Notícias

14/02/2025

Reunião na sede da RSB discute diagnóstico educacional de escolas participantes do Projeto Escola [h(i²)a²q]

Nos dias 13 e 14 de fevereiro, a sede nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília, sediou uma reunião estratégica para apresentação e análise dos resultados dos dados coletados em algumas das escolas salesianas participantes do Projeto Escola [h(i²)a²q]. O encontro teve como objetivo traçar um diagnóstico detalhado do cenário educacional das unidades participantes no Projeto Escola [h(i²)a²q], identificando desafios, oportunidades e caminhos para aprimorar a qualidade do ensino ofertado.

Estiveram presentes líderes e especialistas da RSB, incluindo: Ir. Silvia Aparecida – Diretora Executiva da RSB; Pe. Sérgio Baldin – Diretor Executivo da RSB; Maria Dantas – Coordenadora Executiva; Anderson Leal – Gestor Educacional, Eduardo Batista e Cinthia Kirchner - Assessores e Renato Rocha – Representante da Litz Consultoria, empresa responsável pela coleta e análise dos dados.

A reunião marcou a consolidação de um trabalho iniciado meses atrás, com a aplicação de pesquisas, avaliações de desempenho e levantamentos socioeducacionais nas unidades de Manaus. Os dados coletados abrangem desde indicadores de aprendizagem e engajamento dos alunos até a eficácia de metodologias pedagógicas e a infraestrutura das escolas.

De acordo com Anderson Leal, Gestor Educacional da rede, foi destacada a importância da integração entre dados e prática: ”Essas informações não são números frios, mas um retrato vivo das nossas escolas. São métricas e informações vindas das diversas partes da unidade e que nos guiarão na criação de uma proposta de ressignificação que garantam equidade, excelência e inovação nas escolas da Rede Salesiana Brasil”.

Parceria com a Litz Consultoria - A Litz Consultoria, representada por Renato Rocha, trouxe ao debate uma análise técnica dos resultados, combinando métricas quantitativas e qualitativas. “Nossa análise abrangeu cinco dimensões essenciais: a satisfação, comportamento de consumo e demandas de pais e alunos; o clima organizacional, o engajamento estratégico e a avaliação da rotina escolar junto aos colaboradores; a percepção sobre as práticas de gestão realizadas pelas escolas; e a análise do ambiente de atuação e competitividade por meio de dados secundários. Renato explicou que ao mergulhar nesta análise e cruzamento de dados “conseguimos obter uma fotografia precisa do estado em que cada unidade está, permitindo que as inspetorias e escolas identifiquem cenários e oportunidades para intervenções estratégicas”. 

A integração entre dados técnicos e a missão salesiana fortalece a rede, possibilita que cada instituição melhore seus serviços, cumpra seu compromisso educacional e se posicione de forma assertiva perante seus diversos públicos. O resultado final da análise dos dados não apenas orienta decisões estratégicas a nível de rede e local, mas também reafirma a importância de atuarmos de maneira colaborativa para impulsionar a excelência na educação, alinhando nossos esforços aos valores e princípios que sustentam o carisma salesiano.

Comunicação da Rede Salesiana Brasil

14/02/2025

Capítulo Geral 29: alguns dados estatísticos de uma máquina organizacional perfeita

Com um total de 269 Participantes e 55 dias de duração, o Capítulo Geral 29 (CG29) é um evento importante para a Congregação. Cada componente e cada momento do CG29 terão um papel específico a desempenhar para garantir o sucesso do trabalho da Assembleia Capitular.

Se o vero Protagonista do CG29 - como por diversas vezes o o Regulador, P. Alphonse Owoudou, chamou o Espírito Santo, é igualmente verdade que a expressão visível de sua presença será oferecida pela ação conjunta dos 227 Capitulares - daqueles que terão o direito de votar e representar toda a Congregação. Entre eles estão os 14 Conselheiros Gerais, o Procurador Geral e um Reitor-Mor Emérito, que contribuirão com sua experiência e visão de futuro.

A maioria dos Capitulares se comporá por representantes das Circunscrições Salesianas (Inspetorias e Visitadorias), que, na Casa-Mãe Salesiana de Turim, se hão de dividir em ‘Regiões? da seguinte forma:

-          África-Madagascar: 32 delegados

-          América Cone-Sul: 22 delegados

-          Ásia Leste-Oceânia: 27 delegados

-          Ásia Sul: 33 delegados

-          Europa Centro-Norte: 36 delegados

-          Interamérica: 27 delegados

-          Mediterrânea: 29 delegados

A eles se juntarão dois representantes da Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) e três religiosos da Sede Central Salesiana, de Roma (RMG).

Um evento de tal magnitude demanda uma sólida estrutura de suporte nos bastidores. Para garantir uma comunicação tranquila e fornecer todo o suporte organizacional necessário entre participantes de diferentes nacionalidades, haverá 11 intérpretes e 7 tradutores para verter aos cinco idiomas oficiais da Congregação (alfabeticamente: espanhol, francês, inglês, italiano, português).

organização logística será confiada a 10 especialistas em Valdocco e 3 na Sede de Roma, responsáveis pelo gerenciamento do espaço e pela recepção.

Na parte tecnológica, três peritos em informática garantirão o funcionamento adequado do sistema digital, essencial para a realização de votações e atividades interativas entre os membros do Capítulo. Os meios para compartilhar todas as informações estarão disponíveis em dois portais da Internet: um para a coleta de material e o gerenciamento organizacional; e outro para as interações digitais dos membros do Capítulo. Cada participante receberá um tablet, já configurado para acessar os conteúdos e para votar em tempo real.

Para documentar e divulgar os destaques da Assembleia, uma equipe de seis especialistas em comunicação, apoiada pela Agência INFO Salesiana (ANS).

No que diz respeito ao cronograma do Capítulo, os dias de trabalho nas assembleias, comissões ou grupos, serão 36, com sessões matutinas e vespertinas na maioria das vezes. A isso se acrescentam os 8 dias de recolhimento e espiritualidade (no início do CG29, antes da semana eleitoral e durante o Jubileu final), os 6 dias reservados às votações para Reitor-Mor e os demais membros do Conselho Geral, e os 5 Domingos de animação cultural nos ‘Lugares Santos Salesianos’ significativos do Piemonte e da Ligúria.

Com uma organização altamente qualificada e a colaboração de tantas pessoas, o CG29 promete ser um evento bem estruturado, marcado pelo desejo comum de trabalhar com espírito salesiano de Escuta do Santo Espírito: enfim, uma experiência de Comunhão e Renovação para toda a Congregação.

13/02/2025

Aprendizado, espiritualidade e convivência nas Colônias de Férias Salesianas

Em todo o Brasil, as Colônias de Férias Salesianas, animadas pela espiritualidade do Pai e Mestre da Juventude, promoveram atividades de lazer e esportes para crianças e adolescente

Jovens e adultos, religiosos e leigos, se mobilizaram durante o mês de janeiro para promover as Colônias de Férias Salesianas em todas as regiões do Brasil, levando para crianças e adolescentes, muitos em situação de vulnerabilidade social, momentos de aprendizado, espiritualidade e convivência fraterna.

A 20ª edição da Colônia de Férias Salesiana no Nordeste
Em 2025, a Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga celebrou um marco: a 20ª edição da Colônia de Férias. Realizado anualmente durante os meses de janeiro e julho em diversas localidades do Nordeste, o evento se consolidou como uma das mais importantes iniciativas da Rede Salesiana Brasil, oferecendo um espaço de aprendizado, espiritualidade e convivência para a juventude.

Com o tema “O Sonho que Vos Faz Sonhar”, a edição de 2025 convidou os participantes a refletirem sobre seus sonhos, projetos e vocações, alinhando-se com o legado de Dom Bosco e sua missão de educar e evangelizar com alegria e dedicação. Ao longo de 20 anos, a Colônia de Férias tem sido um ponto de encontro para jovens de diferentes contextos, onde são cultivados a fraternidade, o respeito e a vivência do carisma salesiano.

Em Oeiras, PI, de 7 a 11 de janeiro, a Comunidade Salesiana, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, promoveu mais uma edição da Colônia de Férias Salesiana. Com o apoio de uma equipe dedicada de 16 voluntários, a iniciativa reuniu cerca de 100 crianças e adolescentes, oferecendo uma programação educativa e religiosa. Foi uma semana que contou com diversas atividades recreativas, entre elas: gincanas, brincadeiras, futebol, capoeira, pintura, além de momentos oracionais e celebrativos, tanto com os adolescentes quanto com os voluntários.

Pela primeira vez, a Colônia de Férias Salesiana foi realizada em Santana do Acaraú, CE, entre os dias 9 e 12 de janeiro. O evento aconteceu em parceria com a Pastoral Juvenil da Inspetoria Salesiana, com a presença das Irmãs da Congregação das Filhas de Sant'Ana, Salesianos de Dom Bosco e a abertura de coração do pároco, Pe. Júnior Melo. A presença da comunidade local, que se uniu aos animadores e participantes, destacou a força da união em torno de um propósito comum: educar pelo amor e pela alegria.

Nos dias 11 e 12 de janeiro, o bairro Santos Dumont, em Maceió, AL, recebeu a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) para momentos inesquecíveis com crianças e adolescentes que participaram da Colônia de Férias. O evento, que reuniu jovens de diferentes idades, levou atividades que combinaram diversão, animação e carisma, sempre com a intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora e Dom Bosco.

A Articulação da Juventude Salesiana (AJS) de Juazeiro do Norte encerrou no domingo, 19 de janeiro, a primeira temporada da Colônia de Férias 2025. Neste ano, foram realizadas três colônias, duas na zona rural da cidade e uma no Horto do Padre Cícero. Entre os dias 11 e 19 de janeiro, cerca de 130 crianças puderam experienciar momentos de oração, brincadeiras e oficinas, traços marcantes do carisma de Dom Bosco.

Entre os dias 13 e 18 de janeiro, a tradicional Colônia de Férias Salesiana foi realizada no Colégio Salesiano de Carpina, PE, com momentos marcados por muita alegria, diversão e carisma salesiano. De 13 a 17, as atividades aconteceram no Colégio Salesiano, e no dia 18, foram encerradas na comunidade de Florestinha.

Enquanto isso, a sede do Movimento CJC em Carpina foi tomada pela alegria e energia das crianças do Oratório Festivo, que participaram de uma semana especial de Colônia de Férias. Cada dia foi cuidadosamente planejado pelos jovens do Movimento CJC para proporcionar momentos de fé, diversão e aprendizado.

No mesmo período, em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife, PE, o Colégio Salesiano se transformou em um espaço de alegria e acolhimento, onde o espírito de Dom Bosco se fez presente durante a Colônia de Férias.

No Rio Grande do Norte, a Colônia de Férias realizada em Areia Branca de 20 a 25 de janeiro reuniu diariamente cerca de 400 crianças e adolescentes com uma programação rica em atividades educativas, esportivas, culturais e recreativas.

Colônias de Férias nas obras sociais da MSMT
As obras sociais da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT) também promoveram Colônia de Férias Salesianas durante o mês de janeiro.

A Obra Social Salesiano Ampare, em Campo Grande, MS, deu início a sua animada Colônia de Férias na segunda-feira (06/01). A programação seguiu até dia 31 de janeiro, oferecendo às crianças e aos adolescentes um espaço de diversão e aprendizado durante o período de férias escolares.

No Centro Juvenil Jesus Adolescente, em Três Lagoas, MS, a Colônia de Férias foi realizada nos dias 16 a 24 de janeiro, com atividades recreativas que transformaram os dias de férias em momentos de aprendizado, amizade e diversão. Participaram cerca de 300 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos, atendidos pela instituição.

As crianças que participam da Colônia de Férias realizada na segunda semana de janeiro pela Cidade Dom Bosco em Corumbá, MS, viveram uma experiência inesquecível na terça-feira (14/01). A programação especial incluiu a “Caça ao Tesouro da Esperança”, realizada no Porto Geral de Corumbá, com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância de cuidar do Pantanal e preservar o bioma.

Na semana de 20 a 24 de janeiro, foi a vez dos adolescentes atendidos pela Cidade Dom Bosco desfrutarem de uma Colônia de Férias repleta de atividades educativas e recreativas, como gincanas e ações voltadas para a preservação do meio ambiente. Em 21 de janeiro, os adolescentes participaram de uma ação de limpeza no Porto Geral de Corumbá, em parceria com os brigadistas do Prevfogo.

Colégio Dom Bosco promove evento gratuito em Manaus
Colégio Dom Bosco, localizado no centro de Manaus, AM, realizou entre os dias 20 de dezembro de 2024 e 12 de janeiro de 2025 a Colônia de Férias Salesiana. Com uma proposta educativa e recreativa, o evento gratuito foi voltado para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, atendendo tanto alunos quanto não alunos do colégio. Ao todo, 60 participantes tiveram a oportunidade de vivenciar uma programação especial durante as férias escolares.

As atividades ocorreram no período da manhã e seguiram a estrutura tradicional das acolhidas com o “bom-dia salesiano”. A programação da Colônia de Férias incluiu lanche, brincadeiras, esportes e uma diversidade de oficinas temáticas, tais como: edição de vídeo, fotografia, dança, música, culinária, comunicação, etiqueta e cidadania, entre outras, proporcionando aprendizado e diversão em um ambiente acolhedor e educativo.

Parcerias são destaque em Pará de Minas
O Centro Juvenil Salesiano na cidade de Pará de Minas, MG, realizou entre os dias 16 e 24 de janeiro, a sua tradicional Colônia de Férias, tendo como tema central o lema proposto pelo Papa Francisco para o Ano Santo de 2025: Peregrinos da Esperança.

Um destaque desta edição da Colônia de Férias foi a presença especial dos jovens da Juventude Missionária Salesiana (JMS) de Pará de Minas e dos jovens formandos salesianos Filipe Antônio da Silva Lopes, Hudson Henrique Campos Silva, Leonardo Tadeu Oliveira, Murilo Souza Oliveira e Mario Carlos Vieira Fernandes.

Outros dois grupos também marcaram presença na Colônia de Férias: os aspirantes a Salesianos Cooperadores, que realizaram uma experiência pastoral guiada; e a ONG Bichinhos Protegidos, que mais uma vez se fez presente como parceira na execução de uma das oficinas de férias.

Faislândia 2025 é realizada em Pindamonhangaba, SP
De 13 a 25 de janeiro, foi realizada na Obra Social Salesiana, em Pindamonhangaba, SP, a Faislândia 2025, com atividades que envolveram cerca de 300 crianças e adolescentes nos períodos da manhã, tarde e noite, com muita animação e alegria.

O evento contou ainda com o apoio de um grupo de animadores, adolescentes e jovens, que foi preparado para atuar na Faislândia no início de janeiro, em uma “Imersão para a Formação de Jovens Líderes”. Os participantes foram selecionados para uma capacitação em temas como Autoconhecimento, Comunicação Efetiva, Trabalho em Equipe e Gestão de Conflitos, Planejamento e Organização, Criatividade e Inovação, e Espiritualidade e Valores.

Já os inscritos na Faislândia participaram de torneios de futsal, vôlei, jogos de mesa, gincanas, oficinas de judô e muito mais, embalados pela beleza da Serra da Mantiqueira e tendo a réplica da “Casa de Dom Bosco” como cenário das ações.

Colônia de Férias em Palmas, TO
Entre os dias 20 e 24 de janeiro, o Centro Juvenil Salesiano de Palmas aconteceu a colônia de férias, repleta de atividades que proporcionaram uma experiência inesquecível para todos os participantes. Durante essa semana intensa, crianças e adolescentes com idades entre 7 e 14 anos se divertiram em um ambiente acolhedor. Com o tema inspirador “O sonho que vos faz sonhar”, os participantes puderam explorar sua criatividade e imaginação com uma variedade de brincadeiras, jogos, apresentação teatral e momentos de reflexão. Cada dia foi cuidadosamente planejado pelos educadores do Centro Juvenil, que se dedicaram a criar uma programação diversificada e envolvente.

Parque Dom Bosco inicia atividades de 2025 com Colônia de Férias
O Parque Dom Bosco, em Itajaí, SC, abriu oficialmente suas atividades educativas de 2025 com a tradicional Colônia de Férias, proporcionando momentos de diversão, aprendizado e espiritualidade. Desde o primeiro dia, 150 crianças participaram das várias modalidades esportivas, oficinas educativas, animações e atividades recreativas que promovem integração e alegria. Além disso, são oferecidos momentos de espiritualidade que reforçam os valores cristãos e salesianos.

Colaboraram nesta matéria: João Eduardo Porfírio Barbosa, Renata Barbosa, Rafael Cunha, Brendha Oliveira, Denilson Rodrigues, Gabriel Ferreira, Bruna Araujo, Eduarda Victória, padre Renato dos Santos, Lavínia Pimpão, Antônio Veiga Neto, Ana Carolina de Jesus, Rosangela Barbosa Campos e Eduardo Freire.

Fonte: Boletim Salesiano com informações das Inspetorias Salesianas

13/02/2025

Discernimento, trabalho, coragem: o calendário de trabalhos do CG29

 O Capítulo Geral 29 (CG29) representa um momento fundamental para a Congregação Salesiana, uma oportunidade de encontro, reflexão e discernimento sobre os desafios futuros e a missão dos Filhos de Dom Bosco. Esse evento, que se fará de 16 de fevereiro a 12 de abril, marcará um período intenso de espiritualidade, análise e decisões fundamentais para o sexênio 2025-2031.

O Capítulo levará 269 pessoas para a Casa-Mãe em Valdocco: os 227 membros do Capítulo e outras pessoas envolvidas em várias funções. O objetivo é refletir sobre o atual estado da Congregação e direcionar-se para o futuro, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo tema: "Apaixonados por Jesus Cristo, dedicados aos jovens", que destaca a importância para os Filhos de Dom Bosco de retornar ao coração da identidade consagrada salesiana centrada em Cristo e, ao mesmo tempo, dedicada plenamente ao serviço dos principais beneficiários do seu carisma.

Durante as sete semanas de trabalho, o tema do CG29 será abordado com um foco específico em seus três núcleos, que foram resumidos a seguir:

- Núcleo 1 - Animação e cuidado com a verdadeira vida de cada salesiano.

- Núcleo 2 - Juntos - Salesianos, Família Salesiana, Leigos - "com" e "para" os jovens.

- Núcleo 3 - Uma corajosa verificação e replanejamento do governo da Congregação em todos os níveis.

Na prática, o CG29 começará oficialmente no dia 16 de fevereiro, na Concelebração Eucarística na Basílica de Maria Auxiliadora e a reunião inaugural no Teatro Grande de Valdocco, onde serão divulgadas todas as informações logísticas também aos membros do CG. Nos dias seguintes, até 20 de fevereiro, os participantes serão guiados pelo P. Pascual Chávez, Reitor-Mor Emérito, numa caminhada de espiritualidade e discernimento, numa como peregrinação espiritual ao Colle Don Bosco e Chieri.

O sábado, 22 de fevereiro, será um dia central, pois ocorrerá a apresentação do ‘Instrumentum Laboris’, o instrumento de trabalho para todas as atividades das semanas seguintes.

Na segunda-feira 24 e na terça-feira 25 de fevereiro, o Capítulo apresentará os relatórios sobre o estado da Congregação: o Vigário, depois os demais Conselheiros de Setor e os Regionais apresentarão os êxitos e desafios do quinquênio 2020-2025. Para encerrar, será apresentado o relatório do Reitor-Mor ao CG29. Os dias seguintes, 26-27-28 de fevereiro, serão dedicados à análise dos desafios e prioridades do período 2025-2031, através de momentos de estudo pessoal, trabalho em equipe e das respostas do Vigário do Reitor-Mor às perguntas que os Capitulares elaboraram e coletaram, especialmente para a ocasião.

Nas três primeiras semanas de março serão realizadas as sessões de trabalho regulares sobre os tópicos específicos do GC29. O destaque nesse período será nos dias 12 e 13 de março, quando as mudanças propostas para as Constituições serão apresentadas e votadas.

Um dos momentos mais significativos do CG29 certamente será o período dedicado ao discernimento e à eleição dos novos condutores da Congregação. De 23 a 29 de março, serão eleitos o Reitor-Mor, o Vigário e os Conselheiros de Setor e Regionais, definindo assim o novo Conselho Geral da Congregação.

Após esta fase, haverá duas semanas de trabalhos específicos sobre os temas do CG29. O Capítulo Geral terminará em peregrinação jubilar ao Vaticano no dia 11 de abril, seguida pelo dia de encerramento em 12 de abril, na véspera da Semana Santa, no mesmo dia em que Dom Bosco chegou a Valdocco com seus meninos, no ano de 1846, adaptando o dossel para se tornar uma capela. A conclusão desta etapa ocorrerá na Basílica Salesiana do Sagrado Coração, de Roma, com um momento de oração e renovação espiritual para todos os participantes do CG29, marcando o início de uma nova etapa para a missão salesiana no Mundo.

Por fim, vale a pena mencionar, que, com o intuito de enriquecer a experiência humana, fraterna e espiritual dos Capitulares, todos os domingos do CG29 serão marcados por atividades culturais, como peregrinações e visitas a lugares relevantes da História Salesiana.

Fonte: Agência Info Salesiana – ANS

13/02/2025

Divulgado o vídeo pelo Dia Missionário Salesiano 2025: Agradecer, Repensar, Relançar uma história que inspira o futuro

A Rede Salesiana Brasil (RSB) celebra os 150 anos da Primeira Expedição Missionária Salesiana (PEMS) com o lançamento do vídeo oficial do Dia Missionário Salesiano (DMS) 2025, intitulado “Agradecer, Repensar, Relançar”. A produção, divulgada pelo Setor para as Missões da Congregação Salesiana, resgata a memória da histórica jornada iniciada em 1875, quando o primeiro grupo de missionários partiu de Gênova rumo à Argentina, dando início a uma aventura que hoje alcança 137 países, incluindo a nova presença em Vanuatu, na Oceania.

O vídeo abre com as palavras visionárias de Dom Bosco, registradas em seu primeiro sonho missionário (1872), e nos convida a reviver os passos daqueles que ousaram levar o carisma salesiano aos confins do mundo. Das recomendações do Pai e Mestre da Juventude aos primeiros missionários, até os desafios atuais, a narrativa destaca como a missão salesiana se renova, envolvendo salesianos, salesianas, jovens, leigos, famílias e toda a Família Salesiana (FS) em uma rede global de esperança.

Os Três Pilares do DMS 2025

  1. AGRADECER:
    Pelos frutos preciosos da vocação missionária: santidade juvenil, fundações de novas congregações e a expansão do carisma em terras distantes. “A gratidão é a memória do coração”, e cada vida transformada é um testemunho desse legado.

  2. REPENSAR:
    Nas palavras do Pe. Alfred Maravilla, SDB, Conselheiro Geral para as Missões: “Hoje, as Missões não podem ser entendidas apenas em termos geográficos. É urgente refletir sobre fronteiras culturais, sociológicas e até digitais!”. O chamado é para uma nova missiologia salesiana, capaz de dialogar com as realidades do século XXI.

  3. RELANÇAR:
    Com a coragem de Dom Bosco e a criatividade do Espírito Santo, somos convidados a dizer “sim” às novas fronteiras. Seja nas periferias existenciais, nos ambientes digitais ou nos contextos multiculturais, a FS é chamada a ser sinal de amor e transformação.

O vídeo “Agradecer, Repensar, Relançar” já está disponível no canal oficial do Setor para as Missões no YouTube (Vídeo DMS2025_POR) e acompanhado de subsídios para celebrações, formações e ações concretas no site sdb.org.

Como colaborar?

  • Utilize os materiais em sua comunidade, escola ou obra social.
  • Participe das iniciativas locais do DMS 2025.
  • Compartilhe o vídeo e inspire outros a se unirem à missão.

Para dúvidas ou mais informações, entre em contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

“A santidade consiste em estar sempre alegres e fazer o bem aos outros.”
— Dom Bosco

Comunicação da RSB, com informações da ANS.

12/02/2025

Um caminho de santidade no quotidiano

Em uma vídeo-mensagem, a Superiora Geral do Instituto das FMA apresenta o volume “As Constituições das Filhas de Maria Auxiliadora: um caminho de santidade no quotidiano”.

Nesta vídeo-mensagem, a Superiora Geral do Instituto das FMA, Madre Chiara Cazzuola, apresenta o volume “As Constituições das Filhas de Maria Auxiliadora: um caminho de santidade no quotidiano”:

 

Queridas irmãs,

Apresento-vos com alegria este livro, fruto de um trabalho cuidadoso, feito com grande amor e senso de pertença, acompanhado pela oração e pensado como uma contribuição necessária para reavivar a fidelidade à nossa Regra de Vida.

O Comentário prático sobre as Constituições já era esperado pelo Capítulo Geral XXIII. Isto foi possível nestes anos graças à colaboração de uma Comissão internacional de Filhas de Maria Auxiliadora, coordenada pela Madre Yvonne Reungoat e pela Irmã Piera Cavaglià, com a consultoria e revisão de Dom Pascual Chávez Villanueva, Reitor-Mor emérito da Congregação Salesiana.

Depois de um longo percurso de estudo e trabalho compartilhado, o Comentário Prático foi publicado nestes dias, não por acaso no primeiro ano do triênio em preparação ao 150º aniversário da primeira partida missionária das Filhas de Maria Auxiliadora (2024-2027).

A fecundidade vocacional e missionária do Instituto passa pela assimilação do texto das Constituições, dom de Dom Bosco e de Maria Domingas Mazzarello a cada uma de nós. Mais que um conjunto de leis a observar, são para nós a mediação de um projeto carismático, um “projeto de vida” plasmado sobre o Evangelho.

As Constituições são “o pacto da nossa aliança com Deus”, a guia segura para a santidade.

Madre Mazzarello afirma isso em muitas cartas, tanto às noviças quanto às Irmãs. Está convencida de que as Constituições são o caminho da santidade quotidiana e, no seu realismo, escreve à noviça Lorenzina Natale: “Pensa frequentemente que as nossas santas Regras são guia segura para conduzir-nos ao Paraíso; portanto, observa-as todas com exatidão” (C 67,6). E à Irmã Jacinta Olivieri recorda a prática das “virtudes que requer a nossa Santa Regra” (C. 59,2). As Regras são, por isso, um caminho evangélico privilegiado de encontro com Cristo e de realização de um seguimento fiel ao seu chamado.

Este Comentário Prático é um meio concreto que pode nos ajudar a tornar nossa existência e a nossa missão geradora de vida no coração da Igreja e do mundo. A necessidade de compartilhar pontos firmes sobre a nossa Regra de Vida sempre foi sentida no Instituto, mas é sentida sobretudo hoje. De fato, frente ao texto das Constituições há dois riscos: a observância formal e a negligência causada pelo relativismo e pela superficialidade. Viver as Constituições não é um tributo a pagar, nem um peso a carregar com fadiga, mas um ato de fidelidade e gratidão a Deus que, chamando-nos a seguir Jesus mais de perto, fez conosco uma Aliança de amor que se vai realizando, pouco a pouco, ao longo do percurso da nossa vida e da nossa missão.

Gerações de Filhas de Maria Auxiliadora expressaram a sua fidelidade quotidiana a Jesus, à comunidade e à missão educativa, deixando-se guiar pela nossa Regra de vida. Ela é, de fato, caminho evangélico privilegiado, caminho seguro para chegar à perfeição da caridade, meta última de toda vida consagrada.

Texto completo

Fonte: Site FMA

Imagem retirada do site da Edebê
11/02/2025

Projeto Escola [h(i²)a²q] chega a Campinas/SP

A Rede Salesiana Brasil (RSB) segue avançando com o Projeto Escola [h(i²)a²q], uma iniciativa que busca fortalecer a identidade carismática, qualificar o aprendizado e otimizar os processos de gestão nas escolas salesianas de todo o país. Os primeiros encontros de 2025 aconteceram no Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, nos dias 03 e 04 de fevereiro e na Escola Salesiana São José, nos dias 05 e 06. Ambas as escolas fazem parte da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, dos Salesianos de Dom Bosco, em São Paulo/SP.

Estiveram presentes membros da RSB envolvidos nas atividades do projeto, Ir. Silvia Aparecida - Diretora Executiva, Maria Dantas - Coordenadora Executiva, Anderson Leal - Gestor Educacional, Eduardo Batista e Cinthia Kirchner - Assessores. Representando as escolas, esteve presente o Diretor Geral, Pe Orivaldo Voltolini, o Diretor Pedagógico, Alencar André Davi, o Diretor da Pastoral, Pe Bruno Calderaro e demais membros da equipe gestora. Esteve presente, também, a Coordenadora Inspetorial das Escolas, Évila Souza Borges.

Desde seu lançamento, o Projeto Escola [h(i²)a²q] tem sido um marco de inovação e cooperação da Rede Salesiana Brasil, promovendo visitas diagnósticas e avaliações detalhadas para aprimorar cada aspecto do serviço de educação ofertada. Com base na metodologia, são utilizadas ferramentas e abordagens orientadas para cada realidade, com o intuito de gerar o engajamento e manter o enfoque no desenvolvimento carismático e organizacional das escolas.

Ao falar sobre este primeiro momento, Ir Silvia Aparecida ressaltou que “esse momento nos colégios Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora e  Escola Salesiana São José, representou mais um passo na consolidação da iniciativa de elevar ainda mais o padrão de excelência já reconhecido em todas as unidades educativas salesianas”. 
Évila Borges, ressaltou que “nesses dois dias, em cada unidade educativa de Campinas, pude perceber que os gestores não apenas se sentiram motivados, mas também demonstraram um grande empenho em pensar e repensar a escola”.

“Foram dias de muita reflexão, ação e, sobretudo, de carisma salesiano. Os gestores foram provocados a olhar para o seu projeto educativo-pastoral com um novo olhar, e foi muito significativo ver como todos os setores entenderam a proposta, mirando o futuro da instituição com esperança e determinação", completou.

Segue, na íntegra, a carta de agradecimento do comitê gestor da Escola Salesiana São José e o Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, pela visita da equipe da RSB: 

A Escola Salesiana São José e o Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora foram indicados pelo Conselho Inspetorial da Inspetoria Salesiana de São Paulo para participarem do Projeto Escola [H(i²)a²Q], idealizado e promovido pela Rede Salesiana Brasil.No início do mês de fevereiro (3 a 6), aconteceu a 1ª etapa deste projeto envolvendo a Direção, Gestores Pedagógicos e Administrativos das 2 escolas.

Foram 4 dias intensos, de muita reflexão, autoavaliação, aprendizados e expectativas de melhorias/ajustes, buscando ressignificar as nossas escolas salesianas de Campinas no mercado educacional e competitivo da cidade.
Este projeto também contribuirá para fortalecer a identidade carismática salesiana, qualificando ainda mais o aprendizado e otimizando os processos de gestão escolar.

Ficamos muito felizes com a participação, espontaneidade e liberdade das nossas equipes nos diversos momentos desta 1ª etapa. Tivemos um clima de muita espontaneidade e liberdade para que todos pudessem expressar, sem constrangimentos as suas angústias, problemas, necessidades, desejos e também as suas conquistas e objetivos alcançados.

Percebemos nestes dias, que as equipes pedagógicas e administrativas estão motivadas e empenhadas no intuito de MELHORAR e APRIMORAR cada vez mais os processos em nossas escolas.
Um projeto pensado e executado em equipe, tem tudo para dar certo.

Agradecemos a toda equipe da Rede Salesiana Brasil que nestes 4 dias estiveram conosco, fomentando discussões e reflexões, conduzindo com muita delicadeza, clareza, firmeza, profissionalismo e salesianidade os processos/procedimentos necessários para esta 1ª etapa.

O nosso profundo agradecimento por tudo o que eles fizeram e contribuíram nesta 1ª etapa do projeto.

Temos certeza que nestes próximos 18 meses...a Rede Salesiana Brasil muito contribuirá para que as nossas escolas continuem fazendo a diferença no cenário educacional de Campinas e fortalecendo cada vez mais entre os nossos alunos, famílias e colaboradores a identidade carismática salesiana.

Mais uma vez, MUITO OBRIGADO pelo trabalho realizado nesta 1ª etapa do projeto.

Sigamos firmes, fortes e confiantes neste projeto!

P. Orivaldo Voltolini
Diretor Geral

P. Bruno do Nascimento Calderaro e Oliveira
Diretor de Pastoral

Alencar André David
Diretor Pedagógico

A carta foi recebida com alegria pela equipe da RSB e motiva a equipe ainda mais para garantir que o Projeto Escola [h(i²)a²q] siga como uma ferramenta essencial para o fortalecimento da educação salesiana, promovendo inovação, engajamento e excelência em todas as unidades educativas da Rede Salesiana Brasil.

Comunicação da Rede Salesiana Brasil

11/02/2025

Integração e conhecimento em destaque no segundo Giro RSB

A sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília, recebeu o segundo encontro do Giro RSB de 2025, reunindo os colaboradores do escritório nacional para um momento de alinhamento e troca de conhecimentos. A condução dos trabalhos foi realizada pela Ir. Silvia Aparecida, Diretora-Executiva da RSB, pelo Pe. Sérgio Baldin, também Diretor-Executivo, e por Maria Dantas, Coordenadora Executiva da RSB, que explicaram a estrutura do planejamento estratégico da Rede, destacando as suas diretrizes. Contamos também com a presença das consultorias em contabilidade e gestão de pessoas, que falaram um pouco sobre os trabalhos que serão realizados ao longo de 2025.

O encontro, realizado mensalmente, tem como objetivo fortalecer a integração entre os setores, promovendo um ambiente colaborativo e alinhado aos objetivos institucionais. Além de fomentar a troca de experiências, o Giro RSB contribui para a construção de estratégias mais eficientes, garantindo que as iniciativas da Rede estejam em sintonia com sua missão, visão e valores.

Comunicação da RSB

10/02/2025

Um novo documento salesiano sobre Comunicação Social: um guia para habitar o mundo digital

Do Setor para a Comunicação Social da Congregação Salesiana chega um novo documento que oferece diretrizes atualizadas para habitar o mundo digital e o mundo da inteligência artificial de maneira salesiana. Este texto, publicado 14 anos depois do "Sistema Salesiano de Comunicação Social" (SSCS), é o resultado de um trabalho coletivo que envolveu os Delegados para a Comunicação Social, especialistas e consultores.

O documento procura educar os jovens nos novos habitats virtuais, integrando a Comunicação Social à missão salesiana a serviço da Igreja. Ele nasce também da necessidade de responder às transformações culturais e tecnológicas que caracterizam o mundo juvenil e do desejo de atualizar o Sistema Preventivo aos desafios do presente.

UM DOCUMENTO ALINHADO COM A IGREJA - O texto está intimamente ligado aos documentos mais recentes da Igreja sobre o digital, como "Rumo a uma presença plena" e "Antiqua et Nova", abordando a inteligência artificial e as mensagens do Papa Francisco para os Dias Mundiais da Comunicação Social. A Congregação Salesiana está, portanto, empenhada em manter um diálogo constante entre fé, ciência, Evangelho e cultura juvenil. A própria Igreja, depois do Sínodo sobre os jovens, sublinhou a importância de aprofundar a dinâmica do digital, pedindo para "habitar" estes espaços de modo evangélico e promover uma presença autêntica nas "ruas digitais". 

UMA MUDANÇA NECESSÁRIA - Nos últimos 15 anos, a comunicação passou por uma revolução graças ao desenvolvimento da Internet, da mídia social e da tecnologia da informação. Em resposta a isso, o novo documento evolui a partir do SSCS anterior para atender às necessidades atuais.

Durante o Magistério do Papa Bento XVI e do Papa Francisco, a Igreja ampliou sua visão da comunicação, integrando tópicos como ética na Internet (Ética na Internet), sustentabilidade (Laudato Si'), fraternidade (Irmãos Todos) e educação global (Pacto Educacional Global).

O novo texto também responde às demandas que emergiram dos Capítulos Gerais 27 e 28, em particular o chamado para "viver o sacramento salesiano da presença" e a necessidade de inculturar a missão salesiana no habitat digital.

COM FOCO NOS JOVENS E NA CULTURA DIGITAL - A Congregação Salesiana considera a Comunicação Social um aspecto fundamental da missão educativa e pastoral. Este novo documento foi concebido para acompanhar os jovens em seus mundos digitais, ajudando-os a descobrir o sentido da vida, do amor e da responsabilidade, e a construir seu projeto pessoal.

Partindo dos valores do Evangelho e do Sistema Preventivo, o documento incentiva o diálogo com as novas gerações, ouvindo suas necessidades e buscando novas linguagens para educar e evangelizar.

OBJETIVOS DO DOCUMENTO - O novo texto nada mais é que um guia prático para educadores e leigos, conforme a tradição salesiana. Uma ferramenta de formação que responde no estilo salesiano às mudanças socioculturais. Um suporte para a Pastoral Juvenil, integrando comunicação e evangelização.

Além disso, o documento busca fortalecer a identidade carismática salesiana, promovendo a reflexão sobre o uso de tecnologias digitais e inteligência artificial na missão educacional.

A VISÃO SALESIANA DO DIGITAL - O Setor de Comunicação Social trabalhou em rede com delegados, editores, gerentes de mídia social e estações de rádio para produzir este documento. Foi redigido um instrumentum laboris, integrando as propostas desses grupos, mantendo-se fiel à tradição salesiana e aos valores do Magistério da Igreja.

A Congregação Salesiana continua a se esforçar para estar presente no mundo digital como um "próximo amoroso", segundo a visão eclesial do Papa Francisco. O documento incentiva o uso consciente da tecnologia para enfrentar os desafios educacionais e pastorais de nosso tempo.

Esse novo documento é um passo importante para atualizar a comunicação salesiana e torná-la mais eficaz em sua missão educacional. Com um estilo que combina tradição e inovação, ele pretende ser um guia valioso para educadores, leigos e jovens, ajudando-os a viver e testemunhar o Evangelho também nos espaços digitais.

Para acessar e baixar o documento em língua portuguesa, clique no link a seguir PT__Novo_Documento_de_Comunicacao_Social___31_Janeiro_2025.pdf.

Fonte: Agenzia InfoSalesiana - ANS

10/02/2025

Pró-Rede dá início às atividades nas obras sociais da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo

Na última semana, as obras sociais da Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Aparecida, situada em São Paulo - SP, deram início aos trabalhos do Projeto Pró-Rede, uma iniciativa transformadora da Rede Salesiana Brasil (RSB) que busca fortalecer a identidade carismática e a sustentabilidade institucional das obras sociais salesianas em todo o país. O projeto, com atuação desde 2017, chega agora às obras da inspetoria com o objetivo de ressignificar e renovar as práticas educativas e pastorais ainda mais, alinhando-as aos desafios contemporâneos e às demandas dos territórios onde estão inseridas.

A abertura dos trabalhos foi marcada por um encontro, no Centro Inspetorial, onde a Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil, Ir Silvia Aparecida, se reuniu com as lideranças  das obras sociais da inspetoria. Ao falar da importância do projeto, a irmã destacou a importância dessa iniciativa para o fortalecimento da ação social salesiana. “Dentro dos seus objetivos, o Projeto Pró-Rede busca fortalecer e ressignificar a ação social em rede. Tenho certeza de que, neste momento em que as inspetorias das FMA estão avançando no processo de uma nova configuração, este projeto contribuirá para a construção de uma proposta inspetorial para as obras sociais, fortalecendo a presença salesiana no campo da ação social e respondendo às demandas do território”, afirmou.

Sobre a iniciativa - O Pró-Rede adota uma abordagem estratégica e personalizada para a realidade de cada obra social. Por meio de diagnósticos detalhados, o projeto identifica os desafios e necessidades específicas de cada instituição, como a captação de recursos, a rotatividade de equipes e as mudanças nas políticas públicas. Além disso, o projeto busca enfrentar as mazelas sociais que afetam os jovens e famílias atendidos, como violências e traumas profundos, promovendo a formação de equipes preparadas e processos integrados.

Segundo Rosemeire Gomes, Coordenadora Inspetorial da Ação Social, “É com muita alegria e esperança, que a Ação Social da inspetoria acolhe o Pró-Rede com o coração aberto para iniciar um importante processo de ressignificação da ação em nossas diferentes presenças. Seguindo a motivação de nossa inspetora, esperamos ser, a partir deste processo que em breve se inicia, sinal de profecia para a Igreja, para a nossa inspetoria e para a juventude!.”

Em 2025, o Pró-Rede estará presente em diversas obras salesianas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, contando com a atuação de Eduardo Batista, Cinthia Kirchner e outros assessores da RSB, que visitarão as seguintes presenças:

 Guaratinguetá - SP

  • Casa do Puríssimo Coração de Maria
  • Casa Betânia de Guaratinguetá (Casa do Puríssimo Coração de Maria)
  • Centro Maria Rita Perrillier (CEMARI)
  • Obra Salesiana de Apoio Fraterno (OSAF)

São Paulo - SP

  • Centro Comunitário Católico e Obras Sociais Oscar Romero (CCA)
  • Centro Comunitário Católico e Obras Sociais Oscar Romero (CEI Pingo de Gente)

Itapevi - SP

  • Recanto da Cruz Grande

Lins - SP

  • Centro de Estudos do Menor e Integração na Comunidade (CEMIC)

Água Clara - MS

  • Centro Juvenil Nossa Senhora Auxiliadora (CEMIC)

Guarapuava - PR

  • Instituto de Ação Social João Paulo II

Itajaí - SC

  • Associação Pró-Menor Lar Pe. Jacó

Rio Pardo - RS

  • Instituto Medianeira Casa da Criança

Impacto nas Obras Sociais - O Pró-Rede já demonstrou resultados significativos em outras inspetorias, promovendo maior engajamento e protagonismo dos jovens atendidos. Estratégias pedagógicas inovadoras, como metodologias ativas baseadas no método RPI (Reflexão, Proposta e Intervenção), têm sido fundamentais para esse avanço. Além disso, projetos voltados ao estilo de vida, tecnologia e orientação para projetos de vida têm impactado diretamente a trajetória dos jovens.

Comunicação da RSB

09/02/2025

Rede de ensino de Salvador aprova mais de 50 alunos em universidades públicas

Com a divulgação das listas de aprovados no vestibular das principais universidades públicas do país, centenas de estudantes estão experimentando a sensação de surpresa, alívio e dever cumprido. Pelo menos foi assim com Rafael Lima, 19 anos, estudante do Salesiano Dom Bosco Salvador.

“Não sabia se chorava, ria ou gritava de felicidade, foi um alívio enorme e a prova de que meu esforço e dedicação me fizeram conquistar um sonho, a aprovação em um curso que eu desejo e em uma universidade de bastante prestígio. Mesmo sabendo que passei, acho que a ficha só vai cair quando eu botar o pé no campus da universidade”.

O estudante soteropolitano foi aprovado no vestibular da FUVEST para o curso de Sistema de Informação da Universidade de São Paulo (USP), uma das universidades públicas mais renomadas do Brasil.

Ao todo, mais de 50 estudantes dos Salesianos Bahia, que comporta o Salesiano Dom Bosco Salvador e o Salesiano Liceu Salvador, foram aprovados em universidades públicas brasileiras no vestibular 2025, um aumento de cerca de 78% em relação ao ano anterior.

Para a família Svec, por exemplo, a emoção foi tripla. As trigêmeas Isadora, Sophia e Katarina, de 18 anos, foram aprovadas, em diferentes cursos, Direito, Engenharia Mecânica e Arquitetura e Urbanismo, respectivamente, na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“Foi um misto de sentimentos de nos ver conquistando algo tão importante unidas. Sempre estivemos juntas, nascemos juntas, mas somos muito diferentes, cada uma teve sua própria trajetória, mas a união e o apoio mútuo foram fundamentais”, contaram.

A Rede Salesiana, que é referência de ensino há 125 anos em Salvador, incluiu a preparação para o vestibular na proposta pedagógica e ao longo dos três anos de ensino médio, realiza diversas atividades como aulões e simulados.

“Sentimos no Liceu Salesiano um apoio emocional e espiritual: considerando nós alunos de maneira integral. Todos os membros da comunidade, professores, auxiliares, coordenação pastoral sempre tiveram um tratamento humanizado e sensível principalmente aos alunos concluintes cheios de ansiedade e incertezas”, frisaram, juntas, as gêmeas.

De olho no futuro

Passada a surpresa da aprovação, os estudantes agora se preparam para os desafios da universidade, alguns deles em uma nova cidade e longe da família, e da nova profissão. Dentre as áreas de atuação escolhidas, desde as mais tradicionais como Direito e Medicina, este ano chamou a atenção a busca dos estudantes dos Salesianos Bahia por cursos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Para Rafael, que sempre teve afinidade com tecnologia e computação, a escolha pelo curso de Sistema de Informação foi algo natural. “O setor tem alcançado reconhecimento na nossa sociedade. É uma área que tenho muita vontade de explorar faz tempo, sempre me atraiu e acredito que vou me encontrar nela”.

Quem também se prepara para os desafios do setor é Handrick Silveira, 18 anos, outro estudante da Rede Salesiana que conquistou uma das vagas do curso de Sistema de Informação da USP.

“Foi bem inesperado, pois a lista acabou saindo dois dias antes do previsto. Inicialmente, fiquei um pouco triste por não ter sido aprovado na minha primeira opção, que era Ciências de Dados, porém, quando percebi que tinha sido aprovado e conquistado uma vaga na mesma área, fiquei extremamente contente e alegre, e decidi aproveitar meu resultado”.

Para escolher o curso, Handrick focou na grade curricular que abrange uma grande bagagem matemática, estatística e computacional.

E eles não são os únicos. O curso de Sistema de Informação está entre os mais concorridos do vestibular da FUVEST 2025, com nota de corte de 815,50 – notas de corte são a menor pontuação que um candidato alcançou para ser convocado para a matrícula.

O crescimento exponencial do setor nos últimos anos, deixa clara a vocação do Brasil para a tecnologia, mas com um grande desafio a ser superado. Dados do estudo “Demanda de Talentos em TIC e Estratégia ΣTCEM”, publicado pela Brasscom em 2021, apontavam para um déficit anual de 106 mil profissionais das áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Em contrapartida, as perspectivas para os estudantes que decidem seguir carreira nas áreas de TIC são as melhores possíveis. Enquanto a média nacional de salários é de R$ 3.542, a remuneração média do setor de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação fica em quinto no ranking nacional, com R$ 6.266,42, quase 2 vezes superior à média, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Diferentes estratégias, muita dedicação

Para conquistar a vaga na USP, Rafael seguiu uma rotina intensa de estudos, principalmente durante o último ano, mas acredita que toda a jornada desde o início do ensino médio foram determinantes.

“O Salesiano me ajuda na minha formação como ser humano há muito tempo, cheguei em 2014 com 8 anos. Mas falando de ensino médio, as aulas sempre foram de qualidade, muitos materiais disponibilizados, como slides, plataformas de estudos com muito conteúdo e um acervo de livros tanto físico, na biblioteca, quanto online, que utilizei para o vestibular. Além disso, tive aulas específicas para as provas que fiz para a aprovação, um suporte essencial”.

A escolha de Rafael pelo curso e qual universidade aconteceu apenas três meses antes do vestibular da FUVEST, o que aumentou o tamanho do desafio. “Foi necessária muita determinação. Meu foco nos estudos foram os simulados, exercícios e provas antigas para testar o conhecimento. Por fim, me distanciei completamente das redes sociais durante essa etapa, pois percebi que tiravam o meu foco. Esse afastamento foi muito importante para mim. Busquei outras maneiras de se entreter, como músicas, séries, filmes e livros”.

Diferente de Rafael, Handrick se decidiu pelo vestibular da FUVEST desde o segundo ano do ensino médio e ao longo do processo foram aproximadamente três mil questões respondidas, a partir de um cursinho online, livros e questões na internet. O que não significa que o caminho foi fácil.

“O medo, certamente, foi o meu maior desafio. A vontade de desistir às vezes nos pega de surpresa, e nunca é fácil lidar com ela inicialmente. Porém, aprendi a diferença entre desistir e descansar, e então comecei a relaxar mais durante os momentos mais estressantes, fazendo esporte, saindo, ou simplesmente não estudando. Isso fez muita diferença. Os professores do Liceu Salesiano do Salvador também me ajudaram muito no processo de aprendizagem, e certamente tiveram um papel fundamental na minha trajetória”.

Para as irmãs, independente se nos momentos de estudos a sós ou juntas, o apoio mútuo foi fundamental para garantir assertividade e firmeza na obtenção de resultados.

“Mais do que estudar e depois se embaralhar nas perguntas por distração ou mesmo insegurança, o mais importante é aplicar bem o que você aprendeu e saber que o que está sendo cobrado de você não é novidade. Porque, muitas vezes, esse é o detalhe que muda tudo no final”, concluiu Isadora.

Leia a matéria na integra 

Fonte: Salesianos Salvador e divulgação G1 Bahia

06/02/2025

Imersão na abordagem educativa de Reggio Emilia: Renovando práticas e inspirando o futuro

Intercâmbio pedagógico impulsiona a formação continuada e a transformação pedagógica nas escolas salesianas

Entre os dias 20 e 24 de janeiro, educadoras que atuam no Instituto Laura Vicuña, localizado em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, participaram de uma imersão na abordagem educativa para a infância, no norte da Itália. A iniciativa, que proporcionou uma experiência transformadora para as participantes, foi organizada pela coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Caroline Cardoso. O grupo de 16 educadoras contou, também, com a participação especial da Ir. Lúcia Jacinta Finassi, ex-coordenadora do Comitê Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil (RSB). 

Durante a jornada, as educadoras visitaram espaços dedicados ao cuidado e à educação de crianças em cidades históricas como Correggio, Pistoia, Bolonha, Reggio Emilia e Milão. “O grupo estava determinado a alcançar o objetivo. A curiosidade por viver esta experiência foi alimentada durante algum tempo na escola, por meio das ações de formação continuada. Viemos construindo inovações em nossa prática e sabíamos o quanto essa imersão poderia nos impulsionar a qualificar ainda mais o trabalho junto às crianças”, afirmou a coordenadora Caroline Cardoso.

Durante as visitas, as educadoras tiveram a oportunidade de observar a documentação pedagógica que registra os percursos vividos pelas crianças, a organização dos espaços e a forma como promovem encontros, relações e brincadeiras, e a seleção cuidadosa de materiais que potencializam o pensamento e a criatividade de adultos e crianças. A imersão na história e na cultura da abordagem educativa de Reggio Emilia, que teve Lóris Malaguzzi (1920-1994) como precursor, foi um momento de profunda reflexão e aprendizado.

Ir. Lúcia Jacinta Finassi ressaltou a importância da experiência: “Visitar escolas de Educação Infantil destas 5 cidades italianas nos ajudou a compreender os princípios e fundamentos que sustentam uma proposta pedagógica de qualidade. Observamos crianças em seus ambientes educativos, conversamos com professoras, pedagogistas, admiramos e nos inspiramos, trouxemos na bagagem não receitas prontas, mas, diferentes interpretações e vivências dos direitos da infância, da importância dos ambientes, da organização pedagógica, dos tempos, espaços e materiais, do trabalho colaborativo e do diálogo constante com o território”.

A jornada foi enriquecida pelas mediações da doutora em Educação Sariane Pecoits e da professora Cilene Tinelli, que além de traduzirem os diálogos, compartilharam seus conhecimentos e vivências como cidadãs italianas. O grupo de educadoras já se dedica há algum tempo ao estudo das pedagogias participativas e tem promovido diversas inovações no Instituto Laura Vicuña. Participar deste intercâmbio foi uma oportunidade única para aprofundar os conhecimentos sobre a abordagem de Reggio Emilia, com a qual o grupo já está familiarizado, especialmente na Educação Infantil.

Glória Boaventura, professora da Educação Infantil, refletiu sobre a experiência: “Lóris Malaguzzi defendia que devemos reconhecer e valorizar as diversas expressões das crianças. Acreditamos estar no caminho certo, com práticas que ainda iremos incluir em nossas trajetórias, potencializando o ensino e a aprendizagem por meio da escuta, do diálogo, das ideias e das descobertas que partem das crianças.”

Há dois anos, o Instituto Laura Vicuña incorporou ao seu corpo docente uma professora atelierista (profissional da área das artes especializada em estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos), Júlia Tolla, que acompanha, escuta e impulsiona, junto às professoras, as pesquisas das crianças. “Foi enriquecedor participar dessa imersão e conhecer de perto uma abordagem que coloca as crianças como protagonistas. Poder aprofundar os conceitos e teorias de forma prática fez com que eu ressignificasse a forma como vejo e vivo a educação. Foi um privilégio estar cercada de pessoas que acreditam nas infâncias e se dedicam a construir uma educação de qualidade”, afirmou Júlia.

A diretora da escola, Adriana Arcerito, apoiou e reconheceu o esforço das educadoras desde o início. “Nesta multiplicidade do mundo em que vivemos, é importante pensarmos na forma como as crianças se expressam – ética, relacional e cognitivamente –, pois tudo isso contribui para um mundo melhor, que começa hoje, com nossas crianças e jovens.” Ela desejou sucesso às educadoras e reforçou: “Vocês lutaram muito e são merecedoras desse reconhecimento.”

As educadoras encerraram essa jornada inspiradas pela força e dedicação desse grupo, que se tornou referência para outros educadores do Brasil Salesiano. Como afirma um dos folders recebidos da Área Bambini de Pistoia: “O bem-estar nasce do estar juntos!”. A Rede Salesiana Brasil acredita que, ao compartilhar e construir coletivamente, ultrapassamos fronteiras e alcançamos novos horizontes, este grupo se propôs a compartilhar, aprofundar seus estudos e inovar em suas práticas pedagógicas. 

Sobre a abordagem educativa de Reggio Emilia - Esta abordagem traz um olhar cuidadoso e respeitoso para a educação da infância, centrada na criança como protagonista ativa do seu próprio aprendizado. Essa abordagem valoriza o ambiente escolar como um "terceiro educador", em que espaços bem organizados e esteticamente estimulantes são fundamentais para inspirar a criatividade e a investigação. Por meio da observação atenta, da documentação dos processos de aprendizagem e da promoção do diálogo, a metodologia fomenta a construção coletiva do conhecimento e integra as diversas linguagens expressivas. Além disso, a participação ativa das famílias é vista como essencial para fortalecer os vínculos entre escola e comunidade, contribuindo para o desenvolvimento de uma aprendizagem rica, colaborativa e significativa, que prepara as crianças para a vida em sociedade com autonomia e sensibilidade.

Ao analisar a abordagem educativa de Reggio Emilia sob o olhar salesiano, percebe-se uma afinidade na valorização do protagonismo do educando, na criação de ambientes educativos ricos e na promoção de uma aprendizagem colaborativa e significativa. Essa integração potencializa práticas educativas que respeitam e promovem o desenvolvimento integral da criança e do jovem.

Comunicação da RSB

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil