06/02/2025

Imersão na abordagem educativa de Reggio Emilia: Renovando práticas e inspirando o futuro

Intercâmbio pedagógico impulsiona a formação continuada e a transformação pedagógica nas escolas salesianas

Entre os dias 20 e 24 de janeiro, educadoras que atuam no Instituto Laura Vicuña, localizado em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, participaram de uma imersão na abordagem educativa para a infância, no norte da Itália. A iniciativa, que proporcionou uma experiência transformadora para as participantes, foi organizada pela coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Caroline Cardoso. O grupo de 16 educadoras contou, também, com a participação especial da Ir. Lúcia Jacinta Finassi, ex-coordenadora do Comitê Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil (RSB). 

Durante a jornada, as educadoras visitaram espaços dedicados ao cuidado e à educação de crianças em cidades históricas como Correggio, Pistoia, Bolonha, Reggio Emilia e Milão. “O grupo estava determinado a alcançar o objetivo. A curiosidade por viver esta experiência foi alimentada durante algum tempo na escola, por meio das ações de formação continuada. Viemos construindo inovações em nossa prática e sabíamos o quanto essa imersão poderia nos impulsionar a qualificar ainda mais o trabalho junto às crianças”, afirmou a coordenadora Caroline Cardoso.

Durante as visitas, as educadoras tiveram a oportunidade de observar a documentação pedagógica que registra os percursos vividos pelas crianças, a organização dos espaços e a forma como promovem encontros, relações e brincadeiras, e a seleção cuidadosa de materiais que potencializam o pensamento e a criatividade de adultos e crianças. A imersão na história e na cultura da abordagem educativa de Reggio Emilia, que teve Lóris Malaguzzi (1920-1994) como precursor, foi um momento de profunda reflexão e aprendizado.

Ir. Lúcia Jacinta Finassi ressaltou a importância da experiência: “Visitar escolas de Educação Infantil destas 5 cidades italianas nos ajudou a compreender os princípios e fundamentos que sustentam uma proposta pedagógica de qualidade. Observamos crianças em seus ambientes educativos, conversamos com professoras, pedagogistas, admiramos e nos inspiramos, trouxemos na bagagem não receitas prontas, mas, diferentes interpretações e vivências dos direitos da infância, da importância dos ambientes, da organização pedagógica, dos tempos, espaços e materiais, do trabalho colaborativo e do diálogo constante com o território”.

A jornada foi enriquecida pelas mediações da doutora em Educação Sariane Pecoits e da professora Cilene Tinelli, que além de traduzirem os diálogos, compartilharam seus conhecimentos e vivências como cidadãs italianas. O grupo de educadoras já se dedica há algum tempo ao estudo das pedagogias participativas e tem promovido diversas inovações no Instituto Laura Vicuña. Participar deste intercâmbio foi uma oportunidade única para aprofundar os conhecimentos sobre a abordagem de Reggio Emilia, com a qual o grupo já está familiarizado, especialmente na Educação Infantil.

Glória Boaventura, professora da Educação Infantil, refletiu sobre a experiência: “Lóris Malaguzzi defendia que devemos reconhecer e valorizar as diversas expressões das crianças. Acreditamos estar no caminho certo, com práticas que ainda iremos incluir em nossas trajetórias, potencializando o ensino e a aprendizagem por meio da escuta, do diálogo, das ideias e das descobertas que partem das crianças.”

Há dois anos, o Instituto Laura Vicuña incorporou ao seu corpo docente uma professora atelierista (profissional da área das artes especializada em estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos), Júlia Tolla, que acompanha, escuta e impulsiona, junto às professoras, as pesquisas das crianças. “Foi enriquecedor participar dessa imersão e conhecer de perto uma abordagem que coloca as crianças como protagonistas. Poder aprofundar os conceitos e teorias de forma prática fez com que eu ressignificasse a forma como vejo e vivo a educação. Foi um privilégio estar cercada de pessoas que acreditam nas infâncias e se dedicam a construir uma educação de qualidade”, afirmou Júlia.

A diretora da escola, Adriana Arcerito, apoiou e reconheceu o esforço das educadoras desde o início. “Nesta multiplicidade do mundo em que vivemos, é importante pensarmos na forma como as crianças se expressam – ética, relacional e cognitivamente –, pois tudo isso contribui para um mundo melhor, que começa hoje, com nossas crianças e jovens.” Ela desejou sucesso às educadoras e reforçou: “Vocês lutaram muito e são merecedoras desse reconhecimento.”

As educadoras encerraram essa jornada inspiradas pela força e dedicação desse grupo, que se tornou referência para outros educadores do Brasil Salesiano. Como afirma um dos folders recebidos da Área Bambini de Pistoia: “O bem-estar nasce do estar juntos!”. A Rede Salesiana Brasil acredita que, ao compartilhar e construir coletivamente, ultrapassamos fronteiras e alcançamos novos horizontes, este grupo se propôs a compartilhar, aprofundar seus estudos e inovar em suas práticas pedagógicas. 

Sobre a abordagem educativa de Reggio Emilia - Esta abordagem traz um olhar cuidadoso e respeitoso para a educação da infância, centrada na criança como protagonista ativa do seu próprio aprendizado. Essa abordagem valoriza o ambiente escolar como um "terceiro educador", em que espaços bem organizados e esteticamente estimulantes são fundamentais para inspirar a criatividade e a investigação. Por meio da observação atenta, da documentação dos processos de aprendizagem e da promoção do diálogo, a metodologia fomenta a construção coletiva do conhecimento e integra as diversas linguagens expressivas. Além disso, a participação ativa das famílias é vista como essencial para fortalecer os vínculos entre escola e comunidade, contribuindo para o desenvolvimento de uma aprendizagem rica, colaborativa e significativa, que prepara as crianças para a vida em sociedade com autonomia e sensibilidade.

Ao analisar a abordagem educativa de Reggio Emilia sob o olhar salesiano, percebe-se uma afinidade na valorização do protagonismo do educando, na criação de ambientes educativos ricos e na promoção de uma aprendizagem colaborativa e significativa. Essa integração potencializa práticas educativas que respeitam e promovem o desenvolvimento integral da criança e do jovem.

Comunicação da RSB

04/02/2025

Colégio Salesiano Dom Bosco de Araxá recebe prêmio de Melhor Escola Particular 2024

Na noite do dia 25 de janeiro de 2025, a equipe do Colégio Salesiano Dom Bosco de Araxá, participou da cerimônia de premiação “Melhores do Brasil”, promovida pela Top Uai e o Grupo Imbiara de Comunicação.

O Colégio foi escolhido como a Melhor Escola Particular da cidade de Araxá/MG, o que comprova o reconhecimento, a importância e a credibilidade da instituição na opinião da comunidade araxaense.

O evento tem como principal objetivo reconhecer as melhores empresas pela dedicação na melhoria do desenvolvimento da cidade em seus respectivos segmentos. Os vencedores foram escolhidos por meio de votação on-line.

A festa aconteceu no espaço de festas Grann Hall e como representantes estiveram presentes o Pe Jonathan Alex da Costa, SDB (Diretor da Presença Salesiana de Araxá), Maria Cristina de Oliveira Barreto (Diretora Pedagógica), Murilo Geraldo Teixeira Júnior (Coordenador Administrativo Financeiro), Ellenutia Aparecida Marques (Secretária escolar) e Tatiana Paula Ferreira (Assistente Administrativa).

Ao longo dos seus 93 anos, o Colégio Salesiano Dom Bosco tem se dedicado, sem cessar, à busca pela excelência na educação, como escola confessional católica, ao desenvolvimento integral dos alunos e à promoção de um ambiente educacional que segue as premissas de Dom Bosco: educar por meio da razão, fé e amor. Este prêmio valida todos os esforços e ressalta o impacto positivo que a escola promove na vida dos estudantes, familiares e toda a cidade.

Acreditamos que a educação vai além das salas de aula, constituindo um compromisso com o desenvolvimento individual, a formação de cidadãos honestos e conscientes e o preparo para os desafios do futuro. O reconhecimento como a Melhor Escola particular de Araxá é a representação do empenho de toda a nossa equipe – aqui somos todos educadores –, da dedicação dos estudantes e do apoio contínuo das famílias, disse Maria Cristina de Oliveira Barret, Diretora Pedagógica.

A premiação do Colégio Salesiano Dom Bosco de Araxá  é um testemunho do compromisso inabalável da instituição com a excelência educacional e a formação integral de seus alunos. Ao longo de sua história o colégio tem se dedicado a promover valores como razão, fé e amor, seguindo os ensinamentos de Dom Bosco. Este prêmio não é apenas um troféu, mas uma celebração do trabalho coletivo de educadores, alunos, famílias e colaboradores que, juntos, constroem diariamente um ambiente de aprendizado, acolhimento e crescimento. É a confirmação de que a educação salesiana vai além das salas de aula, formando cidadãos conscientes, éticos e preparados para os desafios do futuro. Parabéns a todos que fazem parte dessa história de sucesso e dedicação.

Fonte: Inspetoria São João Bosco

03/02/2025

Moção presta homenagem aos 75 anos de presença salesiana em Piracicaba

Vereador Josef Borges (PP) destacou a contribuição dos pilares da educação salesiana para a sociedade piracicabana

O aniversário de 75 anos da presença salesiana em Piracicaba deverá receber homenagem da Câmara através da moção de aplausos nº 9/2025, protocolada pelo vereador Josef Borges (PP). O parlamentar participou, nesta sexta-feira (31), da cerimônia de comemoração, realizada no Colégio Dom Bosco, que também contou com a presença do vereador Gustavo Pompeo (Avante).

De acordo com Josef Borges, a data é um marco histórico, "que celebra a trajetória de dedicação e contribuição dos salesianos à comunidade". O evento foi precedido por uma Santa Missa, presidida pelo padre Alexandre Luís de Oliveira. 

"A atuação salesiana na cidade tem sido marcada pelo ensino de excelência e pela Pedagogia Salesiana, cujos pilares — razão, religião e amorevolezza— têm formado gerações e transformado vidas ao longo das últimas sete décadas e meia. A homenagem destaca o impacto positivo da instituição na educação e no desenvolvimento social de Piracicaba", defendeu Josef Borges.

“Uma referência em educação, o Colégio Dom Bosco está construindo 75 anos de educação humanizada para uma sociedade mais justa”, afirmou o vereador. Ele salientou ainda que a celebração reforçou a importância da missão salesiana, que continua a inspirar a comunidade com seus valores e compromisso com o ensino e a formação humana.

Fonte:  Assessoria da Câmara Municipal de Piracicaba

23/01/2025

Currículo da Rede Salesiana Brasil e o Ecossistema Edebê foram tema de Jornada Formativa, em Recife/PE

No dia 21 de janeiro, aconteceu em Recife/PE a Jornada Formativa sobre o Currículo da Rede Salesiana Brasil e o Ecossistema Edebê, reunindo mais de 300 educadores das Escolas Salesianas de Pernambuco. O evento foi uma oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre o currículo pedagógico da Rede Salesiana e explorar as ferramentas do Ecossistema Edebê, reforçando o compromisso com a excelência no ensino e a formação integral dos alunos.

A jornada proporcionou um espaço de aprendizado e troca de experiências entre educadores das inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), visando aprimorar práticas pedagógicas e fortalecer o trabalho em rede, com foco na inovação e na qualidade educacional.

O gestor de projetores da RSB, Anderson Leal nos disse que o evento tem o objetivo de “fortalecer a nossa ação em Rede, aprofundando as diretrizes essenciais, aquilo que é único em nós e que faz com que o nosso trabalho educativo-pastoral siga uma linha única em qualquer uma das nossas unidades no Brasil. Os educadores que estiveram em Recife deram um show de alegria, entusiasmo, vontade de aprender, interação e sintonia com a nossa proposta Salesiana”.

Com a participação ativa dos educadores, a formação foi um momento significativo para o fortalecimento da missão salesiana na educação, reafirmando a importância do trabalho colaborativo e da atualização contínua no contexto educacional atual.

Angélica Novais da Comunicação da RSB

Foto: Freepick
15/01/2025

Sancionada lei que restringe uso de celulares nas escolas

Lei nº 15.100/2025 busca equilibrar o uso de tecnologias digitais na educação básica. Legislação foi sancionada nesta segunda-feira, 13 de janeiro, pelo presidente da República

O projeto de lei que regulamenta a utilização de aparelhos eletrônicos portáteis, incluindo celulares, por estudantes nos estabelecimentos de ensino público e privado da educação básica foi sancionado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira, 13 de janeiro. A medida visa salvaguardar a saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes, promovendo um ambiente escolar mais saudável e equilibrado. O ministro da Educação, Camilo Santana, participou da cerimônia. 

De acordo com a Lei nº 15.100/2025, é vedado o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica. A vedação não se aplica ao uso pedagógico desses dispositivos. As exceções são permitidas apenas para casos de necessidade, perigo ou força maior. A lei também assegura o uso desses dispositivos para fins de acessibilidade, inclusão, condições de saúde ou garantia de direitos fundamentais.  

O objetivo da lei não é proibir o uso de celulares, mas proteger nossas crianças e adolescentes por meio da restrição a esses aparelhos.” Camilo Santana, ministro da Educação 

“O objetivo da lei não é proibir o uso de celulares, mas proteger nossas crianças e adolescentes por meio da restrição a esses aparelhos”, disse Santana. “O celular só poderá ser utilizado nas salas de aula para fins pedagógicos e com orientação dos professores. Também não será permitido durante os intervalos, com a finalidade de estimular e fortalecer a integração entre os alunos. Nossos jovens têm muito acesso à internet e a aparelhos próprios, o que atrapalha no sono, na interação social e na concentração, por isso essa lei é tão importante”, completou. 

Uso pedagógico – A norma determina que o uso dos celulares e de qualquer tecnologia em sala de aula deve ser pautado por uma intencionalidade pedagógica clara. Primeiramente, exige um planejamento consciente e direcionado do professor para que a tecnologia atenda a objetivos educacionais específicos. Em seguida, a tecnologia deve ser utilizada como meio, e não como fim, servindo para potencializar a aprendizagem e não como distração ou elemento isolado. Outro ponto essencial é a necessidade de promover uma reflexão crítica sobre o uso das tecnologias, ajudando estudantes e professores a compreenderem seu papel e impacto no processo educativo.  

“O CNE vai fazer uma resolução que oriente as redes e escolas como fazer todo esse processo, sem parecer uma opressão contra os estudantes”, informou a presidente da Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria do Pilar Lacerda. “A escola é um ambiente de interação social, que deve criar espaços para que as crianças aprendam e se desenvolvam em comunidade. Além disso, também é fundamental que as famílias estejam engajadas nesse projeto e auxiliem crianças e adolescentes a se adaptarem a essa nova realidade.” 

Na visão da secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, a medida reforça a necessidade de promover uma educação digital crítica, que incentive o uso equilibrado, seguro e responsável das tecnologias. “A nova lei vem para restringir o uso desequilibrado — que prejudica a atenção dos estudantes, além de reduzir momentos valiosos de brincadeiras e conversas entre eles”, considerou.  

A legislação estabelece, ainda, que as redes de ensino e escolas implementem estratégias para tratar da saúde mental dos estudantes, oferecendo treinamentos periódicos para prevenção e detecção de sinais de sofrimento psíquico e mental relacionados ao uso excessivo de dispositivos digitais. Também devem ser criados espaços de escuta e acolhimento para estudantes e funcionários.  

Os estados e municípios, em parceria com as comunidades escolares, serão responsáveis por definir os formatos mais adequados para a implementação da lei, considerando as particularidades locais. O Ministério da Educação (MEC) garantirá o apoio técnico às redes de ensino para que a adaptação às novas normas seja tranquila e eficiente. Em breve, também vai lançar materiais de orientação, ações de comunicação e formação às redes.  

Fonte: Ministério da Educação - MEC



Imagem retirada do site da Edebê
14/01/2025

Estudantes da Rede Salesiana alcançam excelência na redação do Enem 2024

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta segunda-feira, 13 de janeiro, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.

Entre os participantes, apenas 12 estudantes em todo o país alcançaram a nota máxima de 1.000 pontos na redação. Mais de 200 alunos das escolas salesianas de todo o país obtiveram excelentes resultados, com notas entre 800 e 980 na prova de redação, demonstrando a qualidade do ensino e a dedicação dos estudantes. 

Parabenizamos todos os alunos pelo empenho e pelas conquistas alcançadas, reafirmando nosso compromisso com a excelência educacional e a formação integral dos jovens.

Comunicação da Rede Salesiana Brasil

14/01/2025

Colégio Dom Bosco de Manaus é campeão na 8ª Olimpíada Nacional de Aplicativos

O Colégio Salesiano Dom Bosco, de Manaus, alcançou uma vitória histórica ao ser uma das três escolas particulares campeãs da 8ª edição da Olimpíada Nacional de Aplicativos (ONDA). O resultado foi divulgado oficialmente no Instagram do evento e consagrou a equipe Amazon Tech, formada pelos estudantes Luiz Coelho, Clara Tereza e Érika Freitas, como campeã. A cerimônia de premiação será realizada em 2025, e promete celebrar o talento e a criatividade dos jovens que se destacaram no cenário nacional.

Os alunos vencedores, durante a competição, cursavam o terceiro ano do ensino médio e agora são egressos das maiores universidades públicas do estado do Amazonas. Luiz foi aprovado em Matemática na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Erika ingressou em Design na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Clara Tereza foi aprovada em Engenharia da Computação também na UFAM.

O aplicativo BioFood, desenvolvido pela equipe vencedora, propõe uma solução inovadora para combater o desperdício de alimentos no Brasil. A ideia nasceu de uma pesquisa conduzida pelos estudantes em Manaus, onde identificaram o descarte excessivo de alimentos nos mercados locais. “Queríamos criar uma ferramenta prática que conectasse os alimentos excedentes a quem mais precisa, e assim surgiu o BioFood”, explicou Érika Freitas, uma das integrantes da equipe.

O BioFood é uma plataforma que conecta mercados, feiras e supermercados a instituições de caridade e famílias em situação de vulnerabilidade, promovendo a redistribuição de alimentos que seriam descartados. Essa proposta não apenas combate o desperdício, mas também contribui para a redução da fome, gerando impacto positivo na comunidade.

Cultura de inovação no Colégio Dom Bosco - A conquista na ONDA reflete a ênfase do Colégio Dom Bosco na ciência, tecnologia e inovação. A professora Joana Ramos, uma das orientadoras do projeto, destacou a importância de iniciativas como essa na formação dos alunos: “Essa vitória é fruto de uma cultura científica que temos fortalecido no colégio. Ver nossos alunos chegando ao final do Ensino Médio com publicações científicas e projetos prontos para o mercado é extremamente gratificante.”

Os professores Nathan Silva e Cíndel Cavalcante também orientaram a equipe ao longo do projeto, garantindo que os alunos recebessem suporte técnico e motivacional para desenvolverem sua ideia com excelência.

Representando a região Norte na competição, a equipe Amazon Tech destacou a importância de levar a criatividade e o talento da região para um evento nacional. “Ser a única equipe do Norte a chegar à final e ainda conquistar a premiação é motivo de orgulho para nossa comunidade escolar. Mostramos que o Norte tem potencial e está preparado para inovar e impactar o Brasil”, afirmou a professora Joana.

Conheça um pouco mais sobre o desenvolvimento deste aplicativo neste vídeo produzido pelos alunos vencedores:

Sobre a ONDA  - A Olimpíada Nacional de Aplicativos é realizada anualmente e desafia estudantes de todo o Brasil a desenvolverem soluções tecnológicas para problemas sociais e ambientais. O evento celebra a criatividade, a inovação e o impacto social gerado por jovens talentos.

A cerimônia de premiação, prevista para 2025, será um momento de consagração para os vencedores. A expectativa é que o aplicativo BioFood inspire outras iniciativas tecnológicas e sociais em todo o país, ampliando ainda mais o impacto positivo gerado pela equipe Amazon Tech.

Parabéns ao Colégio Dom Bosco e à equipe Amazon Tech por essa conquista incrível! Vocês são exemplo de como a educação, a ciência e a inovação podem transformar vidas e construir um futuro melhor.

 

Angélica Novais da comunicação da RSB.

A Moção de Aplauso à Missão Salesiana de Mato Grosso recebeu o Inspetor Pe. Ricardo Carlos. Deputado Estadual Silvano Amaral, Pe. Tiago Figueiró e Ex-Governador de Mato Grosso Sr. Osvaldo Sobrinho
13/01/2025

Salesianos recebem moção pelos 130 anos de presença em Cuiabá

A Sessão Especial promovida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em comemoração aos 130 anos da presença Salesiana em Cuiabá foi realizada no Auditório Dom Antônio Malan, do Colégio São Gonçalo, no dia 28 de novembro de 2024, às 19:00 horas, e contou com a presença da Família Salesiana, convidados e amigos que aplaudiram os trabalhos desenvolvidos pela presença do carisma de Dom Bosco, desde 1894, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Oeste de São Paulo

Requerida pela deputada estadual Janaina Riva, ex-aluna do Colégio São Gonçalo, e aprovada em reunião pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso Deputado Eduardo Botelho e por todos os deputados, o evento marcou o ano de 2024 em Cuiabá, capital de Mato Grosso. Presidiu a sessão o deputado estadual Silvano Amaral, em substituição à deputada Janaína Riva que enviou mensagem de congratulações e explicou que estava ausente por motivo de saúde.

Destacaram-se, nessa ocasião, compondo a Mesa de Honra, o Pe. Gabriel Romero, Conselheiro Regional em visita às Inspetorias Salesianas do Cone Sul, na ocasião representando o Reitor-Mor dos Salesianos; o Prof. Osvaldo Roberto Sobrinho, amigo da Família Figueiró (vice-governador de Mato Grosso – 1991/1994 e governador de Mato Grosso – 1993), quando Secretário de Educação do Estado valorizou grandemente a participação da Igreja Católica e dos Salesianos; e o Dr. Fernando Tadeu de Miranda Borges, Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso, membro da Academia Mato-Grossense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) e da Sociedade de Amigos de Rondon.

Abrilhantou a festividade a presença da Filha de Maria Auxiliadora (Salesiana) Ir. Maria Imaculada da Silva, coordenadora da Associação dos Cultores da História Salesiana (ACSSA - Sessão Brasil - Brasília).

Foram agraciados com Moção de Aplauso instituições, comunidades e pessoas, como enfatizou a Deputada Janaína “pela dedicação à educação de gerações no Estado”: o Arcebispo Diocesano D. Mario Antônio da Silva, sendo representado pelo Pe. Deoni Alexandrino Silva; Pe. Ricardo Carlos, Inspetor e Presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT); Pe. Hermenegildo Conceição Silva, Diretor do Colégio São Gonçalo; Pe. Idenilson Lemes da Conceição, Pároco da Paróquia São Gonçalo.

A Moção de Aplauso à histórica presença das Filhas de Maria Auxiliadora foi entregue à Ir. Rosângela Maria Clemente (Ir. Rose), Diretora do Colégio Coração de Jesus, que as representou nesta solenidade.

Recebeu a homenagem em nome da Comunidade Salesiana São Gonçalo, Pe. Umberto Pereira, o salesiano mais idoso (97 anos). Os outros membros da comunidade são: Pe. Hermenegildo Conceição Silva (Diretor), Pe. Danilo de Araújo Guedes, Pe. Idenilson Lemes da Conceição, Pe. Tiago Figueiró e Aspirante José Cleudo Matos Cardoso.

A presença salesiana do Coxipó da Ponte: O Pe. José Carlos de Lima representou a Comunidade Santo Antônio e a Diretora Ir. Elicia Almeida Rosa, a Comunidade da Casa Maria Auxiliadora.

A Paroquiana Sra. Maria do Carmo Monteiro da Silva, representada pela Sra. Marlene Zarour, recebeu a homenagem em nome de todos os leigos e famílias devotas de São Gonçalo.

Representando todos os missionários e missionárias que dedicaram e dedicam suas vidas pela qualidade de vida, autonomia cultural e cidadania dos Povos Indígenas Bororo e Xavante em Mato Grosso, receberam moção de Aplauso: Me. Luís Würstle – dedicou sua inteligência, criatividade e trabalho abrindo pontes, construindo estradas, usina hidrelétrica e especialmente furando e mantendo poços artesianos para a garantia da água potável às comunidades indígenas.

Ir. Aurizena Simão do Nascimento – missionária salesiana que dedicou grande parte de sua vida a serviço das comunidades missionárias salesianas com o Povo Xavante e Bororo. Me. Mário Bordignon – historiador e educador dedicado à vida e cultura do Povo Bororo, autor do livro “História Bororo”, representado pelo Dc. José Alves de Oliveira.

Ao som da Banda da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso foram recebidos, alegremente, os agraciados e os convidados. A sessão especial contou com representantes da Escolinha de música do Colégio São Gonçalo, sob a regência do Prof. Paulino Antunes. As fotografias escolhidas para o enriquecimento do livro foram projetadas em um telão, ao som do hino do Centenário da Missão Salesiana, composto pelo Pe. Osmar Augusto Bezutte. 

Nas falas, os agraciados ressaltaram o trabalho realizado pelos salesianos e pelas salesianas na evangelização, na educação e na saúde dos mato-grossenses, e a atenção aos indígenas, lembraram que, em 2025, as Irmãs Salesianas completam 130 anos de dedicação em terras mato-grossenses.

Nessa ocasião foi comunicada a publicação do livro, “Paróquia São Gonçalo: Berço da Ação Missionária da Família Salesiana em Cuiabá-Mato Grosso (1894-2024)”, de autoria do Padre Tiago Figueiró, membro eleito do IHGMT.

Foi uma noite abençoada pelo Senhor Bom Jesus de Cuiabá. A Casa de Dom Bosco, sob a proteção de Nossa Senhora Maria Auxiliadora, irradiou nessa noite a certeza de que o trabalho dos salesianos e das salesianas continua vivo em Mato Grosso.

Fonte: Boletim Salesiano

 

25/12/2024

Coral Harmonia Salesiana apresentou a canção “É Natal” com mensagem de amor e união

O Coral Harmonia Salesiana do Instituto Laura Vicuña em Porto Velho_RO, emocionou a comunidade ao apresentar a canção “É Natal”, composta por Jean Lopes e lançada recentemente pela Rede Salesiana Brasil. A música traz uma mensagem de paz, amor e solidariedade, valores centrais do espírito natalino e da tradição salesiana.

A iniciativa busca não apenas celebrar o Natal, mas também reforçar a importância da união e da cooperação como caminhos para tornar o mundo um lugar mais alegre e harmonioso. “Que esta melodia toque os corações de todos, trazendo-lhes amor e paz”, destacou o grupo em nota. Com uma apresentação marcada por vozes emocionantes e uma melodia cativante, o coral convida a comunidade a refletir sobre os valores do Natal e a importância de manter viva a fé e a esperança.

Ao encerrar a mensagem, o Coral Harmonia Salesiana desejou a todos um “Feliz e Abençoado Natal”, renovando o convite para que a canção “É Natal” seja ouvida e compartilhada como símbolo de união e fraternidade.

Para conhecer mais sobre o trabalho do coral e ouvir a música, acesse o vídeo abaixo:

 

Fonte: Portal Rondônia

17/12/2024

Filhos que oram pelos pais: A força da oração que une jovens e famílias no Colégio Auxiliadora de Manaus

Quando pensamos em missão cristã, muitas vezes imaginamos longas jornadas para terras distantes. Mas e se a missão começasse em casa, na escola, entre aqueles que mais amamos? Foi com essa inspiração que o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Manaus, deu início ao projeto Filhos que Oram pelos Pais, uma iniciativa que transforma a oração em um poderoso gesto de amor, gratidão e intercessão.

Criado há pouco mais de dois meses, o projeto nasceu pela inspiração e dedicação da Irmã Frassinetti Soares, que encontrou nos jovens um terreno fértil para plantar as sementes da oração. Inspirado no movimento “Mães que Oram pelos Filhos”, o grupo convida os estudantes a assumirem a missão de rezar por seus pais e familiares, fortalecendo os laços familiares e despertando nos jovens a dimensão espiritual e missionária.

Segundo a Irmã Frassinetti, a ideia surgiu da convivência cotidiana com os jovens e os pais, onde ela percebeu desafios significativos nas famílias. “Com os pais, vejo problemas de relacionamento e separações. Com os jovens, noto a ausência dos pais em suas vidas. A partir dessa realidade, comecei a falar, durante o Bom Dia Salesiano nas salas, sobre a importância da oração e da presença de Deus nas famílias. Foi aí que surgiu a proposta de formar um grupo de ‘Filhos que rezam pelos Pais’”, conta a religiosa, que, aos 89 anos, continua incansável em sua missão evangelizadora.

A adesão foi surpreendente: 92 jovens já se inscreveram no projeto. No dia 28 de novembro, o grupo realizou o primeiro encontro oficial na capela do colégio, com momentos de oração e compromisso. Cada participante recebeu um terço e um panfleto com orientações para rezar em casa. “Todos os dias, às 18h, cada jovem se compromete a rezar o terço e a oração ‘Ó Maria, Virgem Poderosa’ pela união, reconciliação e paz em suas famílias”, explica Irmã Frassinetti.

Esses jovens estão descobrindo que a missão não depende de grandes viagens ou feitos extraordinários, mas começa dentro do lar. A oração, além de ser um ato de fé, torna-se um gesto de retribuição e compromisso. Os filhos compreendem que podem contribuir para a vida de seus pais não apenas com palavras e gestos de carinho, mas também intercedendo por eles diante de Deus.

Para a Irmã Frassinetti, o projeto vai além de uma simples prática religiosa. “Rezando pela união e pela paz na família, estamos despertando no coração de cada jovem o valor da oração e a presença de Deus e de Nossa Senhora Auxiliadora em seus lares. É exatamente como Dom Bosco e Madre Mazzarello queriam: colocar Deus no coração e na vida de nossos alunos”, reflete.

Inspiração para outros jovens - A iniciativa do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora demonstra como a escola, extensão do lar, pode ser um espaço de evangelização e formação espiritual. “A oração fortalece os laços e é uma forma concreta de viver o Evangelho. Que o Deus da Vida e a Mãe Auxiliadora sejam a força que impele esses nossos missionários orantes”, destaca Irmã Frassinetti.

O projeto Filhos que Oram pelos Pais não apenas transforma a relação entre pais e filhos, mas também reforça a missão salesiana de formar “bons cristãos e honestos cidadãos”. É uma prova de que a evangelização está ao alcance de todos e pode começar nas ações mais simples e sinceras, como um jovem ajoelhado em oração por sua família.

Que esta iniciativa continue a ser luz e inspiração para jovens, famílias e comunidades, mostrando que o poder transformador da oração pode renovar vidas e fortalecer a missão salesiana.

 

15/12/2024

Alunas dos Colégios Salesianos de Niterói são premiadas em cerimônia da Olimpíada Nacional de Ciências

No último sábado (07), as alunas Gabriela Nunes e Gyovanna Allen representaram os Colégios Salesianos de Niterói na premiação da Olimpíada Nacional de Ciências de 2024, que aconteceu no Auditório do Colégio Pedro II-RJ. As alunas do Ensino Médio Salesiano foram contempladas com medalhas de prata e bronze.

‍A Olimpíada tem como característica principal representar o eixo interdisciplinar. Segundo site Medalhei, em cada questão, os alunos são estimulados a mobilizar seus conhecimentos sobre Astronomia, Biologia, Física, História e Química para chegar à resposta.

Os Colégios Salesianos de Niterói, ao longo do ano letivo, promovem Olimpíadas Internas do Conhecimento com o intuito de enriquecer o repertório dos estudantes, incentivando os estudos e revisão dos conteúdos programáticos e estimulando a autoconfiança para participar de concursos externos nos âmbitos estaduais, nacionais e internacionais.

Parabéns à Gabriela e à Gyovanna, aos familiares e aos professores salesianos, que diariamente incentivam e apoiam os alunos no desenvolvimento dos seus Projetos de Vida.

10/12/2024

Colégio Salesiano Aracaju conquista 20 medalhas na Olimpíada Mirim - OBMEP 2024

O Projeto Champs do Colégio Salesiano Aracaju prepara os estudantes para participar das principais olimpíadas do conhecimento

O Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora Aracaju incentiva a cultura olímpica na base educacional, por meio do Projeto Champs, que oferece aulas extras, simulados das provas e aplicação das Olimpíadas do conhecimento no Colégio. Assim, na 3ª edição da Olimpíada Mirim (OBMEP), 20 alunos do  Ensino Fundamental Anos Iniciais do Salesiano Aracaju conquistaram medalhas. Os resultados positivos são frutos do empenho e dedicação dos estudantes em sala de aula, nas aulas extracurriculares e simulados oferecidos pela Liga Champs. 

A Olimpíada Mirim (OBMEP) é uma iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e recebe apoio da B3 Social, sendo realizada também com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para sua realização.

O objetivo da Olimpíada Mirim (OBMEP) é garantir que os  alunos mais novos, do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas do país, possam vivenciar a experiência olímpica. Dessa forma, os estudantes são divididos em dois níveis, Mirim 1 (alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Fundamental) e Mirim 2 - alunos do 4º e do 5º anos do Ensino Fundamental. A prova da 1ª Fase é composta de 15 questões objetivas. Os alunos classificados para a 2ª Fase realizam uma prova também composta de 15 questões objetivas.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Alissandra Santos, a Olimpíada Mirim (OBMEP) desperta o interesse dos alunos pela matemática, de forma lúdica e interativa. Para ela, a competição também auxilia no desenvolvimento de outras competências, como a  perseverança. "A Obmep desempenha um papel significativo no desenvolvimento dos alunos do Ensino Fundamental, já que apresenta desafios matemáticos que incentivam os alunos a pensar de maneira crítica, a desenvolver habilidades de resolução de problemas e a trabalhar com raciocínios mais complexos, de acordo com a sua faixa etária”, afirmou.

Objetivo do Projeto Champs - Projeto Olímpico, voltado para o desenvolvimento extracurricular dos alunos. Além de ajudar o estudante a se desenvolver e aprimorar os conhecimentos, as Olimpíadas também podem ser uma opção de entrada em universidades brasileiras e/ou estrangeiras.         

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Colégio Salesiano Aracajú      

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