Foto: Divulgação
02/10/2024

Integral Bilíngue do Colégio Castelo é destaque no Best Experience 2024

As Coordenadoras Amanda Teski e Rosilene Erbe, do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo), em Macaé (RJ), participaram da edição 2024 do Best Experience, o maior evento de educação bilíngue do mundo, promovido pela International School (IS), em São Paulo.

Com uma proposta imersiva e inovadora, o encontro reuniu diretores, professores e gestores das principais escolas privadas do Brasil, oferecendo uma experiência transformadora que combinou educação e entretenimento, marcando o início da chamada "segunda revolução bilíngue".

Amanda Teski destacou a singularidade do evento. “A Best foi diferente de todos os eventos que já participamos ao longo destes anos de parceria com a IS. A proposta incluiu o uso de ferramentas de inteligência artificial no ensino e um olhar especial para a saúde mental de alunos e famílias”, explica Amanda, que ressaltou sugestões para integrar os conteúdos, expandindo o ambiente bilíngue para além das salas de aula.

O Best Experience 2024 contou com palestrantes renomados, como Viviane Mosé e Murilo Gun, além de experiências sensoriais, gastronômicas e musicais. "Fomos recebidas em um ambiente de sonhos e imaginação. Todas as atividades visavam aplicar essas vivências no ambiente escolar, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente", acrescentou Amanda.

Outro destaque foi a homenagem recebida das mãos de Ulysses Cardinot, CEO e fundador da International School, que reconheceu a longa parceria entre o colégio e o programa bilíngue. “É um grande orgulho para nós receber esse reconhecimento, que reforça a trajetória bem-sucedida do Colégio Castelo no ensino bilíngue”, concluiu Amanda.

O Best Experience também apresentou iniciativas inovadoras, como a plataforma global de Edutainment, IS Max, e novos projetos de imersão internacional, reafirmando o compromisso da International School em liderar a educação bilíngue no Brasil e proporcionar vivências transformadoras aos estudantes.

Escrito por Alysson Nogueira

Fotos: Rede Salesiana Brasil 
20/09/2024

Jornada Formativa Coleção NAUTAS: 4 Dias de Inspiração para as Escolas Salesianas

Entre os dias 16 e 19 de setembro, a Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com a Editora Edebê, promoveu a Jornada Formativa da Coleção NAUTAS, em Aparecida do Norte (SP). O evento teve como principal objetivo capacitar as Coordenações Pedagógicas das escolas salesianas para atuarem como agentes formadores dos educadores, tornando mais efetivo o uso da Coleção NAUTAS e aprofundando a prática pedagógica com foco na formação integral dos estudantes.

A Jornada se destacou por oferecer uma rica programação dividida em temas diários, todos voltados para fortalecer a liderança pedagógica e compartilhar as atualizações da Coleção NAUTAS. Desde o primeiro dia, a iniciativa reafirmou o compromisso da RSB e da Edebê com uma educação centrada no estudante e no carisma salesiano.

DIA 1: PILOTANDO A IDENTIDADE SALESIANA

No primeiro dia da Jornada, o tema foi “Pilotando pelos caminhos dos documentos basilares da Rede Salesiana Brasil, sentindo e vivenciando o carisma por uma educação centrada nos estudantes”. A abertura contou com a participação de Ir. Silvia Aparecida da Silva, Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior e Lauri Cericato, que acolheram os participantes no Hotel Rainha do Brasil. A programação abordou a importância do “Currículo da RSB: Referencial Institucional para as Práticas Pedagógicas”, tema desenvolvido por Pe. Leandro Brum e Ana Cristina Sofiati, destacando a necessidade de garantir a identidade pedagógica salesiana em cada ação.

Pe. Leandro enfatizou o papel das Coordenações Pedagógicas como "guardiões da identidade", afirmando que, para desempenharem essa função com excelência, é essencial conhecer e amar profundamente a proposta educativa salesiana.

DIA 2: FOCO NO ENSINO FUNDAMENTAL

O segundo dia trouxe reflexões focadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com o tema “Conduzindo a grandiosa locomotiva da aprendizagem (in)visível”. Renata Araújo, especialista em Educação, destacou o papel das coordenações como mediadores ativos, e Julia Pinheiro Andrade explorou abordagens inovadoras para promover uma cultura de pensamento profundo nas escolas.

Na parte da tarde, Anderson de Jesus Leal e Gabriela Palomo Capila de Melo apresentaram uma palestra sobre a atuação das lideranças na construção de cidadãos protagonistas. A sessão foi finalizada com a atividade prática “3, 2, 1... Ação!”, conduzida por Meily Moany e Caroline Cardoso, proporcionando debates e trocas de experiências sobre os desafios enfrentados pelas coordenações e possíveis soluções.

DIA 3: ESPIRITUALIDADE E INOVAÇÕES

O terceiro dia foi marcado por uma visita ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida e à réplica da Casa de Dom Bosco em Pindamonhangaba, reforçando o vínculo entre a espiritualidade e a missão educativa salesiana. À tarde, os participantes voltaram seu foco para as atualizações da Coleção NAUTAS, com a apresentação de Lauri Cericato, Gabriela Palomo e Rafael Borgate.

A reformulação da Coleção NAUTAS, com um olhar mais atento à Metodologia Maker e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), foi o ponto alto das discussões. “A Coleção vem com uma nova engenharia de produtos, facilitando o planejamento escolar e ajudando a formar cidadãos plenos e preparados para o futuro”, destacou Gabriela.

DIA 4: ENCERRAMENTO E COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO

O último dia da Jornada foi dedicado à metodologia Design for Change, com atividades comandadas por Caroline Cardoso e Meily Cassemiro. Os participantes revisitaram os principais momentos da Jornada e traçaram estratégias para implementar os aprendizados em suas escolas.

Com o encerramento do evento, os coordenadores pedagógicos retornaram às suas presenças com a missão de multiplicar os conhecimentos adquiridos, levando adiante o compromisso com a excelência educativa e a formação integral dos estudantes salesianos.

A Jornada Formativa da Coleção NAUTAS reforçou o espírito colaborativo e a união das escolas salesianas, consolidando-se como um momento de partilha, reflexão e inovação no cenário educacional do Brasil.

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Fotos: Rede Salesiana Brasil 
19/09/2024

Chega ao fim a Jornada Formativa Coleção NAUTAS

Nesta quinta-feira (19), chegou ao fim a Jornada Formativa Coleção NAUTAS. O evento, que aconteceu de 16 a 19 de setembro, em Aparecida do Norte (SP), é uma iniciativa de Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com sua Editora, a Edebê Brasil, para qualificar as Coordenações Pedagógicas das escolas salesianas para atuarem como agentes formadores dos educadores e tornar mais efetivo o trabalho com a Coleção NAUTAS e suas atualizações. 
  
A manhã que finalizou as atividades da Jornada contou com o tema: “Navegando pelos mares de possibilidades da Coordenação Pedagógica por meio da metodologia Design for Change”. As atividades foram comandadas pela Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais do Instituto Laura Vicuña, de Uruguaiana (RS), Caroline Cardoso; juntamente com a Gestora Pedagógica da Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo, Meily Cassemiro. A dupla comandou dois momentos: o primeiro dedicado a relembrar os passos dados na Jornada Formativa e, o segundo, em formato de Roda de Conversa, se dedicou a delinear caminhos para a formação das educadoras dos Anos Iniciais a partir do que foi abordado durante o evento.

Após o encerramento, todos os participantes se organizaram para retornar às suas presenças com o compromisso de serem multiplicadores dos aprendizados adquiridos nesses quatro dias. Confira alguns depoimentos de quem participou da Jornada Formativa Coleção NAUTAS:

“É a primeira vez que eu venho e eu acho que o que a gente vivencia, a primeira coisa é o acolhimento. O acolhimento foi essencial! [...] A Jornada Pedagógica NAUTAS veio para contribuir e renovar os votos da nossa missão, a missão de educar e evangelizar, veio ao encontro do resgate, valorizar nossa identidade salesiana.” Cristina Ferreira Albuquerque, Supervisora Pedagógica no Colégio Ateneu Goiânia

“Minha expectativa com o Encontro da Coleção Nautas é traduzir a salesianidade e também a sua extensão enquanto proposta de transformação para um mundo possível para todos, dentro das nossas salas de aula e das nossas escolas.” Giselle Gregório de Oliveira, Escola Salesiana São José, Campinas (SP)

“O que eu vi aqui nesse encontro foi a possibilidade de eu praticar no meu cotidiano tudo o que eu estou aprendendo. [...] Eu pude perceber nessa Jornada que muita coisa que a gente ouviu aqui já acontece na nossa escola. Por isso que a gente tem percebido o crescimento do Colégio Castelo e isso se dá também por essa parceria em Rede e, com certeza, eu vou levar daqui muitas coisas que poderão agregar no meu cotidiano escolar.” Iara Santos, Coordenadora Pedagógica do Colégio Castelo de Rio das Ostras (RJ)

“Eu estou muito feliz e encantada com a proposta para 2025. Eu saio renovada pedagogicamente, principalmente pelas trocas de conhecimento, por essa diversidade cultural que eu encontrei aqui. Então, a minha palavra hoje é gratidão.” Regina Célia Montenegro Rocha, Colégio Auxiliadora de Natal (RN)

“É a primeira vez que participo de um encontro como este. Encontros como esse favorecem para nós um novo olhar, novas perspectivas e aprofundamentos a respeito do Currículo da Rede Salesiana do Brasil. Nós utilizamos o material Nautas e com essas perspectivas, também as novidades, a inovação que o material trouxe para nós, possibilitam que toda essa extensão de aprofundamento e possibilidades de novas experiências também sejam avançadas para as nossas crianças.” Ângela Maria de Andrade, Coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Instituto Maria Auxiliadora, Rio do Sul (SC)

“Estar aqui novamente, porque eu já estive na Jornada Formativa Girolhar, é um privilégio, nesse movimento coletivo de a gente trabalhar em rede, de ninguém soltar a mão de ninguém, de fazermos esse movimento de estudo, de troca, de partilha. Têm sido dias bem intensos, porém muito significativos, e também são dias de muita reflexão e nos faz desacomodar, sair daquele nosso lugar e pensar assim: ‘Bom, a gente é capaz de fazer coisas diferentes’.” Tatiana Godinho, Coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Salesiano Balneário Camboriú (SC)

“O encontro foi muito bom, muito proveitoso para a vida, para a profissão, conhecer novas pessoas, saber novos métodos para trabalhar e, com certeza, vai ter uma grande jornada para nós coordenadores trabalharmos com nossos professores. Aprendemos novas técnicas e isso traz uma bagagem muito grande para o coordenador.” Alessandra, Coordenadora da Escola Laura Vicuña, Porto Velho (RO)

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Fotos: Rede Salesiana Brasil 
18/09/2024

Basílica, Obra Social e Editora Edebê marcam o 3º Dia da Jornada NAUTAS

Chega ao seu terceiro dia a Jornada Formativa NAUTAS, evento da Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceira com sua Editora, a Edebê Brasil, que acontece em Aparecida do Norte (SP), de 16 a 19 de setembro, com o objetivo de fortalecer a qualificação das Coordenações Pedagógicas das escolas salesianas, tornando ainda mais efetivo o trabalho com a Coleção NAUTAS e suas atualizações para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

O tema norteador das ações do dia foi “Decolando com a Coleção Nautas e abraçando os desafios da missão educativa da Coordenação Pedagógica, transformando-os em oportunidades e fortalecendo a identidade e a liderança salesiana”.

A manhã do terceiro dia começou de forma muito animada. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o maior Santuário no mundo dedicado a Maria, localizado no Vale do Paraíba. Na região está o rio Paraíba, palco do aparecimento da imagem que deu origem à devoção à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Em seguida, eles puderam visitar a réplica da Casa de Dom Bosco recém-inaugurada na obra social salesiana de Pindamonhangaba. Tendo o Diretor da obra, Padre Agnaldo Soares Lima, como guia, os participantes da Jornada visitaram a construção por dentro e conheceram mais sobre o espaço e os serviços ofertados pela obra à juventude local.

O período da tarde foi dedicado às atualizações da Coleção NAUTAS. O momento foi conduzido pelo Diretor de Produtos e Serviços da Editora Edebê, Lauri Cericato; juntamente com a Gestora de Produtos Editoriais, Gabriela Palomo Capila de Melo; e o Gestor de Produtos Digitais, Rafael Borgate de Souza Mendes.

“Além das contribuições educacionais mais contemporâneas que nós temos, nós temos um Currículo que contribui para uma formação integral do ser humano que estuda numa escola salesiana. Este é o grande diferencial que a gente tem: formação humana, compartilhar experiências e navegar todos juntos nessa nova Jornada”, comenta Lauri.

“A Coleção Nautas vem aí com essa reformulação, com olhar muito mais rico para o que é a Metodologia Maker, para os ODS, na busca de ajudar as escolas nesse trabalho de planejamento do futuro dos nossos alunos. Acho que, como Rede, isso nos impulsiona, nos diferencia e nos fortalece, porque o Nauta só existe porque existe a Rede, porque existe um Currículo Salesiano. Então, os nossos protagonistas são sempre gestados, imbuídos do que é salesianidade”, conta Gabriela. 

“A Editora Edebê está concentrando seus esforços em produtos digitais [...]. A plataforma tem entregado material digital e, além disso, oferece outros componentes como dashboard de dados para acompanhamento dos acessos dos alunos e dos professores, têm entregado ferramentas de comunicação, interação com as famílias e estamos desenvolvendo, já para 2025, módulos de atividades, além de um novo módulo também de conteúdo, que visa entregar mais usabilidade para os alunos e professores” comenta Rafael.

A Jornada Formativa NAUTAS está se aproximando do seu último dia, contando com a dedicação total das lideranças das escolas salesianas do Brasil em prol da formação integral de seus estudantes.

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Fotos: Rede Salesiana Brasil 
17/09/2024

Ensino Fundamental em foco no segundo dia da Jornada Formativa NAUTAS

O segundo dia da Jornada Formativa Coleção NAUTAS foi recheado de conhecimento e partilhas sobre os processos educativos no Ensino Fundamental Anos Iniciais. O evento, promovido pela Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceira com sua Editora, a Edebê Brasil, acontece em Aparecida do Norte (SP), de 16 a 19 de setembro, com o objetivo de fortalecer a qualificação das Coordenações Pedagógicas das escolas salesianas para que atuem como agentes formadores de seus educadores, tornando ainda mais efetivo o trabalho com a Coleção NAUTAS para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

A partir do tema norteador do dia: “Conduzindo a grandiosa locomotiva da aprendizagem (in)visível e trilhando uma avaliação que promove o potencial dos processos educativos no Ensino Fundamental Anos Iniciais”, os participantes foram acolhidos e contaram com o momento da oração inicial preparado pela Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, Valéria Rodrigues, abrindo as atividades do dia.

A primeira palestra trouxe o tema “Identidade e Fundamentos da Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais”, tendo à frente das ações a Pedagoga e Doutoranda em Arte e Educação pela UNESP, Renata Araújo, a qual, em sua fala, trouxe uma visão bastante focada nas especificidades da ação do Coordenador e da Coordenadora dentro da escola. “Quando a gente vai migrando para a ideia e o papel do Coordenador, se a gente for fazer essa relação com a palavra, é aquele que ‘co-ordena’, que ‘ordena em parceria’, que ‘ordena com...’. Então a gente vai distanciando um pouco dessa ideia de quem tem uma supervisão, que se distancia, que está de fora, para alguém que vai construindo em companhia”, comenta Renata.

Já a segunda palestra abordou o tema “Aprendizagens Visíveis como uma abordagem inovadora: como cultivar uma cultura de pensamento profundo e ativo nas escolas desde os Anos Iniciais?” e foi comandada pela Fundadora da Ativa Educação e Organizadora do livro “Aprendizagens Visíveis - Experiências teórico-práticas em sala de aula”, Julia Pinheiro Andrade. “Esse evento é muito bom! É fundamental o que a Rede está proporcionando, porque é nesse encontro de coordenações que eles, coordenadoras e coordenadores pedagógicos, podem pensar em como ampliar as oportunidades dos professores aprofundarem a aprendizagem dos alunos”, cometa Julia.

O período da tarde teve início com a palestra “Formando Protagonistas com Nautas: a atuação das Lideranças para o posicionamento dos Anos Iniciais”. O momento contou com as ricas contribuições do Gestor Educacional da Rede Salesiana Brasil, Anderson de Jesus Leal; e da Gestora de Produtos Editoriais da Edebê Brasil, Gabriela Palomo Capila de Melo.

“Nós queremos que esse momento de reflexão [...] realmente reflita na prática dele [do Coordenador], na prática de acompanhamento, para que as nossas referências pedagógicas de fato sejam vida dentro da escola”, diz Anderson. “A gente aqui é apoio, é ponte, caminhando junto com as escolas. O Nautas vem aí reformulado, com uma engenharia de produtos nova [...], acho que isso vai facilitar bastante o planejamento escolar. Um planejamento para constituirmos cidadãos protagonistas, cidadãos que vão atuar realmente nessa sociedade, cidadãos que saibam dialogar, que saibam debater, que tenham fundamentos teóricos profundos, embasados, mas que também sejam pessoas plenas”, completa Gabriela.

O segundo dia do evento foi finalizado com a atividade “3, 2, 1... Ação!”, um momento de mão na massa e debate sobre as dificuldades enfrentadas pelas Coordenações Pedagógicas hoje e os direcionamentos e respaldos que o Currículo das Escolas Salesianas apresenta. Toda a ação foi coordenada pela Gestora Pedagógica da Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo, Meily Moany, e a Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais do Instituto Laura Vicuña, de Uruguaiana (RS), Caroline Cardoso.

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Fotos: Rede Salesiana Brasil 
16/09/2024

Começou a Jornada Formativa da Coleção NAUTAS

De 16 a 19 de setembro, a Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com sua Editora, a Edebê Brasil, promove a Jornada Formativa da Coleção NAUTAS. O evento acontece em Aparecida do Norte (SP) e tem como principal objetivo qualificar as Coordenações Pedagógicas das escolas da RSB para atuarem como agentes formadores dos educadores, mentoreando-os de forma sistemática para tornar mais efetivo o trabalho com a Coleção NAUTAS. 

A Jornada Formativa é uma iniciativa da RSB e Edebê que reforça o compromisso inabalável de ambas com educação de qualidade e a formação continuada das equipes docentes das escolas salesianas do Brasil.

No decorrer de toda a formação, serão abordados os temas identificados como prioritários nas escutas às Coordenações Pedagógicas e os participantes terão a oportunidade de conhecer as atualizações da Coleção NAUTAS, além de ampliar os debates, as reflexões, as partilhas e as construções colaborativas.

Cada dia do evento conta com um tema que norteia as atividades programadas. Assim, o tema do primeiro dia foi “Pilotando pelos caminhos dos documentos basilares da Rede Salesiana Brasil, sentindo e vivenciando o carisma por uma educação centrada nos estudantes”.

Os participantes foram recepcionados no Hotel Rainha do Brasil para o almoço. A abertura e oração ficaram por conta dos Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior, este último também sendo Diretor Geral da Edebê; juntamente com o Diretor de Produtos e Serviços da Editora Edebê, Lauri Cericato; e a Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi. 

“Junto com vocês, estão cada um dos professores que acompanham. E junto com os professores, cada uma das crianças, adolescentes e jovens que nós temos nas nossas escolas, então certamente será uma Jornada muito rica”, diz Ir. Silvia. “Quanto mais nós nos fortalecemos nesse processo de rede e entendemos que a jornada que estamos fazendo como navegadoras, navegadores, que é justamente a ideia desse encontro, NAUTAS, nós fazemos com muita gente, com muitas áreas da missão, com muitas nuances daquilo que é a missão salesiana em todo o mundo. Então é uma alegria muito grande poder acolher a todos e todas nesses nossos dias de aprofundamento, de vivência e de experiência compartilhada”, completa Pe. Sérgio.

Com as contribuições do Coordenador das Escolas da Inspetoria São Pio X, Pe. Leandro Brum, juntamente com a Gestora Pedagógica da mesma Inspetoria, Ana Cristina Sofiati, o dia foi dedicado ao tema “Currículo da RSB: Referencial Institucional para as Práticas Pedagógicas”.

“Para mim, ter a alegria de poder iniciar a nossa Jornada com esta fala sobre os referenciais é justamente colocar na mesa tudo aquilo que a gente tem como identitário [...] e esses referenciais nos dão a segurança para o nosso caminho. A [Jornada] Coleção Nautas, que tem essa ideia de sermos exploradores, precisa começar com algo que nos dê essa segurança de caminho, então a gente quis começar falando dos nossos documentos, falando da educação católica, das nossas intuições como uma grande introdução dizendo: ‘Olha, nós temos referenciais. Esses referenciais já estão na nossa mão e a gente precisa conhecer, aprofundar’, porque nós somos, como diz o nosso Caderno 6 da Rede, ‘guardiões da identidade’ e a gente só é guardião quando a gente de fato conhece a proposta, quando a gente ama a proposta, quando a gente é capaz de falar com segurança e defender a nossa proposta”, diz Pe. Leandro.

Escrito por Janaína Lima

Fotos: Salesianos Bahia
16/09/2024

Equipes de Robótica dos Salesianos Bahia brilham na FIRST® LEGO® League Explore

As equipes de robótica dos Salesianos Bahia alcançaram resultados extraordinários na etapa nacional da FIRST® LEGO® League Explore, realizada em Recife no dia 12 de setembro. A competição, voltada para crianças de 6 a 10 anos, é um evento internacional que promove o aprendizado de STEAM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia artes e matemática) através da construção de modelos LEGO® e programação. A competição é reconhecida mundialmente por incentivar o desenvolvimento de habilidades fundamentais como trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico desde cedo, preparando os jovens para os desafios tecnológicos do futuro.

Na competição deste ano, a equipe ProMakersJr, do Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador, conquistou o primeiro lugar na categoria Coding Award, que reconhece a excelência na programação e na resolução de problemas técnicos. A habilidade da equipe em desenvolver soluções inovadoras e técnicas impressionou os jurados, garantindo-lhes o título.

Já a equipe ProSavioJr, do Colégio Salesiano Dom Bosco Camaçari, foi campeã na categoria Core Values, que destaca o espírito de equipe, a colaboração e a inclusão entre os participantes. O destaque da equipe nessa categoria demonstra o compromisso dos estudantes com a cooperação e o trabalho em grupo para alcançar objetivos comuns. 

As equipes e seus técnicos estão agora aguardando pela divulgação dos resultados em outubro, que determinarão se representarão a Bahia na etapa mundial em Dallas, Texas, nos Estados Unidos. Este feito inédito é motivo de grande orgulho para toda a comunidade dos Salesianos Bahia, que segue celebrando o sucesso de seus estudantes.

Fonte: Equipe de Comunicação e Marketing dos Salesianos Bahia

Foto: Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória, Vitória (ES)
16/09/2024

Estudantes Salesianos conquistam ouro na Jornada Nacional de Foguetes

Estudantes do Ensino Médio do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória, em Vitória (ES), participantes da disciplina eletiva Ciência dos Foguetes, alcançaram um marco histórico para a escola. Sob a orientação do professor Eduardo Nascimento Saib, a equipe garantiu o troféu de campeã na Jornada Nacional de Foguetes, realizada no Hotel Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí (RJ).

A competição, que reúne as melhores equipes de foguetes do Brasil, consagrou os estudantes salesianos após atingirem uma impressionante marca de 240 metros com o lançamento de seu foguete.

Além da competição principal, os competidores participaram de palestras e oficinas sobre foguetes de combustível sólido e se engajaram em diversas atividades práticas, como o lançamento de foguetes feitos com garrafas PET utilizando vinagre e bicarbonato.

Essa conquista não só reforça o compromisso do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória com o incentivo ao aprendizado científico, como também coloca a escola em destaque no cenário nacional de competições acadêmicas e tecnológicas.

Fonte: Inspetoria São João Bosco

Foto: Divulgação
13/09/2024

Vem aí a Jornada Formativa da Coleção NAUTAS

A Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceira com sua Editora, a Edebê Brasil, promove a Jornada Formativa Coleção NAUTAS. O evento acontece de 16 a 19 de setembro, em Aparecida do Norte (SP) e tem como principal objetivo qualificar as Coordenações Pedagógicas das escolas da RSB para atuarem como agentes formadores dos educadores, mentoreando-os de forma sistemática para tornar mais efetivo o trabalho com a Coleção NAUTAS. 

A Jornada Formativa é uma iniciativa da RSB e Edebê que reforça o compromisso inabalável de ambas com educação de qualidade e a formação continuada das equipes docentes das escolas salesianas do Brasil.

No decorrer de toda a formação, serão abordados os temas identificados como prioritários nas escutas às Coordenações Pedagógicas e os participantes terão a oportunidade de conhecer as atualizações da Coleção NAUTAS, além de ampliar os debates, as reflexões, as partilhas e as construções colaborativas.

Cada dia do evento conta com um tema que norteia as atividades programadas:

Segunda-feira (16) 
Tema: “Pilotando pelos caminhos dos documentos basilares da Rede Salesiana Brasil, sentindo e vivenciando o carisma por uma educação centrada nos estudantes”

O primeiro dia do evento conta com a recepção dos participantes e uma tarde voltada para abordar os Currículos da Rede Salesiana Brasil. 

Terça-feira (17) 
Tema: “Conduzindo a grandiosa locomotiva da aprendizagem (in)visível e trilhando uma avaliação que promove o potencial dos processos educativos no Ensino Fundamental Anos Iniciais”

No segundo dia, serão abordados tópicos como “Identidade e Fundamentos da Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais” e “Aprendizagens Visíveis como uma abordagem inovadora”, além de serem iniciados os momentos de formação dedicados especificamente à Coleção NAUTAS.

Quarta-feira (18) 
Tema: “Decolando com a Coleção Nautas e abraçando os desafios da missão educativa da Coordenação Pedagógica, transformando-os em oportunidades e fortalecendo a identidade e a liderança salesiana.”

O terceiro dia da Jornada Formativa conta com uma visita à Basílica de Nossa Senhora Aparecida e uma tarde voltada para as atualizações da Coleção NAUTAS, comandada pela equipe da Editora Edebê.

Quinta-feira (19) 
Tema: “Navegando pelos mares de possibilidades da Coordenação Pedagógica por meio da metodologia Design for Change”

No último dia do evento, serão relembrados os passos da Jornada e os participantes poderão contar com uma Rede de Conversa sobre o tópico “Delineando caminhos para a formação das educadoras dos Anos Iniciais”.

Confira a programação completa e conheça os formadores na página oficial da Jornada Formativa Coleção NAUTAS.

Escrito por Janaína Lima

Foto: Rede Salesiana Brasil 
04/09/2024

Por que Matricular seu Filho(a) em uma Escola Salesiana?

Se decidir por uma escola para o seu filho(a) é uma das mais importantes escolhas que as famílias enfrentam, pois é uma decisão que influencia diretamente o seu desenvolvimento acadêmico, pessoal, social e espiritual. Nesse contexto, as Escolas da Rede Salesiana Brasil (RSB) destacam-se como uma escolha que oferece educação de qualidade, valores humanos e uma formação integral baseada nos princípios da pedagogia dos fundadores da Congregação Salesiana, São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello, e nos ensinamentos do Evangelho. Assim, conheça alguns motivos pelos quais matricular seu filho(a) em uma escola salesiana:

1. Excelência Acadêmica: As Escolas Salesianas são reconhecidas por oferecerem um ensino de excelência, com programas pedagógicos atualizados e educadores qualificados que se empenham em proporcionar uma educação de qualidade para todos os estudantes.

Confira, por exemplo, as mais de 100 medalhas conquistadas pelos estudantes salesianos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2024, ou alguns dos destaques salesianos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e na Olimpíada Canguru de Matemática.

2. Formação Integral: Além do aspecto acadêmico, as Escolas Salesianas promovem a formação integral dos estudantes, levando em consideração o Projeto de Vida de cada um e suas dimensões socioemocional e espiritual. Os valores humanos e cristãos são incorporados em todas as atividades educativas, preparando os estudantes para serem cidadãos conscientes, responsáveis e comprometidos com o bem comum.

Conheça, por exemplo, a Gincana Cultural que agitou os estudantes salesianos do estado da Bahia e ainda promoveu a solidariedade com arrecadação de doações para instituições sociais da região. Ou a aluna salesiana que foi selecionada para tocar no Rock In Rio Lisboa 2024.

3. Ambiente Acolhedor e Seguro: As Escolas Salesianas são conhecidas por serem “casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida e pátio para se encontrarem como amigos e viverem com alegria”, conforme pregava Dom Bosco, oferecendo um ambiente acolhedor e seguro, onde os estudantes se sentem valorizados, respeitados e amados. Os educadores Salesianos trabalham para criar uma cultura escolar baseada no cuidado mútuo, na solidariedade e no respeito pela dignidade de cada pessoa.

Conheça, por exemplo, o Projeto Anti-Bullying promovido pelo Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Araras (SP), e como sua ação está diretamente ligada ao Sistema Preventivo das presenças salesianas.

4. Infraestrutura Moderna e Recursos Tecnológicos: Sempre investindo em infraestrutura moderna e recursos tecnológicos para proporcionar aos estudantes um ambiente de aprendizagem estimulante e dinâmico, as Escolas Salesianas disponibilizam laboratórios equipados, salas de aula interativas e acesso à tecnologia educacional como alguns dos recursos que apoiam o processo de ensino-aprendizagem.

Conheça, por exemplo, o "Ateliê de Experiências" do Colégio Salesiano Jardim Camburi que foi destaque em uma revista internacional de arquitetura.

5. Tradição e Compromisso com a Educação: Com mais de um século de experiência na área educacional, as Escolas da Rede Salesiana Brasil têm uma sólida tradição e um compromisso inabalável com a educação de qualidade. Os valores e princípios Salesianos permeiam todas as atividades escolares, garantindo uma educação baseada na ética, na solidariedade e no respeito pela dignidade humana.

Como Rede Salesiana Brasil, são promovidos diversos eventos formativos durante o ano para fortalecer a formação continuada das equipes salesianas que atuam nas escolas do país como, por exemplo, o XXII Encontro Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil (ENARSE) e XV Encontro Nacional dos Ecônomos Locais (ENEL), e o V Encontro da Escola Salesiana América (ESA). Todos apoiados pelo Centro Salesiano de Formação (CSF), a plataforma da RSB que incentiva e promove cursos e eventos formativos durante todo o ano em prol da melhoria constante das ações salesianas diante dos desafios atuais da educação.

Em resumo, matricular seu filho(a) em uma Escola da Rede Salesiana Brasil significa oferecer não apenas uma educação de qualidade, mas também uma formação integral que valoriza o desenvolvimento acadêmico, pessoal e espiritual. É proporcionar um ambiente acolhedor e seguro, onde ele possa crescer e se desenvolver como um cidadão consciente, responsável e comprometido com o bem e o cuidado com a nossa Casa Comum.

Escrito por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Fotos: Hélio Júnior
03/09/2024

Orquestra Salesiana prepara apresentação para o Theatro Municipal do RJ

A Orquestra do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo), de Macaé (RJ), recebeu, na última segunda-feira (02), a Masterclass de Violino da Prof. Me. Sheyla Yatsugafu, Coordenadora do Architecture of Sound Institute. Divididos em pequenos grupos, os sessenta estudantes puderam aprimorar suas habilidades técnicas, musicais e comportamentais a partir da metodologia japonesa desenvolvida por Shinichi  Suzuki após a Segunda Guerra Mundial, que estabelece o ensino da música sob as mesmas bases de aprendizagem da linguagem materna.

Sabe-se que Dom Bosco valorizava profundamente a música como instrumento educativo e tocava vários instrumentos, entre eles o violino. Inspirado por seu exemplo de vida, o Instituto Nossa Senhora da Glória tem observado o crescimento exponencial de sua orquestra de cordas. Segundo a Diretora, Irmã Carmelita Agrizzi, “o sonho de um pequeno grupo formado por apenas três violinos eclodiu superando todas as expectativas”. 

Para o estudante da terceira série do ensino médio, André Massena, o contato com a professora contribuiu para o esclarecimento de várias dúvidas, além de motivar seus estudos no instrumento. Os regentes do colégio salesiano, Priscila Sousa e Hélio Júnior, acrescentam que a Masterclass buscou inspirar o protagonismo estudantil em um movimento para certificação de estudantes, capacitação de professores, intercâmbio de arranjos e materiais didáticos. Além disso, o encontro contribuiu para a preparação dos estudantes que participarão de um concerto Suzuki no próximo mês de outubro no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

SOBRE SHEYLA YATSUGAFU
A Prof. Me. Yatsugafu, pesquisadora, instrumentista e gestora de projetos culturais, egressa do Colégio Franciscano em São Paulo, é Bacharel em violino pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná,  mestre em ensino das práticas musicais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, membro fundadora da camerata de Florianópolis e docente do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga em Juiz de Fora (MG). Destaca-se ainda em sua formação as aulas, no Japão, com o próprio mestre da Metodologia Suzuki.

Escrito por Hélio Júnior

Foto: Salesianos Bahia
02/09/2024

SaléONU debate soluções para erradicar o trabalho escravo

Em um mundo que exige líderes preparados para enfrentar desafios globais, a formação de jovens com uma compreensão crítica das relações internacionais e da defesa dos direitos humanos é essencial. O SaléONU, projeto dos Salesianos Bahia realizado nos dias 16 e 17 de agosto, no Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador, reflete esse compromisso ao proporcionar aos estudantes a oportunidade de simular debates da ONU, onde eles representam nações e discutem questões críticas como o trabalho escravo. 

O evento reuniu estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental Anos Finais e das 1ª a 3ª séries do Ensino Médio do Liceu Salesiano do Salvador e do Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador. Os estudantes representaram 16 países, entre eles: África do Sul, Alemanha, Argentina, Bangladesh, Bolívia, Camboja, China, Croácia, Etiópia, Haiti, Madagascar, Mauritânia, Nepal, Níger, Paquistão e Rússia.

Com o objetivo de aproximar os estudantes dos desafios enfrentados por diferentes nações e promover a tolerância, a empatia e a valorização cultural, eles assumiram os papéis de delegados e presidentes do comitê. Os 30% dos delegados com maior destaque serão selecionados para participar do MIB Final, em Brasília (DF), onde terão a chance de competir por uma vaga na simulação da ONU em Harvard, nos Estados Unidos. 

Durante dois dias de debates do SaléONU, os jovens se dedicaram a defender os interesses de suas nações e a propor soluções diplomáticas para a erradicação do trabalho escravo, um problema global que ainda afeta milhões de pessoas.

Erla Alecrim, orientadora do Ensino Médio do Dom Bosco, acredita que através dessa abordagem, eles se engajaram mais e serão capazes de contribuir para a construção de um mundo mais justo: “Trabalhar temas tão sensíveis como o trabalho escravo estimula nos estudantes um senso crítico e uma responsabilidade social. Com certeza, eles saem dessa experiência mais conscientes de seu papel como futuros líderes”, afirmou.

A preparação para a simulação exigiu um estudo aprofundado das culturas, políticas e realidades sociais dos países representados. Cláudia Agrícola, orientadora do Ensino Médio do Liceu, destacou a importância dessa iniciativa: “Formar nossos estudantes para serem cidadãos do mundo é um compromisso que levamos a sério”. Ela ainda complementa que o SaléONU é mais do que um espaço para aprendizado sobre geopolítica, “é uma oportunidade para desenvolverem empatia e responsabilidade. Isso vai ajudá-los a entender a complexidade das questões globais que afetam a todos nós”.

Para os estudantes, a experiência foi transformadora. Clarissa de Souza, da 1ª série C do Liceu, contou que o SaléONU a ajudou a superar a timidez e se sentir mais segura: “No decorrer de todas as sessões, eu acho que fui criando uma confiança que eu não tive até hoje. Para pessoas muito tímidas como eu, acho que essa foi uma experiência muito boa”. 

Já João Victor Falcão, estudante da 2ª série B do Dom Bosco, vê a simulação como uma oportunidade de aprendizado e melhoria das relações interpessoais: “Com a simulação da ONU, você consegue desenvolver habilidades como oratória, escrita e relação com outras pessoas. Além disso, você consegue conhecer pessoas novas e novos ciclos que têm o seu objetivo, e o quanto tudo isso agrega para você”. 

É por meio dessa visão de formar líderes que o SaléONU se coloca como uma plataforma de preparação para o futuro. 

Escrito por Equipe de Comunicação e Marketing dos Salesianos Bahia

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil