O CG29 aprova uma nova perspectiva sobre as Missões
16/04/2025

O CG29 aprova uma nova perspectiva sobre as Missões

O CG29 aprova uma nova perspectiva sobre as Missões

Nos últimos anos, a Congregação Salesiana foi adquirindo uma compreensão mais ampla e atual do conceito de "Missão": uma evolução teológica e pastoral que levou a uma releitura do conceito tradicional de Missão, à luz dos novos desafios socioculturais, eclesiais, digitais.

Hoje, falar de Missões não significa mais pensar apenas em territórios ou contextos geograficamente distantes, considerados "terras de missão"; quer dizer reconhecer que o chamado à evangelização transcende as fronteiras culturais, sociais e até mesmo digitais, do mundo atual. A missão ocorre onde quer que haja a necessidade de proclamar o Evangelho, mesmo em países de antiga tradição cristã, os quais estão a exigir uma nova evangelização, conforme o indica a «Evangelii Gaudium» (n. 14).

Este processo de reinterpretação está profundamente arraigado na vida da Congregação há décadas: os missionários salesianos contemporâneos provêm de todas as Regiões salesianas do mundo e são enviados para todos os Países do Planeta, demonstrando outrossim uma perspectiva intercultural e universal do carisma missionário.

Já o Capítulo Geral Especial (CG20-1971) havia reconhecido: "A ação missionária é igualmente a proclamação do Evangelho e o consequente restabelecimento da Igreja em áreas descristianizadas" (CG20, n. 465).

No CG29, essa perspectiva renovada foi reconhecida como um bem comum e, após um extenso processo de reflexão e debate, resultou na aprovação da modificação ao artigo 30 das Constituições Salesianas, que agora precisa ser aprovado pela Santa Sé.

A proposta de uma nova versão do artigo diz mais ou menos assim: "Os povos ainda não evangelizados sempre foram os destinatários da preocupação e do zelo apostólico de Dom Bosco. Eles continuam a instigar e a manter vivo o nosso zelo: consideramos o trabalho missionário uma como característica essencial da nossa Congregação. Com a ação missionária, realizamos uma obra de paciente evangelização, fundação da Igreja num grupo humano e a revitalização da Fé também nos países de antiga tradição cristã ....".

"É significativo que, neste 150º Aniversário da Primeira Expedição Missionária Salesiana, tenhamos aprovado a atualização do conceito de Missão em nossas Constituições", disse o Reitor-Mor, P. Fábio Attard.

Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

Mais Recentes

Promulgado pelo Reitor-Mor dos SDB o Estatuto revisado dos Ex-Alunos e Amigos de Dom Bosco

Na sexta-feira, 5 de dezembro de 2025, após mais de dois anos de diálogo, confronto e discernimento, o Estatuto revisado da Confederação Mundial dos Ex-Alunos e Amigos de Dom Bosco foi oficialmente promulgado pelo Reitor-Mor, P. Fábio Attard SDB, na Festa do Beato Felipe Rinaldi, fundador desta organização internacional e grande apoiador da vocação salesiana leiga. O novo Estatuto marca uma etapa significativa na história do Movimento, o mais extenso dentro da FS, que também acolhe crentes de diversas tradições. O texto é fruto de um processo de escuta e corresponsabilidade; e fortalece a identidade e a missão da Confederação, respondendo às necessidades do tempo presente. A Confederação Mundial continua a aprender, a partir de sua história, a reconhecer os sinais dos tempos e a moldar seu futuro com esperança e responsabilidade. Ao anunciar a promulgação do Estatuto, o P. Attard declarou: “É uma verdadeira alegria para mim aprovar hoje um texto que responde às novas realidades e desafios do mundo em que vivemos... O que mais importa é permanecer fiel ao espírito de Dom Bosco, respondendo com amor e criatividade à realidade e às necessidades do mundo e da Igreja de hoje”. O Estatuto revisado introduz uma série de mudanças fundamentais, entre as quais: –     reconhece formalmente os Amigos de Dom Bosco em nome da Organização, ampliando o pertencimento e a participação especialmente daqueles que não vêm de uma escola, mas de outras presenças salesianas; –     amplia os valores, incluindo agora Paz e Solidariedade ao lado da Verdade, Vida e Liberdade, reforçando a missão salesiana de construir uma sociedade mais justa, defender a dignidade humana e promover, num mundo dividido, a reconciliação e a fraternidade; –     prevê modos mas mais claros de adesão e percursos formativos, incentivando a liderança leiga, especialmente a participação de jovens e mulheres; –     indica formas renovadas de pertencimento e participação laical, com maior ênfase na formação e na liderança; –     orienta a missão para os jovens, especialmente os mais pobres e vulneráveis; –     define uma governança e comunicação globais mais fortes, incluindo a introdução de um Conselho Regional e de um Coordenador de Comunicação; –     e aprova a criação da Fundação Carlos Gastini, para apoiar o desenvolvimento de longo prazo e iniciativas globais. Tais mudanças reforçam a identidade e o propósito dos Ex-Alunos e Amigos de Dom Bosco em todo o mundo, convidando os membros a: maior unidade, empenho missionário, responsabilidade social perante um mundo em mui veloz transformação.   Agência Info Salesiana

Hospital Auxiliadora Recebe Relíquias de São Vicente de Paulo

Na manhã desta sexta-feira (05), o Hospital Auxiliadora viveu um momento de profunda fé e emoção ao receber a relíquia de São Vicente de Paulo, que atualmente peregrina por toda a Diocese de Três Lagoas. A chegada do relicário, cuidadosamente conduzido, tornou esse momento ainda mais especial. Ele é composto por três importantes relíquias: Uma carta escrita pelo próprio São Vicente de Paulo, na qual ele orienta Luísa de Marillac a ler o livro Tratado do Amor de Deus, de São Francisco de Sales, revelando a profundidade espiritual e formativa de sua missão; Uma relíquia de segundo grau, representada por uma parte da túnica utilizada pelo santo em sua vida e ministério; E a relíquia principal, de primeiro grau, um fragmento ósseo especificamente uma das costelas de São Vicente de Paulo, símbolo máximo de proximidade com o santo. A presença dessas relíquias no hospital reuniu colaboradores e visitantes em um ambiente de reverência e oração. São Vicente de Paulo, patrono das obras de caridade e inspirador de nossa missão enquanto instituição filantrópica, representa o compromisso com o cuidado humano, a solidariedade e o serviço ao próximo valores que norteiam o trabalho do Hospital Auxiliadora desde sua fundação. Durante a visita, muitos se aproximaram do relicário para elevar suas intenções, agradecer e renovar a esperança. Foi um momento que tocou profundamente o coração de toda a comunidade hospitalar, reforçando a espiritualidade que sustenta nossa missão diária. A peregrinação da relíquia pela Diocese tem como propósito reavivar a fé, fortalecer a união entre as instituições e lembrar o legado vicentino que inspira tantos caminhos de serviço e amor ao próximo. Para o Hospital Auxiliadora, acolher essa visita é uma honra que reafirma nossa identidade e nosso compromisso com aqueles que mais precisam.   Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Imaculada Conceição e o início da Missão Salesiana

"Por tudo, seremos sempre devedores a Maria; todas as nossas maiores coisas tiveram início e cumprimento no dia da Imaculada"

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil