Reunião na sede da RSB discute diagnóstico educacional de escolas participantes do Projeto Escola [h(i²)a²q]
14/02/2025

Reunião na sede da RSB discute diagnóstico educacional de escolas participantes do Projeto Escola [h(i²)a²q]

Foto: Comunicação RSB

Nos dias 13 e 14 de fevereiro, a sede nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília, sediou uma reunião estratégica para apresentação e análise dos resultados dos dados coletados em algumas das escolas salesianas participantes do Projeto Escola [h(i²)a²q]. O encontro teve como objetivo traçar um diagnóstico detalhado do cenário educacional das unidades participantes no Projeto Escola [h(i²)a²q], identificando desafios, oportunidades e caminhos para aprimorar a qualidade do ensino ofertado.

Estiveram presentes líderes e especialistas da RSB, incluindo: Ir. Silvia Aparecida – Diretora Executiva da RSB; Pe. Sérgio Baldin – Diretor Executivo da RSB; Maria Dantas – Coordenadora Executiva; Anderson Leal – Gestor Educacional, Eduardo Batista e Cinthia Kirchner - Assessores e Renato Rocha – Representante da Litz Consultoria, empresa responsável pela coleta e análise dos dados.

A reunião marcou a consolidação de um trabalho iniciado meses atrás, com a aplicação de pesquisas, avaliações de desempenho e levantamentos socioeducacionais nas unidades de Manaus. Os dados coletados abrangem desde indicadores de aprendizagem e engajamento dos alunos até a eficácia de metodologias pedagógicas e a infraestrutura das escolas.

De acordo com Anderson Leal, Gestor Educacional da rede, foi destacada a importância da integração entre dados e prática: ”Essas informações não são números frios, mas um retrato vivo das nossas escolas. São métricas e informações vindas das diversas partes da unidade e que nos guiarão na criação de uma proposta de ressignificação que garantam equidade, excelência e inovação nas escolas da Rede Salesiana Brasil”.

Parceria com a Litz Consultoria - A Litz Consultoria, representada por Renato Rocha, trouxe ao debate uma análise técnica dos resultados, combinando métricas quantitativas e qualitativas. “Nossa análise abrangeu cinco dimensões essenciais: a satisfação, comportamento de consumo e demandas de pais e alunos; o clima organizacional, o engajamento estratégico e a avaliação da rotina escolar junto aos colaboradores; a percepção sobre as práticas de gestão realizadas pelas escolas; e a análise do ambiente de atuação e competitividade por meio de dados secundários. Renato explicou que ao mergulhar nesta análise e cruzamento de dados “conseguimos obter uma fotografia precisa do estado em que cada unidade está, permitindo que as inspetorias e escolas identifiquem cenários e oportunidades para intervenções estratégicas”. 

A integração entre dados técnicos e a missão salesiana fortalece a rede, possibilita que cada instituição melhore seus serviços, cumpra seu compromisso educacional e se posicione de forma assertiva perante seus diversos públicos. O resultado final da análise dos dados não apenas orienta decisões estratégicas a nível de rede e local, mas também reafirma a importância de atuarmos de maneira colaborativa para impulsionar a excelência na educação, alinhando nossos esforços aos valores e princípios que sustentam o carisma salesiano.

Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Rede Salesiana Brasil inicia o 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q] em Campo Grande/MS

Nos dias 16 e 17 de outubro, o Colégio Salesiano Dom Bosco, em Campo Grande/MS, recebeu o início do 2º ciclo do Projeto Escola [h(i²)a²q], uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB) que visa o aprimoramento contínuo da gestão e da qualidade educativa nas escolas salesianas de todo o país. Esta nova etapa representa um momento de reflexão e aprofundamento das práticas já implementadas, reforçando o compromisso da Rede com uma educação que une excelência acadêmica, inovação pedagógica e fidelidade ao carisma salesiano. Durante os dois dias de trabalho, a equipe gestora do colégio analisou de forma detalhada os relatórios diagnósticos elaborados a partir da primeira fase do projeto. A partir desses dados, serão construídos planos de ação estratégicos que irão nortear as dimensões pedagógicas, pastorais e administrativas da unidade para o próximo ano. A condução das atividades está sob a coordenação de Anderson Leal, gestor de projetos educacionais da RSB, que acompanha o desenvolvimento do projeto em todas as regiões do Brasil. Segundo ele, este momento é essencial para consolidar a cultura da autoavaliação e da melhoria contínua, pilares que sustentam a proposta do [h(i²)a²q]. “O projeto tem nos ajudado a olhar com mais profundidade para nossos processos e resultados, sempre em sintonia com a missão salesiana de formar bons cristãos e honestos cidadãos. Cada ciclo é uma oportunidade de crescer como comunidade educativa e como obra evangelizadora”, destacou Anderson Leal. Além de fortalecer a gestão educacional, o encontro também reforça o espírito de comunhão e corresponsabilidade que caracteriza as obras salesianas, em que cada educador é chamado a ser protagonista da missão. Com essa nova fase, a RSB reafirma seu compromisso com uma educação de qualidade, integral e transformadora, fiel à visão de Dom Bosco e Madre Mazzarello, que sonharam com escolas capazes de unir razão, religião e amor educativo em favor da juventude. Sobre o Projeto Escola [h(i²)a²q]O Projeto Escola [h(i²)a²q] é uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil de Escolas voltada à autoavaliação institucional e aprimoramento da gestão educacional, buscando integrar dimensões humanas, inovadoras, afetivas e qualitativas no cotidiano das escolas salesianas. O nome simbólico do projeto traduz a proposta de unir ciência, fé e amor educativo, promovendo uma educação cada vez mais significativa e alinhada ao carisma salesiano.

Aluna Salesiana recebe premiação do concurso de redação 13 Fliaraxa

No dia 04 de outubro, o Colégio Salesiano Dom Bosco Araxá teve a alegria de celebrar a conquista da estudante Valentina Vitória Oliveira de Miranda, do 7º ano, que alcançou o 3º lugar no Concurso de Redação da 13ª Fliaraxá.Sob a orientação da professora de Língua Portuguesa Daiane dos Reis Teodoro, Valentina destacou-se ao escrever sobre o tema “Literatura na Encruzilhada: a importância dos livros e escritores na vida de um país”, demonstrando sensibilidade, reflexão e amor pelas palavras. A Fliaraxá (Feira Literária de Araxá) é um dos maiores eventos literários do país, reunindo autores consagrados, novos talentos, leitores e educadores em uma grande celebração da literatura, da cultura e da educação. O concurso de redação promovido pelo evento estimula jovens a desenvolverem o gosto pela escrita e pela leitura, valorizando o poder transformador das palavras.Parabéns, Valentina! Seu talento e dedicação são motivo de orgulho para toda a comunidade salesiana, que celebra com alegria mais essa conquista inspiradora.Seu talento e dedicação são motivo de orgulho para toda a comunidade salesiana. Fonte: Inspetoria São João Bosco

Estudante Salesiano conquista 3º lugar em corrida de rua em Macaé (RJ)

João Ferreira Nazareth, estudante da 1ª série do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo, em Macaé (RJ) conquistou o 3º lugar após disputar uma prova de corrida de 4,5 km, realizada no último fim de semana.   Com o tempo total de 16m 9s, com média parcial de 3m e 37s a cada quilômetro percorrido, o estudante teve um excelente resultado e celebrou a volta às competições. “Foi um marco de superação mesmo, porque você não pensa que é capaz daquilo até você fazer. Tanto o tempo quanto a colocação que eu tive, foram muito importantes para mim”, contou João, que vibrou com o retorno aos treinos intensos.   Além do espírito competitivo, João enxerga no esporte uma dimensão formativa e humana que dialoga com os valores da educação salesiana. Para ele, a prática esportiva vai muito além dos pódios. “O esporte é fundamental. Acho que na vida de qualquer pessoa deveria ser um pilar, tanto pela funcionalidade quanto por ser um momento de desestressar, de se libertar das coisas que nos afligem. É também sobre superação, de todo dia”, reflete.   Na corrida, que contou com percursos de diferentes distâncias, João competiu na categoria geral e garantiu um lugar no pódio entre os melhores tempos. O resultado foi fruto de uma dedicação pessoal, e a importância de integrar o esporte à rotina escolar, incentivando hábitos saudáveis, disciplina e resiliência, valores que fazem parte do carisma salesiano.   Fonte: Alysson Nogueira do Colegio Castelo Niterói

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil