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31/10/2025

Solenidade de Todos os Santos e Dia de Finados em 2025: como participar das celebrações e cumprir os preceitos da Igreja

Em 2025, o calendário litúrgico traz uma coincidência especial: o dia 1º de novembro, tradicionalmente dedicado à Solenidade de Todos os Santos, cai em um sábado, véspera do Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro. Como a data de Finados é fixa e sempre comemorada nesse dia, a celebração de Todos os Santos será antecipada para o sábado, 1º de novembro, e não transferida para o domingo, como costuma acontecer em alguns anos.

O que isso significa na prática?

Significa que, em 2025, os fiéis são convidados a participar de duas celebrações eucarísticas distintas, uma para cada data:

Solenidade de Todos os Santos 
Sábado, 1º de novembro
Neste dia, a Igreja celebra a alegria do Céu, lembrando todos os homens e mulheres que viveram a santidade no cotidiano e agora participam da glória de Deus. É uma festa da esperança cristã e do chamado universal à santidade.

Comemoração dos Fiéis Defuntos (Dia de Finados)
Domingo, 2 de novembro
Neste dia, a liturgia convida os fiéis a rezar pelos falecidos, pedindo a Deus que acolha com misericórdia aqueles que já partiram desta vida. É um gesto de amor e fé na ressurreição.

Como cumprir os preceitos da Igreja?

A Igreja ensina que os fiéis católicos têm o dever de participar da Santa Missa em todos os domingos e nas solenidades de preceito. Em 2025, portanto, há duas participações distintas:

Missa de Todos os Santos: deve ser vivida no sábado, 1º de novembro.

Missa de Finados: deve ser vivida no domingo, 2 de novembro, cumprindo o preceito dominical habitual.

Assim, os católicos que participarem da missa no sábado à tarde ou à noite (vigília de Finados) devem se atentar ao rito celebrado: se a missa for própria de Todos os Santos, ela cumpre o preceito da solenidade; se for a missa de Finados, ela vale para o domingo.

Por isso, recomenda-se verificar com antecedência os horários e intenções das celebrações em sua paróquia, a fim de participar plenamente de ambas as celebrações.

Santidade e memória: dois caminhos de esperança

Celebrar Todos os Santos e Finados em dias consecutivos é uma oportunidade preciosa para recordar que a santidade e a vida eterna são o destino de todos os filhos e filhas de Deus. A Igreja, com sabedoria, nos faz contemplar, de um lado, a comunhão dos santos, e de outro, a esperança da ressurreição, duas faces do mesmo mistério da fé.

Como dizia Dom Bosco: “O paraíso não é para os preguiçosos, mas para os que trabalham e amam a Deus.”

Neste início de novembro, deixemo-nos inspirar pelos santos e sustentemos na oração os que já partiram, com o coração cheio de confiança naquele que é “a ressurreição e a vida” (Jo 11,25).

Comunicação da Rede Salesiana Brasil

30/10/2025

Projeto salesiano oferece alternativa a crianças da comunidade do Jacarezinho

Há três anos, crianças e adolescentes de uma das maiores comunidades carentes do Rio de Janeiro participam de um curso de inclusão digital. Seu coordenador, padre Natale Vitali, fala aos meios de comunicação do Vaticano: “Não é uma realidade fácil para eles, que muitas vezes não recebem uma educação digna. Mas não nos limitamos à informática, também ajudamos na conscientização e no desenvolvimento de valores morais e sociais”

O sangue é lavado, e os cartuchos das balas são retirados. Mas o medo fica. Expulsar esse medo do Jacarezinho, uma das maiores e mais violentas comunidades do Rio de Janeiro, é um desafio. Um desafio que os missionários de Dom Bosco, como o padre italiano Natale Vitali, querem vencer. Ele chegou à comunidade em 2020, um ano antes de uma operação policial transformar-se em massacre — o segundo mais letal da história da cidade, superado apenas pelo ocorrido ontem, 28 de outubro, nos bairros do Alemão e da Penha (138 mortos).

O sacerdote, que viu armas desde o primeiro dia em que entrou no Jacarezinho, conhecia uma das 28 pessoas assassinadas em 6 de maio de 2021, durante a incursão de mais de 200 agentes para prender 21 membros de uma facção de narcotráfico. “Era um garoto, sempre ficava em frente à nossa paróquia e à nossa escola, com um travesseiro na mão, e sempre nos cumprimentava. Em uma das missas que celebrei nas seis comunidades locais, lembramos os nomes e rostos das vítimas daquele massacre, que ainda está muito vivo na memória”, conta o salesiano, que acaba de concluir seu mandato como Superior da Inspetoria São João Bosco do Brasil em Belo Horizonte.

Longe da violência

A violência está profundamente enraizada no Jacarezinho. Os números não deixam dúvida: é a segunda comunidade com mais mortes em operações policiais. De 2007 a 2023, segundo o Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos, da Universidade Federal Fluminense, foram registradas 348 ações policiais com 216 mortos.

Essa violência afeta também a educação dos jovens: as aulas são canceladas, escolas são fechadas e muitos acabam vendo no tráfico a única forma de ganhar algum dinheiro. “Quando a polícia entra na favela, o medo é constante”, diz o padre Vitali. “Não é uma realidade fácil: muita gente não quer viver aqui. As crianças e os adolescentes muitas vezes não recebem uma boa educação, e a relação com os pais — que, em muitos casos, não estudaram — é frágil. Eles não percebem a importância de educar bem os filhos”.

Os refúgios dos jovens de Jacarezinho são a paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, que abriga o oratório festivo Dom Bosco, e a escola Alberto Monteiro de Carvalho, com mais de 500 alunos. Há três anos, depois das aulas e do almoço, eles participam do projeto de iniciação à informática, coordenado pelo padre Vitali, que o chama de curso de inclusão digital. As crianças e adolescentes, entre 6 e 14 anos, aprendem a usar o computador — muitos o veem pela primeira vez — com o apoio de professores contratados graças ao financiamento da ONG italiana Missioni Don Bosco, da cidade de Turim.

“Essa é uma das nossas ‘oficinas’. Mas não se limita à informática”, explica o sacerdote. “Trabalhamos também a sensibilização e os valores morais e sociais. Começamos em 2022, quando a Inspetoria comprou os primeiros equipamentos. O número de participantes cresce a cada ano: em 2022 eram 45, em 2023 chegaram a 150, em 2024 a 200, e hoje já são 265 alunos. É difícil fazê-los ir embora quando o curso termina, porque se sentem bem nesse ambiente familiar”.

A alternativa salesiana

No próximo ano letivo, no início de 2026, o projeto de inclusão digital deve receber ainda mais alunos. “Estamos ampliando a escola e, quando a obra terminar, se Deus quiser, poderemos acolher mais 200 estudantes”, informa o padre Vitali. Desde 2024, o curso também foi estendido aos pais dos alunos.

O impacto positivo da obra salesiana em Jacarezinho pode ser medido pelos testemunhos que o padre recebe de ex-alunos: “Há pouco tempo, conversei com dois deles. Um começou a trabalhar em uma empresa de informática e me disse que o curso de inclusão digital mudou sua mente e seu coração. O outro nos doou o primeiro salário para ajudar a manter o projeto”.

A missão dos salesianos continuará — educando crianças e jovens, protegendo-os da violência e oferecendo uma alternativa ao tráfico de drogas. O padre Vitali conclui: “A fé em Deus nos ajuda muito  a trabalhando próximos a eles. Ela nos dá força, esperança e alegria para continuar anunciando o Evangelho — mesmo quando o medo, que lutamos para vencer, ainda vive dentro de nós”.

Fonte: Vatican News

30/10/2025

Experiências da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida ganham projeção internacional em obra do OIEC

Publicação internacional reúne práticas de fraternidade e reconciliação em escolas católicas de todo o mundo

No dia 11 de outubro, data marcada pela Oração Mundial pela Paz, convocada pelo Papa Leão XIV,  o OIEC (Office International of Catholic Education) – Escritório Internacional de Educação Católica lançou o livro “Uma Escola para a Paz – rumo a uma fraternidade educativa global”.

Disponível em francês, inglês e espanhol, a publicação é um convite para que cada escola se torne uma oficina de humanidade, onde se aprende a ouvir, dialogar, cooperar e esperar - pilares de uma cultura de paz. O livro apresenta testemunhos e práticas educativas de todos os continentes, reforçando a missão da educação como caminho de reconciliação, fraternidade e igualdade, especialmente no que diz respeito à educação de meninas e mulheres, vista como uma das bases da paz sustentável.

Nas páginas 43, 46 e 47, a obra apresenta iniciativas pedagógicas e comunitárias desenvolvidas em instituições da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, que expressam de forma concreta o compromisso salesiano com a educação para a paz e a fraternidade global.

Colégio de Santa Inês (São Paulo/SP) – Página 43 

O Colégio de Santa Inês é apresentado como um exemplo de convivência pacífica e formação integral, promovendo ações educativas que estimulam o respeito, a empatia e o diálogo. A experiência destaca a importância da escuta ativa e da resolução pacífica de conflitos como parte do cotidiano escolar, em sintonia com os valores do carisma salesiano.

Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP) – Páginas 46 e 47

As páginas seguintes ampliam o olhar sobre o trabalho desenvolvido pela Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, ressaltando projetos de promoção da paz, cidadania e igualdade de gênero em várias de suas escolas e obras sociais.

Instituto São José (São José dos Campos) – Página 50

Fiel ao carisma salesiano, o Instituto São José foi destaque na obra com o projeto “Coração Oratoriano na Prática”, criado para vivenciar os compromissos do Pacto Educativo Global no cotidiano escolar.
A iniciativa promove a solidariedade concreta entre crianças, jovens e comunidades locais, unindo uma escola urbana bem estruturada a uma escola rural em situação de vulnerabilidade.

O relato mostra como as comunidades educativas da BAP promovem uma pedagogia da presença, baseada na espiritualidade de Dom Bosco e Madre Mazzarello, fortalecendo o protagonismo juvenil e feminino e inspirando atitudes de solidariedade e reconciliação

O livro, que integra o movimento do Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco, reforça a mensagem de que “a paz se constrói na sala de aula” e que educar é semear esperança.

As experiências apresentadas pela Inspetoria Nossa Senhora Aparecida e outras obras brasileiras reafirmam o compromisso do país com uma educação transformadora, enraizada na fé, no diálogo e na fraternidade.

O livro “Uma Escola para a Paz – rumo a uma fraternidade educativa global” pode ser baixado gratuitamente nos idiomas:

Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

30/10/2025

Leão XIV recebe no Vaticano a Conferência Eclesial da Amazônia

O papa Leão XIV recebeu ontem (29/10) no Vaticano, a delegação da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA). A delegação viajou a Roma com seu presidente, cardeal Pedro Barreto, para participar do Jubileu das Equipes Sinodais e dos Organismos Participativos, que ocorreu de 24 a 26 de outubro.

Embora a reunião no Palácio Apostólico, no Vaticano, tenha ocorrido a portas fechadas e a Santa Sé não tenha divulgado mais informações, um dos temas discutidos foi o Jubileu das Equipes Sinodais e dos Organismos Participativos, convocado pela Secretaria Geral do Sínodo e que reuniu representantes de todos os continentes.

Os participantes do Jubileu também fizeram uma peregrinação à porta santa de São Pedro, segundo a CEAMA, como sinal de renovação espiritual e compromisso missionário.

“A CEAMA é fruto de uma longa jornada da Igreja, de uma Igreja missionária que caminha ao lado dos povos e comunidades da Amazônia”, disse Mauricio López, vice-presidente da CEAMA, num dos eventos do Jubileu. “É um sinal de comunhão em que bispos, religiosas, leigos e povos indígenas discernem juntos as novas faces da Igreja que o papa Francisco sonhou”.

Segundo ele, a organização é resultado do Sínodo da Amazônia de 2019 que incorpora os quatro “sonhos” social, ecológico, cultural e eclesial da exortação pós-sinodal do papa Francisco Querida Amazônia.

“A sinodalidade na Amazônia não é um método, é um modo de ser Igreja, onde todos caminhamos juntos em escuta e serviço”, disse López. "Uma experiência eclesial que nasce do território, é alimentada pelo Evangelho e caminha com esperança ao lado daqueles que mais sofrem no coração da Amazônia".

Fonte: ACIDigital

29/10/2025

4º Encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais aprofunda a reflexão sobre avaliação na prática

O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais da Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou, no dia 22 de outubro, o seu 4º encontro on-line, reunindo cerca de 20 acessos simultâneos de coordenadores de todo o país. O tema desta edição, “Avaliação na prática: pensando, experimentando, repensando e vivenciando”, convidou os participantes a revisitar suas concepções e experiências sobre a avaliação, com foco em práticas formativas e reflexivas.

A formação foi conduzida pela Profª Leoneide Rodrigues, Assessora Pedagógica da RSB, que tem acompanhado o percurso formativo das coordenações ao longo do ano. Em sua condução, Leoneide enfatizou a importância de compreender a avaliação como parte integrante do processo de aprendizagem, e não apenas como um instrumento de mensuração.

“Avaliar é um ato de cuidado e de compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes. É preciso criar espaços para o diálogo, a escuta e o feedback construtivo, de modo que cada estudante se perceba em constante crescimento”, destacou a formadora durante o encontro.

 

Avaliação formativa e feedbacks significativos

O encontro foi marcado pela vivência prática e pela troca de experiências entre as coordenações. Em grupos, os participantes refletiram sobre situações do cotidiano escolar, analisando desafios e estratégias para aprimorar os processos avaliativos.

Os participantes destacaram, no formulário de feedback, a riqueza dos momentos de partilha e prática, especialmente as reflexões sobre a Avaliação Formativa e sua relação com o Currículo da Rede Salesiana Brasil, o uso ético e pedagógico da Inteligência Artificial na elaboração de rubricas, a relevância dos feedbacks construtivos no desenvolvimento dos estudantes e a análise dos desafios dos enunciados avaliativos na construção de atividades alinhadas às habilidades previstas.

Também destacaram o uso da ferramenta ChatGPT em atividades de reflexão e produção pedagógica, demonstrando como a IA pode ser integrada de forma contextualizada e intencional ao planejamento educativo.

 

Um caminho de formação contínua

O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais integra o conjunto de ações formativas promovidas pela RSB para fortalecer o papel das lideranças educacionais na consolidação do Projeto Educativo Pastoral Salesiano.

Desde o primeiro encontro, o programa vem abordando temas fundamentais para a prática pedagógica, como Neurociências da Aprendizagem, com a Drª Leonor Guerra, a personalização da aprendizagem e as potencialidades da avaliação formativa.

“Cada encontro é uma oportunidade de repensar a nossa missão educativa à luz do carisma salesiano, buscando sempre o desenvolvimento integral dos nossos estudantes e a construção de comunidades educativas que aprendem juntas”, destacou Leoneide Rodrigues.

Veja também algumas matérias anteriores desta série de formações:

1º Encontro: Início do percurso formativo das coordenações pedagógicas

3º Encontro: A avaliação como prática potencializadora da aprendizagem

 

Comunicação da Rede Salesiana Brasil

29/10/2025

Rede Salesiana Brasil promove 4º encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil

Formação colaborativa possibilita avanços na construção da Rubrica da RSB para a Educação Infantil, em alinhamento com o Currículo, e reafirma a identidade salesiana nas práticas docentes

No dia 23 de outubro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, conduzido pela formadora Caroline Cardoso. O encontro, que contou com acessos simultâneos de todo o Brasil, teve como tema “Rubrica da RSB para a Educação Infantil: construção colaborativa pelo fortalecimento da identidade salesiana”, reafirmando o compromisso coletivo com a formação integral e o acompanhamento pedagógico das práticas docentes.

Desdobramento direto da Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, realizada em Aparecida/SP, o programa é uma iniciativa da RSB em parceria com a Editora Edebê, voltada à consolidação de referenciais formativos que orientem o trabalho das coordenações em todas as escolas da Rede.

Escuta, diálogo e corresponsabilidade

Inspirada na pedagogia de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, a formação destacou a escuta sensível como eixo central do acompanhamento formativo. A partir das reflexões de autoras como Carla Rinaldi e Paulo Freire, as participantes foram convidadas a refletir sobre o papel da coordenação pedagógica como mediadora do processo de aprendizagem e como parceira ativa na construção de práticas educativas mais conscientes, criativas e integradoras.

Durante a partilha de experiências, as narrativas das coordenações evidenciaram o impacto da escuta e do diálogo colaborativo na transformação das práticas docentes e no fortalecimento da cultura formativa da Educação Infantil.

“Reconhecemo-nos como parceiras em um mesmo propósito, sustenta a prática pedagógica e a torna viva, coerente e em constante movimento”, destacou uma das participantes, sintetizando o espírito do encontro.

Construção coletiva da rubrica

A parte prática da formação foi dedicada à construção colaborativa dos critérios da Rubrica da RSB, instrumento que orientará o acompanhamento das práticas pedagógicas nas escolas salesianas. Em pequenos grupos, as participantes refletiram sobre questões-chave:

  • Quais ações representam as práticas que desejamos observar em nossas escolas?
  • Quais são contrárias a essa intencionalidade?
  • Quais indicadores nos ajudarão a compreender a consolidação de uma proposta educativa salesiana na Educação Infantil?

A rubrica, alinhada ao Currículo da RSB e à BNC Formação, contempla dimensões essenciais da ação docente, como intencionalidade pedagógica, estratégias de ensino, documentação, mediação e vivência dos valores salesianos, reforçando o compromisso com a formação integral das crianças e com a coerência entre fé, razão e amor educativo.

Caminho formativo contínuo

Ao final do encontro, Caroline Cardoso ressaltou que o processo de construção da rubrica é mais que um produto: “é um percurso formativo que traduz o jeito salesiano de educar, com escuta ativa, colaboração e busca constante por práticas inovadoras que respondam às realidades das escolas e das infâncias, disse a formadora”.

A RSB reforça, assim, sua missão de promover uma formação continuada que articula teoria e prática, impulsionando cada coordenação pedagógica a ser presença animadora e transformadora no cotidiano educativo.

29/10/2025

Lideranças Salesianas refletem sobre os desafios e oportunidades da Inteligência Artificial na Educação

O 4º Encontro on-line do Programa de Formação de Lideranças da Rede Salesiana Brasil (RSB) foi realizado no dia 21 de outubro, das 15h às 17h, reunindo 63 pontos de acesso simultâneos em todo o país. A formação teve como tema central “Inteligência Artificial na Educação: desafios e oportunidades para as lideranças”, conduzida pelo Prof. Frank Ned, que proporcionou uma reflexão profunda sobre o papel das lideranças salesianas diante das transformações tecnológicas e educacionais da atualidade.

Durante o encontro, os participantes foram convidados a refletir sobre como a Inteligência Artificial (IA) pode ser uma aliada no processo educativo, favorecendo a personalização do ensino, o apoio ao trabalho docente e a inovação nas práticas pedagógicas. Mais do que uma abordagem técnica e um alinhamento conceitual, a formação destacou a necessidade de compreender onde estamos, como gerenciamos o presente e quais caminhos desejamos trilhar para o futuro, sempre preservando o olhar humano e cristão que orienta a missão educativa salesiana.

A partir dos depoimentos registrados no formulário de feedback, emergiram reflexões significativas sobre o conteúdo do encontro:

“Foi muito significativa a reflexão sobre a importância de identificar onde estamos e gerenciar o presente, compreendendo que só assim é possível planejar ações concretas e coerentes com o que desejamos alcançar. Também marcou a ideia de que precisamos nos desprender do passado para criar o futuro, utilizando as ferramentas disponíveis de forma estratégica e facilitadora, para transformar desafios em oportunidades de inovação e crescimento.”

“A personalização do ensino, com o apoio da IA, pode favorecer a adaptação do aprendizado às necessidades de cada estudante, além de facilitar o trabalho docente e estimular práticas mais criativas e inovadoras.”

“A abordagem desenvolvida foi de suma importância para quem exerce a liderança como serviço que constrói e transforma relações no ambiente de trabalho e na missão.”

Essas contribuições revelam o quanto a temática da Inteligência Artificial desperta interesse, esperança e compromisso ético entre as lideranças das escolas da Rede Salesiana Brasil. O encontro reforçou a convicção de que, com discernimento, espírito de serviço e fidelidade ao carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, é possível integrar tecnologia e humanismo, razão e fé, a serviço da formação integral dos jovens.

Confira também as edições anteriores do Programa de Formação de Lideranças:

1º Encontro — Planejamento e identidade da liderança salesiana

2º Encontro — Cenários econômicos e gestão estratégica 

3º Encontro — Análise de indicadores e processos de decisão

 

Comunicação da Rede Salesiana Brasil

29/10/2025

II Fórum Missionário da ISJB celebra 150 anos da Primeira Expedição Missionária Salesiana

Entre os dias 24 e 26 de outubro, a presença salesiana de Niterói (RJ) acolheu o II Fórum Missionário da Inspetoria São João Bosco (ISJB), reunindo cerca de 100 jovens e educadores provenientes dos estados de Minas Gerais, Tocantins, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e do Distrito Federal.

Inspirado pelo tema “150 anos – Agradecer, Repensar e Relançar”, o encontro teve como objetivo animar e fortalecer a identidade missionária e salesiana da Inspetoria, bem como dos grupos de animação missionária: IMS (Infância Missionária Salesiana), AMS (Adolescentes Missionários Salesianos) e JMS (Jovens Missionários Salesianos).
O evento também celebrou os 150 anos da Primeira Expedição Missionária Salesiana à América do Sul, marco histórico para toda a Congregação.

A programação foi dividida entre o Colégio Salesiano Santa Rosa, em Niterói, e o monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Ao longo dos três dias, os participantes viveram momentos intensos de formação, espiritualidade, oração e convivência fraterna, além de partilhas de testemunhos e experiências missionárias, refletindo sobre o papel do missionário salesiano na Igreja e no mundo de hoje.

“O Fórum foi um espaço de escuta, aprendizado e renovação do ardor missionário. Saímos daqui com o coração cheio de gratidão e o compromisso de relançar a missão salesiana com novo vigor”, destacou um dos participantes.

Para Giordano Santos, Coordenador Inspetorial da PJS, o Fórum foi um verdadeiro reencontro com as raízes do carisma missionário de Dom Bosco:

“O que vivemos em Niterói foi mais do que um evento: foi um reencontro com o coração missionário de Dom Bosco, um chamado a renovar o ardor e a coragem daqueles dez primeiros jovens que, há 150 anos, disseram ‘sim’ ao envio.
Minha grande expectativa para o pós-fórum é que essa chama não se apague. Que cada jovem, assessor e salesiano volte para sua realidade levando consigo a certeza de que a missão continua: nas casas, nas escolas, nas ruas, nas redes, onde houver alguém precisando de esperança.
Mais do que palavras ou lembranças, desejo que o Fórum deixe rastros de vida nova: projetos que nascem, sonhos que amadurecem, gestos simples que transformam. Que o ‘Agora é a nossa vez’ não seja apenas um lema, mas um modo de viver o Evangelho com alegria e ousadia.
Se os primeiros missionários partiram de Turim com fé, Maria e o pão do serviço, que nós sigamos com o mesmo espírito, prontos para ser resposta onde Deus nos enviar.”

O Padre Inspetor Ricardo Carlos lembrou que o Fórum representa um momento de culminância dos trabalhos realizados na dimensão missionária com crianças, adolescentes e jovens da ISJB.

“Além desse importante aspecto, é também um tempo de avaliar as ações missionárias desenvolvidas em nossa Inspetoria, estreitar laços e reforçar o compromisso com o legado de Dom Bosco”, ressaltou o Inspetor.

O II Fórum Missionário da ISJB se consolidou, assim, como um marco de renovação espiritual e pastoral, reacendendo o compromisso missionário e o espírito salesiano que impulsionam a Inspetoria a continuar levando esperança e amor aos jovens, “onde houver alguém precisando de esperança”.

 

29/10/2025

O Papa assina a Carta Apostólica “Traçar novos caminhos de esperança” por ocasião do 60° aniversário da “Gravissimum Educationis”

Na tarde desta segunda-feira (27/10), Leão XIV celebrou a missa com os estudantes das Universidades Pontifícias e assinou a Carta Apostólica “Traçar novos caminhos de esperança”, 60 anos após a declaração “Gravissimum Educationis”. Em sua homilia, enfatizou que é preciso ter um “olhar amplo”, vencer “a preguiça intelectual” e derrotar a “atrofia espiritual”. A Missa abriu os eventos do Jubileu do Mundo da Educação, e também contou com a participação de salesianos reunidos em Roma para a Conferência Internacional intitulada “Modelos Participativos no Ensino Superior Salesiano: Facilitação Sinodal & Salesiana”.

"Estar neste lugar, durante o Ano Jubilar, é um dom que não pode ser considerado dado adquirido, sobretudo porque a peregrinação para atravessar a Porta Santa nos lembra que a vida é viva somente se estiver em movimento, se souber fazer algumas “passagens”, ou seja, se for capaz de celebrar a Páscoa", disse o Papa no início de sua homilia.

“Desse modo, é bonito pensar que ao celebrar o Jubileu nestes meses, a Igreja experimenta este estar a caminho, lembrando-se de que precisa constantemente se converter, seguir Jesus sem hesitações e sem a tentação de querer ultrapassá-lo, que precisa sempre da Páscoa, isto é, de “passar” da escravidão à liberdade, da morte à vida. Espero que cada um de vocês sinta sobre si o dom desta esperança e que o Jubileu seja uma ocasião através da qual a sua vida possa recomeçar.”

A seguir, Leão XIV se deteve no Evangelho, proclamado durante a celebração, que apresenta a imagem de uma mulher encurvada que, curada por Jesus, "pode finalmente receber a graça de um novo olhar, um olhar mais amplo".

"A condição de ignorância, que muitas vezes está ligada ao fechamento e à falta de inquietação espiritual e intelectual, assemelha-se à condição desta mulher: ela está toda curvada, dobrada sobre si mesma, e por isso lhe é impossível olhar além de si", disse ainda o Papa, acrescentando que "quando o ser humano é incapaz de ver além de si mesmo, da sua experiência, das próprias ideias e convicções, dos próprios esquemas, então permanece prisioneiro, escravo, incapaz de amadurecer um juízo próprio. Tal como a mulher encurvada do Evangelho, o risco é sempre o de ficarmos prisioneiros de um olhar centrado em nós mesmos".

Derrotar a atrofia espiritual

Segundo Leão XIV, "esta mulher curada obtém esperança, porque pode finalmente levantar o olhar e ver algo diferente, ver de uma nova maneira. Isto acontece especialmente quando encontramos Cristo na nossa vida: abrimo-nos a uma verdade capaz de mudar a vida, de nos distrair de nós mesmos, de nos tirar dos nossos fechamentos".

“Quem estuda eleva-se, amplia os seus horizontes e as suas perspectivas, para recuperar um olhar que não se fixa apenas no chão, mas é capaz de olhar para o alto: para Deus, para os outros, para o mistério da vida. Esta é a graça do estudante, do pesquisador, do estudioso: receber um olhar amplo, que sabe ir longe, que não simplifica as questões, que não teme as perguntas, que vence a preguiça intelectual e, assim, derrota também a atrofia espiritual.”

O Papa recordou que "a espiritualidade precisa deste olhar, para o qual o estudo da teologia, da filosofia e de outras disciplinas contribuem de maneira especial". Segundo o Pontífice, nos tornamos especialistas em detalhes da realidade, "mas somos incapazes de ter novamente uma visão de conjunto, uma visão que una as coisas através de um significado maior e mais profundo". "A experiência cristã quer nos ensinar a olhar para a vida e a realidade com um olhar unificador, capaz de abraçar tudo, rejeitando toda lógica de parcialidade", sublinhou.

Leão XIV exortou os estudantes universitários e todos aqueles que se dedicam à "pesquisa e ao ensino – a não se esquecerem de que a Igreja de hoje e de amanhã precisa desta visão unificadora".

“É importante cultivar esta unidade, para que o que se faz nas salas de aula da universidade e nos ambientes educativos de todos os níveis e graus não permaneça um exercício intelectual abstrato, mas se torne uma realidade capaz de transformar a vida, de nos fazer aprofundar a nossa relação com Cristo, de compreender melhor o mistério da Igreja e de nos tornar testemunhas audazes do Evangelho na sociedade.”

Tarefa educativa

De acordo com Leão XIV, "ao estudo, à pesquisa e ao ensino está associada uma importante tarefa educativa". Ele exortou as universidades "a abraçarem com paixão e compromisso esta vocação". "Educar assemelha-se ao milagre narrado por este Evangelho, porque o gesto de quem educa significa levantar o outro, colocá-lo de pé como Jesus faz com esta mulher encurvada, ajudá-lo a ser ele mesmo e a amadurecer uma consciência e um pensamento crítico autônomos. As Universidades Pontifícias devem poder continuar este gesto de Jesus", disse ele.

“Trata-se de um verdadeiro ato de amor, porque há uma caridade que passa precisamente pelo alfabeto do estudo, do conhecimento, da busca sincera do que é verdadeiro e por aquilo que vale a pena viver. Saciar a fome de verdade e de sentido é uma tarefa necessária, porque sem verdade e significados autênticos pode-se cair-se no vazio e até morrer.”

Leão XIV concluiu, dizendo "o que recebemos enquanto buscamos a verdade e nos dedicamos ao estudo nos ajuda a descobrir que não somos criaturas lançadas por acaso no mundo, mas pertencemos a alguém que nos ama e que tem um projeto de amor para a nossa vida".

 

Fonte: Mariangela Jaguraba - Vatican News

28/10/2025

Estudante salesiana conquista título brasileiro e quebra recorde nacional nos 1500m com obstáculos

A estudante Emanueli Hein, do Colégio Dom Bosco Santa Rosa, é a mais nova campeã brasileira e recordista nacional dos 1500 metros com obstáculos. A conquista aconteceu durante o Campeonato Brasileiro Sub-16 de Atletismo, onde a atleta salesiana brilhou ao alcançar o 1º lugar na prova, com o tempo de 5:11.08, superando a marca anterior e estabelecendo um novo recorde nacional.

Além disso, Emanueli também conquistou o 3º lugar nos 2000 metros rasos, com o tempo de 6:45.85, somando mais uma importante medalha à sua trajetória esportiva.

Um feito que entra para a história do atletismo brasileiro

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) confirmou a homologação do recorde nacional, celebrando o nome de Emanueli entre os grandes talentos do esporte brasileiro. Essa é a segunda vez que a equipe Noroeste Runners, da qual Emanueli faz parte, alcança um recorde nacional. O primeiro foi conquistado por Daniel Nascimento, recordista nacional e pan-americano da maratona em 2023.

Esporte, fé e superação: o caminho salesiano

Mais do que uma vitória esportiva, a conquista de Emanueli expressa valores que são pilares da educação salesiana: disciplina, alegria, esforço e confiança em Deus. A atleta vive na prática o ensinamento de Dom Bosco e Madre Mazzarello, mostrando que o esporte é também um caminho de fé, superação e santidade cotidiana.

A direção do Colégio Dom Bosco Santa Rosa destacou o orgulho em ver a estudante levar o nome da escola e da Rede Salesiana Brasil a um patamar tão alto no esporte nacional. “Ver a dedicação da Emanueli transformar-se em conquista é uma grande alegria para toda a nossa comunidade educativa”, celebra a escola.

O reconhecimento também se estende ao treinador professor Fábio de Moura, pelo trabalho incansável e pelo amor à formação integral dos jovens atletas.

Uma trajetória em constante ascensão

Esta não é a primeira vez que Emanueli se destaca nacionalmente. Recentemente, ela foi convocada para representar o Brasil no Mundial de Jogos Escolares na Sérvia, reafirmando seu talento e potencial no atletismo juvenil.

- Confira a matéria anterior: Aluna salesiana é convocada para representar o Brasil no Mundial de Jogos Escolares na Sérvia.

Um caminho abençoado

Que Dom Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora continuem iluminando os passos de Emanueli Hein, guiando-a em novas conquistas e inspirando outros jovens a acreditar que com fé, esforço e alegria, é possível alcançar grandes sonhos.

28/10/2025

Estudante Salesiana conquista duas medalhas e marca o nome do Brasil no Parabadminton

Há vitórias que ultrapassam as quadras. Elas inspiram, abrem caminhos, representam sonhos coletivos. Assim foi a participação de Maria Eduarda, a nossa Dudinha, no seu primeiro Pan-Americano de Parabadminton. A estudante da Escola Salesiana do Núcleo Bandeirante brilhou em grande estilo, conquistando duas medalhas e um feito inédito para o Brasil.

Com um desempenho irretocável, Dudinha garantiu bronze na categoria Simples e prata nas Duplas Femininas. A conquista já seria motivo de festa, porém existe um marco histórico que nos enche ainda mais de orgulho: ela é a primeira mulher brasileira da classe SH6 a alcançar o pódio internacional na Simples. Um resultado que reflete talento, perseverança e a força da inclusão no esporte.

Entre partidas intensas e muita superação, a atleta viveu dias memoráveis: aprendizado, emoção e a certeza de estar trilhando um caminho único. Sempre com gratidão, Dudinha ressaltou o apoio de quem acredita no seu potencial e deixou registrado em suas redes sociais o carinho que sente por cada pessoa que esteve com ela na competição.

"Volto pra casa com duas medalhas: um bronze na simples e uma prata na dupla feminina. Mas o que mais levo comigo é tudo que vivi aqui. Agradeço a Deus por me dar força e por estar comigo em cada momento. Obrigada também à minha família, ao meu técnico Bruno e à Jéssica, que também é minha treinadora, por todo o apoio, paciência e incentivo."

Para nós, da comunidade Salesiana, cada medalha representa mais que um título. Representa valores. Representa educação que ultrapassa as salas de aula. Representa a formação de jovens protagonistas que levam consigo coragem, fé e determinação.

A trajetória internacional da nossa atleta está apenas começando, mas já deixa um legado para outras meninas que também sonham em transformar o esporte em lugar de conquista.

Parabéns, Dudinha! Você já entrou para a história e seguirá inspirando novas vitórias.

Seu voo é alto, e nós estaremos sempre na torcida.

 

Por: Herik Bianke Braga - Inspetoria São João Bosco

 

 

 

 

28/10/2025

Escola Salesiana São José é destaque na Olimpíada Brasileira de Geografia 2025

Com 27 alunos medalhistas, instituição reafirma o compromisso com a excelência acadêmica e o protagonismo juvenil

Os estudantes do Ensino Médio da Escola Salesiana São José, em Campinas (SP), alcançaram um resultado de grande destaque na 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), realizada neste ano de 2025. Com desempenho exemplar, a escola somou 27 alunos medalhistas, distribuídos em nove equipes premiadas.

O resultado reflete o esforço e a dedicação de toda a comunidade educativa:

🥇 6 equipes conquistaram medalha de ouro

🥈 1 equipe recebeu medalha de prata

🥉 2 equipes foram premiadas com medalha de bronze

Organizada nacionalmente, a OBG incentiva o estudo da Geografia e das Ciências da Terra, promovendo o pensamento crítico, a pesquisa científica e o trabalho em equipe. A competição é composta por três fases on-line e uma etapa final presencial, reunindo estudantes de escolas públicas e particulares de todas as regiões do país.

Para o coordenador pedagógico do Ensino Médio da Escola Salesiana São José, Carlos Eduardo Cedran de Paiva, a conquista é motivo de grande alegria e orgulho:

“A conquista de nossos alunos, reforça o compromisso da Escola Salesiana São José com a formação acadêmica de excelência e o incentivo à participação em atividades científicas.”

Mais do que um resultado acadêmico, o desempenho na Olimpíada reforça a missão salesiana, estimulando o protagonismo dos jovens e a construção de um projeto de vida pautado na ética, no conhecimento e no amor ao próximo.

A Rede Salesiana Brasil parabeniza os estudantes e educadores da Escola Salesiana São José por essa conquista inspiradora, que reafirma o compromisso com uma educação de qualidade, humana e integral, iluminada pelos valores do Evangelho e pelo carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello.

Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações da Escola Salesiana São José

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