Educadores do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, de Macaé, Rio de Janeiro, participaram de mais uma edição do Programa de Formação Continuada (PROFOC). O encontro teve como objetivo aprofundar e revitalizar o carisma salesiano, promovendo momentos de reflexão e fortalecimento da identidade da missão educativa.
Nesta edição, o encontro contou com a presença do Pe. Sérgio Augusto Baldin Junior (SDB), diretor-executivo da Rede Salesiana Brasil e da Editora Edebê Brasil. Ele compartilhou números sobre o crescimento das escolas confessionais no país e destacou a estabilidade e expansão das instituições católicas, que vêm registrando um aumento significativo de famílias no país.
Segundo Pe. Sérgio, esse crescimento reflete a busca por uma educação integral e baseada em valores humanistas. Além disso, foi apresentado aos educadores a reformulação do material didático da Edebê, que recebeu um grande investimento para alinhar-se às novas diretrizes educacionais e promover um aprendizado mais dinâmico e interativo. "O Colégio Castelo é um ambiente muito acolhedor, alegre e alinhado ao carisma salesiano. Foi gratificante ver a dedicação da equipe de professores e gestores em fortalecer essa missão", destacou o sacerdote.
No segundo dia, os educadores participaram da palestra "Mergulhando em nossa Salesianidade", ministrada pelo professor do Colégio Castelo, Eduardo Damas. Em sua fala, ele reforçou a importância de manter viva a identidade salesiana na prática pedagógica. "Falar sobre o tema para os educadores, como professor, é um desafio e, ao mesmo tempo uma vantagem. Estamos no mesmo contexto, enfrentamos desafios semelhantes e buscamos constantemente evoluir. Nossa missão é manter vivo o legado de Dom Bosco e garantir que os novos educadores compreendam a essência da nossa proposta pedagógica", ressaltou Eduardo Damas.
O PROFOC ocorre três vezes ao ano e se consolidou como um momento essencial para o aprimoramento profissional e espiritual dos educadores do Colégio Castelo, fortalecendo a união entre os colaboradores e reafirmando a identidade salesiana na educação.
Texto: Alysson Nogueira - Assessoria de Comunicação Salesiana