17/04/2025

RSB promove Encontro Nacional de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural

RSB promove Encontro Nacional de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural

Na manhã do dia 9 de abril, a Rede Salesiana Brasil (RSB) promoveu o Encontro On-line de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural, reunindo 121 participantes de diversas presenças salesianas de todo o país. O evento teve como objetivo socializar experiências bem-sucedidas, fomentar a reflexão conjunta e disseminar ideias que fortalecem e inovam a comunicação em rede.

Ao longo de quase duas horas de encontro, foram apresentadas três iniciativas inspiradoras, que mostram como a comunicação salesiana pode ser criativa, sustentável e comprometida com a transformação social.

Universidade Católica Dom Bosco - UCDB - MT

A primeira apresentação foi conduzida pelo professor Taner Bitencourt, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com o tema Construindo o além do amanhã. Ele destacou como a instituição tem integrado práticas sustentáveis à sua comunicação institucional e rotina acadêmica.

“Fomos recentemente certificados pela Raízen Power pelo uso de 100% de energia limpa em 2024. Somando os dados de 2023 e 2024, deixamos de emitir 432 toneladas de gás carbônico, o que equivale a mais de 3 mil árvores plantadas. Também reduzimos drasticamente o uso de copos plásticos e investimos em baterias menos poluentes”, explicou o professor.

Essas ações fazem parte da campanha institucional da UCDB e demonstram o compromisso da universidade com a ecologia integral, alinhado aos valores da educação salesiana.

Colégio Mazzarello Recife - PE

O professor Ary Júnior e a Irmã Maria Clara, Coordenadora de Pastoral do colégio,  apresentaram o projeto E-Connect Recycle, um aplicativo que conecta recicladores a pontos de coleta e incentiva a separação correta dos resíduos.

“O aplicativo é mais do que uma solução digital. Ele representa uma nova cultura de cuidado com a casa comum e dignificação do trabalho dos catadores”, afirmou Ir. Maria Clara. A proposta está em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2025 e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando a missão salesiana de formar jovens protagonistas da transformação social.

Casa do Puríssimo Coração de Maria - SP

O terceiro exemplo veio da Casa do Puríssimo Coração de Maria, em Guaratinguetá/SP, com a apresentação do projeto ReCirculando, conduzida pela Irmã Luana Oliveira e o professor Germano Augusto. A iniciativa utiliza a compostagem e a reciclagem como ferramentas pedagógicas e de engajamento comunitário.

Somente no mês de abril de 2024, cerca de 54 kg de resíduos orgânicos deixaram de ser descartados no aterro municipal, sendo transformados em adubo para as hortas da instituição. “Essa é uma prática simples, mas com grande impacto educativo e ambiental”, ressaltou o professor Germano.

As apresentações evidenciaram a diversidade, a criatividade e a força do carisma salesiano aplicados à comunicação e à produção cultural. Iniciativas oriundas do ensino superior, da educação básica e das obras sociais demonstram como a Rede Salesiana Brasil está unida em torno de valores comuns, promovendo o bem comum de forma concreta e inovadora.

“É muito significativo vermos boas práticas surgindo de diferentes contextos da nossa missão: ensino superior, educação básica e ação social. Isso mostra que estamos no caminho certo, fortalecendo nossa identidade em rede e, quem sabe, inspirando também outras realidades salesianas pelo mundo”, afirmou Pe. Sérgio Baldin, Diretor Executivo da RSB.

A Rede Salesiana Brasil reafirma seu compromisso em criar e fortalecer espaços de formação, escuta e partilha, que ampliem o alcance e a qualidade das práticas comunicacionais, sempre a serviço da evangelização e da transformação social.

Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Solenidade de Corpus Christi: Fé e tradição nas ruas

Festa é marcada por expressões de devoção, tradição e beleza, evidenciadas especialmente pelos famosos tapetes de rua

Segundo encontro do Programa de Formação de Lideranças da RSB reflete sobre cenários econômicos e gestão estratégica

Na terça-feira, 10 de junho, a Rede Salesiana Brasil (RSB) promoveu o segundo encontro on-line do Programa de Formação de Lideranças das Escolas. A atividade faz parte de um ciclo formativo voltado às lideranças das presenças salesianas, com o objetivo de aprofundar temas contemporâneos ligados à gestão educacional, à missão salesiana e à sustentabilidade institucional. Com a participação de mais de 120 gestores e gestoras das escolas salesianas em todo o Brasil, o encontro teve como convidada a economista Patrícia Palermo, que conduziu uma análise clara e atualizada do cenário macroeconômico internacional e nacional, relacionando os desafios financeiros do país ao contexto da gestão escolar. Patrícia Palermo também trouxe estatísticas relacionadas ao mercado de trabalho, contextualizando dificuldades em relação à elevada rotatividade e à escassez de profissionais qualificados. Instigou as lideranças a pensarem em questões necessárias: como atrair e manter talentos? Como manter o clima organizacional positivo? Em um cenário de crédito mais caro, investimentos mais difíceis, inadimplência, endividamento da força de trabalho e um ambiente econômico instável, cabe às equipes gestoras ter ainda mais cautela, planejamento estratégico e responsabilidade na tomada de decisões. Além da análise econômica, o encontro também abordou os impactos desses fatores nas redes confessionais de ensino, destacando a importância da gestão por evidências, da inovação nas práticas administrativas e da missão institucional salesiana como pilares para atravessar com solidez os tempos de instabilidade e de incertezas. O Programa de Formação de Lideranças da RSB continua ao longo do ano, com novos encontros on-line no 2º semestre, fortalecendo o compromisso da Rede com a formação contínua, a excelência na gestão e a fidelidade ao carisma salesiano. Angélica Novais da Rede Salesiana Brasil

A paróquia de São Domingos de Gusmão, em Araxá, será elevada a ‘Santuário' no Ano Jubilar da Esperança

Em pleno Ano Jubilar da Esperança e às vésperas da celebração do Centenário da presença salesiana em Araxá, a Arquidiocese de Uberaba, por meio de seu Conselho Presbiteral e com a aprovação do Arcebispo Metropolitano, Dom Paulo Mendes Peixoto, aprovou a elevação da Igreja Paroquial de São Domingos de Gusmão a ‘Santuário’. A histórica paróquia, fundada em 1791, é uma das mais antigas de Minas Gerais. Sua atual igreja paroquial, inaugurada em 1948, é um símbolo de Fé, tradição e serviço à comunidade. Com a elevação, a igreja passa a ser reconhecida oficialmente como ‘Santuário de São Domingos de Gusmão’, tornando-se um local de peregrinação, oração, esperança e missão. O atual pároco, P. Jonathan Alex da Costa SDB expressou profunda emoção e gratidão: "Essa não é conquista apenas da nossa paróquia, mas de toda a Comunidade de Fé que caminha há séculos unida, neste solo sagrado. É um dom de Deus para a Comunidade de Araxá, para a Igreja e para a Família Salesiana. Esta encontrou neste local um solo fértil para a missão de evangelizar os jovens". (...) A celebração oficial da elevação à posição de Santuário será divulgada em breve e contará com uma programação especial, integrada nas festividades do centenário da chegada dos salesianos a Araxá, previstas para 2026. Fonte: Agência Info Salesiana    

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil