Notícias

Notícias

24/04/2026

União e Estratégia: Brasília Sedia Assembleia Geral Ordinária da RSB

Lideranças dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora reúnem-se no Escritório Nacional da RSB para consolidar estratégias de gestão em rede em prol das juventudes.

Nesta sexta-feira (24), o Escritório Nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), é o cenário de um dos momentos mais estratégicos para a governança da instituição: a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da RSB. O encontro presencial reúne os inspetores e inspetoras de todo o Brasil para avaliar a caminhada conjunta e traçar as diretrizes estratégicas que nortearão a missão salesiana nos próximos ciclos.

Missão "Insieme": A Força da Rede

A Assembleia da RSB representa o ápice do trabalho sinodal, unindo a Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (CIB) e a Conferência Interinspetorial dos Salesianos do Brasil (CISBRASIL). O encontro é um espaço privilegiado para o diálogo fraterno, onde a pluralidade das realidades regionais se encontra em uma visão educativa compartilhada.

Embora o caráter da reunião seja estratégico e voltado para temas de gestão e sustentabilidade da Rede, o propósito final permanece inalterado: garantir a excelência da educação integral e a eficácia da evangelização de milhares de crianças, adolescentes e jovens atendidos pelas instituições salesianas de norte a sul do país.

Planejamento e Inovação

Durante a jornada de trabalho em Brasília, os membros da Assembleia analisam os resultados das ações em rede e projetam inovações que respondam aos desafios contemporâneos da sociedade. A integração entre as áreas de comunicação, pastoral, escolas e ação social é um dos pilares discutidos para fortalecer a identidade salesiana e o impacto das unidades educativas e sociais.

Assessorados pelos diretores executivos da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior, estiveram presentes na Assembleia:

Pe. Ricardo Carlos - Presidente

Ir. Alaíde Deretti - Vice-Presidente

Ir. Maria Américo Rolim; 

Ir. Maria Ivone Ranghetti; 

Ir. Raquielle Casemiro Pereira; 

Ir. Teresinha Ambrosim; 

Ir. Terezinha de Jesus Oliveira dos Santos; 

Pe. Adalberto Alves de Jesus; 

Pe. Ademir Ricardo Cwendrych; 

Pe. Alexandre Luiz de Oliveira; 

Pe. Francisco Inácio Vieira Junior; 

Pe. Philippe Robert Jean Bauzière;

Também estiveram presentes a Ir. Paola Battagliola e Pe. Hector Gabriel Romero os visitadores da região; 

O momento também contou com as presenças da Coordenadora Executiva da RSB, Maria Dantas, e da assessora jurídica da RSB, Vanessa Martins.

A realização da AGO reafirma o compromisso com uma gestão transparente e profundamente inspirada no carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello. É o momento de renovar a esperança e unir forças para que, juntos, os educadores salesianos continuem construindo caminhos de excelência que transformam vidas.

Por Janaina Lima, com apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

24/04/2026

Unidade e Planejamento: Brasília Recebe Assembleia Geral Ordinária da CISBRASIL

Encontro na sede da Rede Salesiana Brasil (RSB) reúne inspetores de todo o país para alinhar as diretrizes estratégicas e fortalecer a missão de Dom Bosco em território nacional.

Nesta quinta-feira, 23 de abril, o Escritório Nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), sedia a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Conferência Interinspetorial dos Salesianos do Brasil (CISBRASIL). O encontro presencial congrega os inspetores das inspetorias salesianas do país e lideranças nacionais para um momento fundamental de discernimento, avaliação e planejamento das atividades comuns da congregação no Brasil.

Articulação e Fortalecimento da Missão

A Assembleia da CISBRASIL consolida-se como o espaço privilegiado para a discussão de temas carismáticos, congregacionais e jurídicos que impactam a presença salesiana de norte a sul. Durante a reunião, as lideranças buscam definir estratégias que potencializem o trabalho em rede, focando na integração das frentes de atuação: pastoral juvenil, formação, educação e evangelização.

O caráter estratégico do encontro permite uma partilha profunda sobre os desafios contemporâneos da missão, garantindo que as ações das inspetorias estejam alinhadas ao carisma de Dom Bosco e voltadas, prioritariamente, para o atendimento e a formação integral das juventudes.

Trabalho em Rede e Sinergia Nacional

A realização da AGO no Escritório Nacional da RSB reforça o papel da CISBRASIL como articuladora da missão salesiana no Brasil. O encontro é uma oportunidade para que os inspetores e coordenadores nacionais de áreas estratégicas (como paróquias, formação e pastoral) pactuem metas que promovam a unidade e a eficiência das obras salesianas.

Estiveram presentes na AGO da CISBRASIL:

Pe. Adalberto Alves de Jesus 

Pe. Ademir Ricardo Cwendrych 

Pe. Alexandre Luiz de Oliveira 

Pe. Cássio Rodrigo de Oliveira

Pe. Francisco Alves de Lima

Pe. Francisco Inácio Vieira Junior 

Pe. Hector Gabriel 

Pe. Philippe Robert Jean Bauzière

Pe. Ricardo Carlos 

Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior

Ao final desta jornada de trabalho, a Assembleia reafirma o compromisso dos Salesianos de Dom Bosco com uma gestão profissional e pastoralmente dedicada, visando sempre a construção de uma sociedade mais justa e o protagonismo dos jovens em seus projetos de vida.

Por Janaina Lima, com apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

24/04/2026

Sinergia e Missão: Brasília Sedia Assembleia Geral Ordinária da CIB

Encontro presencial na capital federal reúne lideranças das Filhas de Maria Auxiliadora para alinhar estratégias nacionais e fortalecer a presença educativa-pastoral em todo o Brasil.

Nesta quinta-feira, 23 de abril, o Escritório Nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), recebe a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil (CIB). O encontro presencial representa um momento vital de governança e comunhão, onde as inspetoras e delegadas da conferência se reúnem para dialogar sobre os rumos da missão das FMA em território nacional.

Diálogo Estratégico e Trabalho Sinodal

Realizada tradicionalmente nos meses de abril e novembro, a Assembleia é o espaço primordial para o exercício da sinodalidade. No centro das discussões, está o fortalecimento da ação formativa, educativa e evangelizadora, buscando respostas integradas para as necessidades contemporâneas das juventudes brasileiras.

Embora as pautas envolvam decisões estratégicas institucionais, o foco permanece fiel ao carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello: garantir que a presença salesiana em cada região do país seja dinâmica, colaborativa e de alto impacto social e pastoral para as juventudes.

Avaliação e Planejamento em Rede

A reunião em Brasília permite que as lideranças avaliem as iniciativas em curso e projetem os próximos passos do plano de ação da Conferência. A troca de experiências entre as diversas inspetorias é o que sustenta a unidade da CIB, permitindo que projetos exitosos em uma região possam inspirar e fortalecer a rede como um todo.

Estiveram presentes para a AGO:

Ir. Alaíde Deretti 

Ir. Áurea Martins Lopes

Ir. Ingrid Stephanie Gomes 

Ir. Maria Américo Rolim 

Ir. Maria Ivone Ranghetti 

Ir. Paola Battagliola 

Ir. Raquielle Casemiro Pereira 

Ir. Silvia Aparecida da Silva

Ir. Teresinha Ambrosim 

Ir. Terezinha de Jesus Oliveira dos Santos 

A realização desta AGO no Escritório Nacional da RSB sublinha a importância da integração entre as forças da Família Salesiana, reafirmando o compromisso das Filhas de Maria Auxiliadora em trabalhar de forma conectada, valorizando a corresponsabilidade e a visão profética em prol da educação e da transformação de vidas em todo o Brasil.

Por Janaina Lima, com apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

24/04/2026

Conexão Global: RSB Impulsiona Internacionalização com Imersão de Inglês para o Ensino Fundamental

Programa "English and Action" promove vivência cultural e linguística intensiva, preparando estudantes para os desafios de um mundo interconectado

A Rede Salesiana Brasil (RSB) segue avançando na consolidação de seu Programa de Internacionalização, oferecendo às lideranças e estudantes experiências que vão muito além da sala de aula. Uma das iniciativas de maior destaque neste semestre são as imersões do programa "English and Action", um projeto estratégico que coloca estudantes do 7º e 8º ano em contato direto com o idioma e a cultura de países de língua inglesa, estimulando a autonomia e o protagonismo juvenil.

Metodologia: Inglês 24 Horas por Dia

Os encontros, que têm duração de três a quatro dias, utilizam a metodologia de imersão total. Durante o período, todas as comunicações — desde as instruções para atividades esportivas e trilhas até as refeições temáticas — são realizadas estritamente em inglês.

A ação conta com o suporte de empresas parceiras especializadas, como a English in Action (com sede em Sapucaí-Mirim) e a On the Road, garantindo um ambiente seguro e pedagogicamente estimulante. "A ideia é que os estudantes falem somente inglês o tempo todo", explica o Gestor Educacional da RSB, Anderson Leal. "Trazemos aspectos culturais até nos jantares e almoços, direcionando as atividades para que eles vivenciem o idioma de fato", complementa.

Ferramentas para o Futuro e Projeto de Vida

Para a RSB, o domínio de uma segunda língua é uma ferramenta essencial para que as juventudes alcancem seus sonhos em um mundo globalizado. Anderson Leal ressalta que essa preparação é parte integrante da missão salesiana: "A educação salesiana prepara para a vida. Trabalhar a língua inglesa e a questão cultural é dar os instrumentos para que o jovem realize seu Projeto de Vida e alcance a felicidade".

A Voz de Quem Viveu a Experiência

O entusiasmo dos(as) estudantes que participaram da etapa em Sapucaí-Mirim (MG), que aconteceu de 19 a 22 de abril, confirma o impacto positivo da iniciativa:

"Essa imersão aprimorou meu inglês e me ensinou coisas que levarei para a vida, como companheirismo, união e caráter. Fiz práticas esportivas que nunca tinha feito antes, foi muito importante", diz Henrique Cabreira.

"É incrível! Você fica vários dias falando só inglês com todos os monitores. Tem muitas atividades, é muito divertido", comenta Victor Prata Martinez.

"Nós amamos! Fizemos trilhas, stand-up, caiaque e até visitamos o zoológico. Foi uma experiência muito legal", conta Maria Antônia.

Próximas Paradas: Uma Imersão em Rede

O movimento de internacionalização continuará percorrendo as diversas regiões do país ao longo de 2026, garantindo que o benefício da imersão chegue a todas as escolas da RSB. Confira o calendário das próximas edições:

  • Junho: Sapucaí-Mirim (MG)
  • Julho: Novo Hamburgo (RS)
  • Setembro: Manaus (AM)
  • Outubro: Jaboatão dos Guararapes (PE) e Cachoeira do Campo (MG)

Com iniciativas como esta, a Rede Salesiana Brasil reafirma seu papel como referência em educação de qualidade com alcance global, formando cidadãos capazes de construir pontes e atuar com protagonismo em qualquer lugar do mundo.

Por Janaina Lima, com apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB)

24/04/2026

De Itajaí para o Mundo: Aluna Salesiana é Aprovada em Jornalismo em 7 Universidades dos EUA

No Dia das Meninas nas Tecnologias de Informação e Comunicação, a história de Manuela Pinheiro inspira ao unir paixão pela comunicação e formação integral.

Neste dia 25 de abril, data em que se celebra o Dia das Meninas nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), a Rede Salesiana Brasil (RSB) compartilha uma conquista que atravessa fronteiras. Manuela Pinheiro, aluna do Colégio Salesiano Itajaí (SC), acaba de escrever um capítulo decisivo em seu "Projeto de Vida" ao ser aprovada para o curso de Jornalismo em sete prestigiadas instituições dos Estados Unidos: Eastern Michigan University, Elizabethtown College, Marquette University, Monmouth University, Rollins College, St. Thomas Aquinas College e University of Kentucky.

Uma Vocação Conectada

A paixão de Manuela pela comunicação nasceu em casa — filha de mãe jornalista e pai coordenador de produção de jornal — e cresceu no ambiente digital. Ainda na infância, criou um canal para compartilhar leituras, o que a levou a dominar ferramentas de edição de vídeo e escrita.

Entretanto, foi a união entre a tecnologia e o fazer jornalístico que selou seu destino. "Ver o set de filmagem, a parte onde produzem os podcasts, gravam rádio e a sala com o jornal impresso na UFSC me mostraram que eu queria fazer parte desse mundo", revela Manuela. O sonho de estudar fora, alimentado pela literatura juvenil, ganhou contornos reais em 2024, quando ela mergulhou no processo de aplicação para universidades americanas, conhecidas pela estrutura de elite na área de comunicação.

O Diferencial da Formação Holística Salesiana

Diferente dos vestibulares brasileiros, o processo de aceitação nas universidades dos EUA é holístico, avaliando o aluno além das notas. Nesse cenário, o ecossistema do Colégio Salesiano Itajaí foi o diferencial competitivo para Manuela.

Durante o Ensino Médio, a jovem explorou diversas áreas oferecidas pela escola: participou do Laboratório de Teatro, do Grupo de Dança e do Grupo de Voluntariado. "Essas atividades são fundamentais para o meu currículo, pois demonstram diferentes lados da minha personalidade, exatamente o que as faculdades querem ver. Se eu estudasse num local sem tantas oportunidades e profissionais tão capacitados, o processo seria muito mais difícil", afirma a futura jornalista, que também conquistou bolsas de estudo por mérito acadêmico.

Alívio e Recompensa

Receber as cartas de aceitação foi a coroação de um ano de dedicação intensa aos estudos e às atividades extracurriculares. Para Manuela, os resultados trouxeram um sentimento de alívio e a certeza de estar no caminho certo. "Saber que todo esforço gerou frutos foi uma alegria imensa. É o primeiro passo do meu sonho de estudar fora do país".

Orgulho que Atravessa Gerações

"O sucesso da Manu é o meu sonho. Acompanhar ela realizando o sonho, que ela se dedicou tanto para conquistar, é felicidade e orgulho sem fim. Manu sempre foi especial, mas ao longo dos 10 anos no Colégio Salesiano, ela se superou. Sempre foi dedicada, estudiosa, responsável, disciplinada e aplicada; junto com o trabalho realizado pelos professores, foi explorando ainda mais habilidades, ampliando conhecimentos e amadurecendo sonhos que, na minha opinião, se tornaram naturalmente possíveis de serem realizados, porque, como sempre falo, a base foi excelente. Muita gratidão à equipe Salesiana de Itajaí”, comenta Christiane Pinheiro, jornalista e mãe da Manuela.

"Manu sempre foi nosso orgulho. Sempre foi estudiosa e aplicada. No Colégio Salesiano de Itajaí se desenvolveu ainda mais e foi no colégio que o sonho de ultrapassar fronteiras nasceu. Com o apoio dos professores e sua dedicação, está subindo cada degrau como deve ser, com determinação e tranquilidade. O colégio Salesiano foi fundamental para a formação de uma jovem tão cheia de objetivos e sonhos", diz Paulo Sérgio de Souza, Coordenador de Operações e pai de Manuela.

Vozes que Inspiram

A trajetória de Manuela Pinheiro reafirma o compromisso das escolas da Rede Salesiana Brasil em fornecer não apenas o conhecimento técnico e tecnológico, mas as oportunidades para que cada estudante descubra seu protagonismo e alcance voos globais a partir de seus Projetos de Vida.

Por Janaina Lima, com o apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB)

23/04/2026

Estudantes do Colégio Salesiano Núcleo Bandeirante são homenageados na Câmara Legislativa do DF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou, nesta quarta-feira (22), uma sessão solene em celebração aos 66 anos de Brasília, marcada por um forte olhar para o futuro e pelo reconhecimento do papel transformador da juventude. Com o tema “Brasília 66 anos: o protagonismo jovem para uma nova construção da capital”, o evento reuniu autoridades, educadores, empresários, historiadores e centenas de estudantes do Ensino Médio.

Proposta pela deputada distrital Paula Belmonte, a cerimônia destacou iniciativas e trajetórias de jovens que vêm se sobressaindo por sua liderança, engajamento social e impacto positivo em suas comunidades. Entre os homenageados, dois estudantes do Colégio Salesiano Núcleo Bandeirante se destacaram: Maria Eduarda e Ednaldo Júnior, agraciados com a Moção de Louvor pela representatividade jovem.

Entre esses destaques, Maria Eduarda também vem construindo uma trajetória expressiva no esporte, especialmente no parabadminton, representando o Brasil em competições internacionais. Recentemente, em torneio realizado na República Tcheca, a estudante conquistou resultados relevantes, subindo ao pódio com medalha de prata na dupla mista e bronze na dupla feminina. Em suas redes sociais, ela destacou a experiência como um período de intensa dedicação, aprendizado e crescimento, ressaltando que, mais do que as medalhas, leva consigo a evolução e as vivências que tornaram cada momento significativo.

A participação e o reconhecimento dos estudantes refletem, de forma concreta, a proposta educativa salesiana, que valoriza o protagonismo juvenil como eixo central do processo formativo. Inspirado no carisma de Dom Bosco, o modelo pedagógico salesiano acredita na educação integral, que vai além do conteúdo acadêmico e forma jovens conscientes, participativos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Mais do que uma homenagem, o momento reforça a importância de investir nas novas gerações como agentes ativos de transformação social. Em sintonia com os valores do Evangelho, a educação salesiana promove o desenvolvimento de competências, valores e atitudes que capacitam os jovens a assumirem seu papel como protagonistas da própria história e da história coletiva.

Celebrar os 66 anos de Brasília reconhecendo a juventude é também reafirmar que o futuro da capital — e do país — passa pela formação de cidadãos éticos, críticos e comprometidos. Para o Colégio Salesiano Núcleo Bandeirante, ver seus estudantes sendo reconhecidos nesse contexto é motivo de orgulho e confirmação de que a missão educativa está gerando frutos concretos.

Seguimos firmes no propósito de formar “bons cristãos e honestos cidadãos”, capazes de transformar realidades com esperança, protagonismo e responsabilidade.

‍Fonte: Herik Bianke Braga - Inspetoria São João Bosco

23/04/2026

Dia do Jovem Trabalhador: missão e compromisso

Celebrado em 24 de abril, o Dia do Jovem Trabalhador nos convida a olhar com atenção e responsabilidade para as oportunidades oferecidas às juventudes brasileiras. Em um país marcado por desigualdades no acesso ao primeiro emprego, essa data ganha ainda mais relevância ao evidenciar políticas públicas que, de fato, transformam trajetórias, entre elas, a política de aprendizagem profissional.

Mais do que uma porta de entrada para o mundo do trabalho, o programa de aprendizagem representa um caminho estruturado de formação integral. Amparado pela Lei nº 10.097/2000, garante que adolescentes e jovens tenham acesso ao trabalho protegido, aliado à formação teórica, ao acompanhamento pedagógico e ao desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais.

Nesse contexto, o trabalho deixa de ser apenas uma fonte de renda e passa a ser também um espaço educativo, no qual o jovem aprende sobre responsabilidade, convivência, ética, organização e projeto de vida. Trata-se de uma experiência que amplia horizontes, fortalece a autoestima e possibilita que muitos jovens sonhem e planejem um futuro antes considerado distante.

A Inspetoria São João Bosco, por meio de suas obras sociais, especialmente os CESAMs , tem papel protagonista nesse processo. Com atuação em diferentes estados do Brasil, a Inspetoria não apenas executa a política de aprendizagem, mas também contribui ativamente para o seu fortalecimento, incidindo em espaços estratégicos de formulação e defesa de direitos.

A presença da Inspetoria em instâncias como o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e outros conselhos reforça esse compromisso institucional com a promoção e proteção dos direitos das juventudes. Nesses espaços, são construídas diretrizes, defendidas políticas públicas e assegurado o reconhecimento da aprendizagem como ferramenta essencial para o desenvolvimento social do país.

Ao longo dos anos, os Salesianos têm reafirmado seu compromisso com uma educação que prepara para a vida. Nesse percurso, destaca-se o olhar visionário de Dom Bosco que, ainda no século XIX, ao perceber a realidade dos jovens trabalhadores em Turim, não apenas os acolheu, mas também buscou garantir condições dignas de trabalho. Foi ele quem elaborou um dos primeiros contratos voltados para jovens aprendizes, assegurando direitos, proteção e acompanhamento — uma iniciativa pioneira que antecipa, em muitos aspectos, o que hoje compreendemos como aprendizagem profissional.

Inspirados por esse legado, os programas desenvolvidos pela Inspetoria São João Bosco seguem promovendo uma formação que integra trabalho, educação e valores. Uma proposta que reconhece o jovem em sua totalidade: sujeito de direitos, em processo de desenvolvimento e com potencial para transformar sua própria história e a realidade em que vive.

Neste Dia do Jovem Trabalhador, reafirmamos a importância de investir em políticas públicas que garantam oportunidades reais para as juventudes. Defender a aprendizagem profissional é defender o direito ao futuro. É acreditar que, quando oferecemos condições dignas e caminhos estruturados, os jovens não apenas trabalham eles crescem, se desenvolvem e se tornam protagonistas de suas próprias vidas.

É esse o sonho de Dom Bosco que segue vivo: formar bons cristãos e honestos cidadãos. Hoje, ele se concretiza em cada jovem aprendiz que encontra, no trabalho digno e na educação de qualidade, uma nova oportunidade de construir seu caminho.

No mercado de trabalho atual em que vivemos, está cada vez mais difícil ser incluído em empregos, ainda mais sendo uma jovem sem experiência em busca de uma primeira oportunidade, como eu. Porém, desde que eu conheci o Cesam, esse tipo de pensamento mudou. Eles me mostraram que ser jovem e não ter experiência não é um problema, mas sim uma oportunidade de crescimento e evolução. Com a oportunidade que eles me deram, eu pude estar em uma vaga onde posso aprender, descobrir e, principalmente, evoluir sem o medo de errar no processo. Eles me dão o devido espaço para eu entender que sou capaz de muito, basta ter vontade de crescer profissionalmente. Por isso digo que o programa de aprendizagem está sendo uma das melhores escolhas que fiz atualmente, pois não é algo passageiro, é algo que levarei para o resto da minha vida profissional. Todos esses aprendizados, conselhos e experiências servirão para me tornar a profissional que eu quero ser e aquela que o Cesam me mostrou que um dia serei. Por fim, deixo uma mensagem: sou grata não apenas pela oportunidade que eles me deram, mas também pela valorização e compreensão de que jovens como eu são capazes de muito mais, basta alguém estar disposto a reparar nisso. Aprendiz CESAM Minas

Fonte: Carolina Neves - Inspetoria São João Bosco

20/04/2026

Rede Salesiana Brasil marca presença no FIFE 2026 e reforça compromisso com a captação de recursos para o impacto social

Gestora nacional de captação representou a Rede no maior fórum interamericano de filantropia estratégica, realizado em Recife

Entre os dias 14 e 17 de abril, Recife foi palco do FIFE 2026, o maior Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica realizado no Brasil. E a Rede Salesiana Brasil esteve lá.

Representada por Sandra Sahd, gestora nacional de captação de recursos da RSB, a Rede integrou um grupo expressivo de profissionais das obras salesianas presentes no congresso: membros da Missão Salesiana do Mato Grosso, das Inspetorias do Nordeste, do Sul, de Belo Horizonte e do Sudeste marcaram presença no evento, formando um retrato fiel da capilaridade salesiana pelo país.

Ao longo de quatro dias e mais de 100 palestras, o FIFE reuniu gestores, captadores e lideranças do terceiro setor para debater inovação, financiamento e impacto social. Para Sandra, porém, o maior aprendizado foi uma confirmação e não uma novidade: "Conhecimento é fundamental, mas, em um mundo tão tecnológico como o que estamos vivendo, é o networking e os relacionamentos que realmente podem transformar a sociedade."

Teoria e prática, lado a lado

Mais do que absorver conteúdo, Sandra destaca que o FIFE permitiu vivenciar na prática aquilo que era apresentado nas palestras. O encontro com profissionais com décadas de atuação no setor, muitos deles parceiros de longa data, reforçou o valor das conexões construídas ao longo do tempo.

"Encontrei grandes amigos e profissionais que, assim como eu, atuam há mais de 20 anos no setor, muitos deles desde o período em que fui conselheira da ABCR. São pessoas que, ao longo de suas trajetórias, captaram milhões de reais e ajudaram a transformar continuamente o nosso país", conta.

A gestora é direta ao conectar esses aprendizados ao propósito salesiano: cada nova parceria, cada modelo de gestão aprimorado e cada oportunidade de financiamento conquistada se traduz em impacto real para as mais de 100 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social atendidos anualmente pela Rede Salesiana no Brasil.

"Quando nos abrimos às inovações, aos novos modelos de gestão e captação, e buscamos atrair mais oportunidades de financiamento para as nossas obras, estamos aproximando a mudança de realidade dessas crianças e jovens", afirma Sandra.

Propósito renovado

Sandra reconhece que os desafios do terceiro setor são significativos, mas é justamente para isso que eventos como o FIFE existem. "Sempre voltamos com uma teoria que, se aplicada com dedicação, transforma o nosso dia a dia de gestão", reflete.

E ela encerra com uma síntese que resume bem a filosofia por trás do trabalho: "Quando nos capacitamos com conteúdo de qualidade e colocamos isso em ação, melhorar o mundo deixa de ser sonho e se torna consequência."

Próximo passo: San Diego

O congresso em Recife, no entanto, é apenas o primeiro de dois eventos internacionais na agenda de Sandra neste mês. Após o FIFE, ela segue para San Diego, nos Estados Unidos, onde participará de outro fórum do setor, desta vez não como ouvinte, mas como palestrante. O tema que conduzirá é: "Do 'Face to Face' aos grandes doadores: como captar recursos em tempos difíceis".

Uma confirmação, em ato, daquilo que ela tanto defende: teoria sem prática não basta, mas a prática iluminada pela teoria certa pode transformar o Brasil. E o mundo.

Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

20/04/2026

Estudantes do Salesiano Nossa Senhora da Vitória conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Geopolítica

O Salesiano Nossa Senhora da Vitória, em Vitória (ES), celebrou o desempenho de destaque de seus estudantes na Olimpíada Brasileira de Geopolítica (OBGP). Os resultados, que abrangem desde o Ensino Fundamental Anos Finais até o Ensino Médio, reforçam o compromisso da instituição com uma proposta pedagógica de excelência e o protagonismo juvenil em temas de relevância global.

No Nível 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, a estudante Maria Clara Ewald de Paiva conquistou a medalha de Ouro, enquanto Ana Julia Barbosa Prates garantiu a Prata. O nível também contou com medalhas de Bronze para Pedro Feltmann e Julia Nogueira Coelho, além de uma menção de Honra ao Mérito para Maria Clara de Oliveira Coutinho.

A excelência acadêmica estendeu-se ao Nível Ensino Médio e 4º ano Técnico, onde Luana de Azevedo Magnavita foi premiada com a medalha de Bronze e Ludmila Rodrigues Plazzi Colares recebeu a distinção de Honra ao Mérito.

Formação para o Mundo

A participação em olimpíadas científicas como a OBGP integra o projeto pedagógico do Salesiano, que há mais de 80 anos acolhe alunos na capital capixaba. Para a instituição, esses resultados refletem uma educação que prepara para a vida, incentivando o desenvolvimento de competências críticas e o compromisso com a cidadania.

Fonte: Gislan Vitalino - Inspetoria São João Bosco

20/04/2026

Páscoa Solidária: RSB e Instituto Casa das Artes levam doçura e esperança a crianças do Sol Nascente

Ação conjunta beneficia crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, reafirmando o compromisso salesiano com a dignidade e a alegria das juventudes.

A celebração da Páscoa na Rede Salesiana Brasil (RSB) foi marcada, mais uma vez, pela solidariedade e pelo cuidado com os pequenos. Em uma parceria já tradicional com o Instituto Casa das Artes, localizado no Sol Nascente, em Brasília (DF), a RSB uniu forças para proporcionar um feriado mais doce e digno a centenas de jovens que vivem em contexto de vulnerabilidade social na região da QNR.

Pequenos atos, grandes transformações

Este ano, a Direção Executiva da RSB destinou 40 caixas de chocolates para a instituição. O gesto, embora simples, carrega a essência do carisma salesiano: a crença de que a educação e a evangelização das juventudes também passam pelo acolhimento e pela garantia de direitos básicos, como o lazer e a celebração.

Ao todo, 250 crianças e adolescentes foram beneficiados pela iniciativa. Para a coordenadora do Instituto Casa das Artes e Cooperadora Salesiana, Danila Gomes dos Santos, o impacto da ação vai além do alimento. "A importância é poder proporcionar a crianças e adolescentes que vivem no estado de vulnerabilidade social que, na Páscoa, elas tenham os mesmos direitos e oportunidades que toda criança e adolescente deveria ter: poder comer um chocolate", destaca.

Presença e Voluntariado

Fiel ao espírito de "presença" de Dom Bosco e Madre Mazzarello, a ação não se limitou à entrega dos donativos. O cronograma foi dividido em dois momentos especiais:

  • 05 de abril: Entrega oficial dos chocolates.
  • 12 de abril: Um domingo festivo com lanche especial e diversas brincadeiras.

A celebração contou com o apoio fundamental da Família Salesiana, representada por quatro Cooperadores Salesianos e três Aspirantes: Marcia Gomes, Louissy Ellen Pereira Barbosa, Jony Lima de Assis e Marilene Amaral Pinheiro. A participação ativa dos voluntários reforça o compromisso da RSB em não apenas doar, mas estar junto, educando pelo exemplo e pelo afeto.

Sobre o Instituto Casa das Artes

Localizado na QNR 02 do Sol Nascente, o Instituto desempenha um papel crucial na comunidade, oferecendo suporte e atividades para jovens do Sol Nascente e Pôr do Sol, em Brasília (DF). A parceria com a RSB em datas como Páscoa, Dia das Crianças e Natal reafirma o poder do trabalho em rede para transformar a realidade da comunidade local.

Por Janaina Lima, com apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil.

18/04/2026

Manaus sedia 2ª etapa do ENARSE/ENEL 2026

Lideranças das Inspetorias Nossa Senhora da Amazônia e São Domingos Sávio reúnem-se para consolidar indicadores de gestão e fortalecer a atuação em rede.

 

Dando continuidade ao cronograma inédito de eventos, a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou, nos dias 16 e 17 de abril, em Manaus (AM), a segunda edição regional do ENARSE/ENEL 2026. Após o sucesso da abertura em Campo Grande (MS), o evento reuniu gestores e lideranças das escolas salesianas da região Norte para um aprofundamento estratégico nos Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional do Caderno 6 do Currículo da RSB.

Sinergia e Metodologia em Rede

Sob a organização das Coordenações Inspetoriais e do Escritório Nacional da RSB, o encontro contou com a assessoria metodológica do Dr. Ricardo Mariz. A programação foi desenhada para transformar as diretrizes nacionais em ações práticas, respeitando a realidade local.

O primeiro dia foi dedicado à compreensão do cenário atual da educação e à necessidade de mudanças estruturais por meio do "Ciclo de Melhorias". No painel técnico, os participantes discutiram como os indicadores atuam como pontos de observação essenciais para a ação estratégica, culminando em trabalhos em grupos divididos pelas cinco dimensões da gestão (Liderança, Pedagógica, Pastoral, Comunicação e Administrativa/Financeira).

Plenária e Consolidação de Resultados

O segundo dia da jornada em Manaus foi marcado pela partilha e pela síntese regional. Cada grupo de dimensão apresentou seus achados e aprendizados, identificando padrões transversais que servirão de insumos fundamentais para o Painel Nacional da RSB.

Um dos momentos mais significativos foi a análise do índice de maturidade dos indicadores de cada escola. Essa etapa permitiu que as lideranças olhassem para dentro de suas realidades e, de forma colaborativa, pactuassem os indicadores síntese que nortearão o aperfeiçoamento constante da missão salesiana no Norte do país.

"Dom Bosco foi um grande sonhador e, como sonhadores, filhos de um sonhador, estamos aqui sonhando com uma educação de qualidade, com aquilo que nós já entregamos nas nossas escolas. E o intuito desse encontro é profissionalizar ainda mais as nossas instituições, ver as estratégias que nós temos de aprendizado dos nossos alunos e ver como que os nossos alunos serão mais felizes. Porque o nosso grande objetivo, o nosso grande sonho como educadores salesianos é que eles sejam pessoas felizes, ‘bons cristãos e honestos cidadãos’", comenta o Gestor Educacional da RSB, Anderson Leal.

Vozes da Região Norte

Abaixo, confira alguns destaques de quem viveu a segunda etapa deste movimento em Manaus:

 

"Olá, eu sou o Ricardo Mariz, estou aqui no encontro regional de Manaus. Estamos fazendo um trabalho muito interessante aqui. Nós vamos ter como resultado desse processo todo, indicadores regionais, o que é um passo para o fortalecimento da qualidade da escola, para construção de ciclos de melhoria", diz o participante Ricardo Mariz.

 

“Para mim, participar do ENARSE está sendo uma experiência onde a gente enriquece a nossa missão. Esse momento fortalece cada vez mais as nossas práticas pedagógicas e eu tenho certeza que, ao sairmos daqui, a gente também assume cada vez mais o fortalecimento do nosso trabalho, olhando o nosso campo pastoral, pedagógico e se enriquecendo dentro das nossas casas, das nossas escolas. Então, para mim, viver essa experiência é um enriquecimento da nossa missão, da nossa identidade carismática salesiana", diz Irmã Juscélia.



Próxima Parada: Goiânia

A mobilização em rede não para. O compromisso da RSB com a excelência educativa segue percorrendo o Brasil, promovendo a integração entre o carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello e a gestão profissional de alta performance.

Fique atento às mídias sociais da Rede Salesiana Brasil para acompanhar a cobertura completa desta jornada. O próximo encontro regional já tem data marcada: será em Goiânia (GO), nos dias 29 e 30 de abril, reunindo as lideranças das Inspetorias Madre Mazzarello e São João Bosco.

 

Por Janaina Lima, com apoio da Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com
17/04/2026

Oscar Schmidt, ex-aluno salesiano e maior cestinha do basquete brasileiro, morre aos 68 anos

Ídolo do esporte nacional, o atleta faleceu nesta sexta-feira (17) após mais de uma década de luta contra um câncer no cérebro. Estudante nos colégios salesianos de Natal e Brasília, Oscar sempre reconheceu publicamente a influência da educação salesiana em sua trajetória

A Rede Salesiana Brasil lamenta o falecimento de Oscar Daniel Bezerra Schmidt, ocorrido nesta sexta-feira, 17 de abril de 2026, em São Paulo. Conhecido como "Mão Santa", Oscar Schmidt é o segundo maior pontuador da história do basquete mundial e conquistou seis títulos com a Seleção Brasileira. Ele tinha 68 anos e lutava contra um câncer no cérebro desde 2011.

Formação salesiana

Oscar Schmidt iniciou sua trajetória escolar no Colégio Salesiano São José, em Natal (RN), onde estudou durante a infância e os primeiros anos da adolescência. Foi nessa instituição que o atleta teve contato com o esporte de forma ampla, praticando natação entre outras modalidades, antes de se dedicar ao basquete. Aos 13 anos, quando a família se mudou para Brasília, a opção dos pais foi dar continuidade à formação em outro colégio da Rede Salesiana, reforçando o vínculo com a instituição em uma fase decisiva de seu desenvolvimento.

Em diferentes ocasiões ao longo da vida, Oscar reconheceu publicamente essa influência. Em visita ao Salesiano de Sorocaba, ao ser questionado pelo padre José Rodolfo sobre sua experiência nos colégios salesianos, o ex-atleta foi direto: "Claro! Meu pai não tinha muito dinheiro, mas a educação era prioridade em casa. Gostava muito do Salesiano!"

Retorno ao São José e homenagem

Em data comemorativa dos 80 anos do Colégio Salesiano São José, Oscar Schmidt retornou à escola onde estudou para participar das celebrações. Durante os dois dias de programação, visitou instalações da instituição, interagiu com estudantes e concedeu entrevista coletiva à imprensa. A escola lhe entregou uma placa de homenagem.

Na ocasião, o padre Robson, então diretor do São José, destacou o significado daquele retorno: "A formação salesiana recebida pelo Oscar reafirma para nós a certeza de que a educação é a arma mais poderosa para mudar uma sociedade. É um sinal de que estamos no rumo certo, com a grande proposta que é fazer a sociedade receber pessoas capacitadas e capazes de mudar o mundo para melhor."

Carreira esportiva

Ao longo da carreira, Oscar acumulou 49.737 pontos, número que o coloca entre os maiores pontuadores da história do basquete. Iniciou sua carreira no Palmeiras, em 1974, passando posteriormente pelo Sírio e por clubes europeus, com destaque para sua passagem de 11 temporadas pela Itália. Representou o Brasil em cinco edições dos Jogos Olímpicos: Moscou 1980, Los Angeles 1984, Seul 1988, Barcelona 1992 e Atlanta 1996. É o maior pontuador da história das Olimpíadas, com 1.093 pontos. Foi introduzido no Hall da Fama do Basquete Naismith em 2013 e no Hall da Fama da FIBA em 2010.

Oscar Daniel Bezerra Schmidt, 16 de fevereiro de 1958 a 17 de abril de 2026

Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil