24/02/2025

Inspetoria São João Bosco e Fundação Wadhwani celebram parceria em favor das Juventudes

Aconteceu no dia 18/02 por meio da plataforma Teams o lançamento da parceria entre Inspetoria São João Bosco e Fundação Wadhwani para ampliar as oportunidades de empregabilidade e desenvolvimento pessoal dos jovens das unidades salesianas de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Tocantins e Distrito Federal. 

Esse momento contou com a participação de membros da Fundação Wadhwani e colaboradores da Inspetoria São João Bosco que compartilharam desafios e oportunidades vivenciadas diariamente com adolescentes e jovens para construção do projeto de vida que inclua investimento progressivo na capacitação profissional e no desenvolvimento de capacidades socioemocionais, comumente chamadas de Soft Skills.

Atentos às demandas dos jovens e das inovações no mercado, essa parceria trará impactos positivos na vida e trajetória de nossos jovens

Fundação Wadhwani - A Fundação Wadhwani é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao bem social. Mais de duas décadas desde a sua criação em 2001, a Fundação tem presença mundial concentrou-se numa missão simples e poderosa: acelerar o crescimento do emprego e permitir que milhões de pessoas ganhem um salário suficiente para sustentar a família e levem uma vida digna.

‍Fonte: Inspetoria São João Bosco

21/02/2025

Nova gestão do CONANDA: Diretora do CESAM-DF e Aprendiz são empossadas para o biênio 2025/2026

No dia 11 de fevereiro de 2025 a Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, empossou os novos conselheiros do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) – biênio 2025/2026. A Diretora Executiva do CESAM-DF Tatiana Augusto Furtado Gomes representará novamente a Inspetoria São João Bosco nesta nova gestão,  reafirmando o comprometimento dos Salesianos com a causa, enfatizando seu papel ativo na Defesa, Garantia e Promoção dos Direitos fundamentais de crianças e adolescentes.

No mesmo evento, foram empossados os membros do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) – gestão 2025-2026, pela presidência e vice-presidência do Conanda.

A Aprendiz do CESAM-DF, Ruth Vitoria Pantoja Gomes lotada no SENANDO FEDERAL foi eleita para composição da nova gestão representando o Distrito Federal.

O CPA é composto por adolescentes indicados pelos Conselhos Estaduais e Distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente das 27 unidades federativas, além de 10 adolescentes escolhidos por meio de seleção virtual e mais 10 adolescentes indicados por entidades representantes de grupos diversos, selecionadas via edital de chamamento público.

Na mesma ocasião foi lançado a Campanha de Carnaval 2025 – "Pule, Brinque e Cuide", Iniciativa do Governo Federal em parceria com a Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e sociedade civil, a campanha tem o propósito de conscientizar a sociedade e coibir violências contra crianças e adolescentes, promovendo proteção integral à cultura, o respeito e o fortalecimento dos canais de denúncias e de fiscalização durante o período festivo.

Por Elaine Francisca Itacarambi - Salesiano Jardim Camburi - ES

20/02/2025

Parceria entre Escola Dom Bosco e prefeitura anuncia Programa Jovem Aprendiz, pioneiro no município

É a primeira vez que o município de Belo Jardim, em Pernambuco, abraça um programa desse porte, que é uma política pública nacional para oferecer qualificação profissional e a primeira oportunidade de emprego para jovens de 14 a 24 anos, por meio de parcerias entre empresas e escolas.

Um passo importante foi dado pela Prefeitura de Belo Jardim em prol da juventude nesta quinta-feira (13): o anúncio do Programa Jovem Aprendiz, em parceria com a Rede Salesiana Escola Dom Bosco. É a primeira vez que o município abraça um programa desse porte, que é uma política pública nacional para oferecer qualificação profissional e a primeira oportunidade de emprego para jovens de 14 a 24 anos, por meio de parcerias entre empresas e escolas.

Por lei, as empresas precisam contratar jovens aprendizes e escolhem escolas de formação para realizar o processo seletivo e ministrar as aulas teóricas para esses jovens. Nesse trâmite entre o setor público e o privado, a Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher e Juventude ficará responsável por disponibilizar o espaço para que as aulas teóricas dos jovens aprendizes sejam realizadas.

“É importante enfatizar que o processo seletivo não pode ser aberto para inscrições, visto que os pré-requisitos envolvem renda e situação de vulnerabilidade social. Inclusive, neste primeiro momento, nossa secretaria e a de Assistência Social selecionaram alguns jovens que participam de programas sociais oferecidos pela prefeitura e elaboramos uma lista prévia com 30 nomes. Eles passaram por entrevista com os psicólogos da Dom Bosco, e 13 deles foram selecionados”, explicou a secretária de Políticas Públicas para a Mulher e Juventude, Letícia Severo.

O prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela, comemorou a formalização dessa parceria inédita no município e destacou sua importância: “É motivo de muita alegria! A juventude é quem vai construir o futuro da cidade, e eles estão na fase de aprendizagem, então precisamos investir e oferecer suporte enquanto gestão para o desenvolvimento deles. Nossos jovens receberam fardamento, assinaram seus contratos, e eu desejo sorte e muito sucesso nessa trajetória”, finalizou.

Fonte: Blog do Fábio Kamoto

18/02/2025

Projeto Identità fortalece a identidade carismática nas presenças Salesianas

Nos dias 11 e 12 de fevereiro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) promoveu encontros formativos do Projeto Identità, reunindo virtualmente equipes de escolas e obras sociais de todo o país. Com o objetivo de capacitar educadores e gestores, os eventos reforçaram a implementação do Projeto, que busca fortalecer a identidade carismática salesiana por meio de práticas pedagógicas lúdicas e engajadoras, conectando as crianças  aos valores da espiritualidade e  pedagogia salesiana.

Durante a acolhida, conduzida pela Ir. Silvia Aparecida da Silva, P. Sergio Baldin e Ir. Lucia Jacinta Finassi, foi destacado o expressivo alcance do Projeto, que hoje é desenvolvido por 84 escolas e 62 obras sociais, totalizando 146 presenças salesianas. “São mais de 25.034 estudantes nas escolas e 16.068 educandos nas obras sociais, somando 41.102 pessoas atendidas”, explicou a Irmã Lúcia Jacinta, Coordenadora do Projeto.  

Os participantes mergulharam em uma programação dinâmica, que incluiu um tour virtual pela sala do Projeto Identità no ambiente virtual de aprendizagem do Centro Salesiano de Formação (CSF), onde foram apresentadas novidades e recursos pedagógicos pela gestora Ana Paula Costa e Silva. Vídeos orientativos para a realização de encontros locais também foram exibidos, oferecendo diretrizes práticas aos educadores.  

As orientações sobre os relatórios de acompanhamento, apresentadas pela Irmã Lucia Jacinta e pelo Prof. Dr. Sérgio Junqueira, enfatizaram a importância do monitoramento contínuo para assegurar a efetividade do Projeto. Ao final de cada encontro, um espaço foi dedicado ao esclarecimento de dúvidas das equipes participantes, além de partilhas de experiências, destacando estratégias de formação aplicadas nas unidades salesianas.  

O Projeto Identità disponibiliza para as presenças educativas um kit pedagógico manipulável compostos por 8 bonecos graciosos com personagens da santidade salesiana e 5 fantoches da Turminha Salesiana (Cassi, Digo, Isa, Mari e Nando), para aproximar os educandos das histórias e valores salesianos. Para Irmã Jacinta, “o Identità não é apenas uma ferramenta pedagógica, mas uma ponte que une passado, presente e futuro, garantindo que o legado de Dom Bosco e Madre Mazzarello inspire novas gerações”.  

“Tivemos uma expressiva participação das equipes das obras sociais e das escolas nos dois encontros. Além de contribuírem para o alinhamento das orientações em relação ao desenvolvimento do Projeto em rede, os encontros são espaços de formação, escuta qualificada e partilhas, fortalecendo as capacidades educativo-pastorais nas presenças salesianas”, disse Ana Paula Silva, gestora de projetos de formação da RSB. 

Com a conclusão desta etapa formativa, escolas e obras sociais iniciam agora a aplicação prática do projeto, reforçando o compromisso da RSB com uma educação integral, ética e transformadora.  

Para facilitar a comunicação, foram criados dois grupos exclusivos no WhatsApp (um para escolas e outro para obras sociais). Os links de adesão serão enviados por e-mail às instituições participantes. Dúvidas também podem ser direcionadas aos canais oficiais de suporte:  

E-mail do Projeto Identità: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

CSF/Suporte: WhatsApp (61) 99284-5820

Comunicação da Rede Salesiana Brasil

18/02/2025

Colégio Castelo realiza formação com participação de diretor da RSB

Educadores do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, de Macaé, Rio de Janeiro, participaram de mais uma edição do Programa de Formação Continuada (PROFOC). O encontro teve como objetivo aprofundar e revitalizar o carisma salesiano, promovendo momentos de reflexão e fortalecimento da identidade da missão educativa.

Nesta edição, o encontro contou com a presença do Pe. Sérgio Augusto Baldin Junior (SDB), diretor-executivo da Rede Salesiana Brasil e da Editora Edebê Brasil. Ele compartilhou números sobre o crescimento das escolas confessionais no país e destacou a estabilidade e expansão das instituições católicas, que vêm registrando um aumento significativo de famílias no país.

Segundo Pe. Sérgio, esse crescimento reflete a busca por uma educação integral e baseada em valores humanistas. Além disso, foi apresentado aos educadores a reformulação do material didático da Edebê, que recebeu um grande investimento para alinhar-se às novas diretrizes educacionais e promover um aprendizado mais dinâmico e interativo. "O Colégio Castelo é um ambiente muito acolhedor, alegre e alinhado ao carisma salesiano. Foi gratificante ver a dedicação da equipe de professores e gestores em fortalecer essa missão", destacou o sacerdote.

No segundo dia, os educadores participaram da palestra "Mergulhando em nossa Salesianidade", ministrada pelo professor do Colégio Castelo, Eduardo Damas. Em sua fala, ele reforçou a importância de manter viva a identidade salesiana na prática pedagógica. "Falar sobre o tema para os educadores, como professor, é um desafio e, ao mesmo tempo uma vantagem. Estamos no mesmo contexto, enfrentamos desafios semelhantes e buscamos constantemente evoluir. Nossa missão é manter vivo o legado de Dom Bosco e garantir que os novos educadores compreendam a essência da nossa proposta pedagógica", ressaltou Eduardo Damas.

O PROFOC ocorre três vezes ao ano e se consolidou como um momento essencial para o aprimoramento profissional e espiritual dos educadores do Colégio Castelo, fortalecendo a união entre os colaboradores e reafirmando a identidade salesiana na educação.

Texto: Alysson Nogueira - Assessoria de Comunicação Salesiana

18/02/2025

Professores do Colégio Salesiano Jardim Camburi avaliam novo material didático da Edebê

Na última sexta-feira, 14 de fevereiro, professores dos 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental do Colégio Salesiano Jardim Camburi, em Vitória/ES, participaram da primeira reunião para a formação continuada com o novo material da Edebê. O encontro, promovido pela Inspetoria Salesiana João Bosco (ISJB), teve como foco a atualização, o aperfeiçoamento e a ressignificação dos conhecimentos pedagógicos, além de estimular o engajamento dos alunos e o desenvolvimento de suas habilidades e competências.

Durante a reunião, os docentes discutiram a aplicação integral da coleção didática, que estará totalmente atualizada e contextualizada em 2025, oferecendo inúmeras oportunidades para potencializar a aprendizagem. “Esse momento também é rico para realizar ajustes no planejamento de sala de aula para utilizar de maneira integral nossa coleção didática, que em 2025 é nova, atualizada, contextualizada e repleta de oportunidades intencionais que potencializam a aprendizagem dos nossos estudantes”, afirmou Paulo Rogedo, Gerente de Escolas da ISJB.

Professoras participantes, elogiaram especialmente o livro de Ciências do 2º ano, evidenciando com entusiasmo e a expectativa positiva em relação à nova proposta pedagógica.

Confira um pouco mais das jornadas pedagógicas nas escolas Salesianas de todo o Brasil:

Centro Educacional Santa Teresinha (CEST)

Colégio Dom Bosco Manaus

Colégio Dom Bosco Leste Manaus

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

Escola Santa Maria Mazzarello

Centro Educacional Maria Cardoso Ferreira

Salesiano de Camaçari, Colégio Salesiano Liceu do Salvador e Colégio Salesiano de Salvador

Colégio Salesiano Jardim Camburi

Instituto Auxiliadora

Instituto Maria Auxiliadora

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora - Cambé

Instituto Profissional Maria Auxiliadora – Recife

Recife - Instituto Santa Maria Mazzarello

Instituto Dom Bosco - Campos dos Goytacazes

Colégio Dom Bosco Santa Rosa

Instituto Laura Vicuña, Porto Velho - RO

Instituto Maria Auxiliadora, Porto Velho - RO

Dom Bosco Americana – SP

Colégio do Carmo Guaratinguetá

Colégio Auxiliadora, Ribeirão Preto – SP

Colégio Salesiano Santa Terezinha, São Paulo, SP

Instituto Madre Mazzarello, São Paulo – SP

 

Comunicação RSB

14/02/2025

Reunião na sede da RSB discute diagnóstico educacional de escolas participantes do Projeto Escola [h(i²)a²q]

Nos dias 13 e 14 de fevereiro, a sede nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília, sediou uma reunião estratégica para apresentação e análise dos resultados dos dados coletados em algumas das escolas salesianas participantes do Projeto Escola [h(i²)a²q]. O encontro teve como objetivo traçar um diagnóstico detalhado do cenário educacional das unidades participantes no Projeto Escola [h(i²)a²q], identificando desafios, oportunidades e caminhos para aprimorar a qualidade do ensino ofertado.

Estiveram presentes líderes e especialistas da RSB, incluindo: Ir. Silvia Aparecida – Diretora Executiva da RSB; Pe. Sérgio Baldin – Diretor Executivo da RSB; Maria Dantas – Coordenadora Executiva; Anderson Leal – Gestor Educacional, Eduardo Batista e Cinthia Kirchner - Assessores e Renato Rocha – Representante da Litz Consultoria, empresa responsável pela coleta e análise dos dados.

A reunião marcou a consolidação de um trabalho iniciado meses atrás, com a aplicação de pesquisas, avaliações de desempenho e levantamentos socioeducacionais nas unidades de Manaus. Os dados coletados abrangem desde indicadores de aprendizagem e engajamento dos alunos até a eficácia de metodologias pedagógicas e a infraestrutura das escolas.

De acordo com Anderson Leal, Gestor Educacional da rede, foi destacada a importância da integração entre dados e prática: ”Essas informações não são números frios, mas um retrato vivo das nossas escolas. São métricas e informações vindas das diversas partes da unidade e que nos guiarão na criação de uma proposta de ressignificação que garantam equidade, excelência e inovação nas escolas da Rede Salesiana Brasil”.

Parceria com a Litz Consultoria - A Litz Consultoria, representada por Renato Rocha, trouxe ao debate uma análise técnica dos resultados, combinando métricas quantitativas e qualitativas. “Nossa análise abrangeu cinco dimensões essenciais: a satisfação, comportamento de consumo e demandas de pais e alunos; o clima organizacional, o engajamento estratégico e a avaliação da rotina escolar junto aos colaboradores; a percepção sobre as práticas de gestão realizadas pelas escolas; e a análise do ambiente de atuação e competitividade por meio de dados secundários. Renato explicou que ao mergulhar nesta análise e cruzamento de dados “conseguimos obter uma fotografia precisa do estado em que cada unidade está, permitindo que as inspetorias e escolas identifiquem cenários e oportunidades para intervenções estratégicas”. 

A integração entre dados técnicos e a missão salesiana fortalece a rede, possibilita que cada instituição melhore seus serviços, cumpra seu compromisso educacional e se posicione de forma assertiva perante seus diversos públicos. O resultado final da análise dos dados não apenas orienta decisões estratégicas a nível de rede e local, mas também reafirma a importância de atuarmos de maneira colaborativa para impulsionar a excelência na educação, alinhando nossos esforços aos valores e princípios que sustentam o carisma salesiano.

Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Imagem retirada do site da Edebê
11/02/2025

Projeto Escola [h(i²)a²q] chega a Campinas/SP

A Rede Salesiana Brasil (RSB) segue avançando com o Projeto Escola [h(i²)a²q], uma iniciativa que busca fortalecer a identidade carismática, qualificar o aprendizado e otimizar os processos de gestão nas escolas salesianas de todo o país. Os primeiros encontros de 2025 aconteceram no Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, nos dias 03 e 04 de fevereiro e na Escola Salesiana São José, nos dias 05 e 06. Ambas as escolas fazem parte da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, dos Salesianos de Dom Bosco, em São Paulo/SP.

Estiveram presentes membros da RSB envolvidos nas atividades do projeto, Ir. Silvia Aparecida - Diretora Executiva, Maria Dantas - Coordenadora Executiva, Anderson Leal - Gestor Educacional, Eduardo Batista e Cinthia Kirchner - Assessores. Representando as escolas, esteve presente o Diretor Geral, Pe Orivaldo Voltolini, o Diretor Pedagógico, Alencar André Davi, o Diretor da Pastoral, Pe Bruno Calderaro e demais membros da equipe gestora. Esteve presente, também, a Coordenadora Inspetorial das Escolas, Évila Souza Borges.

Desde seu lançamento, o Projeto Escola [h(i²)a²q] tem sido um marco de inovação e cooperação da Rede Salesiana Brasil, promovendo visitas diagnósticas e avaliações detalhadas para aprimorar cada aspecto do serviço de educação ofertada. Com base na metodologia, são utilizadas ferramentas e abordagens orientadas para cada realidade, com o intuito de gerar o engajamento e manter o enfoque no desenvolvimento carismático e organizacional das escolas.

Ao falar sobre este primeiro momento, Ir Silvia Aparecida ressaltou que “esse momento nos colégios Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora e  Escola Salesiana São José, representou mais um passo na consolidação da iniciativa de elevar ainda mais o padrão de excelência já reconhecido em todas as unidades educativas salesianas”. 
Évila Borges, ressaltou que “nesses dois dias, em cada unidade educativa de Campinas, pude perceber que os gestores não apenas se sentiram motivados, mas também demonstraram um grande empenho em pensar e repensar a escola”.

“Foram dias de muita reflexão, ação e, sobretudo, de carisma salesiano. Os gestores foram provocados a olhar para o seu projeto educativo-pastoral com um novo olhar, e foi muito significativo ver como todos os setores entenderam a proposta, mirando o futuro da instituição com esperança e determinação", completou.

Segue, na íntegra, a carta de agradecimento do comitê gestor da Escola Salesiana São José e o Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, pela visita da equipe da RSB: 

A Escola Salesiana São José e o Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora foram indicados pelo Conselho Inspetorial da Inspetoria Salesiana de São Paulo para participarem do Projeto Escola [H(i²)a²Q], idealizado e promovido pela Rede Salesiana Brasil.No início do mês de fevereiro (3 a 6), aconteceu a 1ª etapa deste projeto envolvendo a Direção, Gestores Pedagógicos e Administrativos das 2 escolas.

Foram 4 dias intensos, de muita reflexão, autoavaliação, aprendizados e expectativas de melhorias/ajustes, buscando ressignificar as nossas escolas salesianas de Campinas no mercado educacional e competitivo da cidade.
Este projeto também contribuirá para fortalecer a identidade carismática salesiana, qualificando ainda mais o aprendizado e otimizando os processos de gestão escolar.

Ficamos muito felizes com a participação, espontaneidade e liberdade das nossas equipes nos diversos momentos desta 1ª etapa. Tivemos um clima de muita espontaneidade e liberdade para que todos pudessem expressar, sem constrangimentos as suas angústias, problemas, necessidades, desejos e também as suas conquistas e objetivos alcançados.

Percebemos nestes dias, que as equipes pedagógicas e administrativas estão motivadas e empenhadas no intuito de MELHORAR e APRIMORAR cada vez mais os processos em nossas escolas.
Um projeto pensado e executado em equipe, tem tudo para dar certo.

Agradecemos a toda equipe da Rede Salesiana Brasil que nestes 4 dias estiveram conosco, fomentando discussões e reflexões, conduzindo com muita delicadeza, clareza, firmeza, profissionalismo e salesianidade os processos/procedimentos necessários para esta 1ª etapa.

O nosso profundo agradecimento por tudo o que eles fizeram e contribuíram nesta 1ª etapa do projeto.

Temos certeza que nestes próximos 18 meses...a Rede Salesiana Brasil muito contribuirá para que as nossas escolas continuem fazendo a diferença no cenário educacional de Campinas e fortalecendo cada vez mais entre os nossos alunos, famílias e colaboradores a identidade carismática salesiana.

Mais uma vez, MUITO OBRIGADO pelo trabalho realizado nesta 1ª etapa do projeto.

Sigamos firmes, fortes e confiantes neste projeto!

P. Orivaldo Voltolini
Diretor Geral

P. Bruno do Nascimento Calderaro e Oliveira
Diretor de Pastoral

Alencar André David
Diretor Pedagógico

A carta foi recebida com alegria pela equipe da RSB e motiva a equipe ainda mais para garantir que o Projeto Escola [h(i²)a²q] siga como uma ferramenta essencial para o fortalecimento da educação salesiana, promovendo inovação, engajamento e excelência em todas as unidades educativas da Rede Salesiana Brasil.

Comunicação da Rede Salesiana Brasil

09/02/2025

Rede de ensino de Salvador aprova mais de 50 alunos em universidades públicas

Com a divulgação das listas de aprovados no vestibular das principais universidades públicas do país, centenas de estudantes estão experimentando a sensação de surpresa, alívio e dever cumprido. Pelo menos foi assim com Rafael Lima, 19 anos, estudante do Salesiano Dom Bosco Salvador.

“Não sabia se chorava, ria ou gritava de felicidade, foi um alívio enorme e a prova de que meu esforço e dedicação me fizeram conquistar um sonho, a aprovação em um curso que eu desejo e em uma universidade de bastante prestígio. Mesmo sabendo que passei, acho que a ficha só vai cair quando eu botar o pé no campus da universidade”.

O estudante soteropolitano foi aprovado no vestibular da FUVEST para o curso de Sistema de Informação da Universidade de São Paulo (USP), uma das universidades públicas mais renomadas do Brasil.

Ao todo, mais de 50 estudantes dos Salesianos Bahia, que comporta o Salesiano Dom Bosco Salvador e o Salesiano Liceu Salvador, foram aprovados em universidades públicas brasileiras no vestibular 2025, um aumento de cerca de 78% em relação ao ano anterior.

Para a família Svec, por exemplo, a emoção foi tripla. As trigêmeas Isadora, Sophia e Katarina, de 18 anos, foram aprovadas, em diferentes cursos, Direito, Engenharia Mecânica e Arquitetura e Urbanismo, respectivamente, na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“Foi um misto de sentimentos de nos ver conquistando algo tão importante unidas. Sempre estivemos juntas, nascemos juntas, mas somos muito diferentes, cada uma teve sua própria trajetória, mas a união e o apoio mútuo foram fundamentais”, contaram.

A Rede Salesiana, que é referência de ensino há 125 anos em Salvador, incluiu a preparação para o vestibular na proposta pedagógica e ao longo dos três anos de ensino médio, realiza diversas atividades como aulões e simulados.

“Sentimos no Liceu Salesiano um apoio emocional e espiritual: considerando nós alunos de maneira integral. Todos os membros da comunidade, professores, auxiliares, coordenação pastoral sempre tiveram um tratamento humanizado e sensível principalmente aos alunos concluintes cheios de ansiedade e incertezas”, frisaram, juntas, as gêmeas.

De olho no futuro

Passada a surpresa da aprovação, os estudantes agora se preparam para os desafios da universidade, alguns deles em uma nova cidade e longe da família, e da nova profissão. Dentre as áreas de atuação escolhidas, desde as mais tradicionais como Direito e Medicina, este ano chamou a atenção a busca dos estudantes dos Salesianos Bahia por cursos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Para Rafael, que sempre teve afinidade com tecnologia e computação, a escolha pelo curso de Sistema de Informação foi algo natural. “O setor tem alcançado reconhecimento na nossa sociedade. É uma área que tenho muita vontade de explorar faz tempo, sempre me atraiu e acredito que vou me encontrar nela”.

Quem também se prepara para os desafios do setor é Handrick Silveira, 18 anos, outro estudante da Rede Salesiana que conquistou uma das vagas do curso de Sistema de Informação da USP.

“Foi bem inesperado, pois a lista acabou saindo dois dias antes do previsto. Inicialmente, fiquei um pouco triste por não ter sido aprovado na minha primeira opção, que era Ciências de Dados, porém, quando percebi que tinha sido aprovado e conquistado uma vaga na mesma área, fiquei extremamente contente e alegre, e decidi aproveitar meu resultado”.

Para escolher o curso, Handrick focou na grade curricular que abrange uma grande bagagem matemática, estatística e computacional.

E eles não são os únicos. O curso de Sistema de Informação está entre os mais concorridos do vestibular da FUVEST 2025, com nota de corte de 815,50 – notas de corte são a menor pontuação que um candidato alcançou para ser convocado para a matrícula.

O crescimento exponencial do setor nos últimos anos, deixa clara a vocação do Brasil para a tecnologia, mas com um grande desafio a ser superado. Dados do estudo “Demanda de Talentos em TIC e Estratégia ΣTCEM”, publicado pela Brasscom em 2021, apontavam para um déficit anual de 106 mil profissionais das áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Em contrapartida, as perspectivas para os estudantes que decidem seguir carreira nas áreas de TIC são as melhores possíveis. Enquanto a média nacional de salários é de R$ 3.542, a remuneração média do setor de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação fica em quinto no ranking nacional, com R$ 6.266,42, quase 2 vezes superior à média, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Diferentes estratégias, muita dedicação

Para conquistar a vaga na USP, Rafael seguiu uma rotina intensa de estudos, principalmente durante o último ano, mas acredita que toda a jornada desde o início do ensino médio foram determinantes.

“O Salesiano me ajuda na minha formação como ser humano há muito tempo, cheguei em 2014 com 8 anos. Mas falando de ensino médio, as aulas sempre foram de qualidade, muitos materiais disponibilizados, como slides, plataformas de estudos com muito conteúdo e um acervo de livros tanto físico, na biblioteca, quanto online, que utilizei para o vestibular. Além disso, tive aulas específicas para as provas que fiz para a aprovação, um suporte essencial”.

A escolha de Rafael pelo curso e qual universidade aconteceu apenas três meses antes do vestibular da FUVEST, o que aumentou o tamanho do desafio. “Foi necessária muita determinação. Meu foco nos estudos foram os simulados, exercícios e provas antigas para testar o conhecimento. Por fim, me distanciei completamente das redes sociais durante essa etapa, pois percebi que tiravam o meu foco. Esse afastamento foi muito importante para mim. Busquei outras maneiras de se entreter, como músicas, séries, filmes e livros”.

Diferente de Rafael, Handrick se decidiu pelo vestibular da FUVEST desde o segundo ano do ensino médio e ao longo do processo foram aproximadamente três mil questões respondidas, a partir de um cursinho online, livros e questões na internet. O que não significa que o caminho foi fácil.

“O medo, certamente, foi o meu maior desafio. A vontade de desistir às vezes nos pega de surpresa, e nunca é fácil lidar com ela inicialmente. Porém, aprendi a diferença entre desistir e descansar, e então comecei a relaxar mais durante os momentos mais estressantes, fazendo esporte, saindo, ou simplesmente não estudando. Isso fez muita diferença. Os professores do Liceu Salesiano do Salvador também me ajudaram muito no processo de aprendizagem, e certamente tiveram um papel fundamental na minha trajetória”.

Para as irmãs, independente se nos momentos de estudos a sós ou juntas, o apoio mútuo foi fundamental para garantir assertividade e firmeza na obtenção de resultados.

“Mais do que estudar e depois se embaralhar nas perguntas por distração ou mesmo insegurança, o mais importante é aplicar bem o que você aprendeu e saber que o que está sendo cobrado de você não é novidade. Porque, muitas vezes, esse é o detalhe que muda tudo no final”, concluiu Isadora.

Leia a matéria na integra 

Fonte: Salesianos Salvador e divulgação G1 Bahia

06/02/2025

Imersão na abordagem educativa de Reggio Emilia: Renovando práticas e inspirando o futuro

Intercâmbio pedagógico impulsiona a formação continuada e a transformação pedagógica nas escolas salesianas

Entre os dias 20 e 24 de janeiro, educadoras que atuam no Instituto Laura Vicuña, localizado em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, participaram de uma imersão na abordagem educativa para a infância, no norte da Itália. A iniciativa, que proporcionou uma experiência transformadora para as participantes, foi organizada pela coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Caroline Cardoso. O grupo de 16 educadoras contou, também, com a participação especial da Ir. Lúcia Jacinta Finassi, ex-coordenadora do Comitê Nacional das Escolas da Rede Salesiana Brasil (RSB). 

Durante a jornada, as educadoras visitaram espaços dedicados ao cuidado e à educação de crianças em cidades históricas como Correggio, Pistoia, Bolonha, Reggio Emilia e Milão. “O grupo estava determinado a alcançar o objetivo. A curiosidade por viver esta experiência foi alimentada durante algum tempo na escola, por meio das ações de formação continuada. Viemos construindo inovações em nossa prática e sabíamos o quanto essa imersão poderia nos impulsionar a qualificar ainda mais o trabalho junto às crianças”, afirmou a coordenadora Caroline Cardoso.

Durante as visitas, as educadoras tiveram a oportunidade de observar a documentação pedagógica que registra os percursos vividos pelas crianças, a organização dos espaços e a forma como promovem encontros, relações e brincadeiras, e a seleção cuidadosa de materiais que potencializam o pensamento e a criatividade de adultos e crianças. A imersão na história e na cultura da abordagem educativa de Reggio Emilia, que teve Lóris Malaguzzi (1920-1994) como precursor, foi um momento de profunda reflexão e aprendizado.

Ir. Lúcia Jacinta Finassi ressaltou a importância da experiência: “Visitar escolas de Educação Infantil destas 5 cidades italianas nos ajudou a compreender os princípios e fundamentos que sustentam uma proposta pedagógica de qualidade. Observamos crianças em seus ambientes educativos, conversamos com professoras, pedagogistas, admiramos e nos inspiramos, trouxemos na bagagem não receitas prontas, mas, diferentes interpretações e vivências dos direitos da infância, da importância dos ambientes, da organização pedagógica, dos tempos, espaços e materiais, do trabalho colaborativo e do diálogo constante com o território”.

A jornada foi enriquecida pelas mediações da doutora em Educação Sariane Pecoits e da professora Cilene Tinelli, que além de traduzirem os diálogos, compartilharam seus conhecimentos e vivências como cidadãs italianas. O grupo de educadoras já se dedica há algum tempo ao estudo das pedagogias participativas e tem promovido diversas inovações no Instituto Laura Vicuña. Participar deste intercâmbio foi uma oportunidade única para aprofundar os conhecimentos sobre a abordagem de Reggio Emilia, com a qual o grupo já está familiarizado, especialmente na Educação Infantil.

Glória Boaventura, professora da Educação Infantil, refletiu sobre a experiência: “Lóris Malaguzzi defendia que devemos reconhecer e valorizar as diversas expressões das crianças. Acreditamos estar no caminho certo, com práticas que ainda iremos incluir em nossas trajetórias, potencializando o ensino e a aprendizagem por meio da escuta, do diálogo, das ideias e das descobertas que partem das crianças.”

Há dois anos, o Instituto Laura Vicuña incorporou ao seu corpo docente uma professora atelierista (profissional da área das artes especializada em estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos), Júlia Tolla, que acompanha, escuta e impulsiona, junto às professoras, as pesquisas das crianças. “Foi enriquecedor participar dessa imersão e conhecer de perto uma abordagem que coloca as crianças como protagonistas. Poder aprofundar os conceitos e teorias de forma prática fez com que eu ressignificasse a forma como vejo e vivo a educação. Foi um privilégio estar cercada de pessoas que acreditam nas infâncias e se dedicam a construir uma educação de qualidade”, afirmou Júlia.

A diretora da escola, Adriana Arcerito, apoiou e reconheceu o esforço das educadoras desde o início. “Nesta multiplicidade do mundo em que vivemos, é importante pensarmos na forma como as crianças se expressam – ética, relacional e cognitivamente –, pois tudo isso contribui para um mundo melhor, que começa hoje, com nossas crianças e jovens.” Ela desejou sucesso às educadoras e reforçou: “Vocês lutaram muito e são merecedoras desse reconhecimento.”

As educadoras encerraram essa jornada inspiradas pela força e dedicação desse grupo, que se tornou referência para outros educadores do Brasil Salesiano. Como afirma um dos folders recebidos da Área Bambini de Pistoia: “O bem-estar nasce do estar juntos!”. A Rede Salesiana Brasil acredita que, ao compartilhar e construir coletivamente, ultrapassamos fronteiras e alcançamos novos horizontes, este grupo se propôs a compartilhar, aprofundar seus estudos e inovar em suas práticas pedagógicas. 

Sobre a abordagem educativa de Reggio Emilia - Esta abordagem traz um olhar cuidadoso e respeitoso para a educação da infância, centrada na criança como protagonista ativa do seu próprio aprendizado. Essa abordagem valoriza o ambiente escolar como um "terceiro educador", em que espaços bem organizados e esteticamente estimulantes são fundamentais para inspirar a criatividade e a investigação. Por meio da observação atenta, da documentação dos processos de aprendizagem e da promoção do diálogo, a metodologia fomenta a construção coletiva do conhecimento e integra as diversas linguagens expressivas. Além disso, a participação ativa das famílias é vista como essencial para fortalecer os vínculos entre escola e comunidade, contribuindo para o desenvolvimento de uma aprendizagem rica, colaborativa e significativa, que prepara as crianças para a vida em sociedade com autonomia e sensibilidade.

Ao analisar a abordagem educativa de Reggio Emilia sob o olhar salesiano, percebe-se uma afinidade na valorização do protagonismo do educando, na criação de ambientes educativos ricos e na promoção de uma aprendizagem colaborativa e significativa. Essa integração potencializa práticas educativas que respeitam e promovem o desenvolvimento integral da criança e do jovem.

Comunicação da RSB

04/02/2025

Colégio Salesiano Dom Bosco de Araxá recebe prêmio de Melhor Escola Particular 2024

Na noite do dia 25 de janeiro de 2025, a equipe do Colégio Salesiano Dom Bosco de Araxá, participou da cerimônia de premiação “Melhores do Brasil”, promovida pela Top Uai e o Grupo Imbiara de Comunicação.

O Colégio foi escolhido como a Melhor Escola Particular da cidade de Araxá/MG, o que comprova o reconhecimento, a importância e a credibilidade da instituição na opinião da comunidade araxaense.

O evento tem como principal objetivo reconhecer as melhores empresas pela dedicação na melhoria do desenvolvimento da cidade em seus respectivos segmentos. Os vencedores foram escolhidos por meio de votação on-line.

A festa aconteceu no espaço de festas Grann Hall e como representantes estiveram presentes o Pe Jonathan Alex da Costa, SDB (Diretor da Presença Salesiana de Araxá), Maria Cristina de Oliveira Barreto (Diretora Pedagógica), Murilo Geraldo Teixeira Júnior (Coordenador Administrativo Financeiro), Ellenutia Aparecida Marques (Secretária escolar) e Tatiana Paula Ferreira (Assistente Administrativa).

Ao longo dos seus 93 anos, o Colégio Salesiano Dom Bosco tem se dedicado, sem cessar, à busca pela excelência na educação, como escola confessional católica, ao desenvolvimento integral dos alunos e à promoção de um ambiente educacional que segue as premissas de Dom Bosco: educar por meio da razão, fé e amor. Este prêmio valida todos os esforços e ressalta o impacto positivo que a escola promove na vida dos estudantes, familiares e toda a cidade.

Acreditamos que a educação vai além das salas de aula, constituindo um compromisso com o desenvolvimento individual, a formação de cidadãos honestos e conscientes e o preparo para os desafios do futuro. O reconhecimento como a Melhor Escola particular de Araxá é a representação do empenho de toda a nossa equipe – aqui somos todos educadores –, da dedicação dos estudantes e do apoio contínuo das famílias, disse Maria Cristina de Oliveira Barret, Diretora Pedagógica.

A premiação do Colégio Salesiano Dom Bosco de Araxá  é um testemunho do compromisso inabalável da instituição com a excelência educacional e a formação integral de seus alunos. Ao longo de sua história o colégio tem se dedicado a promover valores como razão, fé e amor, seguindo os ensinamentos de Dom Bosco. Este prêmio não é apenas um troféu, mas uma celebração do trabalho coletivo de educadores, alunos, famílias e colaboradores que, juntos, constroem diariamente um ambiente de aprendizado, acolhimento e crescimento. É a confirmação de que a educação salesiana vai além das salas de aula, formando cidadãos conscientes, éticos e preparados para os desafios do futuro. Parabéns a todos que fazem parte dessa história de sucesso e dedicação.

Fonte: Inspetoria São João Bosco

03/02/2025

Moção presta homenagem aos 75 anos de presença salesiana em Piracicaba

Vereador Josef Borges (PP) destacou a contribuição dos pilares da educação salesiana para a sociedade piracicabana

O aniversário de 75 anos da presença salesiana em Piracicaba deverá receber homenagem da Câmara através da moção de aplausos nº 9/2025, protocolada pelo vereador Josef Borges (PP). O parlamentar participou, nesta sexta-feira (31), da cerimônia de comemoração, realizada no Colégio Dom Bosco, que também contou com a presença do vereador Gustavo Pompeo (Avante).

De acordo com Josef Borges, a data é um marco histórico, "que celebra a trajetória de dedicação e contribuição dos salesianos à comunidade". O evento foi precedido por uma Santa Missa, presidida pelo padre Alexandre Luís de Oliveira. 

"A atuação salesiana na cidade tem sido marcada pelo ensino de excelência e pela Pedagogia Salesiana, cujos pilares — razão, religião e amorevolezza— têm formado gerações e transformado vidas ao longo das últimas sete décadas e meia. A homenagem destaca o impacto positivo da instituição na educação e no desenvolvimento social de Piracicaba", defendeu Josef Borges.

“Uma referência em educação, o Colégio Dom Bosco está construindo 75 anos de educação humanizada para uma sociedade mais justa”, afirmou o vereador. Ele salientou ainda que a celebração reforçou a importância da missão salesiana, que continua a inspirar a comunidade com seus valores e compromisso com o ensino e a formação humana.

Fonte:  Assessoria da Câmara Municipal de Piracicaba

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