No dia 13 de agosto, a Rede Salesiana Brasil promoveu o terceiro encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil, reunindo 45 Coordenadoras em uma tarde de estudo, partilha e reflexão. Conduzido pela formadora Caroline Cardoso, o encontro abordou o tema documentação pedagógica, reforçando o compromisso da RSB em qualificar a atuação das coordenações como formadoras de equipes.
A formadora iniciou o encontro apresentando os fundamentos da documentação pedagógica e suas possibilidades como instrumento de acompanhamento, avaliação formativa e diálogo entre professores, crianças e famílias. “A documentação pedagógica nos convida a enxergar o processo educativo para além dos resultados. Ela torna visível o percurso das crianças, valoriza suas descobertas e permite que professores e famílias dialoguem a partir de evidências concretas da aprendizagem e do desenvolvimento.”, destacou Caroline.
Mais do que simples registros, a documentação pedagógica foi apresentada como uma ferramenta que possibilita tornar visíveis os processos de aprendizagem das crianças, fortalecendo a intencionalidade pedagógica e a comunicação no ambiente educativo salesiano.
Conforme consta no Caderno 2 do Currículo da Rede Salesiana Brasil (p. 62): “Acompanhar as aprendizagens e o desenvolvimento de cada criança e do grupo é compromisso que precisa ser incorporado à prática cotidiana docente. Não se trata de organizar ferramentas para, em determinados momentos, verificar as aprendizagens das crianças com a intenção de aferir se elas conseguiram ou não atingir determinados objetivos. Ao contrário, a ideia é realizar, ao longo de todo o ano, ações de acompanhamento e de avaliação dos processos e construir uma documentação que subsidie o (re)planejamento dos contextos educativos. Para tanto, o Currículo da RSB sugere a mobilização de quatro valiosas ações de acompanhamento: observar; registrar; interpretar; comunicar.” (p. 62)
Reflexão em grupos e produção coletiva
Após a fundamentação teórica, as participantes reuniram-se em pequenos grupos para analisar exemplos de registros pedagógicos. A partir dessa análise, discutiram duas perguntas centrais:
- O que enxergamos em relação a processos de aprendizagem das crianças neste registro?
- O que gostaríamos que as professoras percebessem na análise desta documentação?
As contribuições coletivas das coordenações foram sistematizadas em um mural digital.
Continuidade do itinerário formativo
O encontro integra o percurso iniciado em março, que já contou com reflexões sobre currículo e práticas pedagógicas e sobre as competências formadoras das coordenações pedagógicas. Acesse abaixo as matérias dos dois primeiros encontros:
- Primeiro encontro (currículo e práticas pedagógicas)
- Segundo encontro (competências formadoras das coordenações pedagógicas)
Ao aprofundar o estudo sobre a documentação pedagógica, a RSB reafirma sua missão de promover uma educação integral e de qualidade, em que cada contato se torna oportunidade de refletir sobre o desenvolvimento das crianças e de valorizar suas conquistas.
Esse percurso formativo busca fortalecer as coordenações pedagógicas como lideranças educativas, que, em comunhão com suas equipes, acompanham com atenção e esperança cada criança, à luz do carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello.
Comunicação da Rede Salesiana Brasil