Colégio Dom Bosco de Manaus é campeão na 8ª Olimpíada Nacional de Aplicativos
14/01/2025

Colégio Dom Bosco de Manaus é campeão na 8ª Olimpíada Nacional de Aplicativos

Colégio Dom Bosco de Manaus é campeão na 8ª Olimpíada Nacional de Aplicativos
Foto: Alunos Luiz Coelho, Clara Tereza e Érika Freiras e professora Joana Ramos - Acervo do Colégio Dom Bosco - AM

O Colégio Salesiano Dom Bosco, de Manaus, alcançou uma vitória histórica ao ser uma das três escolas particulares campeãs da 8ª edição da Olimpíada Nacional de Aplicativos (ONDA). O resultado foi divulgado oficialmente no Instagram do evento e consagrou a equipe Amazon Tech, formada pelos estudantes Luiz Coelho, Clara Tereza e Érika Freitas, como campeã. A cerimônia de premiação será realizada em 2025, e promete celebrar o talento e a criatividade dos jovens que se destacaram no cenário nacional.

Os alunos vencedores, durante a competição, cursavam o terceiro ano do ensino médio e agora são egressos das maiores universidades públicas do estado do Amazonas. Luiz foi aprovado em Matemática na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Erika ingressou em Design na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Clara Tereza foi aprovada em Engenharia da Computação também na UFAM.

O aplicativo BioFood, desenvolvido pela equipe vencedora, propõe uma solução inovadora para combater o desperdício de alimentos no Brasil. A ideia nasceu de uma pesquisa conduzida pelos estudantes em Manaus, onde identificaram o descarte excessivo de alimentos nos mercados locais. “Queríamos criar uma ferramenta prática que conectasse os alimentos excedentes a quem mais precisa, e assim surgiu o BioFood”, explicou Érika Freitas, uma das integrantes da equipe.

O BioFood é uma plataforma que conecta mercados, feiras e supermercados a instituições de caridade e famílias em situação de vulnerabilidade, promovendo a redistribuição de alimentos que seriam descartados. Essa proposta não apenas combate o desperdício, mas também contribui para a redução da fome, gerando impacto positivo na comunidade.

Cultura de inovação no Colégio Dom Bosco - A conquista na ONDA reflete a ênfase do Colégio Dom Bosco na ciência, tecnologia e inovação. A professora Joana Ramos, uma das orientadoras do projeto, destacou a importância de iniciativas como essa na formação dos alunos: “Essa vitória é fruto de uma cultura científica que temos fortalecido no colégio. Ver nossos alunos chegando ao final do Ensino Médio com publicações científicas e projetos prontos para o mercado é extremamente gratificante.”

Os professores Nathan Silva e Cíndel Cavalcante também orientaram a equipe ao longo do projeto, garantindo que os alunos recebessem suporte técnico e motivacional para desenvolverem sua ideia com excelência.

Representando a região Norte na competição, a equipe Amazon Tech destacou a importância de levar a criatividade e o talento da região para um evento nacional. “Ser a única equipe do Norte a chegar à final e ainda conquistar a premiação é motivo de orgulho para nossa comunidade escolar. Mostramos que o Norte tem potencial e está preparado para inovar e impactar o Brasil”, afirmou a professora Joana.

Conheça um pouco mais sobre o desenvolvimento deste aplicativo neste vídeo produzido pelos alunos vencedores:

Sobre a ONDA  - A Olimpíada Nacional de Aplicativos é realizada anualmente e desafia estudantes de todo o Brasil a desenvolverem soluções tecnológicas para problemas sociais e ambientais. O evento celebra a criatividade, a inovação e o impacto social gerado por jovens talentos.

A cerimônia de premiação, prevista para 2025, será um momento de consagração para os vencedores. A expectativa é que o aplicativo BioFood inspire outras iniciativas tecnológicas e sociais em todo o país, ampliando ainda mais o impacto positivo gerado pela equipe Amazon Tech.

Parabéns ao Colégio Dom Bosco e à equipe Amazon Tech por essa conquista incrível! Vocês são exemplo de como a educação, a ciência e a inovação podem transformar vidas e construir um futuro melhor.

 

Angélica Novais da comunicação da RSB.

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Entre as selecionadas, destacou-se a iniciativa que desenvolveu um bracelete para auxiliar pessoas com Mal de Parkinson, desenvolvido pelos alunos: Miriam Soares, Ravi Leite, Ana Francisca do Valle, Joshua Chagas, Jordan dos Anjos, Yuri Borges, do 1º ano do Ensino Médio, que receberam Menção Honrosa nacional e foi reconhecido como um dos melhores projetos do Brasil.  Também integrou a mostra o projeto “Missão Clean Space”, criado pelo aluno André Luiz Sena do 6º ano, que propôs uma sonda que faz a limpeza de lixo espacial e conquistou duas Menções Honrosas: uma na etapa estadual do Espírito Santo e outra na etapa do Amazonas. Outra iniciativa apresentada foi o “Tambakicks”, um barco autônomo movido a energia solar, premiado com Menção Honrosa na etapa estadual do Espírito Santo. O protótipo oferece soluções sustentáveis para os desafios das secas e cheias dos rios amazônicos, auxiliando no transporte de mantimentos e em pesquisas científicas com sensores ambientais e foi desenvolvido pelos alunos Kenedy Ajala, Yasmin Andrade e Isabela Duarte. O projeto recebeu menção honrosa na etapa estadual do Amazonas e na etapa do Espirito Santo.  Por fim, a equipe também levou ao evento o Robô Focus, criado para apoiar alunos com TDAH, da Aluna Angelina Sena, do 2º Série do Ensino Médio, e a ex -estudante salesiana Clara Tereza, que estuda Design na UFAM. Teve também o projeto Meninas Amazonas, uma iniciativa 100% feminina que incentiva a participação de meninas na robótica, ciência e tecnologia, incluindo a produção de um eBook exclusivo com atividades formativas e inspiradoras, realizado pelas alunas Mariana Sena e Samilly Sthefany. Vozes que revelam transformação A participação na OBR e na MNR foi acompanhada de muita emoção, crescimento e superação. 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Conheça as iniciativas e ações desenvolvidas pelos alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco Participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e Mostra Nacional de Robótica (MNR): o Colégio Dom Bosco tem participado das finais nacionais na modalidade Robótica Artística e da MNR, levando projetos desenvolvidos pelos alunos e conquistando menções e premiações nacionais.  Representação em eventos internacionais (RoboCup): projetos premiados na MNR garantiram vagas para representar o Amazonas e o Brasil em etapas internacionais como a RoboCup.  Projetos sociais e de impacto (ex.: Mão Biônica, Bracelete para Mal de Parkinson, Cidade Inteligente, Missão Clean Space): ao longo do ano as equipes apresentam projetos de impacto social e ambiental desenvolvidos com tecnologias de baixo custo (Arduino, prototipagem), que chamaram atenção nos eventos nacionais.  Laboratório / Sala Maker e Espaço STEM: a escola mantém espaços Maker/Laboratório de Robótica onde são ministradas aulas práticas de programação, eletrônica e prototipagem para diferentes séries. Esses ambientes apoiam a formação contínua dos alunos em STEAM - acrônimo em inglês para Ciências (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Mathematics) - metodologia educacional que busca integrar essas áreas do conhecimento em projetos e atividades práticas, promovendo o aprendizado interdisciplinar e o desenvolvimento de habilidades como criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.  Torneios e seletivas internas (Torneio Brasil de Robótica - TBR):  Realização de etapas internas e seletivas para preparar equipes rumo a competições regionais e nacionais (TBR, etapas estaduais da OBR), estimulando participação ampla dos estudantes. Equipes e identidades (ex.: Tambakicks, Amazon Tech): existência de equipes com identidade própria que participam das competições e mostras; também há times que se destacaram em outras competições de tecnologia (como a Olimpíada Nacional de Aplicativos — ONDA). O Colégio Salesiano Dom Bosco celebra mais esta vitória na robótica, conquistas que vão muito além de prêmios e classificações. São histórias de vida transformadas, vocações despertadas e jovens que descobrem na ciência um caminho para construir um futuro melhor.

4º Encontro On-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas aprofunda discussão sobre como utilizar ferramentas de design para tornar a formação de professores mais visível

No dia 12 de novembro, a Rede Salesiana Brasil realizou o 4º encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, encerrando o ciclo formativo de 2025 com um momento marcado pela criatividade, colaboração e aprofundamento metodológico. Coordenações Pedagógicas de todo o Brasil acompanharam a formação conduzida pela formadora Caroline Cardoso. A partir da fundamentação desenvolvida, as coordenações foram convidadas a refletir sobre o papel das linguagens visuais como estratégia pedagógica, especialmente no contexto da formação continuada dos educadores. Com uma abordagem dinâmica, Caroline apresentou princípios de design aplicáveis ao cotidiano das coordenações, reforçando como a visualidade potencializa a clareza das orientações, a comunicação pedagógica e a devolutiva das práticas docentes. Atividade “mão na massa”: criatividade para expressar processos formativos Em sintonia com o tema, o encontro contou com uma proposta prática. Antecipadamente, as participantes foram orientadas a preparar um pequeno kit de materiais para a atividade. Durante a formação, cada coordenação produziu uma peça criativa, utilizando elementos simples, mas alinhados ao conteúdo apresentado. As produções foram compartilhadas no grupo de WhatsApp do Programa de Formação das Coordenações , criando um ambiente de inspiração mútua e troca entre as coordenações, fortalecendo a rede colaborativa que sustenta o Programa. Narrativas formativas e construção coletiva Outro momento significativo foi a partilha em pequenos grupos. As coordenações trocaram experiências, narrativas e percursos formativos desenvolvidos em suas escolas ao longo de 2025, especialmente com as(os) educadoras(es) dos Anos Iniciais. Esses registros foram reunidos em um mural colaborativo no Padlet, que permanecerá como memória afetiva e pedagógica do trabalho realizado. Avaliação do percurso formativo e continuidade em 2026 Para encerrar a edição 2025 do Programa, foi disponibilizado um formulário de avaliação do percurso, no qual as coordenações podem registrar percepções, sugestões e encaminhamentos. As contribuições serão fundamentais para a organização da continuidade da jornada formativa de 2026, a ser desenvolvida por meio de três encontros on-line ao longo do ano, dando continuidade ao compromisso com a qualificação e o fortalecimento da prática pedagógica nas escolas da RSB. O encerramento do ciclo formativo de 2025 reafirma o compromisso da Rede Salesiana Brasil com processos pedagógicos de qualidade, colaborativos e alinhados às demandas contemporâneas da educação. Em 2026, seguimos juntas(os), fortalecendo o trabalho das coordenações e promovendo uma formação integral e humanizadora para nossas comunidades educativas. Saiba mais sobre sobre o terceiro encontro deste ciclo de formações clicando aqui. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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