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04/09/2025

Inspetoria São João Bosco promove 14º Jogos Intersalesianos na cidade Vitória - ES

A partir desta quarta-feira (03/08), a Presença Salesiana de Vitória recebe as delegações das unidades salesianas dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Tocantins, Goiás e Distrito Federal, para o 14º Jogos Intersalesianos da Inspetoria São João Bosco

Esse evento, que se estenderá por quatro dias, teve sua última edição realizada em Vitória no ano de 1998. Agora, quase 30 anos depois, retorna a capital capixaba e reunirá centenas de estudantes-atletas de 11 obras educacionais e sociais salesianas em uma grande celebração que une a competição esportiva aos valores da educação. A cerimônia oficial de abertura acontece na quarta-feira (03), às 19h, na Arena Dom Bosco (Ginásio do Salesiano Nossa Senhora da Vitória, na Av. Beira-Mar). Os jogos acontecem no Salesiano Nossa Senhora da Vitória e Salesiano Jardim Camburi. 

Promovidos pela Inspetoria São João Bosco, mantenedora das mais 20 unidades educacionais e de ação social da Congregação nos seis estados, os jogos são mais do que um torneio; são um ponto de encontro para fortalecer os laços de amizade e fraternidade que caracterizam a educação salesiana. O tema central do evento é a sinergia entre os valores do esporte, como disciplina, resiliência e trabalho em equipe, e os pilares do sistema preventivo de Dom Bosco: razão, religião e afeto. 

“O período de jogos do Intersalesiano é tempo propício para revigorar em nossos educadores e em nossos alunos a importância do esporte na pedagogia salesiana que se realiza na espiritualidade do pátio. O modelo pedagógico das escolas salesianas valoriza o esporte, o teatro, a música, a dança e todas as expressões artístico culturais como ferramentas de aprendizagem na formação integral das juventudes”, explica o Diretor Geral da Presença Salesiana de Vitória, Padre Marcelo Vicente de Paula. 

Nas palavras de Dom Bosco, fundador da congregação salesiana, “uma escola sem esporte e sem música é como um corpo sem alma”. Para o diretor, através do esporte os jovens aprendem disciplina, respeito, dignidade na derrota, humildade na vitória, cuidado para com o outro e perseverança diante dos desafios. “Cada bola que rola no Intersalesiano atualiza o jeito salesiano de educar e ajuda os jovens a construir um projeto de vida”, conclui o padre. 

A cerimônia de abertura promete ser um espetáculo de emoção e união. O roteiro inclui a tradicional entrada das delegações, uma apresentação do Coral Infantil de Jardim Camburi, o solene juramento dos atletas, culminando no acendimento da pira olímpica, que será conduzida por ex-alunos de diferentes décadas e entregue aos estudantes da nova geração. Para encerrar a noite de abertura com a energia da cultura capixaba, a renomada banda Casaca fará um show especial para atletas, famílias e toda a comunidade educativa presente. 

O evento é um marco no calendário da Inspetoria e reforça o compromisso salesiano com a formação integral dos jovens, utilizando o esporte como uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano e social. 

04/09/2025

Minicurso fortalece a atuação das equipes gestoras, de atendimento e comunicação nos processos de matrícula e rematrícula nas escolas da RSB

Com o objetivo de fortalecer os processos de Matrícula e Rematrícula nas Escolas da Rede Salesiana Brasil (RSB), foi realizado, nos dias 21 e 28 de agosto, uma sequência de  encontros formativos do Minicurso “Matrículas e Rematrículas: como fortalecer a minha escola em rede”. A formação foi conduzida pela especialista Andréa Tavares e contou com a participação de centenas de profissionais das equipes gestoras, de atendimento, comunicação e marketing, com programação específica para cada público, proporcionando o aprofundamento dos temas.

Participação expressiva e partilhas significativas

A participação foi expressiva e marcada por partilhas significativas. Nos encontros voltados às equipes gestoras e de atendimento, registraram-se quase 300 participações simultâneas nos dois encontros. Já entre as equipes de comunicação e marketing, foram mais de 150 participações simultâneas nos encontros, com interações por meio de enquetes e conexões com as práticas.

Durante os encontros, os participantes compartilharam suas percepções, compreensões e experiências, destacando aprendizados significativos que podem ser aplicados imediatamente no dia a dia escolar. Os vídeos, apresentações e feedbacks coletados estão disponíveis na sala virtual do Minicurso, no ambiente do CSF.

Para a formadora Andréa Tavares, o Minicurso reafirmou a importância do agir em rede e do amadurecimento da consciência sobre o papel do Marketing Educacional no ambiente escolar. Segundo ela, “há muitos desafios ainda no Marketing Educacional, mas em rede as ideias e estratégias se conectam. É isso que eu venho sentindo ao longo dessa jornada recheada de conhecimento e prática. Ao falar sobre sobre o processo de formação, ao longo dos últimos três anos, Andréa ressalta que “ver e acompanhar a evolução de consciência sobre a importância do Marketing é incrível, agora está mais claro para todos a conexão que existe entre o Marketing e os diversos setores da escola para que a conquista e a fidelização seja realizada com maestria e da forma como Dom Bosco ensinou.”

Ao destacar que “tudo comunica”, Andréa lembrou que a comunicação no espaço educativo não pode ser pensada de forma isolada, mas sempre conectada à missão e ao propósito da Rede. “Falar de Marketing é entender que tudo comunica, tudo é ‘em rede’ e nada é isolado. Tendências estão a todo momento acontecendo, cabe a nós nos engajarmos para levar sempre o melhor ao estudante. Para sabermos se estamos no caminho certo, basta compreendermos se o ponto focal da nossa comunicação está direcionado ao nosso propósito como rede de educação, ou seja, nos perguntarmos sempre (antes de qualquer anúncio): por que fazemos o que fazemos? Se a resposta é formar estudantes capazes de mudar o mundo para melhor, o caminho e a estratégia serão conduzidos para esse lado também.”

Conteúdos trabalhados

Para as equipes gestoras e de atendimento foram priorizados temas como o papel de cada setor no Marketing Educacional, a organização de cadastros e fluxos de matrícula, o atendimento encantador com a aplicação dos cinco sentidos no tour escolar, a importância do educador na fidelização das famílias e a força do trabalho em rede para potencializar resultados.

Já para as equipes de comunicação e marketing, o foco esteve em temas como a comunicação integrada e o storytelling institucional, a qualidade no atendimento e a percepção das famílias antes da matrícula, a definição de metas e métricas digitais, as tendências do mercado educacional, incluindo podcasts, TikTok e o uso de influenciadores, além da integração entre o ambiente digital e o presencial na experiência das famílias.

Durante o Minicurso “Matrículas e Rematrículas: como fortalecer minha escola em rede”, os participantes destacaram diferentes aspectos que enriqueceram a formação: no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (Rio de Janeiro - RJ), ressaltou-se a importância das orientações práticas para estar atento aos detalhes que fazem a diferença no acolhimento às famílias; no Colégio de Santa Inês (São Pedro - SP), o ponto forte foi a reflexão sobre o uso das redes sociais como estratégia de divulgação da escola, com atenção especial à segurança dos dados compartilhados; já no Instituto Auxiliadora (São João Del Rei - MG), a partilha enfatizou a clareza, objetividade e riqueza do conteúdo, considerado um verdadeiro laboratório de alta qualidade, capaz de ser adaptado a diferentes realidades e de fazer a diferença no processo educativo.

Preparação para a 4ª edição

O Minicurso vem sendo oferecido pela RSB desde 2022, por iniciativa das Coordenações Inspetoriais de Comunicação, como ação vinculada à campanha de matrículas das escolas da RSB. Em sua 4ª edição, tem como diferencial a maior participação ativa dos envolvidos, organizados em grupos de interesse. A formação busca aprofundar conhecimentos, promover dinâmicas interativas e aproximar as estratégias de comunicação e relacionamento do cotidiano das escolas. Destacam-se como objetivos específicos:

  1. Aprimorar o entendimento do Marketing Educacional e a responsabilidade de cada setor
  2. Compreender necessidades reais das equipes, por meio de dinâmicas e interações.
  3. Fortalecer o agir em rede, valorizando a unidade dentro da escola.
  4. Assimilar que “tudo comunica”, desde o tom de voz até o posicionamento institucional.
  5. Explorar tendências digitais e off-line, conectando inovação e tradição.

Com carga horária de 4 horas, a formação reforça que o processo de matrículas e rematrículas não é apenas administrativo, mas um momento estratégico de encantamento e fidelização das famílias, em que a missão salesiana de educar e evangelizar se torna visível em cada detalhe.

Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

04/09/2025

ECOSAM reuniu comunicadoras salesianas das Américas, no Paraguai

De 31 de agosto a 4 de setembro, a cidade de San Lorenzo, no Paraguai, acolheu o encontro da Equipe de Comunicação Social das Américas – ECOSAM. O espaço se tornou ocasião de reflexão, avaliação e partilha fraterna, reunindo as Coordenadoras de Comunicação das Conferências Interinspetoriais das Américas. 

Participaram do encontro a conselheira geral para a comunicação social do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir Maria Ausilia De Siena. As presidentes de conferências: Ir Alaíde Deretti - CIB e Ir Maria Ángeles Grassi - CICSAL. As coordenadoras de comunicação de todas as conferências da América: Ir Maike Loes - CIB, Ir Susana Billordo - CICSAL, Ir Gabriela Murgía - CIMAC, Ir Doris Jaimes - CINAB, Ir Jacqueline Sardina - NAC. E, claro, as anfitriãs: duas coordenadoras das Inspetorias da conferência sede, CICSAL: Ir Lourdes Enciso e Ir Susana Diaz.

A Coordenadora Inspetorial de Comunicação da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP) e membro da equipe de Coordenação da ECOSAM, Ir Maike Loes, ressaltou que “foi muito importante nos encontrarmos presencialmente para fortalecer ainda mais o sentido de pertença a ECOSAM e nossa missão em rede. A avaliação dos processos de ECOSAM e também o planejamento para o próximo triênio dão maior solidez à nossa rede de comunicação para que as inspetorias se sintam acompanhadas e apoiadas nas iniciativas e processos educomunicativos.” 

Em clima de fraternidade, as participantes compartilham experiências, sonham juntas com uma comunicação que inspire e renovam o compromisso de fortalecer a missão salesiana através da palavra que une, evangeliza e transforma.

Comunicação da RSB com informações da Ir Maike Loes

Foto: Divulgação
04/09/2025

Versículos para cada dia do Mês da Bíblia

Confira um pouco da história por trás do Mês da Bíblia e celebre com um pensamento bíblico para iluminar cada dia de setembro

03/09/2025

Encontro Inspetorial de Comunicação aborda perfil do comunicador Salesiano no contexto digital

A Inspetoria Salesiana realizou nesta quinta-feira (28/08) o Encontro Inspetorial de Comunicação, em formato online, com foco no tema “Perfil do Comunicador Salesiano”. O evento, fundamentado no capítulo 13 do documento “A Comunicação Social a Serviço da Missão Salesiana na Igreja”, reuniu responsáveis pela comunicação das diferentes presenças da Missão Salesiana de Mato Grosso.

A abertura do encontro ficou a cargo do Delegado Inspetorial de Comunicação, Euclides Fernandes, que apresentou o tema central e contextualizou a importância da comunicação salesiana no mundo digital contemporâneo, destacando a necessidade de formar comunicadores alinhados aos valores congregacionais e atentos às demandas das novas gerações.

A programação contemplou quatro dimensões fundamentais do perfil comunicativo salesiano, desenvolvidas por jovens em formação que demonstraram o protagonismo juvenil defendido pela pedagogia de Dom Bosco.

Discípulo Missionário de Cristo

O Tirocinante João Victor Maciel abordou a dimensão espiritual do comunicador salesiano, enfatizando que, como Dom Bosco, os comunicadores são chamados a ser educadores da fé em qualquer ocasião. Baseando-se nas Constituições Salesianas (art. 34), destacou que a ciência mais eminente do salesiano é conhecer Jesus Cristo, e a alegria mais profunda é revelar a todos as insondáveis riquezas de seu mistério.

O comunicador salesiano realiza seu trabalho na comunidade, a serviço da missão e em sintonia com as orientações congregacionais, testemunhando seu amor a Cristo no âmbito da missão evangelizadora da Igreja.

Comunicador Educador

O Tirocinante Lucas Fonzar desenvolveu a reflexão sobre o papel educativo do comunicador, destacando como o comunicador salesiano pode ajudar os jovens a se orientarem no contexto digital contemporâneo. Ele abordou a importância da educação midiática, alertando sobre os riscos das apostas online (bets), os perigos da exposição excessiva nas redes sociais e a necessidade de acompanhar os jovens para que façam escolhas conscientes no ambiente digital.

O comunicador salesiano, conhecedor da pedagogia salesiana, atua como um guia que orienta os jovens sobre o uso responsável da tecnologia, compartilhando o projeto educativo com outros educadores e trabalhando com visão sinérgica, colaborativa e sinodal para concretizar a missão de forma orgânica e dinâmica, sempre colocando os jovens como protagonistas da comunicação.

Comunicador Cidadão

Maikon Malaquias, do UniSALESIANO Araçatuba, refletiu sobre a dimensão cidadã do comunicador salesiano, abordando o tema “Educar e Evangelizar na Era Digital” com foco no papel do comunicador na formação de usuários críticos e na produção de conteúdo significativo para os jovens.

Em sua apresentação, Malaquias desconstruiu o “mito do nativo digital”, explicando que nascer com um celular na mão não torna automaticamente alguém especialista em comunicação. Destacou que, embora os jovens possam ser experts em usar aplicativos, muitas vezes não sabem por que os usam, quais interesses estão por trás das plataformas ou como discernir entre informação e desinformação.

O apresentador enfatizou quatro pilares fundamentais para formar usuários críticos: clareza de objetivos (ensinar os jovens a questionarem o propósito do uso das redes sociais), alfabetização midiática (desconstruir mensagens e identificar técnicas de persuasão), domínio das linguagens técnicas (compreender algoritmos e cookies) e abordagem multidisciplinar (usar conhecimentos de filosofia, ética, psicologia para analisar fenômenos digitais).

Presença Testemunhal

O Aspirante Leonardo Godoy Coelho apresentou a dimensão da presença testemunhal do comunicador salesiano, destacando como essa presença deve ser um testemunho autêntico de Deus no ambiente digital. Ele enfatizou que o comunicador salesiano tem a missão de levar a palavra sagrada a mais lugares através das plataformas digitais, expandindo o alcance da evangelização.

Pátio digital não anula pátio físico

Durante o encontro, emergiu uma reflexão coletiva importante sobre a complementaridade entre o “pátio digital” e o pátio físico na pedagogia salesiana. Os participantes destacaram que, assim como Dom Bosco utilizava o pátio como espaço privilegiado de encontro e formação dos jovens, hoje é necessário trabalhar simultaneamente o pátio físico e o pátio digital.

A discussão enfatizou que ambos os espaços devem ser compreendidos como ambientes onde os jovens podem ser verdadeiros protagonistas, mantendo a pedagogia salesiana da presença e do acompanhamento. O pátio digital não substitui o físico, mas o complementa, criando novas oportunidades para que os jovens expressem sua criatividade e liderança, sempre orientados pelos valores cristãos e salesianos.

Compartilhamento de experiências inspetoriais

Após as apresentações teóricas, as diferentes presenças salesianas tiveram a oportunidade de partilhar suas realidades comunicativas. Cada casa apresentou dados sobre número de atendidos ou alunos, principais dificuldades enfrentadas, virtudes específicas de sua presença e canais de comunicação que funcionam melhor em seus contextos.

Esta troca de experiências evidenciou a diversidade e riqueza da Inspetoria, permitindo que as presenças conhecessem melhor as realidades umas das outras e identificassem possibilidades de colaboração e aprendizado mútuo.

Fortalecimento da comunicação em rede

A finalização do encontro concentrou-se na importância de “trabalhar em rede”, proposta fundamental para o fortalecimento da comunicação inspetorial. Foi destacada a necessidade de cada presença salesiana designar um responsável pela comunicação que sirva como ponto de contato para:

  • Facilitar a conexão e comunicação entre as diferentes casas
  • Promover o compartilhamento regular de ideias, experiências e boas práticas
  • Criar canais de apoio mútuo para resolução de problemas comunicativos
  • Desenvolver projetos colaborativos que potencializem o alcance da missão
  • Estabelecer uma rede de formação continuada em comunicação digital
  • Fortalecer a identidade comunicativa salesiana em toda a Inspetoria

Esta proposta visa criar uma estrutura de comunicação mais orgânica e eficiente, onde cada presença possa contribuir com suas expertises específicas e receber apoio nas áreas de maior dificuldade, consolidando uma verdadeira comunidade comunicativa salesiana.

Por Eduarda Victória da Missão Salesiana de Mato Grosso - MSMT
03/09/2025

“Seminário Virtual: vivenciando os Cadernos de Identidade e dos Compromissos Fundamentais da Ação Social da RSB” aprofunda reflexões sobre o Oratório como critério permanente

No dia 29 de agosto, a Rede Salesiana Brasil realizou o Seminário Virtual sobre a aplicação dos Cadernos de Identidade e dos Compromissos Fundamentais da Ação Social, reunindo mais de 100 participantes on-line. O encontro teve como tema “Oratório como critério permanente”, convidando gestores, educadores e colaboradores das obras sociais a refletirem sobre a centralidade do educando na missão salesiana e o compromisso coletivo de oferecer sempre “o melhor para eles”.

A programação contou com a partilha de experiências de obras sociais da Inspetoria São Pio X, apresentando práticas concretas que traduzem o carisma salesiano em ações educativas e pastorais. A acolhida foi conduzida pela Coordenadora da Ação Social da Inspetoria São João Bosco, Carolina Neves de Oliveira, que contextualizou o propósito de tornar mais conhecidas práticas que evidenciam a aplicabilidade dos Cadernos da Ação Social na realidade das obras sociais, com fundamentação e sentido. 

Luiz Salgado (Teco), Diretor Executivo do Parque Dom Bosco (Itajaí-SC), destacou que a vivência do oratório na obra é “como queria Dom Bosco: ambiente educativo, acolhedor, familiar e alegre, critério permanente em nossas ações do cotidiano”. Ele ressaltou também que o oratório festivo acontece mensalmente, com propostas pensadas em conjunto entre educandos e educadores, fortalecendo vínculos e protagonismo juvenil, e que a experiência se estende à comunidade local, transformando também as famílias.

Na mesma linha, Marcela Andrade, Coordenadora Educativo-Pastoral do Parque Dom Bosco, reforçou a importância do “coração oratoriano” dos educadores, que, ao se aproximarem dos jovens, transformam a relação educativa em um vínculo fraterno.

Cristina Hugentobler, Diretora Executiva do Novo Lar (Viamão-RS), enfatizou que “o oratório do Novo Lar é mais que um espaço: é um abraço aberto a cada família que chega”. Segundo ela, mães, pais, crianças e jovens encontram não apenas atividades, mas um lar de vínculos verdadeiros, em que a alegria se mistura à fé e onde cada pessoa descobre que pertence a uma grande família.

Nikolas Marcelo Belo Moreira, educador do Instituto Assistencial Dom Bosco (Guarapuava-PR), trouxe a reflexão de que “a passagem de época que estamos vivendo requer discernimento sobre o tipo de presença entre os jovens mais pobres”. Ele lembrou que a memória carismática é a fonte que inspira paixão educativa e decisões operacionais, sempre com predileção pelos mais vulneráveis.

Kaylla Maria Borges, Coordenadora Educativo-Pastoral do ISAS (Curitiba-PR), recordou a frase de Dom Bosco — “não basta amar os jovens; é preciso que eles sintam que são amados” — para explicar o sentido do oratório na obra. Segundo ela, essa certeza se concretiza no cuidado, na transformação e no amor oferecido a cada jovem, valorizando o vínculo com a comunidade, as parcerias e a missão de oferecer sempre “para eles, o melhor”.

Por fim, Tatiana Ostroske, Orientadora Pedagógica do Centro Educacional Dom Bosco (Joinville-SC), apresentou a experiência do Oratório Itinerante, criado como resposta criativa ao desafio de chegar até as crianças e adolescentes em seus próprios espaços de convivência. Ela explicou que cada encontro “é uma experiência educativa planejada, onde se cultivam valores, vínculos e oportunidades de protagonismo juvenil”, reafirmando o oratório como critério permanente, lugar de acolhida e de construção de sentido para a vida.

Durante as partilhas, ficou evidenciado o empenho das equipes em manter vivo o espírito do oratório como critério pedagógico e pastoral permanente. Cada relato revelou como o compromisso salesiano se atualiza nas diferentes realidades, sempre colocando o educando no centro do processo educativo.

“Nas partilhas das práticas pelos gestores e educadores das obras sociais da Inspetoria São Pio X, à luz do tema ‘Oratório como critério permanente’, ficou evidenciado o compromisso e o empenho das equipes em realizar o melhor pelos educandos atendidos (Para eles, o melhor!). A intenção é a mesma, o sonho é o mesmo, os compromissos são compartilhados! Em cada realidade, as ações se desenvolvem com sentido por meio de atitudes pedagógicas que têm o educando no centro”, destacou Ana Paula, gestora de projetos de formação da RSB.

O Seminário reforçou a convicção de que os Cadernos de Identidade e dos Compromissos Fundamentais da Ação Social da RSB são instrumentos de unidade e fortalecimento da missão. Eles orientam a prática educativa, assegurando que o oratório, expressão original do carisma de Dom Bosco, permaneça como referência para a construção de ambientes educativos acolhedores e evangelizadores.

Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Fonte: Istituto Figlie di Maria Ausiliatrice
03/09/2025

Teresa Valsè Pantellini: uma espiritualidade centrada no amor

No dia 3 de setembro de 1907, em Turim, com apenas 29 anos, falecia Irmã Teresa Valsè Pantellini (1878 – 1907), Filha de Maria Auxiliadora (FMA) declarada venerável em 12 de julho de 1986 por São João Paulo II.

Desta jovem FMA podem-se destacar muitos aspectos que lhe mereceram, entre outras coisas, ter como biógrafo o próprio Ferdinando Maccono, que também foi biógrafo de Santa Maria Mazzarello. Certamente, porém, destaca-se entre todas a sua capacidade de acolher as meninas como eram, sem se deixar intimidar por comportamentos ofensivos ou mesmo violentos.

Algumas oratorianas testemunharam:

“Numa tarde de domingo, entraram no pátio do oratório [em Roma, Trastevere] quatro ou cinco meninas que nunca tinham sido vistas. Irmã Teresa não estava porque não se sentia muito bem e a superiora me disse para me retirar. Mas não se passou nem um quarto de hora quando, enquanto conversavam com uma Irmã, de repente, arrancaram-lhe o véu. As maiores de nós, que viram o ato grosseiro, correram para defender a Irmã e começou uma briga. Alguma correu para a rua para chamar as policiais e estas vieram e estavam prestes a levar embora aquelas prepotentes, quando Irmã Teresa, avisada do fato doloroso, desceu rapidamente e disse: ‘Não, não! Não devemos deixar levar para a prisão aquelas meninas, porque o Senhor as enviou aqui para que as tornemos boas’ e correu em direção à portaria para chamar as policiais; mas, tanto pela exaustão, quanto pela pequena corrida, desmaiou e caiu. Foi levantada e acompanhada ao quarto.

Durante a semana, ela se informou sobre aquelas meninas e conseguiu aproximar-se de algumas delas e soube que  tinham sido mandadas ao Oratório por pessoas más, que prometeram dar-lhes vinte e cinco liras se arrancassem o véu e a touca de alguma Irmã, e elas fizeram essa ‘bela proeza’. Irmã Teresa cuidou delas, procurou-lhes trabalho, aceitou uma na sala de trabalho e aos poucos colocou-as todas no caminho certo.”

Outras coirmãs confirmam. Irmã Tullia De Berardinis escreveu: “Às vezes reclamava do comportamento das meninas; e ela: ‘Devemos ter pena delas; são pobres meninas abandonadas por todos e expostas a tantos perigos! Agradeçamos ao Senhor por virem ao Oratório e vereis que, com o tempo, elas se tornarão boas. Vamos recomendá-las ao Sagrado Coração de Jesus e à Nossa Senhora’”.,

E Irmã Ottávia Clerici: “Diante de qualquer afronta e dificuldade das meninas, sempre as defendia dizendo: ‘De cem grosserias ou caprichos, oitenta não sabem que estão fazendo isso’”.

O que sustentava uma jovem de família rica com dificuldades de saúde neste compromisso de dedicação a Deus e à educação dos mais pobres? Um belo estudo de Irmã Piera Ruffinatto, Reitora da Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação Auxilium, apresenta a sua espiritualidade educativa, “centrada no amor”. Leia o artigo da Irmã Piera em língua italiana clicando aqui.

Fonte: Istituto Figlie di Maria Ausiliatrice

02/09/2025

3º Encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais aprofunda reflexão sobre a avaliação como prática potencializadora da aprendizagem

No dia 27 de agosto, a Rede Salesiana Brasil (RSB) promoveu o 3º Encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental - Anos Finais, reunindo 44 Coordenadores Pedagógicos de todo o país. O tema central foi “Avaliação como prática potencializadora da aprendizagem”, conduzido pela Profª Leoneide Rodrigues, Assessora Pedagógica da RSB.

Durante o encontro, os participantes foram convidados a refletir sobre a avaliação para a aprendizagem como um processo que vai além da verificação de resultados, tornando-se um recurso formativo capaz de orientar a prática docente, apoiar os estudantes e fortalecer a missão educativa salesiana.

“A avaliação precisa ser compreendida como uma aliada do processo formativo, favorecendo a construção de conhecimentos e o desenvolvimento integral dos estudantes. Ela não se limita a mensurar resultados, mas potencializa a aprendizagem ao oferecer caminhos para o crescimento pessoal e acadêmico”, destacou a Profª Leoneide Rodrigues.

Ao final do encontro, os coordenadores pedagógicos foram motivados a ampliar a formação junto às suas equipes locais, promovendo momentos de estudo e reflexão com os professores sobre o tema da avaliação, especialmente a partir do Caderno 5 do Currículo da RSB – Metodologias e Avaliação. A proposta é que cada comunidade educativa aprofunde os fundamentos, realize partilhas e desenvolva práticas concretas voltadas à avaliação formativa, em sintonia com o carisma salesiano.

A iniciativa reforça o compromisso da RSB em formar educadores protagonistas, capazes de transformar suas práticas pedagógicas e oferecer uma educação que, à luz do projeto de Dom Bosco e Madre Mazzarello, favoreça o protagonismo dos jovens e a vivência de uma aprendizagem significativa.

Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

02/09/2025

Salesianos de São Paulo celebram 140 anos

A Obra Salesiana no Brasil teve suas origens em 1883, quando os salesianos, enviados pelo próprio Dom Bosco, chegaram em Niterói. Em 1885 os salesianos chegaram a São Paulo, onde fundaram o Liceu Coração de Jesus. Para celebrar os 140 anos da presença salesiana no Estado, a Inspetoria Salesiana de São Paulo preparou quatro momentos especiais. O primeiro deles foi uma Missa Solene e uma exposição fotográfica

Na noite do domingo, 31 de agosto, o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, presidiu a Missa de abertura das comemorações dos 140 anos da presença salesiana em São Paulo, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus. Dentre os concelebrantes estava dom Rogério Augusto das Neves, bispo auxiliar da Região Sé, padre Alexandre Luís de Oliveira, inspetor salesiano, além de outros bispos e padres salesianos. Dentre as autoridades presentes, destaca-se o Sr. Fernando Padula, secretário municipal de educação.

A presença salesiana nos Campos Elíseos, iniciada com a fundação do Liceu Coração de Jesus, em 1885, a segunda em território brasileiro, marcou a entrada dos filhos de Dom Bosco não somente na cidade, mas no Estado de São Paulo. O tempo fez com que essa presença se estendesse e se consolidasse por várias cidades e regiões paulistas.

Em sua homilia, dom Odilo manifestou gratidão e pediu a Deus que continue abençoando novas iniciativas: “Deus foi generoso em nos dar homens e mulheres consagrados que dedicaram sua vida ao serviço. O tempo muda, os desafios são outros, mas a missão de cultivar a fé e semear esperança permanece”,  e acrescentou “somos chamados a continuar semeando a fé, cultivando a caridade e construindo uma Igreja presente na vida do povo, sobretudo dos mais simples”.

Após a Missa, aconteceu a abertura da Mostra Fotográfica, promovida pelo Museu da Obra Salesiana no Brasil, que está organizada em três núcleos que convidam à reflexão sobre o tempo e a permanência: “As Origens e Fundação”, “Festas, Ritos e Tradições” e “Artes, Ofícios e Comércio”. Entre objetos, fotografias e memórias, a exposição não apenas homenageia o passado, mas reafirma, sobretudo, a missão salesiana de educar para transformar, renovando em cada geração o compromisso de Dom Bosco com a juventude. Essa mostra é itinerante e será exibida em outras casas salesianas da Inspetoria.

Os próximos eventos comemorativos são: 19 de setembro - Solene Sessão Litero-Musical e lançamento do selo comemorativo. 24 de outubro - Seminário "Educação Plural e Inclusiva: Inteligência Artificial, Relações Étnico-Raciais e Saúde Emocional em Debate". 28 de novembro - Comemoração dos 140 anos  com a Comunidade Educativo-Pastoral. Todos esses eventos serão sediados nas dependências do Liceu Coração de Jesus.

Pe. Pedro André, SDB – Vatican News

02/09/2025

Assembleia Legislativa homenageia 25 anos do Centro Educacional Dom Bosco em Joinville

O auditório do Centro Educacional Dom Bosco viveu uma noite histórica no dia 29 de agosto de 2025. A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) realizou uma Sessão Solene em homenagem aos 25 anos de atuação da instituição salesiana na cidade, reconhecendo o papel fundamental que a obra desempenha na transformação de vidas de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa partiu do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que apresentou o pedido de homenagem na Alesc. A proposta foi prontamente acolhida e, em gesto simbólico, a Casa Legislativa transferiu sua sessão para o auditório do Dom Bosco, em Joinville, aproximando o poder público da comunidade atendida.

25 anos de impacto social

Fundado em 2000, o Centro Educacional Dom Bosco se consolidou como referência no atendimento de adolescentes e jovens em situação de risco e vulnerabilidade. Ao longo de sua trajetória, a instituição já acolheu mais de 20 mil educandos e, atualmente, acompanha cerca de 650 jovens por ano, oferecendo formação educacional, profissional e social em sintonia com o carisma salesiano.

“Celebrar 25 anos do Centro Educacional Dom Bosco é celebrar histórias de superação, oportunidades e transformação. É reconhecer uma obra que não mede esforços para garantir dignidade e futuro para nossa juventude”, destacou um dos organizadores do evento.

Parceiros que transformam

Durante a solenidade, benfeitores, amigos e empresas parceiras também foram lembradas pela contribuição ao longo da trajetória da instituição. Entre elas, a Döhler, que desde 2003 mantém parceria com o programa Jovem Aprendiz.

O impacto dessa colaboração foi personificado no depoimento do Daniel de Moraes Boegershausen, 27 anos, hoje sales account na empresa e ex-educando do Dom Bosco:

“A Döhler me deu a oportunidade de iniciar minha jornada profissional e transformar meu futuro. Recebi apoio em meu desenvolvimento educacional como cursos, imersões, minha graduação, e isso tudo vem me impulsionando a patamares que eu não poderia imaginar. Sou muito grato, pois hoje tenho minha vida transformada”, afirmou.

Reconhecimento coletivo

A solenidade reuniu autoridades locais, lideranças comunitárias, educadores, ex-alunos, famílias e jovens atualmente atendidos pela instituição. O clima foi de gratidão e celebração. Para os presentes, o momento representou não apenas o reconhecimento de uma trajetória, mas também o compromisso de continuar investindo na educação, na profissionalização e na inclusão social de centenas de jovens.

Para abrilhantar ainda mais essa noite a Banda Marcial Dom Bosco da Obra Social Paque Dom Bosco de Itajaí–SC fez uma belíssima apresentação e encantou a todos que estiveram no evento, sem dúvidas, foi um momento impar para essa data tão importante para o Centro Educacional Dom Bosco.

Olhar para o futuro

Ao completar 25 anos, o Centro Educacional Dom Bosco reafirma seu propósito: ser um espaço de esperança, oportunidades e transformação de vidas. Com raízes sólidas no carisma salesiano e com o apoio de parceiros, empresas e da sociedade civil, a instituição segue firme no desafio de preparar jovens para o mercado de trabalho e para a vida cidadã, combatendo desigualdades e oferecendo perspectivas de futuro.

“Mais do que uma homenagem, este é um convite para que a sociedade continue acreditando e apoiando o trabalho do Dom Bosco, pois cada jovem atendido é uma vida transformada e uma nova possibilidade para nossa cidade”, reforçou a direção da instituição.

Inspetoria São Pio X

 

01/09/2025

Estudantes do Colégio Castelo arrecadam mais de 700 quilos de alimentos e beneficiam instituições

O Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé (RJ), celebrou na última semana um gesto de solidariedade que encheu de orgulho toda a comunidade escolar. Durante a Gincana Solidária, parte dos Jogos Internos do Castelo – JIC 2025, os alunos arrecadaram nada menos que 725 quilos de alimentos.
 
As doações foram entregues a três instituições locais: Fazenda da Esperança, Projeto Pão Nosso, da Paróquia Santo Antônio, e o Recanto dos Idosos. Representantes das entidades estiveram no Castelo para receber, das mãos dos estudantes, colaboradores e Irmãs Salesianas, os alimentos que farão diferença no dia a dia de muitas famílias e pessoas assistidas.
 
O momento da entrega foi marcado por emoção e gratidão. Para Marina Gabbay, da Fazenda da Esperança, o gesto é reflexo do compromisso do Castelo com a solidariedade. “Imensa gratidão. Que Deus retribua a cada um de vocês, professores e alunos, por esse ato de amor”, afirmou.
 
No Recanto dos Idosos, a voluntária Josefa Sampaio destacou a força do envolvimento da juventude. “A solidariedade, o sentimento cristão, é que tem nos ajudado a manter a instituição funcionando. É lindo ver crianças e adolescentes protagonizando isso”, disse.
Já Marlice Couto, representando a Paróquia Santo Antônio, reforçou o impacto das doações: “Parabéns pelo gesto carinhoso. O amor está crescendo no coração de cada um e isso é o que Jesus nos pede: sermos solidários e felizes.”
 
A Gincana Solidária é uma oportunidade de despertar nos jovens o senso de responsabilidade com o próximo, mostrando que cada gesto, por menor que pareça, pode transformar realidades. Segundo o professor Ismael Souza, idealizador da gincana, a iniciativa nasceu em 2023, a partir de uma reflexão em sala de aula sobre a fome. “Os estudantes pensaram no formato e, desde então, se dedicam cada vez mais. Este ano, a arrecadação mais que dobrou, com foco nos alimentos essenciais para a cesta básica. É um exercício de solidariedade que se soma ao espírito salesiano de formar bons cristãos e honestos cidadãos”, explicou.
 
Além dos alimentos, as instituições também foram beneficiadas com os recursos arrecadados no Arraiá Beneficente do Castelo, realizado em julho. Parte da renda do evento já havia sido destinada diretamente às contas das entidades, e a entrega simbólica durante a gincana coroou um ciclo de partilha e união que ultrapassou os muros da escola.
 
Assessoria de Comunicação do Colégio Castelo
29/08/2025

Editora Edebê lança coleção “Identidade” para o Ensino Médio nas Escolas da Inspetoria Madre Mazzarello

O evento fortaleceu o Carisma salesiano e apresentou o novo material que será adotado a partir de 2026 pela Rede Salesiana Brasil

Nos dias 26 e 27 de agosto, a Sede Inspetorial da BMM recebeu o Time de Assessores da Editora Edebê para o lançamento da coleção Identidade, destinada ao Ensino Médio das escolas da Rede Salesiana Brasil, com implementação prevista para 2026. Estiveram presentes as Direções e Coordenações Pedagógicas das unidades da Inspetoria que ofertam o segmento, em um encontro marcado por troca de experiências e aproximação com a equipe Edebê.

O evento foi idealizado pelo Assessor de Educação da Inspetoria, Cristiano Prates Rodrigues e pela Ir. Amélia de Assis Castro, Coordenadora de Equipe Inspetorial que acompanha o desenvolvimento das Escolas. Mais do que uma apresentação técnica, o lançamento foi também um espaço de diálogo sobre o material e sua elaboração, reforçando o alinhamento estratégico entre a qualidade acadêmica e a sustentabilidade carismática salesiana. “Este momento formativo fortalece nossa missão salesiana de educar evangelizando, ajudando cada escola a integrar a Coleção Identidade na construção de uma educação de qualidade. A formação reafirma nosso compromisso salesiano de colocar o jovem no centro, promovendo uma aprendizagem integral que une saberes, valores e espiritualidade para a vida e para o futuro”, afirma Cristiano.

Programação formativa e vivencial
O encontro iniciou-se com uma acolhida inspiradora e um momento devocional, conduzido pela equipe da Inspetoria, fortalecendo a espiritualidade e preparando o coração para os diálogos que se seguiram. Na sequência, um momento de escuta, partilha e construção coletiva, que reforçou os vínculos entre escolas e equipe editorial em torno de uma proposta formativa integrada e transformadora.

A manhã seguiu com a apresentação geral da Coleção Identidade - Ensino Médio, que proporcionou uma imersão nos fundamentos do material, alinhados à BNCC, ao pensamento científico e à identidade salesiana, preparando os estudantes para os caminhos do ENEM e do ensino superior. Os participantes mergulharam em simulações práticas na atividade “Desvendando o Poder da Plataforma Edebê”, conhecendo ferramentas que apoiam o acompanhamento pedagógico, a tomada de decisões e o engajamento dos estudantes.

Também foram realizadas oficinas por áreas do conhecimento (Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza) que ofereceram uma exploração detalhada dos conteúdos planejados para 2026, com ênfase no uso dos recursos impressos e digitais. O programa contou ainda com a exploração do Caderno Foco ENEM e Vestibulares, momento dedicado à reflexão sobre estratégias práticas de preparação para as avaliações externas.

Encerrando o primeiro dia, os gestores participaram do Planejamento Colaborativo para a utilização da Coleção e da Plataforma, seguido pelo World Café - Ensino Médio em Movimento, metodologia interativa que promoveu diálogos e registros colaborativos. Essa etapa refletiu sobre os desafios de articular a formação integral dos estudantes com a preparação para vestibulares e ENEM, destacando o papel do material didático e dos recursos digitais da Edebê.

Identidade que se renova no Carisma Salesiano

A coleção Identidade nasce do desejo de oferecer um caminho formativo que una conhecimento, valores e fé, promovendo uma educação integral que fala ao coração, à razão e à espiritualidade. Mais do que conteúdos, o material propõe experiências que formam pessoas conscientes, solidárias e protagonistas de um mundo mais humano e fraterno.

Este momento foi também uma oportunidade para renovar a identidade educativa salesiana, enraizada no carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello, e alimentada pelo compromisso cotidiano com os educadores e educandos, inspirando a caminhar juntos, com ousadia e confiança, fiéis ao Carisma e atentos aos sinais dos tempos. Para Fabianni Mamone, Gestora Editorial da Edebê, “quem cria tem sempre a melhor ideia da sua proposta e do seu projeto, mas quem pilota esse trabalho é quem traz significatividade e pode dar as melhores devolutivas sobre ele. Realizar um lançamento do material diretamente a quem vai fazer uso dele e olhar com os olhos da Educação faz com que a gente possa entregar um produto cada vez melhor, então, estou muito feliz com esta oportunidade.”

A importância do momento também foi ressaltada por Gabriela Melo, Gestora de Produtos Educacionais da Edebê. Segundo ela, “esta integração é fundamental, pois, através da imersão no material, as equipes gestoras poderão voltar às suas localidades com uma perspectiva de planejamento anual tendo em vista as  novidades da coleção e seu encontro com o Currículo, pautando ações pedagógicas efetivas a favor da aprendizagem dos alunos.” Ela ainda reforça a força pedagógica do material. “A coleção tem muitos elementos que favorecem uma aprendizagem significativa com propostas de metodologias ativas voltadas para o viés da pesquisa científica, com muitos infográficos e mapas mentais que vão favorecer a aprendizagem do aluno com uma proposta de autogestão de conhecimentos, sejam eles socioemocionais ou de cada área e componente curricular.” Gabriela também destaca os diferenciais. “Esta novidade chega às escolas torneada por um uma esfera digital potente que permite personalização de conteúdos e tem o apoio da consultoria educacional para que as Unidades possam valorizar o trabalho do planejamento docente”, diz.

A Inspetoria Madre Mazzarello valoriza e incentiva a utilização de recursos que unam inovação e tradição. Nesse sentido, a coleção Identidade se apresenta como um instrumento pedagógico que potencializa tanto os recursos digitais quanto os físicos, fortalecendo a missão educativa das Unidades. Nesse sentido, a Ir. Carmelita Leonilda Agrizzi, Diretora do Colégio Castelo, Macaé-RJ, também faz ressonâncias bastante positivas sobre o encontro. “Este lançamento reforça a identidade salesiana para  as nossas escolas. A coleção ‘Identidade’ tem uma grande importância para nós, Salesianas, Salesianos e leigos comprometidos com a educação das crianças e dos jovens, que são o motivo primeiro da nossa Missão. O material  vai trazer para nós uma nova direção, iluminando também os estudantes e toda a equipe que vem trabalhando em um sentido comum.”

Para Silvia Ferreira, Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Instituto Teresa Valsé, em Uberlândia-MG, a coleção promete evidenciar ainda mais o protagonismo juvenil. “A nova coleção fortalece a identidade salesiana, renovando e reafirmando o Carisma que tem suas raízes em Dom Bosco e Madre Mazzarello. Desta forma, os jovens se preparam para um mundo tão dinâmico e intenso, cada vez mais empáticos e solidários.” Silvia ainda destaca a possibilidade de caminhar enquanto Rede e ao mesmo tempo regionalizar a estratégia pedagógica. “A possibilidade de pensar em cada Instituição, permitindo uma organização de acordo com a realidade de cada escola dentro da plataforma da Edebê é um grande diferencial.”

Sobre a Edebê

A Editora Edebê integra o Grupo Editorial Edebé, fundado em 1888 em Barcelona, Espanha, com presença na Europa e América Latina. Especializada em conteúdos didáticos e em literatura infantil e juvenil, está presente em todo o Brasil, atendendo a mais de 70 mil estudantes com materiais impressos e digitais.

No Brasil desde 2013, a partir de parceria com a Rede Salesiana Brasil, a editora atua na produção de livros didáticos, paradidáticos, literatura salesiana, materiais digitais e tecnologias para a educação, além de oferecer formação de professores e apoio operacional às escolas. Seu modelo, amplamente testado em diversas instituições, garante tranquilidade na adoção dos materiais e qualidade no processo formativo.

Por Equipe de Comunicação da Inspetoria Madre Mazzarello - BMM

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