Rede de ensino de Salvador aprova mais de 50 alunos em universidades públicas
09/02/2025

Rede de ensino de Salvador aprova mais de 50 alunos em universidades públicas

Rede de ensino de Salvador aprova mais de 50 alunos em universidades públicas

Com a divulgação das listas de aprovados no vestibular das principais universidades públicas do país, centenas de estudantes estão experimentando a sensação de surpresa, alívio e dever cumprido. Pelo menos foi assim com Rafael Lima, 19 anos, estudante do Salesiano Dom Bosco Salvador.

“Não sabia se chorava, ria ou gritava de felicidade, foi um alívio enorme e a prova de que meu esforço e dedicação me fizeram conquistar um sonho, a aprovação em um curso que eu desejo e em uma universidade de bastante prestígio. Mesmo sabendo que passei, acho que a ficha só vai cair quando eu botar o pé no campus da universidade”.

O estudante soteropolitano foi aprovado no vestibular da FUVEST para o curso de Sistema de Informação da Universidade de São Paulo (USP), uma das universidades públicas mais renomadas do Brasil.

Ao todo, mais de 50 estudantes dos Salesianos Bahia, que comporta o Salesiano Dom Bosco Salvador e o Salesiano Liceu Salvador, foram aprovados em universidades públicas brasileiras no vestibular 2025, um aumento de cerca de 78% em relação ao ano anterior.

Para a família Svec, por exemplo, a emoção foi tripla. As trigêmeas Isadora, Sophia e Katarina, de 18 anos, foram aprovadas, em diferentes cursos, Direito, Engenharia Mecânica e Arquitetura e Urbanismo, respectivamente, na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“Foi um misto de sentimentos de nos ver conquistando algo tão importante unidas. Sempre estivemos juntas, nascemos juntas, mas somos muito diferentes, cada uma teve sua própria trajetória, mas a união e o apoio mútuo foram fundamentais”, contaram.

A Rede Salesiana, que é referência de ensino há 125 anos em Salvador, incluiu a preparação para o vestibular na proposta pedagógica e ao longo dos três anos de ensino médio, realiza diversas atividades como aulões e simulados.

“Sentimos no Liceu Salesiano um apoio emocional e espiritual: considerando nós alunos de maneira integral. Todos os membros da comunidade, professores, auxiliares, coordenação pastoral sempre tiveram um tratamento humanizado e sensível principalmente aos alunos concluintes cheios de ansiedade e incertezas”, frisaram, juntas, as gêmeas.

De olho no futuro

Passada a surpresa da aprovação, os estudantes agora se preparam para os desafios da universidade, alguns deles em uma nova cidade e longe da família, e da nova profissão. Dentre as áreas de atuação escolhidas, desde as mais tradicionais como Direito e Medicina, este ano chamou a atenção a busca dos estudantes dos Salesianos Bahia por cursos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Para Rafael, que sempre teve afinidade com tecnologia e computação, a escolha pelo curso de Sistema de Informação foi algo natural. “O setor tem alcançado reconhecimento na nossa sociedade. É uma área que tenho muita vontade de explorar faz tempo, sempre me atraiu e acredito que vou me encontrar nela”.

Quem também se prepara para os desafios do setor é Handrick Silveira, 18 anos, outro estudante da Rede Salesiana que conquistou uma das vagas do curso de Sistema de Informação da USP.

“Foi bem inesperado, pois a lista acabou saindo dois dias antes do previsto. Inicialmente, fiquei um pouco triste por não ter sido aprovado na minha primeira opção, que era Ciências de Dados, porém, quando percebi que tinha sido aprovado e conquistado uma vaga na mesma área, fiquei extremamente contente e alegre, e decidi aproveitar meu resultado”.

Para escolher o curso, Handrick focou na grade curricular que abrange uma grande bagagem matemática, estatística e computacional.

E eles não são os únicos. O curso de Sistema de Informação está entre os mais concorridos do vestibular da FUVEST 2025, com nota de corte de 815,50 – notas de corte são a menor pontuação que um candidato alcançou para ser convocado para a matrícula.

O crescimento exponencial do setor nos últimos anos, deixa clara a vocação do Brasil para a tecnologia, mas com um grande desafio a ser superado. Dados do estudo “Demanda de Talentos em TIC e Estratégia ΣTCEM”, publicado pela Brasscom em 2021, apontavam para um déficit anual de 106 mil profissionais das áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Em contrapartida, as perspectivas para os estudantes que decidem seguir carreira nas áreas de TIC são as melhores possíveis. Enquanto a média nacional de salários é de R$ 3.542, a remuneração média do setor de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação fica em quinto no ranking nacional, com R$ 6.266,42, quase 2 vezes superior à média, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Diferentes estratégias, muita dedicação

Para conquistar a vaga na USP, Rafael seguiu uma rotina intensa de estudos, principalmente durante o último ano, mas acredita que toda a jornada desde o início do ensino médio foram determinantes.

“O Salesiano me ajuda na minha formação como ser humano há muito tempo, cheguei em 2014 com 8 anos. Mas falando de ensino médio, as aulas sempre foram de qualidade, muitos materiais disponibilizados, como slides, plataformas de estudos com muito conteúdo e um acervo de livros tanto físico, na biblioteca, quanto online, que utilizei para o vestibular. Além disso, tive aulas específicas para as provas que fiz para a aprovação, um suporte essencial”.

A escolha de Rafael pelo curso e qual universidade aconteceu apenas três meses antes do vestibular da FUVEST, o que aumentou o tamanho do desafio. “Foi necessária muita determinação. Meu foco nos estudos foram os simulados, exercícios e provas antigas para testar o conhecimento. Por fim, me distanciei completamente das redes sociais durante essa etapa, pois percebi que tiravam o meu foco. Esse afastamento foi muito importante para mim. Busquei outras maneiras de se entreter, como músicas, séries, filmes e livros”.

Diferente de Rafael, Handrick se decidiu pelo vestibular da FUVEST desde o segundo ano do ensino médio e ao longo do processo foram aproximadamente três mil questões respondidas, a partir de um cursinho online, livros e questões na internet. O que não significa que o caminho foi fácil.

“O medo, certamente, foi o meu maior desafio. A vontade de desistir às vezes nos pega de surpresa, e nunca é fácil lidar com ela inicialmente. Porém, aprendi a diferença entre desistir e descansar, e então comecei a relaxar mais durante os momentos mais estressantes, fazendo esporte, saindo, ou simplesmente não estudando. Isso fez muita diferença. Os professores do Liceu Salesiano do Salvador também me ajudaram muito no processo de aprendizagem, e certamente tiveram um papel fundamental na minha trajetória”.

Para as irmãs, independente se nos momentos de estudos a sós ou juntas, o apoio mútuo foi fundamental para garantir assertividade e firmeza na obtenção de resultados.

“Mais do que estudar e depois se embaralhar nas perguntas por distração ou mesmo insegurança, o mais importante é aplicar bem o que você aprendeu e saber que o que está sendo cobrado de você não é novidade. Porque, muitas vezes, esse é o detalhe que muda tudo no final”, concluiu Isadora.

Leia a matéria na integra 

Fonte: Salesianos Salvador e divulgação G1 Bahia

Mais Recentes

Quase mil jovens participaram do 29º Festival da Juventude Salesiana do Nordeste, em Recife - PE

O Colégio Salesiano Sagrado Coração de Jesus sediou, de 28 a 30 de novembro, a XXIX edição do Festival da Juventude Salesiana, transformando-se num grande ‘pátio’ salesiano que acolheu cerca de mil jovens de diversos estados do Nordeste. O evento proporcionou três dias intensos de espiritualidade, alegria, fraternidade e protagonismo juvenil, em sintonia com o carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Desde a tarde de sexta-feira (28), o clima era de entusiasmo: cantos e animação marcaram a chegada das delegações, e o dia terminou com a tradicional mensagem de boa-noite, ministrada pelo P. João Carlos SDB e pela Ir. Francisca Dias Pereira. O sábado (29) começou na Santa Missa na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo P. Valdemir Augusto, Coordenador do MJS-Nordeste. Em seguida, no Teatro Boa Vista, a catequese ofereceu reflexões profundas, próximas da sensibilidade dos jovens. À tarde, apresentações artísticas expressaram a identidade das delegações, seguidas por uma caminhada festiva que levou o carisma salesiano às ruas do bairro da Boa Vista. No domingo (30), a Eucaristia foi presidida pelo Inspetor Salesiano da Brasil-Recife (BRE), P. Francisco Inácio SDB. As últimas apresentações artísticas encerraram o festival com um forte sentimento de festa e missão, enquanto a bênção de Nossa Senhora Auxiliadora deixou os jovens cheios de gratidão.   Agência Info Salesiana

Jovens e adultos celebram Primeira Eucaristia no Colégio de Santa Inês, em São Paulo

No dia 29 de novembro, a Capela do Colégio de Santa Inês, em São Paulo (SP), foi palco de uma Celebração Eucarística marcante. Vinte jovens estudantes e sete adultos, colaboradores da instituição, receberam a Primeira Eucaristia em uma cerimônia cheia de emoção e significado. A missa foi presidida pelo Salesiano Padre Justo Ernesto Piccinini, pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, localizada no bairro do Bom Retiro. A celebração simbolizou o encerramento da formação catequética que se desenvolveu ao longo de todo o ano. O projeto surgiu a partir de uma intuição: um jovem manifestou o desejo de fazer a catequese durante uma conversa informal com Irmã Maria Auxiliadora Vasallo Grande, responsável pela Pastoral do Colégio. Em relato, Irmã Maria Auxiliadora compartilhou: "Hoje foi um dia muito especial no Colégio de Santa Inês. Encerramos a formação catequética de jovens e adultos. Foi uma celebração muito bonita e envolvente. Fizeram a Primeira Eucaristia 20 jovens (nossos alunos) e sete adultos (funcionários da escola).No dia 8 de novembro, quatro jovens e dois adultos foram batizados na Capela do Colégio de Santa Inês, pelo Padre Justo Piccinini. E no dia 15 de novembro, os nossos 27 com mais outros 50 da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora fizeram a Crisma. A cerimônia contou com a presença de Dom Rogério Augusto das Neves, bispo auxiliar da Região Episcopal Sé em São Paulo.Agradeço a Deus que me iluminou quanto a este projeto a partir do pedido de um dos jovens.O Padre Piccinini me apoiou extremamente e contei com a ajuda de Irmã Solange Sanches que ministrou os encontros.Para mim foi uma experiência muito forte, um sonho realizado e que pretendo continuar até quando perceber que tenho energia para tal.Deus é nossa força! Dom Bosco e Madre Mazzarello, nossa inspiração!" A celebração contou com a presença de muitos familiares que prestigiaram o momento. A animação dos cantos ficou por conta das três noviças das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA): Vitória, Wanderlene e Clívia. Durante a homilia, o Padre Justo compartilhou sua experiência pessoal com os catequizandos, ressaltando a importância de cultivar o dom da presença de Jesus, apresentado como "o grande amigo que não nos abandona". Ele enfatizou que, embora a vida continue como antes, a consciência da presença de Jesus mudará a forma como cada um vive. Diversas irmãs FMA da comunidade religiosa da Casa Inspetorial também participaram, apoiando e congratulando-se com o grupo e as catequistas Irmã Solange e Irmã Maria Auxiliadora.   Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Estudante Salesiano conquista bronze na ONC e prata na Olimpíada de Eficiência Energética

O estudante Ícaro Gabriel da Costa, do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé (RJ) conquistou dois importantes reconhecimentos em olimpíadas do conhecimento: medalha de bronze na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e medalha de prata na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O desempenho expressivo reforça a trajetória de dedicação do jovem e o compromisso da escola com a excelência acadêmica.   Em sua primeira participação na ONC, Ícaro relembra que a medalha foi uma surpresa. “A professora Domênica inscreveu todos os alunos do 9º ano, e eu fui fazendo. Quando percebi, vi que a base que o Castelo oferece já me deixava preparado. Na segunda fase, aí sim comecei a estudar com os materiais que os professores disponibilizaram e consegui a medalha”, conta o estudante.   A ONC é uma das maiores competições acadêmicas do país, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e envolve conteúdos de Física, Química, Biologia e Astronomia. Ícaro destaca que o aprendizado em sala se mostrou fundamental durante a prova. “Todos os conteúdos da prova eu já tinha visto na série anterior. Foi mais um processo de revisão e de usar a lógica. Mesmo o que eu não sabia completamente, consegui entender e resolver”, explica.   Além do bronze na ONC, Ícaro brilhou também na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), onde conquistou a medalha de prata. A ONEE é uma iniciativa da ANEEL, e mobiliza estudantes dos 8º e 9º anos, promovendo conscientização sobre consumo consciente de energia, sustentabilidade e inovação por meio de desafios gamificados, dinâmicos e interativos.   Com dois pódios no currículo, o estudante mira novos desafios. “Quero tentar de novo no ano que vem, quem sabe conquistar uma prata na ONC. Também estou participando de outras olimpíadas, como a de Química. Gostei muito da experiência”, diz.   Apaixonado por inovação, Ícaro se encanta com a capacidade da ciência de transformar realidades. “É muito fácil achar coisas novas para solucionar problemas usando descobertas antigas. A ciência é isso: transformar o que já existe em algo útil e novo”, comenta.   Às vésperas de iniciar o Ensino Médio, ele já projeta o futuro acadêmico. “Pretendo cursar Biologia na UFRJ ou Química, mas como não tem em Macaé, talvez siga pela Biologia”, revela.   Colégio Castelo Macaé

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil