18/02/2025

Colégio Castelo realiza formação com participação de diretor da RSB

Educadores do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, de Macaé, Rio de Janeiro, participaram de mais uma edição do Programa de Formação Continuada (PROFOC). O encontro teve como objetivo aprofundar e revitalizar o carisma salesiano, promovendo momentos de reflexão e fortalecimento da identidade da missão educativa.

Nesta edição, o encontro contou com a presença do Pe. Sérgio Augusto Baldin Junior (SDB), diretor-executivo da Rede Salesiana Brasil e da Editora Edebê Brasil. Ele compartilhou números sobre o crescimento das escolas confessionais no país e destacou a estabilidade e expansão das instituições católicas, que vêm registrando um aumento significativo de famílias no país.

Segundo Pe. Sérgio, esse crescimento reflete a busca por uma educação integral e baseada em valores humanistas. Além disso, foi apresentado aos educadores a reformulação do material didático da Edebê, que recebeu um grande investimento para alinhar-se às novas diretrizes educacionais e promover um aprendizado mais dinâmico e interativo. "O Colégio Castelo é um ambiente muito acolhedor, alegre e alinhado ao carisma salesiano. Foi gratificante ver a dedicação da equipe de professores e gestores em fortalecer essa missão", destacou o sacerdote.

No segundo dia, os educadores participaram da palestra "Mergulhando em nossa Salesianidade", ministrada pelo professor do Colégio Castelo, Eduardo Damas. Em sua fala, ele reforçou a importância de manter viva a identidade salesiana na prática pedagógica. "Falar sobre o tema para os educadores, como professor, é um desafio e, ao mesmo tempo uma vantagem. Estamos no mesmo contexto, enfrentamos desafios semelhantes e buscamos constantemente evoluir. Nossa missão é manter vivo o legado de Dom Bosco e garantir que os novos educadores compreendam a essência da nossa proposta pedagógica", ressaltou Eduardo Damas.

O PROFOC ocorre três vezes ao ano e se consolidou como um momento essencial para o aprimoramento profissional e espiritual dos educadores do Colégio Castelo, fortalecendo a união entre os colaboradores e reafirmando a identidade salesiana na educação.

Texto: Alysson Nogueira - Assessoria de Comunicação Salesiana

18/02/2025

Professores do Colégio Salesiano Jardim Camburi avaliam novo material didático da Edebê

Na última sexta-feira, 14 de fevereiro, professores dos 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental do Colégio Salesiano Jardim Camburi, em Vitória/ES, participaram da primeira reunião para a formação continuada com o novo material da Edebê. O encontro, promovido pela Inspetoria Salesiana João Bosco (ISJB), teve como foco a atualização, o aperfeiçoamento e a ressignificação dos conhecimentos pedagógicos, além de estimular o engajamento dos alunos e o desenvolvimento de suas habilidades e competências.

Durante a reunião, os docentes discutiram a aplicação integral da coleção didática, que estará totalmente atualizada e contextualizada em 2025, oferecendo inúmeras oportunidades para potencializar a aprendizagem. “Esse momento também é rico para realizar ajustes no planejamento de sala de aula para utilizar de maneira integral nossa coleção didática, que em 2025 é nova, atualizada, contextualizada e repleta de oportunidades intencionais que potencializam a aprendizagem dos nossos estudantes”, afirmou Paulo Rogedo, Gerente de Escolas da ISJB.

Professoras participantes, elogiaram especialmente o livro de Ciências do 2º ano, evidenciando com entusiasmo e a expectativa positiva em relação à nova proposta pedagógica.

Confira um pouco mais das jornadas pedagógicas nas escolas Salesianas de todo o Brasil:

Centro Educacional Santa Teresinha (CEST)

Colégio Dom Bosco Manaus

Colégio Dom Bosco Leste Manaus

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

Escola Santa Maria Mazzarello

Centro Educacional Maria Cardoso Ferreira

Salesiano de Camaçari, Colégio Salesiano Liceu do Salvador e Colégio Salesiano de Salvador

Colégio Salesiano Jardim Camburi

Instituto Auxiliadora

Instituto Maria Auxiliadora

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora - Cambé

Instituto Profissional Maria Auxiliadora – Recife

Recife - Instituto Santa Maria Mazzarello

Instituto Dom Bosco - Campos dos Goytacazes

Colégio Dom Bosco Santa Rosa

Instituto Laura Vicuña, Porto Velho - RO

Instituto Maria Auxiliadora, Porto Velho - RO

Dom Bosco Americana – SP

Colégio do Carmo Guaratinguetá

Colégio Auxiliadora, Ribeirão Preto – SP

Colégio Salesiano Santa Terezinha, São Paulo, SP

Instituto Madre Mazzarello, São Paulo – SP

 

Comunicação RSB

14/02/2025

Reunião na sede da RSB discute diagnóstico educacional de escolas participantes do Projeto Escola [h(i²)a²q]

Nos dias 13 e 14 de fevereiro, a sede nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília, sediou uma reunião estratégica para apresentação e análise dos resultados dos dados coletados em algumas das escolas salesianas participantes do Projeto Escola [h(i²)a²q]. O encontro teve como objetivo traçar um diagnóstico detalhado do cenário educacional das unidades participantes no Projeto Escola [h(i²)a²q], identificando desafios, oportunidades e caminhos para aprimorar a qualidade do ensino ofertado.

Estiveram presentes líderes e especialistas da RSB, incluindo: Ir. Silvia Aparecida – Diretora Executiva da RSB; Pe. Sérgio Baldin – Diretor Executivo da RSB; Maria Dantas – Coordenadora Executiva; Anderson Leal – Gestor Educacional, Eduardo Batista e Cinthia Kirchner - Assessores e Renato Rocha – Representante da Litz Consultoria, empresa responsável pela coleta e análise dos dados.

A reunião marcou a consolidação de um trabalho iniciado meses atrás, com a aplicação de pesquisas, avaliações de desempenho e levantamentos socioeducacionais nas unidades de Manaus. Os dados coletados abrangem desde indicadores de aprendizagem e engajamento dos alunos até a eficácia de metodologias pedagógicas e a infraestrutura das escolas.

De acordo com Anderson Leal, Gestor Educacional da rede, foi destacada a importância da integração entre dados e prática: ”Essas informações não são números frios, mas um retrato vivo das nossas escolas. São métricas e informações vindas das diversas partes da unidade e que nos guiarão na criação de uma proposta de ressignificação que garantam equidade, excelência e inovação nas escolas da Rede Salesiana Brasil”.

Parceria com a Litz Consultoria - A Litz Consultoria, representada por Renato Rocha, trouxe ao debate uma análise técnica dos resultados, combinando métricas quantitativas e qualitativas. “Nossa análise abrangeu cinco dimensões essenciais: a satisfação, comportamento de consumo e demandas de pais e alunos; o clima organizacional, o engajamento estratégico e a avaliação da rotina escolar junto aos colaboradores; a percepção sobre as práticas de gestão realizadas pelas escolas; e a análise do ambiente de atuação e competitividade por meio de dados secundários. Renato explicou que ao mergulhar nesta análise e cruzamento de dados “conseguimos obter uma fotografia precisa do estado em que cada unidade está, permitindo que as inspetorias e escolas identifiquem cenários e oportunidades para intervenções estratégicas”. 

A integração entre dados técnicos e a missão salesiana fortalece a rede, possibilita que cada instituição melhore seus serviços, cumpra seu compromisso educacional e se posicione de forma assertiva perante seus diversos públicos. O resultado final da análise dos dados não apenas orienta decisões estratégicas a nível de rede e local, mas também reafirma a importância de atuarmos de maneira colaborativa para impulsionar a excelência na educação, alinhando nossos esforços aos valores e princípios que sustentam o carisma salesiano.

Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Imagem retirada do site da Edebê
11/02/2025

Projeto Escola [h(i²)a²q] chega a Campinas/SP

A Rede Salesiana Brasil (RSB) segue avançando com o Projeto Escola [h(i²)a²q], uma iniciativa que busca fortalecer a identidade carismática, qualificar o aprendizado e otimizar os processos de gestão nas escolas salesianas de todo o país. Os primeiros encontros de 2025 aconteceram no Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, nos dias 03 e 04 de fevereiro e na Escola Salesiana São José, nos dias 05 e 06. Ambas as escolas fazem parte da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, dos Salesianos de Dom Bosco, em São Paulo/SP.

Estiveram presentes membros da RSB envolvidos nas atividades do projeto, Ir. Silvia Aparecida - Diretora Executiva, Maria Dantas - Coordenadora Executiva, Anderson Leal - Gestor Educacional, Eduardo Batista e Cinthia Kirchner - Assessores. Representando as escolas, esteve presente o Diretor Geral, Pe Orivaldo Voltolini, o Diretor Pedagógico, Alencar André Davi, o Diretor da Pastoral, Pe Bruno Calderaro e demais membros da equipe gestora. Esteve presente, também, a Coordenadora Inspetorial das Escolas, Évila Souza Borges.

Desde seu lançamento, o Projeto Escola [h(i²)a²q] tem sido um marco de inovação e cooperação da Rede Salesiana Brasil, promovendo visitas diagnósticas e avaliações detalhadas para aprimorar cada aspecto do serviço de educação ofertada. Com base na metodologia, são utilizadas ferramentas e abordagens orientadas para cada realidade, com o intuito de gerar o engajamento e manter o enfoque no desenvolvimento carismático e organizacional das escolas.

Ao falar sobre este primeiro momento, Ir Silvia Aparecida ressaltou que “esse momento nos colégios Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora e  Escola Salesiana São José, representou mais um passo na consolidação da iniciativa de elevar ainda mais o padrão de excelência já reconhecido em todas as unidades educativas salesianas”. 
Évila Borges, ressaltou que “nesses dois dias, em cada unidade educativa de Campinas, pude perceber que os gestores não apenas se sentiram motivados, mas também demonstraram um grande empenho em pensar e repensar a escola”.

“Foram dias de muita reflexão, ação e, sobretudo, de carisma salesiano. Os gestores foram provocados a olhar para o seu projeto educativo-pastoral com um novo olhar, e foi muito significativo ver como todos os setores entenderam a proposta, mirando o futuro da instituição com esperança e determinação", completou.

Segue, na íntegra, a carta de agradecimento do comitê gestor da Escola Salesiana São José e o Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, pela visita da equipe da RSB: 

A Escola Salesiana São José e o Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora foram indicados pelo Conselho Inspetorial da Inspetoria Salesiana de São Paulo para participarem do Projeto Escola [H(i²)a²Q], idealizado e promovido pela Rede Salesiana Brasil.No início do mês de fevereiro (3 a 6), aconteceu a 1ª etapa deste projeto envolvendo a Direção, Gestores Pedagógicos e Administrativos das 2 escolas.

Foram 4 dias intensos, de muita reflexão, autoavaliação, aprendizados e expectativas de melhorias/ajustes, buscando ressignificar as nossas escolas salesianas de Campinas no mercado educacional e competitivo da cidade.
Este projeto também contribuirá para fortalecer a identidade carismática salesiana, qualificando ainda mais o aprendizado e otimizando os processos de gestão escolar.

Ficamos muito felizes com a participação, espontaneidade e liberdade das nossas equipes nos diversos momentos desta 1ª etapa. Tivemos um clima de muita espontaneidade e liberdade para que todos pudessem expressar, sem constrangimentos as suas angústias, problemas, necessidades, desejos e também as suas conquistas e objetivos alcançados.

Percebemos nestes dias, que as equipes pedagógicas e administrativas estão motivadas e empenhadas no intuito de MELHORAR e APRIMORAR cada vez mais os processos em nossas escolas.
Um projeto pensado e executado em equipe, tem tudo para dar certo.

Agradecemos a toda equipe da Rede Salesiana Brasil que nestes 4 dias estiveram conosco, fomentando discussões e reflexões, conduzindo com muita delicadeza, clareza, firmeza, profissionalismo e salesianidade os processos/procedimentos necessários para esta 1ª etapa.

O nosso profundo agradecimento por tudo o que eles fizeram e contribuíram nesta 1ª etapa do projeto.

Temos certeza que nestes próximos 18 meses...a Rede Salesiana Brasil muito contribuirá para que as nossas escolas continuem fazendo a diferença no cenário educacional de Campinas e fortalecendo cada vez mais entre os nossos alunos, famílias e colaboradores a identidade carismática salesiana.

Mais uma vez, MUITO OBRIGADO pelo trabalho realizado nesta 1ª etapa do projeto.

Sigamos firmes, fortes e confiantes neste projeto!

P. Orivaldo Voltolini
Diretor Geral

P. Bruno do Nascimento Calderaro e Oliveira
Diretor de Pastoral

Alencar André David
Diretor Pedagógico

A carta foi recebida com alegria pela equipe da RSB e motiva a equipe ainda mais para garantir que o Projeto Escola [h(i²)a²q] siga como uma ferramenta essencial para o fortalecimento da educação salesiana, promovendo inovação, engajamento e excelência em todas as unidades educativas da Rede Salesiana Brasil.

Comunicação da Rede Salesiana Brasil

09/02/2025

Rede de ensino de Salvador aprova mais de 50 alunos em universidades públicas

Com a divulgação das listas de aprovados no vestibular das principais universidades públicas do país, centenas de estudantes estão experimentando a sensação de surpresa, alívio e dever cumprido. Pelo menos foi assim com Rafael Lima, 19 anos, estudante do Salesiano Dom Bosco Salvador.

“Não sabia se chorava, ria ou gritava de felicidade, foi um alívio enorme e a prova de que meu esforço e dedicação me fizeram conquistar um sonho, a aprovação em um curso que eu desejo e em uma universidade de bastante prestígio. Mesmo sabendo que passei, acho que a ficha só vai cair quando eu botar o pé no campus da universidade”.

O estudante soteropolitano foi aprovado no vestibular da FUVEST para o curso de Sistema de Informação da Universidade de São Paulo (USP), uma das universidades públicas mais renomadas do Brasil.

Ao todo, mais de 50 estudantes dos Salesianos Bahia, que comporta o Salesiano Dom Bosco Salvador e o Salesiano Liceu Salvador, foram aprovados em universidades públicas brasileiras no vestibular 2025, um aumento de cerca de 78% em relação ao ano anterior.

Para a família Svec, por exemplo, a emoção foi tripla. As trigêmeas Isadora, Sophia e Katarina, de 18 anos, foram aprovadas, em diferentes cursos, Direito, Engenharia Mecânica e Arquitetura e Urbanismo, respectivamente, na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“Foi um misto de sentimentos de nos ver conquistando algo tão importante unidas. Sempre estivemos juntas, nascemos juntas, mas somos muito diferentes, cada uma teve sua própria trajetória, mas a união e o apoio mútuo foram fundamentais”, contaram.

A Rede Salesiana, que é referência de ensino há 125 anos em Salvador, incluiu a preparação para o vestibular na proposta pedagógica e ao longo dos três anos de ensino médio, realiza diversas atividades como aulões e simulados.

“Sentimos no Liceu Salesiano um apoio emocional e espiritual: considerando nós alunos de maneira integral. Todos os membros da comunidade, professores, auxiliares, coordenação pastoral sempre tiveram um tratamento humanizado e sensível principalmente aos alunos concluintes cheios de ansiedade e incertezas”, frisaram, juntas, as gêmeas.

De olho no futuro

Passada a surpresa da aprovação, os estudantes agora se preparam para os desafios da universidade, alguns deles em uma nova cidade e longe da família, e da nova profissão. Dentre as áreas de atuação escolhidas, desde as mais tradicionais como Direito e Medicina, este ano chamou a atenção a busca dos estudantes dos Salesianos Bahia por cursos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Para Rafael, que sempre teve afinidade com tecnologia e computação, a escolha pelo curso de Sistema de Informação foi algo natural. “O setor tem alcançado reconhecimento na nossa sociedade. É uma área que tenho muita vontade de explorar faz tempo, sempre me atraiu e acredito que vou me encontrar nela”.

Quem também se prepara para os desafios do setor é Handrick Silveira, 18 anos, outro estudante da Rede Salesiana que conquistou uma das vagas do curso de Sistema de Informação da USP.

“Foi bem inesperado, pois a lista acabou saindo dois dias antes do previsto. Inicialmente, fiquei um pouco triste por não ter sido aprovado na minha primeira opção, que era Ciências de Dados, porém, quando percebi que tinha sido aprovado e conquistado uma vaga na mesma área, fiquei extremamente contente e alegre, e decidi aproveitar meu resultado”.

Para escolher o curso, Handrick focou na grade curricular que abrange uma grande bagagem matemática, estatística e computacional.

E eles não são os únicos. O curso de Sistema de Informação está entre os mais concorridos do vestibular da FUVEST 2025, com nota de corte de 815,50 – notas de corte são a menor pontuação que um candidato alcançou para ser convocado para a matrícula.

O crescimento exponencial do setor nos últimos anos, deixa clara a vocação do Brasil para a tecnologia, mas com um grande desafio a ser superado. Dados do estudo “Demanda de Talentos em TIC e Estratégia ΣTCEM”, publicado pela Brasscom em 2021, apontavam para um déficit anual de 106 mil profissionais das áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Em contrapartida, as perspectivas para os estudantes que decidem seguir carreira nas áreas de TIC são as melhores possíveis. Enquanto a média nacional de salários é de R$ 3.542, a remuneração média do setor de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação fica em quinto no ranking nacional, com R$ 6.266,42, quase 2 vezes superior à média, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Diferentes estratégias, muita dedicação

Para conquistar a vaga na USP, Rafael seguiu uma rotina intensa de estudos, principalmente durante o último ano, mas acredita que toda a jornada desde o início do ensino médio foram determinantes.

“O Salesiano me ajuda na minha formação como ser humano há muito tempo, cheguei em 2014 com 8 anos. Mas falando de ensino médio, as aulas sempre foram de qualidade, muitos materiais disponibilizados, como slides, plataformas de estudos com muito conteúdo e um acervo de livros tanto físico, na biblioteca, quanto online, que utilizei para o vestibular. Além disso, tive aulas específicas para as provas que fiz para a aprovação, um suporte essencial”.

A escolha de Rafael pelo curso e qual universidade aconteceu apenas três meses antes do vestibular da FUVEST, o que aumentou o tamanho do desafio. “Foi necessária muita determinação. Meu foco nos estudos foram os simulados, exercícios e provas antigas para testar o conhecimento. Por fim, me distanciei completamente das redes sociais durante essa etapa, pois percebi que tiravam o meu foco. Esse afastamento foi muito importante para mim. Busquei outras maneiras de se entreter, como músicas, séries, filmes e livros”.

Diferente de Rafael, Handrick se decidiu pelo vestibular da FUVEST desde o segundo ano do ensino médio e ao longo do processo foram aproximadamente três mil questões respondidas, a partir de um cursinho online, livros e questões na internet. O que não significa que o caminho foi fácil.

“O medo, certamente, foi o meu maior desafio. A vontade de desistir às vezes nos pega de surpresa, e nunca é fácil lidar com ela inicialmente. Porém, aprendi a diferença entre desistir e descansar, e então comecei a relaxar mais durante os momentos mais estressantes, fazendo esporte, saindo, ou simplesmente não estudando. Isso fez muita diferença. Os professores do Liceu Salesiano do Salvador também me ajudaram muito no processo de aprendizagem, e certamente tiveram um papel fundamental na minha trajetória”.

Para as irmãs, independente se nos momentos de estudos a sós ou juntas, o apoio mútuo foi fundamental para garantir assertividade e firmeza na obtenção de resultados.

“Mais do que estudar e depois se embaralhar nas perguntas por distração ou mesmo insegurança, o mais importante é aplicar bem o que você aprendeu e saber que o que está sendo cobrado de você não é novidade. Porque, muitas vezes, esse é o detalhe que muda tudo no final”, concluiu Isadora.

Leia a matéria na integra 

Fonte: Salesianos Salvador e divulgação G1 Bahia

06/02/2025

Imersão na abordagem educativa de Reggio Emilia: Renovando práticas e inspirando o futuro

Intercâmbio pedagógico impulsiona a formação continuada e a transformação pedagógica nas escolas salesianas

Entre os dias 20 e 24 de janeiro, educadoras que atuam no Instituto Laura Vicuña, localizado em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, participaram de uma imersão na abordagem educativa para a infância, no norte da Itália. A iniciativa, que proporcionou uma experiência transformadora para as participantes, foi organizada pela coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Caroline Cardoso. O grupo de 16 educadoras contou, também, com a participação especial da Ir. Lúcia Jacinta Finassi, ex-coordenadora do Comitê Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil (RSB). 

Durante a jornada, as educadoras visitaram espaços dedicados ao cuidado e à educação de crianças em cidades históricas como Correggio, Pistoia, Bolonha, Reggio Emilia e Milão. “O grupo estava determinado a alcançar o objetivo. A curiosidade por viver esta experiência foi alimentada durante algum tempo na escola, por meio das ações de formação continuada. Viemos construindo inovações em nossa prática e sabíamos o quanto essa imersão poderia nos impulsionar a qualificar ainda mais o trabalho junto às crianças”, afirmou a coordenadora Caroline Cardoso.

Durante as visitas, as educadoras tiveram a oportunidade de observar a documentação pedagógica que registra os percursos vividos pelas crianças, a organização dos espaços e a forma como promovem encontros, relações e brincadeiras, e a seleção cuidadosa de materiais que potencializam o pensamento e a criatividade de adultos e crianças. A imersão na história e na cultura da abordagem educativa de Reggio Emilia, que teve Lóris Malaguzzi (1920-1994) como precursor, foi um momento de profunda reflexão e aprendizado.

Ir. Lúcia Jacinta Finassi ressaltou a importância da experiência: “Visitar escolas de Educação Infantil destas 5 cidades italianas nos ajudou a compreender os princípios e fundamentos que sustentam uma proposta pedagógica de qualidade. Observamos crianças em seus ambientes educativos, conversamos com professoras, pedagogistas, admiramos e nos inspiramos, trouxemos na bagagem não receitas prontas, mas, diferentes interpretações e vivências dos direitos da infância, da importância dos ambientes, da organização pedagógica, dos tempos, espaços e materiais, do trabalho colaborativo e do diálogo constante com o território”.

A jornada foi enriquecida pelas mediações da doutora em Educação Sariane Pecoits e da professora Cilene Tinelli, que além de traduzirem os diálogos, compartilharam seus conhecimentos e vivências como cidadãs italianas. O grupo de educadoras já se dedica há algum tempo ao estudo das pedagogias participativas e tem promovido diversas inovações no Instituto Laura Vicuña. Participar deste intercâmbio foi uma oportunidade única para aprofundar os conhecimentos sobre a abordagem de Reggio Emilia, com a qual o grupo já está familiarizado, especialmente na Educação Infantil.

Glória Boaventura, professora da Educação Infantil, refletiu sobre a experiência: “Lóris Malaguzzi defendia que devemos reconhecer e valorizar as diversas expressões das crianças. Acreditamos estar no caminho certo, com práticas que ainda iremos incluir em nossas trajetórias, potencializando o ensino e a aprendizagem por meio da escuta, do diálogo, das ideias e das descobertas que partem das crianças.”

Há dois anos, o Instituto Laura Vicuña incorporou ao seu corpo docente uma professora atelierista (profissional da área das artes especializada em estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos), Júlia Tolla, que acompanha, escuta e impulsiona, junto às professoras, as pesquisas das crianças. “Foi enriquecedor participar dessa imersão e conhecer de perto uma abordagem que coloca as crianças como protagonistas. Poder aprofundar os conceitos e teorias de forma prática fez com que eu ressignificasse a forma como vejo e vivo a educação. Foi um privilégio estar cercada de pessoas que acreditam nas infâncias e se dedicam a construir uma educação de qualidade”, afirmou Júlia.

A diretora da escola, Adriana Arcerito, apoiou e reconheceu o esforço das educadoras desde o início. “Nesta multiplicidade do mundo em que vivemos, é importante pensarmos na forma como as crianças se expressam – ética, relacional e cognitivamente –, pois tudo isso contribui para um mundo melhor, que começa hoje, com nossas crianças e jovens.” Ela desejou sucesso às educadoras e reforçou: “Vocês lutaram muito e são merecedoras desse reconhecimento.”

As educadoras encerraram essa jornada inspiradas pela força e dedicação desse grupo, que se tornou referência para outros educadores do Brasil Salesiano. Como afirma um dos folders recebidos da Área Bambini de Pistoia: “O bem-estar nasce do estar juntos!”. A Rede Salesiana Brasil acredita que, ao compartilhar e construir coletivamente, ultrapassamos fronteiras e alcançamos novos horizontes, este grupo se propôs a compartilhar, aprofundar seus estudos e inovar em suas práticas pedagógicas. 

Sobre a abordagem educativa de Reggio Emilia - Esta abordagem traz um olhar cuidadoso e respeitoso para a educação da infância, centrada na criança como protagonista ativa do seu próprio aprendizado. Essa abordagem valoriza o ambiente escolar como um "terceiro educador", em que espaços bem organizados e esteticamente estimulantes são fundamentais para inspirar a criatividade e a investigação. Por meio da observação atenta, da documentação dos processos de aprendizagem e da promoção do diálogo, a metodologia fomenta a construção coletiva do conhecimento e integra as diversas linguagens expressivas. Além disso, a participação ativa das famílias é vista como essencial para fortalecer os vínculos entre escola e comunidade, contribuindo para o desenvolvimento de uma aprendizagem rica, colaborativa e significativa, que prepara as crianças para a vida em sociedade com autonomia e sensibilidade.

Ao analisar a abordagem educativa de Reggio Emilia sob o olhar salesiano, percebe-se uma afinidade na valorização do protagonismo do educando, na criação de ambientes educativos ricos e na promoção de uma aprendizagem colaborativa e significativa. Essa integração potencializa práticas educativas que respeitam e promovem o desenvolvimento integral da criança e do jovem.

Comunicação da RSB

04/02/2025

Colégio Salesiano Dom Bosco de Araxá recebe prêmio de Melhor Escola Particular 2024

Na noite do dia 25 de janeiro de 2025, a equipe do Colégio Salesiano Dom Bosco de Araxá, participou da cerimônia de premiação “Melhores do Brasil”, promovida pela Top Uai e o Grupo Imbiara de Comunicação.

O Colégio foi escolhido como a Melhor Escola Particular da cidade de Araxá/MG, o que comprova o reconhecimento, a importância e a credibilidade da instituição na opinião da comunidade araxaense.

O evento tem como principal objetivo reconhecer as melhores empresas pela dedicação na melhoria do desenvolvimento da cidade em seus respectivos segmentos. Os vencedores foram escolhidos por meio de votação on-line.

A festa aconteceu no espaço de festas Grann Hall e como representantes estiveram presentes o Pe Jonathan Alex da Costa, SDB (Diretor da Presença Salesiana de Araxá), Maria Cristina de Oliveira Barreto (Diretora Pedagógica), Murilo Geraldo Teixeira Júnior (Coordenador Administrativo Financeiro), Ellenutia Aparecida Marques (Secretária escolar) e Tatiana Paula Ferreira (Assistente Administrativa).

Ao longo dos seus 93 anos, o Colégio Salesiano Dom Bosco tem se dedicado, sem cessar, à busca pela excelência na educação, como escola confessional católica, ao desenvolvimento integral dos alunos e à promoção de um ambiente educacional que segue as premissas de Dom Bosco: educar por meio da razão, fé e amor. Este prêmio valida todos os esforços e ressalta o impacto positivo que a escola promove na vida dos estudantes, familiares e toda a cidade.

Acreditamos que a educação vai além das salas de aula, constituindo um compromisso com o desenvolvimento individual, a formação de cidadãos honestos e conscientes e o preparo para os desafios do futuro. O reconhecimento como a Melhor Escola particular de Araxá é a representação do empenho de toda a nossa equipe – aqui somos todos educadores –, da dedicação dos estudantes e do apoio contínuo das famílias, disse Maria Cristina de Oliveira Barret, Diretora Pedagógica.

A premiação do Colégio Salesiano Dom Bosco de Araxá  é um testemunho do compromisso inabalável da instituição com a excelência educacional e a formação integral de seus alunos. Ao longo de sua história o colégio tem se dedicado a promover valores como razão, fé e amor, seguindo os ensinamentos de Dom Bosco. Este prêmio não é apenas um troféu, mas uma celebração do trabalho coletivo de educadores, alunos, famílias e colaboradores que, juntos, constroem diariamente um ambiente de aprendizado, acolhimento e crescimento. É a confirmação de que a educação salesiana vai além das salas de aula, formando cidadãos conscientes, éticos e preparados para os desafios do futuro. Parabéns a todos que fazem parte dessa história de sucesso e dedicação.

Fonte: Inspetoria São João Bosco

03/02/2025

Moção presta homenagem aos 75 anos de presença salesiana em Piracicaba

Vereador Josef Borges (PP) destacou a contribuição dos pilares da educação salesiana para a sociedade piracicabana

O aniversário de 75 anos da presença salesiana em Piracicaba deverá receber homenagem da Câmara através da moção de aplausos nº 9/2025, protocolada pelo vereador Josef Borges (PP). O parlamentar participou, nesta sexta-feira (31), da cerimônia de comemoração, realizada no Colégio Dom Bosco, que também contou com a presença do vereador Gustavo Pompeo (Avante).

De acordo com Josef Borges, a data é um marco histórico, "que celebra a trajetória de dedicação e contribuição dos salesianos à comunidade". O evento foi precedido por uma Santa Missa, presidida pelo padre Alexandre Luís de Oliveira. 

"A atuação salesiana na cidade tem sido marcada pelo ensino de excelência e pela Pedagogia Salesiana, cujos pilares — razão, religião e amorevolezza— têm formado gerações e transformado vidas ao longo das últimas sete décadas e meia. A homenagem destaca o impacto positivo da instituição na educação e no desenvolvimento social de Piracicaba", defendeu Josef Borges.

“Uma referência em educação, o Colégio Dom Bosco está construindo 75 anos de educação humanizada para uma sociedade mais justa”, afirmou o vereador. Ele salientou ainda que a celebração reforçou a importância da missão salesiana, que continua a inspirar a comunidade com seus valores e compromisso com o ensino e a formação humana.

Fonte:  Assessoria da Câmara Municipal de Piracicaba

23/01/2025

Currículo da Rede Salesiana Brasil e o Ecossistema Edebê foram tema de Jornada Formativa, em Recife/PE

No dia 21 de janeiro, aconteceu em Recife/PE a Jornada Formativa sobre o Currículo da Rede Salesiana Brasil e o Ecossistema Edebê, reunindo mais de 300 educadores das Escolas Salesianas de Pernambuco. O evento foi uma oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre o currículo pedagógico da Rede Salesiana e explorar as ferramentas do Ecossistema Edebê, reforçando o compromisso com a excelência no ensino e a formação integral dos alunos.

A jornada proporcionou um espaço de aprendizado e troca de experiências entre educadores das inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), visando aprimorar práticas pedagógicas e fortalecer o trabalho em rede, com foco na inovação e na qualidade educacional.

O gestor de projetores da RSB, Anderson Leal nos disse que o evento tem o objetivo de “fortalecer a nossa ação em Rede, aprofundando as diretrizes essenciais, aquilo que é único em nós e que faz com que o nosso trabalho educativo-pastoral siga uma linha única em qualquer uma das nossas unidades no Brasil. Os educadores que estiveram em Recife deram um show de alegria, entusiasmo, vontade de aprender, interação e sintonia com a nossa proposta Salesiana”.

Com a participação ativa dos educadores, a formação foi um momento significativo para o fortalecimento da missão salesiana na educação, reafirmando a importância do trabalho colaborativo e da atualização contínua no contexto educacional atual.

Angélica Novais da Comunicação da RSB

Foto: Freepick
15/01/2025

Sancionada lei que restringe uso de celulares nas escolas

Lei nº 15.100/2025 busca equilibrar o uso de tecnologias digitais na educação básica. Legislação foi sancionada nesta segunda-feira, 13 de janeiro, pelo presidente da República

O projeto de lei que regulamenta a utilização de aparelhos eletrônicos portáteis, incluindo celulares, por estudantes nos estabelecimentos de ensino público e privado da educação básica foi sancionado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira, 13 de janeiro. A medida visa salvaguardar a saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes, promovendo um ambiente escolar mais saudável e equilibrado. O ministro da Educação, Camilo Santana, participou da cerimônia. 

De acordo com a Lei nº 15.100/2025, é vedado o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica. A vedação não se aplica ao uso pedagógico desses dispositivos. As exceções são permitidas apenas para casos de necessidade, perigo ou força maior. A lei também assegura o uso desses dispositivos para fins de acessibilidade, inclusão, condições de saúde ou garantia de direitos fundamentais.  

O objetivo da lei não é proibir o uso de celulares, mas proteger nossas crianças e adolescentes por meio da restrição a esses aparelhos.” Camilo Santana, ministro da Educação 

“O objetivo da lei não é proibir o uso de celulares, mas proteger nossas crianças e adolescentes por meio da restrição a esses aparelhos”, disse Santana. “O celular só poderá ser utilizado nas salas de aula para fins pedagógicos e com orientação dos professores. Também não será permitido durante os intervalos, com a finalidade de estimular e fortalecer a integração entre os alunos. Nossos jovens têm muito acesso à internet e a aparelhos próprios, o que atrapalha no sono, na interação social e na concentração, por isso essa lei é tão importante”, completou. 

Uso pedagógico – A norma determina que o uso dos celulares e de qualquer tecnologia em sala de aula deve ser pautado por uma intencionalidade pedagógica clara. Primeiramente, exige um planejamento consciente e direcionado do professor para que a tecnologia atenda a objetivos educacionais específicos. Em seguida, a tecnologia deve ser utilizada como meio, e não como fim, servindo para potencializar a aprendizagem e não como distração ou elemento isolado. Outro ponto essencial é a necessidade de promover uma reflexão crítica sobre o uso das tecnologias, ajudando estudantes e professores a compreenderem seu papel e impacto no processo educativo.  

“O CNE vai fazer uma resolução que oriente as redes e escolas como fazer todo esse processo, sem parecer uma opressão contra os estudantes”, informou a presidente da Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria do Pilar Lacerda. “A escola é um ambiente de interação social, que deve criar espaços para que as crianças aprendam e se desenvolvam em comunidade. Além disso, também é fundamental que as famílias estejam engajadas nesse projeto e auxiliem crianças e adolescentes a se adaptarem a essa nova realidade.” 

Na visão da secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, a medida reforça a necessidade de promover uma educação digital crítica, que incentive o uso equilibrado, seguro e responsável das tecnologias. “A nova lei vem para restringir o uso desequilibrado — que prejudica a atenção dos estudantes, além de reduzir momentos valiosos de brincadeiras e conversas entre eles”, considerou.  

A legislação estabelece, ainda, que as redes de ensino e escolas implementem estratégias para tratar da saúde mental dos estudantes, oferecendo treinamentos periódicos para prevenção e detecção de sinais de sofrimento psíquico e mental relacionados ao uso excessivo de dispositivos digitais. Também devem ser criados espaços de escuta e acolhimento para estudantes e funcionários.  

Os estados e municípios, em parceria com as comunidades escolares, serão responsáveis por definir os formatos mais adequados para a implementação da lei, considerando as particularidades locais. O Ministério da Educação (MEC) garantirá o apoio técnico às redes de ensino para que a adaptação às novas normas seja tranquila e eficiente. Em breve, também vai lançar materiais de orientação, ações de comunicação e formação às redes.  

Fonte: Ministério da Educação - MEC



Imagem retirada do site da Edebê
14/01/2025

Estudantes da Rede Salesiana alcançam excelência na redação do Enem 2024

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta segunda-feira, 13 de janeiro, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.

Entre os participantes, apenas 12 estudantes em todo o país alcançaram a nota máxima de 1.000 pontos na redação. Mais de 200 alunos das escolas salesianas de todo o país obtiveram excelentes resultados, com notas entre 800 e 980 na prova de redação, demonstrando a qualidade do ensino e a dedicação dos estudantes. 

Parabenizamos todos os alunos pelo empenho e pelas conquistas alcançadas, reafirmando nosso compromisso com a excelência educacional e a formação integral dos jovens.

Comunicação da Rede Salesiana Brasil

14/01/2025

Colégio Dom Bosco de Manaus é campeão na 8ª Olimpíada Nacional de Aplicativos

O Colégio Salesiano Dom Bosco, de Manaus, alcançou uma vitória histórica ao ser uma das três escolas particulares campeãs da 8ª edição da Olimpíada Nacional de Aplicativos (ONDA). O resultado foi divulgado oficialmente no Instagram do evento e consagrou a equipe Amazon Tech, formada pelos estudantes Luiz Coelho, Clara Tereza e Érika Freitas, como campeã. A cerimônia de premiação será realizada em 2025, e promete celebrar o talento e a criatividade dos jovens que se destacaram no cenário nacional.

Os alunos vencedores, durante a competição, cursavam o terceiro ano do ensino médio e agora são egressos das maiores universidades públicas do estado do Amazonas. Luiz foi aprovado em Matemática na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Erika ingressou em Design na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Clara Tereza foi aprovada em Engenharia da Computação também na UFAM.

O aplicativo BioFood, desenvolvido pela equipe vencedora, propõe uma solução inovadora para combater o desperdício de alimentos no Brasil. A ideia nasceu de uma pesquisa conduzida pelos estudantes em Manaus, onde identificaram o descarte excessivo de alimentos nos mercados locais. “Queríamos criar uma ferramenta prática que conectasse os alimentos excedentes a quem mais precisa, e assim surgiu o BioFood”, explicou Érika Freitas, uma das integrantes da equipe.

O BioFood é uma plataforma que conecta mercados, feiras e supermercados a instituições de caridade e famílias em situação de vulnerabilidade, promovendo a redistribuição de alimentos que seriam descartados. Essa proposta não apenas combate o desperdício, mas também contribui para a redução da fome, gerando impacto positivo na comunidade.

Cultura de inovação no Colégio Dom Bosco - A conquista na ONDA reflete a ênfase do Colégio Dom Bosco na ciência, tecnologia e inovação. A professora Joana Ramos, uma das orientadoras do projeto, destacou a importância de iniciativas como essa na formação dos alunos: “Essa vitória é fruto de uma cultura científica que temos fortalecido no colégio. Ver nossos alunos chegando ao final do Ensino Médio com publicações científicas e projetos prontos para o mercado é extremamente gratificante.”

Os professores Nathan Silva e Cíndel Cavalcante também orientaram a equipe ao longo do projeto, garantindo que os alunos recebessem suporte técnico e motivacional para desenvolverem sua ideia com excelência.

Representando a região Norte na competição, a equipe Amazon Tech destacou a importância de levar a criatividade e o talento da região para um evento nacional. “Ser a única equipe do Norte a chegar à final e ainda conquistar a premiação é motivo de orgulho para nossa comunidade escolar. Mostramos que o Norte tem potencial e está preparado para inovar e impactar o Brasil”, afirmou a professora Joana.

Conheça um pouco mais sobre o desenvolvimento deste aplicativo neste vídeo produzido pelos alunos vencedores:

Sobre a ONDA  - A Olimpíada Nacional de Aplicativos é realizada anualmente e desafia estudantes de todo o Brasil a desenvolverem soluções tecnológicas para problemas sociais e ambientais. O evento celebra a criatividade, a inovação e o impacto social gerado por jovens talentos.

A cerimônia de premiação, prevista para 2025, será um momento de consagração para os vencedores. A expectativa é que o aplicativo BioFood inspire outras iniciativas tecnológicas e sociais em todo o país, ampliando ainda mais o impacto positivo gerado pela equipe Amazon Tech.

Parabéns ao Colégio Dom Bosco e à equipe Amazon Tech por essa conquista incrível! Vocês são exemplo de como a educação, a ciência e a inovação podem transformar vidas e construir um futuro melhor.

 

Angélica Novais da comunicação da RSB.

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