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Fotos: Centro Salesiano do Jovem Aprendiz (CESAM-DF)
08/08/2024

Projeto Padaria Artesanal no CESAM-DF

O Centro Salesiano do Jovem Aprendiz (CESAM-DF) inaugurou, neste sábado (03), o Projeto Padaria Artesanal, uma valiosa iniciativa idealizada pela Segunda-Dama do Brasil, Lu Alckmin. Este projeto, que começou em 2000, agora se expande com o objetivo de capacitar famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo uma nova fonte de renda e oportunidades de transformação pessoal e comunitária.

O evento de inauguração do projeto no CESAM-DF contou com a participação de 20 pessoas que foram diretamente beneficiadas pela capacitação em panificação. O curso, que se iniciou com uma recepção e café da manhã, incluiu uma apresentação teórica sobre o contexto histórico da panificação e práticas de higiene essenciais, seguida de uma etapa prática na cozinha. Durante esta fase, os participantes aprenderam a manusear ingredientes e a produzir uma variedade de pães, como pão integral, pão de forma e pão de beterraba, em um ambiente colaborativo e educativo.

Lu Alckmin, fundadora do projeto, esteve presente na cerimônia de conclusão, onde entregou os certificados de participação aos formandos. Em sua fala, ela destacou o sucesso do início do projeto e expressou seu compromisso com a expansão da iniciativa.
"O objetivo é formar pelo menos 100 pessoas por ano, oferecendo a elas habilidades práticas que podem resultar em novas fontes de renda e oportunidades para melhorar suas condições de vida", afirmou Lu Alckmin.

A realização deste evento marca um momento importante para o CESAM-DF e para as famílias que participaram da capacitação. O projeto oferece mais do que habilidades técnicas; ele proporciona uma oportunidade de mudança significativa, alinhando-se com a missão de promover inclusão social e empoderamento por meio da educação e do trabalho.
O sucesso desta inauguração é um reflexo do impacto positivo que o Projeto Padaria Artesanal pretende continuar a ter, transformando vidas e fortalecendo comunidades ao redor do país.

O QUE É A PADARIA ARTESANAL?
O Projeto Padaria Artesanal, que já tem um histórico de sucesso desde seu início em 2000, foi responsável pela criação de 10 mil padarias artesanais e pela qualificação de mais de 100 mil pessoas ao longo dos anos. Com a inauguração no CESAM-DF, a iniciativa dá um novo passo em sua missão de expandir sua atuação para todo o Brasil, visando impactar positivamente a vida de muitas outras famílias.

COMO SE INSCREVER?
A inscrição para o Projeto Padaria Artesanal é realizada via link, que será disponibilizado pelo CESAM-DF no final da primeira quinzena de cada mês, tanto nas redes sociais, quanto no site.
O curso é gratuito e tem carga horário de 8h, sendo realizada em um único dia, com turmas de até 20 pessoas, uma vez por mês no ano de2024.

Caso o inscrito não seja convocado para a turma que se inscreveu, ele permanece em um banco até que seja contemplado com a capacitação.

A nova turma está prevista para o final do mês de agosto de 2024.

O QUE É MINISTRADO DURANTE O CURSO?
Durante o curso o aluno inscrito aprende a produzir pães em uma aula ministrada por um Instrutor previamente certificado nos moldes do Projeto Padaria Artesanal.
São 10 receitas diferentes, o que proporciona variedade e sabores distintos para o novo empreendedor.

1. Pão de Cenoura
2. Pão caseiro
3. Pão de forma
4. Pão Integral
5. Pão de ervas
6. Pão de Mandioca
7. Pão de Beterraba
8. Pão de Fubá recheado de goiabada
9. Pão de maçã
10. Rosca Estrela

Fonte: Inspetoria São João Bosco 

Foto: Phelipe Sales
07/08/2024

RSB marca presença no III Seminário Internacional do MROSC

Nos dias 31 de julho e 1 e 2 de agosto de 2024, em Brasília, Distrito Federal, no auditório da Secretaria-Geral da Presidência da República, aconteceu o III Seminário Internacional do MROSC, um evento voltado para discutir o fortalecimento das organizações da sociedade civil (OSC) no Brasil. Durante os dois dias, o evento reuniu especialistas, gestores públicos e representantes de organizações da sociedade civil para discutir temas cruciais para o fortalecimento das OSC no Brasil. O evento abordou a promoção da cultura de doação, parcerias entre OSC e administração pública, novas economias, constituição de fundos patrimoniais e desenvolvimento institucional das OSC.

O evento contou com palestras que abordaram temas como cultura de doação, parcerias com a administração pública, novas economias, fundos patrimoniais e desenvolvimento institucional das OSC. A Rede Salesiana Brasil (RSB) contou com a participação do captador de recursos, Phelipe Sales, que representou a Rede Salesiana; da coordenadora de captação de recursos da Inspetoria do Nordeste, Jaqueline; e do coordenador inspetorial da ação social também do Nordeste, Mario. O seminário proporcionou um espaço valioso para a troca de conhecimentos e experiências, fortalecendo a rede de colaboração entre OSC e governo, além de oferecer insights valiosos para captação de recursos. Os participantes saíram com novas ideias e estratégias para implementar em suas organizações, beneficiando diretamente suas comunidades. A participação foi significativa, com dezenas de OSCs representadas.

O III Seminário Internacional do MROSC foi uma experiência enriquecedora e inspiradora. As discussões foram profundas e abrangentes, oferecendo uma variedade de perspectivas e soluções práticas para os desafios enfrentados pelas OSC. As sessões forneceram insights valiosos para que o captador de recursos Phelipe Sales pretende implementar em suas atividades junto as obras da Rede Salesiana Brasil, especialmente em relação à captação de recursos, parcerias estratégicas e desenvolvimento institucional. O evento destacou a importância da colaboração, inovação e sustentabilidade, elementos considerados fundamentais para o sucesso e fortalecimento das OSC no Brasil. “Esta representatividade no seminário foi muito importante e enriquecedora. Nos proporcionou perspectivas sobre a importância das parcerias com empresas e governos, como também a inovação para o fortalecimento das OSC no Brasil, além de poder dialogar sobre a cultura de doação no Brasil, cenários e desafios. Saímos daqui com muitas ideias e motivação para aplicá-las nas unidades sociais salesianas”, ressaltou Phelipe Sales.

O seminário foi importante para fortalecer as obras sociais salesianas. A promoção da cultura de doação pode ser realizada através de campanhas de sensibilização e transparência, como é o caso do Dia de Doar que se aproxima; estabelecer parcerias estratégicas com governos locais, na perspectiva de diversificação das fontes de recursos; adotar práticas de economia sustentável; criar fundos patrimoniais para garantir sustentabilidade financeira; investir na capacitação contínua das equipes; utilizar tecnologias digitais para aumentar a eficiência; e engajar-se na defesa de políticas públicas favoráveis. Ações como estas podem servir de base para discussões futuras sobre o III Seminário Internacional do MROSC.

Programação e Participação

31/07:

    1. Cerimônia de Abertura: O evento foi inaugurado com discursos destacando a importância da colaboração entre OSC e governo.
    2. Promoção da Cultura de Doação e Destinação de Recursos: Foram discutidas estratégias para incentivar a doação e a destinação eficiente de recursos.
    3. Mesa: Experiências Setoriais de Parcerias entre as OSC e Administração Pública para a Implementação de Políticas Públicas: Debates sobre casos de sucesso e desafios enfrentados nas parcerias entre OSC e governo.

Impressões: A cerimônia de abertura destacou a necessidade de unir esforços entre diferentes setores para promover mudanças significativas. A sessão sobre a promoção da cultura de doação foi inspiradora, apresentando casos de sucesso e estratégias inovadoras. A mesa de parcerias foi particularmente interessante, oferecendo insights práticos e exemplos reais de colaborações efetivas.

01/08:

    1. Contribuições das OSC para a Construção de Novas Economias: Discussões sobre o papel das OSC na criação de economias sustentáveis e inclusivas.

Impressões: Essa sessão apresentou uma visão abrangente das novas economias e o papel essencial das OSC nesse contexto. Os palestrantes compartilharam experiências enriquecedoras, mostrando como iniciativas locais podem ter um impacto significativo.

02/08:

    1. O Fortalecimento da Sociedade Civil a partir da Constituição de Fundos Patrimoniais: Exploração de como os fundos patrimoniais podem garantir a sustentabilidade das OSC.
    2. Desenvolvimento Institucional das OSC: Como Promover e Quais as Possibilidades de Cada Ator?: Estratégias e possibilidades para fortalecer institucionalmente as OSC.
    3. Encerramento: Quais são as Principais Estratégias para o Fortalecimento das OSC no Brasil?: Reflexões finais sobre as estratégias para o fortalecimento das OSC.

Impressões: As discussões sobre fundos patrimoniais foram esclarecedoras, destacando a importância de uma base financeira sólida para as OSC. A sessão sobre desenvolvimento institucional trouxe à tona diversas estratégias práticas que podem ser adotadas, entre elas estava, diversificação das fontes de recursos, capacitação e desenvolvimento institucional. O encerramento consolidou os principais pontos discutidos ao longo do seminário e apresentou uma visão clara dos passos futuros.

Detalhamento das Palestras

31/07:

Cerimônia de Abertura: A cerimônia de abertura destacou a importância do seminário e a necessidade de colaboração entre os setores público e privado para fortalecer as organizações da sociedade civil (OSC). Percebi  um ambiente de entusiasmo e compromisso entre os participantes, o que refletiu a seriedade do evento e o impacto potencial das discussões.

Promoção da Cultura de Doação e Destinação de Recursos: Nesta palestra, foram apresentadas estratégias inovadoras para fomentar a cultura de doação no Brasil. Os palestrantes destacaram a importância de criar uma mentalidade de doação contínua e a necessidade de transparência e prestação de contas para conquistar a confiança dos doadores. Observei que as ideias apresentadas são aplicáveis em sua prática diária, especialmente as que envolvem campanhas de sensibilização e uso de tecnologias digitais para alcançar um público mais amplo.

Mesa: Experiências Setoriais de Parcerias entre as OSC e Administração Pública para a Implementação de Políticas Públicas: Esta sessão foi marcada por debates sobre casos de sucesso e desafios enfrentados nas parcerias entre OSC e o governo. Os palestrantes compartilharam experiências sobre como essas colaborações podem resultar na implementação efetiva de políticas públicas. Encontrei muito valor nos exemplos práticos e nas abordagens colaborativas apresentadas, considerando-as fundamentais para aprimorar as práticas de captação de recursos e gestão de projetos na Rede Salesiana Brasil.

01/08:

Contribuições das OSC para a Construção de Novas Economias: A palestra focou no papel crucial das OSC na criação e manutenção de novas economias sustentáveis e inclusivas. Os palestrantes discutiram como as OSC podem contribuir para a economia solidária, economia circular e outras formas de economia alternativa. É impressionante as histórias de sucesso compartilhadas, que mostraram a capacidade das OSC de inovar e promover mudanças econômicas significativas em suas comunidades. Ele reconheceu a importância de integrar essas abordagens em sua atuação futura.

02/08:

O Fortalecimento da Sociedade Civil a partir da Constituição de Fundos Patrimoniais: Nesta sessão, foi discutido como os fundos patrimoniais podem garantir a sustentabilidade financeira das OSC. Os palestrantes explicaram os mecanismos de criação e gestão desses fundos, ressaltando a importância de uma base financeira sólida. Considero essencial a abordagem para a estabilidade a longo prazo das OSC, refletindo sobre como poderia implementar tais fundos em suas iniciativas, principalmente pelo fato de estarmos próximos deste assunto. Também tive oportunidade de conhecer a Andrea Wolffenbuttel do Fundo Patrimonial da USP que se dispôs a abrir espaço para uma conversa mais profunda sobre o tema e para conhecer pessoalmente o local.

Desenvolvimento Institucional das OSC: Como Promover e Quais as Possibilidades de Cada Ator? A discussão centrou-se em estratégias para o desenvolvimento institucional das OSC e as diferentes possibilidades de contribuição de cada ator envolvido. Os palestrantes destacaram a necessidade de capacitação, inovação organizacional e colaboração entre os setores. A sessão, particularmente foi muito útil, pois forneceu ferramentas práticas e insights sobre como fortalecer a estrutura institucional das OSC, além de poder abrir uma discussão com agentes públicos sobre como o governo e as empresas podem ajudar a impulsionar as doações, sem comprometer a missão.

Encerramento: Quais são as Principais Estratégias para o Fortalecimento das OSC no Brasil?: A palestra de encerramento sintetizou os pontos discutidos durante o seminário e apresentou uma visão clara sobre as estratégias futuras para o fortalecimento das OSC no Brasil. Foram destacadas a importância da colaboração intersetorial, o uso de tecnologias digitais e a necessidade de políticas públicas favoráveis.

Fotos: Colégio Juvenal de Carvalho e Inspetoria Maria Auxiliadora
07/08/2024

Maria da Penha: a ex-aluna salesiana que mudou o Brasil

Hoje, 7 de agosto de 2024, a Lei Maria da Penha completa 18 anos de existência. Esta lei, que leva o nome de Maria da Penha Maia Fernandes, ex-aluna salesiana do Colégio Juvenal de Carvalho, de Fortaleza (CE), é um marco na luta contra a violência doméstica no Brasil.

Nos últimos 18 anos, a Lei Maria da Penha tem sido fundamental na proteção das mulheres brasileiras. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, desde sua implementação, mais de 1,8 milhão de processos relacionados à violência doméstica foram abertos e mais de 600 mil agressores foram presos ou denunciados.

SOBRE MARIA DA PENHA MAIA FERNANDES
Maria da Penha Maia Fernandes, farmacêutica bioquímica e mestre em Parasitologia, estudou no Colégio Juvenal de Carvalho entre 1960 e 1962, onde cursou o então Curso Científico. Os valores de justiça, igualdade e respeito, pilares da educação salesiana, indubitavelmente contribuíram para moldar seu caráter e sua determinação em lutar por seus direitos e pelos direitos de todas as mulheres brasileiras.

Sua trajetória de vida é marcada pela bravura e resiliência após sofrer violência doméstica que a deixou paraplégica. Determinada a buscar justiça, ela publicou o livro “Sobrevivi… Posso contar” e foi uma das principais figuras por trás da Lei Maria da Penha, sancionada para erradicar a violência contra as mulheres no Brasil.

Aos 79 anos, Maria da Penha retornou ao Colégio Juvenal de Carvalho para revisitar os locais significativos de sua juventude. A visita faz parte das filmagens de um documentário que o Instituto Maria da Penha está produzindo. Durante a visita, a ex-aluna salesiana percorreu os ambientes da escola e reencontrou as sucessoras de suas antigas mestras, relembrando momentos importantes de sua caminhada.

A presença de Maria da Penha no Colégio Juvenal de Carvalho foi um momento de grande emoção e inspiração, reforçando a importância de sua luta e a relevância de sua história para as novas gerações.


SOBRE A LEI MARIA DA PENHA
A Lei 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, foi sancionada em 7 de agosto de 2006 pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após uma longa e intensa campanha de conscientização liderada por Maria da Penha. A lei surgiu como resposta à própria história de Maria, que sofreu várias tentativas de homicídio por parte de seu ex-marido e lutou por quase 20 anos para que ele fosse condenado.

  • Entre os principais pontos da Lei Maria da Penha estão:
  • A tipificação e definição da violência doméstica e familiar contra a mulher;
  • O estabelecimento de medidas protetivas de urgência para as vítimas;
  • A criação de Juizados Especializados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher;
  • O aumento da pena para agressores e a proibição de penas alternativas.

A história de Maria da Penha e o impacto da lei que leva seu nome são um testemunho do poder transformador da educação e da perseverança. Como instituição salesiana, nos orgulhamos de ter contribuído para a formação de uma cidadã tão exemplar, que não apenas superou adversidades pessoais, mas também se tornou um símbolo de luta pelos direitos das mulheres em todo o Brasil.

Ao celebrarmos os 18 anos da Lei Maria da Penha, reafirmamos nosso compromisso com uma educação que forma não apenas profissionais competentes, mas cidadãos engajados e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A trajetória de Maria da Penha reforça que cada estudante que passa por uma sala de aula salesiana tem o potencial de fazer a diferença e deixar um legado duradouro na sociedade. Que seu exemplo continue a inspirar as novas gerações na luta por um Brasil mais justo e livre de violência.

Escrito por Flávio Medeiros, com informações de Salesianas Nordeste

Foto: Rede Salesiana Brasil 
07/08/2024

Voluntariado: Transformando o Mundo com Amorevolezza e Solidariedade

Na Ação Social da Rede Salesiana Brasil (RSB), o voluntariado e o engajamento da comunidade são pilares fundamentais da missão em prol das juventudes. É por meio do apoio e da colaboração de voluntários e parceiros que se torna possível alcançar resultados extraordinários nos projetos propostos que hoje apoiam a transformação de vida de mais de 61 mil crianças, adolescentes e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social pelo país.
O voluntariado é muito mais do que simplesmente doar tempo e habilidades, é uma expressão de compromisso e empatia com aqueles que mais precisam. Nossos voluntários são verdadeiros agentes de mudança, dedicando-se de coração às nossas causas e contribuindo para fazer do mundo um lugar melhor para todos.
O engajamento da comunidade também desempenha um papel crucial em nossos esforços. Ao envolver pessoas de todas as idades e origens em nossos projetos, criamos um movimento de solidariedade que transcende barreiras e inspira esperança em toda a comunidade. Desde eventos de conscientização até campanhas de arrecadação de fundos, estamos constantemente buscando maneiras de envolver a comunidade em nossas iniciativas e promover uma cultura de generosidade e colaboração.
Ao longo dos anos, testemunhamos o incrível impacto do voluntariado e do engajamento da comunidade em nossos projetos. Desde a construção de laços de amizade até a realização de mudanças tangíveis na vida das pessoas, nossos voluntários e apoiadores têm sido fundamentais para o sucesso das nossas iniciativas. Mas o nosso trabalho não está completo sem a sua ajuda. Sua doação é mais do que um simples gesto, é um investimento no futuro das próximas gerações e uma expressão de solidariedade com aqueles que mais precisam, pois nos ajuda a continuar fazendo esse trabalho vital de apoio às juventudes em situação de vulnerabilidade social. Assim, convidamos você a descobrir o poder do voluntariado e do engajamento da comunidade fazendo parte dessa jornada de esperança e oportunidade. Entre em contato conosco e vamos juntos transformar vidas, pois o futuro que você sonha está aqui.
Conheça as ações das obras sociais salesianas e seja você também um(a) voluntário(a) ou um(a) doador(a) dos nossos projetos em prol das juventudes através da União pela Vida (UPV).

Escrito por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Fotos: Larissa Ramos
07/08/2024

Solidariedade e Diversão na Gincana Cultural do Liceu

Com bandeiras coloridas a balançar e enérgicos gritos de guerra, o Liceu Salesiano do Salvador, em Salvador (BA), deu início à sua Gincana Cultural. Realizada nos dias 18 e 20 de julho, a Gincana mobilizou mais de 350 estudantes do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, das turmas do 6º ao 9º ano. Eles foram divididos em cinco equipes, identificadas pelas cores vermelha, azul, verde, amarela e laranja. 

ATIVIDADES E DESAFIOS

Durante os dois dias, os jovens se engajaram em uma série de desafios que misturaram diversão e aprendizado. As provas foram desenvolvidas com base na ludicidade e nas áreas de conhecimento como Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ensino Religioso. Alguns desafios incluíram:

Mascote: Cada equipe escolheu uma mascote com a cor correspondente;
Tarefa da Bandeira: As equipes criaram nomes e confeccionaram bandeiras com suas cores principais;
Grito de Guerra: As equipes apresentaram gritos de guerra na abertura da gincana;
O Brasil que Dança: Coreografias usando três ritmos de regiões distintas sorteadas previamente;
Cardio Matemático: Operações matemáticas básicas realizadas mentalmente com direcionamento para lados par ou ímpar conforme as respostas;
Quiz de Conhecimentos Gerais: Testes de conhecimentos gerais;
Memória Olfativa: Identificação de quatro aromas diferentes em 15 segundos.

Os professores também participaram. Cada um deles representou suas equipes em um percurso na piscina e contribuiu para a pontuação dos times.

ORGANIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

A Gincana Cultural foi organizada pelos professores de diversos departamentos:
Departamento de Linguagens: Carla Maria, Rozane Garcia, Andrea Santana e Bruno Lutgards;
Departamento de Ciências: Sandra Estrela;
Departamento de Matemática: Anderson Gabriel e Fábio Leal;
Departamento de Humanas: Izis Santiago.

SOLIDARIEDADE

Além das competições, a Gincana promoveu a solidariedade. As equipes arrecadaram alimentos para instituições de caridade, doando um total de 3 toneladas e 220 quilos para organizações como o Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, a Paróquia Nazaré, o Lar para Idosos Vila Calebe, o Lar Santo Expedito, o Lar para Idosos Luz do Mundo, o Centro Educacional Maria Quitéria, a Creche Irmã Guilhermina, a Comunidade Trindade e a Irmã Violeta Missionários da Caridade. 

Também foram doadas 27 cestas básicas para os colaboradores dos Serviços Gerais e 12 para os funcionários do setor de Manutenção do Liceu.
Os estudantes ainda arrecadaram tampinhas plásticas de garrafas para o Projeto Castrampinhas, que visa pagar a castração de animais de rua através da venda de materiais recicláveis.

Eventos como a Gincana Cultural, que vão além da diversão, são importantes para a motivação social e o desenvolvimento integral dos estudantes, além de reforçarem valores de empatia e responsabilidade desde cedo. É através de atividades assim, que misturam conhecimento com ludicidade, que os jovens têm a oportunidade de aplicar o que aprendem em sala de aula de maneira prática e divertida.

RESULTADO E PREMIAÇÃO
A Equipe Azul sagrou-se campeã da Gincana com 4997 pontos. Com a pontuação de 4787, o segundo lugar ficou com a Equipe Vermelha; o terceiro com 4767, a Equipe Amarela; o quarto com 4417, a Equipe Verde e o quinto com a Equipe Laranja somando 4227 pontos. 

No dia 02 de agosto, os campeões azuis participaram da Balada dos Campeões, uma festa com muita música, dança e lanches para celebrar a grande vitória.

Fonte: Comunicação e Marketing do Colégio Liceu Salesiano do Salvador

Foto: Visitadoria Maria Auxiliadora (AES)
05/08/2024

A salvo a comunidade de Cartum - Sudão

Na vigília do dia 5 de agosto de 2024, aniversário de fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, as FMA comunicam com alegria a evacuação das Irmãs e da comunidade Maria Auxiliadora de Dar Mariam, da Visitadoria Maria Auxiliadora (AES), bloqueadas por um ano e quatro meses em Cartum.

No domingo, 4 de agosto, o grupo composto por cinco Filhas de Maria Auxiliadora, um sacerdote Salesiano de Dom Bosco (SDB) e vinte cidadãos sul- Sudaneses foi evacuado com sucesso pelas forças armadas do Sudão.

A comunidade das FMA de Cartum ficou presa durante um ano e quatro meses numa área sob o controle das Forças Armadas Sudanesas (SAF), rapidamente, porém cercada pelas Forças de Apoio Rápido (RSF) a partir de abril de 2023. A sua Casa faz parte de um complexo educativo que compreende uma escola da infância e uma escola elementar, que acolheu dezenas de pessoas da região, muçulmanos e cristãos, em busca de um refúgio quando o conflito eclodiu.
Durante estes meses, o poço da escola forneceu a água necessária aos refugiados, enquanto os soldados da próxima Corporação Armada do Sudão cuidaram do grupo quando necessário e possível, com cuidados médicos, alimento e fornecimento de energia solar.

A casa foi bombardeada duas vezes e a comunidade sofreu muito. Devido aos combates, foram obrigados a permanecer dentro do complexo por diversos meses. Após uma tentativa de evacuação por parte do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, atingido por tiros em dezembro de 2023, e após um ano e quatro meses de tensão sob bombardeamentos e tiroteios, em 4 de agosto o grupo foi finalmente levado a salvo. 

As Filhas de Maria Auxiliadora expressam a sua gratidão às Forças Armadas do Sudão pelo sucesso da evacuação. O Instituto agradece também à Comunidade de Santo Egídio pelo empenho prodigalizado para resolver a situação e a todos aqueles que apoiaram de diversos modos as Irmãs e a comunidade de Dar Mariam durante estes meses difíceis. Em 11 de julho de 2024, havia de fato organizado, a conferência de imprensa “Sudão: Parar a catástrofe humanitária” para acender os refletores sobre esta emergência por tantos esquecida.

Que Maria Auxiliadora continue a proteger e levar conforto a quantos se encontram neste e em outros conflitos e a interceder pela paz, através da oração de muitos.

Fonte: Istituto Figlie di Maria Ausiliatrice 

Fotos: Inspetoria Madre Mazzarello
05/08/2024

Missão Juvenil Salesiana na Inspetoria Madre Mazzarello

Em julho de 2024, a Inspetoria Brasileira Madre Mazzarello (BMM) promoveu a Missão Juvenil Salesiana, que aconteceu no município de Linhares (ES), de 17 a 21 de julho, com a participação de 30 adolescentes e jovens; e no município de Aparecida de Goiânia (GO), de 25 a 28 de julho, com a participação de 28 adolescentes e jovens, num total de 78 participantes, junto às Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Salesianos de Dom Bosco (SDB) e Leigos.

Participaram das Missões jovens com idade superior a 15 anos, provenientes de realidades educativas e socioeducativas da Inspetoria. Os jovens voluntários brincavam com as crianças e visitavam as casas da região, escutavam as famílias e, para quem quisesse, faziam juntos uma oração ou recitavam um Salmo da Bíblia. Participavam também de momentos formativos com temas relacionados à espiritualidade salesiana, à Igreja e à realidade local.

Ainda no mês de julho, realizou-se a experiência missionária (Missão Indígena) nas aldeias de Meruri e São Marcos, situadas no estado de Mato Grosso, com a presença de 11 participantes, entre Irmãs e leigos. Na Missão Indígena, os voluntários brincavam com as crianças e visitavam as aldeias indígenas, conhecendo as realidades dos povos. É uma experiência de saída de si, colocando a serviço o próprio tempo para ser missionários no “campo” que o Senhor confia.

O Papa Francisco dirige-se assim aos jovens na Christus vivit: “Queridos jovens, por favor, não olheis a vida ‘da varanda’, coloquem-se dentro dela. Jesus não ficou na varanda, colocou-se dentro; não olheis a vida ‘da varanda’, entrai nela como fez Jesus. Mas sobretudo, de uma forma ou de outra, lutai pelo bem comum, sede servidores dos pobres, sede protagonistas da revolução da caridade e do serviço, capazes de resistir às patologias do individualismo consumista e superficial” (CV, 174).

A missão educativa das Filhas de Maria Auxiliadora, juntamente com os leigos, realiza-se através de uma Pastoral Juvenil inculturada que se inspira no Sistema Preventivo, vivido como espiritualidade enraizada na caridade de Cristo e na solicitude materna de Maria. O objetivo prioritário deste programa pastoral é conduzir as pessoas ao encontro com Jesus de Nazaré.
Numa sociedade fortemente centrada no ter, a experiência do dom gratuito e do serviço desinteressado é uma proposta rica de virtudes educativas. A adolescência e a juventude são fases da vida favoráveis ao desenvolvimento do imenso potencial de bem e as possibilidades criativas típicas destas fases da existência, a serviço de escolhas corajosas que respondam às perguntas sobre o sentido da vida.

Dom Bosco e Madre Mazzarello continuem a interceder por estas experiências missionárias salesianas, para que todos os que delas participam, sobretudo os jovens, possam “fazer a diferença” por um mundo melhor.

Fonte: Inspetoria Madre Mazzarello / Escrito por Ir. Ana Maria Cordeiro, com informações do site do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora

Fotos: Acervos pessoais das Irmãs Salesianas mencionadas
05/08/2024

152 Anos de Fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora

Fundado em 5 de agosto de 1872, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), também conhecidas como Irmãs Salesianas, comemora em 2024 seus 152 anos de história e missão. A fundação do Instituto é um testemunho do trabalho conjunto entre São João Bosco, Fundador da Congregação Salesianas, e Santa Maria Domingas Mazzarello, Cofundadora e primeira superiora do Instituto.
Dom Bosco, com sua visão de promover a educação e a formação cristã dos jovens, encontrou em Maria Domingas Mazzarello uma colaboradora ideal. Nascida em Mornese, Itália, Mazzarello tinha uma profunda devoção a Deus, e as circunstâncias da vida a levaram a servi-lo por meio do amparo às jovens locais. A parceria entre Dom Bosco e Madre Mazzarello resultou na criação de um Instituto que se dedicaria à educação e ao cuidado das meninas e jovens, especialmente aquelas mais necessitadas.

Desde sua fundação, a missão do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora tem sido a educação integral da juventude. Inspiradas pelo carisma salesiano e guiadas por Nossa Senhora Auxiliadora, as Irmãs Salesianas trabalham para criar um ambiente onde os jovens possam crescer em conhecimento, fé e valores cristãos. 

MONUMENTO VIVO DE GRATIDÃO
Dom Bosco quis que as FMA fossem um "monumento vivo de sua gratidão a Nossa Senhora Auxiliadora". Esse título reflete a profunda devoção que tanto ele quanto as Irmãs tinham por Maria, reconhecendo-a como guia e protetora de suas obras. A espiritualidade mariana é um pilar fundamental do Instituto e a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora é vivida e transmitida diariamente nas comunidades e instituições confiadas às FMA.

Conheça algumas das Filhas de Maria Auxiliadora que fazem parte da Rede Salesiana Brasil e descubra como, diante dos desafios de 152 anos de história, elas vivem concretamente o ser “monumento vivo de Gratidão à Nossa Senhora Auxiliadora”:

IRMÃ CELIA APPARECIDA DA SILVA
Inspetoria Nossa Senhora Aparecida - São Paulo

“Para mim, hoje, como ontem, ser Monumento Vivo de Gratidão a Maria Auxiliadora é caminhar à luz do seu olhar, à escuta e em resposta ao ‘seu mandato’: “Fazei tudo o que meu Filho lhe disser’ (Jo 2,5), ‘reavivando com alegria e responsabilidade a nossa pertença radical a Jesus Cristo’ (CG. XXIV, n. 18). Manter os ‘olhos abertos para a hora de Deus que hoje, também, se manifesta no progresso humano e até mesmo em sua fragilidade’ (CG. XXIV, n. 18). Olhos abertos para a realidade - especialmente dos e das jovens no mundo de hoje - e empenho de ‘sinodalidade missionária’ como um estilo de vida que gera novas modalidades de participação, animação e governo (CG. XXIV, n. 35.2). 
Como Maria, na Anunciação, estarmos abertas à ação do Espírito e generosas no ‘sim’, ‘na busca de soluções para desaprender, aprender e reaprender’ (CG. XXIV, n. 4). Como Maria, em Caná, sermos presença feminina que intui, que vê, que providencia, que recorre e conduz à fonte da vida. Conscientes do amor que recebemos de Deus, sermos sempre portadoras desse amor, ‘valorizando as pessoas em todos os estágios da vida’ (CG. XXIV, n. 11).
Abertas ao ‘da mihi animas’ e dispostas ao ‘cetera tolle’, sermos no dia a dia - com as luzes do Espírito Santo e o auxílio de Maria - transparências da bondade da nossa Mãe; sermos auxiliadoras com a Auxiliadora.
Que nossa vida seja realmente um Magnificat aos olhos de Deus que nos criou, nos chamou, nos enviou e nos deu uma Mãe e Mestra em cuja escola podemos, como Dom Bosco, nos tornar sábias, humildes e fortes na fé, apontando para os(as) jovens Aquele que é o Caminho, a Verdade, a Vida!”

IR. FRANCISCA DIAS PEREIRA
Inspetoria Maria Auxiliadora - Recife

“Completando, no dia 24 de janeiro de 2025, 60 anos de vida consagrada, sinto-me feliz em celebrar os 152 anos de fundação do nosso Instituto. No hoje da história, em tempos novos e desafiadores, é possível ser Monumento Vivo de Gratidão a Nossa Senhora Auxiliadora vivendo com fidelidade a própria vocação, cultivando um amor vivo, radical e comprometido como Maria, Mãe e Mestra nossa e das juventudes. Para ser esse Monumento Vivo de Gratidão a Nossa Senhora faz-se necessário ter, cotidianamente, o olhar voltado para Dom Bosco e Madre Mazzarello, isto é, para as origens, e, ao mesmo tempo, contemplar a realidade na qual estão imersos os jovens para trazer com vestes novas o carisma com o nosso jeito de ser, viver e agir. É importante alimentar forte o sentido de pertença para celebrar os 152 anos de fundação do nosso Instituto com fervor, alegria e entusiasmo em qualquer lugar, função ou missão que desempenhamos. Celebrando os 152 anos do Instituto das FMA, os nossos corações se elevam para agradecer a Deus a presença materna de Maria com a certeza de que, desde as origens, ‘foi ela quem tudo fez!’”

IR. LILIANA MARIA DAOU LINDOSO 
Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia - Manaus

“Tenho 40 anos de Profissão Religiosa. Sou uma Filha de Maria Auxiliadora feliz e faço da minha vida doação na Casa Mamãe Margarida, Obra Social que trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, vítimas de abuso sexual, maus tratos e negligências por parte de seus responsáveis. Na Casa Mamãe Margarida trabalhamos em três sistemas de atendimento: socioeducativo em meio aberto para 140 meninas; escola para 150 meninas com disfunção idade-série conveniada com a Secretaria de Educação do município de Manaus-Amazonas; e o acolhimento institucional para 20 crianças e adolescentes que sofreram de forma grave e abusiva ‘ataques’ contra suas vidas. Elas são o coração da Casa Mamãe Margarida. É por elas, que precisam de amor, que meu coração chora com seus sofrimentos e se alegra com suas vitórias. Nestes 152 anos do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, me sinto uma feliz Religiosa, e vivo concretamente o chamado a ser ‘monumento vivo de gratidão a Nossa Senhora’. Para cada menina que chega, digo com confiança e certeza que quem a trouxe à Casa Mamãe Margarida foi Maria, a nossa mãe e grande intercessora junto ao seu filho Jesus. Ser monumento vivo de gratidão é o compromisso de toda Filha de Maria Auxiliadora. A missão é exigente, mas nosso amor a Jesus e a Maria nos move diariamente a vivermos com muito amor, criatividade e confiança na Divina Providência. O lema que impulsiona a nossa ação é: Acolher, promover e defender a vida, em atenção a Palavra de Jesus, o Bom Pastor, que ‘veio para que todos tenham vida, e a tenham em abundância’!” 

IR. MARIA AMÉRICO ROLIM
Inspetoria Madre Mazzarello – Belo Horizonte

“Para mim, o monumento de gratidão de Dom Bosco à Auxiliadora está vivo, hoje:
- Na perseverança de tantas Filhas de Maria Auxiliadora que, ancoradas no amor fiel e sempre novo de Deus, recomeçam a cada amanhecer, confiantes na sua Palavra: ‘Sei muito bem do projeto que tenho em relação a vós: garantir-vos um futuro, uma esperança!’ (Jr 29,11); 
- No abraçar, com coragem e determinação, os caminhos de unificação das Inspetorias, processos às vezes dolorosos, mas assumidos na fé e no desejo de revitalizar o carisma, disponíveis a estar ‘em saída’ para os campos de missão que, como nos tempos de Joãozinho Bosco, Maria nos convida hoje a trabalhar;
- No compromisso com a educação integral dos jovens nas unidades educacionais e socioeducativas, nas missões e nas atividades e processos pastorais, sendo presenças que geram vida no coração dos jovens, também no esforço para entrar nos pátios digitais que eles frequentam, acessíveis a todos que reconhecem a ‘corda que vibra’ no interior deles, que pulsa forte quando há confiança e empatia;
- No cuidado da ‘casa comum’, que supõe abraçar um caminho sistemático de conversão à ecologia integral, nas trilhas das novas fronteiras geográficas e existenciais; 
- Nas ações concretas em resposta convite do Papa Francisco - Pacto Educativo Global – que expressam o compromisso de ‘promover um novo tipo de educação, que permita superar a atual globalização da indiferença e a cultura do descarte’.  O Monumento vivo se torna mais luminoso quando nos empenhamos em somar esforços para tornar possível ‘uma nova educação que fomente a transcendência da pessoa humana, o desenvolvimento humano integral e sustentável, o diálogo intercultural e religioso, a preservação do meio ambiente, os encontros pela paz e a abertura a Deus’.
Há tantos outros processos em ato e ações empreendidas que garantem a qualidade e a visibilidade do Monumento vivo de gratidão, mas creio que ele se tornará visível e crível se nos empenharmos decididamente na assunção de novos caminhos para atuarmos em rede como Família Salesiana, cujos membros são os mais aptos a assegurar a fecundidade carismática em nossa missão educativa. Creio também na fecundidade vocacional, fruto de uma pastoral de processos continuados, avaliados e reprojetados em comunidades educativas que sejam ‘proposta vocacional para os jovens’ de hoje. Estou convicta de que a sinodalidade está em profunda sintonia com o Sistema Preventivo, de que no respeito e na acolhida das diferenças nos tornamos facilitadoras de uma comunicação que leva à paz. 
Que tal aprofundarmos a ‘presença criativa que abre para o inédito’ (XXIV CG, 23.24) também nas escolhas em favor dos jovens empobrecidos, cujos rostos são parte do Monumento vivo de gratidão de Dom Bosco a Maria Auxiliadora? É preciso acreditar na fecundidade da ação educativa, caminho de humanização, esperança de transformação da sociedade.” 

A celebração dos 152 anos do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora é uma ocasião para reconhecer a contribuição inestimável das Irmãs Salesianas na formação de gerações de jovens em todo o mundo. Inspiradas pelo carisma salesiano e pelo exemplo de Nossa Senhora Auxiliadora, as FMA continuam a ser "monumentos vivos de gratidão" e um pilar de esperança para todos os que passam por suas instituições.

Escrito por Janaína Lima

Fotos: Acervos pessoais dos sacerdotes salesianos mencionados
04/08/2024

Dia do Padre: Celebrando o Chamado à Vocação Sacerdotal

Com o objetivo de destacar a importância de cada chamado e incentivar os fiéis a refletirem sobre seu papel na missão evangelizadora da Igreja, agosto foi escolhido como o mês das vocações. Cada semana deste mês é dedicada a uma vocação específica. Primeira Semana: Vocação sacerdotal; Segunda Semana: Vocação à família e à paternidade; Terceira Semana: Vocação à Vida consagrada; Quarta Semana: Vocação dos leigos e catequistas.

Nesse contexto, no Brasil, em 4 de agosto comemora-se o Dia do Padre em homenagem a São João Maria Vianney, o padroeiro dos sacerdotes. São João Maria Vianney foi um sacerdote francês, conhecido como o Cura d'Ars, que se destacou por sua vida dedicada à oração, ao serviço pastoral e ao sacramento da confissão. Sua figura é um exemplo de devoção e compromisso com a vocação sacerdotal, inspirando padres em todo o mundo a seguir sua missão com amor e dedicação.

O sacerdócio é uma vocação de serviço e amor. Os padres desempenham um papel crucial na vida da Igreja, atuando como pastores, líderes espirituais e guias comunitários. Eles são responsáveis por celebrar os sacramentos, oferecer orientação espiritual e apoiar os fiéis em sua trajetória de fé.

A Rede Salesiana Brasil (RSB) conta com sacerdotes em todo o país que se dedicam à missão da Congregação Salesiana em prol das juventudes, atuando em diversas frentes: Paróquias, Escolas, Obras Sociais, Ensino Superior, Centros de Comunicação, Grupos Juvenis, Missão entre os povos originários. Centrados na formação integral de “bons cristãos e honestos cidadãos”, os padres salesianos perpetuam o sonho de Dom, dedicando seus melhores esforços àqueles que são a “porção mais preciosa da sociedade humana”: os jovens.

“A vocação sacerdotal, como serviço ministerial dentro do carisma salesiano, é parte integrante do espírito que moveu Dom Bosco a iniciar este vasto movimento em favor das juventudes, principalmente as mais vulneráveis. A dimensão sacramental e os aspectos a ela ligados são a base de sustentação da experiência vivencial do carisma em todos os seus horizontes. Por isso, a figura do padre possui espaço e importância na vivência do Sistema Preventivo. O salesiano, porém, é um religioso-padre e não um padre-religioso. A consagração e a vivência profunda dos Conselhos Evangélicos é que regem a vida do salesiano padre. Os vocacionados à vida presbiteral salesiana são, antes de tudo, vocacionados à vida consagrada salesiana e ao exercício ministerial neste horizonte específico do carisma”, conta o Diretor Executivo da RSB, Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior. 

Conheça alguns dos padres que atuam nas presenças salesianas do Brasil e descubra o que traz felicidade dentro do sacerdócio para cada um deles:

PADRE ANDERSON ALVELINO DA SILVA
Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora
Formador de estudantes de Teologia e pároco na Paróquia São João Bosco, no Alto da Lapa - São Paulo (SP) 

“A vida humana já é uma felicidade enorme, e Deus nos dá pessoas que nos ajudam a reconhecê-lo por que somos todos feitos pelo Criador e Pai como sua imagem e semelhança. Então, o que me traz mais felicidade é estar com as pessoas, partilhar suas alegrias e dores na celebração dos sacramentos e outros momentos de formação e divertimento. Sobretudo no sacramento que mais me humaniza, a reconciliação sacramental. Desejo que todos os padres sejam felizes e ajudem outras pessoas a encontrarem o Caminho, a Verdade e a Vida que preenche toda vida no mundo de sentido pleno e amor eterno.”

PADRE EDVALDO NOGUEIRA DA SILVA
Inspetoria São Pio X
Pároco da Paróquia Santo Antônio e Diretor do Centro Educacional Dom Bosco, em Joinville (SC)

“O testemunho do amor de Deus, na vivência do carisma salesiano, junto aos jovens mais pobres.”

PADRE ROBERTO MODESTO CARNEIRO
Inspetoria São João Bosco
Atua na Paróquia São João Bosco, em Brasília (DF)

“Para mim, como padre, o que me traz mais felicidade dentre tantas coisas é poder ser mediador da graça de Deus junto ao Povo, especialmente junto aos jovens. Como ressaltou o Papa Francisco num encontro: ‘um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que o bom Deus pode conceder a uma paróquia e um dos dons mais preciosos da misericórdia divina. Oh como é grande o padre! (…) Se lhe fosse dado compreender-se a si mesmo, morreria. (…) Deus obedece-lhe: ele pronuncia duas palavras e, à sua voz, Nosso Senhor desce do céu e encerra-se numa pequena hóstia. Sem o sacramento da Ordem, não teríamos o Senhor’.  Ser padre é expressão de uma convocação particular para uma missão específica a serviço do Povo de Deus. A vocação presbiteral não é mérito pessoal, mas escolha do Senhor: ‘Não fostes vós que me escolhestes, mas eu é que vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto’ (Jo 15,16).  Para tanto, dentro desta perspectiva, escolhi uma frase de São Francisco de Sales como lema de minha ordenação: ‘Então Deus tirou-me de mim mesmo para fazer-me seu, a fim de que eu não vivesse mais para mim, mas para Ele e o seu povo’.”

PE. WELINTON FRANCISCO DA COSTA
Pároco em Indápolis, Dourados (MS)

“A vivência do sacerdócio ocorre no dia a dia, nas alegrias e desafios, mas em todos esses momentos Deus está presente e nos ama. O que me traz felicidade no sacerdócio é a oportunidade de anunciar a Palavra de Deus. Bem como, estar mais perto de Jesus através da Eucaristia. E não poderia deixar de citar a alegria de estar mais perto dos jovens e oportunizar a conversão dos mesmos e amor a Jesus. Cada ano que passa sou mais feliz pela vocação. 
Assim como São João Bosco, procuro estar mais perto dos jovens e cativá-los. Acredito que o esporte traz muitas oportunidades de crescimento na vida de nossos jovens. Jogo com eles e procuro ser um pouquinho daquilo que foi nosso Pai e Mestre da juventude.”

PADRE WELLINGTON BATISTA DE ABREU
Inspetoria São Domingos Sávio
Diretor e Pároco da Missão Salesiana de Iauaretê, Paróquia São Miguel Arcanjo (AM) 

“São tantos os motivos que me realizam na vida salesiana sacerdotal: poder presidir a Eucaristia e partilhar a Palavra de Deus aos irmãos e irmãs; escutá-los em confissão (amo conversar e escutar) e administrar a Unção dos Enfermos aos idosos e doentes em suas casas e nos hospitais.
A vivência e fraternidade com meus irmãos salesianos e a comunidade local. O estar entre os jovens e adolescentes com frequência, trabalhando com e por eles. Visitar as 55 aldeias / comunidades indígenas ribeirinhas nas itinerâncias, podendo partilhar a vida, o tempo, minha energia e alegria juvenil com aqueles irmãos e irmãs que vivem isolados, que quase não têm a oportunidade de encontrar-se com a Eucaristia e os demais sacramentos. Mesmo chegando muitas vezes morto de cansado, depois das inúmeras cachoeiras para arrastar o bote e as trilhas infinitas com horas e horas de caminhada, vê-los correndo fazendo festa para o porto ao ouvirem o som do motor chegando, para nos acolher com abraços e sorrisos todas as vezes que chegamos, me enchem de vida e vale cada suor ou cansaço. Não tem preço! Enfim, ser missionário entre os povos indígenas, onde aprendo tanto das culturas e me renovo com as belezas naturais e a simplicidade da parcela do rebanho do Senhor confiado a mim. Não me vejo padre sem meus irmãos salesianos e sem o povo de Deus, razões concretas do meu ministério.”

Celebrar o Dia do Padre é uma oportunidade de reconhecer e valorizar o papel fundamental dos sacerdotes na vida da Igreja. É também um momento para renovar o compromisso com a missão de evangelizar e servir, seguindo o exemplo de São João Maria Vianney e dos sacerdotes salesianos que dedicam suas vidas ao serviço de Deus e da comunidade.

 

Escrito por Janaína Lima

Fotos: Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório
03/08/2024

Primeira Jornada da Juventude Xavante

Na quarta-feira (24/07), aconteceu, na Presença Salesiana de São Marcos, a Primeira Jornada da Juventude Xavante. Com a participação de 30 jovens das aldeias da T.I. São Marcos, o tema do encontro foi: “Os teus sonhos foram muito mais além”.

A Estreia 2024 também esteve entre os temas refletidos: “Um sonho que faz sonhar: Um coração que transforma ‘lobos’ em ‘cordeiros’”, com apresentação dos Salesianos Cleiton Cecílio da Silva e Pablo Henrique Gomes Silveiro. O Diretor da presença missionária, Pe. Douglas Chrystiano, e o Coordenador de Pastoral, Pe. Beatus Volkmar Tola, também participaram do encontro ministrando os sacramentos aos jovens.

COMUNIDADE XAVANTE E MISSÃO SALESIANA DE MATO GROSSO
A relação da comunidade Xavante com a Missão Salesiana começou no século XX, quando os missionários salesianos chegaram à região com o objetivo de evangelizar e prestar serviços sociais e educacionais.

Os missionários Salesianos, ao se estabelecerem nas terras Xavante, começaram a construir escolas, postos de saúde e centros comunitários, oferecendo educação formal e cuidados médicos aos indígenas. Além disso, eles se envolveram na promoção da cultura Xavante, respeitando e valorizando as tradições locais. Esse trabalho ajudou a integrar os Xavante no contexto mais amplo da sociedade brasileira, ao mesmo tempo em que preservou aspectos importantes de sua identidade cultural.

A Missão Salesiana de São Marcos é um exemplo dessa colaboração. Ela serve como um ponto de apoio para a comunidade Xavante, proporcionando um espaço onde os jovens podem aprender, crescer e compartilhar suas experiências. Eventos como a Jornada da Juventude Xavante refletem essa relação positiva, em que os valores cristãos dos Salesianos se encontram com as tradições indígenas, criando um ambiente de respeito mútuo e enriquecimento cultural.

Fonte: Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório 

 

Foto: Divulgação
02/08/2024

Novo Ensino Médio; entenda as alterações no projeto

O que é o novo ensino médio? 

O Novo Ensino Médio é a nova proposta para reestruturar o atual Ensino Médio, as mudanças buscam sintonizar as escolas de Ensino Médio – pública e privada – com as exigências da sociedade contemporânea e com as expectativas dessa geração do século XXI. Para isso, a proposta é oferecer um Ensino Médio que possibilite não só melhorar a qualidade de aprendizagem dos estudantes, como também proporcionar maior autonomia, protagonismo e engajamento dos adolescentes e jovens na construção do seu projeto de vida, de maneira que possam levar para a vida, o que aprenderam na escola e assim contribuírem mais e melhor com a construção de uma sociedade mais humana, solidária e cidadã.

O que as famílias podem esperar de mudanças a partir do processo de implantação? 

As famílias podem esperar, principalmente, uma mudança na organização do trabalho pedagógico e na metodologia de ensino, pois o foco principal, agora, não é mais o cumprimento da enorme lista de conteúdos das treze ou mais disciplinas trabalhadas no ensino médio, e sim o desenvolvimento de competências e habilidades para se alcançar uma formação integral dos estudantes. Na prática, os estudantes devem aprender de forma mais ativa, com metodologias que possibilitem o envolvimento deles com situações de aprendizagem diversificadas que os levem a trabalhar, com mais interação e não de forma predominantemente expositiva, os “objetos de conhecimento”, denominação dada pela BNCC aos conteúdos, conceitos e processos.

Como a Rede Salesiana Brasil está apoiando suas instituições neste processo?

Desde 2019, a RSB-Escolas tem acompanhado as escolas no processo de conhecimento dos documentos oficiais para melhor apropriação das mudanças estabelecidas. Por meio do Centro Salesiano de Formação (CSF), ao longo desses últimos anos, os educadores de Ensino Fundamental – Anos Finais – e os de Ensino Médio da RSB-Escolas participaram de encontros formativos, nos quais não só foram trabalhadas as mudanças definidas por lei, como também esses educadores vivenciaram pequenas oficinas de metodologias ativas e participativas com o propósito de incentivá-los a focar na centralidade dessas mudanças, que pode ser “traduzida” assim: na sociedade contemporânea, a forma de os estudantes aprenderem é diferente da forma como se pratica o ensino no atual ensino médio.

Por essa razão, a partir de 2020, na modalidade virtual, várias formações sobre temáticas bem diversas, por exemplo, metodologias ativas, tecnologias e soluções educacionais, Comunicação Não-Violenta, Comunicação e Interação entre professor e aluno, pensamento computacional, robótica, entre outras, foram oferecidas aos educadores salesianos. Assim, com um programa consistente de Formação Continuada e contínua, a RSB tem contribuído para que as escolas realizem essas mudanças com segurança, eficiência e eficácia e, sobretudo, preservando a essência da educação salesiana, a serenidade e a tranquilidade em todo o processo.

Novo Ensino Médio; entenda as alterações no projeto

Texto voltou à Câmara após mudanças no Senado. Deputados rejeitaram parte das alterações, como a restrição da ampliação da carga horária anual apenas ao Ensino Médio. A Câmara dos Deputados finalizou nesta terça-feira (9) a votação da lei que cria o Novo Ensino Médio. O texto segue para a sanção presidencial. Para o ensino médio regular, a carga horária mínima prevista é de 2,4 mil horas para os três anos, além de 600 horas de matérias optativas, totalizando 3 mil horas no total;

Para o ensino médio técnico, será possível escolher entre 600 e 1,2 mil horas de aulas técnicas e o restante de disciplinas tradicionais, totalizando 3 mil horas no total. O texto já havia sido aprovado pela Câmara em março, mas foi alterado no Senado, o que obrigou o projeto a passar por nova análise dos deputados. No início do mandato, em março de 2023, o governo Lula enviou uma revisão do ensino médio para o Congresso. Um modelo de ensino médio havia sido aprovado no governo Michel Temer em 2017 e implementado em 2021, no governo Jair Bolsonaro.

Lula decidiu modificar o modelo após críticas de que a carga horária das disciplinas tradicionais havia sido diminuída para dar lugar a matérias optativas conforme o interesse do estudante. No entanto, escolas sem infraestrutura suficiente, a falta de formação adequada dos professores e menos espaço para as disciplinas convencionais foram pontos que, na visão de alguns setores, poderiam ampliar ainda mais a desigualdade no acesso ao ensino superior entre os alunos da rede pública e os da rede particular. Na votação desta terça, relator da proposta, deputado Mendonça Filho (União-PE), rejeitou mudanças feitas no Senado, entre elas a obrigatoriedade do ensino de espanhol. A disciplina será optativa.

Também foi inserida na Câmara a obrigatoriedade de que os Estados mantenham, em todas as cidades, ao menos uma escola da rede pública com ensino médio no período noturno "quando houver demanda manifesta". Os Estados manterão, na sede de cada um de seus municípios, pelo menos uma escola de sua rede pública com oferta de ensino médio regular no turno noturno. Isso quando houver demanda manifesta e comprovada para matricula de alunos nesse turno, na forma da regulamentação a ser estabelecida pelo respectivo sistema de ensino.

Como é agora e como fica com a proposta

Veja mais abaixo o que muda com a aprovação do novo ensino médio.

Aumento da Carga Horária Obrigatória

Como é atualmente:

  • 800 horas para disciplinas obrigatórias (previstas na Base Nacional Comum Curricular - BNCC).
  • 200 horas para disciplinas optativas (itinerários formativos escolhidos pelo aluno ou curso técnico).

Como ficará com a proposta aprovada:

  • 400 horas para disciplinas obrigatórias.
  • 600 horas para disciplinas optativas.

Disciplinas obrigatórias

Como é atualmente:

  • Apenas português e matemática são obrigatórias em todos os anos do ensino médio, além de educação física, arte, sociologia e filosofia.

Como fica com a proposta aprovada:

  • Disciplinas obrigatórias em todos os anos: português, inglês, artes, educação física, matemática, ciências da natureza (biologia, física, química) e ciências humanas (filosofia, geografia, história, sociologia).
  • Espanhol será facultativo.

Itinerários formativos

Os itinerários formativos são conjuntos de disciplinas, projetos, oficinas e outras atividades oferecidas aos alunos do Ensino Médio, além das disciplinas obrigatórias, que permitem aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas de interesse.

Itinerários devem focar em uma área do conhecimento (ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática) ou em formação técnica e profissional.

Como é atualmente:

  • As redes de ensino definem a quantidade e o tipo de itinerários formativos ofertados.

Como fica com a proposta aprovada:

  • Cada escola deve ofertar no mínimo dois itinerários (exceto aquelas que oferecem ensino técnico).

Ensino técnico

Como é atualmente:

  • 800 horas de disciplinas obrigatórias e 1.200 horas para o ensino técnico.

Pela proposta aprovada:

  • 1.000 horas de disciplinas obrigatórias, com 300 horas podendo ser destinadas a conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionados à formação técnica.
  • Até 1.200 horas para o curso técnico.

Ensino à distância

Como é atualmente:

  • A legislação permite atividades online e convênios com instituições de educação à distância.

Como ficou com a proposta aprovada:

  • A carga horária da formação geral básica deve ser oferecida presencialmente, com ensino mediado por tecnologia permitido em casos excepcionais.

Assista a este vídeo e mergulhe nas principais mudanças e novidades do Novo Ensino Médio, uma iniciativa que busca transformar a educação e preparar nossos jovens para os desafios do século XXI. A Professora Maria Leoneide, especialista no assunto, explica como as novas diretrizes estão alinhadas com as exigências da sociedade contemporânea, promovendo mais autonomia, protagonismo e engajamento dos estudantes.

 

Perguntas e respostas dentro do portal do MEC

Fonte: Assessoria de comunicação da Rede Salesiana Brasil com pesquisa no site do G1 política

Foto: Salesianos de Dom Bosco (SDB)
02/08/2024

Celebração Litúrgica do Beato Augusto Czartoryski

Augusto Czartoryski nasceu no exílio, em Paris, no dia 2 de agosto de 1858. Há trinta anos, a sua nobre estirpe, ligada à história e aos interesses da dinastia da Polônia, emigrara para a França e, do Palácio Labert, nas margens do Sena, dirigia uma vasta ação entre os compatriotas e junto às chancelarias europeias, com a finalidade de restaurar a unidade da pátria, desmembrada, em 1795, entre as grandes potências. O príncipe Adão Czartoryski, guerreiro e homem político, cedera as rédeas da família, além da atividade patriótica, ao príncipe Ladislau, unindo-se em matrimônio com a princesa Maria Amparo, filha da rainha da Espanha Maria Cristina, e do duque Rianzarez. São estes os pais de Augusto. Ele, primogênito da família, foi visto como ponto de referência para todos os que, depois do terceiro desmembramento da Polônia, sonhavam com o seu renascimento. Contudo, os planos de Deus eram outros.

Aos seis anos morre-lhe a mãe devido à tuberculose, herança transmitida ao filho. Quando a doença manifestou seus primeiros sintomas, começou para Augusto uma longa e forçada peregrinação em busca da saúde que jamais readquirirá: Itália, Suíça, Egito, Espanha foram as principais estações do seu girovagar. A saúde, porém, não era o principal objetivo da sua busca; coexistia em seu espírito juvenil outra busca muito mais preciosa, a da vocação. Não demorou muito para compreender que não fora feito para a vida da corte. Aos vinte anos, escrevendo ao pai, dizia entre outras coisas, aludindo às festas mundanas das quais era obrigado a participar: “Confesso-lhe que estou cansado disso tudo. São divertimentos inúteis que me angustiam. Para mim, é desagradável ser obrigado a travar conhecimentos em tantos banquetes”.

Muita influência sobre o jovem príncipe foi exercida pelo seu preceptor José Kalinowski. Este tivera no passado dez anos de trabalhos forçados na Sibéria; fizera-se carmelita descalço e foi canonizado por João Paulo II em 1991. Foi preceptor de Czartoryski apenas por três anos (1874-1877), deixando nele profundas marcas. Sabe-se por ele que a orientar o príncipe em sua busca vocacional foram sobretudo as figuras de São Luís Gonzaga e do compatriota Santo Estanislau Kostka. Era entusiasta do lema deste último: Ad maiora natus sum (“nasci para coisas maiores”). “A vida de São Luís, do padre Cepari que me enviaram da Itália – escreve Kalinowski – teve eficácia decisiva no progresso espiritual de Augusto e abriu-lhe o caminho para uma união mais fácil com Deus”.

Evento decisivo foi o encontro com Dom Bosco. Augusto tinha 25 anos quando o viu pela primeira vez. Isso se deu em Paris, no palácio Lambert, onde o fundador dos Salesianos celebrou Missa no oratório da família. Ao altar, serviam o príncipe Ladislau e Augusto. “Há algum tempo eu desejava conhecê-lo!”, disse Dom Bosco a Augusto. A partir daquele dia, Augusto viu no santo educador o pai da sua alma e o árbitro do seu futuro. Dom Bosco tornara-se o ponto de referência para o discernimento vocacional do jovem. O padre turinense, contudo, sempre teve uma atitude de grande cautela quanto à aceitação do príncipe na Congregação. Será o papa Leão XIII a dissolver pessoalmente qualquer dúvida. Conhecida a vontade de Augusto, o Papa concluiu: “Diga a Dom Bosco que é da vontade do Papa que ele o receba entre os Salesianos”. “Pois bem, meu caro – respondeu Dom Bosco imediatamente – eu o aceito. A partir de agora, o senhor faz parte da nossa Sociedade e desejo que a ela pertença até a morte”.

Em fins de junho de 1887, depois de renunciar a tudo em favor de seus irmãos, o jovem Augusto foi enviado a San Benigno Canavese para um breve período de aspirantado, antes de iniciar o noviciado naquele mesmo ano sob a guia do mestre padre Júlio Barberis. Augusto deve alterar muitos costumes: o horário, a alimentação, a vida comum... Deve lutar também contra as tentativas da família, que não se resigna a esta opção. O pai vai visitá-lo e tenta dissuadi-lo. Augusto, porém, não se deixa vencer. Em 24 de novembro de 1887 recebe a batina das mãos de Dom Bosco na basílica de Maria Auxiliadora. “Coragem, meu príncipe
– sussurra-lhe o santo ao ouvido – hoje conseguimos uma magnífica vitória. Contudo, posso dizer-lhe, com grande alegria, que virá um dia em que o senhor será sacerdote e, por vontade de Deus, fará muito bem à sua pátria”. Dom Bosco morreu dois meses depois, e sobre a sua sepultura em Valsalice, o príncipe Czartoryski torna-se salesiano, emitindo os votos religiosos.
Naqueles anos, em Valsalice, fazia seus estudos para a mesma meta o padre André Beltrami, que se ligou a Augusto com profunda amizade: estudavam juntos as línguas estrangeiras e ajudavam-se a escalar a meta da santidade. Quando a doença de Augusto se agravou, os superiores pediram para André ficar ao seu lado e ajudá-lo. Passaram juntos as férias de verão nos institutos salesianos de Lanzo, Penango d’Asti, Alassio... Augusto era para André um anjo da guarda, mestre e exemplo heroico de santidade. André Beltrami, hoje venerável, dirá dele: “Cuidei de um santo”.

A doença faz com que Augusto seja enviado à costa da Ligúria, realizando ali os estudos de teologia. O decurso da doença aumenta a persistência das tentativas da família, que recorre também às pressões dos médicos. Ao cardeal Parocchi, a quem foi pedido que usasse sua influência para tirá-lo da vida salesiana, ele escreve: “Em plena liberdade, eu quis emitir os votos, e o fiz com grande alegria do meu coração. A partir daquele dia, vivendo na Congregação, gozo de uma grande paz de espírito, e agradeço a Nosso Senhor por ter-me feito conhecer a Sociedade Salesiana e ter-me chamado a nela viver”.

Preparado pelo sofrimento, em 2 de abril de 1892 é ordenado sacerdote em Sanremo por dom Tomás Regio, bispo de Ventimiglia. O príncipe Ladislau e a tia Isa não participaram da ordenação. A vida sacerdotal do padre Augusto durou apenas um ano, passado em Alassio, num quarto que dava para o pátio dos meninos. Morreu em Alassio na noite de sábado 8 de abril de 1893, na oitava da Páscoa, sentado numa poltrona já usada por Dom Bosco. “Que bela Páscoa!”, dissera na segunda-feira ao coirmão que o assistia, sem imaginar que haveria de celebrar no paraíso o último dia da oitava. Tinha trinta e cinco anos de idade e cinco de vida salesiana. Na lembrança da Primeira Missa escrevera: “Para mim, um dia nos teus átrios é mais do que mil fora deles. Bem-aventurado aquele que habita a tua casa: canta sempre os teus louvores” (Salmo 83). Seus restos mortais foram transportados para a Polônia e tumulados na cripta paroquial de Sieniawa, junto às sepulturas da família, onde um dia Augusto fizera a Primeira Comunhão. Posteriormente, seus despojos foram transladados à igreja salesiana de Przemyśl, onde se encontram até hoje.

Augusto Czartoryski, jovem príncipe, elaborou um método eficaz de discernimento dos planos divinos. Apresentava a Deus na oração todas as questões e perplexidades e, depois, no espírito de obediência, seguia os conselhos de seus guias espirituais. Compreendeu assim a própria vocação de iniciar a vida pobre para servir aos pequenos. O mesmo método permitiu-lhe, ao longo da vida, fazer opções tais que hoje se pode dizer que ele realizou os planos da Providência Divina de modo heroico.

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Conheça mais Santidades Salesianas no nosso acervo. Acesse: rsb.org.br/acervo-salesiano/santidade-salesiana

Fonte: sdb.org

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