06/02/2025

Imersão na abordagem educativa de Reggio Emilia: Renovando práticas e inspirando o futuro

Imersão na abordagem educativa de Reggio Emilia: Renovando práticas e inspirando o futuro
Foto: Grupo de educadoras participantes da imersão na abordagem educativa de Reggio Emilia

Intercâmbio pedagógico impulsiona a formação continuada e a transformação pedagógica nas escolas salesianas

Entre os dias 20 e 24 de janeiro, educadoras que atuam no Instituto Laura Vicuña, localizado em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, participaram de uma imersão na abordagem educativa para a infância, no norte da Itália. A iniciativa, que proporcionou uma experiência transformadora para as participantes, foi organizada pela coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Caroline Cardoso. O grupo de 16 educadoras contou, também, com a participação especial da Ir. Lúcia Jacinta Finassi, ex-coordenadora do Comitê Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil (RSB). 

Durante a jornada, as educadoras visitaram espaços dedicados ao cuidado e à educação de crianças em cidades históricas como Correggio, Pistoia, Bolonha, Reggio Emilia e Milão. “O grupo estava determinado a alcançar o objetivo. A curiosidade por viver esta experiência foi alimentada durante algum tempo na escola, por meio das ações de formação continuada. Viemos construindo inovações em nossa prática e sabíamos o quanto essa imersão poderia nos impulsionar a qualificar ainda mais o trabalho junto às crianças”, afirmou a coordenadora Caroline Cardoso.

Durante as visitas, as educadoras tiveram a oportunidade de observar a documentação pedagógica que registra os percursos vividos pelas crianças, a organização dos espaços e a forma como promovem encontros, relações e brincadeiras, e a seleção cuidadosa de materiais que potencializam o pensamento e a criatividade de adultos e crianças. A imersão na história e na cultura da abordagem educativa de Reggio Emilia, que teve Lóris Malaguzzi (1920-1994) como precursor, foi um momento de profunda reflexão e aprendizado.

Ir. Lúcia Jacinta Finassi ressaltou a importância da experiência: “Visitar escolas de Educação Infantil destas 5 cidades italianas nos ajudou a compreender os princípios e fundamentos que sustentam uma proposta pedagógica de qualidade. Observamos crianças em seus ambientes educativos, conversamos com professoras, pedagogistas, admiramos e nos inspiramos, trouxemos na bagagem não receitas prontas, mas, diferentes interpretações e vivências dos direitos da infância, da importância dos ambientes, da organização pedagógica, dos tempos, espaços e materiais, do trabalho colaborativo e do diálogo constante com o território”.

A jornada foi enriquecida pelas mediações da doutora em Educação Sariane Pecoits e da professora Cilene Tinelli, que além de traduzirem os diálogos, compartilharam seus conhecimentos e vivências como cidadãs italianas. O grupo de educadoras já se dedica há algum tempo ao estudo das pedagogias participativas e tem promovido diversas inovações no Instituto Laura Vicuña. Participar deste intercâmbio foi uma oportunidade única para aprofundar os conhecimentos sobre a abordagem de Reggio Emilia, com a qual o grupo já está familiarizado, especialmente na Educação Infantil.

Glória Boaventura, professora da Educação Infantil, refletiu sobre a experiência: “Lóris Malaguzzi defendia que devemos reconhecer e valorizar as diversas expressões das crianças. Acreditamos estar no caminho certo, com práticas que ainda iremos incluir em nossas trajetórias, potencializando o ensino e a aprendizagem por meio da escuta, do diálogo, das ideias e das descobertas que partem das crianças.”

Há dois anos, o Instituto Laura Vicuña incorporou ao seu corpo docente uma professora atelierista (profissional da área das artes especializada em estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos), Júlia Tolla, que acompanha, escuta e impulsiona, junto às professoras, as pesquisas das crianças. “Foi enriquecedor participar dessa imersão e conhecer de perto uma abordagem que coloca as crianças como protagonistas. Poder aprofundar os conceitos e teorias de forma prática fez com que eu ressignificasse a forma como vejo e vivo a educação. Foi um privilégio estar cercada de pessoas que acreditam nas infâncias e se dedicam a construir uma educação de qualidade”, afirmou Júlia.

A diretora da escola, Adriana Arcerito, apoiou e reconheceu o esforço das educadoras desde o início. “Nesta multiplicidade do mundo em que vivemos, é importante pensarmos na forma como as crianças se expressam – ética, relacional e cognitivamente –, pois tudo isso contribui para um mundo melhor, que começa hoje, com nossas crianças e jovens.” Ela desejou sucesso às educadoras e reforçou: “Vocês lutaram muito e são merecedoras desse reconhecimento.”

As educadoras encerraram essa jornada inspiradas pela força e dedicação desse grupo, que se tornou referência para outros educadores do Brasil Salesiano. Como afirma um dos folders recebidos da Área Bambini de Pistoia: “O bem-estar nasce do estar juntos!”. A Rede Salesiana Brasil acredita que, ao compartilhar e construir coletivamente, ultrapassamos fronteiras e alcançamos novos horizontes, este grupo se propôs a compartilhar, aprofundar seus estudos e inovar em suas práticas pedagógicas. 

Sobre a abordagem educativa de Reggio Emilia - Esta abordagem traz um olhar cuidadoso e respeitoso para a educação da infância, centrada na criança como protagonista ativa do seu próprio aprendizado. Essa abordagem valoriza o ambiente escolar como um "terceiro educador", em que espaços bem organizados e esteticamente estimulantes são fundamentais para inspirar a criatividade e a investigação. Por meio da observação atenta, da documentação dos processos de aprendizagem e da promoção do diálogo, a metodologia fomenta a construção coletiva do conhecimento e integra as diversas linguagens expressivas. Além disso, a participação ativa das famílias é vista como essencial para fortalecer os vínculos entre escola e comunidade, contribuindo para o desenvolvimento de uma aprendizagem rica, colaborativa e significativa, que prepara as crianças para a vida em sociedade com autonomia e sensibilidade.

Ao analisar a abordagem educativa de Reggio Emilia sob o olhar salesiano, percebe-se uma afinidade na valorização do protagonismo do educando, na criação de ambientes educativos ricos e na promoção de uma aprendizagem colaborativa e significativa. Essa integração potencializa práticas educativas que respeitam e promovem o desenvolvimento integral da criança e do jovem.

Comunicação da RSB

Mais Recentes

Nova gestão do CONANDA: Diretora do CESAM-DF e Aprendiz são empossadas para o biênio 2025/2026

No dia 11 de fevereiro de 2025 a Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, empossou os novos conselheiros do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) – biênio 2025/2026. A Diretora Executiva do CESAM-DF Tatiana Augusto Furtado Gomes representará novamente a Inspetoria São João Bosco nesta nova gestão,  reafirmando o comprometimento dos Salesianos com a causa, enfatizando seu papel ativo na Defesa, Garantia e Promoção dos Direitos fundamentais de crianças e adolescentes. No mesmo evento, foram empossados os membros do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) – gestão 2025-2026, pela presidência e vice-presidência do Conanda. A Aprendiz do CESAM-DF, Ruth Vitoria Pantoja Gomes lotada no SENANDO FEDERAL foi eleita para composição da nova gestão representando o Distrito Federal. O CPA é composto por adolescentes indicados pelos Conselhos Estaduais e Distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente das 27 unidades federativas, além de 10 adolescentes escolhidos por meio de seleção virtual e mais 10 adolescentes indicados por entidades representantes de grupos diversos, selecionadas via edital de chamamento público. Na mesma ocasião foi lançado a Campanha de Carnaval 2025 – "Pule, Brinque e Cuide", Iniciativa do Governo Federal em parceria com a Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e sociedade civil, a campanha tem o propósito de conscientizar a sociedade e coibir violências contra crianças e adolescentes, promovendo proteção integral à cultura, o respeito e o fortalecimento dos canais de denúncias e de fiscalização durante o período festivo.Por Elaine Francisca Itacarambi - Salesiano Jardim Camburi - ES

Parceria entre Escola Dom Bosco e prefeitura anuncia Programa Jovem Aprendiz, pioneiro no município

É a primeira vez que o município de Belo Jardim, em Pernambuco, abraça um programa desse porte, que é uma política pública nacional para oferecer qualificação profissional e a primeira oportunidade de emprego para jovens de 14 a 24 anos, por meio de parcerias entre empresas e escolas. Um passo importante foi dado pela Prefeitura de Belo Jardim em prol da juventude nesta quinta-feira (13): o anúncio do Programa Jovem Aprendiz, em parceria com a Rede Salesiana Escola Dom Bosco. É a primeira vez que o município abraça um programa desse porte, que é uma política pública nacional para oferecer qualificação profissional e a primeira oportunidade de emprego para jovens de 14 a 24 anos, por meio de parcerias entre empresas e escolas. Por lei, as empresas precisam contratar jovens aprendizes e escolhem escolas de formação para realizar o processo seletivo e ministrar as aulas teóricas para esses jovens. Nesse trâmite entre o setor público e o privado, a Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher e Juventude ficará responsável por disponibilizar o espaço para que as aulas teóricas dos jovens aprendizes sejam realizadas. “É importante enfatizar que o processo seletivo não pode ser aberto para inscrições, visto que os pré-requisitos envolvem renda e situação de vulnerabilidade social. Inclusive, neste primeiro momento, nossa secretaria e a de Assistência Social selecionaram alguns jovens que participam de programas sociais oferecidos pela prefeitura e elaboramos uma lista prévia com 30 nomes. Eles passaram por entrevista com os psicólogos da Dom Bosco, e 13 deles foram selecionados”, explicou a secretária de Políticas Públicas para a Mulher e Juventude, Letícia Severo. O prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela, comemorou a formalização dessa parceria inédita no município e destacou sua importância: “É motivo de muita alegria! A juventude é quem vai construir o futuro da cidade, e eles estão na fase de aprendizagem, então precisamos investir e oferecer suporte enquanto gestão para o desenvolvimento deles. Nossos jovens receberam fardamento, assinaram seus contratos, e eu desejo sorte e muito sucesso nessa trajetória”, finalizou. Fonte: Blog do Fábio Kamoto

Projeto Identità fortalece a identidade carismática nas presenças Salesianas

Nos dias 11 e 12 de fevereiro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) promoveu encontros formativos do Projeto Identità, reunindo virtualmente equipes de escolas e obras sociais de todo o país. Com o objetivo de capacitar educadores e gestores, os eventos reforçaram a implementação do Projeto, que busca fortalecer a identidade carismática salesiana por meio de práticas pedagógicas lúdicas e engajadoras, conectando as crianças  aos valores da espiritualidade e  pedagogia salesiana. Durante a acolhida, conduzida pela Ir. Silvia Aparecida da Silva, P. Sergio Baldin e Ir. Lucia Jacinta Finassi, foi destacado o expressivo alcance do Projeto, que hoje é desenvolvido por 84 escolas e 62 obras sociais, totalizando 146 presenças salesianas. “São mais de 25.034 estudantes nas escolas e 16.068 educandos nas obras sociais, somando 41.102 pessoas atendidas”, explicou a Irmã Lúcia Jacinta, Coordenadora do Projeto.   Os participantes mergulharam em uma programação dinâmica, que incluiu um tour virtual pela sala do Projeto Identità no ambiente virtual de aprendizagem do Centro Salesiano de Formação (CSF), onde foram apresentadas novidades e recursos pedagógicos pela gestora Ana Paula Costa e Silva. Vídeos orientativos para a realização de encontros locais também foram exibidos, oferecendo diretrizes práticas aos educadores.   As orientações sobre os relatórios de acompanhamento, apresentadas pela Irmã Lucia Jacinta e pelo Prof. Dr. Sérgio Junqueira, enfatizaram a importância do monitoramento contínuo para assegurar a efetividade do Projeto. Ao final de cada encontro, um espaço foi dedicado ao esclarecimento de dúvidas das equipes participantes, além de partilhas de experiências, destacando estratégias de formação aplicadas nas unidades salesianas.   O Projeto Identità disponibiliza para as presenças educativas um kit pedagógico manipulável compostos por 8 bonecos graciosos com personagens da santidade salesiana e 5 fantoches da Turminha Salesiana (Cassi, Digo, Isa, Mari e Nando), para aproximar os educandos das histórias e valores salesianos. Para Irmã Jacinta, “o Identità não é apenas uma ferramenta pedagógica, mas uma ponte que une passado, presente e futuro, garantindo que o legado de Dom Bosco e Madre Mazzarello inspire novas gerações”.   “Tivemos uma expressiva participação das equipes das obras sociais e das escolas nos dois encontros. Além de contribuírem para o alinhamento das orientações em relação ao desenvolvimento do Projeto em rede, os encontros são espaços de formação, escuta qualificada e partilhas, fortalecendo as capacidades educativo-pastorais nas presenças salesianas”, disse Ana Paula Silva, gestora de projetos de formação da RSB.  Com a conclusão desta etapa formativa, escolas e obras sociais iniciam agora a aplicação prática do projeto, reforçando o compromisso da RSB com uma educação integral, ética e transformadora.   Para facilitar a comunicação, foram criados dois grupos exclusivos no WhatsApp (um para escolas e outro para obras sociais). Os links de adesão serão enviados por e-mail às instituições participantes. Dúvidas também podem ser direcionadas aos canais oficiais de suporte:   E-mail do Projeto Identità: identita@rsb.org.br  CSF/Suporte: WhatsApp (61) 99284-5820 Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil