Na última quarta-feira, 12 de março, ocorreu o primeiro encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB) em parceria com a Edebê. O evento online reuniu coordenadoras pedagógicas de escolas salesianas de todo o país, marcando o início de um ciclo formativo anual voltado ao fortalecimento da liderança pedagógica na Educação Infantil.
O encontro foi aberto por Ir. Lucia Jacinta Finassi, Coordenadora das Escolas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, que acolheu as participantes com um trecho da escritora Clarice Lispector e da Carta Pedagógica nº 1 da RSB. Em sua fala, ao falar do papel do público presente, destacou que o “coordenador pedagógico precisa ser guardião dos valores explícitos no nosso currículo, garantindo que eles se traduzam no cotidiano escolar.” A religiosa encerrou sua participação com uma oração para São José, reforçando a espiritualidade como pilar da ação educativa salesiana.
Pe. Sérgio Baldin, Diretor Executivo da RSB e da Edebê, ressaltou a relevância do programa como parte de um projeto contínuo: “Este caminho é uma construção coletiva, em sintonia com nossa missão pastoral e educativa. A Jornada de Aparecida foi o início; agora, seguimos firmes na qualificação das práticas que impactam diretamente as infâncias.”
Caroline Cardoso, Coordenadora Pedagógica do Instituto Laura Vicuña (Uruguaiana/RS), reforçou a importância da formação: “Nós, da coordenação, precisamos estar em constante formação para formar os professores, que são os agentes diretos do processo educativo. Esta jornada de quatro encontros será um espaço de troca essencial.”
Sobre a formação: O programa, fruto das reflexões da Jornada Formativa realizada em Aparecida (SP), em abril de 2024, visa potencializar a ação formadora das Coordenações Pedagógicas, capacitando-as para desenvolver pautas formativas alinhadas ao Currículo da RSB e às necessidades identificadas nas escolas. Ao longo de 2025, serão realizados quatro encontros online, com temas sobre currículo, documentação pedagógica e construção colaborativa de rubricas avaliativas.
O programa tem como público alvo as Coordenações Pedagógicas das escolas que adotam a Coleção Girolhar, que como metodologia, combina problematização de desafios, tematização de práticas, recursos multimídia e construção coletiva de conhecimento.O objetivo é que, ao final deste ciclo, seja construído um "currículo ilustrado" com registros das práticas escolares, vinculando teoria e realidade.
O tema central deste primeiro encontro foi “Currículo da RSB: que Educação Infantil temos e queremos? (A)colher, Girolhar, sentir e agir”. As formadoras apresentaram o Caderno 2 do Currículo da RSB, que orienta a Educação Infantil salesiana. Fabiana Sarlo, especialista em Educação Infantil da Edebê, complementou com exemplos a partir da Coleção Girolhar, destacando como a documentação pedagógica e a observação sensível podem revelar as múltiplas linguagens infantis, alinhando-se à BNCC e aos valores salesianos.
As participantes foram orientadas a promover momentos formativos locais com as educadoras das escolas, com o intuito de realizar partilhas, reflexões e construções, à luz do Currículo da RSB. A cada encontro, serão propostas atividades, viabilizando também a socialização de saberes e o envolvimento de todas as educadoras no processo, com indicações de leituras, vídeos e outros subsídios de formação para o aprimoramento constante das práticas com a coleção Girolhar. A respeito desse aprimoramento, a gestora de projetos de formação da RSB, Ana Paula Costa e Silva, cita as Diretrizes Pedagógicas da Educação Infantil da RSB, lembrando que “o trabalho na Educação Infantil das comunidades educativas salesianas deve ser planejado intencionalmente e processualmente desenvolvido com qualidade e respeito à infância”.
Até outubro de 2025, o programa seguirá com debates sobre:
- Ateliê de pautas formativas (maio/2025).
- Documentação pedagógica (agosto/2025).
- Rubricas avaliativas salesianas (outubro/2025).
A iniciativa reafirma o compromisso da RSB com uma Educação Infantil que prioriza a formação humana integral e sensível, alicerçada em vivências significativas e na escuta ativa das múltiplas linguagens da infância.
Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil