2º encontro do Programa de Formação Girolhar mobiliza Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil para refletir sobre as suas competências formadoras
16/05/2025

2º encontro do Programa de Formação Girolhar mobiliza Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil para refletir sobre as suas competências formadoras

2º encontro do Programa de Formação Girolhar mobiliza Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil para refletir sobre as suas competências formadoras

Na tarde da última quarta-feira, 14 de maio, foi realizado o 2º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil – Girolhar, reunindo simultaneamente 64 acessos de todo o Brasil.  O encontro, que contou com abertura feita pelo Pe Sérgio Baldin, Diretor Executivo da RSB, foi um momento formativo marcado pela escuta, troca de experiências e inspiração teórico-prática.

A atividade teve como tema “Ateliê de pautas formativas: tecendo redes e vozes da teoria e da prática docente” e foi conduzida pela coordenadora pedagógica Caroline Cardoso, formadora com ampla experiência na Educação Infantil. Ao longo das quase duas horas de formação, Caroline propôs um mergulho reflexivo e sensível sobre os processos formativos no contexto das coordenações pedagógicas - CP. “Temos um tempo muito breve para abordar assuntos tão importantes. Antes deste encontro, temos muitos outros de planejamento para que a gente consiga trazer conteúdo significativo, mesmo que de maneira breve. Que cada reflexão, cada palavra, cada diálogo seja, de fato, significativo para vocês”, comentou Caroline, mencionando as pessoas que colaboraram no planejamento: Ir. Lucia Jacinta, Coordenadora das Escolas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida; Ana Paula Costa e Silva, Gestora de Projetos de Formação da RSB; Meily Cassemiro, Gestora Pedagógica da Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo, além da equipe pedagógica da Editora Edebê, representada por Gabriela de Melo, Fabiana Sarlo e Midiã de Medeiros. 

O encontro começou com um breve panorama e fundamentação teórica sobre o conceito de ateliê como espaço de criação e elaboração coletiva de saberes. Para aquecer a escuta e provocar o olhar das participantes, foi construída, de forma colaborativa, uma nuvem de palavras com expressões associadas ao termo “ateliê” – evidenciando a multiplicidade de sentidos e possibilidades que esse espaço formativo pode assumir.

Em seguida, Caroline propôs um exercício instigante: “O que é uma folha de papel?”. A questão, aparentemente simples, gerou ricas partilhas no chat, revelando o potencial da escuta sensível e do pensamento simbólico na prática pedagógica.

Na sequência, as participantes foram organizadas em grupos, conforme os eixos estruturantes, e vivenciaram um momento de coautoria: a construção de pautas formativas inspiradas em artefatos provocadores, em diálogo com os pressupostos apresentados ao longo da formação. A proposta visou fortalecer o papel das CP como articuladoras de processos formativos significativos, que integrem teoria e prática no cotidiano educativo.

O encontro se insere em um processo formativo mais amplo, promovido com base na Coleção Girolhar, da Editora Edebê, que busca apoiar e inspirar as CP da Educação Infantil em suas práticas de escuta, planejamento, acompanhamento e documentação das experiências das crianças e dos educadores.

As CP seguem tecendo, com delicadeza e propósito, a missão de  ampliar a experiência dos encontros para as(os) educadoras(es) das infâncias, por meio da construção de pautas formativas potentes e conectadas à realidade escolar. O trabalho floresce em diálogo constante com a coleção Girolhar, enquanto o Currículo da Rede Salesiana Brasil se destaca como um dos principais referenciais, inspirando práticas que escutam, acolhem e reinventam o cotidiano das infâncias.

A formação reforçou a importância de cultivar espaços coletivos de reflexão e escuta ativa, capazes de sustentar práticas pedagógicas contextualizadas, sensíveis e comprometidas com a infância.

Angélica Novais da Rede Salesiana Brasil

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Duas Irmãs Salesianas são homenageadas em Lins por sua dedicação ao CEMIC, referência em serviço social

No dia 23 de outubro, durante Sessão Solene, a Câmara Municipal de Lins (SP) conferiu o Título de Cidadã Linense à Irmã Maria Nilda Cavalcanti Rangel, em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade local. A indicação foi proposta pelo vereador Fábio Câmara, que entregou a Irmã Nilda o boton oficial e o certificado de cidadania. Irmã Maria Nilda, conhecida como Irmã Nilda, tem 91 anos e celebra em janeiro de 2026 os 70 anos de sua Profissão religiosa no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Ela é religiosa Salesiana, vive e trabalha atualmente no Colégio Auxiliadora, de Campo Grande (MS), e integra a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), sediada em São Paulo e presente em cinco estados: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Sua trajetória está intimamente ligada ao Centro de Estudos do Menor e Integração na Comunidade (CEMIC), que atualmente atende cerca de 500 crianças, adolescentes e jovens e que, em 2027, completa 60 anos de fundação. Durante a solenidade, educandos do CEMIC participaram com apresentações emocionantes, que receberam o aplauso dos presentes. Apesar da idade avançada e algumas fragilidades de saúde, Irmã Nilda mantém vivo seu espírito ativo, reflexivo e investigativo. Em abril do ano passado, lançou a publicação Beata Laura Vicuña. Uma história de fé e graças realizadas pela intercessão da menina bem-aventurada, para celebrar os 133 anos do nascimento da Beata Laura Vicuña — conhecida carinhosamente como “Laurita”. O lançamento fez parte das comemorações de abertura do centenário do Colégio Auxiliadora, de Campo Grande. Já no dia 24 de outubro, no evento “Histórias e Legados” promovido pelo Centro Universitário de Lins (UNILINS), Irmã Mirian Angélica Leopoldo dos Santos foi premiada pelo trabalho desempenhado à frente do CEMIC. O evento reuniu pessoas e instituições parceiras da UNILINS, destacando seus legados e projetos sociais. Durante a cerimônia, foram apresentadas as instituições envolvidas, suas lideranças e os trabalhos desenvolvidos em parceria com a universidade. A UNILINS mantém uma forte atuação social junto ao CEMIC, oferecendo cursos na Zona Azul, realizando palestras para Jovens Aprendizes e preparando adolescentes para ingressar nesse importante programa. Irmã Mirian dirige o CEMIC há cinco anos e sua dedicação foi reconhecida como um legado de compromisso, atenção e contribuição essencial para a manutenção e crescimento da obra social. A UNILINS emprega atualmente 16 jovens do CEMIC como aprendizes em diversos setores, enaltecendo a qualidade do preparo e do serviço oferecido por esses jovens. A parceria entre CEMIC e UNILINS já acumula quase 58 anos. No início da instituição, dois engenheiros e quatro estagiários do Centro Universitário participaram da elaboração da planta e construção do primeiro bloco do CEMIC, com participação comunitária em mutirão. Além da formação técnica e profissional, a UNILINS concede bolsas de estudo para os jovens que desejam ingressar na faculdade, que é reconhecida por sua atuação no curso de Engenharia. O evento contou ainda com apresentações musicais, entre estas uma de um grupo de jovens do CEMIC. Os homenageados receberam um troféu em ferro, simbolizando o movimento e a força do trabalho conjunto, criado pelo artista Roberto Queiroz. Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

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