Notícias

Notícias

18/06/2026

PRO REDE fortalece missão salesiana com visita institucional ao Centro Educacional Dom Bosco

O Centro Educacional Dom Bosco, em Natal/RN, recebeu a visita do Diretor Executivo de Obras Sociais da Rede Salesiana Brasil, Pe. Sérgio Baldin, do Gestor Nacional Eduardo Batista e do Pe. Josemar Abel, Gestor de Ação Social da Região Nordeste, em mais uma importante etapa do PRO REDE, iniciativa que fortalece a identidade e a missão das obras sociais salesianas em todo o Brasil.

Durante a programação, foram realizados encontros com educadores, gestores, crianças, adolescentes e jovens atendidos pela instituição, utilizando metodologias participativas e inovadoras que permitiram refletir sobre a prática educativa, os processos institucionais e a vivência do carisma salesiano no cotidiano da obra.

Um dos momentos mais marcantes da visita foi a realização de visitas domiciliares às famílias dos educandos, proporcionando uma aproximação ainda maior com a realidade vivenciada pelos beneficiários do Centro Educacional Dom Bosco.

A equipe teve a oportunidade de conhecer a história de Raila, mãe das gêmeas Alicia e Luiza; de Dona Joana, avó de João Lucas; e da Sra. Isabel, mãe de Pedro Henrique e Ângelo Rafael. Esses encontros permitiram ouvir relatos, compreender desafios e reconhecer os impactos positivos que a ação educativa e social salesiana tem gerado na vida das famílias acompanhadas pela instituição.

Mais do que uma avaliação institucional, a visita foi uma experiência de escuta, proximidade e fortalecimento dos laços que unem a obra salesiana às comunidades que atende. Cada conversa reafirmou a importância de uma educação pautada no acolhimento, na presença e no compromisso com a transformação social.

Inspirado no legado de São João Bosco, o Centro Educacional Dom Bosco segue promovendo oportunidades para crianças, adolescentes e jovens da Zona Norte de Natal, contribuindo para a formação integral de cidadãos conscientes, protagonistas de suas histórias e agentes de transformação em suas comunidades.

A visita do PRO REDE reafirma o compromisso da Rede Salesiana Brasil com uma ação social cada vez mais próxima das realidades juvenis e familiares, fortalecendo a missão de educar e evangelizar com amor, esperança e espírito de família.

“Não basta amar os jovens; é preciso que eles se sintam amados.” – São João Bosco.

18/06/2026

“Fale com o Diretor” fortalece espaços de escuta e protagonismo juvenil nas casas salesianas

Encontros reuniram líderes de turma em momentos de diálogo, participação estudantil e construção coletiva junto à gestão escolar

Nos dias 27, 28 de maio e 03 de junho, estudantes do Liceu Salesiano do Salvador e do Salesiano Dom Bosco Salvador participaram da ação “Fale com o Diretor”, iniciativa promovida pelos Salesianos Bahia com o objetivo de fortalecer os espaços de escuta, diálogo e participação estudantil dentro da comunidade educativa.

Representados pelos líderes de turma, os jovens se reuniram com o Diretor-Geral dos Salesianos Bahia, Pe. Ilmário Pinheiro, em um momento pensado para aproximar ainda mais os estudantes da gestão escolar, reforçando a importância da escuta ativa e do protagonismo juvenil no cotidiano da escola.

Durante os encontros, os estudantes puderam compartilhar experiências, apresentar sugestões, falar sobre desafios, convivência, projetos e percepções sobre a rotina escolar. Em um bate-papo leve, acolhedor e descontraído, o momento se transformou em uma verdadeira experiência de construção coletiva, onde cada voz teve espaço, atenção e importância.

A ação reafirma um princípio essencial do jeito salesiano de educar: os jovens devem ser protagonistas da própria caminhada. Inspirados por Dom Bosco, os Salesianos acreditam que criar espaços de diálogo é também formar estudantes mais conscientes, responsáveis, participativos e comprometidos com o bem comum.

Além de fortalecer os vínculos entre estudantes e gestão, o encontro também contribui para o desenvolvimento da autonomia, do senso crítico e da corresponsabilidade dos jovens na construção de uma escola cada vez mais acolhedora, participativa e alinhada às necessidades da comunidade educativa.

Para os Salesianos Bahia, iniciativas como o “Fale com o Diretor” demonstram que educar vai além da sala de aula. É também acompanhar, ouvir, acolher e caminhar junto com os jovens, construindo relações de confiança e valorizando suas ideias, sentimentos e vivências dentro do ambiente escolar.

Por Comunicação Salesianos Bahia

17/06/2026

Porto Alegre Sedia Penúltima Etapa Regional do ENARSE/ENEL 2026

Encontro presencial no Rio Grande do Sul reuniu lideranças das Inspetorias Nossa Senhora Aparecida e São Pio X para consolidar o olhar sistêmico sobre a qualidade educativa salesiana.

Nos dias 15 e 16 de junho, a cidade de Porto Alegre (RS) foi o ponto de encontro da liderança salesiana ao sediar a oitava e penúltima etapa regional do Encontro Nacional das Escolas Salesianas (ENARSE) e Encontro Nacional dos Ecônomos Locais (ENEL). O evento presencial avançou com as metas do Plano Integrado de Formação 2026 da Rede Salesiana Brasil (RSB), promovendo uma profunda articulação estratégica entre gestão pedagógica e administrativa.

Foco no Desenvolvimento e Ciclo de Melhorias

Conduzido sob a assessoria metodológica do Dr. Ricardo Mariz, o encontro proporcionou às equipes diretivas um espaço de imersão no Caderno 6 do Currículo da RSB (Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional). No primeiro dia, os gestores participaram de palestras conceituais sobre a necessidade de mudança na educação e painéis técnicos voltados para o uso de indicadores como pontos de observação para a tomada de decisões estratégicas.

A partir desse alinhamento, os participantes dividiram-se em grupos focados nas cinco dimensões fundamentais das escolas da Rede: Liderança, Gestão Pedagógica, Pastoral Escolar, Comunicação e Gestão de Recursos/Sustentabilidade.

Construção do Olhar Sistêmico em Rede

O segundo dia de atividades foi marcado pelo protagonismo das escolas, que apresentaram em plenária suas sínteses, achados e aprendizados de suas respectivas realidades. O ponto alto do trabalho coletivo foi a construção do Olhar Sistêmico, dinâmica responsável por identificar padrões transversais nos indicadores regionais.

Esses dados gerados de forma colaborativa na capital gaúcha servirão como insumos fundamentais para a consolidação da Matriz Nacional de Indicadores da RSB, assegurando um crescimento homogêneo, qualificado e fiel à identidade carismática salesiana.

A Voz dos Participantes

"Estar aqui participando do ENARSE está sendo uma experiência muito gratificante, porque é uma oportunidade de podermos alinhar as propostas da Rede Salesiana com as nossas práticas cotidianas. Então, poder estudar os indicadores, revisá-los, adaptá-los e ver de que forma eles qualificam a nossa ação educativa e pastoral tem sido um momento de grande crescimento, tanto pessoal quanto para a nossa equipe. E, com certeza, vai qualificar ainda mais a nossa missão junto aos jovens e às crianças lá da nossa presença. Obrigada." Ir. Lucia Jacinta Finassi, Coordenadora das Escolas Salesianas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

A Grande Final: Rumo a Belo Horizonte!

Após cruzar o Brasil passando por Campo Grande (MS), Manaus (AM), Goiânia (GO), São Paulo (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE), Campos dos Goytacazes (RJ), Niterói (RJ) e, agora, Porto Alegre (RS), o ciclo itinerante do ENARSE/ENEL 2026 se prepara para o seu encerramento. A nona e última etapa nacional acontecerá nos dias 07 e 08 de julho, em Belo Horizonte (MG).

Para conferir os bastidores deste encerramento histórico, ver fotos exclusivas de cada encontro regional e não perder nenhum detalhe do futuro da educação salesiana no Brasil, continue acompanhando de perto os perfis oficiais da Rede Salesiana Brasil no Instagram (@redesalesianabr). Conecte-se conosco e celebre a força dessa caminhada em rede!

Por Janaina Lima, com apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

16/06/2026

Inspetoria São João Bosco lança Observatório de Projetos Salê Sustentável em favor da Ecologia Integral

A Inspetoria São João Bosco (ISJB), dos Salesianos de Dom Bosco, deu um novo passo em seu compromisso com o cuidado da Casa Comum ao lançar, no dia 16 de junho, o Observatório de Projetos Salê Sustentável.

Realizado de forma presencial e on-line, o lançamento reuniu aproximadamente 150 participantes, representando as presenças salesianas das áreas da educação básica e superior, ação social e evangelização, localizadas em Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Tocantins e no Distrito Federal.

Na abertura do evento, o Vigário Inspetorial, Padre Sedney Manja, SDB, destacou que o Observatório responde ao convite da Congregação Salesiana e do Papa Francisco para viver, de forma concreta, a Ecologia Integral, promovendo uma caminhada comum em favor da vida.

"O Observatório de Projetos Salê Sustentável nasce exatamente com esse propósito: ajudar-nos a caminhar juntos, compartilhar experiências, aprender uns com os outros e construir uma cultura cada vez mais comprometida com o cuidado da vida."

Em sua mensagem, o sacerdote convidou todas as presenças salesianas a acolherem esse novo desafio com esperança e confiança, lembrando que cada gesto em favor da Ecologia Integral torna o mundo "mais justo, mais fraterno e mais fiel ao sonho de Deus para a humanidade e para toda a criação".

Na sequência, a coordenadora do projeto, Camila de Paula, apresentou o Observatório como um espaço de articulação, colaboração e compartilhamento entre as dezenas de obras salesianas. A plataforma permitirá o envio e o acompanhamento das iniciativas desenvolvidas, conferindo maior visibilidade às ações socioambientais já existentes, favorecendo a troca de experiências, o fortalecimento do trabalho em rede e a construção de novos caminhos em favor da sustentabilidade e do cuidado com a Casa Comum.

Inspirado na encíclica Laudato Si' e na Exortação Apostólica Laudate Deum, do Papa Francisco, bem como nas orientações do 29º Capítulo Geral da Congregação Salesiana, o Observatório busca fortalecer uma cultura do encontro e da corresponsabilidade, na qual cada comunidade educativo-pastoral seja protagonista da promoção da Ecologia Integral, unindo evangelização, educação e compromisso socioambiental.

Durante o lançamento, Padre Geraldo Adair de Lima, SDB, recordou que o cuidado com a criação faz parte da própria missão salesiana. Segundo ele, esse compromisso dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com as boas práticas de governança institucional, fortalecendo a capacidade da Inspetoria de estabelecer parcerias e promover iniciativas voltadas ao bem comum.

O lançamento do Observatório de Projetos Salê Sustentável representa, assim, um sinal concreto do compromisso da Inspetoria São João Bosco com a Ecologia Integral. Mais do que uma plataforma para o acompanhamento de projetos, o Observatório constitui um espaço permanente de escuta, partilha, articulação e inspiração, fortalecendo a missão salesiana de educar e evangelizar por meio do cuidado com a Casa Comum.

O que é o Observatório de Projetos Salê Sustentável?

O Observatório de Projetos Salê Sustentável é uma iniciativa da Inspetoria São João Bosco que reúne, acompanha e compartilha as ações socioambientais desenvolvidas nas presenças salesianas. Seu objetivo é fortalecer a cultura da Ecologia Integral, incentivar o trabalho em rede, valorizar as boas práticas e favorecer a construção de uma missão cada vez mais comprometida com o cuidado da criação.

Inspirado na Laudato Si' e no carisma salesiano, o Observatório promove uma caminhada conjunta em favor da vida, da sustentabilidade e da Casa Comum, contribuindo para que as comunidades educativo-pastorais sejam cada vez mais protagonistas na construção de um futuro mais justo, solidário e sustentável.

16/06/2026

Senado Federal reconhece trajetória de salesiana que dedicou 71 anos à educação, à saúde e à promoção humana

Irmã Maria Nilda Cavalcante Rangel, Filha de Maria Auxiliadora, recebeu a Comenda Santa Dulce dos Pobres em cerimônia realizada no Plenário do Senado Federal

Uma vida dedicada a transformar realidades por meio da educação, da fé e do compromisso com os mais vulneráveis. Foi esse legado que levou a salesiana Irmã Maria Nilda Cavalcante Rangel, Filha de Maria Auxiliadora, a receber, nesta terça-feira (16), a Comenda Santa Dulce dos Pobres, uma das mais importantes homenagens concedidas pelo Senado Federal a personalidades e instituições que prestam relevantes serviços na área social da saúde.

A cerimônia foi realizada no Plenário do Senado Federal, em Brasília, e reuniu autoridades, parlamentares e convidados para reconhecer iniciativas inspiradas pelo exemplo de Santa Dulce dos Pobres, uma das referências brasileira de solidariedade e cuidado com aqueles que mais necessitam.

Aos 92 anos, Irmã Maria Nilda recebeu a honraria como reconhecimento por mais de sete décadas de atuação nas áreas da educação, assistência social, saúde, evangelização e promoção humana. Sua história é a missão das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil: estar presente onde a vida pede cuidado, acolhimento e esperança.

Uma vida marcada pelo serviço

Durante seu pronunciamento no Senado, a religiosa relembrou sua trajetória e destacou que sua caminhada foi construída a partir dos valores recebidos na família e fortalecida pela vocação religiosa.

Ao recordar os primeiros passos de sua atuação social, Irmã Maria Nilda contou que uma pergunta simples mudou o rumo de sua missão: "Que resposta de amor nós vamos dar para esta vila?".

Dessa inquietação nasceu, na cidade de Lins (SP), o Centro de Estudos do Menor e Integração na Comunidade (CEMIC), obra social que se tornou referência nacional no atendimento a crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade e que chegou a ser o primeiro projeto da Unicef implantado no Brasil.

"A gente foi para as ruas, para as praças, para debaixo das árvores. Fomos atrás das autoridades. Era um grupo que realmente queria transformar aquela realidade", recordou a religiosa.

Ao longo dos anos, a obra cresceu, ampliou parcerias e passou a oferecer formação profissional, projetos educacionais, culturais e de inclusão digital, impactando milhares de vidas.

Educação, saúde e compromisso social

Além de sua contribuição para a área social, Irmã Maria Nilda construiu uma sólida trajetória na educação brasileira. Professora universitária por mais de 40 anos, participou da implantação de políticas educacionais em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, atuando em funções estratégicas na gestão pública educacional.

Sua missão também alcançou a área da saúde. Como gestora do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas (MS), liderou importantes processos de modernização administrativa, ampliação da infraestrutura hospitalar e fortalecimento da qualidade assistencial.

Mesmo durante a pandemia de Covid-19, já aos 86 anos, retornou à instituição para contribuir com os desafios enfrentados pelo hospital em um dos períodos mais críticos da saúde pública brasileira.

"São 71 anos de vida religiosa dedicados à educação, à saúde, às obras sociais e ao serviço social", afirmou emocionada.

Reconhecimento à missão salesiana

Ao entregar a homenagem, o senador Nelsinho Trad destacou a contribuição da religiosa para a formação de gerações de estudantes e para o fortalecimento de iniciativas sociais e de saúde no Mato Grosso do Sul.

Em seu pronunciamento, o parlamentar também recordou a relação construída ao longo de décadas com a religiosa e ressaltou o testemunho de vida que ela representa para a sociedade.

"Estou muito emocionado por proporcionar este reconhecimento à Irmã Nilda. Sua trajetória é um exemplo de dedicação ao próximo, de amor ao serviço e de compromisso com as pessoas que mais precisam", afirmou.

Uma homenagem que celebra milhares de vidas transformadas

Para as Filhas de Maria Auxiliadora, a Comenda Santa Dulce dos Pobres representa mais do que uma homenagem individual. O reconhecimento prestado pelo Senado Federal evidencia a força de uma missão educativa e evangelizadora que, há mais de 150 anos, transforma vidas em diferentes partes do mundo.

Na figura de Irmã Maria Nilda, o Senado reconheceu também a presença das Salesianas que diariamente atuam em escolas, obras sociais, hospitais, comunidades e projetos de promoção humana, levando adiante o legado de Dom Bosco e Madre Mazzarello.

Ao final de sua fala, a religiosa resumiu o sentido de sua caminhada com uma mensagem de gratidão e fé:

"Deus se serve de instrumentos, e todos nós somos instrumentos de Deus. Quando nos colocamos a serviço, Ele nos prepara para fazer o bem."

Uma vida inteira dedicada ao cuidado com o próximo que, agora, passa a integrar a história das homenagens concedidas pela mais alta Casa Legislativa do país.

Clique e assista no youtube ou abaixo a sessão de premiações e condecorações para a entrega da Comenda Santa Dulce dos Pobres

Crédito das imagens: Geraldo Magela/Agência Senado e Assessoria de comunicação da Rede Salesiana Brasil

15/06/2026

Salesiana receberá homenagem do Senado Federal por trajetória dedicada à educação, à evangelização e à promoção humana

Irmã Maria Nilda Cavalcante Rangel, Filha de Maria Auxiliadora, será agraciada com a Comenda Santa Dulce dos Pobres, uma das mais importantes honrarias concedidas pelo Senado Federal a personalidades que se destacam pelo serviço à sociedade brasileira

O compromisso com a educação, a evangelização e a promoção da dignidade humana, marcas da missão das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil e no mundo, ganha reconhecimento nacional nesta semana. A religiosa salesiana Irmã Maria Nilda Cavalcante Rangel, de 92 anos, será homenageada pelo Senado Federal com a Comenda Santa Dulce dos Pobres, distinção concedida a personalidades e instituições que se destacam pela atuação humanitária e pelo compromisso com os mais vulneráveis.

A cerimônia será realizada no dia 16 de junho, às 10h, no Plenário do Senado Federal, em Brasília. Reconhecimento a uma trajetória de mais de sete décadas dedicadas à educação, à assistência social, à saúde, à evangelização e à promoção dos direitos humanos.

A homenagem ultrapassa o reconhecimento individual e evidencia a contribuição histórica das Filhas de Maria Auxiliadora para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva. Ao longo de sua vida religiosa, Irmã Maria Nilda transformou a missão salesiana em ações concretas de cuidado, acolhimento e formação humana, impactando milhares de crianças, adolescentes, jovens e famílias.

Um legado construído pela educação e pelo serviço

Professora universitária por mais de quatro décadas, Irmã Maria Nilda participou da fundação do Centro de Estudos do Menor e Integração na Comunidade (CEMIC), em Lins (SP), instituição voltada à promoção e proteção de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Sua atuação também contribuiu para a consolidação do sistema educacional de Mato Grosso do Sul, participando da organização do Conselho Estadual de Educação e colaborando com instituições de ensino superior responsáveis pela formação de gerações de educadores e profissionais.

Ao longo dos anos, sua missão alcançou comunidades urbanas e rurais, assentamentos, comunidades quilombolas, hospitais e diversas obras sociais. No Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas (MS), exerceu funções de liderança administrativa e pastoral, contribuindo para o fortalecimento institucional e para a humanização do atendimento à população.

O carisma salesiano a serviço da vida

A trajetória de Irmã Maria Nilda reflete o carisma educativo herdado de São João Bosco e de Santa Maria Domingas Mazzarello, fundadores do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Sua história é marcada pela convicção de que a educação, o acolhimento e a presença junto aos mais vulneráveis são caminhos concretos para a transformação social.

Além da atuação educacional e pastoral, a religiosa também se destaca como escritora e pesquisadora. Entre suas obras está o livro "Beata Laura Vicuña – Uma história de fé e graças realizadas pela intercessão da menina bem-aventurada", que contribui para a preservação da memória salesiana e para a difusão de valores como fé, esperança e solidariedade.

Atualmente, Irmã Maria Nilda aguarda a publicação de um livro sobre a história do CEMIC e trabalha na produção de uma obra que celebrará os 100 anos do Colégio Auxiliadora, instituição da qual foi aluna e diretora por uma década.

Reconhecimento que honra uma missão coletiva

Ao justificar a indicação, o senador Nelsinho Trad destacou que a vida da religiosa é exemplo de serviço ao próximo e compromisso permanente com o bem comum.

"Irmã Maria Nilda Cavalcante Rangel dedicou toda a sua vida à educação, à assistência social, à saúde, à evangelização e à promoção da dignidade humana. Seu legado permanece vivo nas instituições que ajudou a construir, nas pessoas que formou e nas inúmeras ações que promoveram educação, inclusão, acolhimento e esperança."

Para as Salesianas do Brasil, a concessão da Comenda Santa Dulce dos Pobres representa não apenas o reconhecimento da trajetória de uma religiosa, mas também a valorização de uma missão centenária que continua transformando vidas por meio da educação evangelizadora, da promoção humana e da defesa da dignidade de crianças, adolescentes, jovens e famílias.

A homenagem prestada pelo Senado Federal reafirma a relevância social da presença salesiana no Brasil e celebra um testemunho de vida que continua inspirando novas gerações a colocar o amor, a solidariedade e o serviço ao próximo no centro de sua atuação.

15/06/2026

Niterói Sedia 7ª Etapa Regional do ENARSE/ENEL 2026

Encontro presencial no Rio de Janeiro reuniu gestores da Inspetoria São João Bosco para consolidar a Síntese Regional dos indicadores de qualidade educacional.

Nos dias 11 e 12 de junho, a cidade de Niterói (RJ) acolheu a sétima etapa regional do Encontro Nacional das Escolas Salesianas (ENARSE) e Encontro Nacional de Ecônomos Locais (ENEL). O evento presencial deu continuidade às metas estabelecidas no Plano Integrado de Formação 2026 da Rede Salesiana Brasil (RSB), promovendo uma imersão estratégica na gestão em rede.

Transformação Educativa e Foco em Evidências

Sob a condução e assessoria metodológica do Dr. Ricardo Mariz, as lideranças escolares aprofundaram o estudo do Caderno 6 do Currículo da RSB (Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional). A formação instigou as equipes a debaterem o contexto social atual e a utilizarem indicadores técnicos como ferramentas fundamentais para desenhar os planos de melhoria das unidades.

O primeiro dia foi dedicado ao alinhamento conceitual e ao início dos trabalhos práticos em grupos, onde as escolas partilharam suas realidades locais e iniciaram o mapeamento das convergências.

Síntese Regional e Articulação Coletiva

Para garantir uma cobertura sistêmica da gestão salesiana, o público do evento dividiu-se entre as cinco dimensões institucionais:

  • Liderança (Diretores Institucionais/Gerais);
  • Gestão Pedagógica (Diretores Pedagógicos);
  • Pastoral Escolar e Acompanhamento Educacional (Coordenadores de Pastoral);
  • Comunicação (Coordenadores/Responsáveis de Comunicação);
  • Gestão de Recursos e Sustentabilidade (Diretores/Coordenadores Administrativos, Financeiros e Ecônomos).

O grande destaque do segundo dia foi a construção da Síntese Regional, momento em que os grupos identificaram os padrões transversais dos indicadores de cada dimensão. Esses dados gerados colaborativamente em Niterói servirão como insumos diretos para a Matriz Nacional de Indicadores da RSB, fortalecendo a governança carismática e garantindo a excelência do ensino em rede.

A Voz dos Participantes

"Foi muito bom participar do ENARSE 2026, poder trocar experiências e trocar a partilha de vida com outros membros da nossa Rede Salesiana. Volto para Resende muito grato e muito motivado para continuar esse trabalho pastoral que Deus e São João Bosco colocaram em nossas mãos." Cley Souza, Coordenador de Pastoral do Colégio Salesiano de Resende

"Acredito que esse ENARSE/ENEL em Niterói foi um evento marcante pela presença dos educadores da Rede e da Inspetoria São João Bosco. E a palavra que mais marcou o meu coração foi ‘legado’. Nós estamos diante de um legado que é a construção da Rede Salesiana Brasil, que está fazendo 25 anos. Isso nos traz uma grande responsabilidade para os tempos atuais. E também por estarmos em Niterói, a primeira Casa Salesiana do Brasil, então nós estamos num ambiente sonhado e realizado por Dom Bosco e temos uma grande alegria de trabalhar e viver nesta casa. Que São João Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora continuem intercedendo pela nossa missão de educação e evangelização das juventudes em Niterói, Resende e no Jacarezinho." Padre Marcio Marçal, Diretor Institucional da Presença Salesiana de Niterói 

"Para mim, foi um momento muito importante de reflexão frente aos desafios que muitas vezes nós não damos conta, mas que influenciam diretamente nas nossas unidades. Fica o legado para trabalharmos com a comunidade educativa, levando essas reflexões, tendo um novo olhar para os nossos alunos e, principalmente, para os nossos professores que precisam entender essa nova geração." Adriana Tiago, Diretora Pedagógica do Colégio Salesiano Jacarezinho

Rumo a Porto Alegre

Após o sucesso das trocas e dos aprendizados em Niterói, o ciclo itinerante do ENARSE/ENEL 2026 segue sua trajetória. A oitava etapa regional já está com data e local confirmados: 15 e 16 de junho, em Porto Alegre (RS).

Este é um momento histórico para a gestão da Rede Salesiana Brasil, que reafirma seu compromisso com a excelência educacional, a transparência e a inovação. Para conferir os bastidores, fotos exclusivas de cada encontro e acompanhar de perto a cobertura completa desta jornada, siga os perfis oficiais da Rede Salesiana Brasil (@redesalesianabr) e faça parte desse grandioso movimento em rede em prol das juventudes.

 

Por Janaina Lima, com apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

14/06/2026

Encontro Nacional reúne Família Salesiana em Campo Grande para aprofundar o legado de Dom Bosco

Representantes dos 15 grupos da Família Salesiana no Brasil participaram do Encontro Nacional da Família Salesiana, em Campo Grande (MS). Foto: Missão Salesiana de Mato Grosso

O Instituto São Vicente, na Lagoa da Cruz, em Campo Grande (MS), recebeu neste final de semana (dias 13 e 14 de junho) o Encontro Nacional da Família Salesiana no Brasil. Vinte e oito representantes dos grupos que compõem o carisma salesiano no país se reuniram para refletir sobre a missão compartilhada e se preparar para um evento de alcance mundial.

Sistema Preventivo como fio condutor

O tema central do encontro foi “Aprofundar e viver o Sistema Preventivo de Dom Bosco, como Família Salesiana”. A escolha não foi por acaso: o encontro serve de preparação para o Congresso Internacional sobre o Sistema Preventivo, previsto para abril de 2027 em Roma, em celebração aos 150 anos de um documento escrito pelo próprio Dom Bosco sobre sua metodologia pedagógica e espiritual. O padre Felipe Bauzière, Inspetor de Manaus e inspetor referente para a Família Salesiana, ressaltou a dimensão do grupo presente: “a Família Salesiana no Brasil somos 15 grupos diferentes e no mundo são 32 grupos”. Para ele, o momento é essencial para que os membros possam “nos sentirmos melhor família salesiana e poder também caminhar juntos”.

Uma proposta de vida, não apenas de educação

Durante as reflexões, o padre Felipe destacou que o Sistema Preventivo ultrapassa os muros da escola e se constitui como uma proposta de existência. “Dom Bosco teve intuições muito particulares mesmo através do sistema preventivo… Nós temos não só toda uma proposta pedagógica, mas uma proposta também espiritual”, afirmou, situando essa herança como um modo de seguir Jesus Cristo ao estilo salesiano. O padre Adalberto Alves de Jesus, Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, também marcou presença no encontro.

Os desafios do tempo presente

O padre Felipe também apontou dois pontos que tensionam a vivência do carisma no mundo contemporâneo. O primeiro diz respeito à presença: “Isso significa proximidade, familiaridade, estar presente. Às vezes aquilo que eu chamaria o mundo com as suas exigências, sobretudo administrativos, por exemplo, podem nos engolir e nos tirar dessa presença no meio das pessoas”. O segundo é a identidade espiritual, descrita por ele como “o desafio de viver a nossa espiritualidade, a nossa identidade hoje” diante de um mundo polarizado e em constante transformação.

Retorno às origens do Carisma

A Irmã Maria Américo Rolim, Inspetora referente das FMA para a Família Salesiana, também desempenhou um papel central na coordenação do evento, conduzindo momentos de reflexão e a avaliação final das atividades. Em sua fala, ela enfatizou que o Sistema Preventivo não deve ser visto meramente como uma técnica pedagógica, mas como uma identidade transformadora: “Não basta pensar que é método, não é um jeito de ser e de viver que transforma a nossa vida em primeiro lugar”. Para a Irmã Maria Américo, esses encontros representam um retorno às origens do carisma, comparando a experiência a “sempre voltando para casa, a casa do oratório”. Ela ressaltou que, apesar da diversidade de cada grupo, todos compartilham uma essência: “nós temos um rosto comum. E esse rosto comum se chama espiritualidade salesiana”

Participação da Inspetoria Salesiana de Campo Grande

O delegado inspetorial para a Família Salesiana, na inspetoria de Campo Grande, P. Wagner Luís Galvão lembrou que um dos grandes desafios de hoje para viver o carisma salesiano entre os jovens é a convivência com as diferentes espiritualidades que atraem a juventude à Igreja Católica. “O carisma salesiano é capaz de acolher e conviver com as maneiras atuais que os jovens encontraram de viver a fé. No entanto, esse acolhimento não abre mão da nossa identidade carismática como salesianos”, afirmou.

Uma congregação que bate às portas da Família Salesiana

O encontro teve também a participação do padre Enésio Severino da Silva, representante da Congregação dos Joselitos de Cristo (SJC). Fundada em 1950 em Sergipe pelo Servo de Deus padre José Gumercindo de Jesus, ex-salesiano, a congregação está em processo de admissão como membro oficial da Família Salesiana. O padre Enésio ressaltou que a congregação já preserva em seu cotidiano práticas como os “boa-noites”, as tertúlias e a aplicação do sistema preventivo nos ambientes educativos, mantendo o que ele chamou de “jeito próprio de São João Bosco”.

Juventude como horizonte e desafio

O padre Enésio também falou sobre os desafios de sua congregação ao aplicar o carisma salesiano na realidade brasileira. Para ele, o trabalho com a juventude e a adolescência se mostra “muito desafiador”, pois os jovens de hoje são “tão necessitados de referenciais”. Nesse contexto, defende que Dom Bosco permanece como referência necessária, sendo um dos patronos de sua congregação. O padre destacou ainda a necessidade de fortalecer a dimensão institucional para preservar as raízes deixadas pelo fundador e sublinhou que o sistema preventivo não se aprende de uma vez: trata-se de um estilo de vida a ser testemunhado no dia a dia.

Encerramento com missa e compromisso renovado

O encontro encerrou-se no domingo com uma avaliação das atividades e uma missa conclusiva. O ato reforçou o compromisso dos grupos presentes com a chamada “fidelidade criativa” ao carisma salesiano, no esforço de ser, para a juventude do Brasil, um referencial de vida plena.

Fonte: Por Euclides Fernandes – Inspetoria de Campo Grande

12/06/2026

Memória e Futuro: ACSSA Promove Formação em Patrimônio Histórico e Transformação Digital

Iniciativa da ACSSA Brasil e RSB reuniu dezenas de profissionais em um percurso formativo voltado à educação patrimonial, difusão da história salesiana e fortalecimento da identidade institucional.

No início de junho, foi concluído o ciclo de encontros on-line da segunda edição da formação sobre Patrimônio Histórico, com ênfase em Educação Patrimonial e Transformação Digital. A ação formativa, promovida pela Associação de Cultores da História Salesiana (ACSSA) – seção Brasil, foi totalmente subsidiada pela Rede Salesiana Brasil (RSB) para suas presenças nacionais, reafirmando o seu compromisso tanto com a preservação histórica de sua missão quanto com a formação continuada de suas equipes.

Com uma carga horária de 20 horas — integrando encontros síncronos e atividades assíncronas no Centro Salesiano de Formação (CSF) —, o curso capacitou cronistas, secretários(as) inspetoriais, diretores, gestores, responsáveis de comunicação e educadores para os desafios de aliar saberes patrimoniais às ferramentas digitais modernas.

“A missão salesiana parte desse princípio de fidelidade às origens que perpassam a ação cotidiana e impulsionam uma fidelidade perene ao carisma. A educação patrimonial é um processo de aprendizado que ajuda as pessoas a reconhecerem, valorizarem e preservarem seu patrimônio cultural. O objetivo é fazer com que pessoas, comunidades, grupos compreendam a importância de sua própria história e a defendam como parte da identidade coletiva. Em essência, trata-se de utilizar documentos, objetos e relatos como ferramentas para construir cidadania e democratizar a memória", diz a Coordenadora da ACSSA – seção Brasil, Ir. Maria Imaculada da Silva.

“As celebrações da vasta história da presença salesiana no mundo, a partir da vida e experiência educativa de Dom Bosco e Madre Mazzarello, possibilitaram não só revisitar uma memorável história, como também reconhecer a grande influência salesiana na cultura (entendida de um modo amplo).  A presença salesiana no mundo é herdeira e promotora de um vasto patrimônio educativo-evangelizador, tanto do ponto de vista material, quanto imaterial", comenta o também Coordenador da ACSSA – seção Brasil, Pe. Tiago Figeiró.

Um Percurso de Conhecimento: Do Panorama à Prática Digital

A formação foi estruturada em três grandes encontros on-line, que uniram conceitos teóricos a aplicações práticas:

Primeiro Encontro: “Panorama sobre Patrimônio Histórico” (17/03)

O encontro de abertura trouxe as bases conceituais da preservação. O Prof. Mestrando Marcos de Lima Moreira, coordenador do Museu da Obra Salesiana no Brasil, apresentou um panorama histórico, enquanto a Profª Drª Ivana Parrela, titular da UFMG e especialista em Ciência da Informação, debateu a importância da Educação Patrimonial nas instituições.

Segundo Encontro: “Transformação Digital” (14/04)

O segundo módulo colocou o patrimônio em diálogo com a modernidade. A Profª Drª Suellen de Melo, doutora em Ciência da Informação e analista na ALMG, ministrou a formação focada na difusão, gestão de documentos e estratégias digitais para salvaguardar e tornar acessíveis os acervos das casas salesianas.

Terceiro Encontro: “Retrospectiva e Partilhas" (02/06)

O encerramento foi marcado pelo protagonismo das presenças salesianas. Houve a socialização de projetos de grande relevância nacional, como as experiências do Memorial Histórico da Missão Salesiana de Mato Grosso, as ações do Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB), os projetos da Escola Nossa Senhora Auxiliadora (Ponte Nova/MG) e o processo de elaboração do e-book construído a partir da primeira edição do curso.

A formação será oficialmente encerrada na segunda-feira (15) com a conclusão das atividades dentro do ambiente virtual do Centro Salesiano de Formação (CSF).

Identidade Renovada pelos Tempos Atuais

Todo o percurso pedagógico contou com a mediação e acompanhamento do Prof. Dr. Rodolfo Luís Leite Batista, professor da UFJF e membro da ACSSA Brasil. Ele destaca que a formação se sustentou sobre dois eixos centrais essenciais para a atualidade da RSB:

"O primeiro eixo tem a ver com a relação entre preservação, divulgação e inovação: tomar as tecnologias que temos hoje para encontrar nelas estratégias para que o patrimônio acumulado pela Família Salesiana possa ser conservado e mais bem conhecido pelo público. Em segundo lugar, essa dimensão é importante para a construção e manutenção da identidade salesiana. A transformação digital em relação ao patrimônio permite que essa identidade, que é focada na educação e assistência à juventude, possa ser renovada em função das demandas do tempo em que a gente vive", pontuou o formador.

O Olhar da Coordenação ACSSA – Seção Brasil 

A formação também trouxe luz para a relação entre Educação Patrimonial e Transformação Digital. Segundo Pe. Tiago, as mudanças tecnológicas têm facilitado o desempenho das instituições responsáveis; porém, ele também aponta que “mais do que o uso da tecnologia, a transformação digital diz respeito a mudanças culturais, de grande impacto na vida da sociedade, atingindo as relações e a produção cultural humana em todos os níveis. Temas importantes do  debate são: as consequências no direito autoral na preservação digital, na obsolescência tecnológica, na apropriação indevida, na curadoria digital, nas memórias múltiplas e na utilização de inteligência artificial na criação e restauração de patrimônios culturais”.

Sobre as ricas contribuições da formação, Ir. Imaculada comenta: “Partimos de bases teóricas para chegarmos ao reconhecimento de como andam os nossos processos documentais. Insistimos no fato de que, não basta tomarmos consciência que temos um rico patrimônio acumulado, é preciso colocar a mão na ‘massa’ documental para organizá-la tecnicamente e dar acesso àqueles que desejam visitar, conhecer, pesquisar. Geri-la com qualidade é condição de preservação”.

Ao conectar a riqueza histórica de suas obras pioneiras com as possibilidades do universo digital, a ACSSA e a RSB garantem que a memória de Dom Bosco e Madre Mazzarello permaneça viva, acessível e inspiradora para as próximas gerações de educadores e educadoras das juventudes em todo o país.

Conheça a ACSSA – Seção Brasil 

A Associazione Cultori Storia Salesiana (Associação Cultores de História Salesiana) – ACSSA – seção Brasil, integrada à Rede Salesiana Brasil (RSB), assume a tarefa de cuidar da pesquisa histórica e salvaguardar tudo que se refere ao patrimônio histórico-cultural salesiano das inspetorias do Brasil. Conta com o apoio efetivo dos inspetores e das inspetoras que delegam a uma equipe nacional encarregada de planejar, propor, implementar e acompanhar o andamento dos projetos da pesquisa histórica e a garantia da qualidade historiográfica das variadas realidades culturais do patrimônio histórico-cultural salesiano no Brasil.

Saiba mais em rsb.org.br/acssa.

Por Janaina Lima, com o apoio das equipes de Comunicação e do Centro Salesiano de Formação da RSB

12/06/2026

12 de Junho: A missão salesiana na defesa da infância e no combate ao trabalho infantil

Educação, proteção e oportunidades: como a ação salesiana contribui para garantir que crianças e adolescentes vivam plenamente seus direitos

No dia 12 de junho, o Brasil e diversos países celebram o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, uma data instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002 para mobilizar governos, organizações e a sociedade na defesa dos direitos de crianças e adolescentes. No Brasil, a data também é reconhecida como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, por meio da Lei nº 11.542/2007.

Mais do que uma campanha anual, a luta contra o trabalho infantil representa um compromisso permanente com a garantia da infância, da educação e do desenvolvimento integral de milhões de crianças e adolescentes. Nesse cenário, a atuação da Rede Salesiana Brasil (RSB) e das obras sociais salesianas espalhadas pelo país reafirma, diariamente, o legado de Dom Bosco na promoção da dignidade humana e na proteção dos mais vulneráveis.

Uma realidade que ainda desafia o Brasil

O trabalho infantil continua sendo uma das mais graves violações dos direitos de crianças e adolescentes. Quando uma criança é privada do direito de estudar, brincar, conviver com a família e desenvolver-se plenamente para assumir responsabilidades incompatíveis com sua idade, toda a sociedade perde.

Por trás do trabalho infantil estão fatores como pobreza, exclusão social, desigualdade de oportunidades e fragilidade das redes de proteção. Combatê-lo exige ações articuladas que envolvam educação, assistência social, fortalecimento familiar e políticas públicas capazes de garantir perspectivas concretas para as novas gerações.

É justamente nessa direção que a missão salesiana atua há mais de um século.

Dom Bosco: educar para prevenir

A proposta educativa de Dom Bosco nasceu em meio aos desafios sociais da Revolução Industrial, quando milhares de crianças e jovens eram submetidos a jornadas exaustivas de trabalho e viviam em condições de extrema vulnerabilidade.

Ao criar o Sistema Preventivo, baseado na razão, na religião e na amorevolezza (amor educativo), Dom Bosco compreendeu que a melhor forma de proteger crianças e adolescentes era oferecer educação, acolhimento, formação humana e oportunidades concretas de desenvolvimento.

Mais de 150 anos depois, esse princípio continua atual. Nas obras sociais salesianas, a prevenção das situações de risco social acontece por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, do acesso à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer e à formação cidadã, garantindo que crianças e adolescentes sejam reconhecidos como sujeitos de direitos.

Madre Mazzarello e a proteção das meninas contra a exploração e a exclusão

Ao refletirmos sobre o combate ao trabalho infantil, também é importante recordar a contribuição de Santa Maria Domingas Mazzarello para a promoção e proteção dos direitos das meninas e adolescentes. Em uma sociedade na qual muitas jovens tinham acesso limitado à educação e eram frequentemente destinadas precocemente ao trabalho doméstico ou a atividades que restringiam seu desenvolvimento humano e social, Madre Mazzarello compreendeu que a educação era um caminho de libertação e transformação. Por meio do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, fundado juntamente com Dom Bosco, ela criou ambientes acolhedores e educativos que ofereciam às meninas oportunidades de formação integral, fortalecendo sua dignidade, autonomia e protagonismo. Sua missão ajudou a romper ciclos de pobreza, exclusão e exploração, antecipando princípios que hoje orientam a luta pela erradicação do trabalho infantil. Assim como Dom Bosco dedicou-se à proteção dos meninos trabalhadores de seu tempo, Madre Mazzarello empenhou-se para que meninas e jovens tivessem assegurados seus direitos à educação, ao cuidado e a um futuro construído com oportunidades, e não marcado pela exploração precoce do trabalho.

Esse legado permanece vivo nas presenças salesianas femininas em todo o mundo, que continuam promovendo ações de educação, assistência social e garantia de direitos, contribuindo para que crianças e adolescentes possam viver plenamente sua infância, desenvolver seus talentos e construir seus projetos de vida em ambientes seguros e protegidos.

A ação social salesiana como estratégia de proteção

Presente em mais de 100 obras sociais distribuídas por todo o Brasil, a Rede Salesiana Brasil desenvolve ações voltadas ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, exclusão e violência. O trabalho realizado busca promover o desenvolvimento integral e a garantia dos direitos fundamentais das novas gerações.

Entre as iniciativas desenvolvidas estão atividades socioeducativas, fortalecimento dos vínculos familiares, acompanhamento social, ações de convivência comunitária e programas voltados à formação para a cidadania e ao protagonismo juvenil. Essas ações contribuem diretamente para afastar crianças e adolescentes de situações que possam levá-los ao trabalho precoce, à evasão escolar ou a outras formas de violação de direitos.

Da erradicação do trabalho infantil à inclusão protegida no mundo do trabalho

Uma das contribuições mais significativas da presença salesiana para o enfrentamento do trabalho infantil está nos programas de aprendizagem profissional desenvolvidos pelos Centros Salesianos do Adolescente Trabalhador (CESAM).

Atuando em diferentes regiões do país, os CESAMs promovem qualificação socioprofissional e inserção protegida de adolescentes e jovens no mundo do trabalho, sempre em conformidade com a legislação brasileira e com a Lei da Aprendizagem. Entre seus objetivos estão a erradicação do trabalho infantil, a redução da evasão escolar, o fortalecimento dos vínculos familiares e a promoção do protagonismo juvenil.

A proposta é clara: diferentemente do trabalho infantil, a aprendizagem profissional é um direito assegurado por lei e ocorre em ambiente protegido, com acompanhamento pedagógico, garantia da frequência escolar e desenvolvimento de competências para a vida e para o futuro profissional.

Ao longo de cinco décadas de atuação, o Programa de Aprendizagem Salesiano já contribuiu para a inserção de mais de 150 mil jovens no mercado formal de trabalho, demonstrando que é possível construir caminhos seguros para a inclusão produtiva sem comprometer a infância e a adolescência.

O símbolo que nos une

O cata-vento colorido de cinco pontas tornou-se o símbolo mundial da luta contra o trabalho infantil. Suas cores representam movimento, esperança, articulação e a alegria que deve estar presente na vida de toda criança e adolescente.

A imagem dialoga profundamente com a missão salesiana. Afinal, promover a infância significa garantir que crianças possam estudar, brincar, sonhar e construir projetos de vida. Significa assegurar que adolescentes tenham acesso à formação humana e profissional adequada, sem que lhes seja negado o direito de viver plenamente cada etapa do desenvolvimento.

Um compromisso permanente

Neste 12 de junho, a Rede Salesiana Brasil reforça seu compromisso histórico com a proteção integral de crianças e adolescentes. Mais do que combater o trabalho infantil, a missão salesiana busca construir ambientes seguros, educativos e acolhedores, onde cada criança e jovem possa descobrir seus talentos, desenvolver seu potencial e tornar-se protagonista de sua própria história.

Inspirados por Dom Bosco e Madre Mazzarello, Salesianos e Salesianas continuam acreditando que a educação é a ferramenta mais poderosa para transformar vidas e romper ciclos de pobreza, exclusão e violência.

Porque lugar de criança é na escola, na família, no esporte, na cultura, na convivência comunitária e na construção dos seus sonhos. E lugar de adolescente é em processos formativos que respeitem seus direitos, sua dignidade e seu futuro.

12/06/2026

Comenda Social Zilda Arns reconhece atuação do CESAM Goiânia junto à juventude

O Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia foi homenageado pela Câmara Municipal de Goiânia com a Comenda Social Zilda Arns. A honraria é destinada a instituições e personalidades que se destacam na promoção do cuidado, da proteção e d agarantia de direitos de crianças, adolescentes, mulheres e pessoas idosas. A solenidade marcou a primeira entrega da comenda na história do município, tornando o reconhecimento ainda mais significativo para a instituição.

A honraria leva o nome da médica pediatra e sanitarista Zilda Arns, uma das mais importantes referências brasileiras na área da promoção da vida e da proteção da infância. Fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, Zilda dedicou sua trajetória à construção de ações voltadas à redução da mortalidade infantil, ao fortalecimento das famílias e à promoção da dignidade humana, tornando-se símbolo de solidariedade, cuidado e compromisso social. Ao homenagear instituições que desenvolvem ações de impacto social, a comenda valoriza iniciativas que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa, humana e inclusiva.

A homenagem ao CESAM Goiânia representa o reconhecimento público de uma trajetória construída ao longo de 52 anos de atuação social, educativa e profissionalizante junto à juventude goianiense. Por meio do Programa de Socioaprendizagem, a instituição tem contribuído para a inclusão, a formação cidadã e a preparação de adolescentes e jovens para o mundo do trabalho. Com acompanhamento integral baseado no Sistema Preventivo de Dom Bosco e dedicação voltada à juventude em situação de vulnerabilidade social, sua missão já impactou mais de 37 mil famílias ao longo de sua história.

Mais do que uma homenagem institucional, a outorga evidencia arelevância do trabalho realizado diariamente e a dedicação de educadores,voluntários, empresas parceiras e aprendizes. Ao longo de sua trajetória, o CESAM Goiânia tem respondido às mudanças sociais e às novas demandas da juventude por meio de uma formação que integra qualificação profissional, desenvolvimento humano e cidadania. Em parceria com empresas, órgãos públicos e com a rede de proteção social, a obra salesiana construiu uma trajetória marcada pela criação de oportunidades de acesso ao primeiro emprego de forma protegida e qualificada.

A diretora executiva do CESAM Goiânia, Rosângela Rodrigues, ressalta que a homenagem representa o reconhecimento de uma missão construída coletivamente por muitas pessoas ao longo da história da instituição. “Para nós, receber a comenda Zilda Arns é uma honra muito grande. É um privilégio estarmos representando essa instituição que leva a atuação junto aos adolescentes e jovens tão a sério. Este é o reflexo do trabalho de todos os educadores e padres salesianos da Inspetoria São João Bosco, que estão e que passaram pelo CESAM Goiânia. É um fruto de todos aqueles que deixaram a sua sementinha, idealizada pelo Pe. Jairo de Matos Fonseca. Essa honraria é a história de cada um dentro da instituição. Então, parabéns para todos nós.”
Propositor da solenidade, o vereador Anselmo Pereira destaca que a criação da Comenda Social Zilda Arns busca reconhecer organizações que atuam diretamente na proteção e no desenvolvimento das pessoas em situação de vulnerabilidade. Em seu discurso, ele agradece a todas as instituições e profissionais homenageados e ressalta a importância de cada um deles em prol da solidariedade em Goiás. “Os senhores são voluntários, gestores e colaboradoresque se dedicam e geram impacto positivo a cada minuto na vida dos seus semelhantes. Que essa missão continue inspirando esperança, união e desenvolvimento para todos, dando mais oportunidades à vida. Muito obrigado por fazerem a diferença e contribuírem para um mundo muito melhor.”

A primeira outorga da Comenda Social Zilda Arns entra para a história do município reconhecendo iniciativas que promovem cuidado, dignidade e desenvolvimento humano. Para o CESAM Goiânia, a homenagem reafirma a relevância de uma missão que, há mais de cinco décadas, acredita na educação como instrumento de transformação social. Além da qualificação profissional, o legado de Dom Bosco inspira o desenvolvimento de um trabalho que articula educação, cidadania, espiritualidade e preparação para a vida. Ao longo de sua trajetória, a instituição consolida-se como uma das principais instituições de socioaprendizagem do Estado de Goiás, incentivando o protagonismo juvenil e contribuindo para a construção de um futuro mais justo, solidário e cheio de oportunidades.

11/06/2026

«Preservar vozes e rostos humanos»: Comunicadores refletem sobre “uma possível aliança” na era da Inteligência Artificial

Na manhã do dia 9 de junho, memória de São José de Anchieta, Apóstolo e Padroeiro do Brasil, aconteceu a reunião em formato online para os comunicadores e colaboradores de Comunicação da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo (SP).

O encontro, previsto no calendário inspetorial, reuniu 28 comunicadores responsáveis pela comunicação nas escolas, obras sociais, hospital e faculdade. Contou com a presença e apoio de Irmã Ivone Marcuzo, conselheira inspetorial da BAP e referente para a Comunicação, e foi coordenado por Irmã Maike Loes, coordenadora inspetorial de Comunicação, e Andréa Pereira, assessora de Comunicação.

A novidade deste encontro geral de Comunicação, o único do primeiro semestre de 2026 neste formato, foi a palestra conduzida por Cícero Albuquerque, coordenador inspetorial de Comunicação da Inspetoria Madre Mazzarello (BMM), de Belo Horizonte, que tratou sobre a mensagem do Papa Leão XIV para o 60º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS).

Neste ano em que o DMCS celebra sua maturidade — afinal são 60 anos abordando temas comunicativos sem interrupção desde a sua criação, em 1966 —, na mensagem intitulada “Preservar vozes e rostos humanos”, o Papa Leão XIV deu amplo espaço para refletir sobre o progresso da civilização e o avanço das tecnologias, especialmente da inteligência artificial.

Inicialmente, Irmã Maike apresentou uma contextualização sobre o DMCS, sua criação e seus desdobramentos e, em seguida, Cícero abordou, em linhas gerais, o tema da mensagem, detendo-se de modo especial na terceira parte: “Uma possível aliança”.

Segundo Cícero, «“Uma possível aliança” é um trecho que eu particularmente me conectei bastante porque ele traz todo um cenário que a gente vivencia hoje». Para Cícero, quando o Papa Leão XIV propõe “uma possível aliança”, o foco está num «olhar de esperança, que precisamos exercitar o tempo todo. Mais uma vez, nós da comunicação, acabamos tendo que colocar esse olhar de esperança em basicamente tudo que fazemos, porque se olhamos só para o cenário, muitas vezes ele não parece tão positivo», e aí cada um «precisa trazer esse olhar de esperança para fazer com que essas propostas e essas vivências do nosso tempo atendam de uma forma positiva aos ambientes, aos lugares, aos nossos destinatários, enfim, à juventude de maneira geral».

Cícero destacou com muita propriedade os três pilares indicados por Papa Leão XIV para que esta aliança seja possível, para que as pessoas sejam protagonistas no processo de interação com a inteligência artificial e não dominadas ou guiadas por ela. Ao mencionar e explanar sobre os três pilares — responsabilidade, colaboração e educação —, Cícero chamou em causa a Educomunicação, uma marca da Família Salesiana que educa comunicando e comunica educando!

«Um tema que para nós é muito importante, que é a Educomunicação. Todos nós temos de alguma forma essa vivência com a Educomunicação enquanto área de conhecimento, talvez muito mais na nossa prática do que no entendimento racional do estudo da comunicação.» A Educomunicação «é uma área que é bastante cara para a congregação. A vida salesiana tem um olhar muito voltado para a Educomunicação e isso se conecta também diretamente com a mensagem do Papa Leão XIV».

Cícero destacou a necessidade de «ter esse olhar crítico para aquilo que estamos fazendo». «Quando ele [o Papa] fala dessa literacia, é exatamente isso: inserir esse ensinamento, esse jeito de lidar, inclusive, nos nossos processos pedagógicos [...] isso precisa estar integrado aos nossos sistemas de ensino».

Ao mencionar a Educomunicação, Cícero incentivou os comunicadores da BAP a buscarem caminhos novos que possibilitem criar projetos voltados para o desenvolvimento do pensamento crítico.

Segundo Irmã Maike, «a partilha que o Cícero fez hoje com os nossos comunicadores foi muito prática. Ele conseguiu fazer conexões com o nosso cotidiano, falou sobre a Educomunicação, ligou o tema da mensagem do Papa com o material didático da Rede Salesiana, com os “Bons-dias” e “Boas-tardes”, com os conteúdos do ENARSE, e também com o pátio, lugar privilegiado para o educador salesiano».

Para a coordenadora inspetorial de Comunicação, o que mais impactou durante a fala do Cícero foi a questão da formação do pensamento crítico: «é uma chamada muito grande para que nós vivamos um dos elementos do tripé do Sistema Preventivo, que é a razão. Às vezes, nós temos muito forte a questão da religião, da espiritualidade; temos também o aspecto do afetivo, da bondade, do carinho, da amorevolezza, mas às vezes nós estamos precisando dar uma injeção maior no uso da razão, porque nós somos seres inteligentes, nós somos seres pensantes», concluiu Irmã Maike.

Ao final deste primeiro momento, o grupo interagiu pelo chat destacando pontos relevantes da mensagem do Papa Leão XIV:

“Responsabilidade, transparência e formação crítica.” “A IA deve servir e não nos dominar.” “Transparência gera confiança.” “Sermos nós os protagonistas!” “A informação é um bem público.” “A educação é o caminho para formar a consciência crítica. Sem pensamento crítico, não há liberdade.” “A responsabilidade com a IA começa nas escolhas humanas.” “O financeiro não pode sobrepor o valor das pessoas.” “Formar pessoas livres é nossa missão.” “Gostei muito quando ele falou sobre a transparência, e a IA não deve nos dominar e sim ser uma forma de ferramenta facilitadora.” “A informação precisa ser apurada e validada com clareza, não podendo ser simplesmente criada por IA sem conferência e análise crítica.”

Após os agradecimentos a Cícero pela disponibilidade e pela partilha, feita com extrema dedicação e muita competência, o grupo permaneceu em reunião e foram tratados assuntos específicos do Âmbito da Comunicação, sobre as rotinas, entregas diárias, processos e planejamento para os próximos meses.

Fonte: Assessoria de comunicação da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida - BAP

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil