Notícias

UCDB realiza cerimônia de posse do novo reitor e marca transição após 26 anos

A Universidade Católica Dom Bosco realizou nesta sexta-feira (06/02) a solenidade de posse do P. Hermenegildo Conceição Silva no cargo de Reitor. O Chanceler da UCDB e Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, P. Adalberto Alves de Jesus, presidiu a cerimônia, que marcou também a posse de P. Elias Roberto, como Pró-Reitor de Pastoral e Assuntos Comunitários, e Michel Ângelo Constantino de Oliveira como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação. A comunidade educativa da universidade reuniu-se em festa no anfiteatro do Bloco A para o evento, que teve início com a apresentação do Grupo de Cordas da UCDB.

Despedida após duas décadas de dedicação

P. José Marinoni foi o primeiro a se pronunciar, despedindo-se do cargo de Reitor que ocupou por 26 anos, durante dois períodos. “Aproveito esse espaço não para exaltar os avanços institucionais, pois são do conhecimento de todos. Também não estou aqui para lamentar as dificuldades, que não foram poucas. Mas quero fazer uma reflexão: uma universidade não nasce através de um decreto ou de uma lei. Uma universidade é construída e reconstruída passo a passo ao longo dos anos, com muito suor, estudo, trabalho, resiliência, amor e dedicação. É muito mais do que docentes, discentes, técnicos-administrativos, prédios, laboratórios — ela só existirá realmente se todos se inteirarem, em seu seio, o espírito, a mentalidade universitária. Ela será verdadeiramente universidade se cada um se sentir parte do todo, se conhecermos e reconhecermos sua história, suas tradições, sua luta e se soubermos honrá-la e respeitá-la”, declarou.

Ovacionado, emocionou-se ao relembrar de seus pais, já falecidos, por todos os ensinamentos, e suas irmãs, Marina e Antonieta, que mesmo na Itália estiveram presentes. Agradeceu aos salesianos, em nome do Ir. Raffaele Lochi, aos gestores, em nome do Pró-Reitor de Administração, Taner Bitencourt, e aos colaboradores administrativos, em nome da chefe de gabinete Janete Lara, por todo apoio durante a segunda gestão da UCDB. “Obrigada a todos, indistintamente, e em especial aos acadêmicos e acadêmicas. Que todos os salesianos e leigos se preocupem com a formação integral desses jovens. Padre Gildo, sem conselhos, sem recomendações, mas com tranquilidade digo que a instituição está nas melhores mãos”.

Gratidão e esperança marcam novo ciclo

P. Hermenegildo recebeu a capa e a borla que simbolizam o cargo de Reitor na UCDB. Em seguida, fez o seu discurso ressaltando a gratidão e a esperança depositada com a nova gestão. Enalteceu o trabalho do P. José Marinoni, ressaltando a dedicação da vida toda na consolidação da universidade. “Ao refletir sobre o passado, é inevitável pensar no hoje e também no amanhã. Onde estamos e para onde vamos? Aqui entra o sentimento de esperança. Cada nova fase traz consigo um otimismo e a fé inabalável de que os projetos darão certo. Ciente da importância da UCDB para a sociedade sul-mato-grossense, assumo a Reitoria da universidade para somar esforços a esse time de professores e técnico-administrativos que diariamente tocam a vida de milhares de jovens. Dentre tantos ensinamentos de Dom Bosco, alguns são bastante conhecidos. Ele dizia: ‘Educação é coisa do coração’. Parece uma frase banal, mas ela é de uma profundidade muito grande, que me emociona: traduz o carisma salesiano de estar presente, de ser exemplo, de caminhar junto. Isso só faz quem tem um coração voltado para jovens”.

Identidade salesiana como diferencial

O novo Reitor reafirmou o reconhecimento da sociedade com o trabalho da UCDB. “Nessas semanas que já tenho atuado como Reitor, ao me aproximar das pessoas, todas relatam o imenso carinho que têm pela universidade. Por quê? Porque ensinar é mais do que transmitir o conhecimento técnico. Na UCDB — e eu fui aluno da Fucmt e senti isso — a alma salesiana precisa estar impressa em cada aula, em cada orientação, em cada escuta. Somos uma universidade comunitária, confessional católica e salesiana. Tenho ciência de que os jovens que entram aqui trazidos pelas mãos de Nossa Senhora Auxiliadora não sairão daqui sem os corações tocados. Eles se formam pela UCDB como profissionais tecnicamente preparados e, muito além disso, como seres humanos melhores. Esse é um dos nossos diferenciais. É nosso papel ter esse olhar pedagógico e salesiano e não podemos nunca nos esquecer disso”. O Reitor fez questão de falar sobre cada pró-reitoria, ressaltando a união de todos para fortalecimento da universidade.

Pastoral como campo de missão

Falando em nome de todos os Pró-Reitores, P. Elias Roberto discursou: “E com o coração repleto de gratidão que me dirijo a todos nesse momento significativo da minha vida e da minha caminhada salesiana. Trago comigo muitas pessoas, minha família, meus pais, irmãos e sobrinhos. Agradeço a Deus, que é Fonte de todo o Bem, que me concede a graça de estar aqui nesta universidade assumindo essa nova função, com profunda responsabilidade e genuíno entusiasmo. A Pastoral universitária, para nós salesianos, é um campo privilegiado de missão, onde a fé dialoga com o conhecimento, onde o Evangelho encontra a juventude em seu processo de formação integral. Quero dedicar minhas energias, meu tempo e meu coração a este serviço, ciente de que não se trata de uma caminhada solitária, mas essencialmente comunitária, um trabalho de comunhão e unidade”.

Mensagem do Chanceler une passado e futuro

O Chanceler da UCDB deixou sua mensagem à comunidade educativa. “Queridos professores, colaboradores, familiares, amigos e acadêmicos, que são a razão de ser da nossa universidade. Primeiro, quero falar ao Padre Marinoni. A expressão Educação é coisa do coração sempre esteve viva na sua pessoa. Sua dedicação, seu zelo, seu cuidado, é a expressão de um homem, um religioso que compreendeu que educação é uma tarefa nobre, que nasce do coração, que é um ato de amor e de amar. Sua história está vinculada com a UCDB e a UCDB está vinculada com o Sr. Foram longos anos de alegrias, conquistas, insucessos e preocupações. Mas você conhece cada canto e cada passo dado para tornar o que ela é hoje. Muito obrigada por tudo”, agradeceu, quebrando o protocolo para saudá-lo com um abraço fraterno.

Em seguida, o Inspetor dirigiu-se ao novo Reitor: “Padre Hermenegildo, para nós, Padre Gildo, hoje, com coração livre e sereno, com jeito paciente e um estilo brincalhão, leve e acolhedor na convivência cotidiana, assumes a Reitoria da Universidade Católica Dom Bosco. Caro irmão, isto não é meramente ocupar um cargo de gestão administrativa e pedagógica; é acolher um convite para caminhar em solo sagrado. O solo da formação humana e cristã, como bem nos ensinou São João Bosco. Antes de sermos uma estrutura de prédios e currículos, somos uma comunidade de pessoas que buscam o bem dos jovens. Vivemos tempos de grandes transformações digitais e sociais. No entanto, a identidade carismática salesiana nos dá a segurança necessária para inovar sem perder o rumo. Nosso estilo não é de quem apenas ensina conteúdos, mas de quem acompanha vidas. Dom Bosco fez muito, com tão pouco, respondendo aos desafios de sua época. Assim devemos fazer muito, com tão pouco, respondendo aos desafios da nossa época, de nossa sociedade. P. Gildo, que o serviço de animação e governo seja reflexo desse acompanhamento. Que a UCDB não seja apenas um centro de excelência, mas que seja, acima de tudo, uma casa que acolhe, uma paróquia que evangeliza, uma universidade que prepara para a vida e um pátio que, no encontro cotidiano, possamos cultivar amizades”.

A cerimônia de posse terminou com uma bênção feita pelo Reitor da UCDB.

Fonte: Euclides Fernandes da MSMT com informações da Assessoria UCDB (Sílvia Tada)

UCDB empossa novo reitor e pró-reitores nesta sexta-feira

Pe. Hermenegildo Conceição Silva será empossado como Reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). A cerimônia de posse acontecerá na próxima sexta-feira (6), a partir das 9h, no anfiteatro do Bloco A, e contará com a presença do inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, Pe. Adalberto Alves de Jesus. Padre Hermenegildo assumirá a condução da instituição para um mandato de cinco anos.

Nascido em Cuiabá em 13 de abril de 1968, padre Hermenegildo, conhecido como padre Gildo, foi ordenado sacerdote em dezembro de 1997. Seu lema de ordenação é o versículo bíblico: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vai ao Pai senão por mim” (Jo 14,6).

Com ampla trajetória na Rede Salesiana de Ensino, atuou como diretor do Colégio Salesiano Dom Lasagna (Araçatuba – SP), do Colégio Salesiano Santo Antônio (Coxipó – Cuiabá – MT) e do Colégio Salesiano São Gonçalo (Cuiabá – MT). Desde fevereiro de 2024, atuava também como reitor do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora.

Novos pró-reitores

Na mesma ocasião, serão empossados os novos integrantes do Conselho de Reitoria da UCDB, que passa por importantes mudanças.

Pe. Elias Roberto assumirá oficialmente a Pró-Reitoria de Pastoral e Assuntos Comunitários, acumulando também a função de pároco da Paróquia Universitária São João Bosco. Ordenado sacerdote em 6 de janeiro de 2001, na Paróquia São Gonçalo do Porto, em Cuiabá, padre Elias possui ampla atuação na Inspetoria de Campo Grande.

Já foi diretor de Pastoral e diretor-geral do Colégio Dom Bosco de Campo Grande (2001–2008); diretor do Colégio Dom Bosco de Três Lagoas, pároco da Paróquia Santo Antônio e diretor da comunidade local (2009–2010); pároco da Paróquia São Gonçalo do Porto, em Cuiabá (2011–2015); diretor do Pós-Noviciado, no Instituto São Vicente, em Campo Grande, entre 2015 e 2017. Atuou como vigário inspetorial por 7 anos (2017-2023) e recentemente exercia o cargo de ecônomo e coordenador de Pastoral no Instituto Salesiano Pio XI, em São Paulo (SP).

Também será oficialmente empossado como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação o professor Dr. Michel Ângelo Constantino de Oliveira. Professor titular da UCDB, ele já atuou como coordenador dos cursos de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local da instituição. É doutor em Economia pela Universidade Católica de Brasília (UCB), mestre em Desenvolvimento Local pela UCDB, cientista de dados e administrador.

Fonte: Gilmar Hernandes - Universidade Católica Dom Bosco

 

UCDB inaugura laboratório LABCOM CONNECT em 2026

O ano de 2026 na Universidade Católica Dom Bosco teve início com muitas novidades. Uma delas é a entrega oficial do Laboratório de Comunicação, agora denominado Labcom Connect. Mais do que um prédio simbólico para a UCDB, o espaço revitalizado garante melhoria para os acadêmicos, torna-o mais acessível aos cursos de graduação e pós-graduação e para a comunidade externa.

Jornalistas, publicitários, fotógrafos e executivos da área da comunicação, em sua maioria egresso da UCDB, foram convidados para conhecer o local, na noite de ontem (29). “Sejam todos muito bem-vindos ao Labcom Connect. Nessa era da informação, a comunicação ganha uma força muito grande e este espaço vem para proporcionar à nossa comunidade acadêmica um local para divulgação do conhecimento científico por meio das produções audiovisuais. Queremos que todos os cursos de graduação aproveitem para exercer a criatividade, gravarem conteúdos de interesse da população”, destacou o Reitor, Pe. Hermenegildo Conceição Silva.

O Pró-Reitor de Administração, Taner Bitencourt, ressaltou, ainda, a possibilidade de a comunidade externa usufruir de toda infraestrutura: “Temos novos equipamentos, novos espaços, que podem ser usados por nossos parceiros para produções de qualidade. A Agência Mais Comunicação recebeu novos computadores, internet e esse ambiente pedagógico é muito importante para a preparação dos nossos acadêmicos que vão para o mercado de trabalho”.  Os convidados fizeram um tour pelo laboratório e participaram de uma divertida competição em um dos estúdios.

Novidades

Os usuários encontrarão no Labcom Connect um mini auditório com capacidade para até 40 pessoas, desenvolvido para promover interações ricas e criativas, permitindo que os participantes se acomodem confortavelmente, troquem ideias e deixem a criatividade fluir. No local podem ser realizadas aulas, palestras, workshops, apresentações acadêmicas ou institucionais, gravações de eventos, além de exibição de vídeos. 

Para os alunos de Publicidade e Propaganda e de Design, a sala da Agência Mais Comunicação, uma das melhores agências pedagógicas do Brasil e a mais premiada do Centro-Oeste, foi ampliada, com novos computadores, mobiliário, área de reunião. E, para estimular ainda mais a criatividade acadêmica, um novo Imagiário Lab foi montado, com móveis modulares que se adaptam conforme o número de participantes, novos equipamentos e mais conforto para explorar soluções de forma colaborativa.

Não há como falar de um laboratório de Comunicação sem falar dos estúdios. Referência para os profissionais da área, o Labcom tem ampliado as demandas e tem sido utilizado por acadêmicos e professores de todas as áreas, como Direito, Medicina Veterinária, Psicologia.

Um dos maiores estúdios do Centro-Oeste, o Estúdio 1 do Labcom Connect recebeu novo piso, iluminação, painéis, conta com três câmeras modernas e espaço para gravações com plateia, tudo para garantir imagens de qualidade e uma experiência completa de produção televisiva.

O Estúdio de Podcast foi estruturado para produções profissionais, com câmeras de alta resolução, microfones de estúdio de alta fidelidade, mesa de som profissional e isolamento acústico.

Já o Estúdio de Fotografia foi pensado tanto para profissionais quanto para os acadêmicos, oferecendo iluminação controlada, equipamentos de ponta e um ambiente silencioso, para garantir precisão técnica, conforto e fluidez durante a produção. O espaço é climatizado, totalmente acessível e conta com apoio técnico especializado.

Veja galeria de fotos


Fonte: Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Pesquisa no UNISAL ganha destaque nacional com nota máxima da Capes

Avaliação Quadrienal da Capes reconhece excelência editorial e rigor acadêmico do UNISAL, elevando periódicos ao grupo de maior impacto nacional

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, na última semana, os resultados da Avaliação Quadrienal (2020-2024), o principal indicador de qualidade da produção científica brasileira. No levantamento, dois periódicos publicados pelo UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) ganharam destaque ao serem classificados no estrato A4: a “Revista Ciência da Educação” e a “Revista Direito e Paz”.

Critérios de Excelência e Impacto
O sistema Qualis é a métrica mais relevante para aferir o prestígio de revistas científicas no Brasil. A ascensão ao grupo “A”, que reúne os periódicos de maior impacto, sinaliza que as publicações do UNISAL cumprem rigorosos critérios de excelência. A avaliação considera itens como a internacionalização, a titulação dos autores, a periodicidade e a frequência com que os artigos são citados em outros trabalhos e cursos.

Compromisso com a Pesquisa
O reconhecimento é celebrado pela Reitoria como um divisor de águas para a produção acadêmica da instituição. Segundo o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UNISAL, Prof. Me. Kleber Cavalcanti Stefano, o resultado é fruto de um esforço coletivo e contínuo:

“A divulgação da avaliação quadrienal da CAPES representa um marco significativo para nossa instituição e evidencia a maturidade acadêmica alcançada e a consistência do trabalho desenvolvido por nossos docentes, pesquisadores e equipes editoriais. Isso reforça o nosso compromisso com a produção científica de alto impacto, atendendo aos mais exigentes critérios de internacionalização e relevância acadêmica”, afirma.

Para a liderança da instituição, ocupar este lugar de destaque no cenário nacional amplia a visibilidade do UNISAL, atraindo novos talentos e consolidando sua reputação como centro de excelência.

“É um resultado que nos inspira a seguir investindo em qualidade, inovação e impacto social, sempre tomando a pedagogia de Dom Bosco como um norte”, conclui o Pró-Reitor.

Fonte: Inspetoria Salesiana de São Paulo

UCDB conquista o primeiro Mestrado e Doutorado nota 7 de Mato Grosso do Sul

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado preliminar e Mato Grosso do Sul ganhou o primeiro programa Stricto Sensu nota máxima. O Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (PPGDL/UCDB) alcançou a nota 7. A notícia veio acompanhada de outros resultados e os programas em Biotecnologia e em Educação receberam upgrade para nota 6. Os resultados indicam o fortalecimento e o reconhecimento da pesquisa científica produzida na Católica de MS.

Excelência reconhecida em três programas

A UCDB celebra com orgulho os resultados preliminares da Avaliação Quadrienal da CAPES (2021-2024) e os números refletem a solidez, a maturidade acadêmica e o compromisso institucional com a excelência na pós-graduação stricto sensu. Dos cinco Programas de Pós-Graduação da UCDB, três obtiveram elevação de conceito. O PPG em Biotecnologia e o PPG em Educação avançaram do conceito 5 para o conceito 6. O PPG em Desenvolvimento Local alcançou o conceito máximo e passou de 5 para 7. Três dos cinco PPGs da Universidade passam a ser reconhecidos como programas de excelência em âmbito nacional. O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, explicou os avanços.

O desempenho assume relevância ainda maior ao considerar que apenas quatro programas no Estado de Mato Grosso do Sul eram classificados como de excelência até a última avaliação quadrienal, todos com conceito 6. A UCDB contribui de maneira decisiva para o fortalecimento do sistema de pós-graduação do Estado e para a projeção nacional da produção científica e da formação avançada realizada em Mato Grosso do Sul. Cristiano avaliou o contexto estadual.

Trabalho coletivo constrói os resultados

O docente reconheceu o esforço da comunidade educativa para os excelentes conceitos. "Esses resultados são fruto do trabalho coletivo e consistente de docentes, discentes, técnicos administrativos, coordenações de programas e instâncias de gestão acadêmica que, com dedicação, planejamento e compromisso com a qualidade, vêm consolidando projetos acadêmicos robustos, internacionalizados e socialmente relevantes. A todos e todas que contribuíram para essa trajetória, nosso sincero reconhecimento e agradecimento. Seguimos firmes no propósito de fortalecer a pesquisa, a formação de alto nível e o impacto social da pós-graduação da UCDB, honrando nossa missão institucional e reafirmando nosso compromisso com a excelência acadêmica", declarou Cristiano.

Interdisciplinaridade marca o programa nota 7

O programa em Desenvolvimento Local tem caráter interdisciplinar e teve início com o Mestrado em 1998. O programa fortaleceu-se com o Doutorado a partir de 2016. São duas linhas de atuação: Cultura, identidade e diversidade na dinâmica territorial e Políticas públicas e dinâmicas de inovação em desenvolvimento territorial. A continuidade da participação dos egressos nos grupos de pesquisa e a conexão com as demandas sociais e de mercado foram pontos destacados pela comissão que avaliou com nota máxima o programa.

O Relatório do Coleta 2024 verifica algumas especificidades do programa, como a indicação de mais de um docente para ministrar disciplinas, com intuito de que os estudantes possam obter diferentes visões e conhecimentos ao longo da mesma, caracterizando a interdisciplinaridade. Os avaliadores ressaltaram as características. A infraestrutura foi citada como diferencial, com uma ala do bloco D dedicada ao programa e sete laboratórios: Laboratório Inovisão, Laboratório de práticas do agronegócio, Laboratório de Saneamento e Qualidade da Água, Estação de Tratamento de Esgoto, Laboratório de Geoprocessamento, DATALab e Laboratório de informática.

Corpo docente qualificado e parcerias internacionais

O corpo docente permanente do PPGDL é formado por 12 professores, sendo seis deles atuantes na Linha 1 e seis na Linha 2. Três docentes são bolsistas de produtividade ou desenvolvimento tecnológico do CNPq. O programa possui forte correlação entre os projetos de pesquisa e seu nível regional, nacional e internacional com colaborações em projetos com instituições de ensino superior e organizações no Mato Grosso do Sul, em diferentes estados brasileiros e em outros países como por exemplo: Equador, Argentina, Paraguai, Chile, Alemanha e EUA.

O conceito 7 é fruto da dedicação ao longo dos anos, com uma dedicação forte dos professores. Cerca de 60% deles estão conosco desde o início do programa. O apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e de toda a instituição também fazem a diferença. A inovação que estamos fazendo com as políticas públicas do Estado é outro ponto de destaque, além da questão da rota bioceânica, já que a UCDB integra a rede de universidades UniRila. O coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local da UCDB, Dr. Michel Angelo Constantino, avaliou os fatores de sucesso. "Então, esperávamos subir para a nota 6, mas tivemos a grata surpresa de tirarmos a nota máxima, 7, demonstrando excelência. Não me recordo de algum outro programa que tenha passado do 5 para o 7, então a vitória é ainda maior", afirmou Michel.

Biotecnologia e Educação alcançam nota 6

A avaliação da Capes trouxe outros dois resultados de destaque e os programas em Biotecnologia e em Educação subiram de 5 para 6.

O Mestrado e Doutorado em Biotecnologia apresentou excelentes indicadores de produtividade qualitativa e quantitativa e ficou superior à média dos programas na área. Cada uma de suas linhas de pesquisa está direcionada para áreas estratégicas que abrangem desde a bioeconomia até o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para o setor agropecuário e de saúde. Os avaliadores apontaram as características. Como destaque, está a aprovação e execução do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Bioinspir, que envolve um consórcio de mais de 25 instituições, além de parcerias com startups e indústrias.

As iniciativas do Programa refletem a qualidade científica e tecnológica dos docentes e os indicadores da área de Biotecnologia confirmam e atestam o desempenho dos docentes como muito bom. A integração com as demandas do mercado e o foco em bioeconomia, inovação tecnológica e sustentabilidade tornam o programa relevante para a região e para as necessidades nacionais e internacionais. O PPGBiotec/UCDB evidencia elevado grau de maturidade institucional e forte impacto social, econômico e cultural. O empreendedorismo tecnológico é evidenciado pela elevada produção tecnológica com participação discente, posicionando o Programa acima da média da área, sendo qualificado como muito bom. A comissão avaliadora descreveu no relatório final.

Educação consolida tradição de três décadas

O programa mais tradicional da UCDB, em Educação, existe desde 1994, com o Mestrado. O Doutorado foi aprovado em 2010. Em todos esses anos, o PPGE/UCDB é referência na área e organiza-se a partir da Área de Concentração Educação e nas seguintes linhas de pesquisa: Política, Gestão e História da Educação; Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente; Diversidade Cultural e Educação Indígena.

Na atual avaliação quadrienal (2021 a 2024), destacou-se por avanços significativos que evidenciam a excelência do programa e obteve conceito expressivo nos quesitos avaliados: proposta, formação e impactos na sociedade. O programa apresenta uma produção intelectual relevante e de qualidade, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos, em âmbito nacional e internacional. Uma das ações inovadoras avaliadas positivamente foi a inserção social do Programa, sobretudo na formação profissional de educadores em consonância com seus objetivos e missão. A diversidade do perfil discente, incluindo indígenas, negros, LGBTQ+ e professores de escolas públicas e de instituições de ensino superior, tem impactado positivamente a produção intelectual do Programa, ampliando as temáticas abordadas e contribuindo para a transformação do ambiente acadêmico e científico. Os avaliadores citaram as características.

A UCDB conta ainda com mais dois programas de pós-graduação Stricto Sensu: Psicologia e Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, ambos com nota 4, demonstrando nível de excelência.

Fonte: Agência Info Salesiana - MSMT

Com registro internacional, UniSales lança duas novas edições de revista científica

Centro Universitário Salesiano (UniSales) encerra o ano com uma conquista dupla para a pesquisa acadêmica: o lançamento de duas novas edições da Revista Ciência na Prática (v.3, n.2 e v.4, n.1). As publicações chegam marcadas por avanços técnicos significativos que consolidam a maturidade científica da instituição: a migração para o domínio oficial do grupo educacional e a implementação do Digital Object Identifier (DOI) em todos os artigos.

A divulgação dos dois volumes no mês de dezembro ocorre após a conclusão bem-sucedida da migração para o novo endereço eletrônico. A estratégia garantiu que ambas as edições já fossem publicadas com o registro DOI e hospedadas no novo ambiente, que oferece maior segurança, credibilidade e reforça o vínculo institucional da publicação com a marca Salesiana.

Avanço na pesquisa acadêmica

O grande destaque deste lançamento duplo é a indexação via DOI. A partir de agora, todos os artigos publicados — tanto na edição v.3, n.2 quanto na v.4, n.1 — contam com este identificador, que funciona como um “CPF” para documentos digitais, garantindo que o trabalho seja encontrado e citado corretamente em qualquer lugar do mundo.

Para a Prof.ª Dra. Melissa de Freitas Cordeiro Silva, Coordenadora de Pesquisa e Iniciação Científica do UniSales, este é um momento histórico para a produção acadêmica do centro universitário.

“Esta é uma edição muito importante para nós. A implementação do DOI aumenta a visibilidade dos autores e é um passo fundamental para a indexação e melhor avaliação da revista no sistema Qualis CAPES”, explicou a coordenadora, destacando que a iniciativa valoriza o pesquisador e amplia o alcance do conhecimento gerado no campus.

Reconhecimento e impacto social

A evolução editorial da revista reflete o compromisso do UniSales com a excelência acadêmica. O reitor da instituição, Pe. Geraldo Adair da Silva, celebrou a conquista como um passo fundamental para a internacionalização do ensino.

“A migração para o domínio oficial e, especialmente, a implementação do DOI, elevam o patamar da nossa produção científica, garantindo o reconhecimento internacional”, afirmou o reitor.

O impacto da publicação ultrapassa os muros da academia. Segundo o Pró-Reitor Acadêmico, Prof. Dr. Alexandre Cardoso Aranzedo, a divulgação destes trabalhos é essencial para o desenvolvimento comunitário. Ele avaliou o lançamento como um feito relevante, pois a difusão da produção científica “contribuirá para que reflexões e práticas possam ser implementadas no âmbito Salesiano e na sociedade em geral”.

Sobre o UniSales

O UniSales vem percorrendo uma trajetória de modernização contínua de seus métodos de ensino, baseada nas melhores tendências mundiais da educação superior. Orientado pela premissa de Dom Bosco de “aprender a aprender”, o Centro Universitário busca, por meio de ensino, pesquisa e extensão, uma relação ativa de proximidade com o mercado de trabalho e de compromisso com a transformação social.

Serviço: Os novos artigos das edições v.3 n.2 e v.4 n.1 podem ser acessados através do portal oficial: unisalesdigital.com.br.

Fonte: Inspetoria São João Boco

UniSales oferta 72 bolsas integrais de graduação pelo Programa Nossa Bolsa 2026

Centro Universitário Salesiano (UniSales), em Vitória (Espírito Santo), anunciou a oferta de 72 bolsas de estudo integrais para o ano letivo de 2026. A oportunidade é fruto da adesão da instituição ao Programa Nossa Bolsa, iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

As vagas contemplam candidatos que desejam ingressar no Ensino Superior com isenção total de mensalidades em uma instituição que se destaca por sua metodologia de ensino inovadora e centrada no protagonismo do estudante. As bolsas estão distribuídas entre 12 cursos de graduação nas áreas de saúde, tecnologia, gestão e humanas.

Cursos contemplados

Os estudantes interessados podem concorrer a bolsas para os seguintes cursos:

  • Administração
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Ciências Contábeis
  • Direito
  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Nutrição
  • Psicologia
  • Sistemas de Informação
  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ao ingressar no UniSales, o bolsista terá acesso a uma infraestrutura moderna e a uma abordagem prática que alia competência técnica aos valores salesianos de ética e desenvolvimento humano.

Quem pode participar

Para concorrer a uma das bolsas, o candidato deve atender aos pré-requisitos estabelecidos pelo edital do programa:

  • Ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em uma das edições entre 2021 e 2025;
  • Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública do Espírito Santo;
  • Possuir renda familiar per capita de até dois salários mínimos.

Inscrições e Seleção

Os interessados devem consultar o edital completo e realizar a inscrição diretamente pelo site oficial do programa.

A seleção é realizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Governo do Estado do Espírito Santo (Fapes). De acordo com o edital, a seleção será feita pela média global de 450 pontos nas provas objetivas e na redação. Além da média global, o estudante deve ter alcançado nota mínima de 400 pontos na redação.

Serviço:

Programa Nossa Bolsa 2026

Edital FAPES nº 26/2025 – Nossa Bolsa 2026: clique aqui e acesse o edital
Inscrições de 02/12 a 19/01: www.fapes.es.gov.br/nossa-bolsa

Dúvidas?
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
WhatsApp: (27) 99824-6168 (respostas apenas em dias úteis no período de 09 às 18 horas).

Fonte: Site da Inspetoria São João Bosco

Trabalho do Curso de Medicina do UniSALESIANO conquista destaque no CICE 2025

O trabalho desenvolvido no Curso de Medicina do UniSALESIANO alcança reconhecimento nacional e internacional ao se classificar entre os sete melhores do Congresso Internacional de Cirurgia Vascular e Endovascular (CICE 2025). O professor Dr. Orlando Adas Saliba Junior apresenta a pesquisa em um dos mais importantes eventos da área.

Seleção rigorosa destaca qualidade da pesquisa

A edição deste ano do congresso recebe 356 trabalhos inscritos e seleciona 250 para apresentação após análise criteriosa da comissão científica. A banca avaliadora considera apenas sete trabalhos os melhores e os encaminha para apresentação oral no grande auditório, em sessão plenária. O reconhecimento evidencia o mérito, a relevância e a qualidade da pesquisa.

Equipe de alunos desenvolve estudo sobre pé diabético

O estudo intitulado “Fluxograma e Manejo do Pé Diabético” alcança a conquista graças à sua importância clínica e ao empenho dos envolvidos. O professor destaca que o resultado é fruto da dedicação, esforço e comprometimento de toda a equipe sob sua orientação, em especial dos alunos Cayhe Ryu Kubo Suguimoto, Gabriel Baggio Sposito, Giovana Franciely dos Santos Pereira, Giovana Marini Jordão e José Guilherme Batista Pinto, todos da Turma 4 do Curso de Medicina.

Trabalho beneficia milhares de pacientes diabéticos

O docente ressalta a aplicabilidade direta do trabalho, que pode beneficiar milhares de pacientes diabéticos com lesões nos pés. A condição leva com frequência à incapacidade, afastamento das atividades diárias e, em casos graves, à amputação. Os altos custos associados ao tratamento dessa patologia chegam a R$ 586,1 milhões por ano, segundo estimativas do Ministério da Saúde.

Protocolo auxilia médicos da atenção primária

O projeto tem como principal objetivo criar um protocolo prático para auxiliar médicos generalistas da Atenção Primária do SUS e fornece informações essenciais para um atendimento mais qualificado e resolutivo. Segundo Saliba, esse suporte é decisivo para evitar a progressão da doença e reduzir a necessidade de encaminhamento para especialistas, o que contribui também para a diminuição das filas nos Centros de Especialidades. O professor destaca ainda que o estudo foi desenvolvido na unidade curricular do IESC e faz questão de agradecer à equipe envolvida. O professor conclui que acontecimentos como esse elevam o nome do UniSALESIANO e demonstram à comunidade científica o excelente nível do ensino praticado na instituição.

Alunos relatam experiência transformadora

Cayhe Ryu Kubo Suguimoto conta que participar do projeto de desenvolvimento do Fluxograma e Manejo do Pé Diabético, pelo IESC, sob orientação do Dr. Orlando, foi um marco na sua formação. Ele vivencia diversas reuniões na Unidade Básica de Saúde, nas quais trabalha tanto na concepção do projeto quanto na avaliação prática de pacientes com pé diabético. O aluno relata que foi um período de intenso aprendizado, troca de conhecimentos e trabalho em equipe. Todo o esforço resulta em um reconhecimento especial: o projeto é selecionado entre os sete melhores trabalhos apresentados no CICE 2025. O estudante sente profunda gratidão ao Dr. Orlando, cuja liderança e expertise foram fundamentais, e a todo o grupo pela dedicação que torna possível a conquista e reforça a relevância do trabalho.

Objetivo do projeto atende necessidade dos pacientes

Giovana Franciely dos Santos Pereira explica que, quando decidiram desenvolver o Fluxograma do Pé Diabético, o principal objetivo era auxiliar o médico no diagnóstico precoce das lesões e orientar os cuidados necessários. A aluna diz que ver até onde o projeto chega a enche de alegria e orgulho por ter contribuído para sua realização, especialmente ao lado de pessoas que, além de colegas, se tornam amigos. Estar entre os sete melhores trabalhos em um congresso internacional é extremamente gratificante. Giovana afirma: “Nada disso seria possível sem o apoio do Dr. Orlando, que desde o início nos mostrou que a medicina vai muito além das telas dos computadores: ela está no acolhimento, no exame físico cuidadoso, no diálogo e, principalmente, na atenção aos pacientes que muitas vezes passam anos lutando contra feridas difíceis de cicatrizar ou enfrentando negligência”. A estudante espera que o projeto alcance ainda mais profissionais e, com isso, beneficie inúmeros pacientes.

Reconhecimento valoriza atenção aos pacientes

José Guilherme Batista Pinto considera a experiência extremamente gratificante e recebe o reconhecimento por um projeto que nasce após um contato mais próximo com pacientes portadores de pé diabético. Ao vivenciar essa realidade, o aluno percebe o impacto sofrido por aqueles que não recebem tratamento adequado a tempo e o quanto intervenções preventivas são fundamentais para evitar desfechos graves em pacientes diabéticos. O Dr. Orlando abraça o projeto de forma completa e não mede esforços para que o trabalho alcance grandes nomes da Cirurgia Vascular e se destaque em um congresso internacional, repleto de profissionais que são referência na área. Além disso, o professor contribui para colocar o nome da instituição em evidência. José Guilherme considera importante agradecer ao corpo docente do IESC, liderado pelo Dr. Ângelo, que sempre os incentiva a desenvolver projetos voltados à atenção básica e promove melhorias significativas para a saúde da comunidade.

Site facilita diagnóstico e manejo da doença

Giovana Marini Jordão relata que o projeto sobre Pé Diabético surge após inúmeras visitas à UBS, onde observam diversos pacientes diabéticos com a doença descompensada e evoluindo para lesões extensas nos pés e grande dificuldade de tratamento. Junto ao preceptor, Dr. Orlando, realizam várias reuniões e buscam estratégias para evitar que os pacientes cheguem a esse estágio tão avançado da condição. A partir disso, desenvolvem um site como ferramenta facilitadora para o diagnóstico e o manejo do pé diabético, voltado tanto para médicos quanto para toda a equipe multidisciplinar. A aluna diz que ver o impacto positivo que o trabalho alcança é extremamente gratificante e ainda mais especial foi saber que ele fica entre os sete melhores em um congresso internacional. Giovana afirma: “Desde o início, nossa missão foi ajudar os pacientes. Poder cumprir esse propósito por meio do nosso trabalho tem sido uma conquista imensamente significativa”.

Pesquisa leva inovação do interior para cenário internacional

Gabriel Baggio Sposito considera um privilégio poder vivenciar de perto o cuidado com os pacientes na UBS, sob a preceptoria do Dr. Orlando. A ideia de facilitar o manejo do pé diabético para os profissionais da saúde surge de forma conjunta e, com a experiência acadêmica do Dr. Orlando, conseguem alcançar um resultado extraordinário: ficam em sétimo lugar no congresso de cirurgia vascular e levam pesquisa e inovação de uma instituição do interior para um cenário internacional de destaque.

Com informações da Assessoria do Unisalesiano

UniSales conquista “Selo Instituição Socialmente Responsável” da ABMES

O Centro Universitário Salesiano (UniSales) foi reconhecido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) com o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, referente ao ciclo 2025-2026. A certificação confirma a participação ativa da instituição na 21ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.

A concessão do selo tem como objetivo certificar as Instituições de Ensino Superior (IES) que desenvolvem ações em prol da sociedade, validando o compromisso com a educação transformadora e o bem-estar comunitário. Segundo o comunicado oficial emitido pela ABMES, a certificação é válida por um ano e poderá ser utilizada nos materiais de divulgação da instituição até outubro de 2026.

Compromisso com a Sociedade

Esta conquista reflete a missão institucional do UniSales que, orientado pelas premissas de Dom Bosco, busca não apenas a excelência no ensino e na pesquisa, mas também uma forte atuação na extensão e na responsabilidade social.

A obtenção do selo reforça o posicionamento da instituição em manter uma relação de compromisso com a sociedade, guiada por valores como ética, justiça, solidariedade e dignidade. O reconhecimento nacional pela ABMES destaca o papel do UniSales na formação de profissionais capacitados não apenas para o mercado de trabalho, mas para a vida e para a construção de uma cidadania ativa.

Além das ações comunitárias, a atuação do Centro Universitário estende-se à preservação ambiental. Por ser uma instituição salesiana da Inspetoria São João Bosco (ISJB), o UniSales integra a Don Bosco Green Alliance, uma plataforma global voltada para iniciativas ecológicas da família salesiana. Lançada em 2018 e inspirada na encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, a rede conecta jovens e instituições para responder ao “grito da terra e ao grito dos pobres”, promovendo a ecoeducação e a defesa da nossa “casa comum” diante da crise climática.

O reconhecimento nacional pela ABMES, somado à participação nesta aliança global, destaca o papel do UniSales na formação de profissionais capacitados não apenas para o mercado de trabalho, mas para a construção de uma cidadania ativa, ética e sustentável.

 

Inspetoria Salesiana São João Bosco

Pró-Reitor de Pastoral da UCDB recebe medalha por contribuição à juventude católica

O Pró-Reitor de Pastoral e Assuntos Comunitários da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Pe. Rafael Gustavo Souza Lopes, recebeu a Medalha Legislativa São Carlo Acutis, entregue pela Câmara dos Vereadores, na noite de ontem (10). A honraria foi criada para homenagear aqueles que se dedicam à juventude católica e a cerimônia teve a presença do Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, e do arcebispo metropolitano da Capital, Dom Dimas Lara Barbosa.

A congregação salesiana foi representada, também, pelo Pe. Orozimbo de Paula Júnior, pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, e pelos leigos Eduarda Victória Bezerra de Souza, jornalista da Sede Inspetorial da Missão Salesiana de Mato Grosso, Tiago Lino de Almeida, representante da Articulação Juvenil Salesiana, Isabela Escobar Dinallo, participante dos grupos juvenis da Paróquia Auxiliadora, e Henrique Guimarães Alves Ferreira, coordenador dos ministérios de música da Paróquia São João Bosco.

Em um dos discursos da noite, representando os homenageados, padre Orozimbo lembrou que Carlo Acutis viveu a santidade com simplicidade e fé. “Os jovens de hoje são chamados à santidade. Mesmo num tempo de tanta interação, a comunhão com Deus continua valendo e transformando vidas”, disse.Ele destacou que Acutis usou as redes sociais como instrumento de evangelização e reafirmou o compromisso salesiano com a formação da juventude. Como dizia São João Bosco, a paróquia e o oratório devem ser casa que acolhe, escola que educa, pátio que reúne amigos e igreja que evangeliza”, declarou.

Dom Dimas Barbosa afirmou: “A Igreja só vai ser jovem quando os jovens forem Igreja”. A medalha foi uma proposta do vereador André Salineiro: “Reconhecer a juventude é fortalecer a missão da Igreja e incentivar valores que transformam vidas. Esses jovens são exemplos de fé, liderança e amor ao próximo”, afirmou.

Carlo Acutis foi canonizado dia 7 de setembro de 2025 pelo Papa Leão XIV. Nascido em 1991, na Itália, e morto aos 15 anos, em 2006, o jovem usou a internet para evangelizar. Campo Grande foi palco do primeiro milagre atribuído a ele, com a cura do menino Matheus Lins Vianna que, inclusive, esteve presente na sessão solene da Câmara.

Fonte: UCDB com informações da Missão Salesiana de Mato Grosso

Professores da UCDB integram ranking mundial de cientistas mais influentes

Dois pesquisadores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) figuram entre os cientistas mais influentes do mundo na World’s Top 2% Scientist List 2025, elaborada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O ranking utiliza critérios bibliométricos e analisa milhões de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.

O professor doutor Octávio Luiz Franco, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UCDB, aparece na lista pelo segundo ano consecutivo. O professor doutor Marlon Henrique Cardoso, também do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Agroambiental, estreia na relação.

A classificação considera indicadores como número de citações, índice h e relevância de artigos altamente citados. O levantamento apresenta duas modalidades: uma referente ao impacto acumulado até 2024 e outra que avalia apenas o desempenho no último ano.

Estreia no ranking

Marlon Henrique Cardoso graduou-se em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia pela Universidade Católica de Brasília. Iniciou o doutorado em 2015 na Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília e realizou parte dos estudos na Universidade de Queensland, na Austrália. Entre 2019 e 2023 atuou como pós-doutor no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UCDB. Hoje é professor pesquisador nos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia e Agroambiental da instituição.

Durante o doutorado publicou 20 artigos científicos e recebeu prêmios internacionais em Roma e Quioto por melhores apresentações de trabalhos. Também obteve menção honrosa no Prêmio CAPES de Melhor Tese e conquistou todos os prêmios de melhor tese da Universidade de Brasília.

Na UCDB, coordena um grupo de pesquisa com 20 integrantes entre acadêmicos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. “Estar em uma lista neste nível de seletividade me remete a muitos anos de estudo, dedicação, colaborações, sucessos, fracassos e paixão pela ciência que fazemos em nosso país. É isso que sinto quando me vejo neste nível de comprometimento com a instituição e com a ciência mundial”, afirmou.

Experiência consolidada

Octávio Luiz Franco graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará em 1998 e concluiu doutorado em Biologia Molecular pela Universidade de Brasília em 2001. Realizou três pós-doutorados: na University of British Columbia, no Canadá; na University of Edinburgh, na Escócia; e no Centro Nacional de Recursos Genéticos e Biotecnologia da Embrapa, no Brasil.

Atualmente, leciona na UCDB e na Universidade Católica de Brasília. É consultor de 13 órgãos brasileiros voltados para pesquisa e de cinco instituições internacionais. Desenvolve estudos em bioquímica proteômica e modelagem molecular, com foco em bioquímica de proteínas. Atua em temas como peptídeos antimicrobianos, imunomoduladores, anticongelantes e análises proteômicas de animais, vegetais e microrganismos.

Produção de impacto

Octávio Franco e Marlon Cardoso assinam, com Danieli Buccini, Camila Souza e Nelson Oliveira Júnior, o primeiro artigo publicado exclusivamente por brasileiros na revista Nature Reviews Microbiology. A pesquisa da UCDB ocupa a capa da edição de novembro, divulgada no dia 14 de outubro.

 

Fonte: Assessoria UCDB

Conselho IUS 2025: futuro da educação superior salesiana

A 20ª reunião anual do Conselho das Instituições Salesianas de Ensino Superior (IUS), realizada nos dias 21 e 22 de julho de 2025, reuniu sete membros do Conselho, representando 21 países que supervisionam 97 instituições, com uma força total de mais de 8.000 professores e 160.000 alunos. Sob a liderança do Reitor-Mor dos Salesianos, P. Fabio Attard, e do Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil, P. Rafael Bejarano, o Conselho deliberou sobre um plano abrangente de seis anos para orientar a educação superior salesiana no contexto global.

A IX Assembleia Geral, agendada para novembro de 2026, dará início ao plano. A conferência de quatro dias se concentrará no reforço da identidade salesiana e católica, na revisão das Políticas anunciadas em 2022 e na criação de um Plano de Ação Conjunta que levará à X Assembleia Geral em 2030.

Principais desenvolvimentos e decisões

A reunião foi marcada pelos relatórios regionais apresentados por Javines Ronilo (Ásia Leste-Oceânia), Joby Joseph (Ásia Sul), Alessio Rocchi e Michal Vojtàš (Europa) e Mario Olmos e José Marinoni (América). Várias decisões importantes foram fundamentadas em suas contribuições.

O Conselho aprovou a proposta de colaboração Taizé-IUS, que terá início em 2026. Esta parceria focará em proporcionar oportunidades de crescimento profissional, especialmente para pessoas das áreas da África e da Ásia Leste-Oceânia (EAO). A participação regional no Jubileu da Educação também foi finalizada, com uma representação de cada área: 3 participantes do Leste Asiático-Oceânico, 25 do Sul da Ásia, 5 da Europa, 2 da Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), 5 da América Latina e 5 da África.

Também foi feita uma revisão completa do Plano de Ação 2022-26. O Conselho analisou sua execução nas diversas regiões, assegurando a conformidade com a missão da IUS e preparando-se para apresentar os resultados na próxima IX Assembleia Geral.

Discurso inspirador do P. Fabio Attard

A reunião iniciou com as considerações do P. Fabio Attard, que expôs uma perspectiva persuasiva acerca do futuro das IUS. Ele ressaltou a importância das IUS como promotoras da identidade salesiana, protagonistas proféticas no campo profissional e uma presença carismática na Igreja, orientando e acompanhando os jovens em suas trajetórias. Seu discurso deu o tom para o processo de discernimento e tomada de decisão que se seguiu.

Aprofundamentos e questões regionais

Os relatórios regionais trouxeram dados importantes sobre os desafios e as possibilidades que as IUS enfrentam globalmente. Na Europa, foi feita uma proposta de criação de um Centro de Coordenação para facilitar os programas de graduação europeus e promover uma melhor colaboração. Na América, a questão da sustentabilidade foi considerada urgente, com foco particular na preservação dos serviços destinados a jovens em situação de vulnerabilidade, mesmo diante dos obstáculos financeiros e estruturais.

Em um cenário mais amplo, o conselho enfatizou a importância de maior envolvimento da liderança regional e da inspeção para tratar do estado presente e do potencial futuro das IUS. Isso implica priorizar a formação, a  pesquisa e o desenvolvimento de recursos, garantindo que cada região possa aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela rede IUS.

Uma perspectiva de futuro

"Esse encontro foi um passo fundamental para alinhar nossas instituições globais à visão de Dom Bosco. A aprovação de projetos mais abrangentes, como a parceria com Taizé e o Jubileu da Educação, evidencia nosso empenho em fomentar a excelência profissional e a identidade salesiana em todas as realidades. As considerações apresentadas evidenciaram a relevância da sustentabilidade, da cooperação e da liderança. A partir da IX Assembleia Geral, as IUS estão prontas para continuar a ser uma força transformadora para os jovens e para a Igreja", disseo P. George Thadathil, Coordenador Internacional das IUS.

A reunião do Conselho das IUS destacou a importância da educação superior salesiana na formação do futuro. Ao incentivar a cooperação, focar nos jovens e lidar com os desafios da sustentabilidade, a IUS representa a visão de Dom Bosco no contexto contemporâneo, ciente de que as decisões e ponderações do Conselho serão um guia para as próximas etapas da missão salesiana na educação superior.

Fonte: Agência Info Salesiana

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil