Notícias

Notícias

12/06/2026

Comenda Social Zilda Arns reconhece atuação do CESAM Goiânia junto à juventude

O Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia foi homenageado pela Câmara Municipal de Goiânia com a Comenda Social Zilda Arns. A honraria é destinada a instituições e personalidades que se destacam na promoção do cuidado, da proteção e d agarantia de direitos de crianças, adolescentes, mulheres e pessoas idosas. A solenidade marcou a primeira entrega da comenda na história do município, tornando o reconhecimento ainda mais significativo para a instituição.

A honraria leva o nome da médica pediatra e sanitarista Zilda Arns, uma das mais importantes referências brasileiras na área da promoção da vida e da proteção da infância. Fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, Zilda dedicou sua trajetória à construção de ações voltadas à redução da mortalidade infantil, ao fortalecimento das famílias e à promoção da dignidade humana, tornando-se símbolo de solidariedade, cuidado e compromisso social. Ao homenagear instituições que desenvolvem ações de impacto social, a comenda valoriza iniciativas que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa, humana e inclusiva.

A homenagem ao CESAM Goiânia representa o reconhecimento público de uma trajetória construída ao longo de 52 anos de atuação social, educativa e profissionalizante junto à juventude goianiense. Por meio do Programa de Socioaprendizagem, a instituição tem contribuído para a inclusão, a formação cidadã e a preparação de adolescentes e jovens para o mundo do trabalho. Com acompanhamento integral baseado no Sistema Preventivo de Dom Bosco e dedicação voltada à juventude em situação de vulnerabilidade social, sua missão já impactou mais de 37 mil famílias ao longo de sua história.

Mais do que uma homenagem institucional, a outorga evidencia arelevância do trabalho realizado diariamente e a dedicação de educadores,voluntários, empresas parceiras e aprendizes. Ao longo de sua trajetória, o CESAM Goiânia tem respondido às mudanças sociais e às novas demandas da juventude por meio de uma formação que integra qualificação profissional, desenvolvimento humano e cidadania. Em parceria com empresas, órgãos públicos e com a rede de proteção social, a obra salesiana construiu uma trajetória marcada pela criação de oportunidades de acesso ao primeiro emprego de forma protegida e qualificada.

A diretora executiva do CESAM Goiânia, Rosângela Rodrigues, ressalta que a homenagem representa o reconhecimento de uma missão construída coletivamente por muitas pessoas ao longo da história da instituição. “Para nós, receber a comenda Zilda Arns é uma honra muito grande. É um privilégio estarmos representando essa instituição que leva a atuação junto aos adolescentes e jovens tão a sério. Este é o reflexo do trabalho de todos os educadores e padres salesianos da Inspetoria São João Bosco, que estão e que passaram pelo CESAM Goiânia. É um fruto de todos aqueles que deixaram a sua sementinha, idealizada pelo Pe. Jairo de Matos Fonseca. Essa honraria é a história de cada um dentro da instituição. Então, parabéns para todos nós.”
Propositor da solenidade, o vereador Anselmo Pereira destaca que a criação da Comenda Social Zilda Arns busca reconhecer organizações que atuam diretamente na proteção e no desenvolvimento das pessoas em situação de vulnerabilidade. Em seu discurso, ele agradece a todas as instituições e profissionais homenageados e ressalta a importância de cada um deles em prol da solidariedade em Goiás. “Os senhores são voluntários, gestores e colaboradoresque se dedicam e geram impacto positivo a cada minuto na vida dos seus semelhantes. Que essa missão continue inspirando esperança, união e desenvolvimento para todos, dando mais oportunidades à vida. Muito obrigado por fazerem a diferença e contribuírem para um mundo muito melhor.”

A primeira outorga da Comenda Social Zilda Arns entra para a história do município reconhecendo iniciativas que promovem cuidado, dignidade e desenvolvimento humano. Para o CESAM Goiânia, a homenagem reafirma a relevância de uma missão que, há mais de cinco décadas, acredita na educação como instrumento de transformação social. Além da qualificação profissional, o legado de Dom Bosco inspira o desenvolvimento de um trabalho que articula educação, cidadania, espiritualidade e preparação para a vida. Ao longo de sua trajetória, a instituição consolida-se como uma das principais instituições de socioaprendizagem do Estado de Goiás, incentivando o protagonismo juvenil e contribuindo para a construção de um futuro mais justo, solidário e cheio de oportunidades.

11/06/2026

«Preservar vozes e rostos humanos»: Comunicadores refletem sobre “uma possível aliança” na era da Inteligência Artificial

Na manhã do dia 9 de junho, memória de São José de Anchieta, Apóstolo e Padroeiro do Brasil, aconteceu a reunião em formato online para os comunicadores e colaboradores de Comunicação da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo (SP).

O encontro, previsto no calendário inspetorial, reuniu 28 comunicadores responsáveis pela comunicação nas escolas, obras sociais, hospital e faculdade. Contou com a presença e apoio de Irmã Ivone Marcuzo, conselheira inspetorial da BAP e referente para a Comunicação, e foi coordenado por Irmã Maike Loes, coordenadora inspetorial de Comunicação, e Andréa Pereira, assessora de Comunicação.

A novidade deste encontro geral de Comunicação, o único do primeiro semestre de 2026 neste formato, foi a palestra conduzida por Cícero Albuquerque, coordenador inspetorial de Comunicação da Inspetoria Madre Mazzarello (BMM), de Belo Horizonte, que tratou sobre a mensagem do Papa Leão XIV para o 60º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS).

Neste ano em que o DMCS celebra sua maturidade — afinal são 60 anos abordando temas comunicativos sem interrupção desde a sua criação, em 1966 —, na mensagem intitulada “Preservar vozes e rostos humanos”, o Papa Leão XIV deu amplo espaço para refletir sobre o progresso da civilização e o avanço das tecnologias, especialmente da inteligência artificial.

Inicialmente, Irmã Maike apresentou uma contextualização sobre o DMCS, sua criação e seus desdobramentos e, em seguida, Cícero abordou, em linhas gerais, o tema da mensagem, detendo-se de modo especial na terceira parte: “Uma possível aliança”.

Segundo Cícero, «“Uma possível aliança” é um trecho que eu particularmente me conectei bastante porque ele traz todo um cenário que a gente vivencia hoje». Para Cícero, quando o Papa Leão XIV propõe “uma possível aliança”, o foco está num «olhar de esperança, que precisamos exercitar o tempo todo. Mais uma vez, nós da comunicação, acabamos tendo que colocar esse olhar de esperança em basicamente tudo que fazemos, porque se olhamos só para o cenário, muitas vezes ele não parece tão positivo», e aí cada um «precisa trazer esse olhar de esperança para fazer com que essas propostas e essas vivências do nosso tempo atendam de uma forma positiva aos ambientes, aos lugares, aos nossos destinatários, enfim, à juventude de maneira geral».

Cícero destacou com muita propriedade os três pilares indicados por Papa Leão XIV para que esta aliança seja possível, para que as pessoas sejam protagonistas no processo de interação com a inteligência artificial e não dominadas ou guiadas por ela. Ao mencionar e explanar sobre os três pilares — responsabilidade, colaboração e educação —, Cícero chamou em causa a Educomunicação, uma marca da Família Salesiana que educa comunicando e comunica educando!

«Um tema que para nós é muito importante, que é a Educomunicação. Todos nós temos de alguma forma essa vivência com a Educomunicação enquanto área de conhecimento, talvez muito mais na nossa prática do que no entendimento racional do estudo da comunicação.» A Educomunicação «é uma área que é bastante cara para a congregação. A vida salesiana tem um olhar muito voltado para a Educomunicação e isso se conecta também diretamente com a mensagem do Papa Leão XIV».

Cícero destacou a necessidade de «ter esse olhar crítico para aquilo que estamos fazendo». «Quando ele [o Papa] fala dessa literacia, é exatamente isso: inserir esse ensinamento, esse jeito de lidar, inclusive, nos nossos processos pedagógicos [...] isso precisa estar integrado aos nossos sistemas de ensino».

Ao mencionar a Educomunicação, Cícero incentivou os comunicadores da BAP a buscarem caminhos novos que possibilitem criar projetos voltados para o desenvolvimento do pensamento crítico.

Segundo Irmã Maike, «a partilha que o Cícero fez hoje com os nossos comunicadores foi muito prática. Ele conseguiu fazer conexões com o nosso cotidiano, falou sobre a Educomunicação, ligou o tema da mensagem do Papa com o material didático da Rede Salesiana, com os “Bons-dias” e “Boas-tardes”, com os conteúdos do ENARSE, e também com o pátio, lugar privilegiado para o educador salesiano».

Para a coordenadora inspetorial de Comunicação, o que mais impactou durante a fala do Cícero foi a questão da formação do pensamento crítico: «é uma chamada muito grande para que nós vivamos um dos elementos do tripé do Sistema Preventivo, que é a razão. Às vezes, nós temos muito forte a questão da religião, da espiritualidade; temos também o aspecto do afetivo, da bondade, do carinho, da amorevolezza, mas às vezes nós estamos precisando dar uma injeção maior no uso da razão, porque nós somos seres inteligentes, nós somos seres pensantes», concluiu Irmã Maike.

Ao final deste primeiro momento, o grupo interagiu pelo chat destacando pontos relevantes da mensagem do Papa Leão XIV:

“Responsabilidade, transparência e formação crítica.” “A IA deve servir e não nos dominar.” “Transparência gera confiança.” “Sermos nós os protagonistas!” “A informação é um bem público.” “A educação é o caminho para formar a consciência crítica. Sem pensamento crítico, não há liberdade.” “A responsabilidade com a IA começa nas escolhas humanas.” “O financeiro não pode sobrepor o valor das pessoas.” “Formar pessoas livres é nossa missão.” “Gostei muito quando ele falou sobre a transparência, e a IA não deve nos dominar e sim ser uma forma de ferramenta facilitadora.” “A informação precisa ser apurada e validada com clareza, não podendo ser simplesmente criada por IA sem conferência e análise crítica.”

Após os agradecimentos a Cícero pela disponibilidade e pela partilha, feita com extrema dedicação e muita competência, o grupo permaneceu em reunião e foram tratados assuntos específicos do Âmbito da Comunicação, sobre as rotinas, entregas diárias, processos e planejamento para os próximos meses.

Fonte: Assessoria de comunicação da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida - BAP

11/06/2026

Rede Salesiana Brasil toma posse no Conselho Nacional de Assistência Social e amplia atuação na defesa dos direitos sociais

Representada por Carlos Nambu, RSB passa a integrar o principal órgão de controle social da assistência social brasileira no biênio 2026–2028

A Rede Salesiana Brasil (RSB) passa a ocupar, a partir deste mês, uma cadeira no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), um dos mais importantes espaços de participação e controle social das políticas públicas de assistência social do país. A posse dos conselheiros e conselheiras para o biênio 2026–2028 ocorreu nesta quarta-feira, 10 de junho, em cerimônia realizada no auditório do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em Brasília.

A RSB será representada pelo assessor Carlos Nambu, eleito pelo segmento das entidades da sociedade civil. Sua presença no colegiado fortalece a participação da Rede Salesiana Brasil nos processos de formulação, acompanhamento e deliberação de políticas públicas voltadas à garantia de direitos e à proteção social de crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade.

“A Rede Salesiana Brasil se faz presente nesse importante espaço e contribuirá para a promoção, defesa, formulação e deliberação de políticas públicas, fortalecendo o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e mantendo o compromisso permanente com a defesa dos direitos das crianças, dos adolescentes, dos jovens e de suas famílias”, destaca Carlos Nambu.

O evento reuniu representantes do Governo Federal, entidades da sociedade civil, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), usuários, conselhos estaduais de assistência social e diversas organizações que atuam na promoção dos direitos sociais. A cerimônia contou com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; da secretária nacional de Assistência Social, Rosilene Rocha; além de outras autoridades e lideranças da área socioassistencial.

Durante a solenidade, o ministro Wellington Dias destacou a importância da atuação integrada entre União, estados, municípios e organizações da sociedade civil para o fortalecimento da rede de proteção social brasileira.

“Com o compromisso do Governo Federal e a atuação integrada de estados, municípios e equipes da assistência social, estamos fortalecendo a rede de proteção social em todo o país. É esse esforço conjunto que permite avançar em um Brasil democrático, que valoriza sua soberania e trabalha para garantir direitos e melhorar a vida da população”, afirmou.

Presença estratégica em um espaço de incidência nacional

Instituído pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), em 1993, o Conselho Nacional de Assistência Social tem a missão de promover o controle social da política pública de assistência social, contribuindo para seu aperfeiçoamento permanente a partir das demandas e necessidades da população brasileira.

Para a Rede Salesiana Brasil, integrar o CNAS representa um avanço significativo na ampliação de sua presença institucional e na incidência política em defesa dos direitos sociais.

Segundo o gestor social da Rede Salesiana Brasil, Eduardo Batista, a eleição de Carlos Nambu para o Conselho simboliza um importante reconhecimento da atuação histórica da Rede no campo da assistência social.

“A eleição do assessor Carlos Nambu para o Conselho Nacional de Assistência Social, representando a Rede Salesiana Brasil, é um marco importante para nós, enquanto Rede de Ação Social. Representa um avanço na articulação política e na presença da RSB em espaços de interesse público, mas, principalmente, contribui para o fortalecimento das políticas de proteção social básica e para o enfrentamento das tentativas de fragilização dos instrumentos que garantem direitos fundamentais às famílias em situação de maior vulnerabilidade”, destaca.

Eduardo Batista também ressalta o papel estratégico da participação da RSB no colegiado.

“Sinto-me orgulhoso de ver a Rede Salesiana Brasil representada por Carlos Nambu e marcando presença nesse espaço, fortalecendo seu papel estratégico e político na defesa dos direitos das crianças, dos adolescentes, das juventudes e das famílias de todo o país”, afirma.

Compromisso com a defesa de direitos

Com atuação consolidada em todo o território nacional, por meio de obras sociais, escolas, centros juvenis e outras iniciativas de promoção humana, a Rede Salesiana Brasil reforça, com sua participação no CNAS, o compromisso institucional com a construção e o fortalecimento das políticas públicas de assistência social.

05/06/2026

Obra Social Dom Bosco comemora 45 anos de missão e de transformação social na zona leste

Celebração em Itaquera reuniu comunidade, Família Salesiana e autoridades locais para recordar a trajetória da instituição, que já realizou mais de 2,8 milhões de atendimentos e segue promovendo educação, cidadania e inclusão social na capital paulista.

No dia 31 de maio, no bairro de Itaquera, na zona leste da capital paulista, foi realizada a Celebração Eucarística em comemoração aos 45 anos de fundação da Obra Social Dom Bosco – uma obra a serviço da vida, presença salesiana na região.

A missa foi presidida pelo diretor e pároco, Padre Aramis Francisco Biaggi, e concelebrada pelo membro do conselho e fundador, Padre Rosalvino Morán Viñayo, (com a presença dos salesianos da CEP) e que, ao lado do ecônomo, o Irmão Antônio Carlos Martins, chegaram, há 45 anos, na região do extremo leste da cidade para iniciar o trabalho salesiano no bairro itaquerense.

A celebração contou ainda com encenação teatral, atividades esportivas para a comunidade, além da presença de membros da Família Salesiana e de autoridades locais.

História
A Obra Social Dom Bosco foi fundada no dia 31 de maio de 1981, no bairro de Itaquera, na zona leste de São Paulo – SP. Acompanhada pelo então inspetor, Dom Hilário Moser, o surgimento da instituição definiu transformações significativas, mudando de forma permanente a história da comunidade. Após encontrar um lugar oportuno para iniciar o trabalho social, o então diretor do Instituto Dom Bosco, no bairro central do Bom Retiro, Padre Rosalvino, foi a pé do centro da cidade até Itaquera, onde, ao cair da tarde, olhou para o local e jogou para o alto, repetindo famoso gesto de Dom Bosco, uma medalhinha de Nossa Senhora Auxiliadora e disse: “Mãe querida, se for para eu vir definitivamente para Itaquera, me mostre um sinal lá do céu!”. Três dias depois, Dom Angélico Sândalo Bernardino, Bispo Auxiliar de São Miguel Paulista, ligou para o religioso e lhe disse: “Meu querido irmão, Padre Rosalvino, venha depressa, que precisamos de você e dos Salesianos de Dom Bosco para evangelizar e promover a vida de nossos jovens daqui de Itaquera e região!”. 

Em 45 anos de existência, a Obra Social Dom Bosco já realizou mais de 2.800.000 atendimentos, contemplando mais de 16 mil famílias. Inspirada nos ensinamentos e na pedagogia de São João Bosco, a presença salesiana em itaquera segue em sua missão de contribuir com a construção de uma sociedade justa, humana e igualitária, com atividades socioeducativas aos jovens, crianças, adultos e idosos, na busca por qualidade de vida e de pleno exercício da cidadania das famílias em situação de vulnerabilidade.

Livro: “A Saga do Jaleco Branco”
Durante a celebração, parte da trajetória da Obra e da vida de seu fundador, Padre Rosalvino, foram relembradas em mais uma sessão de autógrafos, para o lançamento do livro que relata a história do “Padre do Jaleco Branco” e que ajudou a mudar, para melhor, a história de Itaquera.

O livro narra a trajetória de vida e a obra social edificada pelo Padre Rosalvino Morán Viñayo, com detalhes desde a sua infância até o início do sacerdócio e do trabalho e dedicação aos mais vulneráveis. 

Não comercializada, a obra tem como propósito ser mais uma fonte de arrecadação de recursos para instituição e para a contribuição no processo de construção da nova igreja da CEP, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Iniciada no terreno em frente à sede da Obra Social Dom Bosco, em Itaquera, a falta de recurso fez com o que projeto fosse paralisado.

A esperança é que, agora, com o livro, o sonho do Padre Rosalvino, de ver a igreja pronta, seja realizado. Para ajudar, basta adquirir o exemplar na sede da Obra Social Dom Bosco, na Rua Dr. Álvaro de Mendonça, 456, em Itaquera, São Paulo – SP, e escanear o QR Code impresso no verso da capa. A doação é espontânea, como destacam as autoras da obra, Maria Margarida Cortez e Margarida de Oliveira: “o que a pessoa sentir no coração e puder contribuir, é um valor que pode ser doado. Estamos muito emocionadas com a chegada deste momento e de poder compartilhar com vocês a história do nosso amado Padre Rosalvino e da nossa obra”.

A celebração dos 45 anos da Obra Social Dom Bosco representou não apenas um momento de memória e gratidão, mas também de renovação do compromisso salesiano com a promoção da vida e da dignidade humana. Ao recordar a dedicação de seus fundadores e os frutos colhidos ao longo de mais de quatro décadas de atuação, a comunidade reafirmou sua esperança no futuro e sua missão de continuar oferecendo oportunidades de desenvolvimento, educação, profissionalização e cidadania às famílias em situação de vulnerabilidade. 

05/06/2026

Algumas presenças salesianas do Brasil na solenidade de Corpus Christi

Memorial histórico da Missão Salesiana no tapete

Com logo, lembranças e imagens, o novo Memorial Histórico da Missão Salesiana de Mato Grosso ficou marcado no tapete de Corpus Christi em Campo Grande. O trabalho foi feito por um grupo de leigos da Paróquia São João Bosco de Campo Grande e teve o acompanhamento do vice-inspetor e curador do Memorial, P. Ademir Lima de Oliveira

Paróquia Universitária São João Bosco

A Paróquia Universitária São João Bosco, coordenada pelo pró-reitor de Pastoral e Assuntos Comunitários da UCDB, P. Elias Roberto, marcou presença no tapete de Corpus Christi em Campo Grande com os símbolos eucarísticos e a logo da paróquia em um longo tapete branco.

Paróquia São João Bosco de Lins

Em Lins, a solenidade de Corpus Christi foi celebrada por centenas de fiéis na matriz da Paróquia São João Bosco. O diretor do Unisalesiano, P. João Marcos de Araújo Ramos, presidiu a Santa Missa, concelebrada pelo pároco, P. Denílson Bezerra Ferreora e pelo vigário paroquial P. Otiles Dirceu da Paixão.

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – São Paulo VI

Dezenas de leigos, com famílias inteiras, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Campo Grande, foram ainda de madrugada para a Avenida Afonso Pena preparar os tapetes de Corpus Christi nos espaços reservados para a comunidade. Até mesmo as crianças se dedicaram ao trabalho e se divertiram misturando as cores dos materiais coloridos. A comunidade levou para os tapetes figuras representativas dos padroeiros das comunidades paroquiais, entre elas, diversos santos salesianos, como São Luís Versiglia e São Calisto Caravaggio. O pároco, P. Orozimbo, acompanhou os trabalhos e abençoou todos os que se voluntariaram na atividade.

Paróquia São João Bosco de Campo Grande

Quase uma semana antes da data da solenidade litúrgica os paroquianos responsáveis pela confecção dos tapetes de Corpus Christi da Paróquia São João Bosco já estavam trabalhando a pleno vapor. Eles reservaram a tarde do sábado para preparar os materiais utilizados na produção das artes. O amarelo vibrante, o azul celeste e demais cores tingiram a serragem e sal para ganhar forma nas ruas da capital de MS na festa litúrgica. O dia também foi reservado à preparação dos moldes das artes. Na quinta-feira, dezenas de voluntários chegaram cedo para a implementação do planejamento nas ruas e ficaram a manhã toda na confecção dos tapetes. O pároco, P. Edson Cardoso Colman, acompanhou as atividades dos leigos.

Santuário de Maria Auxiliadora e Colégio Santa Teresa em Corumbá

Eram pouco mais de 6h da manhã quando as famílias e jovens do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora e também dos alunos e professores do Colégio Salesiano de Santa Teresa tomaram conta das ruas de Corumbá para a confecção dos tapetes para a procissão de Corpus Christi. Os trabalhos seguiram até o meio dia. “Foi um momento de oração e celebração da vida comunitária”, lembrou o reitor do Santuário, P. João dos Santos Barbosa Neto, que também sujou as mãos com tinta e serragem junto com os paroquianos. Houve uma presença significativa de famílias, vovôs e vovós que, com muito entusiasmo, criatividade e dedicação, se envolveram na atividade. A comunidade do Santuário preparou um delicioso lanche para todos os envolvidos com cachorro-quente, refrigerante, suco e café.

Tapete na terra Indígena

A comunidade católica na Terra Indígena Sangradouro, formada pelos povos originários Xavante, também celebrou a festa de Corpus Christi com uma procissão do Santíssimo Sacramento na aldeia. O piso de terra e chão batido ficou longe do glamour das grandes cidades. Mas não faltou amor na preparação dos desenhos no meio da aldeia para a passagem da procissão. Flores coloridas, serragem e cal foram suficientes para criar os desenhos. A procissão liderada pelos missionários salesianos levou o Santíssimo Sacramento para abençoar os espaços das famílias e toda a comunidade local.

Paróquia São Francisco de Assis em Três Lagoas

São Pedro, Nossa Senhora Aparecida, Eucaristia e a Bíblia foram as figuras escolhidas pelos artistas da Paróquia São Francisco de Assis, em Três Lagoas, para adornar os tapetes de Corpus Christi representando a comunidade. O pároco, P. José Alves de Araújo, acompanhou os trabalhos e abençoou os voluntários que se esmeraram na atividade desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (04/06).

Renovação das promessas dos MESCES em Cuiabá

No dia de Corpus Christi, os MESCEs da Paróquia São Gonçalo, matriz paroquial e das comunidades de Capela Santa Rita, Nossa Senhora do Bom Conselho, São Domingos Sávio, São Pedro, São Vicente de Paula, Nossa Senhora de Fátima, Santuário Nossa Senhora Auxiliadora e Caminho Neocatecumenal, renovaram as promessas do seu Ministério. Houve ainda, o envio dos Ministros da Esperança, a 1ª Eucaristia de adultos e a beleza da nossa procissão de Corpus Christi. O pároco, P. Idenílson Lemes da Conceição, conduziu a procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas de Cuiabá, em torno da matriz paroquial.

Procissão no Ginásio do Colégio Santo Antônio

O ginásio do Colégio Salesiano Santo Antônio, em Coxipó da Ponte, Cuiabá, foi preparado especialmente para a celebração de Corpus Christi da Paróquia Nossa Senhora da Guia. O espaço ficou lotado de fiéis que compareceram à celebração da Santa Missa e procissão do Santíssimo Sacramento. O pároco, P. Wellinton Francisco da Costa carregou solenemente o Ostensório percorrendo o tapete confeccionado na quadra esportiva.

Fonte: Missão Salesiana de Mato Grosso

05/06/2026

Polônia – Rumo à beatificação do P. Jan Świerc e seus companheiros mártires salesianos poloneses: programa das celebrações

A beatificação de nove salesianos, educadores e mártires, representa o reconhecimento público de um testemunho de fé que se mostrou mais forte do que a violência, o medo e a morte. No contexto do ódio totalitário da Segunda Guerra Mundial, o P. Jan Świerc e os outros oito Filhos de Dom Bosco permaneceram fiéis a Cristo, à Igreja e à própria vocação salesiana até o fim. Suas vidas e seu martírio evidenciam que a fé não é uma ideia abstrata, mas uma decisão concreta que, nos momentos de provação, exige coragem e fidelidade.

A celebração não se restringe à memória de uma história trágica, mas proclama a vitória do amor sobre o mal. O martírio desses salesianos não foi um gesto de desespero, mas a acolhida consciente da Cruz como caminho de fidelidade a Deus e ao próximo. Nos campos de concentração de Auschwitz e Dachau, símbolos da desumanização sistemática, sua postura tornou-se sinal eloquente de esperança, demonstrando que, mesmo nas circunstâncias mais extremas, o ser humano pode permanecer interiormente livre e fiel à própria consciência.

A beatificação transmite ainda uma mensagem incisiva ao mundo contemporâneo: a fé tem um preço e a missão educativa, assim como a responsabilidade para com os jovens, exige coerência e coragem. Os novos beatos salesianos testemunham que a verdadeira vitória nasce da fidelidade e o sentido da vida se revela na entrega de si. Seu legado permanece atual, como um apelo a escolher, ainda hoje, a verdade, o amor e o bem, sem concessões.

QUANDO: 6 de junho de 2026, às 10h (UTC+2)
ONDE: Santuário de São João Paulo II, em Cracóvia

PROGRAMA DAS CELEBRAÇÕES:

6 de junho – Cracóvia-Oświęcim

–     Cracóvia, 9h – oração preparatória para a celebração da beatificação.

–     Cracóvia, 10h – Eucaristia com o rito de beatificação. A Santa Missa será presidida pelo Cardeal Marcello Semeraro, Prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos.

–     Oświęcim, 19h30 – concerto com Magda Anioł e seu grupo; 20h30 – adoração; 22h00 – boa-noite; 22h30 – momentos de convivência e integração.

7 de junho – Oświęcim, solenidade de ação de graças pela beatificação:

–     9h30 – encontro dos jovens com o Reitor-Mor dos Salesianos, P. Fabio Attard

–     11h30 – Eucaristia de ação de graças, presidida por Dom Roman Pindel, Bispo de Bielsko-Żywiec, com homilia do P. Attard

13 de junho – Ląd, 11h00 - Eucaristia de ação de graças, presidida pelo P. Roman Jachimowicz, Conselheiro para a Região Europa Centro e Norte. Durante a celebração ocorrerá também a posse do novo Inspetor de Piła (PLN), P. Jarosław Pizoń.

21 de junho – Aleksandrów Kujawski, 12h30 - Missa de ação de graças pelo testemunho de alguns dos beatos que atuaram nessa obra: P. Ignacy Antonowicz, P. Franciszek Harazim, P. Kazimierz Wojciechowski e P. Włodzimierz Szembek.

28 de junho – Tarnowskie Góry - Celebração de ação de graças pela beatificação do P. Ignacy Dobiasz, natural da vizinha localidade de Ciochowice e batizado em Toszek.

23 de agosto – Czerwińsk nad Wisłą, 11h - Missa de ação de graças no encerramento do Campo Bosco local (rua Klasztorna 23).

20 de setembro – Cracóvia Dębniki, 11h - Missa de ação de graças na igreja dos Santos Estanislau Kostka e João Bosco (rua Konfederacka 6).

 Local da celebração: o Santuário de São João Paulo II

Para a celebração da beatificação, foi escolhido o Santuário de São João Paulo II, a primeira igreja de Cracóvia dedicada ao Papa polonês, erguida em homenagem à sua pessoa e ao seu pontificado.

O santuário integra o Centro João Paulo II “Não tenhais medo!”, situado na região conhecida como Białe Morza (Mares Brancos), na área das antigas fábricas de soda Solvay, onde o jovem Karol Wojtyła trabalhou entre 1940 e 1944. Diariamente, ele percorria o trajeto desde sua residência, na rua Tyniecka, participando ao longo do caminho da Santa Missa na igreja salesiana de Dębniki. Nesse mesmo local, foi testemunha da prisão de onze salesianos, seis dos quais serão beatificados.

Em 18 de maio de 2007, ocorreu a solene bênção do terreno destinado à construção do Centro, bem como da cruz confeccionada com elementos estruturais do altar utilizado na última viagem apostólica de São João Paulo II à sua pátria (16 a 19 de agosto de 2002).

As obras do Centro “Não tenhais medo!” tiveram início no outono de 2008, às vésperas das celebrações do 30º aniversário da eleição do Cardeal Karol Wojtyła à Sé de Pedro.

A pedra fundamental foi abençoada pelo Papa Bento XVI durante o encontro com os jovens em Błonia, em 27 de maio de 2006, e colocada na estrutura da igreja em 23 de outubro de 2010.

Fonte: (ANS – Cracóvia)

05/06/2026

Educandos do Centro Juvenil de Pará de Minas conquistam nove medalhas na Segunda Etapa do Campeonato Mineiro de Judô

Aconteceu no último sábado, dia 30 de maio, na cidade de Santa Luzia (MG), a Segunda Etapa do Campeonato Mineiro de Judô, reunindo atletas de diversas regiões do estado em um momento marcado pelo espírito esportivo, dedicação e superação.

Representando o Centro Juvenil Salesiano de Pará de Minas, 11 educandos participaram da competição, levando consigo não apenas a preparação técnica adquirida nos treinos, mas também os valores cultivados diariamente dentro da proposta educativa salesiana. Como resultado desse empenho, 9 atletas retornaram medalhistas, motivo de grande alegria e orgulho para toda a comunidade educativa.

Os medalhistas da etapa foram:


1º lugar

● Kauan Dione

● Manuella Arruda

● Alef Gustavo

2º lugar

● Vitória Lavínia

3º lugar

● Yasmin Alves

● João Victor Ribeiro

● Walisson Junio

● Nicolas Emanuel

● Thiago Luis

A equipe contou com o acompanhamento da responsável técnica Fernanda Dias. A educadora da oficina de judô, Emanuela Lourenço, esteve presente como responsável pela equipe e também atuou como árbitra durante a competição, demonstrando dedicação e compromisso com o desenvolvimento dos educandos.

Mais do que medalhas e colocações, a participação em competições como esta reforça a missão salesiana de formar bons cristãos e honestos cidadãos. Através do esporte, os jovens aprendem sobre disciplina, respeito, perseverança, responsabilidade, espírito de equipe e superação, valores que fazem parte do legado educativo de São João Bosco.

No ambiente salesiano, o esporte é compreendido como ferramenta de educação, acolhida e transformação social. Os treinos, desafios e conquistas tornam-se oportunidades para fortalecer a autoestima dos jovens, incentivar o protagonismo juvenil e construir caminhos de esperança e crescimento.

Por Maria Eduarda Santos

01/06/2026

Ambiente agrega notícias e conecta estudantes e egressos a oportunidades de estágio, aprendizagem e emprego.

O UNISAL acaba de lançar uma página dedicada à Empregabilidade no portal institucional, reunindo em um único espaço vagas de estágio, aprendizagem e emprego para estudantes e egressos dos três campi (Americana, Campinas e Lorena). A novidade reforça o compromisso da instituição com a formação que vai além da sala de aula, preparando quem estuda aqui também para o primeiro passo no mercado de trabalho.

Disponível em unisal.edu.br/empregabilidade, a página é resultado de uma integração direta com a rede CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), um dos maiores mediadores de oportunidades profissionais para jovens no Brasil. As vagas são atualizadas diariamente e podem ser filtradas por tipo (estágio, aprendiz, PCD e outras modalidades), nível de ensino, área profissional e cidade, facilitando a busca de acordo com o perfil e o momento de cada estudante.

Além da vitrine de vagas, a página conta com uma curadoria editorial de conteúdos sobre carreira e empregabilidade. Vai trazer dicas práticas, cases e orientações para quem está dando os primeiros passos no mercado ou buscando uma nova posição profissional. Todas as oportunidades estão disponíveis gratuitamente para alunos e egressos.

A parceria com o CIEE não é nova: o UNISAL já foi reconhecido pela instituição no prêmio “Ponte para o Trabalho”, que celebra IES que se destacam na mediação entre educação e mercado. A nova página formaliza e amplia esse compromisso, reunindo em um único endereço tudo o que o estudante precisa para avançar na carreira.

Na tradição Salesiana, educar é preparar para a vida e isso sempre incluiu o mundo do trabalho. Dom Bosco entendia que um jovem bem formado é aquele capaz de encontrar o seu lugar na sociedade com competência e dignidade. A página de Empregabilidade é, nesse sentido, uma expressão contemporânea desse cuidado: a amorevolezza presente também no acompanhamento de cada estudante além da sala de aula.

01/06/2026

Aluno do Salesiano Região Oceânica recebe duas medalhas de prata em cerimônia da 20ª edição da OBMEP

Na última sexta-feira, 29 de maio, aconteceu a Cerimônia de Premiação Regional da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP). Nesta ocasião solene, o aluno do Colégio Salesiano Região Oceânica, Arthur Genaro, do 8º ano, foi contemplado com as suas medalhas de prata, em âmbito nacional e estadual. O estudante salesiano foi o único do estado do Rio de Janeiro a receber duas medalhas de prata, em categorias distintas.

‍Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), a OBMEP busca estimular o estudo da Matemática, identificar talentos e ampliar o interesse dos estudantes pelas áreas científicas e tecnológicas.

‍A professora de Matemática Karla Danielle representou o Colégio Salesiano Região Oceânica e acompanhou o jovem e sua família na cerimônia, reconhecendo o seu talento, compromisso e dedicação com os estudos. Esse resultado expressa a excelência da educação católica salesiana, alinhada com os projetos de vida dos estudantes, ao desenvolver as múltiplas inteligências e habilidades.

‍Parabenizamos o Arthur e seus familiares pela conquista!

01/06/2026

Grupo de trabalho salesiano apresenta estratégias para preservação do patrimônio histórico da Congregação no Brasil

Associação de Cultores de História Salesiana (ACSSA), Seção Brasil, reuniu-se entre os dias 28 e 30 de maio de 2026, em Belo Horizonte.

Um grupo de trabalho da Associação de Cultores de História Salesiana (ACSSA), Seção Brasil, reuniu-se entre os dias 28 e 30 de maio de 2026, em Belo Horizonte, na sede da Inspetoria Madre Mazzarello das Irmãs Salesianas, e apresentou uma proposta para a elaboração de subsídios formativos e informativos destinados às inspetorias. O encontro integra a preparação da Assembleia Anual da ACSSA, prevista para setembro de 2026, em Brasília, e respondeu a um levantamento nacional sobre a estrutura dos arquivos, a gestão documental e as prioridades das casas salesianas.

Duas estratégias em debate
A partir da análise das demandas identificadas no levantamento, o grupo sugeriu duas estratégias a serem referendadas na Assembleia Anual. A primeira prevê a produção de quatro cartilhas destinadas a referentes inspetoriais, integrantes da ACSSA, salesianos e demais membros da Família Salesiana. Os materiais abordariam, em sequência, o histórico e as competências da ACSSA, os fundamentos para a gestão de documentos físicos e digitais, a preservação de acervos físicos e documentos especiais e, por fim, a história oral e a memória salesiana institucional.

Formação e articulação em rede
A segunda estratégia propõe a realização de seis encontros de formação e partilha voltados às atribuições dos referentes inspetoriais, com vistas a dinamizar equipes locais e estabelecer articulação entre instituições e seus responsáveis. Os encontros destinam-se a referentes, secretárias e secretários inspetoriais e a equipes que atuam em centros de documentação, arquivos escolares, arquivos inspetoriais e memoriais. Um sétimo encontro, previsto para 2027, visa apresentar uma síntese dos anteriores e uma proposta de mapeamento do patrimônio das inspetorias, com base na experiência da Inspetoria Salesiana de São Paulo.

Atribuições dos referentes inspetoriais
O grupo também elencou sugestões de atribuições para os referentes inspetoriais da ACSSA, a serem avaliadas na Assembleia Anual. Entre as propostas figuram a participação nas assembleias e reuniões convocadas pela coordenação nacional, a promoção de ações de preservação do patrimônio histórico salesiano, o estímulo à participação de salesianos e salesianas nos objetivos da associação, a animação de equipes locais de pesquisadores e a realização de investigações sobre a história salesiana.

Políticas para o patrimônio histórico
O encontro produziu ainda diretrizes destinadas às inspetorias para a proteção e preservação do patrimônio e da identidade salesiana. As orientações incluem a profissionalização do registro e da salvaguarda documental, a garantia de espaços adequados para armazenamento de acervos, a qualificação de salesianos e leigos para o cuidado do patrimônio, a articulação em rede com secretarias, arquivos e bibliotecas, e a proposição de critérios para acesso, doação, descarte, empréstimo e restauro de bens salesianos. A sustentabilidade financeira para a conservação do patrimônio inspetorial também integra o conjunto de diretrizes.

Assinaturas
O documento final, datado de 30 de maio de 2026, foi subscrito pela irmã Maria Imaculada da Silva, por Rodolfo Luís Leite Batista, por Marcos de Lima Moreira e pelo padre Tiago Figueiró.

Colaborou: P. Tiago Figueiró, SDB.

30/05/2026

Campos dos Goytacazes Sedia 6ª Etapa Regional do ENARSE/ENEL 2026

Encontro presencial no Rio de Janeiro reuniu lideranças das Inspetorias Madre Mazzarello e São João Bosco para aprofundar indicadores de qualidade e traçar estratégias de constante aprimoramento

Nos dias 28 e 29 de maio, a cidade de Campos dos Goytacazes (RJ) recebeu a sexta etapa do Encontro Nacional das Escolas Salesianas (ENARSE) e Encontro Nacional de Ecônomos Locais (ENEL). O evento presencial deu continuidade às ações previstas no Plano Integrado de Formação 2026 da Rede Salesiana Brasil (RSB).

Alinhamento Metodológico e Diagnóstico em Rede

Conduzido com a assessoria metodológica do Dr. Ricardo Mariz, o encontro teve como foco central o aprofundamento do Caderno 6 (“Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional") do Currículo da RSB. A iniciativa proporciona às lideranças das escolas salesianas uma oportunidade inédita de debater a sistemática de elaboração dos planos de melhoria a partir de dados concretos.

No primeiro dia, os gestores acompanharam discussões sobre o contexto social contemporâneo e a necessidade de transformação nos modelos educativos, além de participarem de painéis técnicos voltados para o uso de indicadores como pontos de observação para ações estratégicas.

Sinergia nas Cinco Dimensões da Gestão

A dinâmica do encontro privilegiou o trabalho colaborativo, reunindo os profissionais em grupos dedicados às cinco dimensões essenciais da escola salesiana:

  • Liderança (Diretores Institucionais/Gerais)
  • Gestão Pedagógica (Diretores Pedagógicos)
  • Pastoral Escolar e Acompanhamento Educacional (Coordenadores de Pastoral)
  • Comunicação (Coordenadores/Responsáveis de Comunicação)
  • Gestão de Recursos e Sustentabilidade (Diretores/Coordenadores Administrativos, Financeiros e Ecônomos)

O segundo dia foi marcado por plenárias de apresentação, onde cada grupo compartilhou achados, aprendizados e análises de convergências regionais. O objetivo desse esforço conjunto é alimentar de forma colaborativa a Matriz Nacional de Indicadores, assegurando que o planejamento estratégico preserve a identidade carismática e responda com responsabilidade às exigências do setor educativo.

Vozes dos Participantes

O fechamento dos trabalhos gerou depoimentos significativos sobre o impacto prático do encontro nas unidades:

"Uma das coisas que mais me impactou foi o fato de reacender em nós a questão da gestão das evidências. Somos peregrinos de esperança, com coragem, com ousadia, com firmeza, carregando aquele desejo e o espírito salesiano de ser, para que a gente consiga seguir firmes, seguros e formar sempre ‘bons cristãos e honestos cidadãos’", diz a participante Denilza Machado.

"Esse encontro regional foi muito positivo para todas as casas que participaram. Foi um momento de muita troca, experiências e um alinhamento também para nossa missão educativa", comenta a participante Rayanne Rangel.

"O evento foi maravilhoso e esclarecedor. Tivemos a oportunidade de pensar em um realinhamento pedagógico, entre outras questões discutidas aqui", aponta a participante Iara, de Rio das Ostras.

"Esses dois dias foram incríveis! A gente aprendeu muito, a gente viveu a realidade de cada instituição. Foi muito boa essa troca e agora a gente tem que levar para frente tudo o que a gente aprendeu e colocar em prática a partir das próximas semanas, sempre juntos, em rede", ressalta a participante Thamires Carneiro.

Rumo a Niterói: Fique por Dentro de Cada Detalhe!

Após o sucesso dos debates e aprendizados em Campos dos Goytacazes, o ciclo itinerante do ENARSE/ENEL 2026 continua sua trajetória pelo estado do Rio de Janeiro. A sétima etapa regional já tem data e local confirmados: dias 11 e 12 de junho, em Niterói (RJ).

Este é um evento grandioso que está redesenhando o futuro da gestão e da educação salesiana no Brasil. Para não perder nenhum detalhe e acompanhar de perto a cobertura completa de cada nova etapa do ENARSE/ENEL 2026, siga os perfis oficiais da Rede Salesiana Brasil nas mídias sociais: @redesalesianabr.

Por Janaina Lima, com o apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

25/05/2026

Em primeira encíclica, papa Leão XIV pede desculpa por Igreja Católica demorar em condenar escravidão

Segundo pontífice, isso representa uma 'ferida na memória cristã'.

Na primeira encíclica do papa Leão XIV, publicada nesta segunda-feira (25), ele pediu desculpas pela demora da Igreja católica em condenar a escravidão. Segundo ele, isso até hoje é uma 'ferida na memória cristã'.

"Em nome da Igreja, peço sinceramente perdão', escreve no texto que define as posições da Igreja em diversas questões, especialmente a inteligência artificial."

Outros papas anteriormente tinham feito pedidos oficiais de desculpas por conta de cristãos estarem relacionados ao comércio de escravos. Porém, nada tinha sido feito de forma geral do papel da Igreja.

O primeiro a condenar publicamente foi seu antecessor de nome, o papa Leão XIII, em 1888.

"É impossível não sentir profunda tristeza ao contemplar o imenso sofrimento e humilhação suportados por tantos, em contraste com sua dignidade incomensurável como pessoas infinitamente amadas pelo Senhor", afirmou.

Ao longo da história, a Igreja Católica, que tinha como uma das definições a defesa da dignidade humana, realizou decretos para não aceitar a escravização contra cristãos, porém autorizava uma invasão e até combate em outros territórios.

Isso foi realizado, por exemplo, em 1452 pelo papa Nicolau V, na bula 'Dum Diversas', que liberava até mesmo os 'pagãos' a 'escravidão perpétua'.

Alguns anos depois, outra bula também reforçou o tema, o que gerou uma 'autorização' para os países realizarem a escravidão nas colônias. Outros papas depois confirmaram, como Calisto III, Sisto IV e Leão X.

Encíclicas são documentos oficiais papais que se dirigem a bispos do mundo todo, dando um direcionamento do pensamento católico sobre diversos temas, focando especialmente naqueles em evidência.

Intitulado 'Magnifica Humanitas', o papa alertou no texto sobre os perigos da inteligência artificial e que seu uso em conflitos armados representaria complicações sobre o papel humano na resolução das guerra.

"Os principais motores do desenvolvimento são entidades privadas, muitas vezes transnacionais, dotadas de recursos e capacidade de intervenção que superam os de muitos governos. O poder tecnológico assume, assim, um aspecto sem precedentes, predominantemente 'privado', o que torna ainda mais difícil discernir, governar e direcionar esse poder para o bem comum", escreve.
"Embora a IA possa aprimorar a defesa e a proteção de civis, ela também pode diminuir o limiar para o uso da força, proteger as pessoas da responsabilidade e fomentar uma cultura na qual o inimigo é reduzido a uma estatística e a vítima a 'dano colateral", continua.

O Papa aponta o dedo para o crescimento da indústria bélica, a corrida armamentista nuclear e o surgimento de novos atores armados, incluindo grupos jihadistas, que visam perpetuar o conflito como fonte de poder e lucro.

Ele também adverte claramente contra o uso de armas baseadas em inteligência artificial, porque "não existe algoritmo que possa tornar a guerra moralmente aceitável".

Portanto, são necessárias restrições éticas rigorosas, compartilhadas internacionalmente, porque "qualquer tecnologia que facilite o ataque sem ver o rosto do outro diminui o limiar moral do conflito".

O papa também enfatiza que 'a promoção do bem comum jamais poderá ser dissociada do respeito ao direito dos povos de existir, de preservar sua própria identidade e de contribuir com sua singularidade para a família das nações'. E 'qualquer tentativa ou plano para eliminar ou subjugar uma nação é gravemente imoral e, portanto, inaceitável', afirma Leão XIV na encíclica.

Papa cita 'Senhor dos Anéis' e filósofos

Papa Leão XIV celebra primeira missa de Natal do pontificado. — Foto: ANDREAS SOLARO / AFP
Papa Leão XIV celebra primeira missa de Natal do pontificado. — Foto: ANDREAS SOLARO / AFP

No texto, há também uma citação de 'O Senhor dos Anéis', de JRR Tolkien. É a passagem em que o mago Gandalf diz: "Não nos cabe controlar todas as marés do mundo; nossa tarefa é fazer o que pudermos pela salvação dos anos em que vivemos , erradicando o mal dos campos que conhecemos, para que aqueles que vierem depois possam cultivar uma terra saudável e limpa".

As citações também incluem as de grandes filósofos: Santo Agostinho, São Tomás de Aquino e Platão.

Os papas mais recentes são todos mencionados, começando com Leão XIII e sua 'Rerum Novarum', que inspirou Prevost para este primeiro documento magisterial importante. Mas também há Pio XI, Pio XII, João XXIII, Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e Francisco.

Por fim, há referências à Carta das Nações Unidas, aos documentos do Concílio Vaticano II, aos quais o Papa dedica as catequeses das audiências gerais de quarta-feira, e ao Compêndio da Doutrina Social da Igreja.

Fonte: Redação CBN

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil