Notícias

Notícias

Fique por dentro do universo salesiano

IV Acampabosco promove encontro de jovens caracterizado pela espiritualidade e alegria do carisma salesiano

De 12 a 14 de setembro, a paróquia de Santa Isabel, no Rio Negro, Amazonas, sediou a 4ª edição do Acampabosco, evento juvenil marcado pela espiritualidade e pela alegria do carisma salesiano. Com o tema "Jovens peregrinos da esperança", o acampamento reuniu aproximadamente 90 jovens, para três dias repletos de fraternidade, Fé e entusiasmo. A programação incluiu momentos profundos de espiritualidade (Santa Missa, Adoração ao SS. Sacramento, terço luminoso...), que auxiliaram os participantes a fortalecer sua união com Deus. Além da dimensão espiritual, os jovens participaram de caças ao tesouro, jogos e outras atividades de diversão, reforçando os laços de amizade, o trabalho em equipe e a vivência alegre da fé. O Acampabosco, evento já consolidado na Paróquia, visa proporcionar aos jovens um ambiente propício para o desenvolvimento humano e cristão, fundamentado no carisma de Dom Bosco, fundador da Família Salesiana e impar educador de jovens.

Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

Evento promovido pela Inspetoria Salesiana de São Paulo fortalece a formação, a convivência fraterna, o empenho pastoral das comunidades

No sábado, 13 de setembro, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Campinas-SP, sediou o Encontro Inspetorial de Paróquias e Santuários, coordenado pelo P. César Siqueira. O encontro reuniu lideranças de Paróquias e Santuários confiados aos Salesianos de Dom Bosco na Inspetoria Salesiana de São Paulo, promovendo momentos de oração, formação, convivência fraterna. A abertura oficial do evento ocorreu na Santa Missa, presidida pelo inspetor, P. Alexandre Luís de Oliveira. Na homilia, destacou a importância de formar os leigos das comunidades eclesiais e de unir esforços sob o carisma salesiano, reforçando boas práticas e ações pastorais que deem verdadeiro testemunho de Jesus Cristo. Mais de 60 os participantes, incluindo párocos, reitores, secretárias paroquiais, representantes do setor administrativo, liturgia, equipes vocacionais e coordenadores de pastorais sociocaritativas. O encontro proporcionou um espaço de reflexão, aprendizado e fortalecimento de vínculos entre as comunidades salesianas.

Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

Entre oração e algoritmos encontro salesiano debate o futuro da pastoral em tempos de IA

Coordenadores de pastoral, Membros da Equipe Inspetorial de Pastoral (EIP) e Leigos de várias presenças salesianas da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT/BCG) se reuniram entre os dias 15 e 17 de setembro, na Casa de Retiros da Lagoa da Cruz, em Campo Grande-MS, para um encontro que promete moldar o futuro das atividades pastorais salesianas. O evento conjugou reflexão espiritual com debate sobre os desafios da era digital.

A programação iniciou logo após a chegada dos participantes na segunda-feira (15/09) com um momento de funda espiritualidade. Na Capela, o Delegado da Pastoral Vocacional, P. Aldir da Silva, conduziu a Adoração. Em gesto simbólico, entregou ao SS.mo tanto a Inspetoria quanto a Escolha do novo Inspetor, demonstrando a confiança na Divina Providência para os caminhos futuros da instituição.

Seguiram-se as apresentações, revelando a amplitude geográfica do encontro, com participantes chegando das mui diversas casas da Inspetoria à capital sul-mato-grossense.

Quando a Fé encontra a tecnologia

O grande destaque do encontro foi a palestra -magistral- : “Inteligência Artificial: uma nova mediação na comunicação”, ministrada pelo Professor Alexandre Le Voci Sayad, na terça-feira (16/09). Jornalista e educador especializado em Direitos Humanos, Mestre em IA e Ética, Sayad trouxe uma perspectiva inovadora sobre como a tecnologia pode ser aliada nas ações pastorais.

Três as abordagens fundamentais para o uso da IA na educação:

– educar para a IA: capacitar os usuários para um uso ético e responsável;

– educar acerca da IA: promover a compreensão de seu funcionamento;

– educar com a IA: utilizar a tecnologia como ferramenta educativa potencializante.

Durante os debates, emergiu um exemplo prático já em uso: a aplicação da IA na catequese para tornar a linguagem bíblica mais acessível, sempre com o refinamento humano de sacerdotes a fim de evitar interpretações inadequadas. O debate também tratou de questões sensíveis quais a criação de imagens realistas e o fornecimento de dados para sistemas de IA.

“O olhar para a IA deve ser amplo e sistêmico; a gente não pode entender a IA como um pontinho na grade curricular, com um impacto restrito. Ela exerce um impacto amplo; e a educação também tem que olhá-la e abraçá-la de modo amplo: caso contrário gera-se ruído e uma geração meio escrava das ‘Big Techs’, também escravas do sistema de IA, sem aproveitar o que ela tem de melhor”, destacou Sayad.

O especialista apresentou casos internacionais interessantes, incluindo uma Capela polonesa que utiliza IA para ensinar sobre o catolicismo, demonstrando como a tecnologia já está sendo implementada em contextos religiosos ao redor do mundo.

Os arrazoados se aprofundaram com exercícios práticos, onde grupos problematizaram o uso da IA, promovendo debates sobre benefícios e desafios de sua utilização no âmbito pastoral.

Planejamento e perspectivas futuras

O encontro também serviu qual espaço de planejamento estratégico. A Equipe Inspetorial de Pastoral apresentou ideias para ações em 2026 e discutiu calendários prévios, além de avaliar a execução das atividades de 2025. As conversas abordaram questões práticas como frequência a eventos, recursos financeiros, faixa etária dos participantes, desafios locais específicos.

Vice-inspetor preside Missa

A dimensão espiritual do encontro foi reforçada na Eucaristia presidida pelo Vigário do Inspetor, P. Ademir de Lima. A primeira leitura (1Tm 3,1-13) serviu de base para uma homilia que conectou as responsabilidades pastorais com o espírito salesiana.

As passagens – “Porque, se alguém não sabe governar a sua casa, como poderá cuidar da Igreja de Deus?” e “Porque os que tiverem exercido bem o seu ministério, ganharão para si melhor grau de honra e muita confiança na Fé que têm em Cristo Jesus” – foram refletidas pelo Vice-Inspetor, que relacionou os versículos com o âmbito dos responsáveis pelas pastorais, ressaltando a importância da Pastoral como coração de uma Casa salesiana.

Encontro acaba com comemoração

Como toda boa reunião brasileira que se preze, o encontro “acabou - literalmente - em pizza”. O rodízio noturno proporcionou descontração e confraternização, momento que permitiu o fortalecimento dos laços entre os participantes e a continuidade dos questionamentos em ambiente mais informal, provando que algumas tradições permanecem imutáveis: também em tempos de IA.

Fonte: ANS/MSMT

Pe. Luis Eugenio é o novo Animador Espiritual da ADMA

A Associação de Maria Auxiliadora (ADMA) acolhe com alegria a nomeação do Pe. Luis Eugenio Vargas Isaza, salesiano colombiano de Medellín, como novo Animador Espiritual Mundial. Ordenado sacerdote em 2002, o novo animador traz consigo uma profunda vivência pastoral, marcada pelo amor a Maria Auxiliadora e pelo compromisso com a Família Salesiana.

Pe. Luis Eugenio recebeu a nomeação com espírito de fé e disponibilidade, afirmando:
“Aceito essa tarefa com grande surpresa e fé, com a esperança de viver a vontade de Deus e de servir com amor e obediência a minha Congregação e a Associação de Maria Auxiliadora, que tanto amo. Considero-a uma grande responsabilidade e um campo de ação evangelizadora salesiana onde o Senhor nos pede para O servirmos e, se é a Sua vontade, Ele mesmo nos sustentará e nos dará força.”

Ligado há anos à ADMA, o sacerdote já a acompanhou em diversas realidades locais, como Cali e Medellín. Desde 2020, atuava como Conselheiro da Associação, promovendo com entusiasmo a formação espiritual e a comunhão com toda a Família Salesiana. Atualmente, ele se prepara para transferir suas responsabilidades no Santuário de Maria Auxiliadora em Medellín ao seu sucessor, antes de assumir a nova missão em Turim, berço do carisma salesiano.

Durante este período de transição, o Pe. Gabriel Cruz Trejo continuará acompanhando as atividades programadas da ADMA até a chegada do novo animador. A Associação expressa profunda gratidão a ele por sua dedicação e disponibilidade, preparando também um momento especial de despedida.

A Família Salesiana confia esta nova etapa à intercessão de Maria Auxiliadora e ao abraço espiritual de Dom Bosco, na certeza de que Pe. Luis Eugenio conduzirá a ADMA com coração salesiano e zelo apostólico, fortalecendo ainda mais a missão de evangelizar e difundir a devoção mariana no mundo.

Angélica Novais com informações da ADMA

Leão XIV reza o Ângelus em seu aniversário: 'Agradeço a Deus e a meus pais'

O papa Leão XIV rezou o Ângelus de domingo com os fiéis hoje (14) em uma data especial: seu 70.º aniversário. Desde o início da manhã, a praça de São Pedro encheu-se de peregrinos com faixas, cartazes de felicitações e bandeiras de felicitações.

«Parece que vocês sabem: hoje eu completo 70 anos», disse o Pontífice com um sorriso, improvisando algumas palavras de agradecimento. «Agradeço ao Senhor e aos meus pais, e a todos aqueles que se lembraram de mim nas suas orações».

O papa mostrou-se visivelmente emocionado ao ouvir as bandas musicais que, na praça do Vaticano, tocaram Parabéns a Você. Os milhares de participantes acompanharam o gesto com aplausos e vivas, agitando os seus cartazes com mensagens de gratidão e bênçãos.

Madre Chiara Cazzuola acolhe participantes do Projeto Mornese em Roma

No dia 10 de setembro, quarta-feira, na Casa Sagrado Coração, em Roma, a Madre Chiara Cazzuola, Superiora Geral das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), dirigiu a tradicional “Boa Noite” salesiana aos 34 participantes do Projeto Mornese em Português, vindos do Brasil, Angola, Madagascar, Moçambique e Portugal, entre estes, 20 leigos.

Maria Dantas, coordenadora executiva da Rede Salesiana Brasil e participante do projeto, ao falar sobre o que mais a marcou nesta jornada até agora, ressaltou que todos os momentos e partilhas vividos foram profundamente significativos. “A alegria das Filhas de Maria Auxiliadora contagiou a todos os participantes deste projeto e fez grande diferença. Viver e experimentar o carisma salesiano renova o sentido da vida, fortalece a fé e reaviva a esperança”. 

Maria complementou, dizendo que “estar no coração do catolicismo, na casa do Santo Padre; participar da canonização de Carlo Acutis e Giorgio Frassati; conhecer mais de perto o Instituto; e estar em comunhão com a Madre Geral Chiara, entre tantas outras experiências, renovaram em nós a certeza da fé e do imenso amor de Deus por cada um de nós”.

Em sua mensagem, a Madre convidou os presentes a viverem a experiência de Mornese e Valdocco com o coração aberto, confiando a Maria Domingas Mazzarello e a Maria Auxiliadora suas intenções pessoais, familiares e missionárias. Recordou ainda a figura de Suor Maria Troncatti, que será canonizada em outubro, destacando-a como “mãe, missionária e artesã da paz e da reconciliação”.

A Madre Chiara sublinhou que a educação é um instrumento fundamental para promover a paz e encorajou todos a assumirem essa missão em seus contextos. Ao final, cada Inspetoria presenteou a Madre com símbolos de sua terra, gesto retribuído com uma imagem de Suor Maria Troncatti.

Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Frassati e Acutis: santos jovens que inspiram a missão salesiana

No dia 7 de setembro de 2025, a Igreja elevou a santos dois rostos jovens e luminosos: Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis, modelos para uma nova evangelização que encontra os jovens onde eles vivem, com alegria, serviço e profundo amor pela Eucaristia. A santidade de Frassati e de Acutis não é um ideal distante: é proximidade com os pobres, amor descompromissado e uso responsável dos meios para o anúncio do Evangelho. 

Saiba um pouco mais sobre São Pier Giorgio Frassati

 

Formação e experiências salesianas

Pier Giorgio recebeu educação direta de um salesiano: o padre Antônio Cojazzi foi enviado pelo Reitor-Mor dos Salesianos para acompanhá-lo. Não atuou como tutor, mas como amigo e guia espiritual desde os 10 anos até o fim do colégio, nutrindo amizade, ensino e educação profunda.


Após sua morte, o padre Cojazzi tornou-se seu principal propagador: escreveu sua biografia, recolheu testemunhos e impulsionou a causa de beatificação que se tornou símbolo para muitos jovens.

Frassati: Espiritualidade encarnada e juvenil

Conhecido como o “homem das Bem-aventuranças”, Frassati vivia sua fé por meio da caridade concreta, como o episódio famoso em que, sentindo compaixão, tirou seus sapatos para dar a uma mulher pobre.

Sua vida combinava ação social, compromisso político, profundidade eucarística e amor à natureza: ele caminhava e escalava montanhas por contemplação, convivendo com alegria e amizade: “sempre desejo escalar… experimentar aquela alegria pura”.

Frassati e sua conexão com o carisma salesiano

Dom Bosco propunha “razão, religião e bondade”: acompanhar os jovens com amizade, formação integral e delicadeza. Frassati é exemplo vivo desse modelo: formação com o salesiano Cojazzi, engajamento com os jovens, presença junto aos mais frágeis e incansável testemunho cristão, tudo isso com alegria e proximidade.

Sua vida e legado viraram inspiração real para a Ação Católica, especialmente entre os jovens: após sua beatificação em 1990, surgiram centenas de grupos juvenis com seu nome, criando comunidades formativas de ação e fé.

Curiosidades sobre São Pier Giorgio Frassati
  • “Rumo ao alto!”
    Essa era a frase que ele costumava escrever e repetir nas trilhas de montanha. Para Frassati, escalar era metáfora da vida espiritual: subir sempre em direção a Deus.

  • Jovem “normal” e alegre
    Gostava de esportes, brincadeiras e encontros com amigos. Tinha um círculo de jovens que chamava de Tipi Loschi (“os tipos esquisitos”), um grupo de amizade, oração e ação social.

  • Estudante engajado
    Pier Giorgio estudava Engenharia para poder trabalhar em favor dos mineiros e operários, promovendo condições de trabalho mais justas.

  • Amor à natureza
    Montanhista apaixonado, via na criação um reflexo da beleza divina. Muitas vezes levava amigos em excursões para unir lazer, amizade e fé.

  • Ação social escondida
    Ajudava pobres, doentes e necessitados em Turim sem contar nada à família. Só após sua morte descobriram a extensão da sua caridade silenciosa.

  • Morte precoce
    Morreu aos 24 anos, vítima de poliomielite fulminante contraída ao visitar os pobres. Milhares de pessoas simples compareceram ao seu funeral em agradecimento ao bem que receberam dele.

  • Defensor da dignidade humana
    Pier Giorgio viveu em um período turbulento da Itália (início do século XX), marcado pelo avanço do fascismo. Mesmo muito jovem, Pier Giorgio demonstrava coragem e clareza de valores: em tempos de grandes mudanças sociais, não teve medo de defender a dignidade humana, a liberdade e a justiça. Sua fé se traduziu em um compromisso concreto com o bem comum.
  • Frassati: coragem que não se deixou corromper
    Apesar de ser filho de um senador influente e dono de jornal, não se deixou seduzir pelo poder: ao contrário, participou ativamente da Ação Católica e de movimentos estudantis que se posicionavam contra as ideologias totalitárias.

 

Conheça São Carlo Acutis: juventude digital e coração eucarístico

 
Biografia breve e espiritualidade

Carlo foi educado em um colégio jesuíta (Instituto Leão XIII), imerso no carisma inaciano do “amar e servir em tudo” — o que moldou seu apostolado digital.

Com apenas 15 anos, criou um site sobre milagres eucarísticos, usando sua habilidade com computadores para evangelizar (“padroeiro da internet”). Sua frase célebre: “A Eucaristia é a minha autoestrada para o Céu”.

Sempre generoso, mesmo nas brincadeiras do cotidiano — por exemplo, nos esportes, doava o melhor paddle ao adversário.

Conexão com o carisma salesiano

Embora sua educação formal tenha sido inaciana, o estilo educativo de acolhimento, proximidade, alegria e missão que marcou Carlo sintoniza com o sistema preventivo de Dom Bosco: acompanhamento “como amigo”, talentos colocados a serviço da evangelização, presença alegre entre os jovens, tudo inspirado pela Eucaristia.

Carlo expressa hoje, de maneira eletrônica, aquilo que Dom Bosco já sonhava: levar os jovens à santidade usando os instrumentos do seu tempo, em amizade, fé e criatividade,sempre com os olhos em Jesus.

Curiosidades sobre Carlo Acutis
  • Primeira comunhão antecipada
    Carlo pediu para receber a Primeira Eucaristia aos 7 anos, mais cedo do que o habitual. Desde então, não passava um dia sem ir à Missa ou rezar o Rosário.

  • “Padroeiro da internet”
    Apaixonado por programação, criou com apenas 11 anos um site para catalogar milagres eucarísticos no mundo, usando a tecnologia como instrumento de evangelização.

  • Solidariedade simples
    Com a mesada que recebia, ajudava moradores de rua em Milão. Também defendia colegas vítimas de bullying na escola.

  • Vida cotidiana alegre
    Gostava de videogames, futebol e filmes de comédia, mas sempre buscava equilibrar o lazer com oração e serviço.

  • Generosidade nos pequenos gestos
    Quando jogava tênis ou paddle, costumava dar a melhor raquete ao adversário, mostrando que para ele a amizade estava acima da competição.

  • Sofrimento oferecido a Deus
    Ao descobrir a leucemia fulminante, ofereceu suas dores “pelo Papa e pela Igreja”, testemunhando maturidade espiritual surpreendente para um adolescente.

  • Sepultado em Assis
    Foi sepultado em Assis, cidade de São Francisco, seu grande modelo de vida evangélica. Seu corpo permanece em local de peregrinação juvenil.

Esses caminhos convergem com o carisma salesiano: Dom Bosco nos pede sempre a “antecipação afetiva”, colocar-nos ao lado dos jovens, orientar com razão, religião e bondade, para ajudá-los a encontrar sentido, trabalho digno, amizade e encontro com Cristo. A alegria missionária, a proximidade educativa e o cuidado com cada história juvenil tornam Frassati e Acutis companheiros naturais para as obras salesianas que acompanham e formam gerações.

Que estes dois santos nos inspirem a renovar o nosso compromisso com os jovens: oferecer-lhes espaços de encontro, oportunidades de serviço e formação que integrem fé e cultura: inclusive a digital. 

Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Visita do P. Oscar Lozano reforça unidade e cooperação mundial na missão educativa salesiana

O Pe Oscar Lozano, salesiano colombiano e responsável mundial pelo Escritório para a Educação Salesiana, setor que integra o Dicastério para a Pastoral Juvenil Salesiana, esteve no Brasil em visita ao escritório Rede Salesiana Brasil (RSB). Atualmente também professor na Faculdade de Educação da Universidade Pontifícia Salesiana de Roma, o sacerdote tem se dedicado à articulação global das iniciativas educacionais da Congregação.

O objetivo principal da visita foi conhecer de perto o planejamento estratégico da RSB, especialmente no que se refere ao setor das escolas. Além disso, buscou-se alinhar processos de produção de conhecimento teórico e prático sobre a Pedagogia Salesiana e a Salesianidade, com atenção particular ao processo formativo das lideranças que atuam nas presenças salesianas.

Para o Pe Sérgio Baldin, Diretor Executivo da RSB, a presença do P. Lozano é um sinal de comunhão: “Para nós, como Rede, a visita reforça o sentido de unidade com o centro da Congregação e também fortalece o sentido de rede de cooperação salesiana em um horizonte mundial”.

A visita também foi destacada pela Ir. Silvia Aparecida da Silva, Diretora Executiva da RSB: “Ter o Pe Lozano conosco nos inspira a seguir investindo na formação das lideranças e na produção de conhecimento que sustentem nossa ação educativa e evangelizadora”.

Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Carlo Acutis: de Turim ao coração da Família Salesiana

Carlo Acutis, o jovem que será canonizado amanhã, 7 de setembro, pelo Papa Leão XIV, de certo modo também foi influenciado em sua trajetória de Fé pela espiritualidade de Dom Bosco. Seu amor pela Eucaristia, considerada "o caminho para o Céu", marcou sua vida e suas ações, em sintonia com a espiritualidade salesiana, que prioriza o encontro com Deus e que Dom Bosco propôs como alicerce de seu Sistema Educativo, juntamente com a devoção a Maria Imaculada.

Em conversa telefônica com o P. Pierluigi Cameroni, Postulador Geral para as Causas dos Santos da Família Salesiana, a mãe de Carlos, Antonia Salzano, falou da presença de Dom Bosco e da Beata Alexandrina Maria da Costa, Salesiana Cooperadora e mística da Eucaristia na vida de Carlos.

Antonia lembrou que Carlos tinha feito uma cópia de um livro sobre o Catecismo de São Pio X que continha episódios da vida de Dom Bosco. Ela também lembra das várias vezes que ela e o filho foram  à Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim, para assistir à Santa Missa e rezar nas Urnas do Santo da Jventude (Dom Bosco) e de São Domingos Sávio, que Carlos considerava um modelo, especialmente por seu empenho com o "ensino do catecismo". Ao comentar a conexão entre Carlos e Domingos Sávio, Antonia mencionou um incidente que ocorreu numa escola frequentada por Carlos. Numa sala de aula, havia um quadro de São Domingos Sávio que alguém queria remover, alegando que era um santo ‘ultrapassado’. Carlos se opôs veementemente, citando a exemplaridade de sua vida e a relevância de seu testemunho.

Na exposição organizada por Carlos Acutis a respeito dos milagres eucarísticos, Dom Bosco é apresentado como um santo de profunda devoção à Eucaristia, com citações de diversos textos em que enfatiza a relevância desse Sacramento. Ele descreve o episódio em que, com apenas oito hóstias restantes no cibório, Dom Bosco iniciou a multiplicá-las para poder atender às 360 crianças presentes na Missa.

Quanto à sua ligação com a Beata Alexandrina Maria da Costa, Antonia relata que Carlos ficou maravilhado com a experiência da Mística portuguesa, que viveu por aproximadamente 13 anos, sustentada unicamente pela Eucaristia, além de Ela ser a destinatária da solicitação de Jesus para consagrar o Mundo ao Imaculado Coração de Maria, em consonância com a Mensagem de Fátima.

"Mesmo nas exposições dedicadas ao Inferno, ao Purgatório e ao Paraíso, e na exposição Anjos e Demônios, Carlos fala de Dom Bosco, da Beata Alexandrina e de São Domingos Sávio, relatando algumas de suas visões e experiências relacionadas às Realidades últimas da Vida Cristã."

A dedicação de Carlos à tecnologia e a habilidade de utilizar seus recursos, para propagar o Evangelho, estão alinhadas com a metodologia salesiana de evangelização, que busca atrair os jovens por meio de métodos modernos e inovadores. Dom Bosco empregou estratégias inovadoras para se comunicar com os Jovens, e Carlos Acutis seguiu seu exemplo, empregando a tecnologia como um instrumento para a santidade. A mãe de Carlos também confidenciou como o Carlos, inspirado pelo Sistema Preventivo de Dom Bosco, aconselhou um uso cuidadoso e vigilante da nova mídia, reconhecendo seu valor, mas também seus riscos e perigos.

Em síntese, Carlos Acutis encarna o espírito salesiano através de sua intensa espiritualidade eucarística, do uso criativo da tecnologia na evangelização e do seu amor ao próximo, demonstrando que a santidade é possível mesmo em contextos atuais e que pode ser testemunhada mediante tangíveis de amor. Aos jovens de hoje, ele oferece o seu "kit para tornar-se santo": um grande desejo de santidade, missa, comunhão, terço cotidianos, uma porção diária de Bíblia, adoração eucarística, confissão semanal e disposição de renunciar a algo pelos outros.

Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

Jubileu dos Jovens reúne milhares em Aparecida para celebrar o Ano Santo da Esperança

Evento promovido pela CNBB acontece de 3 a 6 de setembro, com participação especial da Juventude Salesiana

O maior Santuário Mariano do Brasil, em Aparecida (SP), recebe de 3 a 6 de setembro de 2025 o Jubileu dos Jovens, promovido pela Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB. O evento integra as celebrações do Ano Santo com o tema "Peregrinos de Esperança" e tem como ponto alto a Romaria Nacional da Juventude, no sábado (6).

A expectativa é reunir milhares de jovens de diversas dioceses para um dia de celebração e testemunho da fé, marcado por missas, momentos de oração, catequeses e atividades culturais. A programação se concentra no Centro de Eventos do Santuário Nacional, com procissão ao longo da esplanada.

Juventude Salesiana marca presença com encontro nacional

A Rede Salesiana Brasil participa do evento com o "Encontro Esperançar da Juventude", organizado pela Articulação da Juventude Salesiana do Brasil (AJS). O encontro começou no dia 3 de setembro, com jovens de todas as inspetorias salesianas do país se dirigindo a Aparecida para credenciamento no Hotel Rainha do Brasil.

Programação da AJS:

Dia 4 de setembro: Os jovens visitaram a presença social dos Salesianos de Pindamonhangaba, onde conheceram a réplica exata da casa de Dom Bosco. O dia incluiu momentos formativos, celebração eucarística, dinâmicas de grupos, oficinas, apresentação teatral e adoração ao Santíssimo.

Dia 5 de setembro: Visita à cidade de Guaratinguetá, com ida ao Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora. As atividades incluíram acolhida, o tradicional "bom dia" salesiano, momento catequético, dinâmicas, atividades em grupos, plenárias com partilhas, celebração eucarística, feirinha da AJS e jantar no formato luau.

Ainda no dia 6 de setembro, dia vai começar cedo com a saída dos jovens para o Centro de Eventos Padre Victor Coelho, onde farão o credenciamento para a Romaria Nacional da Juventude. A programação incluiu momento de oração, reflexão sobre o Jubileu dos Jovens, peregrinação até o santuário, missa, almoço, animações e adorações no Centro de Eventos, show com Diego Fernandes e encerramento com peregrinação do terço luminoso até o Santuário, finalizada com o Ângelus e bênção final.

No dia Dia 7 de setembro os jovens terão manhã livre para passeio e descanso, com finalização do encontro da AJS às 12h.

Caminho sinodal e compromisso com a esperança

O Jubileu dos Jovens é parte do caminho sinodal da Igreja, que convida todos os fiéis a viverem a esperança como virtude cristã e compromisso com a transformação da realidade. Para a juventude, representa uma oportunidade de renovar a fé, assumir o protagonismo juvenil e aprofundar a identidade como discípulos missionários.

Durante os três dias, os participantes refletem sobre os desafios da evangelização da juventude, a sinodalidade na ação pastoral e o papel dos jovens no contexto social e eclesial. A programação inclui momentos de espiritualidade, oficinas e partilha de experiências regionais.

Vozes dos participantes

"Juntos com outros jovens, das mais diversas inspetorias do país, nos reunimos aqui em Aparecida para vivenciarmos o Jubileu dos Jovens. Como forma de gratidão e para perpetuar esse sonho, decidimos organizar um encontro para a AJS em nível nacional, o Esperançar da Juventude", explicou a jovem Carol, da Inspetoria São João Bosco.

"É uma oportunidade de partilharmos sobre o nosso movimento, nossa caminhada, nossos desafios e, claro, as perspectivas para o futuro. É com muita esperança e gratidão a Deus que encerramos esse encontro com a expectativa de uma caminhada cada vez mais firme e ancorada no caminhar de Deus, sob a intercessão de São João Bosco e Madre Mazzarello", completou.

Lideranças destacam importância do encontro

Para Irmã Claudiane da Silva Cavalcante, Animadora da Pastoral Juvenil da Inspetoria Maria Auxiliadora, o evento representa um marco importante: "O Jubileu da AJS constitui um marco muito importante em nossa caminhada como Pastoral Juvenil Salesiana. Uma experiência fecunda de encontro, partilhas de vida, escuta e, sobretudo, de protagonismo juvenil. A AJS é um sinal vivo de esperança na Igreja e revela o quanto o carisma salesiano é um instrumento de Deus na vida de tantos jovens. Acreditamos que este encontro trará ainda mais frutos em nossa ação evangelizadora."

Irmão Manoel Messias da Silva, Animador da Pastoral Juvenil da Inspetoria São Luiz Gonzaga, destacou a continuidade do trabalho iniciado em Turim: "Um ano após termos sediado o Sínodo da Juventude Salesiana em Turim, na Itália, com a presença de jovens do mundo todo, estamos tendo a graça de sediar o nosso Sínodo da AJS aqui no Brasil, com jovens representantes de nossas 10 inspetorias."

"Para mim, como delegado da Pastoral Juvenil Salesiana, é uma graça estar com todos esses jovens e escutá-los. Escutar esses jovens cheios de sonhos e expectativas e, maior ainda, poder ver que nesses dias de encontro – nos momentos de partilha, convivência, celebração e oração – os jovens fazem propósitos que com certeza irão ajudar em nossa caminhada. Esperamos que tenhamos daqui uma grande caminhada e que cada jovem se sinta amado pelos Salesianos e Salesianas", concluiu.

Romaria como expressão de unidade

A Romaria Nacional da Juventude é considerada a maior expressão da unidade da juventude católica brasileira. Em Aparecida, os jovens são acolhidos na Casa da Mãe, confiando à intercessão de Nossa Senhora os desafios e esperanças da nova geração católica do país.

Projeto Mornese 2025 retoma os elementos carismáticos do CG XXIV em percurso formativo

De 8 a 23 de setembro, as irmãs Filhas de Maria Auxiliadora e leigos que partilham da missão salesiana participarão do Projeto Mornese em Língua Portuguesa 2025, uma experiência formativa que conduz às fontes do carisma salesiano. A itinerância, que passa por Roma, Turim, Mornese e Nizza, pretende atualizar as intuições do XXIV Capítulo Geral e favorecer uma vivência concreta dos elementos que sustentam a espiritualidade e a missão salesiana no mundo de hoje.

A reflexão que guia o encontro foi inspirada pela Conselheira para a Formação, Ir. Nilza Fátima de Moraes, e acolhida pelas animadoras do projeto. Elas destacam como prioridade a redescoberta de uma identidade salesiana sólida, enraizada em Cristo, que se alimenta de formação permanente e conduz a um testemunho coerente. O itinerário também convida os participantes a lerem a própria vocação “com os olhos de Deus”, cultivando a docibilitas e deixando-se guiar pelo exemplo mariano de escuta e disponibilidade.

Outro ponto fundamental é a vivência da sinodalidade missionária no estilo do Sistema Preventivo, que chama à corresponsabilidade, ao discernimento comunitário e a uma missão sempre em saída. Unido a isso, surge o compromisso com a Ecologia Integral, compreendida como eixo educativo que dialoga diretamente com os desafios atuais da juventude e da sociedade.

A espiritualidade do cuidado, tão presente em Madre Mazzarello, ganha nova força ao se expressar como espiritualidade ecológica: oração e contemplação que se transformam em gestos concretos de atenção à criação e aos mais vulneráveis. Essa perspectiva também ilumina outro aspecto essencial do Projeto: a qualidade da presença. Estar com os jovens, escutá-los, acolhê-los e caminhar ao seu lado, em saída, é parte da pedagogia que dá vida às obras salesianas.

A Coordenadora Executiva da RSB, Maria Dantas, é uma das participantes desta edição. Ao falar sobre as expectativas com o projeto, Maria Dantas nos disse que este “será um tempo de profunda imersão no coração da vida e da missão de Madre Mazzarello e Dom Bosco. Vou com gratidão, fé e o coração aberto para acolher esta experiência singular, na certeza de que será um encontro transformador e cheio da presença do carisma salesiano.”

O Projeto Mornese reforça a centralidade do acompanhamento. Mais do que uma metodologia, trata-se de um estilo de presença que acompanha processos pessoais e comunitários, garantindo amadurecimento e continuidade vocacional.

Assim, o encontro não é apenas uma formação pontual, mas um verdadeiro chamado à renovação da missão salesiana. Cada experiência de oração, partilha, oficinas e celebrações, busca fortalecer em irmãs e leigos a convicção de que o carisma salesiano continua atual e fecundo, especialmente quando vivido em comunhão e com abertura aos desafios do tempo presente.

Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Fonte: Istituto Figlie di Maria Ausiliatrice

Teresa Valsè Pantellini: uma espiritualidade centrada no amor

No dia 3 de setembro de 1907, em Turim, com apenas 29 anos, falecia Irmã Teresa Valsè Pantellini (1878 – 1907), Filha de Maria Auxiliadora (FMA) declarada venerável em 12 de julho de 1986 por São João Paulo II.

Desta jovem FMA podem-se destacar muitos aspectos que lhe mereceram, entre outras coisas, ter como biógrafo o próprio Ferdinando Maccono, que também foi biógrafo de Santa Maria Mazzarello. Certamente, porém, destaca-se entre todas a sua capacidade de acolher as meninas como eram, sem se deixar intimidar por comportamentos ofensivos ou mesmo violentos.

Algumas oratorianas testemunharam:

“Numa tarde de domingo, entraram no pátio do oratório [em Roma, Trastevere] quatro ou cinco meninas que nunca tinham sido vistas. Irmã Teresa não estava porque não se sentia muito bem e a superiora me disse para me retirar. Mas não se passou nem um quarto de hora quando, enquanto conversavam com uma Irmã, de repente, arrancaram-lhe o véu. As maiores de nós, que viram o ato grosseiro, correram para defender a Irmã e começou uma briga. Alguma correu para a rua para chamar as policiais e estas vieram e estavam prestes a levar embora aquelas prepotentes, quando Irmã Teresa, avisada do fato doloroso, desceu rapidamente e disse: ‘Não, não! Não devemos deixar levar para a prisão aquelas meninas, porque o Senhor as enviou aqui para que as tornemos boas’ e correu em direção à portaria para chamar as policiais; mas, tanto pela exaustão, quanto pela pequena corrida, desmaiou e caiu. Foi levantada e acompanhada ao quarto.

Durante a semana, ela se informou sobre aquelas meninas e conseguiu aproximar-se de algumas delas e soube que  tinham sido mandadas ao Oratório por pessoas más, que prometeram dar-lhes vinte e cinco liras se arrancassem o véu e a touca de alguma Irmã, e elas fizeram essa ‘bela proeza’. Irmã Teresa cuidou delas, procurou-lhes trabalho, aceitou uma na sala de trabalho e aos poucos colocou-as todas no caminho certo.”

Outras coirmãs confirmam. Irmã Tullia De Berardinis escreveu: “Às vezes reclamava do comportamento das meninas; e ela: ‘Devemos ter pena delas; são pobres meninas abandonadas por todos e expostas a tantos perigos! Agradeçamos ao Senhor por virem ao Oratório e vereis que, com o tempo, elas se tornarão boas. Vamos recomendá-las ao Sagrado Coração de Jesus e à Nossa Senhora’”.,

E Irmã Ottávia Clerici: “Diante de qualquer afronta e dificuldade das meninas, sempre as defendia dizendo: ‘De cem grosserias ou caprichos, oitenta não sabem que estão fazendo isso’”.

O que sustentava uma jovem de família rica com dificuldades de saúde neste compromisso de dedicação a Deus e à educação dos mais pobres? Um belo estudo de Irmã Piera Ruffinatto, Reitora da Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação Auxilium, apresenta a sua espiritualidade educativa, “centrada no amor”. Leia o artigo da Irmã Piera em língua italiana clicando aqui.

Fonte: Istituto Figlie di Maria Ausiliatrice

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil