19/11/2024

Primeiro colégio salesiano do Brasil lança memorial online e celebra 141 anos de história

O Colégio Salesiano Santa Rosa, o primeiro colégio salesiano do Brasil, lança um memorial online para celebrar seus 141 anos de presença transformadora em Niterói (RJ). A plataforma reúne registros históricos marcantes, como a chegada dos Salesianos nas Américas, a construção da Basílica e do Monumento de Nossa Senhora Auxiliadora, e eventos como o acidente da Barca Sétima (acidente que ocorreu em 1915, em que uma embarcação que transportava alunos e professores da escola, colidiu com uma pedra, resultando na morte de 27 estudantes e um professor).  

Nomeado em homenagem ao querido Padre Josué Francisco da Natividade (Pe. Joso), que dedicou sua vida à preservação da história da instituição, o memorial também traz fotos de turmas desde 1923, festivais culturais, a rica tradição esportiva e a trajetória da Banda Colegial mais antiga do Brasil.  

Aberto ao público, o memorial será atualizado periodicamente, proporcionando a alunos, ex-alunos e à comunidade escolar um mergulho na história desse colégio pioneiro da educação salesiana no país.  

Descubra mais sobre essa história inspiradora: Acesse o memorial aqui.

18/11/2024

Colégio Salesiano Dom Bosco representará o Amazonas na RoboCup 2025  

Projetos premiados na Mostra Nacional de Robótica levam inovação e impacto social ao cenário mundial

A equipe de robótica do Colégio Salesiano Dom Bosco, de Manaus, conquistou um marco extraordinário ao ser premiada na Mostra Nacional de Robótica 2024 (MNR), realizada entre 11 e 17 de novembro, em Goiânia. Os projetos que se destacaram pela inovação e impacto social, foram desenvolvidos por alunos do Ensino Fundamental e Médio da instituição. 

Os alunos André Luís Sena, do 5º ano, que representou o projeto “Mão Biônica” e Ygor Costa, Caio Gurgel, Luiz Coelho e Clara Tereza, do Ensino Médio, que assinaram o projeto “Cidade Inteligente”, receberam menção honrosa, reforçando a relevância da educação tecnológica no cenário escolar. Eles garantiram a participação da equipe na RoboCup 2025, maior competição internacional de robótica e inteligência artificial.  

Além disso, o projeto “Cidade Inteligente” já havia conquistado reconhecimento ao vencer o Amazon Stem Adventure, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Samsung, destacando-se como uma solução inovadora para os desafios urbanos.  

Para a professora Joana Ramos, que lidera a equipe, a notícia do mundial foi emocionante. “Os meninos ficaram muito felizes e ansiosos. Foi um momento de muita alegria para todos nós, para as famílias presentes no evento em Goiânia e para os pais que estavam em Manaus aguardando o resultado”, afirmou.  

A robótica, segundo a professora, vai além do ambiente educacional. “Prepara os alunos para resolução de problemas, trabalho em equipe, liderança, pesquisa e resiliência. Ela utiliza a linguagem do século XXI, preparando-os para profissões do futuro que envolvem tecnologia e inteligência artificial”, destacou.  

Envolvimento da Comunidade Escolar  - O sucesso da equipe também reflete o apoio da comunidade escolar. Educadores de diversas disciplinas integram conceitos de robótica às aulas, enquanto a escola oferece espaços culturais e científicos para exibição dos projetos, inspirando outros estudantes. Pais e responsáveis também são convidados a prestigiar apresentações e competições, criando um ambiente de incentivo e celebração das conquistas.  

Parceria com a Robô Ciência - Desde 2018, o Colégio Dom Bosco conta com a parceria da empresa Robô Ciência, que aplica a metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) do maternal ao Ensino Médio. Esse método está alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e integra tecnologias a práticas pedagógicas, incentivando a participação dos alunos em competições como olimpíadas de robótica, astronomia e programação.  

Sobre a RoboCup 2025 - A RoboCup, considerada a “Copa do Mundo da Robótica”, será realizada entre os dias 15 e 21 de julho de 2025, no Centro de Convenções de Salvador, Bahia. O evento reúne mais de 200 equipes de todo o mundo para competições de alto nível, promovendo a aplicação prática da robótica em desafios do cotidiano, como futebol de robôs e tarefas domésticas automatizadas. Além das competições, o evento é um espaço de troca de conhecimentos com congressos científicos e debates sobre inteligência artificial.  

A participação do Colégio Salesiano Dom Bosco reflete o compromisso da educação salesiana em formar alunos preparados para os desafios do futuro, destacando o talento e a criatividade dos jovens amazonenses no cenário mundial.  

Para mais informações sobre a RoboCup 2025, acesse o site oficial da CBR.
 
Angélica Novais da Comunicação da RSB.
 
14/11/2024

Iniciativa de instituto salesiano promove aprendizado e valorização da música como ferramenta de crescimento pessoal e educacional

Jovens músicos do Colégio Castelo emocionam público no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi cenário de uma experiência emocionante para os jovens músicos da Orquestra do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, de Macaé (RJ). Com 51 violinistas sob a regência dos professores Hélio Junior e Priscila Sousa, os estudantes apresentaram-se ao lado dos renomados “Os Pequenos Mozart” e de músicos de sete outras instituições, em um evento que reforçou o papel da música na formação integral.

Para Priscila, regente da orquestra, “estar com alunos em níveis muito mais avançados proporciona uma troca de saberes inestimável. Durante o ensaio, a postura e o comprometimento das crianças se transformaram completamente,” destacou. O concerto foi resultado de uma preparação intensa, onde a técnica e o comprometimento foram trabalhados sob a orientação da professora Sheila Yatsugafu, baseada na Metodologia Suzuki. Essa metodologia, criada pelo educador Shinichi Suzuki, enfatiza o aprendizado musical de forma semelhante à aquisição da língua materna, promovendo valores como disciplina e sensibilidade musical em um ambiente de incentivo.

Esse encontro cultural, idealizado por Suray Soren, violinista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, reuniu mais de 200 músicos e 500 violinos de jovens de todo o país. Para alunos como Valentina da Silva dos Santos, tocar no Theatro Municipal foi um momento inesquecível. “Foi muito especial! Minha família estava lá e ficou emocionada,” compartilhou. O evento não apenas fortaleceu o talento dos jovens músicos, mas também reafirmou o compromisso da Rede Salesiana com a educação cultural e o desenvolvimento humano.

No final da apresentação, o Theatro Municipal foi tomado por uma calorosa salva de aplausos, marcando uma noite repleta de emoção e aprendizado para os jovens músicos. Essa experiência reforçou o papel da música como uma poderosa ferramenta de transformação e união. Cada nota tocada e cada gesto expressaram a essência da missão salesiana: formar jovens integrados, com habilidades que vão além do acadêmico, desenvolvendo neles valores e propósito. Essa apresentação é um testemunho do compromisso salesiano com a educação que transforma vidas.

Angélica Novais, da Comunicação da RSB com contribuições do Boletim Salesiano.

A 18ª edição do campeonato mundial escolar Gymnasiade 2024, aconteceu no Bahrein, de 23 a 31 de outubro
A 18ª edição do campeonato mundial escolar Gymnasiade 2024, aconteceu no Bahrein, de 23 a 31 de outubro
13/11/2024

Aluno do Salesiano de Aracaju campeão mundial de Karatê

Em seu segundo ano consecutivo participando do Gymnasiade, o aluno-atleta do Salesiano Aracaju, João Paulo Amaral, conquistou o título de campeão mundial escolar de karatê, na categoria (-65 kg). A disputa pelo ouro foi contra um carateca da China, que foi superado pelo aluno do Salesiano.

O Mundial Escolar Gymnasiade 2024 foi realizado no Bahrein, de 23 a 31 de outubro. De acordo com a organização do evento, participaram mais de 6 mil alunos-atletas de 71 países, que disputaram medalhas em 26 modalidades. Em 2023, João Paulo foi o vice-campeão de karatê no Gymnasiade, realizado no Rio de Janeiro.

Para o aluno da 2ª série do Ensino Médio, João Paulo Amaral, o título inédito foi conquistado com muito esforço, disciplina, dedicação e treinamentos intensos. “Volto para casa com mais uma bagagem cheia de histórias, um sorriso no rosto e a sensação de dever cumprido. Junto a todas as emoções, levo comigo do Gymnasiade Mundial a medalha de ouro. Foi uma jornada incrível, repleta de desafios, dedicação e esforço. Mas tenho certeza de que valeu cada segundo! Estou honrado em representar minha escola, minha academia, meu estado e o meu país no palco internacional”, expressou o carateca João Paulo Amaral.

O sensei Leonardo Vieira acompanha a jornada do campeão João Paulo há muito tempo. “Recebi a notícia do título mundial escolar de João Paulo com muita alegria. Inclusive, ele é o segundo atleta de Sergipe a ser campeão do Gymnasiade no karatê. Trabalhamos pesado durante todo o ano para os grandes campeonatos. Estou orgulhoso porque ele treinou intensamente no colégio e no clube”, afirmou.

A Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) convocou 240 alunos-atletas para representar o país no Gymnasiade Bahrein 2024. A delegação nacional fez uma campanha histórica e conquistou 163 pódios: 52 ouros, 61 pratas e 50 bronzes, totalizando 163 medalhas. Com esse resultado, o Brasil ficou em 1º lugar no quadro de medalhas da maior competição escolar do mundo e se consolidou como uma potência do esporte estudantil, revelando que tem muitas estrelas promissoras para as grandes competições.

O Esporte Escolar Brasileiro
O sergipano Antônio Hora Filho assumiu a presidência da Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF, na sigla em inglês) durante sua passagem pelo Bahrein. Este é um marco histórico para o desporto escolar mundial, pois é a primeira vez que um brasileiro ocupa o mais alto cargo na organização. Ex-aluno Salesiano, Antônio Hora Filho discursou pela primeira vez como Presidente em Exercício da Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF).

Aluno do Salesiano de Aracaju

Fonte: Salesianos de Aracajú

Imagem retirada do site da Edebê
12/11/2024

Uma missão de amor e liderança: Homenagem aos nossos queridos diretores salesianos

Celebramos os diretores que, com liderança e fé, inspiram jovens a serem bons cristãos e honestos cidadãos

 

Hoje, 12 de novembro, celebramos o Dia do Diretor Escolar e rendemos uma homenagem especial aos diretores da Rede Salesiana Brasil, que, com o coração de educadores e a visão de líderes, conduzem nossas escolas com amor, compromisso e dedicação. Ser diretor Salesiano é mais do que gerir uma instituição; é seguir o legado de Dom Bosco, formando “bons cristãos e honestos cidadãos” por meio de uma educação que acolhe, evangeliza e transforma vidas.

Em cada escola da rede, o diretor é o pilar que sustenta e orienta a comunidade. É ele quem enfrenta os desafios diários, equilibrando questões pedagógicas, administrativas e pastorais, sempre atento às necessidades de cada estudante e de cada educador. Com uma presença próxima e afetiva, os diretores salesianos promovem um ambiente onde a bondade, a fé e a esperança florescem, tornando a escola um verdadeiro lar para todos.

Na Rede Salesiana Brasil, o diretor muitas vezes é, também, um líder espiritual, que orienta e encoraja os jovens a caminhar com valores sólidos e a acreditar em um futuro melhor. Ele conduz a comunidade educativa no espírito de Dom Bosco e Madre Mazzarello, buscando educar para a vida e para o amor ao próximo. Com alegria, acolhimento e dedicação, esses diretores tornam a escola um lugar de encontro, aprendizado e fé, onde cada estudante é incentivado a descobrir e realizar o seu projeto de vida.

Neste dia especial, expressamos nossa profunda gratidão aos diretores da Rede Salesiana de Educação. Que Deus abençoe o caminho de cada um, renovando suas forças e inspirando sempre novas formas de educar e servir. Com carinho e admiração, celebramos vocês, diretores salesianos, que são, a cada dia, guias e faróis para nossos jovens!

Angélica Novais, da Comunicação da RSB

Imagem retirada do site da Edebê
07/11/2024

Educação Transformadora: Rede Salesiana, Edebê e Trieduc Juntas para Garantir o Sucesso dos Alunos

A Editora da Rede Salesiana Brasil (Edebê) estabeleceu uma parceria estratégica com a TRIEduc Inteligência Educacional, empresa especialista em soluções tecnológicas de avaliação educacional, para oferecer uma plataforma de avaliação adaptativa voltada aos estudantes do Ensino Médio das escolas salesianas que utilizam o kit didático da Edebê.

O Instituto Maria Auxiliadora, unidade de ensino da Rede Salesiana Brasil em Santa Catarina (SC), já utiliza a plataforma e recentemente realizou um simulado com os alunos do Ensino Médio. Entre os participantes, 15 alunos foram destacados por seu desempenho de excelência, figurando como os TOP 5 de cada série. Entre eles, o aluno Arthur Ouriques Demarchi conquistou destaque ao alcançar a 12ª colocação entre todos os estudantes da primeira série da Rede Salesiana Brasil.

A parceria entre a Rede Salesiana Brasil, a Edebê e a Trieduc representa mais do que uma união de forças; ela é uma verdadeira aliança em prol da educação de qualidade, do desenvolvimento integral e do futuro dos nossos alunos. Essa conexão estratégica não só fortalece nossas práticas pedagógicas, mas também potencializa os resultados dos estudantes, proporcionando-lhes as melhores ferramentas e recursos para que cada um possa trilhar um caminho de sucesso. Com cada conquista de nossos alunos, reafirmamos a importância desta união que transcende o âmbito profissional e se torna um compromisso genuíno com o aprendizado e o crescimento de cada jovem. Juntos, continuaremos a transformar vidas e a construir um futuro repleto de possibilidades.

TRIEduc - A TRIEduc, fundada em 2015, é reconhecida pelo desenvolvimento de métodos sofisticados de análise de dados educacionais, que auxiliam instituições de ensino a monitorar o progresso de aprendizagem e a tomar decisões informadas para aprimorar o processo educacional. A empresa utiliza parâmetros das Matrizes de Referência do SAEB e do Enem, além de conteúdos recorrentes dos principais vestibulares do país, para elaborar avaliações que identifiquem o nível de conhecimento dos alunos e apontem áreas que precisam de reforço. As avaliações são elaboradas para serem específicas de cada série e medirem a aprendizagem nas áreas já trabalhadas em sala de aula.

Entre os recursos oferecidos pela plataforma estão simulados para o Enem e vestibulares paulistas (como Fuvest, Unesp e Unicamp), que incluem questões inéditas elaboradas com base em competências e habilidades mais frequentemente exigidas nessas provas.

05/11/2024

Projeto de Colégio Salesiano que enfatiza a importância da preservação do Bioma no Sertão de Pernambuco foi pauta no Jornal Hoje

Em uma matéria exibida no Jornal Hoje, foi destacado um importante projeto educacional, do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Petrolina - PE, que faz parte da Rede Salesiana Brasil. O projeto visa sensibilizar as novas gerações sobre os desafios ambientais que a região enfrenta, especialmente com relação aos longos períodos de seca que têm afetado a vazão do rio ao longo das últimas três décadas e a relevância da preservação do bioma local. A principal preocupação são os impactos das mudanças climáticas sobre o Rio São Francisco, um dos maiores rios do Brasil.

A reportagem apontou que, nos últimos 30 anos, a vazão do Rio São Francisco diminuiu significativamente devido à sequência de secas severas e à falta de políticas públicas eficazes para mitigar os efeitos da escassez de água. A diminuição do fluxo de água não apenas afeta a fauna e flora locais, mas também compromete a vida das comunidades ribeirinhas, que dependem do rio para abastecimento de água, pesca e agricultura.

O projeto educacional tem como objetivo principal envolver os estudantes no processo de conscientização ambiental, fazendo com que compreendam a importância da preservação da água e do bioma do Sertão para o futuro da região. Através de palestras, atividades práticas e visitas ao campo, os alunos são estimulados a pensar sobre soluções sustentáveis que possam contribuir para a recuperação e preservação do meio ambiente, ajudando a garantir a qualidade de vida das futuras gerações.

O projeto também ressalta a importância de ações coletivas em prol da gestão responsável dos recursos hídricos e da preservação da biodiversidade local, elementos essenciais para a resiliência das comunidades sertanejas diante dos desafios climáticos. A educação ambiental, como demonstrado na reportagem, é vista como uma ferramenta poderosa para a mudança de mentalidade e o fortalecimento do compromisso das escolas Salesianas com o meio ambiente.

Em um cenário em que a preservação do Rio São Francisco e de outros recursos naturais torna-se cada vez mais urgente, a conscientização dos estudantes sobre a importância de proteger o bioma do Sertão de Pernambuco é uma ação fundamental para garantir a sustentabilidade ambiental e o bem-estar das futuras gerações.

Alunos reunidos em projeto

Escrito por Angélica Novais - Comunicação da Rede Salesiana Brasil

31/10/2024

Chega ao fim a Jornada Formativa da Coleção ROTAS E PASSAPORTE

Nesta quinta-feira (31/10), encerrou-se a Jornada Formativa das Coleções ROTAS e PASSAPORTE. O evento, realizado de 28 a 31 de outubro em Aparecida (SP), foi uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com sua editora, a Edebê Brasil. O principal objetivo foi contribuir para a qualificação das Coordenações Pedagógicas nos processos de formação continuada dos professores, com foco em uma educação centrada nos estudantes, e aprimorar o uso dos materiais didáticos das Coleções ROTAS e PASSAPORTE, aprimorando as práticas pedagógicas.

A manhã que finalizou as atividades da Jornada começou com a apresentação de Lauri Cericato, Diretor de Produtos e Serviços da Edebê, que trouxe projeções sobre os materiais didáticos para o Ensino Médio: “Temos um currículo que não apenas garante excelência acadêmica, mas também promove a formação integral do ser humano, preparando nossos alunos para a vida.”

Na segunda parte da manhã, as atividades foram coordenadas por Maria Leoneide, Assessora Pedagógica da RSB, e Anderson Leal, Gestor Educacional da RSB. A dinâmica utilizou uma metodologia ativa chamada “Aquário”, que promove uma conversa em grupo, plural e democrática, na qual as pessoas se dispõem de forma concêntrica que possibilita uma relação dialógica qualificada pelo equilíbrio entre o falar e o escutar. A temática “Delineando Rotas para a Formação Continuada dos Professores” teve como propósito ser o mote para uma reflexão acerca das possibilidades de ações para superar os desafios dos coordenadores em sua função de formador docente, apresentados, anteriormente, por meio de uma consulta às escolas. A síntese do debate foi registrada em uma atividade prática, com a aplicação da estratégia “3 em 1” (três palavras em 1 minuto), que será convertida em um documento com todas as ideias e sugestões sistematizadas, o qual servirá de referência para desdobramentos práticos em nossas unidades educativas.

“Esse momento de formação é uma pausa necessária para as Coordenações Pedagógicas refletirem sobre o trabalho realizado nas nossas escolas, compreendendo as diferentes realidades e, principalmente, identificando as necessidades dos professores que atuam diretamente com nossos jovens e crianças. É por isso que a escola está em constante movimento e formação, visando sempre uma educação humano-cristã, que educa evangelizando e evangeliza educando, para todos os nossos jovens, professores e a comunidades educativas das nossas escolas”, destacou Karina Souza Silva Santos, do Instituto São José, em São José dos Campos, São Paulo.

Os participantes tiveram oportunidade de compartilhar suas experiências e discutir os desafios enfrentados pelas Coordenações Pedagógicas no dia a dia escolar, bem como os temas abordados na Jornada. Ao final, foram estabelecidos compromissos para intensificar a formação continuada dos professores em relação ao currículo da RSB, à educação socioemocional, à neurociência da aprendizagem e outros temas relevantes.

O encerramento, realizado no Centro de Eventos Pe. Victor Coelho, contou com a presença dos Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil, Ir. Sílvia Aparecida e Pe. Sérgio Badini.

Depoimentos dos participantes da Jornada Formativa ROTAS e PASSAPORTE:

“Foi uma experiência maravilhosa, cheia de aprendizado, que com certeza fará toda a diferença em 2025”, comentou Ana Carolina, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Ponte Nova - MG.

“O evento trouxe muitas trocas que contribuíram para nosso trabalho, especialmente o diálogo entre coordenadores, que evidenciou a importância da proximidade e da troca de experiências. Essa proposta de apresentar os materiais, tanto o Rotas quanto o do ensino médio, enriquecerá ainda mais nossa prática escolar”, ressaltou Viviane Chitarra Bispo Pereira, Coordenadora do Fundamental II e Médio, do Instituto Auxiliadora, em São João del Rei - MG.

“Estou feliz por participar deste evento. Acredito que voltaremos para casa com uma bagagem enriquecida, especialmente pela parte sobre neurociência, um tema que a escola precisa explorar mais profundamente. Foi um encontro muito válido, e as trocas realizadas foram muito significativas”, destacou Zuleide Minatti, do Colégio Salesiano Dom Bosco, em Rio do Sul, Santa Catarina.

“O evento trouxe enriquecimento para todos nós. Essa partilha sempre engrandece e nos ajuda no trabalho e planejamento para o ano letivo. A Rede Salesiana está de parabéns pelo evento”, declarou Juliano, Coordenador do Ensino Médio do Colégio Dom Bosco de Piracicaba, Unidade Cidade Alta.

“A principal expectativa para as próximas ações é dar continuidade ao que foi iniciado aqui. Estamos saindo com uma formação de coordenação mais robusta, focada na neurociência e no processo de ensino-aprendizagem individual dos estudantes. Recebemos muitas orientações sobre o currículo da Rede Salesiana e como aplicá-lo integralmente nas ações e projetos interdisciplinares. Saímos daqui com a certeza de que podemos fazer mais pela educação, investindo na formação dos educadores, o que, consequentemente, beneficiará o protagonismo dos estudantes e garantirá a formação de bons cristãos e cidadãos honestos”, afirmou Amauri Cunha, coordenador pedagógico do Colégio Dom Bosco Leste, em Manaus - AM.

“Este evento é uma oportunidade ímpar, onde pude aprender e levarei boas práticas para minha escola. Ao retornar a Fortaleza, mobilizarei meus professores para implementar novas práticas e metodologias ativas, colocando em prática tudo o que aprendi aqui. Saio com energia e com o desejo de engajar mais, compreendendo que somos uma Rede e que, como tal, podemos fazer a diferença”, compartilhou Leonizia, Coordenadora dos Anos Finais e Ensino Médio do Colégio Juvenal de Carvalho, em Fortaleza - CE.

30/10/2024

Terceiro dia da Jornada Formativa Coleção ROTAS E PASSAPORTE

A Jornada Formativa ROTAS e PASSAPORTE chegou ao seu terceiro dia, reunindo Coordenadores(as) Pedagógicos(as) do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio das escolas Salesianas de todo o Brasil. O evento, promovido pela Rede Salesiana Brasil (RSB) em parceria com sua editora, a Edebê Brasil, acontece de 28 a 31 de outubro, em Aparecida (SP). O principal objetivo é contribuir para a qualificação das Coordenações Pedagógicas nos processos de formação continuada dos professores, por uma educação centrada nos estudantes, e aprimorar o uso dos materiais didáticos das Coleções ROTAS e PASSAPORTE, fortalecendo as práticas pedagógicas.

A manhã deste terceiro dia começou de forma inspiradora, com um bom dia motivacional, conduzido pela Ir. Amélia Castro, Coordenadora das Escolas da Inspetoria Madre Mazzarello (IMM) e por Cristiano Prates, Assessor de Educação da IMM, em Belo Horizonte (MG).

No período da manhã, o destaque foi o Minicurso “Neurociência, Prática Pedagógica e Aprendizagem Efetiva”, com a Dra. Leonor Bezerra Guerra, médica e neuropsicóloga, doutora em Biologia Celular e mestre em Fisiologia pela UFMG. Leonor também coordena o programa de extensão NeuroEduca e é autora de livros que relacionam neurociência e educação. Em sua fala, ela abordou o impacto de questões, como o uso excessivo de telas, o ritmo circadiano dos adolescentes e impactos da interrupção do sono no processo de aprendizagem. "É essencial que coordenadores e professores entendam como esses fatores afetam a saúde e o desempenho dos estudantes", destacou Leonor.

Durante a tarde, as atividades continuaram com uma metodologia ativa, conhecida como World Café, conduzida por Gabriela Palomo Capila de Melo, Gestora de Produtos Editoriais; Rafael Borgate de Souza Mendes, Gestor de Produtos Digitais; Aline Sampaio de Melo, Analista Editorial da Edebê; Marcelo Vieira, Supervisor de Relacionamento da Edebê. Essa dinâmica oportunizou uma imersão tecnológica, orientada por desafios, no Ecossistema Edebê, cujas funcionalidades foram desenvolvidas com foco na experiência dos usuários, incluindo escolas, professores, estudantes e famílias.

Os participantes exploraram funcionalidades dessas plataformas, esclareceram dúvidas e compartilharam propostas de melhorias. “Nosso trabalho hoje foi apresentar as atualizações das coleções ROTAS e PASSAPORTE, além de destacar as possibilidades de serviços educacionais personalizados para as escolas”, explicou Gabriela.

Segundo Aline Sampaio, o objetivo é garantir que essas ferramentas sejam utilizadas de maneira contínua e integrada em 2025: “Queremos mostrar o quão acessível e atualizada está a plataforma para apoiar as escolas no próximo ano.”

Lauri Cericato, Diretor de Produtos e Serviços da Edebê, apresentou as atualizações da Coleção ROTAS, norteada pela ampla consulta às Coordenações Pedagógicas e Professores, em um processo participativo, com as contribuições de leitores críticos das Inspetorias, com ênfase no Currículo da RSB para escolas: “Temos um currículo que não apenas garante excelência acadêmica, mas também promove a formação integral do ser humano, preparando nossos alunos para a vida.”

Com dedicação e entusiasmo, o evento caminha para seu último dia, reforçando o compromisso das lideranças pedagógicas com a educação salesiana, que transforma vidas. A Jornada Formativa segue inspirando novas práticas e fortalecendo a missão educativa nas escolas de todo o país.

30/10/2024

Segundo dia da Jornada Formativa Coleção ROTAS E PASSAPORTE

O segundo dia da Jornada Formativa Coleções ROTAS e PASSAPORTE foi repleto de conhecimentos para os processos educativos no Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. O evento, promovido pela Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com sua editora, a Edebê Brasil, acontece em Aparecida (SP), de 28 a 31 de outubro, com o objetivo de contribuir para a qualificação das Coordenações Pedagógicas, com ênfase na formação continuada dos professores, para tornar mais efetivo o trabalho com os materiais didáticos das Coleções ROTAS e PASSAPORTE.

Os participantes foram acolhidos com um momento inicial preparado pelos coordenadores das escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora e da Inspetoria Madre Mazzarello, Valéria Rodrigues e Cristiano Prates, que abriram as atividades do dia.

A primeira palestra trouxe o tema “Escola em Pastoral: a Salesianidade como base do socioemocional para cuidar das emoções divertidamente”, conduzida por Anderson Leal, filósofo, especialista em Psicologia Positiva (PUCRS) e em Psicologia do Desenvolvimento (PUCRS), MBA em Gestão Educacional e Liderança (UniAmérica) e Gestor Educacional da Rede Salesiana Brasil. Em sua fala, Anderson focou nas especificidades da atuação dos coordenadores pedagógicos na escola. “A educação socioemocional é, hoje, uma necessidade nas escolas. Essa equipe que está aqui, enquanto liderança pedagógica, tem o dever e a missão de garantir que esse trabalho seja desenvolvido de maneira efetiva e processual dentro da escola”, comentou Anderson.

A segunda palestra abordou o tema “Como nos Posicionarmos em um Mercado (Muito) Competitivo e em Transformação? Movimentações do Mercado Educacional e Posicionamento da Rede Salesiana”. A apresentação foi conduzida por Renato da Rocha, sócio da Litz – Estratégia e Marketing, da Sprint Pro – Escola de Gestão, e da Zylt Comunidades Digitais. Especialista em Inteligência de Mercado e elaboração de Propostas de Valor. Renato possui mais de 15 anos de experiência em consultoria em diferentes setores. “Nosso objetivo com esta palestra é sensibilizar sobre o ambiente competitivo no qual nossas escolas estão inseridas, além de abordar temas relacionados ao comportamento de consumo e às mudanças, não apenas no contexto educacional, mas de forma mais ampla. Queremos discutir a transformação na forma de consumir, na relação com as empresas e, naturalmente, na interação com as escolas e com o público com o qual atuamos. Também é essencial que as escolas reflitam sobre sua proposta de valor e entendam como gerar valor para suas famílias e alunos, de forma que sejam percebidas de maneira distinta nos mercados em que operam”, explicou Renato.

A tarde do segundo dia começou com muita emoção. Os participantes tiveram a oportunidade de visitar o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o maior santuário do mundo dedicado a Maria, localizado no Vale do Paraíba. A região é marcada pelo rio Paraíba, onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Em seguida, os participantes visitaram a recém-inaugurada réplica da Casa de Dom Bosco, localizada no Centro Social Salesiano de Pindamonhangaba. Sob a orientação do diretor da obra, Pe. Agnaldo Soares Lima, eles exploraram a construção e conheceram mais sobre o espaço e os serviços oferecidos à juventude local. O dia foi encerrado com uma bela celebração eucarística na comunidade dos Salesianos de Pindamonhangaba.

A programação segue com encontros formativos, imersão tecnológica e momentos de partilha e espiritualidade em Aparecida (SP). 💙

28/10/2024

Começou a Jornada Formativa das Coleções Rotas e Passaporte

De 28 a 31 de outubro, a Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com sua editora, a Edebê Brasil, promove a Jornada Formativa das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio, em Aparecida (SP), com o objetivo de contribuir para a qualificação das Coordenações Pedagógicas, com ênfase na formação continuada dos professores, para tornar mais efetivo o trabalho com os materiais didáticos das Coleções Rotas e Passaporte.

A Jornada Formativa é uma iniciativa que evidencia o compromisso inabalável da RSB e da Edebê com a educação de qualidade e a formação continuada das equipes gestoras e docentes das escolas salesianas do Brasil.

Para o Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior, Diretor Executivo da RSB e Diretor Geral da Edebê, “A Jornada Formativa Rotas e Passaporte para o Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio é um momento importante, não só para coroar o ano com todas as formações das jornadas realizadas junto às Coordenações Pedagógicas das nossas escolas da Rede Salesiana do Brasil, mas também um momento de encontro, para que possamos traçar diretrizes e atualizar a formação dos Coordenadores. É essencial que o processo de formação dos Coordenadores ajude a aprimorar cada vez mais a perspectiva salesiana nas obras onde estamos presentes no Brasil.”

Durante toda a formação, serão abordados temas identificados como prioritários nas escutas das Coordenações Pedagógicas. Os participantes terão a oportunidade de conhecer em detalhes as soluções e recursos do Ecossistema Edebê, além das iniciativas da Editora Edebê em relação às atualizações e futuras ações para as Coleções Rotas e Passaporte. Além disso, o evento promoverá debates, reflexões, partilhas e construções colaborativas.

Os participantes foram recepcionados no Hotel Rainha do Brasil para o almoço. A abertura foi conduzida pela Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia Aparecida da Silva. “Estamos, neste ano, realizando as jornadas formativas presenciais com as Coordenações dos diferentes segmentos das nossas escolas. Minha expectativa para a Jornada Rotas e Passaporte é que possamos aproveitar esses momentos ricos de aprendizado e trocas de saberes para reforçar ainda mais a certeza de que juntos(as) podemos fazer a diferença no mercado educacional, a partir da proposta pedagógica salesiana.”

Também tivemos importantes contribuições do Coordenador das Escolas da Inspetoria São Pio X, Pe. Leandro Brum, juntamente com a Gestora Pedagógica da mesma inspetoria, Ana Cristina Sofiati, e a Assessora Pedagógica da RSB, Maria Leoneide. O dia foi dedicado ao tema “Currículo da RSB: Referencial Institucional para as Práticas Pedagógicas”.

“Essa primeira parte da fala de hoje, sobre os documentos institucionais, busca resgatar basicamente aquilo que nos embasa filosoficamente, ou seja, a concepção da educação da Igreja Católica com nossos documentos institucionais, pastorais, salesianos e o nosso currículo nacional, fruto das reflexões feitas e construídas com todos os nossos diretores e coordenadores”, ressalta o Pe. Leandro Brum.

Foto: Escola Salesiana São José, Campinas (SP)
27/10/2024

Estudantes Salesianos são destaque na 18ª edição da MOBFOB

Os estudantes do Ensino Médio da Escola Salesiana São José, em Campinas (SP), que participaram da 18ª Mostra Brasileira De Foguetes (MOBFOG), demonstraram um excelente desempenho em seus lançamentos. Esse sucesso os levou a participar da 57ª Jornada de Foguetes, realizada em Barra do Piraí (RJ).

O evento contou com uma programação rica, incluindo palestras e oficinas tanto para os estudantes quanto para o professor responsável. Além disso, os alunos realizaram novas apresentações e lançamentos de foguetes. Nossas equipes brilharam e, além de adquirirem novos conhecimentos e vivenciarem experiências marcantes, trouxeram para casa o troféu de bicampeões de ouro pelo segundo ano consecutivo e o troféu de vice-campeões de prata. 
 
A OLIMPÍADA 
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais. Podem participar das olimpíadas estudantes do primeiro ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio. Estudantes de ensino superior também são aceitos na MOBFOG.

Fonte e fotos: Equipe de Comunicação e Marketing da Escola Salesiana São José, Campinas (SP)

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil