17/04/2025

Oficina de Música encanta crianças e adolescentes no Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio

Oficina de Música encanta crianças e adolescentes no Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio

Toda segunda e quarta-feira, o Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio, em Pará de Minas, se transforma em um espaço de sons, descobertas e muita criatividade com a realização da oficina de música. Voltada para crianças e adolescentes atendidos pelo Patronato, a atividade tem como objetivo despertar a sensibilidade musical dos participantes, promover o trabalho em equipe e favorecer o desenvolvimento da escuta, da coordenação e da expressão artística — tudo isso sob a luz da pedagogia salesiana, que une razão, religião e amor.

Durante as aulas, os educandos vivenciam um percurso que vai desde a introdução ao som e ao ritmo, passando pela criação de ritmos com instrumentos e com o próprio corpo, até a descoberta e identificação dos timbres de diferentes instrumentos musicais como tambor, flauta e violão. Recentemente, os encontros passaram a explorar também o universo das notas musicais, utilizando músicas infantis como recurso para fixação, incluindo canções como Trenzinho e Rouxinol, que possibilitam trabalhar de forma lúdica as notas Si e Lá. Cada aula é pensada para favorecer o protagonismo das crianças e adolescentes, incentivando-os a experimentar, escutar e se expressar por meio da música.

Mais do que uma simples atividade, a oficina de música é vivida como um verdadeiro oratório moderno, onde o afeto, a alegria e o cuidado estão sempre presentes. Inspirados no sonho de Dom Bosco e na ternura de Madre Mazzarello, os educadores salesianos do Centro Juvenil seguem acreditando que a música, assim como o amor educativo, é uma poderosa linguagem para tocar o coração dos jovens e ajudá-los a crescer como bons cristãos e honestos cidadãos.

Elaborada por Maria Clara Brito Santana - Inspetoria São João Bosco

Mais Recentes

Rede Salesiana Brasil promove capacitação sobre captação de recursos em Corumbá

Colaboradores participam de formação da Rede Salesiana Nos dias 27 e 28 de maio, Sandra Sahd visitou a Cidade Dom Bosco, em Corumbá, para conduzir uma capacitação voltada à captação de recursos. A ação integra o projeto Capta Ação, da Rede Salesiana Brasil. Todos os colaboradores participaram da formação, que promoveu trocas de experiências e apresentou ferramentas para fortalecer ações sociais. A capacitação seguiu os princípios da missão salesiana e buscou ampliar o impacto dos projetos desenvolvidos com base nos valores de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Visitas aproximam teoria e prática Durante a visita, Sandra conheceu o Programa Adolescente Aprendiz e acompanhou o trabalho das empresas parceiras que recebem os jovens atendidos. Ela também visitou o antigo Teatro Dom Bosco, onde discutiu propostas para revitalizar o espaço e ampliar o acesso à arte e à cultura na comunidade. As visitas permitiram que Sandra observasse o impacto direto das ações sociais desenvolvidas pela instituição em diferentes contextos. Acompanhamento reforça compromisso com os adolescentes A técnica enviada pela RSB encerrou a visita acompanhando os programas e atividades dos adolescentes atendidos pela Cidade Dom Bosco. Ela presenciou os resultados das ações socioeducativas e dialogou com os envolvidos nas frentes de atendimento e formação. A presença dela reafirmou o compromisso da Rede Salesiana com a juventude e com a transformação social por meio da educação e da inclusão. Por  Euclides Fernandes

Rede Salesiana Brasil participa do 13º Congresso GIFE, em Fortaleza

Evento reúne especialistas para repensar a filantropia e o investimento social privado no Brasil De 7 a 9 de maio, a cidade de Fortaleza (CE) é sede do 13º Congresso GIFE, um dos mais importantes encontros sobre filantropia e investimento social privado (ISP) no país. O evento reúne organizações, lideranças e especialistas para refletir sobre os caminhos do setor na promoção de uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável. A Rede Salesiana Brasil (RSB) marca presença nesse espaço de diálogo e construção coletiva, representada por Ir. Silvia Aparecida da Silva, Diretora Executiva da RSB, e por Sandra Sahd, Gestora de Projetos de Captação de Recursos. Ao falar sobre a importância da representação da RSB no evento, Ir. Silvia Aparecida disse que “é fundamental que estejamos nesses espaços de escuta e influência, contribuindo com a força da nossa missão educativa para a transformação social.” Sandra Sahd, por sua vez, nos explicou que “participar do Congresso GIFE é uma oportunidade de aprender com outras iniciativas e fortalecer a cultura da captação como meio de garantir a sustentabilidade e o impacto das nossas obras sociais.” Sob o tema "Quem decide o futuro do investimento social privado e da filantropia?", o Congresso GIFE propõe um debate essencial: quem acessa recursos, define prioridades e constrói soluções? Para os organizadores, é preciso avançar além do repasse de verbas, promovendo a desconcentração de poder, conhecimento e riquezas, e ampliando o protagonismo das organizações da sociedade civil. Durante os três dias de programação, os participantes discutem formas de fortalecer as OSCs, ampliar o apoio às suas ações, garantir equidade de gênero e raça, além de incentivar soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável e democrático. Temas diretamente conectados com a missão da RSB, que acredita na educação evangelizadora e transformadora como instrumento de justiça social. A presença da RSB no Congresso reforça seu compromisso com a construção de redes e parcerias que potencializam o impacto social, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e aos valores do carisma salesiano. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Gestora de Captação de Recursos da RSB participa do FIFE 2025 e afirma: “Sem gestão, não há captação”

Presença da Rede Salesiana Brasil reforça o compromisso da instituição com a excelência na gestão e sustentabilidade do Terceiro Setor A Rede Salesiana Brasil (RSB) reafirmou seu protagonismo no Terceiro Setor durante o Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE 2025), realizado em Curitiba (PR), entre os dias 08 e 11 de abril. Representando a instituição, a gestora de Captação de Recursos, Sandra Sahd, participou de atividades formativas e de articulação estratégica com especialistas de todo o Brasil e da América Latina. Em sua participação, Sandra foi enfática ao ressaltar a importância da governança nas organizações sociais: “Sem gestão, não há captação. A sustentabilidade financeira começa com uma gestão comprometida, ética e eficiente. É ela quem sustenta os projetos, atrai parcerias e transforma intenções em impacto real.” O FIFE é reconhecido como o maior e mais respeitado evento de gestão para o Terceiro Setor no país. Promovido pela Rede Filantropia, o encontro chega à sua  décima segunda edição em 2025, reunindo profissionais das áreas de captação, comunicação, contabilidade, legislação, inovação social, entre outras. A participação da RSB neste espaço reforça seu compromisso com a excelência institucional e com a profissionalização das práticas que garantem a continuidade e o fortalecimento de sua missão educativa, evangelizadora e social. A RSB atua em mais de 100 obras sociais em todo o Brasil, oferecendo desenvolvimento integral e melhores oportunidades de cidadania e dignidade para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, exclusão e violência. ​  Além disso, desde 2019, a RSB arrecadou mais de R$ 1 milhão por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, beneficiando aproximadamente 3.000 pessoas diretamente em projetos culturais e sociais. ​  A Rede Salesiana Brasil é referência nacional pela seriedade e impacto de suas ações, promovendo o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias em todas as regiões do país.  

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil