Foto: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga
18/10/2024

Estudantes Salesianos são premiados na Olimpíada Jovens Gênios

Na última sexta-feira (11), foi realizada, no Colégio Salesiano Carpina, a certificação dos estudantes premiados na Olimpíada Jovens Gênios. O evento aconteceu no Teatro Dom Bosco, com as turmas do Ensino Fundamental – Anos Finais.

As premiações vêm depois de uma semana de atividades feitas na plataforma da Jovem Gênios, onde os estudantes respondem questões para somar pontos. “Celebramos uma conquista que vai muito além de troféus ou medalhas: o aprendizado, a dedicação e a superação dos nossos alunos no campeonato Trilha de Planetas da plataforma Jovens Gênios! Em cada pergunta respondida, os estudantes mergulharam em desafios multidisciplinares, mostrando não apenas conhecimento, mas também criatividade, raciocínio e espírito de equipe. Professores e alunos brilharam juntos, comprovando o poder da educação inovadora e da tecnologia na formação de mentes brilhantes”, destacou a Consultora Pedagógica da Jovem Gênios, Rosana Palmeira.

Independente do resultado, Rosana destaca a participação dos estudantes, que testaram os conhecimentos de forma divertida e interativa. “Nosso reconhecimento vai para cada um que participou, enfrentou dificuldades e seguiu em frente, mostrando que a verdadeira vitória está no esforço e na vontade de crescer. Vocês são exemplos de determinação e inspiração. Parabenizamos todos os alunos do Salesiano Carpina. Esta conquista é fruto de um trabalho conjunto e marca o início de muitos outros feitos brilhantes no caminho de todos vocês. Continuem explorando novos horizontes”, finalizou.

Confira os premiados:

6º ANO
1º Lugar: Giovanna A. M. De Carvalho
2º Lugar: Antônio J. Dos Santos Neto
3º Lugar: Ana L. T. Araújo

7º ANO
1º Lugar: Maria N. M. M. Nunes
2º Lugar: Isabella K. P. De Freitas
3º Lugar: Layla M. Albuquerque

8º ANO
1º Lugar: Maria S. Salgado Silva
2º Lugar: Maria H. M. De Araújo
3º Lugar: Lucas R. De Araújo

9º ANO
1º Lugar: Alann P. D. Serafim
2º Lugar: Ana K. De A. Leite
3º Lugar: Wilander K. De O. Silva

MAIOR PONTUAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS: 
Ebert F. De A. Cardoso

PROFESSORES DESTAQUE
1º Lugar: Alberto Pereira Neto
2º Lugar: Ana Cláudia Barreto

Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

Foto: Divulgação
17/10/2024

V Seminário Virtual para Socialização de Boas Práticas com a Coleção GIROLHAR

Nos dias 08 e 09 de outubro, em formato totalmente on-line, aconteceu o V Seminário Virtual para Socialização de Boas Práticas com a Coleção GIROLHAR. O evento vem sendo promovido pela Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com sua Editora, a Edebê, desde 2020, com o objetivo de promover a disseminação dos conhecimentos e de práticas criativas e inovadoras que vêm sendo desenvolvidas com a Coleção GIROLHAR na Educação Infantil das Escolas Salesianas do Brasil.

Para esta edição, foram recebidas 76 Boas Práticas, as quais foram analisadas pela Coordenadora Nacional das Escolas da RSB, Ir, Lucia Jacinta Finassi, além dos Coordenadores Inspetoriais das Escolas Salesianas, Assessoria Pedagógica da RSB e a Gestora de Projetos de Formação da RSB, Ana Paula Costa e Silva. Os critérios utilizados para a seleção das Boas Práticas foram:

  • Fundamentação das práticas nos referenciais institucionais (Currículo e Diretrizes da Educação Infantil das Escolas da RSB) e nas orientações do Menu Lúdico.
  • Trabalho com a Coleção GIROLHAR.
  • Evidências de mobilização de múltiplas linguagens para a expressão das crianças.
  • Ênfase na visibilidade das experiências de aprendizagem das crianças.
  • Pertinência das estratégias e dos instrumentos/ferramentas utilizados.

Ao final, 10 práticas foram selecionadas para apresentação nos dois dias do evento.

O V Seminário Virtual para Socialização de Boas Práticas contou com ampla participação das equipes das Escolas Salesianas do Brasil, além do Comitê de Coordenadores Inspetorias. A Acolhida do primeiro dia do evento ficou por conta da Coordenadora Nacional das Escolas da RSB, Ir. Lucia Jacinta Finassi, e a mediação foi feita pela Coordenadora Inspetorial das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, Valeria Cristina de Oliveira Rodrigues, juntamente com a Gestora Pedagógica da Inspetoria São Pio X, Ana Cristina Sofiatti, e a Gestora de Projetos de Formação da RSB, Ana Paula Costa e Silva.

Já no segundo dia, a Acolhida ficou por conta do Coordenador Inspetorial das Escolas Salesianas da Inspetoria São João Bosco, Paulo Henrique Rogedo Moreira, o qual também apoiou a mediação junto à Gestora Pedagógica da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, Évila Borges, e à Gestora de Projetos de Formação da RSB, Ana Paula Costa e Silva.

Confira as Boas Práticas selecionadas para apresentação nos dois dias do evento:

O V Seminário Virtual para Socialização de Boas Práticas com a Coleção GIROLHAR reafirma o compromisso da Rede Salesiana Brasil e Editora Edebê com as juventudes para a formação integral de “bons cristãos e honestos cidadãos” a partir de uma educação de qualidade, colocando o estudante como protagonista de sua própria história desde o início.

Escrito por Janaína Carlos de Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Foto: Luísa Alana
16/10/2024

Estudantes Salesianas se destacam no Concurso de Redação da Marinha

As estudantes do Liceu Salesiano do Salvador brilharam na etapa municipal do concurso nacional de redação Operação Cisne Branco, promovido pela Marinha do Brasil. Com textos originais e elaborados à mão, elas se destacaram ao refletir sobre o papel do Poder Naval e a importância de uma Marinha bem equipada para o Brasil. O resultado não poderia ser diferente: seis alunas conquistaram os três primeiros lugares em seus segmentos. 

TALENTOS SALESIANOS
No Ensino Médio, Maria Júlia Galeno, da 2ª série, alcançou o primeiro lugar com uma redação sólida e bem argumentada sobre “A importância dos investimentos no Poder Naval para o fortalecimento do Brasil”. Seu desempenho excepcional lhe garantiu, além do pódio, uma vaga na fase regional. Kelliangela Maia, da 2ª série, ficou com o segundo lugar, enquanto Ana Beatriz Mota, da 2ª série, completou o trio de vencedoras na terceira posição, sob as orientações das professoras de produção textual Jaqueline Lucchesi e Gabriela Penha. 

Entre as estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, Ângela Lino, do 9º ano, foi a grande campeã com sua dissertação sobre “O valor de uma Marinha bem equipada”. Assim como Maria Júlia, Ângela também avançou para a etapa regional do concurso. Alessandra Beatriz da Silva, colega de Ângela no 9º ano, ficou com o segundo lugar, enquanto Marina Távora, do 8º ano, garantiu a terceira colocação, sob as orientações do professor Bruno Lutgards. 

O Concurso Operação Cisne Branco, que já está em sua 46ª edição, visa promover entre os jovens, famílias e professores, através de redações, a reflexão sobre temas relevantes para a Marinha do Brasil e seu papel estratégico no desenvolvimento do país. Neste ano, os estudantes participantes do Ensino Fundamental exploraram o tema “O valor de uma Marinha bem equipada”, enquanto os do Ensino Médio discutiram “A importância dos investimentos no Poder Naval para o fortalecimento do Brasil”.

Agora, todas as atenções e apoio se voltam para Maria Júlia Galeno, da 2ª série do Ensino Médio, e Ângela Elisabeth Andrade, do 9° ano do Ensino Fundamental Anos Finais, que representarão o Liceu Salesiano do Salvador na fase regional do concurso.

Fonte: Comunicação e Marketing dos Salesianos Bahia / Fotos: Luísa Alana

Foto: Rede Salesiana Brasil 
15/10/2024

Dia do Professor: A Celebração da Missão de Educar e Transformar Vidas 

No dia 15 de outubro, o Brasil celebra o Dia do(a) Professor(a), data que homenageia aqueles que têm o nobre ofício de ensinar e formar cidadãos. A origem da celebração remonta a 15 de outubro de 1827, quando Dom Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no país. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Basicamente, o novo decreto tratava da descentralização do ensino, do salário dos professores, das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até sobre como os professores deveriam ser contratados.

No entanto, embora a iniciativa de Dom Pedro I tenha sido um marco importante na história do país, somente 120 anos após a publicação do decreto houve a primeira comemoração voltada aos professores. Em 1947 o professor paulista Salomão Becker, teve a ideia de transformar a data em feriado e iniciou a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro. 

No contexto da Rede Salesiana Brasil (RSB), o papel do professor vai além da sala de aula. Os educadores salesianos não só ensinam, mas também acolhem e formam integralmente as juventudes, guiando cada estudante no desenvolvimento de seu Projeto de Vida.

O DIFERENCIAL DO PROFESSOR SALESIANO
Na pedagogia salesiana, inspirada por São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello, a “educação é coisa do coração”. Assim, o professor salesiano se destaca por seu acolhimento, sempre criando um ambiente de confiança e respeito, onde os estudantes sentem-se valorizados e motivados a alcançar seus objetivos. Essa abordagem humana e próxima fortalece o vínculo entre professores e estudantes, promovendo não apenas o aprendizado, mas também o crescimento pessoal e espiritual.

Os jovens estudantes salesianos são protagonistas de suas próprias histórias e os professores atuam como mediadores e guias, ajudando os estudantes a descobrirem suas potencialidades, desenvolverem seus talentos e construírem seus próprios caminhos. O compromisso dos educadores salesianos não se limita ao conteúdo acadêmico, eles buscam promover a formação integral dos jovens, incentivando-os a pensar criticamente, a serem solidários e a estarem preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

FORMAÇÃO CONTINUADA E COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA
A Rede Salesiana Brasil entende que o mundo está em constante mudança, e, por isso, está ativamente dedicada à formação continuada de seus professores. Durante todo o ano, são promovidos cursos, certificações, encontros e eventos formativos com o objetivo de manter as equipes educativas atualizadas e preparadas para os desafios atuais.

Os professores da RSB participam de formações que abordam desde o uso de novas tecnologias até práticas pedagógicas inovadoras, sempre alinhadas com os valores salesianos. Além disso, a RSB investe na qualificação e capacitação pedagógica, buscando garantir que a educação salesiana continue sendo referência em qualidade e inovação.

Essa dedicação à formação continuada reflete o compromisso da Rede com a transformação do mundo por meio da educação. A RSB acredita que uma educação de qualidade é o caminho para preparar os jovens para os desafios sociais, econômicos e culturais do presente e do futuro. Dessa forma, os educadores salesianos tornam-se agentes de mudança, contribuindo para uma sociedade mais justa, solidária e comprometida com o bem comum.

Neste Dia do Professor, a Rede Salesiana Brasil parabeniza e agradece a todos os educadores salesianos que, com dedicação e amor, fazem a diferença na vida de milhares de jovens, transformando sonhos em realidade e preparando protagonistas para o futuro.

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil / Fotos: Rede Salesiana Brasil

Foto: Lorena Oliveira
08/10/2024

Estudantes Salesianos são destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Os Salesianos Bahia celebram o excelente desempenho de seus estudantes na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA de 2024, promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira – SAB, em parceria com a Agência Espacial Brasileira – AEB. A competição, realizada no dia 17 de maio, é conhecida por incentivar o interesse dos jovens em Astronomia e ciências correlatas, de forma lúdica e colaborativa.

A edição deste ano contou com a participação de estudantes de instituições públicas e privadas de todo o país. Quatro estudantes do Liceu Salesiano do Salvador se destacaram e receberam certificados de mérito pela excelente performance: Danilo Lanza (Ensino Médio – Ouro), Gabriel Petersen (Ensino Médio – Bronze), Handrick Guimarães (Ensino Médio – Bronze) e Rafaela Borges (Anos Finais – Honra ao Mérito).

Esses jovens são exemplos de dedicação e paixão pelas ciências, e as suas participações deram orgulho à comunidade escolar salesiana. Os Salesianos Bahia parabenizam os estudantes pelo excelente e merecido resultado.

Fonte: Comunicação e Marketing dos Salesianos Bahia / Fotos: Lorena Oliveira

Foto: Rede Salesiana Brasil - Acervo do Projeto Escola [h(i²)a²q]
03/10/2024

Conheça o novo projeto da RSB - Escola [h(i²)a²q]

O mês de setembro marcou o início das atividades presenciais da Escola Humanista, Inteligente, Inovadora, com Aprendizagem de Alta Qualidade, ou Escola [h(i²)a²q], o novo projeto da Rede Salesiana Brasil (RSB) que visa impulsionar e potencializar as escolas salesianas do país. A iniciativa conta com o Gestor Educacional, Anderson Leal, à frente das ações, o qual já visitou duas escolas de Manaus (AM) para os primeiros diagnósticos. “Os grandes objetivos são fortalecer a nossa identidade carismática, intensificar ainda mais uma aprendizagem de alta qualidade e qualificar os processos de gestão de cada unidade. A visita inicial para diagnóstico já aconteceu em duas unidades da cidade de Manaus (AM), o Centro Educacional Santa Teresinha e o Colégio Dom Bosco – Centro, mas o trabalho de análise diagnóstica através de pesquisas e estudo da realidade local, de maneira remota, já está acontecendo em mais 11 unidades”, conta Anderson.

De acordo com o Gestor Educacional, as equipes das escolas que já estão participando do projeto têm demostrado grande envolvimento com as propostas, permitindo uma boa fluidez dos processos. “É visível que todas as equipes estão muito empenhadas em fazer com que o carisma salesiano e a aprendizagem de alta qualidade aconteçam. Temos colaboradores muito envolvidos e que têm plena consciência da nossa missão nestes lugares, porém, também temos grandes desafios, como por exemplo, o de tornar mais conhecido todo o excelente trabalho desenvolvido em cada unidade para que mais famílias possam ter a oportunidade de matricular seus filhos nas escolas salesianas”, conta Anderson. “Estamos muitos esperançosos de que o Projeto contribua com estas questões. Queremos escolas que de fato somem em rede, com o carisma salesiano presente em cada ação e com excelentes resultados pelos nossos alunos. Queremos que quando as famílias olhem para uma escola salesiana, mesmo sem entrar na estrutura, já tenham em mente tudo o que é oferecido, por termos a mesma identidade. Sabemos que o projeto poderá nos ajudar nesta grande tarefa”, completa.

Confira alguns depoimentos de quem já está participando do projeto Escola [h(i²)a²q]:

“O projeto [h(i²)a²q] traz grandes expectativas para o Colégio Dom Bosco, pois visa fortalecer o carisma e o desenvolvimento institucional das escolas salesianas. Acreditamos que esse projeto será um catalisador para aprimorar ainda mais a nossa prática educativa, promovendo uma formação integral e de excelência para nossos alunos. Agradecemos à equipe da RSB pela presença e apoio, que certamente contribuirá para o sucesso dessa iniciativa transformadora em nossa comunidade escolar”.

Sandra Elaine Siqueira Corrêa, Diretora Pedagógica do Colégio Dom Bosco – Centro

"Superou o que estava pensando quando escutei a proposta.  O melhor foi perceber algo sendo construído por todos os envolvidos na gestão da escola.  Este projeto me trouxe muita esperança e inovação na ação educativa pastoral do CEST."

Ir. Magda da Costa Marcelino, Diretora Financeira do Centro Educacional Santa Teresinha – Manaus (AM)

PRÓXIMOS PASSOS
Apesar de, inicialmente, contemplar 17 instituições de ensino, o Projeto Escola [h(i²)a²q] tem a intenção de abranger todas as escolas da Rede Salesiana Brasil. “Este é só o início! Temos muito trabalho pela frente! Queremos, com os passar dos anos, levar o projeto para as quase 100 unidades no Brasil, mas por sua robustez estamos iniciando com 17 unidades e aos poucos agregaremos as outras”, conta Anderson. “Gostaria de agradecer a todos os que estão nos acolhendo, pela confiança no trabalho em rede. Tenho a certeza de que juntos e com o olhar na mesma direção, chegaremos muito longe”, conclui.

Escrito por Janaína Lima / Fotos: Rede Salesiana Brasil - Acervo do Projeto Escola [h(i²)a²q]

Foto: Divulgação
02/10/2024

Integral Bilíngue do Colégio Castelo é destaque no Best Experience 2024

As Coordenadoras Amanda Teski e Rosilene Erbe, do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo), em Macaé (RJ), participaram da edição 2024 do Best Experience, o maior evento de educação bilíngue do mundo, promovido pela International School (IS), em São Paulo.

Com uma proposta imersiva e inovadora, o encontro reuniu diretores, professores e gestores das principais escolas privadas do Brasil, oferecendo uma experiência transformadora que combinou educação e entretenimento, marcando o início da chamada "segunda revolução bilíngue".

Amanda Teski destacou a singularidade do evento. “A Best foi diferente de todos os eventos que já participamos ao longo destes anos de parceria com a IS. A proposta incluiu o uso de ferramentas de inteligência artificial no ensino e um olhar especial para a saúde mental de alunos e famílias”, explica Amanda, que ressaltou sugestões para integrar os conteúdos, expandindo o ambiente bilíngue para além das salas de aula.

O Best Experience 2024 contou com palestrantes renomados, como Viviane Mosé e Murilo Gun, além de experiências sensoriais, gastronômicas e musicais. "Fomos recebidas em um ambiente de sonhos e imaginação. Todas as atividades visavam aplicar essas vivências no ambiente escolar, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente", acrescentou Amanda.

Outro destaque foi a homenagem recebida das mãos de Ulysses Cardinot, CEO e fundador da International School, que reconheceu a longa parceria entre o colégio e o programa bilíngue. “É um grande orgulho para nós receber esse reconhecimento, que reforça a trajetória bem-sucedida do Colégio Castelo no ensino bilíngue”, concluiu Amanda.

O Best Experience também apresentou iniciativas inovadoras, como a plataforma global de Edutainment, IS Max, e novos projetos de imersão internacional, reafirmando o compromisso da International School em liderar a educação bilíngue no Brasil e proporcionar vivências transformadoras aos estudantes.

Escrito por Alysson Nogueira

Fotos: Rede Salesiana Brasil 
20/09/2024

Jornada Formativa Coleção NAUTAS: 4 Dias de Inspiração para as Escolas Salesianas

Entre os dias 16 e 19 de setembro, a Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com a Editora Edebê, promoveu a Jornada Formativa da Coleção NAUTAS, em Aparecida do Norte (SP). O evento teve como principal objetivo capacitar as Coordenações Pedagógicas das escolas salesianas para atuarem como agentes formadores dos educadores, tornando mais efetivo o uso da Coleção NAUTAS e aprofundando a prática pedagógica com foco na formação integral dos estudantes.

A Jornada se destacou por oferecer uma rica programação dividida em temas diários, todos voltados para fortalecer a liderança pedagógica e compartilhar as atualizações da Coleção NAUTAS. Desde o primeiro dia, a iniciativa reafirmou o compromisso da RSB e da Edebê com uma educação centrada no estudante e no carisma salesiano.

DIA 1: PILOTANDO A IDENTIDADE SALESIANA

No primeiro dia da Jornada, o tema foi “Pilotando pelos caminhos dos documentos basilares da Rede Salesiana Brasil, sentindo e vivenciando o carisma por uma educação centrada nos estudantes”. A abertura contou com a participação de Ir. Silvia Aparecida da Silva, Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior e Lauri Cericato, que acolheram os participantes no Hotel Rainha do Brasil. A programação abordou a importância do “Currículo da RSB: Referencial Institucional para as Práticas Pedagógicas”, tema desenvolvido por Pe. Leandro Brum e Ana Cristina Sofiati, destacando a necessidade de garantir a identidade pedagógica salesiana em cada ação.

Pe. Leandro enfatizou o papel das Coordenações Pedagógicas como "guardiões da identidade", afirmando que, para desempenharem essa função com excelência, é essencial conhecer e amar profundamente a proposta educativa salesiana.

DIA 2: FOCO NO ENSINO FUNDAMENTAL

O segundo dia trouxe reflexões focadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com o tema “Conduzindo a grandiosa locomotiva da aprendizagem (in)visível”. Renata Araújo, especialista em Educação, destacou o papel das coordenações como mediadores ativos, e Julia Pinheiro Andrade explorou abordagens inovadoras para promover uma cultura de pensamento profundo nas escolas.

Na parte da tarde, Anderson de Jesus Leal e Gabriela Palomo Capila de Melo apresentaram uma palestra sobre a atuação das lideranças na construção de cidadãos protagonistas. A sessão foi finalizada com a atividade prática “3, 2, 1... Ação!”, conduzida por Meily Moany e Caroline Cardoso, proporcionando debates e trocas de experiências sobre os desafios enfrentados pelas coordenações e possíveis soluções.

DIA 3: ESPIRITUALIDADE E INOVAÇÕES

O terceiro dia foi marcado por uma visita ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida e à réplica da Casa de Dom Bosco em Pindamonhangaba, reforçando o vínculo entre a espiritualidade e a missão educativa salesiana. À tarde, os participantes voltaram seu foco para as atualizações da Coleção NAUTAS, com a apresentação de Lauri Cericato, Gabriela Palomo e Rafael Borgate.

A reformulação da Coleção NAUTAS, com um olhar mais atento à Metodologia Maker e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), foi o ponto alto das discussões. “A Coleção vem com uma nova engenharia de produtos, facilitando o planejamento escolar e ajudando a formar cidadãos plenos e preparados para o futuro”, destacou Gabriela.

DIA 4: ENCERRAMENTO E COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO

O último dia da Jornada foi dedicado à metodologia Design for Change, com atividades comandadas por Caroline Cardoso e Meily Cassemiro. Os participantes revisitaram os principais momentos da Jornada e traçaram estratégias para implementar os aprendizados em suas escolas.

Com o encerramento do evento, os coordenadores pedagógicos retornaram às suas presenças com a missão de multiplicar os conhecimentos adquiridos, levando adiante o compromisso com a excelência educativa e a formação integral dos estudantes salesianos.

A Jornada Formativa da Coleção NAUTAS reforçou o espírito colaborativo e a união das escolas salesianas, consolidando-se como um momento de partilha, reflexão e inovação no cenário educacional do Brasil.

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Fotos: Rede Salesiana Brasil 
19/09/2024

Chega ao fim a Jornada Formativa Coleção NAUTAS

Nesta quinta-feira (19), chegou ao fim a Jornada Formativa Coleção NAUTAS. O evento, que aconteceu de 16 a 19 de setembro, em Aparecida do Norte (SP), é uma iniciativa de Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com sua Editora, a Edebê Brasil, para qualificar as Coordenações Pedagógicas das escolas salesianas para atuarem como agentes formadores dos educadores e tornar mais efetivo o trabalho com a Coleção NAUTAS e suas atualizações. 
  
A manhã que finalizou as atividades da Jornada contou com o tema: “Navegando pelos mares de possibilidades da Coordenação Pedagógica por meio da metodologia Design for Change”. As atividades foram comandadas pela Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais do Instituto Laura Vicuña, de Uruguaiana (RS), Caroline Cardoso; juntamente com a Gestora Pedagógica da Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo, Meily Cassemiro. A dupla comandou dois momentos: o primeiro dedicado a relembrar os passos dados na Jornada Formativa e, o segundo, em formato de Roda de Conversa, se dedicou a delinear caminhos para a formação das educadoras dos Anos Iniciais a partir do que foi abordado durante o evento.

Após o encerramento, todos os participantes se organizaram para retornar às suas presenças com o compromisso de serem multiplicadores dos aprendizados adquiridos nesses quatro dias. Confira alguns depoimentos de quem participou da Jornada Formativa Coleção NAUTAS:

“É a primeira vez que eu venho e eu acho que o que a gente vivencia, a primeira coisa é o acolhimento. O acolhimento foi essencial! [...] A Jornada Pedagógica NAUTAS veio para contribuir e renovar os votos da nossa missão, a missão de educar e evangelizar, veio ao encontro do resgate, valorizar nossa identidade salesiana.” Cristina Ferreira Albuquerque, Supervisora Pedagógica no Colégio Ateneu Goiânia

“Minha expectativa com o Encontro da Coleção Nautas é traduzir a salesianidade e também a sua extensão enquanto proposta de transformação para um mundo possível para todos, dentro das nossas salas de aula e das nossas escolas.” Giselle Gregório de Oliveira, Escola Salesiana São José, Campinas (SP)

“O que eu vi aqui nesse encontro foi a possibilidade de eu praticar no meu cotidiano tudo o que eu estou aprendendo. [...] Eu pude perceber nessa Jornada que muita coisa que a gente ouviu aqui já acontece na nossa escola. Por isso que a gente tem percebido o crescimento do Colégio Castelo e isso se dá também por essa parceria em Rede e, com certeza, eu vou levar daqui muitas coisas que poderão agregar no meu cotidiano escolar.” Iara Santos, Coordenadora Pedagógica do Colégio Castelo de Rio das Ostras (RJ)

“Eu estou muito feliz e encantada com a proposta para 2025. Eu saio renovada pedagogicamente, principalmente pelas trocas de conhecimento, por essa diversidade cultural que eu encontrei aqui. Então, a minha palavra hoje é gratidão.” Regina Célia Montenegro Rocha, Colégio Auxiliadora de Natal (RN)

“É a primeira vez que participo de um encontro como este. Encontros como esse favorecem para nós um novo olhar, novas perspectivas e aprofundamentos a respeito do Currículo da Rede Salesiana do Brasil. Nós utilizamos o material Nautas e com essas perspectivas, também as novidades, a inovação que o material trouxe para nós, possibilitam que toda essa extensão de aprofundamento e possibilidades de novas experiências também sejam avançadas para as nossas crianças.” Ângela Maria de Andrade, Coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Instituto Maria Auxiliadora, Rio do Sul (SC)

“Estar aqui novamente, porque eu já estive na Jornada Formativa Girolhar, é um privilégio, nesse movimento coletivo de a gente trabalhar em rede, de ninguém soltar a mão de ninguém, de fazermos esse movimento de estudo, de troca, de partilha. Têm sido dias bem intensos, porém muito significativos, e também são dias de muita reflexão e nos faz desacomodar, sair daquele nosso lugar e pensar assim: ‘Bom, a gente é capaz de fazer coisas diferentes’.” Tatiana Godinho, Coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Salesiano Balneário Camboriú (SC)

“O encontro foi muito bom, muito proveitoso para a vida, para a profissão, conhecer novas pessoas, saber novos métodos para trabalhar e, com certeza, vai ter uma grande jornada para nós coordenadores trabalharmos com nossos professores. Aprendemos novas técnicas e isso traz uma bagagem muito grande para o coordenador.” Alessandra, Coordenadora da Escola Laura Vicuña, Porto Velho (RO)

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Fotos: Rede Salesiana Brasil 
18/09/2024

Basílica, Obra Social e Editora Edebê marcam o 3º Dia da Jornada NAUTAS

Chega ao seu terceiro dia a Jornada Formativa NAUTAS, evento da Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceira com sua Editora, a Edebê Brasil, que acontece em Aparecida do Norte (SP), de 16 a 19 de setembro, com o objetivo de fortalecer a qualificação das Coordenações Pedagógicas das escolas salesianas, tornando ainda mais efetivo o trabalho com a Coleção NAUTAS e suas atualizações para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

O tema norteador das ações do dia foi “Decolando com a Coleção Nautas e abraçando os desafios da missão educativa da Coordenação Pedagógica, transformando-os em oportunidades e fortalecendo a identidade e a liderança salesiana”.

A manhã do terceiro dia começou de forma muito animada. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o maior Santuário no mundo dedicado a Maria, localizado no Vale do Paraíba. Na região está o rio Paraíba, palco do aparecimento da imagem que deu origem à devoção à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Em seguida, eles puderam visitar a réplica da Casa de Dom Bosco recém-inaugurada na obra social salesiana de Pindamonhangaba. Tendo o Diretor da obra, Padre Agnaldo Soares Lima, como guia, os participantes da Jornada visitaram a construção por dentro e conheceram mais sobre o espaço e os serviços ofertados pela obra à juventude local.

O período da tarde foi dedicado às atualizações da Coleção NAUTAS. O momento foi conduzido pelo Diretor de Produtos e Serviços da Editora Edebê, Lauri Cericato; juntamente com a Gestora de Produtos Editoriais, Gabriela Palomo Capila de Melo; e o Gestor de Produtos Digitais, Rafael Borgate de Souza Mendes.

“Além das contribuições educacionais mais contemporâneas que nós temos, nós temos um Currículo que contribui para uma formação integral do ser humano que estuda numa escola salesiana. Este é o grande diferencial que a gente tem: formação humana, compartilhar experiências e navegar todos juntos nessa nova Jornada”, comenta Lauri.

“A Coleção Nautas vem aí com essa reformulação, com olhar muito mais rico para o que é a Metodologia Maker, para os ODS, na busca de ajudar as escolas nesse trabalho de planejamento do futuro dos nossos alunos. Acho que, como Rede, isso nos impulsiona, nos diferencia e nos fortalece, porque o Nauta só existe porque existe a Rede, porque existe um Currículo Salesiano. Então, os nossos protagonistas são sempre gestados, imbuídos do que é salesianidade”, conta Gabriela. 

“A Editora Edebê está concentrando seus esforços em produtos digitais [...]. A plataforma tem entregado material digital e, além disso, oferece outros componentes como dashboard de dados para acompanhamento dos acessos dos alunos e dos professores, têm entregado ferramentas de comunicação, interação com as famílias e estamos desenvolvendo, já para 2025, módulos de atividades, além de um novo módulo também de conteúdo, que visa entregar mais usabilidade para os alunos e professores” comenta Rafael.

A Jornada Formativa NAUTAS está se aproximando do seu último dia, contando com a dedicação total das lideranças das escolas salesianas do Brasil em prol da formação integral de seus estudantes.

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Fotos: Rede Salesiana Brasil 
17/09/2024

Ensino Fundamental em foco no segundo dia da Jornada Formativa NAUTAS

O segundo dia da Jornada Formativa Coleção NAUTAS foi recheado de conhecimento e partilhas sobre os processos educativos no Ensino Fundamental Anos Iniciais. O evento, promovido pela Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceira com sua Editora, a Edebê Brasil, acontece em Aparecida do Norte (SP), de 16 a 19 de setembro, com o objetivo de fortalecer a qualificação das Coordenações Pedagógicas das escolas salesianas para que atuem como agentes formadores de seus educadores, tornando ainda mais efetivo o trabalho com a Coleção NAUTAS para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

A partir do tema norteador do dia: “Conduzindo a grandiosa locomotiva da aprendizagem (in)visível e trilhando uma avaliação que promove o potencial dos processos educativos no Ensino Fundamental Anos Iniciais”, os participantes foram acolhidos e contaram com o momento da oração inicial preparado pela Coordenadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, Valéria Rodrigues, abrindo as atividades do dia.

A primeira palestra trouxe o tema “Identidade e Fundamentos da Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais”, tendo à frente das ações a Pedagoga e Doutoranda em Arte e Educação pela UNESP, Renata Araújo, a qual, em sua fala, trouxe uma visão bastante focada nas especificidades da ação do Coordenador e da Coordenadora dentro da escola. “Quando a gente vai migrando para a ideia e o papel do Coordenador, se a gente for fazer essa relação com a palavra, é aquele que ‘co-ordena’, que ‘ordena em parceria’, que ‘ordena com...’. Então a gente vai distanciando um pouco dessa ideia de quem tem uma supervisão, que se distancia, que está de fora, para alguém que vai construindo em companhia”, comenta Renata.

Já a segunda palestra abordou o tema “Aprendizagens Visíveis como uma abordagem inovadora: como cultivar uma cultura de pensamento profundo e ativo nas escolas desde os Anos Iniciais?” e foi comandada pela Fundadora da Ativa Educação e Organizadora do livro “Aprendizagens Visíveis - Experiências teórico-práticas em sala de aula”, Julia Pinheiro Andrade. “Esse evento é muito bom! É fundamental o que a Rede está proporcionando, porque é nesse encontro de coordenações que eles, coordenadoras e coordenadores pedagógicos, podem pensar em como ampliar as oportunidades dos professores aprofundarem a aprendizagem dos alunos”, cometa Julia.

O período da tarde teve início com a palestra “Formando Protagonistas com Nautas: a atuação das Lideranças para o posicionamento dos Anos Iniciais”. O momento contou com as ricas contribuições do Gestor Educacional da Rede Salesiana Brasil, Anderson de Jesus Leal; e da Gestora de Produtos Editoriais da Edebê Brasil, Gabriela Palomo Capila de Melo.

“Nós queremos que esse momento de reflexão [...] realmente reflita na prática dele [do Coordenador], na prática de acompanhamento, para que as nossas referências pedagógicas de fato sejam vida dentro da escola”, diz Anderson. “A gente aqui é apoio, é ponte, caminhando junto com as escolas. O Nautas vem aí reformulado, com uma engenharia de produtos nova [...], acho que isso vai facilitar bastante o planejamento escolar. Um planejamento para constituirmos cidadãos protagonistas, cidadãos que vão atuar realmente nessa sociedade, cidadãos que saibam dialogar, que saibam debater, que tenham fundamentos teóricos profundos, embasados, mas que também sejam pessoas plenas”, completa Gabriela.

O segundo dia do evento foi finalizado com a atividade “3, 2, 1... Ação!”, um momento de mão na massa e debate sobre as dificuldades enfrentadas pelas Coordenações Pedagógicas hoje e os direcionamentos e respaldos que o Currículo das Escolas Salesianas apresenta. Toda a ação foi coordenada pela Gestora Pedagógica da Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo, Meily Moany, e a Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais do Instituto Laura Vicuña, de Uruguaiana (RS), Caroline Cardoso.

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Fotos: Rede Salesiana Brasil 
16/09/2024

Começou a Jornada Formativa da Coleção NAUTAS

De 16 a 19 de setembro, a Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com sua Editora, a Edebê Brasil, promove a Jornada Formativa da Coleção NAUTAS. O evento acontece em Aparecida do Norte (SP) e tem como principal objetivo qualificar as Coordenações Pedagógicas das escolas da RSB para atuarem como agentes formadores dos educadores, mentoreando-os de forma sistemática para tornar mais efetivo o trabalho com a Coleção NAUTAS. 

A Jornada Formativa é uma iniciativa da RSB e Edebê que reforça o compromisso inabalável de ambas com educação de qualidade e a formação continuada das equipes docentes das escolas salesianas do Brasil.

No decorrer de toda a formação, serão abordados os temas identificados como prioritários nas escutas às Coordenações Pedagógicas e os participantes terão a oportunidade de conhecer as atualizações da Coleção NAUTAS, além de ampliar os debates, as reflexões, as partilhas e as construções colaborativas.

Cada dia do evento conta com um tema que norteia as atividades programadas. Assim, o tema do primeiro dia foi “Pilotando pelos caminhos dos documentos basilares da Rede Salesiana Brasil, sentindo e vivenciando o carisma por uma educação centrada nos estudantes”.

Os participantes foram recepcionados no Hotel Rainha do Brasil para o almoço. A abertura e oração ficaram por conta dos Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior, este último também sendo Diretor Geral da Edebê; juntamente com o Diretor de Produtos e Serviços da Editora Edebê, Lauri Cericato; e a Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi. 

“Junto com vocês, estão cada um dos professores que acompanham. E junto com os professores, cada uma das crianças, adolescentes e jovens que nós temos nas nossas escolas, então certamente será uma Jornada muito rica”, diz Ir. Silvia. “Quanto mais nós nos fortalecemos nesse processo de rede e entendemos que a jornada que estamos fazendo como navegadoras, navegadores, que é justamente a ideia desse encontro, NAUTAS, nós fazemos com muita gente, com muitas áreas da missão, com muitas nuances daquilo que é a missão salesiana em todo o mundo. Então é uma alegria muito grande poder acolher a todos e todas nesses nossos dias de aprofundamento, de vivência e de experiência compartilhada”, completa Pe. Sérgio.

Com as contribuições do Coordenador das Escolas da Inspetoria São Pio X, Pe. Leandro Brum, juntamente com a Gestora Pedagógica da mesma Inspetoria, Ana Cristina Sofiati, o dia foi dedicado ao tema “Currículo da RSB: Referencial Institucional para as Práticas Pedagógicas”.

“Para mim, ter a alegria de poder iniciar a nossa Jornada com esta fala sobre os referenciais é justamente colocar na mesa tudo aquilo que a gente tem como identitário [...] e esses referenciais nos dão a segurança para o nosso caminho. A [Jornada] Coleção Nautas, que tem essa ideia de sermos exploradores, precisa começar com algo que nos dê essa segurança de caminho, então a gente quis começar falando dos nossos documentos, falando da educação católica, das nossas intuições como uma grande introdução dizendo: ‘Olha, nós temos referenciais. Esses referenciais já estão na nossa mão e a gente precisa conhecer, aprofundar’, porque nós somos, como diz o nosso Caderno 6 da Rede, ‘guardiões da identidade’ e a gente só é guardião quando a gente de fato conhece a proposta, quando a gente ama a proposta, quando a gente é capaz de falar com segurança e defender a nossa proposta”, diz Pe. Leandro.

Escrito por Janaína Lima

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