares, temos notícias da Ucrânia e o que estamos fazendo para as pessoas afetadas. Compartilhamos isso com os doadores e isso traz mais ajuda". Elizabeth Kim

 

NICOLAI, ENFRENTANDO A JORNADA DE UMA VIDA

 

Nicolai nunca havia deixado Makariv, uma cidade perto de Kiev, nem nunca havia andado de trem. Nos últimos dias, porém, ele pegou três trens, dois ônibus, e até teve que caminhar com sua mãe a 10 quilômetros da última estação para chegar à fronteira. Seu destino final será Viena, onde vive a irmã de sua mãe, por isso ele tem mais meios de transporte para tentar. 

Marianna e seu filho fizeram parte de uma expedição de quase 20 refugiados viajando de trem para Cracóvia. A maioria deles dormiu durante a maior parte da viagem após dias de fadiga acumulada, mas Nicolai estava inquieto e curioso, primeiro sobre a paisagem e depois, ao cair da noite, sobre tudo o que acontecia ao seu redor.

Naquela noite, como a providência queria, Marianna e seu filho, junto com outros quatro refugiados, chegaram ao seminário salesiano em Cracóvia. Lá, mais de 40 refugiados vivem em uma ala separada da casa, com sala de jantar, lavanderia, sala de jogos, computadores e quartos separados. Na manhã seguinte, a mãe de Nicolai disse que quando ele viu que havia mais crianças e que as compreendia, sorriu novamente, pois ela não o via há dias: "Graças aos Salesianos por nos acolherem com amor e nos permitirem descansar por dois dias antes de continuarmos nossa viagem".

 

UM MISSIONÁRIO SALESIANO TOCADO NO CORAÇÃO PELA UCRÂNIA

 

Pe. Ignatius Ryndzionek é um missionário salesiano polonês de 90 anos. A guerra na Ucrânia tocou seu coração porque ele passou 13 anos em Odessa como missionário e antes disso ele também trabalhou na Rússia. Ele é um grande artista, especialmente com pincéis, e apóia qualquer causa que tenha a ver com a paz. Ontem à tarde, junto com outro salesiano nãoagenário, Padre Ryndzionek ajudou os seminaristas, professores e voluntários salesianos a carregar um trailer com ajuda humanitária para a Ucrânia.

À noite, após o jantar, ele subiu mais de 80 degraus das escadas, muito lentamente e agarrado ao corrimão, até chegar ao terceiro andar da área que abriga os refugiados ucranianos. Lá ele conheceu uma mulher que estava cuidando de seus filhos na área de recreação e pediu-lhe que o ajudasse a traduzir algumas palavras que ele não entendia em uma carta manuscrita.

Um exemplo de simplicidade, sacrifício e também de proximidade com os refugiados acolhidos pelos salesianos em Cracóvia.

 

Fotos: Alberto López Herrero

 

 24/03/2022 

 

ISI (Itália, Sicília) - “Caríssimo D. George, algumas breves atualizações sobre as ações implementadas para a emergência na Ucrânia. Estamos completando a colocação das unidades ‘mãe-filho’ monoparentais com ‘famílias de apoio’, de modo a criar uma acolhida generalizada. Hoje, com a ajuda de um mediador, 4 jovens acolhidos por nós e suas mães foram colocados para atividades socioeducativas em nosso Oratório em Catania. Continuamos com nossa disposição de acolher. Cordiais cumprimentos. Pe. Giovanni D'Andrea”

 

KOR (Coréia) - Uma organização católica na Coréia doou a quantia de cerca de 75.000 USD. Além disso, a província salesiana coreana arrecadou cerca de 61.000 USD para a Ucrânia.

 

  

 

Fotos: Alberto López Herrero

 

 23/03/2022 

 

No domingo passado, membros do Grupo Missionário Salesiano no campo de refugiados de Palabek se reuniram para refletir e rezar pela triste situação de milhões de pessoas que fogem da guerra na Ucrânia.

 

Uma carta da República Tcheca compartilha suas informações e o trabalho em colaboração com os coordenadores em Varsóvia e em Roma. Clique aqui e confira.

 

Confira também o vídeo clipe preparado pelo Pe. Roman Sikon e Michal Krol mostrando como a ajuda internacional é distribuída entre o povo da Ucrânia. Clique aqui.

 

Confira ainda duas histórias e fotos de seus protagonistas, enviadas por Alberto Herrero:

 

A EDUCAÇÃO É MAIS FORTE DO QUE AS BOMBAS

 

"A melhor coisa que podemos fazer para manter nossa mente longe da guerra é manter-nos ocupados", diz a mãe de Yarina. "Comecei a procurar emprego em Varsóvia e minha filha tem aulas online e se conecta diariamente com sua escola na Ucrânia para tentar manter tudo tão normal quanto possível". Yarina tem 16 anos de idade e deixou Lviv com sua mãe no dia em que a guerra começou. Ela admite que gosta de biologia, embora ainda não tenha certeza do que irá estudar quando a guerra acabar. Ela tem sete horas de aula por dia e é hora de verificar seu telefone celular para ver seus 30 colegas de classe: "Alguns estão na Itália, outros na França e na Espanha, mas a maioria de nós está na Polônia".

 

Os colegas de classe de Yarina estão esperando a aula de Educação Física para que possam aproveitar este tempo para conversar com seus amigos sobre o que eles estão vivenciando em diferentes lugares. "Sabemos que a guerra vai acabar um dia e esperamos que acabe muito em breve. Todos nós queremos voltar à Ucrânia e estar novamente em nossas famílias unidas. No momento estamos vencendo a Rússia também neste aspecto, porque eles não podem destruir nossa cultura e nosso desejo de aprender, mesmo que bombardeiem nossas escolas".

 

QUANDO O ALARME DE ATAQUE AÉREO DISPARA... NA POLÔNIA

 

Kilina tem três filhos, duas meninas e um menino, e às vezes ela não sabe como entretê-los. O telefone celular nestes casos é sempre uma coisa recorrente, então ela tem que dividir seu tempo entre vídeos do YouTube para seu filho mais velho, aplicativos de jogos para seu filho do meio e desenhos animados para seu filho mais novo. A foto do perfil WhatsApp da Kilina mostra toda a família com uma árvore de Natal atrás deles. "É difícil acreditar que dois meses depois daquela foto, estamos assim". Lá tínhamos tudo, e éramos uma família normal, mas aqui, embora sejamos gratos pela ajuda de todos, às vezes sentimos que estamos até mal vestidos".

A poucos metros da mesa do Oratório São João Bosco, enquanto ela fala com as mães de outras crianças ucranianas, sua filha mais velha mostra seu telefone celular para outros amigos. De repente, como se o celular tocasse, o telefone começa a tocar - e cada vez mais alto - o som de um alarme antiaéreo. Sua filha mais velha primeiro olha para o telefone e depois corre para entregá-lo à mãe. "Quando o alarme de ataque aéreo soa em Lviv, ele também soa no meu telefone, então eu ligo rapidamente para meus parentes para saber se eles estão bem e me certifico de que eles vão até o porão da casa para ficarem mais seguros", explica Kilina. Ela conclui, "nos sentimos seguros e protegidos, mas vivemos 24 horas por dia preocupados com nossas famílias e nosso país".

 

PLN (PILA, Polônia) - O árduo trabalho da Família Salesiana para a emergência da Ucrânia, coordenado a partir da Polônia, continua: os meninos da escola em Piła trouxeram alimentos, roupas e outros materiais para Poznań para distribuição às famílias ucranianas. Fotos - Dominik Kruszysnki (SDB).

 

GBR (Chertsy, Inglaterra) - Um pai da escola salesiana em Chertsey, localizada ao sul de Londres, está fazendo uma oferta às crianças da Ucrânia, que agora estão espalhadas por todo o continente. Os pais, que estão bem conectados em TI e finanças, em conjunto com a escola na qual sua filha é aluna, estão se oferecendo para disponibilizar software e hardware até uma meta de £100.000 para permitir que os professores e crianças deslocadas permaneçam em contato remotamente. Isto permitirá o aprendizado remoto regular, como durante os anos da COVID. Os alunos da Escola Salesiana estão muito envolvidos nesta iniciativa. Esta é outra maneira pela qual a Família Salesiana está trabalhando em conjunto.

 

SUO (Bellflower, EUA) - A igreja São Domingos Sávio em Bellflower, EUA, reuniu 15.000 dólares que serão doados às Missões Salesianas - EUA, para a Ucrânia.

 

ICC (Citanova Marche, Itália) - Os estudantes de catecismo enviaram mercadorias embrulhadas em corações para Przemysl, Polônia.

 

 

 22/03/2022 

 

O documento "WARSAW COORDINATION CENTRE" define o propósito, o papel, as tarefas, as prioridades e a estratégia deste esforço coordenado para ajudar as vítimas da guerra na Ucrânia. Confira o documento clicando aqui.

 

“Belos vídeos do Pe. Roman Sikon e Michal Krol. Eles obtiveram permissão dos pais/guardiões das crianças envolvidas. O Conselho Mundial da Associação dos Salesianos Cooperadores fez uma contribuição inicial de 3.000 euros. Ele também nos oferece total cooperação em nossos esforços. A Papua Nova Guiné - Ilhas Salomão (PGS), como vários outros também, decidiram que a Coleta Quaresmal deste ano será enviada para o socorro das vítimas de guerra”, diz Pe. George Menamparampil.

 

Confira o vídeo 123 do Pe. Roman Sikon e Michal Krol.

 

 21/03/2022 

 

“As Irmãs da Caridade de Jesus doaram US$ 150.000,00. A TLS (Timor Leste) está doando 3.000 euros. Aqui você tem algumas fotos de Odessa, Ucrânia, PLS. Elas foram feitas por Pe. Roman Sikon SDB”, diz Pe. George Menamparampil.

 

  

 

 17/03/2022 

 

“Ontem houve a reunião conjunta de Cracóvia e Varsóvia. Os participantes eram representantes da Província de Cracóvia, PLS (Pe. Inspetor Marcin Kaznowski, Pe. Ecônomo Gabriel Stawowy, Presidente do Serviço Voluntário Missionário Salesiano, Pe. Tadeusz Goryczka e Pe. Marcin Wosiek, coordenador do acolhimento de refugiados e chefe da seção de mídia) e representantes da Inspetoria de Varsóvia, PLE (Diretor da Missão e Procura Jacek Zdzieborski e Ecônomo Pe. Krzysztof Grzendziński). Hoje o conselho provincial de Varsóvia e o Pe. Krzysztof fizeram um balanço de tudo o que fizemos até agora e discutiram ideias para um trabalho coordenado de forma eficaz. A rede escolar Dom Bosco da Bélgica-Sul e da França se mobilizam e a família escolar tem coletado material e dinheiro para ajudar as famílias vítimas da guerra. Na Austrália arrecadamos 15.000 euros. Esperamos arrecadar mais 10.000 euros nas próximas semanas. O Salesian College Sunbury em Melbourne realizará uma missa na próxima terça-feira de manhã para arrecadar fundos e acrescentar à nossa mensagem de 'Cadeia de Esperança'”, diz Pe. George Menamparampil.

 

Outras doações recebidas hoje:

Madagascar 10.000 euros; Coréia 20.000 dólares; Comunidade Salesiana de Ranchibile em Palermo (ISI) 20.000 euros e AFE (África Oriental) 15.000 euros.

 

Confira o vídeo de Pe. Roman e Michal clicando aqui.

 

 16/03/2022 

 

O especialista em comunicação das Missiones Salesianas, Madrid, Sr. Alberto Lopez Herroro, viajará para Varsóvia no dia 18 de março e trabalhará com a equipe de coordenação no local. Foram recebidas doações oriundas do Camboja, de Portugal e da AFO (África). Os Salesianos de Cracóvia enviaram hoje um caminhão carregado de alimentos para os refugiados de Kiev. “Caríssimo Pe. George, ontem à noite chegou um carro da Polónia com 48 refugiados ucranianos. São mães com filhos e jovens que foram testados para detectar a presença do vírus da COVID-19. Todos eles irão para famílias próximas dos Salesianos que a Dom Bosco 2000 contatou em conjunto com o Centro Provincial. Apenas uma unidade familiar, uma mãe com dois filhos, irá para uma instalação SAI, também pertencente à Dom Bosco 2000. Muita solidariedade de famílias e jovens que estão a recolher alimentos e vestuário. Saudações calorosas para ti. Don Giovanni D’Andrea (SDB)”

 

“Nosso fundo de solidariedade já ultrapassou um milhão. As províncias do Brasil iniciaram uma campanha e já chegaram os 5.000 euros da Tailândia e os 10.000 de Hong Kong. Estamos em contato com o bispo salesiano na Ucrânia. Bonn está recebendo uma grande quantidade de medicamentos da Action Medeor que estão sendo entregues diretamente na Ucrânia”, diz Pe. George Menamparampil.

 

Confira também a 2ª Carta do Reitor-Mor à Família Salesiana.

 

  

 

 15/03/2022 

 

“A Província Salesiana Húngara (UNG) ajuda os refugiados da Ucrânia das seguintes formas:

1. A nível provincial, cooperamos com a Organização de Caridade Húngara de Malta;

2. Nas nossas comunidades, oratórios, institutos e paróquias conseguimos abrigos para cerca de 140 pessoas;

3. Para a província do Sul da Polónia (PLS), transferimos 4.000 euros como ajuda rápida, que acolhe permanentemente mais de 100 refugiados e ajuda imediatamente os refugiados dos territórios da Ucrânia;

4. Refugiados da Ucrânia (estudantes nigerianos de Kijev) que recebemos há poucos dias;

5. Os cooperadores salesianos de Budapeste-Óbuda também arrecadaram dinheiro e ainda continuam (primeira semana 2.300 euros);

6. Todos os institutos salesianos da Hungria estão continuamente arrecadando, cooperando com a Caritas católica de sua própria diocese: alimentos, roupas infantis, cobertores e outras coisas necessárias que são fornecidos pela Caritas católica aos lugares necessitados. Nesta coleção está envolvida a comunidade de vietnamitas húngaros, que coletaram suprimentos enchendo um micro-ônibus;

7. Na cidade de Kazincbarcika, a Escola Secundária São Francisco de Sales, uma pequena aldeia em desenvolvimento (Balajt) e o Grupo Kazincbarcika Karitasz foram recolhidos. O diretor da comunidade salesiana, com a ajuda de outros colaboradores, a transportou para a fronteira da Ucrânia, onde até agora cerca de 360.000 pessoas chegaram à Hungria, incluindo aquelas vindas da Romênia;

8. As nossas escolas e o Oratório estão preparados para dar ensino aos alunos da Ucrânia e acolhê-los nas suas atividades.

‘Se o amor fraterno é como deveria ser, então o bem de um é o bem de todos, o problema de um é o problema de todos’ (Dom Bosco)

Ajudamos onde podemos: com oração e obras.

Budapeste, março de 2022

Pe. Janos Andrasfalvy (SDB)”

 

Confira o vídeo da Salesian Missions clicando aqui.

 

   

 

 14/03/2022 

 

“Na Ucrânia, nosso foco está nos alimentos e medicamentos para as famílias que ficaram para trás, as mais pobres, que não tinham os recursos para fugir do país. Na Polônia, temos informações sobre quase todos os espaços que podemos oferecer. Estes são, é claro, muito limitados em comparação com a necessidade. Portanto, estamos estudando a possibilidade de ajudar as "famílias anfitriãs" que recebem refugiados em suas casas. O governo da Polônia prometeu 10 euros por pessoa por dia. Os custos reais chegam a 15 euros por dia. Estamos estudando como suprir este déficit de 5 euros por pessoa por dia. Aqueles que desejam permanecer por mais de dois meses são solicitados a encontrar empregos. Os subsídios vão parar. Assim, outra atividade nossa será a de vincular os que procuram emprego aos que estão empregando. Temos oratórios em muitas casas da Polônia. Planejamos transformá-los em lugares favoráveis às crianças, com creches, creches-escola, jardim de infância e até mesmo classes primárias. Pagaremos a meninas/jovens da Ucrânia para cuidar dessas crianças enquanto suas mães estiverem trabalhando ou à procura de emprego”, diz Pe. George Menamparampil.

  

 13/03/2022 

 

“Esta manhã, a Associação Don Bosco 2000 (DB 2000), que colabora com os Salesianos da Sicília, deixou Przemysl em um carro transportando 48 mulheres e bebés. Todos serão levados para a nossa paróquia em Alcamo, 12 delas serão alojadas em famílias e 36 serão alojadas numa estrutura da Associação. Isto foi feito em colaboração com o Pe. Marcin, o Provincial de PLS”, diz Pe. George Menamparampil.

 

  

 

Créditos das fotos: Pe. Roman Sikoń (SDB)

 

 12/03/2022 

 

“Na sexta-feira (11), após a partida dos visitantes de Roma, o Pe. Krzyztof Grzendziński, o nosso coordenador da ação no terreno, teve uma reunião com o Pe. Krzyztof Jacek da procura de Varsóvia sobre formas de cooperação e apresentou alguns esboços. No sábado, haverá uma reunião de equipe para elaborar o plano detalhado para a próxima semana (definir as necessidades e a direção das ações). Há a intenção de se concentrar mais na ajuda às "famílias de acolhimento" que recebem refugiados em suas casas. Também estávamos a pensar em órfãos, e em criar um espaço para um jardim-de-infância. Outra ideia é criar uma base de dados sobre possibilidades de emprego e prestação de cuidados às crianças enquanto os seus pais procuram/iniciam o emprego”, diz Pe. George Menamparampil.

 

Últimas doações:

Província de Cracóvia recebeu da Hungria 4.000 euros; Irlanda 30.000 euros; Irlanda irmãs 25.000 euros; Suíça 30.000 euros; Ben 25.000 euros.

 

Confira o vídeo de uma entrega de doações clicando aqui.

 

  

 

 11/03/2022 

 

“Desde quarta-feira (09), o Ecônomo General e eu estamos em Varsóvia, na Polônia. Após consulta ao Regional do Centro-Norte da Europa e às Inspetorias das áreas afetadas, foi decidido por unanimidade que o Pe. Krzysztof Grzendziński (SDB) supervisionará a implementação de atividades/serviços/programas no terreno, pelo menos na Ucrânia, Eslováquia, nas quatro Inspetorias da Polônia e em algumas outras inspetorias na vizinhança imediata da Ucrânia. Ele é o ecônomo inspetorial de Varsóvia. Ele irá cooptar em sua equipe outros salesianos ou outros especialistas que ele possa precisar para realizar sua tarefa. Na quinta-feira (10), realizamos uma videoconferência de várias partes interessadas, incluindo o economista geral, o conselheiro regional do Centro-Norte da Europa, os provinciais de Cracóvia e Varsóvia, o superior da delegação da Ucrânia, entre outros. As decisões acima foram comunicadas, discutidas e aceitas”, diz Pe. George Menamparampil.

 

Confira o vídeo do Salesian Missions na fronteira da Polônia com a Ucrânia clicando aqui.

 

Confira o vídeo do Pe. Roman Sikon indo à Ucrânia com ajuda humanitária organizada por vendedores clicando aqui.

 

   

 

 10/03/2022 

 

“O irmão Jean Paul e eu estamos em Varsóvia desde ontem. Tivemos várias reuniões muito úteis. A casa inteira da procura de Varsóvia é agora um centro de triagem. Salesianos e voluntários estão ocupados no trabalho o dia todo.

- O Escritório de Missões da KOR, SDB enviará 10.000 dólares para PLS e 20.000 dólares para UKR;

- As FMA da KOR enviaram uma quantia para a sede das FMA em Roma;

- A Família Salesiana recolherá os fundos durante toda a Quaresma;

- A Família Salesiana reza pela Ucrânia e pela paz de muitas maneiras, tais como o terço, as intenções da missa, a oração mariana, entre outros;

- A Província da China fará, nos próximos dias, uma doação de solidariedade de 10.000 euros.

- Já lançamos a campanha em diferentes territórios de nossa província. Também animamos os jovens e os fiéis a rezar pelo povo sofredor, especialmente pelos jovens como eles, a rezar pelo fim da guerra, para que a paz e a justiça floresçam novamente na Ucrânia. Além da animação da província e das orações pela paz, estamos arrecadando 20.000 dólares;

- Transferiremos para os salesianos da Ucrânia na província de Cracóvia, 55.000 euros recebidos de nossos doadores privados. Nossa campanha ativa de arrecadação de fundos no site tem como meta 100.000 euros - os detalhes da campanha estão em nosso site www.salesiansireland.ie. Estamos coletando itens solicitados pelos Salesianos na Ucrânia”, diz Pe. George Menamparampil.

 

  

 

 08/03/2022 

 

“O irmão Jean Paul e eu vamos a Varsóvia na quarta-feira (09) e retornaremos a Roma na sexta-feira (11).

Da Argentina, a National Procure está organizando uma campanha de arrecadação de fundos para colaborar na reconstrução da Ucrânia, atendendo especialmente às necessidades da família e da congregação salesiana no país. A Inspetoria de Campo Grande (BCG - Brasil), está respondendo a este gesto de solidariedade. A Sede Provincial transferirá 10.000 euros para a Economer General's Office, para que depois os transfira para os salesianos na Ucrânia. Outras presenças nossas estão fazendo campanha nas escolas, universidades e paróquias para este fim.

 

A Inspetoria de Porto Alegre (BPA - Brasil) está organizando as ações da seguinte forma:

1. Dia provincial de oração pela paz;

2. Campanha e coleta de recursos financeiros em obras salesianas (escolas e colégios, obras sociais, paróquias), coordenada pelos delegados inspetoriais para estas áreas e apoiada por material de sensibilização a ser produzido pela equipe provincial de Comunicação Social;

3. Colaboração muito estreita das obras salesianas da Inspetoria com as comunidades ucranianas vizinhas, especialmente em atividades organizadas em favor da paz;

4. As Comunidades Salesianas (SDB) organizarão seu gesto concreto da Quaresma em favor das obras salesianas na Ucrânia.

Na quarta-feira, duas pessoas do VIS (Riccardo Giannotta chefe da Unidade de Programas e Alberto Livoni perito em emergências) irão à Polônia em missão de campo (Varsóvia, Krakov e aldeias na fronteira).

 

A Missão Dom Bosco Áustria doou um conjunto de três telefones via satélite ao Pe. Mykhaylo Chaban para coordenar a ajuda de emergência na Ucrânia”, diz Pe. George Menamparampil.

 

Confira os testemunhos do Mikolaj, clicando aqui.

 

E do Pe. Andrew, clicando aqui.

 

 

 

 07/03/2022 

 

A Inspetoria de BEN está apoiando esta emergência na Ucrânia com uma primeira doação de 25.000 euros que será transferida para o fundo do Reitor-Mor esta semana. Um apelo de apoio foi enviado para as casas e para os contatos da província. Já a França criou um projeto de emergência de financiamento para os irmãos salesianos na Ucrânia, e a JuWe (Suíça) lançou uma campanha com excelentes resultados. Com a ajuda da Salesian Missions USA, estamos estudando a possibilidade de receber doações em todo o mundo através do Amazone.com como um caso especial.

 

500kg de doações foram enviados de Malta por via aérea. No momento estuda-se as possibilidades e estratégias de envio de várias toneladas de medicamentos doados pelas Missões Salesianas dos EUA.

 

Confira o vídeo em que SDB, Irmãs MSMHC e nossos estudantes em Eswatini na África do Sul oferecem seus desejos e orações ao povo da Ucrânia. Clique aqui.

 

  

 

 05/03/2022 

 

A Salesian Mission (SM) USA tem oferecido um grande apoio de medicamentos de seus doadores se puderem encontrar estoques prontos na própria Europa ou se os destinatários na Europa puderem lidar com a importação sem ter que perder muito tempo com procedimentos burocráticos.

 

Confira o apelo feito pela SM-USA clicando aqui

 

Confira o apelo feito pelos Salesianos da Irlanda clicando aqui

 

  

  

 04/03/2022 

 

“Sinto muito por dois dias de silêncio durante este período crítico. Na quinta-feira eu ainda estava no Sri Lanka. O país está passando por uma crise econômica. Sem moeda estrangeira, sem nenhuma importação de combustível e sem eletricidade. Por isso, também sem internet e wi-fi durante quase todo o dia. A sexta-feira inteira foi uma viagem de Colombo a Roma em trânsito por Dubai”, diz Pe. George Menamparampil que, mesmo assim, envia algumas fotos recebidas das ações na Ucrânia.

 

  

 

 02/03/2022 

 

“O Pe. Gregory da Ucrânia diz que eles precisam de medicamentos, particularmente para tratar feridas e para parar o sangramento de feridas. Ele pediu: torniquetes e medicamentos para parar sangramentos, analgésicos, talas, curativos, remédios de primeiros socorros, medicamentos para cirurgia e anti-hemorrágicos como o Tranex. Estes precisam ser levados para a Ucrânia via Polônia ou Eslováquia. Na Eslováquia, precisamos urgentemente de camas e colchões leves. Estamos cooperando com a cidade de Bratislava, que tem cerca de 50.000 pessoas para serem acomodadas”, diz Pe. George Menamparampil.

 

 01/03/2022 

 

"Começamos a coletar doações em dinheiro aqui na Eslovênia na última sexta-feira. As 11 Províncias da Índia realizaram uma reunião ontem. Cada uma delas fará uma pequena contribuição ao trabalho do povo da Ucrânia. A província da GBR enviou hoje uma doação inicial de 10.000 euros para a conta designada e lançará hoje um apelo para mais fundos. A Inspetoria ILE da Itália enviou 20.000 euros. O ILE também financiará a construção de um abrigo contra ataques aéreos para as crianças de Lviv (70.000 euros). Eles lançaram uma campanha através de todos os seus canais. As Misiones Salesianas Espanha estão contribuindo com 10.000 euros para cobrir as primeiras necessidades da emergência”, diz Pe. George Menamparampil.

 

Os Salesianos da Irlanda iniciaram sua campanha e hoje também foi iniciada a Campanha de Captação de Recursos na Alemanha. Clique aqui e confira.

 

 

O Salesiano Pe. George Menamparampil é indiano, nascido em Kerala, extremo sudoeste da Índia, membro da província da Índia-Dimapur (IND) no extremo nordeste da Índia, na fronteira com Myanmay e Tibete (China). Foi o fundador da régia procura do Sul da Ásia, com sede em Nova Delhi, sendo seu diretor por 7 anos. Desde 2016 reside em Roma, no Setor Missionário, sendo o coordenador de todas as procuras da congregação. É também o Coordenador de Respostas Emergências da Congregação, coordenando o trabalho da congregação contra a COVID-19, o terremoto no Haiti e o tufão no sul das Filipinas, por exemplo.

 

Fonte: Atualizações enviadas regularmente pelo Pe. George Menamparampil

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber