Festival da Juventude Salesiana celebra 25 anos, em dia de confraternização e fé
20/10/2025

Festival da Juventude Salesiana celebra 25 anos, em dia de confraternização e fé

Festival da Juventude Salesiana celebra 25 anos, em dia de confraternização e fé

O evento, que teve sua primeira edição no ano 2000, celebrou este sábado, 18 de outubro, o jubileu de prata e reuniu milhares de jovens, salesianos, salesianas e educadores das presenças salesianas de todo o Estado de São Paulo e de outras regiões, em um dia de alegria, comunhão e protagonismo juvenil. O encontro foi um momento para que todos os participantes celebrassem a fé e a missão, em um clima de festa e espiritualidade, típico do carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello

O Colégio Salesiano Santa Teresinha, na zona norte da cidade de São Paulo, acolheu neste sábado, dia 18 de outubro, a 25ª edição do FEST, o tradicional Festival da Juventude Salesiana. O evento, que teve sua primeira edição no ano 2000, celebrou o jubileu de prata e reuniu milhares de jovens, salesianos, salesianas e educadores das presenças salesianas de todo o Estado de São Paulo e de outras regiões, em um dia de alegria, comunhão e protagonismo juvenil.

Com o tema “25 anos do FEST – Encontro Festivo da AJS” e o lema “Ancorados na esperança, peregrinos com os jovens”, inspirado na Estreia do Reitor-mor de 2025, o encontro foi um momento para que todos os participantes celebrassem a fé e a missão, em um clima de festa e espiritualidade, típico do carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello.

A Irmã Teresa Cristina Pisani Domiciano (FMA), coordenadora para a pastoral juvenil, da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, destacou a importância do Festival da Juventude Salesiana alcançar esse marco histórico: “um ano jubilar, em que a juventude carrega dentro de si aquele dom muito grande da esperança. Celebrar esses 25 anos com a juventude, no ano jubilar, nos convida a sermos peregrinos de esperança; nos motiva, nos anima e nos faz acreditar cada vez mais na juventude”.

Para Padre Cláudio Motta (SDB), delegado para a pastoral juvenil, da Inspetoria Salesiana de São Paulo, o momento do encontro no FEST é sempre uma oportunidade para a esperança: “Celebrar o FEST, para nós, é celebrar Dom Bosco, é celebrar Madre Mazzarello e celebrar a juventude. Em um ano tão especial, em que a igreja fala em esperança, poder encontrar com tantos jovens, milhares de jovens no FEST, é falar de esperança. Então a expectativa no FEST é sempre a de esperança, alegria, mas, sobretudo, uma expectativa salesiana. Poder encontrar os jovens, comemorando 25 anos do FEST, é falar de alegria, assim como queria Dom Bosco”.

Início das comemorações

A programação teve início às 9h30, com a chegada das comunidades, seguida da Missa de Abertura, iniciada às 10h30 e presidida pelo Padre Alexandre Luís de Oliveira, inspetor da Inspetoria Salesiana de São Paulo. Direto de Roma, onde acompanha os preparativos para a canonização da Irmã Maria Troncatti, a Irmã Alaíde Deretti (FMA), inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, enviou uma mensagem especial à Juventude Salesiana, lembrando a importância de se comemorar 25 anos de história do festival: “parabéns por essa festa jubilar. 25 anos de FEST. É uma alegria, é festa, é vida. Parabéns também aos educadores que estão com vocês, à equipe que organizou, às salesianas, filhas de Maria Auxiliadora, e a todos os que se preocupam com vocês, porque os ama e os acompanha”.

Durante a homilia, o Padre Alexandre Luís de Oliveira refletiu sobre os inúmeros sinais e sobre a oportunidade de celebrar os 25 anos do FEST, com uma menção especial a leitura da palavra realizada no Evangelho: “Quantos sinais, queridos irmãos, queridas irmãs, queridos jovens, quantos sinais nos reúnem nesta manhã. Façamos como nas palavras do Evangelho, em que Cristo diz: ‘Em verdade vos digo – se não vos converterdes e não vos tornardes como as crianças, não entrareis no Reino dos Céus.  Quem, portanto, se fizer pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus’ (Mateus 18, 3-4). Eis a inversão que salva aqueles discípulos, em que a humildade e a simplicidade das crianças se tornam o caminho para o Reino dos Céus”.

Após o almoço, às 14h, os jovens retomaram ao ginásio para as comemorações e contaram com uma surpresa especial: Um show do cantor Vitor Kley, que desfilou simpatia e uma sequência de hits de sucesso, como “O Sol”, “Adrenalizou”, “Pupila”, “A Tal Canção pra Lua” e “Morenna”. O artista fez ainda uma homenagem a banda Capital Inicial, ao interpretar “Primeiros Erros (Chove)”, composta por Kiko Zambianchi, fazendo o público vibrar e cantar junto, além de uma menção especial a todos os professores e educadores presentes.

Tarde de atividades

Após o show, os jovens participaram das tradicionais atividades do período vespertino, que conta com apresentações artísticas de bandas, danças e teatros; além das modalidades esportivas. A juventude recebeu atendimento nas tendas vocacionais e da Família Salesiana, participou da adoração ao Santíssimo Sacramento, além das confissões e momentos de oração e espiritualidade. No período da noite, às 19h, foi realizada a Vigília, encerrando o encontro.

Sobre o FEST

O FEST é uma iniciativa interinspetorial das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e tem como propósito fortalecer os vínculos entre grupos da Pastoral Juvenil Salesiana, oferecendo aos jovens um espaço de convivência, cultura e evangelização.

Neste ano, o evento também celebrou um momento de comunhão em torno da celebração da canonização da Irmã Maria Troncatti, missionária salesiana no Equador, que será realizada pela Igreja neste domingo, dia 19 de outubro.

Em sintonia com o bicentenário da presença salesiana no mundo, o FEST 2025 recordou ainda os 150 anos da Primeira Expedição Missionária Salesiana, enviada por Dom Bosco à Argentina em 1875, em um gesto que marcou o início da expansão educativa e evangelizadora salesiana pela América do Sul.

Fonte: Vatican News

Mais Recentes

4º Encontro On-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas aprofunda discussão sobre como utilizar ferramentas de design para tornar a formação de professores mais visível

No dia 12 de novembro, a Rede Salesiana Brasil realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, encerrando o ciclo formativo de 2025 com um momento marcado pela criatividade, colaboração e aprofundamento metodológico. Coordenações Pedagógicas de todo o Brasil acompanharam a formação conduzida pela formadora Caroline Cardoso. A partir da fundamentação desenvolvida, as coordenações foram convidadas a refletir sobre o papel das linguagens visuais como estratégia pedagógica, especialmente no contexto da formação continuada dos educadores. Com uma abordagem dinâmica, Caroline apresentou princípios de design aplicáveis ao cotidiano das coordenações, reforçando como a visualidade potencializa a clareza das orientações, a comunicação pedagógica e a devolutiva das práticas docentes. Atividade “mão na massa”: criatividade para expressar processos formativos Em sintonia com o tema, o encontro contou com uma proposta prática. Antecipadamente, as participantes foram orientadas a preparar um pequeno kit de materiais para a atividade. Durante a formação, cada coordenação produziu uma peça criativa, utilizando elementos simples, mas alinhados ao conteúdo apresentado. As produções foram compartilhadas no grupo de WhatsApp do Programa de Formação das Coordenações , criando um ambiente de inspiração mútua e troca entre as coordenações, fortalecendo a rede colaborativa que sustenta o Programa. Narrativas formativas e construção coletiva Outro momento significativo foi a partilha em pequenos grupos. As coordenações trocaram experiências, narrativas e percursos formativos desenvolvidos em suas escolas ao longo de 2025, especialmente com as(os) educadoras(es) dos Anos Iniciais. Esses registros foram reunidos em um mural colaborativo no Padlet, que permanecerá como memória afetiva e pedagógica do trabalho realizado. Avaliação do percurso formativo e continuidade em 2026 Para encerrar a edição 2025 do Programa, foi disponibilizado um formulário de avaliação do percurso, no qual as coordenações podem registrar percepções, sugestões e encaminhamentos. As contribuições serão fundamentais para a organização da continuidade da jornada formativa de 2026, a ser desenvolvida por meio de três encontros on-line ao longo do ano, dando continuidade ao compromisso com a qualificação e o fortalecimento da prática pedagógica nas escolas da RSB. O encerramento do ciclo formativo de 2025 reafirma o compromisso da Rede Salesiana Brasil com processos pedagógicos de qualidade, colaborativos e alinhados às demandas contemporâneas da educação. Em 2026, seguimos juntas(os), fortalecendo o trabalho das coordenações e promovendo uma formação integral e humanizadora para nossas comunidades educativas. Saiba mais sobre sobre o terceiro encontro deste ciclo de formações clicando aqui. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

4º Encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais aprofunda a reflexão sobre avaliação na prática

O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais da Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou, no dia 22 de outubro, o seu 4º encontro on-line, reunindo cerca de 20 acessos simultâneos de coordenadores de todo o país. O tema desta edição, “Avaliação na prática: pensando, experimentando, repensando e vivenciando”, convidou os participantes a revisitar suas concepções e experiências sobre a avaliação, com foco em práticas formativas e reflexivas. A formação foi conduzida pela Profª Leoneide Rodrigues, Assessora Pedagógica da RSB, que tem acompanhado o percurso formativo das coordenações ao longo do ano. Em sua condução, Leoneide enfatizou a importância de compreender a avaliação como parte integrante do processo de aprendizagem, e não apenas como um instrumento de mensuração. “Avaliar é um ato de cuidado e de compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes. É preciso criar espaços para o diálogo, a escuta e o feedback construtivo, de modo que cada estudante se perceba em constante crescimento”, destacou a formadora durante o encontro.   Avaliação formativa e feedbacks significativos O encontro foi marcado pela vivência prática e pela troca de experiências entre as coordenações. Em grupos, os participantes refletiram sobre situações do cotidiano escolar, analisando desafios e estratégias para aprimorar os processos avaliativos. Os participantes destacaram, no formulário de feedback, a riqueza dos momentos de partilha e prática, especialmente as reflexões sobre a Avaliação Formativa e sua relação com o Currículo da Rede Salesiana Brasil, o uso ético e pedagógico da Inteligência Artificial na elaboração de rubricas, a relevância dos feedbacks construtivos no desenvolvimento dos estudantes e a análise dos desafios dos enunciados avaliativos na construção de atividades alinhadas às habilidades previstas. Também destacaram o uso da ferramenta ChatGPT em atividades de reflexão e produção pedagógica, demonstrando como a IA pode ser integrada de forma contextualizada e intencional ao planejamento educativo.   Um caminho de formação contínua O Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do EF Anos Finais integra o conjunto de ações formativas promovidas pela RSB para fortalecer o papel das lideranças educacionais na consolidação do Projeto Educativo Pastoral Salesiano. Desde o primeiro encontro, o programa vem abordando temas fundamentais para a prática pedagógica, como Neurociências da Aprendizagem, com a Drª Leonor Guerra, a personalização da aprendizagem e as potencialidades da avaliação formativa. “Cada encontro é uma oportunidade de repensar a nossa missão educativa à luz do carisma salesiano, buscando sempre o desenvolvimento integral dos nossos estudantes e a construção de comunidades educativas que aprendem juntas”, destacou Leoneide Rodrigues. Veja também algumas matérias anteriores desta série de formações: 1º Encontro: Início do percurso formativo das coordenações pedagógicas 3º Encontro: A avaliação como prática potencializadora da aprendizagem   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Rede Salesiana Brasil promove 4º encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil

Formação colaborativa possibilita avanços na construção da Rubrica da RSB para a Educação Infantil, em alinhamento com o Currículo, e reafirma a identidade salesiana nas práticas docentes No dia 23 de outubro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, conduzido pela formadora Caroline Cardoso. O encontro, que contou com acessos simultâneos de todo o Brasil, teve como tema “Rubrica da RSB para a Educação Infantil: construção colaborativa pelo fortalecimento da identidade salesiana”, reafirmando o compromisso coletivo com a formação integral e o acompanhamento pedagógico das práticas docentes. Desdobramento direto da Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, realizada em Aparecida/SP, o programa é uma iniciativa da RSB em parceria com a Editora Edebê, voltada à consolidação de referenciais formativos que orientem o trabalho das coordenações em todas as escolas da Rede. Escuta, diálogo e corresponsabilidade Inspirada na pedagogia de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, a formação destacou a escuta sensível como eixo central do acompanhamento formativo. A partir das reflexões de autoras como Carla Rinaldi e Paulo Freire, as participantes foram convidadas a refletir sobre o papel da coordenação pedagógica como mediadora do processo de aprendizagem e como parceira ativa na construção de práticas educativas mais conscientes, criativas e integradoras. Durante a partilha de experiências, as narrativas das coordenações evidenciaram o impacto da escuta e do diálogo colaborativo na transformação das práticas docentes e no fortalecimento da cultura formativa da Educação Infantil. “Reconhecemo-nos como parceiras em um mesmo propósito, sustenta a prática pedagógica e a torna viva, coerente e em constante movimento”, destacou uma das participantes, sintetizando o espírito do encontro. Construção coletiva da rubrica A parte prática da formação foi dedicada à construção colaborativa dos critérios da Rubrica da RSB, instrumento que orientará o acompanhamento das práticas pedagógicas nas escolas salesianas. Em pequenos grupos, as participantes refletiram sobre questões-chave: Quais ações representam as práticas que desejamos observar em nossas escolas? Quais são contrárias a essa intencionalidade? Quais indicadores nos ajudarão a compreender a consolidação de uma proposta educativa salesiana na Educação Infantil? A rubrica, alinhada ao Currículo da RSB e à BNC Formação, contempla dimensões essenciais da ação docente, como intencionalidade pedagógica, estratégias de ensino, documentação, mediação e vivência dos valores salesianos, reforçando o compromisso com a formação integral das crianças e com a coerência entre fé, razão e amor educativo. Caminho formativo contínuo Ao final do encontro, Caroline Cardoso ressaltou que o processo de construção da rubrica é mais que um produto: “é um percurso formativo que traduz o jeito salesiano de educar, com escuta ativa, colaboração e busca constante por práticas inovadoras que respondam às realidades das escolas e das infâncias, disse a formadora”. A RSB reforça, assim, sua missão de promover uma formação continuada que articula teoria e prática, impulsionando cada coordenação pedagógica a ser presença animadora e transformadora no cotidiano educativo.

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil