16/05/2025

Retrato dos concluintes do Ensino Médio nas escolas Salesianas: excelência na formação e no ingresso ao Ensino Superior

Em 2024, as escolas da Redes Salesiana Brasil consolidaram seu destaque na preparação de estudantes para o ensino superior, com mais de  4.500 concluintes do ensino médio e cerca de 3.500 aprovações diretas em instituições de ensino superior. Os dados revelam um cenário de diversidade nas escolhas dos alunos, com ênfase em universidades públicas, instituições privadas, católicas e internacionais.

Do total de aprovações, 1.306 foram em universidades públicas, sendo 927 em federais, 328 em estaduais e 51 em municipais. Além deste grupo, as escolas da Rede Salesiana Brasil tiveram 338 alunos e alunas aprovados como treineiros — alunos que realizaram vestibulares como teste antes da conclusão do ensino médio — em universidades públicas. Nas instituições privadas e católicas os egressos e egressas do Ensino Médio somaram 2.013 aprovações, destas, 1.574  em universidades particulares e 439 em universidades católicas. Além disso, 14 alunos garantiram vagas em universidades internacionais.

Um dado que chama atenção é o ingresso por meio de vagas olímpicas: 7 alunos ingressaram no ensino superior por meio de desempenho em competições acadêmicas (6 em universidades públicas e 1 em  privada).

Olimpíadas do conhecimento - Os alunos do  Colégio Salesiano Dom Bosco, de Manaus, vencedores da 8ª edição da Olimpíada Nacional de Aplicativos (ONDA), durante a competição, cursavam o terceiro ano do ensino médio e agora são egressos das maiores universidades públicas do estado do Amazonas. Luiz Coelho foi aprovado em Matemática na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Erika Freitas ingressou em Design na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Clara Tereza foi aprovada em Engenharia da Computação também na UFAM.

A professora Joana Ramos, uma das orientadoras dos alunos no projeto, destacou a importância de iniciativas como essa na formação dos alunos: “Essa vitória é fruto de uma cultura científica que temos fortalecido no colégio. Ver nossos alunos chegando ao final do Ensino Médio com publicações científicas e projetos prontos para o mercado é extremamente gratificante.”

Participação em processos seletivos - A preparação para os exames foi intensa: 3.345 alunos (75,8% dos concluintes) prestaram o ENEM. Nos vestibulares, as instituições públicas atraíram grande interesse. Destes, 2.172 alunos concorreram a vagas em federais, 1.351 em estaduais e 116 em municipais.

  • Taxa de ingresso: 75,5% dos concluintes (3.333 aprovações) obtiveram ao menos uma vaga no ensino superior.
  • Equilíbrio entre público e privado: 39,2% das aprovações foram em universidades públicas, enquanto 60,4% foram em instituições privadas e/ou católicas.
  • Internacionalização: Às 14 aprovações no exterior reforçam o perfil global da formação salesiana.

Os números refletem não apenas a qualidade acadêmica das escolas salesianas, mas também a pluralidade de oportunidades exploradas pelos estudantes. “Estamos orgulhosos de ver nossos alunos trilhando caminhos tão diversos, seja em universidades renomadas do Brasil ou do mundo”, destacou Pe Sérgio Baldin, Diretor Executivo da RSB.

Valores que formam, educação que transforma - Os resultados alcançados demonstram o compromisso das Escolas Salesianas com uma formação integral, que prepara os jovens para os desafios acadêmicos e profissionais, sem perder de vista o cuidado com a espiritualidade, a ética e o protagonismo juvenil.

Cada aprovação é motivo de orgulho e de esperança: nossos jovens seguem deixando sua marca no mundo com competência, sensibilidade e espírito salesiano. 

 

14/05/2025

Colégio Dom Bosco de Manaus conquista ouro na 8ª Olimpíada Nacional de Aplicativos, em Gramado

Na histórica 8ª edição da Olimpíada Nacional de Aplicativos, realizada em Gramado – RS, o Colégio Dom Bosco de Manaus alcançou uma conquista inédita, trazendo para a região Norte do Brasil o título de campeão nacional. A cerimônia de entrega da premiação, que ocorreu no dia 25 de abril, foi marcada por emoção e orgulho, celebrando o esforço e a dedicação de estudantes e professores.

A competição, que reúne os estudantes do país no desenvolvimento de aplicativos, contou com a participação de 7 equipes selecionadas para a grande final. Entre os destaques, a equipe do Colégio Dom Bosco, composta por alunos e professores, se destacou ao desenvolver uma solução inovadora, com o aplicativo BioFood, conquistando o primeiro lugar. Pela primeira vez na história do evento, uma equipe da região Norte chegou à final e levou o troféu para casa.

A viagem até Gramado foi uma experiência única para os alunos, que além de competir, puderam aproveitar a beleza da cidade, em momentos de lazer que complementaram a experiência acadêmica."Ver nossos alunos conquistando essa vitória é motivo de grande orgulho para todos nós. Esta vitória representa o esforço coletivo, o trabalho árduo e, acima de tudo, a capacidade de inovar. Estamos muito felizes em fazer história na Olimpíada Nacional de Aplicativos", afirmou a professora Joana Ramos.

O Colégio Dom Bosco de Manaus, já conhecido pelo seu compromisso com a educação de excelência, continua a ser uma referência na formação de jovens talentos na área da tecnologia. Essa conquista não apenas enriquece o currículo dos estudantes, mas também coloca o Colégio Dom Bosco em um novo patamar de reconhecimento nacional, especialmente para a região Norte, que agora pode se orgulhar de ser representada por campeões na Olimpíada Nacional de Aplicativos.

Sobre a Olimpíada Nacional de Aplicativos - A Olimpíada Nacional de Aplicativos é uma das maiores competições do país voltada para o desenvolvimento de aplicativos, sendo uma oportunidade para estudantes de todo o Brasil demonstrarem suas habilidades em tecnologia e inovação. Ao longo dos anos, a competição tem sido uma plataforma importante para o incentivo à educação tecnológica no Brasil.

Confira as matérias anteriores:

Colégio Dom Bosco de Manaus é finalista na 8ª Olimpíada Nacional de Aplicativos

Colégio Dom Bosco de Manaus é campeão na 8ª Olimpíada Nacional de Aplicativos

 

Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

 

07/05/2025

Professor Ary Júnior recebe Moção de Louvor do Congresso Nacional por seu trabalho em defesa à causa ambiental

Hoje, 7 de maio, o Congresso Nacional, em Brasília (DF), concedeu uma Moção de Louvor ao professor Ary Júnior, reconhecendo sua dedicação incansável à causa ambiental e ao compromisso com a promoção de uma sociedade mais justa e sustentável.

A honraria celebra sua trajetória marcada pelo cuidado com a Casa Comum, pelo incentivo à educação ambiental, pela luta por justiça socioambiental, por meio de diversos projetos desenvolvidos como: “Capibaribe: Sob o Olhar de uma Nova Geração”  e o aplicativo “E-Connect Recycle”.

“Receber esta homenagem e ter meu trabalho reconhecido pelo Congresso Nacional é uma honra imensa e uma confirmação de que cada esforço em prol da educação vale a pena”, afirmou o professor Ary Júnior, emocionado com o reconhecimento.

A Rede Salesiana Brasil celebra com alegria e gratidão essa homenagem tão merecida. O testemunho e a atuação do professor Ary Júnior são fonte de inspiração para educadores, jovens e comunidades, reforçando o compromisso com uma educação que transforma e cuida da vida em todas as suas dimensões. Desejamos que que esse reconhecimento fortaleça ainda mais sua missão, professor Ary!

Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

05/05/2025

Campanha Nacional das Escolas 2025/2026 é lançada oficialmente pela Rede Salesiana Brasil

Nesta segunda-feira, 05 de maio, a Rede Salesiana Brasil deu início a um novo ciclo de comunicação com o lançamento unificado da Campanha Nacional das Escolas 2025/2026. Com o slogan "Valores que formam, educação que transforma". A campanha reforça a missão salesiana de promover uma educação integral, conectada com as juventudes e com impacto real na sociedade.

“Essa campanha nasce do diálogo e da escuta atenta. Foi construída em rede, com a contribuição de educadores de todo o Brasil, e tem como essência aquilo que acreditamos: uma educação que transforma vidas e forma pessoas comprometidas com um mundo mais justo e fraterno”, destaca Ir. Sílvia Aparecida, Diretora Executiva da RSB.

Construída de forma colaborativa, a campanha deste ano contou com a participação ativa de todas as inspetorias salesianas do Brasil. A partir de uma pesquisa nacional de diagnóstico com gestores e comunicadores, foram identificadas as reais necessidades das unidades escolares, fortalecendo a escuta e o trabalho em rede – marcas registradas da atuação da RSB.

“Estamos em unidade, trabalhando juntos por uma missão comum. A campanha 2025/2026 traduz o carisma salesiano em uma linguagem atual, criativa e acessível. Convida famílias, educadores e jovens a viverem uma experiência educativa que vai além da sala de aula”, afirma Pe. Sérgio Baldin, Diretor Executivo da RSB.

A identidade visual da campanha une inovação, contemporaneidade e impacto, com cores vibrantes, tipografia marcante e uma estética dinâmica. O objetivo é estabelecer uma comunicação mais próxima das novas gerações e de suas famílias, sem perder de vista os valores que sustentam a proposta pedagógica salesiana.

Todos os materiais da campanha – incluindo artes em formatos editáveis (Photoshop, Illustrator e Canva), banco de imagens e cronograma – já estão disponíveis para as unidades educacionais. O uso desses conteúdos respeita diretrizes de identidade visual e comunicação institucional, preservando o slogan, as fontes e a paleta de cores definida para esta edição.

Para Karine Zanella Jahn, Vice-diretora do Instituto Maria Auxiliadora de Rio do Sul, escola com 97 anos de atuação em Santa Catarina, o convite para participar do processo de captação de imagens para a campanha foi desafiador, mas igualmente feliz. "Participar ativamente deste momento tão especial, proporcionando às presenças salesianas o material necessário para a campanha nacional foi muito gratificante". 

Jean Prette, Diretor do Colégio Salesiano de Itajaí, expressou sua gratidão por ser uma das escolas selecionadas para ser cenário da campanha, ainda nos seus primeiros dias de trabalho na instituição. "Para a nossa escola foi um presente fazer parte da campanha, representando a rede de escolas, de todo o Brasil".

Zuleide Minatti, do Colégio Dom Bosco de Rio do Sul, por sua vez, relatou que a experiência de ser uma das escolas escolhidas foi inesquecível. "Viver essa experiência aqui em Rio do Sul, uma cidade pequena, de 75 mil habitantes, foi um orgulho." A presença salesiana que possui mais de 76 anos de atuação na cidade é uma das mais tradicionais instituições da região.

O lançamento oficial aconteceu às 10h30 (horário de Brasília), com o convite para que todas as escolas publiquem o vídeo unificado da campanha em suas redes sociais, marcando o perfil oficial da Rede Salesiana Brasil e utilizando as hashtags:
#ValoresQueFormam #EducacaoQueTransforma #CampanhaNacionalDasEscolas #RSB

Essa ação conjunta fortalece a presença da RSB nos espaços digitais e evidencia a unidade e o compromisso da rede com uma educação transformadora.

Vamos juntos fortalecer nossa mensagem e seguir impactando vidas por meio da educação salesiana!

Confira abaixo o vídeo lançado, de forma unificada, por presenças salesianas de todas as inspetorias do Brasil:

 

 

Comunicação da Rede Salesiana Brasil

30/04/2025

Grigio, símbolo da proteção de Dom Bosco, é apresentado como mascote das Escolas da AEISSP

No último dia 24 de abril, as escolas da Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo (AEISSP), pertencente à Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), celebraram de forma integrada o lançamento oficial do mascote Grigio, que representa a presença amorosa e protetora entre crianças e jovens nas casas salesianas.

Inspirado na história real e misteriosa do cão que acompanhava e protegia São João Bosco, o novo mascote representa muito mais do que um símbolo institucional: ele é expressão viva da confiança na providência divina, da coragem diante das adversidades e da presença constante de Deus na missão educativa.

A acolhida dos estudantes foi marcada por alegria, encantamento e espiritualidade. Durante a recepção, os educandos receberam um brinde especial, reforçando o sentimento de pertencimento e tornando o momento ainda mais memorável. Também foi apresentada a música-tema de Grigio, já disponível nas plataformas digitais. A canção resgata, em versos vibrantes, o caráter protetor e amigo do mascote, que simboliza a missão de fazer o bem, como Dom Bosco ensinava. Acesse a música CLICANDO AQUI.

Grigio, o Cão Anjo

A história de Grigio é uma das mais fascinantes da vida de Dom Bosco. Surgido misteriosamente durante a década de 1850, período em que o Santo dos Jovens sofria constantes ameaças, o cão cinzento – “el Gris”, em piemontês – apareceu em momentos cruciais para defendê-lo de agressões e perseguições.

Segundo os relatos, Grigio acompanhou Dom Bosco por mais de trinta anos, desaparecendo de forma igualmente misteriosa em 1866. Questionado sobre a natureza do animal, Dom Bosco respondeu:

“Se eu dissesse que ele era um anjo, provocaria risadas. Mas também não se pode dizer que ele foi um cachorro normal e comum.”

Também algumas Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) afirmaram ter sido protegidas pelo “Grigio”. Especificamente, ele apareceu: 

  • Em 1893, enquanto duas Irmãs voltavam de Assis para Cannara; 
  • Em 1930, em Barranquilla, Colômbia, enquanto as religiosas construíam sua escola; 
  • Entre 1898 e 1900, em Navarre, França, enquanto algumas Irmãs passavam pelas famílias coletando castanhas. 

Hoje, Grigio continua a inspirar a Família Salesiana como símbolo de proteção, amizade e fidelidade à missão. Ao se tornar mascote das escolas da AEISSP, ele passa a caminhar também ao lado de nossos educadores, estudantes e famílias, incentivando a todos a “fazer o bem, sem olhar a quem”, como Dom Bosco.

Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP).

 

29/04/2025

RSB promove o primeiro encontro on-line do Programa de Formação para Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio

Na tarde do dia 23 de abril, a Rede Salesiana Brasil realizou o primeiro encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. A ação é parte de uma proposta maior de fortalecimento e continuidade das Jornadas Formativas realizadas presencialmente, em 2024, desenvolvidas em parceria com a Editora Edebê.

As temáticas que foram indicadas como prioritárias partiram das escutas junto às Coordenações Pedagógicas das escolas e Coordenações Inspetoriais. Os dois temas escolhidos foram Neurociência e Avaliação. Assim, durante o ano, serão realizados 4 (quatro) encontros formativos. Os dois primeiros encontros serão realizados de forma conjunta, com a participação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio e os dois últimos serão específicos para as Coordenações Pedagógicas de cada etapa.

O encontro reuniu coordenadores pedagógicos de diversas escolas da Rede em um espaço de diálogo, escuta e partilha de experiências, com o objetivo de aprofundar conhecimentos em Neurociência da Aprendizagem para potencializar a atuação das Coordenações Pedagógicas nas formações e mediações junto ao corpo docente por práticas pedagógicas baseadas em evidências. Neste intuito, durante a palestra ministrada pela Profª Drª Leonor Bezerra Guerra, foram abordados temas cruciais relacionados à Neurociência da Aprendizagem e sua aplicação na prática pedagógica. A médica e neuropsicóloga destacou a importância de compreender como fatores como o uso excessivo de telas, o ritmo circadiano dos adolescentes e a interrupção do sono podem impactar significativamente o processo de aprendizagem dos estudantes. 

Leonor enfatizou que é “essencial que coordenadores e professores estejam atentos a esses aspectos, pois eles afetam diretamente a saúde e o desempenho estudantil dos alunos”. A compreensão desses fatores permite a “implementação de estratégias pedagógicas mais eficazes, alinhadas às necessidades neurobiológicas dos estudantes”, completou.​ A Drª Leonor já havia participado da Jornada Formativa, em Aparecida (SP), de 28 a 31 de outubro, em que ministrou um minicurso sobre o tema.

O objetivo principal do Programa de Formação é contribuir para a qualificação das Coordenações Pedagógicas, com ênfase na formação continuada dos professores, proporcionando um espaço de estudo, reflexão e troca de experiências para a consolidação do processo de implantação do Currículo da RSB e de uma cultura educacional centrada na aprendizagem do estudante.

Durante o encontro, os participantes puderam conhecer os objetivos do programa de formação para o ano letivo de 2025, refletir sobre o papel da Coordenação Pedagógica no contexto atual da educação e explorar caminhos para tornar os processos de ensino e aprendizagem ainda mais significativos para os estudantes.

O ambiente virtual de formação favoreceu a participação ativa dos educadores, promovendo um clima de colaboração e troca de ideias. A proposta pedagógica do Programa está ancorada nos valores salesianos, buscando sempre unir excelência acadêmica e cuidado integral com os estudantes.

Próximo encontro formativo - O próximo encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental e Ensino Médio está agendado para o dia 25 de junho, das 15h às 17h (horário de Brasília).

Com essa iniciativa, a Rede Salesiana Brasil reafirma seu compromisso com a formação continuada dos profissionais da educação, promovendo um trabalho em rede que fortalece o carisma salesiano, a qualidade pedagógica e a missão educativa nas escolas de todo o Brasil.

Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

24/04/2025

Palestra sobre inteligências múltiplas para alunos do Ensino Médio

A teoria das Inteligências Múltiplas (IM) de Howard Gardner e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) têm pontos em comum, como a valorização do desenvolvimento de habilidades.

A Rede Salesiana valoriza as múltiplas habilidades dos estudantes, que são desenvolvidas por meio de metodologias ativas e aprendizagem criativa. Nessa perspectiva a coordenação pedagógica do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju, realizou a palestra “Neurociência” para alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio. 

A palestra abordou duas temáticas importantes para os estudantes: “Neurociência e múltiplas habilidades” ministrada pelo diretor do Campus de Medicina - UFS Lagarto, Prof. Dr. Makson Oliveira; e “Neurociência e aprendizado eficaz”, apresentada pelo professor e enfermeiro Jorge Costa. 

Conforme o Prof. Dr. Makson Oliveira, o estímulo cerebral é uma forma de incentivar o estudante a melhorar o desempenho escolar. “Estimular diferentes áreas do conhecimento como a matemática, música, esportes, cultura e arte faz com que o estudante tenha contato direto com essas atividades, e a partir disso, ele consegue desenvolver habilidades, direcionando o foco e encontrando motivação; quando ele encontra motivação e emoção, ele consegue desenvolver múltiplas habilidades”, explicou o professor.

Durante o evento, os especialistas compartilharam seus conhecimentos na área, experiências profissionais, pesquisas universitárias, dados científicos e também responderam aos questionamentos dos estudantes. Além disso, explicaram de forma clara quais são as inteligências múltiplas? linguística; lógico-matemática; musical; espacial; corporal cinestésica; interpessoal e intrapessoal. 

Além de resolver as dúvidas dos alunos, os palestrantes apresentaram dicas e exemplos de como melhorar o desempenho escolar, utilizando técnicas de aprendizagem específicas. 

Para o estudante Pedro Henrique da 1ª Série do Ensino Médio, a palestra agregou conhecimentos práticos para a rotina de estudos, “A temática apresentada vai me ajudar a lidar com o aprendizado, porque eu  tenho muita dificuldade na área de exatas. E tenho certeza que praticando mais e treinando meu cérebro vou conseguir melhorar nos esstudos'', expressou o estudante. 

A teoria das inteligências múltiplas pode ajudar a compreender que cada aluno tem diferentes aptidões, o que contribui para o desenvolvimento do seu projeto de vida. “Havia uma ideia por parte dos alunos de que se nasce com habilidades e poucos conseguem desenvolver habilidades. Mas, os autores e obras que estamos trabalhando em sala de aula demonstram o contrário, ou seja, qualquer pessoa pode desenvolver as habilidades através da prática e dedicação ao longo da vida. Por isso, trouxemos esses dois especialistas que apresentaram com maestria a temática proposta”, ressaltou a professora de língua portuguesa e projeto de vida Gilvanete Barros.

Fonte: Jeová Cardoso - Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju

23/04/2025

Ação Social da ISJB realiza 1º Encontro de Formação em Salesianidade para Educadores

Entre os dias 7 e 10 de abril, em Barbacena (MG), aconteceu o 1º Encontro de Formação em Salesianidade para Educadores das obras sociais salesianas da Inspetoria São João Bosco. O evento teve como inspiração o tema da Estreia 2025: “Ancorados na esperança, movidos pela alegria e pelo amor.”

O principal objetivo do encontro foi proporcionar uma formação significativa, fortalecendo a vivência da Salesianidade e da Pedagogia Salesiana no cotidiano dos educadores — em suas ações, nas relações com as equipes e no acolhimento dos educandos e suas famílias.

A programação foi organizada a partir dos pilares que sustentam a missão salesiana: Casa que acolhe, Paróquia que evangeliza, Escola que encaminha para a vida e Pátio onde se encontra com os amigos.

Durante os quatro dias, temas fundamentais foram aprofundados, como o cuidado com quem cuida, a importância do estar inteiro na vida e na missão, o valor do brincar no desenvolvimento humano e da assistência-presença. Foi um tempo de reencontro com a própria vocação educativa e com a alegria de ser presença transformadora.

Depoimentos de participantes refletem a profundidade dessa experiência:

“Retorno com a bagagem cheia de aprendizados, tanto pessoais quanto profissionais.” — Reinaldo Junio Farias, CESAM GO

“O diferencial deste encontro foi que nada nos foi imposto. Tudo aconteceu de forma leve, com muita familiaridade.” — Adriana Pompermayer, CESAM ES

“Eu não estava bem antes de vir. Compartilhei aqui dores que nunca dividi nem com amigos. Quero levar essa Vitória falante, participativa, para o Centro Juvenil. Levo vocês no meu coração.” — Vitória Maria da Silva Campos, Centro Juvenil Pará de Minas

O encontro não apenas formou, mas também fortaleceu vínculos, despertou esperanças e renovou a missão de ser sinal do amor de Deus na vida de tantos jovens.


Por Andressa Lima

23/04/2025

Basquete sobre rodas emociona e inspira estudantes do Colégio Castelo de Macaé

O Ginásio Dom Bosco do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé (RJ), foi palco de uma vivência rara, tocante e, acima de tudo, transformadora. Dando continuidade a uma série de atividades sobre “Conscientização e Inclusão”, iniciada em março, o time Paralímpico de basquete em cadeira de rodas de Macaé — o Macaé Paralímpico — realizou, no primeiro sábado letivo do ano, uma apresentação especial para os estudantes do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Na oportunidade, os atletas trouxeram mais do que jogadas e arremessos: deram um ‘show’ de humanidade, força e empatia. Fundado em 2007, o Macaé Paralímpico é um dos principais expoentes do basquete sobre rodas no Estado do Rio, com um legado que ultrapassa as quadras. “Nosso trabalho vai muito além do esporte. A gente transforma vidas”, afirmou o técnico Antônio Gripp, que também é Ex-Aluno do Instituto Salesiano. Durante a atividade, os Alunos e a Equipe pedagógica não só assistiram a uma partida como também puderam experimentar a prática do esporte adaptado. Para João Barcelos, Coordenador do Macaé Paralímpico, o encontro reforça o poder do esporte como ferramenta educativa. 

17/04/2025

Professora apresenta estudo sobre os 150 anos da Primeira Expedição Missionária Salesiana

Trabalho resgata raízes históricas da missão salesiana na América do Sul e propõe reflexão sobre os desafios contemporâneos da evangelização juvenil

A educadora e salesiana cooperadora Letícia Magrini (25) apresentou recentemente sua dissertação de especialização em Salesianidade, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O tema da dissertação é “150 anos da Primeira Expedição Missionária: Educação e Evangelização além das fronteiras”. O trabalho, que marca as comemorações do sesquicentenário da missão salesiana na América do Sul, é uma profunda reflexão sobre a origem, o desenvolvimento e o legado da primeira iniciativa missionária da Congregação Salesiana fora da Europa, realizada em 1875.

Letícia, que atua como professora do Ensino Fundamental na rede pública de Piracicaba, SP, tem uma longa trajetória ligada ao carisma salesiano. Desde a infância vivida no Oratório São Mário até seu atual papel como formadora do Centro Local São Mário e secretária do Conselho Inspetorial da Articulação da Juventude Salesiana (AJS), sua história é entrelaçada com a missão de Dom Bosco. “É simplesmente impossível falar de mim sem falar de Dom Bosco”, afirma a autora na apresentação de sua biografia.

A dissertação parte da análise do contexto histórico da Primeira Expedição Missionária, quando Dom Bosco enviou um grupo de dez salesianos liderados por dom Giovanni Cagliero à Argentina. O estudo revisita o sonho missionário que motivou Dom Bosco a lançar-se na evangelização da Patagônia e examina os impactos da chegada dos salesianos à América Latina, tanto entre os imigrantes italianos quanto entre os povos indígenas da região.

O trabalho foi desenvolvido com base em três disciplinas do curso de Pós-Graduação em Salesianidade: Identidade Salesiana, Dom Bosco e seu Tempo e Elementos Pedagógicos Salesianos. Nele, Letícia evidencia como os pilares do Sistema Preventivo — razão, religião e amorevolezza — estiveram presentes desde o início da missão, moldando uma prática pedagógica que se consolidou ao longo dos anos.

A pesquisadora também estabelece paralelos entre os desafios enfrentados pelos primeiros missionários e as exigências contemporâneas da pastoral juvenil, destacando a necessidade de uma presença educativa constante, próxima e adaptada às realidades atuais dos jovens, inclusive no ambiente digital.

Para Letícia, o estudo tem como objetivo não apenas revisitar o passado, mas inspirar as novas gerações salesianas: “A missão salesiana permanece atual, adaptando-se às novas realidades sem perder a essência do carisma de Dom Bosco”. O trabalho conclui destacando a importância de manter viva a memória histórica da Congregação, para que ela continue a formar “bons cristãos e honestos cidadãos”, como desejava seu fundador.

A dissertação de Letícia Magrini se soma às muitas iniciativas que, neste ano jubilar, buscam valorizar o legado missionário salesiano e renovar o compromisso com a juventude. O documento serve como um convite ao aprofundamento da identidade salesiana e à continuidade da missão educativa e evangelizadora nas periferias geográficas e existenciais do mundo contemporâneo.

 

Sobre a dissertação

A dissertação de especialização em Salesianidade, elaborada por Letícia Magrini, propõe uma análise interdisciplinar a partir de três eixos do curso de pós-graduação: Identidade Salesiana, Dom Bosco e seu Tempo e Elementos Pedagógicos Salesianos, com o objetivo de compreender o impacto histórico, pastoral e educativo da missão salesiana na América do Sul.

Na introdução, a autora apresenta o contexto da expedição, marcada pelo envio de dez missionários salesianos liderados por dom Giovanni Cagliero à Argentina, concretizando o desejo de Dom Bosco de expandir sua obra além da Europa. O trabalho busca resgatar essa experiência fundadora, articulando-a com os desafios atuais da missão salesiana, especialmente na evangelização e educação dos jovens.

O primeiro capítulo aborda o “sonho missionário” de Dom Bosco, interpretado como experiência mística e pedagógica. O sonho revela um método evangelizador baseado na proximidade, na acolhida e no uso da espiritualidade mariana, diferenciando-se de abordagens colonizadoras. A presença dos jovens e o uso do Sistema Preventivo são destacados como elementos centrais.

No segundo capítulo, Letícia contextualiza historicamente a expedição, destacando a migração italiana para a América do Sul e a necessidade de assistência religiosa e educativa. São apresentados os preparativos meticulosos realizados por Dom Bosco, a aceitação da missão com o apoio do Papa Pio IX, e a recepção dos primeiros missionários em Buenos Aires, onde iniciaram atividades pastorais e educativas, especialmente com imigrantes e indígenas.

O terceiro capítulo apresenta os perfis dos missionários escolhidos, jovens salesianos preparados espiritualmente e linguisticamente para a missão. A autora descreve a cerimônia de envio realizada em Valdocco, ressaltando o simbolismo da despedida e o espírito de sacrifício e entrega dos primeiros enviados.

O quarto capítulo discute os desafios missionários de ontem e hoje. Letícia compara as dificuldades enfrentadas no século XIX com os desafios da pastoral juvenil no mundo contemporâneo, marcado por relações líquidas, exclusão social e novas linguagens culturais e digitais. A autora reforça a atualidade do Sistema Preventivo e da espiritualidade mariana como caminhos eficazes de evangelização.

Por fim, nas considerações finais, Letícia Magrini destaca que a Primeira Expedição Missionária Salesiana consolidou o carisma de Dom Bosco e serviu como modelo para a expansão da Congregação. O trabalho reafirma a educação como meio privilegiado de evangelização e transformação social, mostrando que a missão salesiana continua viva e necessária, adaptando-se aos novos tempos sem perder sua essência.

A dissertação fundamenta-se em fontes salesianas clássicas e atuais, como as Memórias Biográficas de São João Bosco, obras de Lenti, Braido e D’Espiney, e reforça a importância de preservar a memória histórica para inspirar a missão educativa da Família Salesiana nas realidades contemporâneas.

Fonte: Missão Salesiana de Mato Grosso – MSMT

 
10/04/2025

Estudante do Colégio Salesiano Balneário Camboriú escolhe “Amigos do Identità” como tema de aniversário

No último dia 2 de março, a estudante Eloá Durante Vivan, do segundo ano do Ensino Fundamental do Colégio Salesiano Balneário Camboriú, celebrou seu oitavo aniversário de uma forma encantadora e inspiradora: com uma festa cujo tema foi “Amigos do Identità”, iniciativa que faz parte do Projeto Identità da Rede Salesiana Brasil.

Com um brilho nos olhos e muita empolgação, foi a própria Eloá quem escolheu o tema. Ao compartilhar a ideia com os pais, a pequena não hesitou: “Mãe, eu já escolhi o tema do meu aniversário, vai ser de Dom Bosquinho”, disse. Para ela, Dom Bosco não é apenas um personagem da escola, mas um educador exemplar, pai e mestre da juventude, além de fundador do “Salê” — forma carinhosa como ela se refere ao Colégio Salesiano.

A mãe da estudante, Isadora Durante, contou emocionada como percebe o impacto da proposta educativa salesiana na vida da filha. “É emocionante e gratificante ver nossos filhos crescendo na fé, entendendo assim tão pequenos que o caminho de Jesus é o melhor para nossa vida”, afirma.

O Projeto Identità, que integra os conteúdos da Coleção Nautas da editora Edebê Brasil, tem como objetivo aproximar as crianças da vida de Jesus e da espiritualidade salesiana, por meio de personagens lúdicos como Dom Bosco, Madre Mazzarello, o cão Grigio e a Turminha Salesiana. E é exatamente esse universo de fé e alegria que despertou o coração da pequena Eloá.

“Aprender valores cristãos na escola faz acender a luz da curiosidade e o desejo de querer sempre mais”, completa Isadora. A família participa ativamente da vida cristã com os filhos: as crianças são coroinhas, fazem catequese infantil e participam de grupos de oração.

A escolha do tema da festa é uma expressão concreta do quanto o cotidiano escolar pode moldar de maneira positiva os afetos, os sonhos e as escolhas das crianças. “Com toda certeza, podemos afirmar que essa ideia do aniversário veio por causa do Colégio Salesiano”, finaliza a mãe, com gratidão.

Para a Rede Salesiana Brasil, testemunhos como o da família Vivan são sinais do quanto projetos como o Identità tocam corações e fortalecem a missão de evangelizar com alegria, carinho e sentido.

Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

10/04/2025

Aluna do Salesiano Núcleo Bandeirante conquista medalha de prata nos jogos da Gymnasiade 2025 na Sérvia

A delegação brasileira do parabadminton finalizou nesta terça-feira (8) a participação na Gymnasiade 2025 Sub-15. E o aproveitamento foi de 100%, com quatro atletas em ação e pódio para todos eles. José Kauer Santos, Maria Eduarda Souza e Melissa Lopes conquistaram a medalha de prata. Já Anderson Pinheiro levou o bronze. O evento aconteceu em Zlatibor, na Sérvia, com parceria entre a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd).

Destaque para Maria Eduarda Souza – Orgulho do Salesiano Núcleo Bandeirante

Entre os destaques da equipe brasileira, a jovem Maria Eduarda Souza, carinhosamente conhecida como Dudinha, brilhou na classe SH6 absoluto. Representando o Colégio Salesiano Núcleo Bandeirante, Dudinha estreou com uma vitória incontestável sobre Mahoutin Noaurin, do Benin, vencendo por 21/5 e 21/7. Na segunda rodada, enfrentou a azeri Zahra Salmanli e acabou superada por 21/8 e 21/16. No jogo decisivo, voltou à quadra determinada e venceu Ilkin Baghizard, também do Azerbaijão, com autoridade: 21/3 e 21/9, garantindo a medalha de prata.

Toda a comunidade Salesiana está imensamente orgulhosa dessa conquista e torcendo muito por ela, que com apenas 15 anos já leva o nome do Brasil e da nossa escola ao cenário internacional. Dudinha é exemplo de dedicação, superação e talento!

Trajetória dos medalhistas

No masculino, José Kauer Santos e Anderson Pinheiro competiram juntos e se enfrentaram na SL3/SL4/SU5. No duelo entre eles, José venceu por 2 games a 0, com parciais de 21/15 e 21/11. Depois, bateu Michel Massenon, do Benin (21/7 e 21/6), e perdeu para o azeri Ali Maharramov (13/21, 21/13 e 21/17). Anderson também sofreu revés diante do azeri (21/12 e 21/18), mas venceu Michel Massenon por 21/4 e 21/13, garantindo o bronze.

Na SL4/SU5, Melissa Lopes iniciou a competição com duas vitórias: sobre Mahignon Dedjinou (21/8 e 21/7) e Nigar Mehdiyeva (21/16 e 21/15), ambas do Benin. Em seguida, perdeu para Ayan Aliyeva em um jogo disputado (16/21, 21/17 e 21/13), mas fechou sua participação com triunfo sobre Finagnon Azongbe, também do Benin (duplo 21/9), assegurando a prata.

A delegação brasileira contou ainda com o coordenador técnico Letisson Pereira e os treinadores Loani Istchuk e Bruno Gonçalves.

Fonte: Inspetoria São João Bosco com informações da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd).

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