Notícias

01/09/2025

Estudantes do Colégio Castelo arrecadam mais de 700 quilos de alimentos e beneficiam instituições

O Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé (RJ), celebrou na última semana um gesto de solidariedade que encheu de orgulho toda a comunidade escolar. Durante a Gincana Solidária, parte dos Jogos Internos do Castelo – JIC 2025, os alunos arrecadaram nada menos que 725 quilos de alimentos.
 
As doações foram entregues a três instituições locais: Fazenda da Esperança, Projeto Pão Nosso, da Paróquia Santo Antônio, e o Recanto dos Idosos. Representantes das entidades estiveram no Castelo para receber, das mãos dos estudantes, colaboradores e Irmãs Salesianas, os alimentos que farão diferença no dia a dia de muitas famílias e pessoas assistidas.
 
O momento da entrega foi marcado por emoção e gratidão. Para Marina Gabbay, da Fazenda da Esperança, o gesto é reflexo do compromisso do Castelo com a solidariedade. “Imensa gratidão. Que Deus retribua a cada um de vocês, professores e alunos, por esse ato de amor”, afirmou.
 
No Recanto dos Idosos, a voluntária Josefa Sampaio destacou a força do envolvimento da juventude. “A solidariedade, o sentimento cristão, é que tem nos ajudado a manter a instituição funcionando. É lindo ver crianças e adolescentes protagonizando isso”, disse.
Já Marlice Couto, representando a Paróquia Santo Antônio, reforçou o impacto das doações: “Parabéns pelo gesto carinhoso. O amor está crescendo no coração de cada um e isso é o que Jesus nos pede: sermos solidários e felizes.”
 
A Gincana Solidária é uma oportunidade de despertar nos jovens o senso de responsabilidade com o próximo, mostrando que cada gesto, por menor que pareça, pode transformar realidades. Segundo o professor Ismael Souza, idealizador da gincana, a iniciativa nasceu em 2023, a partir de uma reflexão em sala de aula sobre a fome. “Os estudantes pensaram no formato e, desde então, se dedicam cada vez mais. Este ano, a arrecadação mais que dobrou, com foco nos alimentos essenciais para a cesta básica. É um exercício de solidariedade que se soma ao espírito salesiano de formar bons cristãos e honestos cidadãos”, explicou.
 
Além dos alimentos, as instituições também foram beneficiadas com os recursos arrecadados no Arraiá Beneficente do Castelo, realizado em julho. Parte da renda do evento já havia sido destinada diretamente às contas das entidades, e a entrega simbólica durante a gincana coroou um ciclo de partilha e união que ultrapassou os muros da escola.
 
Assessoria de Comunicação do Colégio Castelo
29/08/2025

Editora Edebê lança coleção “Identidade” para o Ensino Médio nas Escolas da Inspetoria Madre Mazzarello

O evento fortaleceu o Carisma salesiano e apresentou o novo material que será adotado a partir de 2026 pela Rede Salesiana Brasil

Nos dias 26 e 27 de agosto, a Sede Inspetorial da BMM recebeu o Time de Assessores da Editora Edebê para o lançamento da coleção Identidade, destinada ao Ensino Médio das escolas da Rede Salesiana Brasil, com implementação prevista para 2026. Estiveram presentes as Direções e Coordenações Pedagógicas das unidades da Inspetoria que ofertam o segmento, em um encontro marcado por troca de experiências e aproximação com a equipe Edebê.

O evento foi idealizado pelo Assessor de Educação da Inspetoria, Cristiano Prates Rodrigues e pela Ir. Amélia de Assis Castro, Coordenadora de Equipe Inspetorial que acompanha o desenvolvimento das Escolas. Mais do que uma apresentação técnica, o lançamento foi também um espaço de diálogo sobre o material e sua elaboração, reforçando o alinhamento estratégico entre a qualidade acadêmica e a sustentabilidade carismática salesiana. “Este momento formativo fortalece nossa missão salesiana de educar evangelizando, ajudando cada escola a integrar a Coleção Identidade na construção de uma educação de qualidade. A formação reafirma nosso compromisso salesiano de colocar o jovem no centro, promovendo uma aprendizagem integral que une saberes, valores e espiritualidade para a vida e para o futuro”, afirma Cristiano.

Programação formativa e vivencial
O encontro iniciou-se com uma acolhida inspiradora e um momento devocional, conduzido pela equipe da Inspetoria, fortalecendo a espiritualidade e preparando o coração para os diálogos que se seguiram. Na sequência, um momento de escuta, partilha e construção coletiva, que reforçou os vínculos entre escolas e equipe editorial em torno de uma proposta formativa integrada e transformadora.

A manhã seguiu com a apresentação geral da Coleção Identidade - Ensino Médio, que proporcionou uma imersão nos fundamentos do material, alinhados à BNCC, ao pensamento científico e à identidade salesiana, preparando os estudantes para os caminhos do ENEM e do ensino superior. Os participantes mergulharam em simulações práticas na atividade “Desvendando o Poder da Plataforma Edebê”, conhecendo ferramentas que apoiam o acompanhamento pedagógico, a tomada de decisões e o engajamento dos estudantes.

Também foram realizadas oficinas por áreas do conhecimento (Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza) que ofereceram uma exploração detalhada dos conteúdos planejados para 2026, com ênfase no uso dos recursos impressos e digitais. O programa contou ainda com a exploração do Caderno Foco ENEM e Vestibulares, momento dedicado à reflexão sobre estratégias práticas de preparação para as avaliações externas.

Encerrando o primeiro dia, os gestores participaram do Planejamento Colaborativo para a utilização da Coleção e da Plataforma, seguido pelo World Café - Ensino Médio em Movimento, metodologia interativa que promoveu diálogos e registros colaborativos. Essa etapa refletiu sobre os desafios de articular a formação integral dos estudantes com a preparação para vestibulares e ENEM, destacando o papel do material didático e dos recursos digitais da Edebê.

Identidade que se renova no Carisma Salesiano

A coleção Identidade nasce do desejo de oferecer um caminho formativo que una conhecimento, valores e fé, promovendo uma educação integral que fala ao coração, à razão e à espiritualidade. Mais do que conteúdos, o material propõe experiências que formam pessoas conscientes, solidárias e protagonistas de um mundo mais humano e fraterno.

Este momento foi também uma oportunidade para renovar a identidade educativa salesiana, enraizada no carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello, e alimentada pelo compromisso cotidiano com os educadores e educandos, inspirando a caminhar juntos, com ousadia e confiança, fiéis ao Carisma e atentos aos sinais dos tempos. Para Fabianni Mamone, Gestora Editorial da Edebê, “quem cria tem sempre a melhor ideia da sua proposta e do seu projeto, mas quem pilota esse trabalho é quem traz significatividade e pode dar as melhores devolutivas sobre ele. Realizar um lançamento do material diretamente a quem vai fazer uso dele e olhar com os olhos da Educação faz com que a gente possa entregar um produto cada vez melhor, então, estou muito feliz com esta oportunidade.”

A importância do momento também foi ressaltada por Gabriela Melo, Gestora de Produtos Educacionais da Edebê. Segundo ela, “esta integração é fundamental, pois, através da imersão no material, as equipes gestoras poderão voltar às suas localidades com uma perspectiva de planejamento anual tendo em vista as  novidades da coleção e seu encontro com o Currículo, pautando ações pedagógicas efetivas a favor da aprendizagem dos alunos.” Ela ainda reforça a força pedagógica do material. “A coleção tem muitos elementos que favorecem uma aprendizagem significativa com propostas de metodologias ativas voltadas para o viés da pesquisa científica, com muitos infográficos e mapas mentais que vão favorecer a aprendizagem do aluno com uma proposta de autogestão de conhecimentos, sejam eles socioemocionais ou de cada área e componente curricular.” Gabriela também destaca os diferenciais. “Esta novidade chega às escolas torneada por um uma esfera digital potente que permite personalização de conteúdos e tem o apoio da consultoria educacional para que as Unidades possam valorizar o trabalho do planejamento docente”, diz.

A Inspetoria Madre Mazzarello valoriza e incentiva a utilização de recursos que unam inovação e tradição. Nesse sentido, a coleção Identidade se apresenta como um instrumento pedagógico que potencializa tanto os recursos digitais quanto os físicos, fortalecendo a missão educativa das Unidades. Nesse sentido, a Ir. Carmelita Leonilda Agrizzi, Diretora do Colégio Castelo, Macaé-RJ, também faz ressonâncias bastante positivas sobre o encontro. “Este lançamento reforça a identidade salesiana para  as nossas escolas. A coleção ‘Identidade’ tem uma grande importância para nós, Salesianas, Salesianos e leigos comprometidos com a educação das crianças e dos jovens, que são o motivo primeiro da nossa Missão. O material  vai trazer para nós uma nova direção, iluminando também os estudantes e toda a equipe que vem trabalhando em um sentido comum.”

Para Silvia Ferreira, Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Instituto Teresa Valsé, em Uberlândia-MG, a coleção promete evidenciar ainda mais o protagonismo juvenil. “A nova coleção fortalece a identidade salesiana, renovando e reafirmando o Carisma que tem suas raízes em Dom Bosco e Madre Mazzarello. Desta forma, os jovens se preparam para um mundo tão dinâmico e intenso, cada vez mais empáticos e solidários.” Silvia ainda destaca a possibilidade de caminhar enquanto Rede e ao mesmo tempo regionalizar a estratégia pedagógica. “A possibilidade de pensar em cada Instituição, permitindo uma organização de acordo com a realidade de cada escola dentro da plataforma da Edebê é um grande diferencial.”

Sobre a Edebê

A Editora Edebê integra o Grupo Editorial Edebé, fundado em 1888 em Barcelona, Espanha, com presença na Europa e América Latina. Especializada em conteúdos didáticos e em literatura infantil e juvenil, está presente em todo o Brasil, atendendo a mais de 70 mil estudantes com materiais impressos e digitais.

No Brasil desde 2013, a partir de parceria com a Rede Salesiana Brasil, a editora atua na produção de livros didáticos, paradidáticos, literatura salesiana, materiais digitais e tecnologias para a educação, além de oferecer formação de professores e apoio operacional às escolas. Seu modelo, amplamente testado em diversas instituições, garante tranquilidade na adoção dos materiais e qualidade no processo formativo.

Por Equipe de Comunicação da Inspetoria Madre Mazzarello - BMM

29/08/2025

É tempo de celebrar: juventude salesiana faz história em encontro da Inspetoria Madre Mazzarello-BMM

Quatro dias de fé, esperança e protagonismo juvenil marcaram o 1º Encontro Presencial da Juventude Salesiana da BMM, que reuniu 200 participantes de diversas presenças em um momento inesquecível

De 14 a 17 de agosto de 2025, a Inspetoria Madre Mazzarello-BMM viveu um marco histórico com a realização do 1º Encontro da Juventude Salesiana, que reuniu jovens de diferentes presenças em quatro dias de partilha, alegria, espiritualidade e missão. O evento, permeado pelo Carisma Salesiano, reafirmou a esperança como força mobilizadora e Cristo como centro da caminhada.

Primeiros passos de uma experiência histórica

No primeiro dia, os jovens foram acolhidos com crachás, camisetas e lembranças, recebendo das mãos da Coordenadora Inspetorial da Pastoral Juvenil, Irmã Ana Maria Gomes Cordeiro, e dos Coordenadores de Pastoral, o carinho típico da Família Salesiana. A energia tomou conta logo na abertura, com a apresentação da coreografia do hino oficial “É Tempo de Celebrar”, interpretada pelo grupo da Obra Social CJS Mazzarello, de Linhares-ES.

A emoção cresceu ainda mais com a presença de Irmã Amélia de Assis Castro, Coordenadora de Equipe Inspetorial, e Pedro Augusto, Coordenador de Pastoral do Colégio Pio XII, caracterizados como Dom Bosco e Madre Mazzarello, trazendo mensagens de esperança e lembrando o carisma fundador. A peça “A Ti As Confio”, encenada pela Casa de Formação Santa Teresa, também marcou o coração dos participantes.

Na abertura, a Inspetora, Irmã Teresinha Ambrosim, destacou a importância do encontro: “É um sonho muito grande desde quando nós nos reconfiguramos como Inspetoria Madre Mazzarello e este é um marco histórico, sonhado, desejado, por tantos meses, por tantos anos... e neste Ano Jubilar, ano da Esperança, eu creio que veio renovar a esperança da nossa Inspetoria, renovar a esperança dos jovens, que estão aqui com muito entusiasmo, com muita alegria, renovando também o nosso entusiasmo e a nossa alegria.”

O grito da esperança

O segundo dia trouxe como lema “Ide para águas mais profundas”. Divididos em grupos que levaram nomes de grandes referências salesianas, como Domingos Sávio, Laura Vicunha, Mamãe Margarida e Carlo Acutis, os jovens viveram momentos de reflexão, criatividade e partilha.

Guiados pelo Comitê Inspetorial de Pastoral, construíram juntos o “Grito de Esperança”, expressão coletiva dos sonhos e desafios que carregam no coração. A Coordenadora Inspetorial, Irmã Ana Maria Gomes Cordeiro, ressaltou o sentido desta vivência: “Este encontro tem como objetivo celebrar com os jovens o Cristo que nos chama e nos envia a sermos peregrinos da esperança. É um sonho concretizado reunir toda essa juventude dos estados em que a nossa Inspetoria está presente. É tempo de celebrar com a Juventude Salesiana!”

A programação incluiu dinâmicas, produções criativas e terminou em clima festivo, com uma caça ao tesouro, música, luau e integração, reafirmando o protagonismo dos jovens.


Um aniversário especial de Dom Bosco

O terceiro dia foi celebrado com grande emoção, pois coincidiu com os 210 anos de nascimento de Dom Bosco, fundador da Família Salesiana. A manhã começou com música, dança e muita alegria conduzida pela Casa de Formação. A Inspetora, Irmã Teresinha Ambrosim, convidou os jovens a se enxergarem como tripulantes do grande “Barco da Família Salesiana”, seguindo o caminho de Dom Bosco e Madre Mazzarello.

Outro destaque foi o lançamento do Portal Vocacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), iniciativa nacional que fortalece o acompanhamento e o discernimento vocacional dos jovens. Em seguida, os participantes passaram por nove estações temáticas inspiradas na santidade salesiana - Dom Bosco, Madre Mazzarello, Mamãe Margarida, Domingos Sávio, Laura Vicunha, Maria Troncatti, Zeferino Namuncurá e Petronilla Mazzarello, incluindo também Carlo Acutis, que será canonizado em setembro de 2025. Cada parada foi uma oportunidade de conhecer e refletir, levando como recordação botons especiais!

Sobre a relevância do encontro, a Coordenadora Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana, Irmã Claudiane Cavalcante, destacou: “Esse encontro tem uma importância muito grande, não somente para a Inspetoria, mas também em nível nacional, porque esse encontro nos fala de unidade, do cultivo da esperança e, sobretudo, do protagonismo juvenil. Que este encontro ajude a inspirar também outras Inspetorias a promover esse protagonismo tão bonito dos nossos jovens.”

Encerramento e envio

No último dia, os jovens revisitaram o Documento do Sínodo dos Jovens 2024, refletindo sobre a missão da juventude no mundo de hoje. Dessas partilhas nasceu o “Decálogo da Esperança”, uma síntese viva do que foi experimentado ao longo do encontro.

A Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. José Paulino, reforçou o envio missionário da juventude. No momento final, cada participante recebeu um colar com o pingente de âncora, símbolo do Ano Jubilar e da certeza de que seguimos “Ancorados em Jesus, nossa Esperança”.

Entre os jovens, o sentimento era de gratidão. A estudante Lívia de Oliveira Corrêa, de 16 anos, do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, de Campos dos Goytacazes-RJ, resumiu em suas palavras o clima vivido: “Esse encontro é muito importante porque a gente vive aqui tanta coisa, ensinamentos, fortalecimento de fé, é tudo! O Carisma Salesiano é uma das coisas mais importantes que a gente tem, porque é isso que a gente vive aqui. O Carisma Salesiano é a gente estar rodeado de gente que tem amor para dar. A gente tem um jeito diferente de aconchegar o outro, de trazer o próximo para perto, então, é muito, muito bom estar aqui!”


O hino do encontro

Um dos grandes símbolos desta experiência foi o hino “É Tempo de Celebrar”, composto especialmente para o encontro pela Postulante Vitória Salamucha e pela Irmã Ana Maria Gomes Cordeiro. A letra, cantada e coreografada durante os quatro dias, expressou a alegria da fé, a força da esperança e o compromisso da juventude salesiana. Confira!


É tempo de celebrar

Composição: Vitória Salamucha e Ir. Ana Maria Gomes Cordeiro

 

Nossa vida é um presente de Deus

Dom Bosco assim nos falou

O que fazemos dela é oferta de amor

A Deus Pai, o Bom Pastor.

Cada ponto seja um ato de amor a Deus

Assim Mazzarello nos ensinou

Do poço às agulhas

Fazer da vida uma entrega ao Senhor.

 

Refrão:

É tempo de celebrar

com a Juventude Salesiana

Ancorados em Jesus, nossa esperança

Somos peregrinos da fé que tudo alcança.

 

A esperança exige confiança

Capacidade de acreditar em si mesmo

Nesse caminho temos Maria

Toma-nos pela mão, nossa mestra e guia.

Com alegria vamos em frente

Somos protagonistas da paz e do amor

Pois a esperança não decepciona

Aqueles que têm como meta o Senhor.

 

Refrão:

É tempo de celebrar

com a Juventude Salesiana

Ancorados em Jesus, nossa esperança

Somos peregrinos da fé que tudo alcança.


Um marco para a Inspetoria

Mais do que um evento, o 1º Encontro da Juventude Salesiana da BMM foi a concretização de um sonho coletivo, marcado pela fé, pela força da juventude e pelo Carisma Salesiano. Entre reflexões, celebrações e testemunhos, os jovens saíram fortalecidos, conscientes de seu papel transformador na Igreja e na sociedade.Gratidão a todos que viveram conosco esta experiência inesquecível. Levamos para casa corações renovados e repletos da espiritualidade Salesiana.E voltamos cantando: “É tempo de celebrar… com a Juventude Salesiana… ancorados em Jesus, nossa Esperança…Somos peregrinos da fé que nunca cansa!”

Por Equipe de Comunicação da Inspetoria Madre Mazzarello-BMM

28/08/2025

Formação sobre Patrimônio Histórico chega ao 3º encontro com foco na integração entre memória e transformação digital

“Preservando o passado, conectando com o futuro.” Esse foi o fio condutor do 3º encontro da Formação sobre Patrimônio Histórico com ênfase em Educação Patrimonial e Transformação Digital, realizado em 14 de agosto, de forma on-line. A iniciativa é conduzida pela ACSSA Brasil (Associação Cultores da História Salesiana), em parceria com a Rede Salesiana Brasil (RSB), e contou com 28 acessos simultâneos.

Coordenaram o encontro os Coordenadores da ACSSA Brasil, Ir. Maria Imaculada da Silva e Pe. Edson Donizete, juntamente com o Professor Rodolfo Batista, membro da associação e tutor da formação. Ao falar sobre o encontro, Pe. Edson ressaltou que “quando falamos de história, falamos de passado, de  tradição que dialogam com os novos apelos dos tempos que estamos vivendo”. 

Ir Imaculada, por sua vez, ao contextualizar a atuação da ACSSA Brasil, disse que ela é regida pelo estatuto da ACSSA Mundial e que, “sua identidade é formada por uma equipe interinspetorial (SDB e FMA) que preza pelo cuidado patrimonial e o desenvolvimento qualitativo da historiografia salesiana no Brasil”. Complementou dizendo que esta formação é uma resposta às demandas do cuidado com o Patrimônio Histórico Cultural Salesiano no Brasil.

O encontro teve como objetivo principal retomar o percurso vivenciado desde o início do curso, em 07 de abril, fazendo memória dos conteúdos e das reflexões construídas ao longo do semestre.  “A ideia deste encontro é recuperar algumas informações que já tratamos e a partir desta retrospectiva, realizarmos uma atividade final que busque retomar os conteúdos, mas também, olharmos para as realidades as quais nos encontramos”, explicou o professor Rodolfo.

A retrospectiva serviu para consolidar aprendizagens e fortalecer o compromisso de cada participante com o cuidado e a valorização do patrimônio histórico salesiano. 

Vozes que inspiram

Três convidados partilharam suas experiências formativas: o Pe. Tiago Figueiró, a Camila de Paula, Relações Públicas (ISJB) e o professor de história, Pedro Reis. Cada um apresentou, a partir de sua vivência, como os conhecimentos adquiridos no curso já têm repercussões práticas em suas realidades locais, fortalecendo o sentido de pertença e responsabilidade pela preservação da memória. “O curso foi muito importante para criar uma consciência de patrimônio histórico cultural, que é crucial para a nossa sociedade. O patrimônio, seja material ou imaterial,  é um elo vital para que a gente possa conhecer não somente o passado, mas também, trazer para a nossa realidade este conhecimento histórico”, disse Pedro Reis. Na sequência, o formador Rodolfo Batista apresentou as orientações para a elaboração da atividade final do curso, etapa que consolidará os aprendizados e contribuirá para a aplicação concreta das reflexões no cuidado com os acervos salesianos.

Caminho em rede e missão comum

A formação em Patrimônio Histórico tem se mostrado um espaço fecundo para unir saberes, promover a troca de experiências e atualizar o compromisso salesiano com a preservação da memória. Para a ACSSA Brasil e a RSB, iniciativas como essa reafirmam que o cuidado com o patrimônio não é apenas olhar para o passado, mas projetar o futuro com identidade e sentido de missão.

Acesse abaixo as matérias dos dois primeiros encontros que integra o percurso iniciado em abril:

A formação segue até o final do mês de agosto, consolidando a certeza de que educar para a memória é também educar para a vida. Certamente, as ressonâncias e os desdobramentos nas práticas de cada participante serão impactantes. 

Comunicação da Rede Salesiana Brasil

28/08/2025

Avaliação Trienal das Conferências CIB e CICSAL reúne Filhas de Maria Auxiliadora no Paraguai

Entre os dias 25 e 30 de agosto, acontece no Paraguai a Avaliação Trienal das Conferências Interinspetoriais do Cone Sul (CICSAL) e da Conferência Interinspetorial do Brasil (CIB), um encontro que reúne as irmãs Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), leigos(as) e jovens para refletir, avaliar e discernir caminhos de fidelidade ao carisma salesiano e à missão educativa.

A ocasião é marcada pela visita da Madre Geral das FMA, Madre Chiara Cazzuola, que pela primeira vez pisa em solo paraguaio. A presença da 10ª sucessora de Madre Mazzarello é um sinal de comunhão e esperança para as comunidades do Cone Sul, especialmente neste ano em que se celebram os 125 anos da chegada das FMA ao Paraguai. Junto com a Madre estão também sete conselheiras gerais: Ir Maria del Rosario García, Vigária Geral; Ir Nilza Fatima de Moraes, da Formação; Ir Ruth del Pilar Mora, da Missões, Ir Ausilia de Siena, da Comunicação; Ir Leslie Sandigo, da Família Salesiana; Ir Marta Riccioli, Visitadora e Ir Paola Battagliola, Visitadora referente da CIB.

Também participam as inspetoras brasileiras: Ir Alaíde Deretti, da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP) e presidente da CIB; Ir Maria Américo Rolim, da Inspetoria Maria Auxiliadora (BRE); Ir. Maria Carmelita de Lima Conceição, da Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia (BRM); Ir. Teresinha Ambrosim, da Inspetoria Madre Mazzarello (BMM) e Ir Silvia Aparecida da Silva, diretora da Rede Salesiana Brasil, que participou como secretária executiva da CIB.

“Este encontro é uma oportunidade fundamental para avaliarmos os passos dados no caminho pós capitular, principalmente no que diz respeito às escolhas prioritárias e, dar indicações para o tema do próximo Capítulo. É um momento rico de trocas de experiências, reflexões e sobretudo de convivência fraterna”, disse a irmã Silvia Aparecida.

Dias de encontro e oração

A Madre Geral chegou ao país no dia 24 de agosto, sendo acolhida com grande alegria pelas irmãs, jovens e comunidades educativas. Logo no primeiro dia, participou de uma celebração eucarística na capela da casa inspetorial, presidida pelo Pe. Francisco Miranda, SDB, juntamente com as conselheiras gerais.

Na manhã de segunda-feira, 25 de agosto, celebrou-se a missa na capela do Centro Educacional Maria Auxiliadora (CEMA). A celebração foi presidida pelo Pe. Dionisio Medina, SDB, e contou com a participação da comunidade religiosa, alunos e representantes da instituição. Um dos momentos mais emocionantes foi a acolhida feita pelas crianças, que formaram um cordão de boas-vindas para saudar Madre Chiara e as conselheiras.

Já no dia 26 de agosto, na Casa Mornese de San Lorenzo, iniciou-se oficialmente o tempo de trabalho e discernimento com a reflexão. Assim fala a Madre Chiara na abertura do encontro:  “Estamos aqui, juntos, para um encontro de grande relevância para a vida e a missão do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora no mundo, e que envolve comunidades educativas inteiras, em todos os níveis. As Avaliações Trienais constituem, de fato, uma experiência particular de empenho conjunto, para confrontar os processos em curso no Instituto concernente à responsabilidade carismática; além disso, para reler a experiência comunitária e sócioeducativa à luz da Palavra de Deus e dos desafios da contemporaneidade e projetar-nos, com renovada esperança, para o futuro.”

Na parte da tarde, os participantes realizaram uma peregrinação até a Basílica de Caacupé, onde participaram da Eucaristia presidida por Dom Edmundo Valenzuela, Arcebispo Emérito de Assunção.

O dia 27 de agosto começou com uma oração animada pela Inspetoria da Argentina, que preparou o ambiente de reflexão e fraternidade. Em seguida, Madre Chiara dirigiu algumas palavras de encorajamento, motivando os participantes a viverem com entusiasmo o caminho de discernimento comunitário.

Durante a manhã, as comunidades apresentaram a síntese do trabalho realizado no dia anterior, aprofundando o tema “Presença que se coloca à escuta”. Logo depois, refletiram sobre o segundo eixo, “Presença que caminha insieme”. À tarde, os grupos trabalharam o tema “Presença que caminha em saída e em rede”, ampliando a visão missionária e colaborativa do Instituto.

Um dos pontos altos foi a celebração eucarística presidida pelo cardeal Adalberto Martínez, arcebispo de Assunção, que, com proximidade e simplicidade, dialogou com os participantes e valorizou o trabalho de comunhão desenvolvido ao longo do encontro.

O dia foi concluído com o trabalho das secretarias dos grupos, que recolheram e organizaram as contribuições partilhadas, dando continuidade ao espírito de escuta, comunhão e esperança que anima a Avaliação Trienal.

Um processo de escuta e fidelidade ao carisma

A Avaliação Trienal é um processo que permite às comunidades do Cone Sul e do Brasil avaliar a caminhada das inspetorias, fortalecer a comunhão e renovar o compromisso com a missão educativa salesiana. 

Durante o encontro, as irmãs procuram discernir os desafios da realidade atual e oferecer respostas inspiradas no chamado de Dom Bosco e Madre Mazzarello, em sintonia com as escolhas prioritárias do Capítulo Geral XXIV. Para a Ir. Alaíde Deretti, presidente da CIB, este momento representa “uma oportunidade privilegiada de integração entre as Conferências CIB e CICSAL, reunindo cerca de 50 participantes — entre leigos, religiosos e jovens — que nos ajudam a ressignificar nossas presenças e, sobretudo, a gerar vida nas realidades onde estamos inseridos”.

Além do trabalho formativo e reflexivo, Madre Chiara realizará visitas a diversas comunidades no Paraguai, celebrando junto às irmãs e leigos a caminhada centenária e missionária das Filhas de Maria Auxiliadora no país.

Uma visita que fortalece a comunhão

Aproveitando sua presença no Paraguai, Madre Chiara fará uma visita breve à Inspetoria São Rafael Arcangelo. A programação da Madre Geral inclui celebrações com a Família Salesiana, visitas a obras educativas e sociais, encontro com jovens do Movimento Juvenil Salesiano e momentos de oração e convivência com as comunidades locais.

Sua presença, simples e próxima, é sinal da maternidade espiritual que anima o Instituto das FMA em todos os continentes. Ao concluir esta Avaliação Trienal, as inspetorias da CIB e CICSAL levam consigo o convite de Madre Chiara a viver a missão “com escuta, esperança e fidelidade ao carisma salesiano, para que a juventude tenha vida em abundância”.

Veja algumas fotos do encontro aqui:

Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações das Hijas de María Auxiliadora en Paraguay

 

Foto: Canção Nova
28/08/2025

Dia de Santo Agostinho: "Eis que habitávas dentro de mim e eu, lá fora, a procurar-Te!"

Instigado a voltar a mim mesmo, entrei em meu íntimo, sob tua guia e o consegui, porque tu te fizeste meu auxílio (cf. Sl 29,11). Entrei e com certo olhar da alma, acima do olhar comum da alma, acima de minha mente, vi a luz imutável. Não era como a luz terena e evidente para todo ser humano. Diria muito pouco se afirmasse que era apenas uma luz muito, muito mais brilhante do que a comum, ou tão intensa que penetrava todas as coisas. Não era assim, mas outra coisa, inteiramente diferente de tudo isto. Também não estava acima de minha mente como óleo sobre a água nem como o céu sobre a terra, mas mais alta, porque ela me fez, e eu, mais baixo, porque feito por ela. Quem conhece a verdade, conhece esta luz. 

Ó eterna verdade e verdadeira caridade e cara eternidade! Tu és o meu Deus, por ti suspiro dia e noite. Desde que te conheci, tu me elevaste para ver que quem eu via, era, e eu, que via, ainda não era. E reverberaste sobre a mesquinhez de minha pessoa, irradiando sobre mim com toda a força. E eu tremia de amor e de horror. Vi-me longe de ti, no país da dessemelhança, como que ouvindo tua voz lá do alto: “Eu sou o alimento dos grandes. Cresce e me comerás. Não me mudarás em ti como o alimento de teu corpo, mas tu te mudarás em mim”. 

E eu procurava o meio de obter forças, para tornar-me idôneo a te degustar e não o encontrava até que abracei o mediador entre Deus e os homens, o homem Cristo Jesus (1Tm 2,5), que é Deus acima de tudo, bendito pelos séculos (Rm 9,5). Ele me chamava e dizia: Eu sou o caminho, a verdade e a vida (Jo 14,6). E o alimento que eu não era capaz de tomar se uniu à minha carne, pois o Verbo se fez carne (Jo 1,14), para dar à nossa infância o leite de tua sabedoria, pela qual tudo criaste. 

Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Eis que estavas dentro e eu, fora. E aí te procurava e lançava-me nada belo ante a beleza que tu criaste. Estavas comigo e eu não contigo. Seguravam-me longe de ti as coisas que não existiriam, se não existissem em ti. Chamaste, clamaste e rompeste minha surdez, brilhaste, resplandeceste e afugentaste minha cegueira. Exalaste perfume e respirei. Agora anelo por ti. Provei-te, e tenho fome e sede. Tocaste-me e ardi por tua paz.

Fique com a música "Confissões", do projeto Sola, que apresenta um trecho da oração de Santo Agostinho:

Dos Livros das  Confissões, de Santo Agostinho, bispo
(Lib. 7,10.18;10,27: CSEL 33,157-163.255) (Séc.V)

 

27/08/2025

Estudantes do Ensino Médio protagonizam a Manhã Poética no Instituto Madre Mazzarello

Evento reuniu apresentações literárias, música e um momento espontâneo de salesianidade que emocionou toda a comunidade escolar

No dia 15 de agosto, o Instituto Madre Mazzarello, na Zona Norte de São Paulo (SP), realizou a tradicional Manhã Poética, evento que reuniu a comunidade escolar em torno da literatura. Os estudantes do Ensino Médio foram os protagonistas das apresentações, interpretando grandes clássicos da poesia brasileira e portuguesa, enquanto educadores e estudantes de outros segmentos prestigiaram como público.

Celebração da literatura

A atividade integra o calendário cultural da escola e tem como objetivo estimular a sensibilidade artística, a criatividade e a oralidade. Durante a manhã, os estudantes deram voz a obras que atravessam gerações, trazendo reflexões sobre o amor, a saudade, a passagem do tempo, os dilemas existenciais e até a crítica social.

Entre os poetas escolhidos estiveram Fernando Pessoa, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Vinicius de Moraes, Álvares de Azevedo, Mário Quintana, Ferreira Gullar, Cora Coralina e Olavo Bilac. Cada turma apresentou uma seleção de poemas, revelando interpretações marcadas por emoção e sensibilidade.

Diversidade de temas

O repertório foi amplo e variado. Do célebre “No meio do caminho”, de Drummond, ao delicado “Retrato”, de Cecília Meireles, passando pela irreverência de “Quadrilha”, também de Drummond, e pela intensidade de “Todas as cartas de amor são ridículas”, de Fernando Pessoa, os estudantes exploraram diferentes estilos e vozes literárias.

Outros destaques foram a força crítica de “O bicho”, de Manuel Bandeira, a delicadeza de “Coração de filigrana de oiro”, de Castro Alves, e a reflexão existencial presente em “Traduzir-se”, de Ferreira Gullar. O público ainda acompanhou apresentações sobre temas como a memória afetiva em “Evocação do Recife”, de Bandeira, e a visão de mundo utópica de “Pasárgada”, do mesmo autor.

Poesia além da palavra

Além da declamação, a Manhã Poética contou com manifestações culturais que dialogaram com a literatura. A valsa, dança de origem europeia que se tornou tradição em celebrações brasileiras, foi apresentada por estudantes como símbolo da integração entre arte, cultura e poesia.

O encerramento artístico ficou por conta dos 3ºs anos do Ensino Médio, que interpretaram o clássico “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa, em um clima de festa e brasilidade, trazendo o samba como expressão popular e musical para concluir o evento.

Surpresa emocionante

Mas a manhã ainda reservava um momento inesperado: após o término da programação oficial, os próprios estudantes, de maneira espontânea, entoaram com fervor a Canção da Rede Salesiana Brasil. O gesto voluntário emocionou a todos os presentes e mostrou que a salesianidade está presente não apenas nos eventos formais, mas também na vida cotidiana de cada jovem. Contagiados pelo entusiasmo, educadores e colegas uniram-se ao coro, transformando o auditório em um espaço de comunhão e identidade partilhada.

Formação integral

Para a equipe pedagógica do Instituto Madre Mazzarello, a iniciativa reforça o compromisso da escola com a formação integral dos estudantes. Mais do que exercitar a memória e a expressão oral, o evento incentiva a apreciação estética, fortalece a identidade cultural e estimula a criatividade dos jovens.

“A poesia nos convida a enxergar o mundo com outros olhos, e quando nossos estudantes se colocam nesse papel, eles não apenas interpretam versos, mas também se descobrem como sujeitos sensíveis e críticos”, destacou a equipe organizadora.

O encontro foi encerrado com agradecimentos a todos os envolvidos, em especial aos estudantes, que com dedicação e entusiasmo deram vida às palavras dos grandes mestres da poesia.

 

 

Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Foto: Salesianos de Dom Bosco (SDB)
26/08/2025

Celebração Litúrgica de Zeffirino Namuncurà

Venerável: 22/06/1972
Beato: 11/11/2007
Celebração Litúrgica: 26 de agosto

Zeffirino Namuncurà nasceu em 26 de agosto de 1886, em Chimpay, às margens do Rio Negro. Seu pai Manuel, o último grande cacique das tribos indígenas Araucanas, havia se rendido três anos antes às tropas da República Argentina. Depois de onze anos de vida rural livre, Manuel Namuncurà envia Zeffirino para estudar em Buenos Aires, para que, no futuro, possa defender sua raça. A atmosfera familiar no colégio salesiano fez com que ele se apaixonasse por Dom Bosco.

A dimensão espiritual cresceu nele e ele começou a desejar ser sacerdote salesiano para evangelizar seu povo. Escolheu Domingos Sávio como modelo e, durante cinco anos, através do esforço extraordinário de entrar numa cultura totalmente nova, ele próprio tornou-se outro Domingos Sávio. O compromisso com a piedade, a caridade, os deveres diários e o exercício ascético é exemplar.

Esse menino, que achou difícil "entrar na fila" ou "obedecer a campainha", gradualmente se tornou um verdadeiro modelo. Como queria Dom Bosco, estava certo em cumprir seus deveres de estudo e oração, foi o árbitro nas recriações: sua palavra foi bem recebida pelos camaradas em disputa e ficou impressionado com a lentidão com que fez o sinal da cruz, como se estivesse meditando em cada palavra; com seu exemplo, ele corrigiu seus companheiros, ensinando-os a fazê-lo devagar e com devoção. Em 1903 (dezesseis anos e meio de idade, e seu pai foi batizado aos oitenta anos), Dom Cagliero o aceita no grupo de aspirantes em Viedma, capital do Vicariato Apostólico, para começar o latim.

Por causa de sua saúde precária, o bispo salesiano decide levá-lo à Itália para que continue seus estudos de maneira mais séria e em um clima que parece mais adequado. Na Itália, ele conhece o Padre Rua e o Papa Pio X, que o abençoam com emoção. Ele frequentou a escola em Turim e depois no colégio salesiano de Villa Sora, em Frascati, e estuda muito para ser o segundo da classe.

Mas um mal não diagnosticado a tempo, talvez porque nunca reclamou, minou-o: tuberculose. Em 28 de março de 1905, ele foi levado ao hospital Fatebenefratelli, na Ilha Tiberina, em Roma. Ele morreu pacificamente em 11 de maio. A partir de 1924, seus restos mortais descansam em sua terra natal, em Fortín Mercedes, onde multidões de peregrinos vêm para adorá-lo.

Zeffirino Namuncurà se torna venerável em 22 de junho de 1972 e é beatificada em 11 de novembro de 2007 sob o pontificado de Bento XVI.

Você pode conhecer mais sobre a vida e legado dos Santos, Beatos e Veneráveis da Congregação pelo menu “Acervo Salesiano” no site oficial da Rede Salesiana Brasil.

Confira algumas imagens clicando aqui.

Fonte: sdb.org

21/08/2025

Oficina on-line sobre Inteligência Artificial fortalece comunicação nas presenças salesianas

A Rede Salesiana Brasil (RSB) promoveu nesta terça-feira, 19 de agosto, a oficina on-line “Ferramentas de IA gratuitas aplicadas à Comunicação”, destinada às equipes de comunicação de todas as presenças salesianas. O encontro, conduzido pela comunicadora Bruna Ferreira, apresentou ferramentas práticas e de fácil utilização que ampliam as possibilidades de produção de conteúdo e comunicação institucional. A formadora instigou os participantes a trocarem o medo da IA pela curiosidade, para que possam explorar os recursos com intencionalidade e ampliar os conhecimentos.

Durante a oficina, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e explorar duas ferramentas de inteligência artificial gratuitas: ChatGPT e Visual Electric, aprendendo como aplicar cada uma delas em tarefas diárias de comunicação. Além de ampliar conhecimentos tecnológicos, o encontro reforçou a importância de integrar soluções inovadoras à missão salesiana, de forma ética e criativa. 

A formadora Bruna Ferreira conduziu a oficina com uma abordagem prática, com diversas orientações e técnicas de prompt para tornar mais efetivo o uso das ferramentas, alertando: “Se o prompt é ruim, a resposta também será… A saída nunca é melhor que a entrada”. Bruna apresentou exemplos reais de aplicação e dicas para otimizar processos de comunicação nas presenças salesianas. Apontou três perguntas-chave para se fazer antes de usar a IA: “O que quero resolver? Quais dados eu tenho para alimentar? Como vou revisar e adaptar?”, enfatizando a necessidade do refinamento dos resultados, da edição e personalização, para assegurar a autoria e a identidade salesiana. 

Os participantes receberão certificados de participação e terão oportunidade de revisitar o vídeo e a apresentação desta e de outras oficinas on-line, acessando a sala das “Oficinas Temáticas Criando e Inovando na Comunicação”, no ambiente virtual do Centro Salesiano de Formação. 

A iniciativa reforça o compromisso da RSB em promover capacitação tecnológica e inovação entre suas equipes, alinhando a missão educativa e pastoral à transformação digital. A oficina é mais uma oportunidade para que os colaboradores das presenças salesianas se mantenham atualizados e conectados com as ferramentas do futuro, fortalecendo a comunicação com jovens, famílias e comunidades.

Para conhecer o currículo completo da formadora, acesse o link.

Comunicação da Rede Salesiana Brasil

20/08/2025

Comunicadores da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida partilham experiência do III Encontro Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Nesta quarta-feira (20), os comunicadores e colaboradores da comunicação da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP) se reuniram virtualmente para partilhar suas experiências e reflexões sobre o III Encontro Nacional de Comunicação (ENAC), realizado entre 6 e 9 de agosto, em Aparecida (SP), no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.

O encontro, previsto no calendário da BAP, foi convocado pela coordenadora inspetorial de Comunicação, Irmã Maike Loes, com o apoio de Andréa Pereira, da Comunicação e Marketing das escolas de São Paulo, e de Irmã Ivone Marcuzo, conselheira referente do Âmbito da Comunicação da BAP.

Após a acolhida, o grupo participou de um momento de espiritualidade com a exibição do clipe “Na vida salesiana”, lançado em 5 de agosto, durante a celebração dos 153 anos de fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).

Na sequência, de forma interativa, os Comunicadores compartilharam sobre sua participação no evento, a realização da avaliação, as palavras centrais das oficinas das quais participaram, a inscrição no ambiente virtual do Centro Salesiano de Formação (CSF) e outras impressões.

A coordenadora inspetorial proporcionou uma visão conjunta da Sala Virtual recordando os diferentes momentos do encontro, para que, também os que não participaram presencialmente, pudessem compreender a grandeza e a importância dos temas abordados e das dinâmicas utilizadas.

Segundo Marcella, responsável pela comunicação no Colégio Auxiliadora de Ribeirão Preto (SP), «viver o ENAC 2025 foi uma experiência significativa e que fortaleceu o sentimento de pertencimento». Entre os muitos pontos positivos, Marcella destacou a oficina de estratégias para captação de alunos. «Além de aprendizados práticos, a oficina reforçou a importância de desenvolvermos uma campanha de matrículas humana e fiel à missão salesiana. E por falar em Carisma Salesiano, a visita à réplica da casa de São João Bosco foi um verdadeiro presente. Naquele espaço, senti a esperança viva que guiou Dom Bosco e reafirmei a grandeza de sua missão». Para a comunicadora, «foram dias de muita reflexão, aprendizado e convivência que me ajudaram a compreender ainda mais o papel da comunicação e do nosso compromisso de comunicar com cuidado, sensibilidade e, sobretudo, escuta ativa. Voltei para casa fortalecida como rede e inspirada como comunicadora!»

Já Viviane, coordenadora do CCA Santa Lúcia, na zona sul de São Paulo, confirmou que «participar do ENAC foi extremamente valioso. Além do encontro presencial, que nos permitiu dimensionar a força e a amplitude da ação de comunicação Salesiana no Brasil, os temas abordados foram de grande relevância para a nossa prática». Viviane destacou a imersão no universo da inteligência artificial, que «muitas vezes utilizamos de forma rotineira sem explorar todo o seu potencial. As oficinas também foram muito enriquecedoras: participei das de Gestão de crise e LGPD, ambas significativas e esclarecedoras, ajudando a sanar dúvidas importantes que eu tinha».

Brenda, educadora social da Casa Betânia, de Guaratinguetá (SP), disse: «o ENAC foi uma imersão no mundo da comunicação, uma experiência muito rica, várias coisas ali tive acesso pela primeira vez e me despertou a curiosidade e motivou estar cada vez mais atualizada diante de tantas ferramentas que temos à disposição. A convivência e poder partilhar as experiências entre tantas presenças foi muito rico e mostra o quanto estamos conectados.» Sobre as oficinas, Brenda completou: «deram bastante luz à maneira de agir, foi um momento de muita aprendizagem! Mas ainda ficam muitas perguntas sobre como organizar tanta coisa dentro da Obra Social».

Os comunicadores também discutiram as ações que serão desenvolvidas após o encontro, com o objetivo de fortalecer a comunicação salesiana em rede, tanto em nível local quanto inspetorial. Entre as iniciativas está a partilha de boas práticas nas reuniões mensais, com a primeira prevista para 17 de setembro, envolvendo uma escola e uma obra social da Inspetoria.

Sobre a ação “IA com alma salesiana”, como foi definida pelos comunicadores da BAP no encerramento do III ENAC, ficou decidida a criação de um grupo de trabalho (GT) para promover o diálogo e a integração entre as diversas presenças da BAP no uso de inteligência artificial, construindo diretrizes que conjugam padronização e formação, alinhadas aos valores do carisma salesiano.

O GT atuará com base na “escuta ativa” das realidades locais, utilizando formulários, reuniões e feedbacks para aperfeiçoar algumas orientações e promover uma (edu)comunicação atualizada e sensível à missão educativa.

Ir Maike Loes da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

20/08/2025

Terceiro encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil aprofunda estudo sobre documentação pedagógica

No dia 13 de agosto, a Rede Salesiana Brasil promoveu o terceiro encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, reunindo 45 Coordenadoras em uma tarde de estudo, partilha e reflexão. Conduzido pela formadora Caroline Cardoso, o encontro abordou o tema documentação pedagógica, reforçando o compromisso da RSB em qualificar a atuação das coordenações como formadoras de equipes.

A formadora iniciou o encontro apresentando os fundamentos da documentação pedagógica e suas possibilidades como instrumento de acompanhamento, avaliação formativa e diálogo entre professores, crianças e famílias. “A documentação pedagógica nos convida a enxergar o processo educativo para além dos resultados. Ela torna visível o percurso das crianças, valoriza suas descobertas e permite que professores e famílias dialoguem a partir de evidências concretas da aprendizagem e do desenvolvimento.”, destacou Caroline.

Mais do que simples registros, a documentação pedagógica foi apresentada como uma ferramenta que possibilita tornar visíveis os processos de aprendizagem das crianças, fortalecendo a intencionalidade pedagógica e a comunicação no ambiente educativo salesiano.

Conforme consta no Caderno 2 do Currículo da Rede Salesiana Brasil (p. 62): “Acompanhar as aprendizagens e o desenvolvimento de cada criança e do grupo é compromisso que precisa ser incorporado à prática cotidiana docente. Não se trata de organizar ferramentas para, em determinados momentos, verificar as aprendizagens das crianças com a intenção de aferir se elas conseguiram ou não atingir determinados objetivos. Ao contrário, a ideia é realizar, ao longo de todo o ano, ações de acompanhamento e de avaliação dos processos e construir uma documentação que subsidie o (re)planejamento dos contextos educativos. Para tanto, o Currículo da RSB sugere a mobilização de quatro valiosas ações de acompanhamento: observar; registrar; interpretar; comunicar.”  (p. 62)

Reflexão em grupos e produção coletiva

Após a fundamentação teórica, as participantes reuniram-se em pequenos  grupos para analisar exemplos de registros pedagógicos. A partir dessa análise, discutiram duas perguntas centrais:

  • O que enxergamos em relação a processos de aprendizagem das crianças neste registro?
  • O que gostaríamos que as professoras percebessem na análise desta documentação?

As contribuições coletivas das coordenações foram sistematizadas em um mural digital.

Continuidade do itinerário formativo

O encontro integra o percurso iniciado em março, que já contou com reflexões sobre currículo e práticas pedagógicas e sobre as competências formadoras das coordenações pedagógicas. Acesse abaixo as matérias dos dois primeiros encontros:

Ao aprofundar o estudo sobre a documentação pedagógica, a RSB reafirma sua missão de promover uma educação integral e de qualidade, em que cada contato se torna oportunidade de refletir sobre o desenvolvimento das crianças e de valorizar suas conquistas.

Esse percurso formativo busca fortalecer as coordenações pedagógicas como lideranças educativas, que, em comunhão com suas equipes, acompanham com atenção e esperança cada criança, à luz do carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello.

Comunicação da Rede Salesiana Brasil

20/08/2025

Presenças salesianas do Brasil celebram o aniversário de Dom Bosco

A natividade de São João Bosco, 16 de agosto, é celebrada em todas as obras dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora. Mais do que uma data comemorativa, a ocasião é vivida como um momento de renovação do carisma salesiano e de união entre os diversos espaços educativos e pastorais.

Como ocorre tradicionalmente, as escolas, obras e inspetorias salesianas promoveram diversas iniciativas para marcar o aniversário e o legado de Dom Bosco. Neste ano, essas iniciativas incluíram desde missas solenes e oratórios festivos até a criação de um livro de colorir inspirado no fenômeno editorial Boob Goods. Confira!

 

“Bosco Goods”

A Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT) celebrou 210 anos de Dom Bosco com entrega do “Bosco Goods”, um livro de colorir comemorativo criado pela Coordenadoria de Comunicação da MSMT. O livro foi entregue aos colaboradores da sede inspetorial na sexta-feira, 15 de agosto, durante o tradicional “Bom Dia”. Junto ao “Bosco Goods”, os colaboradores também receberam um livro sobre a história de Dom Bosco, complementando a celebração dos 210 anos do fundador da Família Salesiana.

Com desenhos que retratam a história e missão salesiana em Mato Grosso, o “Bosco Goods” apresenta ilustrações sobre a chegada dos primeiros salesianos a Cuiabá, em 1894, a presença de Dom Bosco junto aos povos indígenas Boe-Bororo e Xavantes, além de homenagens aos Servos de Deus Padre Rodolfo Lunkenbein e Simão Bororo.

O material também inclui desenhos do UniSALESIANO de Araçatuba e devoções específicas da Inspetoria, como Santo Afonso Maria de Ligório.

 

Colégio Salesiano São Gonçalo, MT

O Colégio Salesiano São Gonçalo, em Cuiabá, MT, realizou, no dia 15 de agosto, uma programação que uniu a comemoração em memória a São João Bosco e o Dia do Estudante. Organizada pela equipe de Pastoral do Colégio, a ação buscou fortalecer vínculos da comunidade educativa e valorizar o carisma herdado de Dom Bosco. Pela manhã, estudantes do Ensino Médio participaram de uma missa no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora. Em seguida, houve a entrega de medalhas das Olimpíadas Salesianas. Já alunos do Fundamental (Anos Iniciais e Finais) participaram do “Intervalo Cultural de Dom Bosco”, com música e participação do mascote “Dom Bosquinho Hannah”. No período da tarde, os estudantes do Fundamental (Anos Iniciais e Finais) também participaram de uma celebração no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora. Logo depois, uma nova festa foi realizada, com a premiação das olimpíadas, distribuição de sorvetes e presença do mascote Dom Bosquinho Hannah.

 

Casa Dom Bosco e dos Salesianos Ampare, MS

Os Educandos da Casa Dom Bosco e dos Salesianos Ampare de Campo Grande, MS, se reuniram, no dia 16 de agosto, para uma celebração especial em homenagem ao “Pai e Mestre da Juventude”. A programação iniciou com uma animação promovida pelos pós-noviços do Instituto São Vicente. O momento descontraído deu o tom festivo ao evento, seguido pelo tradicional café da manhã compartilhado entre os participantes. O momento de oração foi conduzido pelo padre Osmar Bezutte, que explicou às crianças presentes o significado da data e a importância de Dom Bosco para a educação salesiana. O ponto alto das atividades culturais foi a apresentação dos alunos de música da Casa Dom Bosco, sob orientação do professor Maycon Vianna. O grupo utilizou diversos instrumentos, incluindo violão, triângulo, ukulele e surdo, demonstrando o trabalho desenvolvido na área musical da instituição.

 

Paróquia São João Bosco, SP

A comunidade da Paróquia São João Bosco, em Lins, SP, celebrou a festa em honra ao Pai e Mestre da Juventude no dia 16 de agosto. Famílias e jovens ocuparam a Matriz paroquial para participar da santa missa solene, presidida por dom João Gilberto de Moura e concelebrada pelo pároco, padre Denílson Bezerra Ferreira. Durante a homilia, o bispo recordou o exemplo de Dom Bosco e destacou a necessidade de viver com confiança em Deus. Após a homilia, os Salesianos Cooperadores renovaram suas promessas diante da comunidade e da Família Salesiana. O gesto reafirmou o vínculo com a missão de educar e evangelizar os jovens. Ao final, a comunidade proclamou com vigor a devoção ao santo fundador.

 

Colégio Salesiano Dom Bosco, RS

O aniversário dos 210 anos de nascimento de Dom Bosco foi celebrado pela comunidade educativa do Colégio Salesiano Dom Bosco de Porto Alegre, RS, com o “Recreio Amigo Especial”, com uma hora de duração. No turno da manhã, as atividades iniciaram no Ginásio de Esportes com acolhida das direções salesiana e executiva, representadas pelo padre Leandro Brum Pinheiro e Flávia Mentges. Padre Leandro apresentou ao grupo a relíquia de Dom Bosco, que o colégio armazena em sua Capela desde 1984. O momento de espiritualidade contou com a participação dos integrantes da Articulação da Juventude Salesiana, que relembraram a história de vida de Dom Bosco e a sua trajetória até a santidade. No turno da tarde, foi realizado um parabéns coletivo a Dom Bosco, com a participação dos alunos da Educação Infantil e do Fundamental (Anos Iniciais e Finais).

 

Presença salesiana de Goiânia, GO

Entre os dias 7 e 16 de agosto, a Presença Salesiana de Goiânia, GO, realizou a Semana de Dom Bosco com atividades que integraram todos os ambientes de missão compostos pela: Paróquia São João Bosco, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Colégio Salesiano Goiânia, CESAM Goiânia, Oratório Festivo Dom Bosco, Oratório Festivo Bartolomeu Garelli, Centro Juvenil São Domingos Sávio.

As duas comunidades paroquiais realizaram a Novena da Natividade de São João Bosco, entre os dias 7 e 15 de agosto. No primeiro dia da novena, houve a missa com a dedicação do novo altar da Paróquia São João Bosco, celebrada pelo arcebispo de Goiânia, dom João Justino. No último dia, a Presença Salesiana de Goiânia também se reuniu para a celebração eucarística com a procissão de encerramento da novena. No dia 16 de agosto, a paróquia celebrou a missa solene e a festa de São João Bosco.

No Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia, os adolescentes e jovens do Programa de Socioaprendizagem participaram de uma acolhida dedicada a Dom Bosco. Além do momento de oração e reflexão, os aprendizes também se divertiram em um quiz de perguntas e respostas sobre vida e trajetória de Dom Bosco.

As crianças do Salesiano Goiânia tiveram momentos dedicados ao aprendizado sobre a história e os sonhos de São João Bosco, especialmente o dos 9 anos. Além disso, os estudantes também participaram de uma gincana especial e foram surpreendidos quando o “próprio” Dom Bosco apareceu para brincar com eles. Junto à leitura e comentário do evangelho do dia, a acolhida com as famílias dos alunos também abordou ensinamentos de Dom Bosco e suas aplicações na vida da comunidade escolar.

Para reunir todos os ambientes de missão em um momento de comemoração e fraternidade, a Presença Salesiana de Goiânia promoveu uma das atividades mais características da identidade carismática: o Oratório Festivo São João Bosco. Ele foi realizado na manhã do dia 16 de agosto, no complexo educativo-pastoral que integra colégio, CESAM e Paróquia São João Bosco. O encontro foi um momento de alegria, partilha e espírito salesiano. A santa missa iniciou a programação, que contou com diversos jogos, brinquedos, brincadeiras e roda de capoeira para as crianças, adolescentes e jovens de todas as casas salesianas. Além da diversão, os participantes também ganharam lanche, pipoca, algodão-doce, picolé e um almoço especial.

 

Salesiano Recife, PE

O Salesiano Recife promoveu uma semana de atividades para celebrar o aniversário de Dom Bosco, mobilizando alunos, famílias, educadores e colaboradores em um clima de entusiasmo e gratidão. O ponto alto da programação foi a santa missa, celebrada pelo padre Ildelsfonso Mesquita, diretor do Salesiano Recife, em ação de graças pela vida e missão de Dom Bosco. A liturgia, marcada por cânticos, orações e participação dos próprios alunos, trouxe à tona a espiritualidade que une a Família Salesiana em todo o mundo. 

 

Salesiano Carpina, PE

O Colégio Salesiano Carpina celebrou o aniversário de Dom Bosco, no dia 18 de agosto, com uma celebração que envolveu toda a comunidade escolar. A programação começou com a santa missa, celebrada pelo diretor, padre Rodrigo Menezes, SDB, que apresentou uma reflexão sobre o Pai e Mestre da Juventude. Em seguida, todos participaram de um oratório festivo marcado por muita diversão.

 

Centro Educacional Dom Bosco, RN

O Centro Educacional Dom Bosco em Natal, RN, celebrou o aniversário de Dom Bosco com momentos de fé, fraternidade e festa. A comemoração teve início com um ofício de oração, reunindo a comunidade em espírito de gratidão e esperança, recordando o legado de Dom Bosco na missão de educar e evangelizar os jovens. Em seguida, foi feito um almoço festivo da Família Salesiana, marcado pela partilha, convivência e fortalecimento dos laços de amizade. À noite, a comunidade se reuniu para a santa missa, momento central da celebração, em que todos elevaram suas preces e agradeceram pela vida e obra de Dom Bosco, pedindo que sua missão continue inspirando o trabalho com as crianças, adolescentes e jovens.

 

Centro Juvenil São João Batista, MT

O Centro Juvenil São João Batista em Poxoréu, MT, realizou no último sábado, 16 de agosto, uma festa especial em comemoração à natividade de Dom Bosco. O evento reuniu alunos, educadores, famílias e membros da comunidade salesiana em um dia marcado pela integração, espiritualidade e celebração dos valores educativos deixados pelo santo educador. As atividades tiveram início às 8h da manhã com uma missa solene celebrada para todos os alunos do Centro Juvenil. A celebração eucarística foi presidida pelo padre Guilherme Morales, com a presença do padre Osmar Orotides Resende, diretor da presença salesiana de Primavera do Leste. Durante a missa, foram realizados dois momentos especiais que marcaram a importância da data. Os salesianos cooperadores renovaram suas promessas, reafirmando seu compromisso com a missão educativa e evangelizadora de Dom Bosco. Simultaneamente, as Filhas de Maria Auxiliadora celebraram os 130 anos de presença no Brasil, destacando a rica história da congregação feminina salesiana no país.

 

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, PR

No dia 16 de agosto, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Ponta Grossa, PR, reuniu a comunidade para celebrar os 210 anos do nascimento de São João Bosco. A celebração iniciou pela manhã com uma carreata organizada pelas coordenações de pastorais da comunidade matriz. Fiéis de diferentes comunidades da paróquia participaram com veículos enfeitados e buzinas, percorrendo as principais ruas dos bairros da paróquia. À noite, a comunidade se reuniu para a celebração eucarística em ação de graças, dinamizada pela Articulação da Juventude Salesiana (AJS). A missa foi presidida pelo pároco, padre Renato dos Santos, e concelebrada pelo padre Severino Piccinini, com a presença dos diáconos Augusto Rotta e José Joanir Alves de Oliveira.

 

Novo Lar, RS

No último final de semana, o Novo Lar, em Porto Alegre, RS, promoveu um almoço solidário como parte das celebrações do aniversário de Dom Bosco, reunindo famílias, educadores, jovens e apoiadores em uma grande festa de fé, partilha e solidariedade. A programação contou com a presença da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Coordenadoria da Juventude, que ofereceram diversos serviços à comunidade. O almoço, marcado pelo tradicional carreteiro, trouxe não apenas sabor, mas também significado, fortalecendo o espírito de união e esperança. A festa foi enriquecida com atrações musicais, feirinha de panificação, brechó e a alegria das crianças nos brinquedos infláveis.

 

Centro Juvenil Salesiano, RJ

O Centro Juvenil Salesiano - Oratório Mamãe Margarida – promoveu, no dia 16 de agosto, a tradicional "Festa da Família + Dia de Dom Bosco", uma manhã especial marcada por encontros, atividades culturais e muita alegria, reunindo educandos, familiares e educadores. A abertura do evento foi conduzida pelo gerente social, Alexandre, que destacou a importância da participação das famílias na formação das crianças e adolescentes. Em seguida, o coordenador de Pastoral da Presença Salesiana de Niterói, Renato Freitas, guiou um momento de oração e reflexão, lembrando a vida e o legado de São João Bosco. A programação contou com uma emocionante apresentação teatral feita pelas crianças do grupo "Sonho de Dom Bosco". A peça retratou a trajetória inspiradora de Dom Bosco e encantou o público presente. Outro momento de destaque foi a apresentação dos educandos da oficina de capoeira, coordenada pelo Mestre Jabá. Em sua estreia diante do público, os jovens demonstraram talento, disciplina e muito carisma.

 

Colégio Santa Teresa, MS

A comunidade educativa do Colégio Santa Teresa de Corumbá, MS, celebrou os 210 anos de nascimento de Dom Bosco, no dia 15 de agosto, com uma programação organizada junto aos educadores da instituição. As atividades ocorreram no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora. Pela manhã, os estudantes do Ensino Fundamental I se reuniram em celebração e logo depois houve a santa missa para o Fundamental II e Ensino Médio. À tarde, as crianças do Fundamental I retornaram ao santuário para outra celebração.

 

Lar Padre Jacó, SC

Na sexta-feira, 15 de agosto, aconteceu no Lar Padre Jacó, de Itajaí, SC, a 5ª Edição do Show de Talentos. O evento combinou tradição, homenagem e memória salesiana. A programação começou com a acolhida de todos os convidados e famílias e contou com uma participação especial da Tríade – Cia de Dança de Rua, que na formação atual de seus bailarinos conta com egressos da instituição, descobertos em edições anteriores do Show de Talentos.  As apresentações foram variadas: mostra de desenhos, dança e canto. As apresentações e exposição de desenhos fizeram a alegria dos participantes e espectadores. A música, a arte e a dança, sempre ocuparam lugar de destaque em todas as casas salesianas do mundo inteiro, pois, na pedagogia de Dom Bosco, são consideradas um fator educativo e que tem um grande poder de influenciar para o bem os destinatários.

 

Boletim Salesiano com informações das Inspetorias Salesianas

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil