Quem Somos Nós
Salesianos e Salesianas, representados pela CISBRASIL (Conferência dos Salesianos do Brasil) e pela CIB (Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora), decidiram unir suas ações e, a partir de 2002, se constituírem oficialmente como a Rede Salesiana de Escolas (RSE), alinhados desde sempre pelo método educativo denominado Sistema Preventivo de Dom Bosco.
A RSE, embora tenha nascido desde o início com a participação de salesianos e salesianas, sempre teve personalidade jurídica vinculada à Conferência das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco no Brasil – CISBRASIL.
Somente no ano de 2012 deu-se início à criação de uma nova personalidade jurídica que unisse na sua diretoria religiosos e religiosas, SDB e FMA.
Nasce então a Rede Salesiana Brasil (RSB), uma Instituição que integra nacionalmente os trabalhos educativos pastorais dos Salesianos e das Salesianas nas áreas de:
Educação Básica, por meio da Rede Salesiana Brasil de Escolas
Ação Social, por meio da Rede Salesiana Brasil de Ação Social
Educação de Ensino Superior, por meio das Instituições de Ensino Superior Salesianas (IES)
Comunicação, por meio da Rede Salesiana Brasil de Comunicação
Nossa História
Fundação da Congregação Salesiana
São João Bosco reúne alguns jovens e, com eles, forma a Sociedade de São Francisco de Sales, em Turim na Itália. Porém, desde o início são conhecidos por Salesianos de Dom Bosco (SDB). A base do carisma da nova Congregação é trabalhar pela salvação dos jovens, especialmente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA)
Dom Bosco queria também ocupar-se do cuidado das meninas, assim, ao descobrir o trabalho de Maria Domingas Mazzarello, funda, com ela, a Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). As Irmãs Salesianas tinham como meta educar e evangelizar as jovens da região, assim como os SDB, com uma predileção por aquelas que se encontravam em situação de vulnerabilidade social.
Chegada dos Salesianos de Dom Bosco à América
Inspirado por um sonho, Dom Bosco envia o primeiro grupo de salesianos à América do Sul, dando início a uma verdadeira aventura missionária para levar o Evangelho aos jovens, a “porção mais preciosa e delicada da sociedade”.
Chegada das Filhas de Maria Auxiliadora à América
Movidas pelo sonho missionário, em 1877, chegam as primeiras Irmãs Salesianas na Villa Cólon no Uruguai, iniciando o trabalho de educação e evangelização junto às filhas dos imigrantes italianos.
Chegada dos Salesianos de Dom Bosco ao Brasil
Sete sacerdotes salesianos, coordenados pelo Inspetor Pe. Luís Lasagna, chegam ao Brasil e estabelecem-se em Niterói (RJ), onde hoje funciona a primeira escola da Congregação no país: o Colégio Salesiano Santa Rosa.
Chegada das Filhas de Maria Auxiliadora ao Brasil
As primeiras Irmãs Salesianas chegaram a Guaratinguetá (SP), para estender às meninas o carisma educacional de Dom Bosco e Madre Mazzarello.
Nasce a Rede Salesiana de Escolas (RSE)
Salesianos de Dom Bosco (SDB) e Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) dão início ao trabalho em rede, somando forças em torno do Projeto Educativo-Pastoral que se consolidará primeiramente como Rede Salesiana de Escolas (RSE).
Nasce a Rede Salesiana Brasil (RSB)
Salesianos e Salesianas vinculam a RSE a uma nova Personalidade Jurídica que compreende tanto SDB quanto FMA: Nasce assim a Rede Salesiana Brasil. O êxito da RSE impulsionou a articulação de novas frentes de atuação: Ação Social, Instituições de Ensino Superior (IES) e Comunicação.
Nasce a Edebê Brasil
Da parceria entre a RSB e SOFRASA (Edebé Barcelona), nasce a Editora Edebê Brasil, uma iniciativa que apoia a necessidade de produção dos materiais gráficos da RSB.
Hoje
A Rede Salesiana Brasil tem a missão de ressignificar a ação salesiana em rede no Brasil para a educação e evangelização dos jovens.