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17/07/2024

Religiosa Salesiana realiza trabalho missionário no Amazonas

O amor pelo trabalho missionário com indígenas e ribeirinhos é a motivação da freira Madalena Scaramussa, de 78 anos, natural de Prosperidade, Vargem Alta, atuando na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em São Gabriel da Cachoeira, cidade mais indígena do Brasil, localizada no Amazonas. A católica pertence ao Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), ramo feminino dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), e afirma que a formação de crianças e adolescentes tem sido uma das principais atividades que desenvolve.

“Temos (SDB) o carisma de trabalhar junto das crianças, adolescentes e dos jovens com o serviço evangélico, fazendo com que eles experimentem o amor de Jesus Cristo Bom Pastor. Trabalho aqui (São Gabriel da Cachoeira) para ficar em meio a eles, no cuidado deles, seguindo sempre a metodologia de Dom Bosco, nosso fundador. Ele nos propõe trabalhar o ‘Amor Demonstrado’. Também ajudamos na alimentação. Quando falta um pacote de sal, por exemplo, são seis horas no barco a motor até o comércio mais próximo, por isso, nossa casa empresta os mantimentos e, quando eles podem, nos devolvem”, conta.

Quando assumiu a missão há 4 anos, a freira não estipulou um tempo de permanência no estado amazonense. Ela diz que pretende atuar como voluntária até que sua presença seja útil. No momento, Madalena trabalha com os índios cristianizados.

Nossa comunidade – que foi a segunda casa das Filhas de Maria Auxiliadora no Amazonas – completa no próximo ano (2025) um século de missão. Portanto, os indígenas já estão cristianizados. Não posso dizer que eles foram evangelizados, porque nosso trabalho aqui foi de catequização sacramental e não uma catequese forçada de evangelização segmentária. Mas temos muitos indígenas e ribeirinhos inseridos na igreja como Ministros e agentes de Pastoral”.

Numa região onde, até 1990, o Estado brasileiro estava totalmente ausente, a freira explica que “quem cuidou da educação e da saúde foram os salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora”.

O Amazonas é geograficamente muito amplo e, tradicionalmente, é dividido por seus grandes rios. Em 1914, a Santa Sé confiou aos Salesianos a Prefeitura Apostólica do Rio Negro e os primeiros salesianos chegaram à região já no ano seguinte, estabelecendo a sede para a nova missão em São Gabriel da Cachoeira, cerca de 850 quilômetros de Manaus. Logo se espalharam por toda a região, abrindo oratórios, escolas, centros para a juventude e paróquias, sem que fosse deixada de lado a presença missionária entre os indígenas.

As FMA chegaram à região um pouco depois, em 1923, data em que foi instalada a primeira Casa, também em São Gabriel. Em 1961, a Inspetoria Laura Vicuña foi oficialmente criada, para atender o crescente número de obras. Porém, devido às dificuldades causadas pelas distâncias e diversidades entre os estados (Amazonas, Pará, Rondônia), foi crida, em 1999, a Inspetoria Santa Teresinha, na qual a freira capixaba trabalha.

“Nesses lugares, trabalhamos com poucos recursos. Só usamos aquilo que podemos carregar nas canoas. Por vezes, levamos multimídias que funcionam por pilha ou bateria, para oferecermos uma formação mais atualizada, já que não há rede elétrica nesses locais. Nas comunidades indígenas ou ribeirinhas, ficamos por alguns dias e sempre levamos alimentação para todos de lá, geralmente o suficiente para, pelo menos, uma refeição. É o que conseguimos transportar”, conta. “Nossa Paróquia tem comunidades que estão há 9 horas de distância de barco. Não há água encanada ou sanitários nesses lugares. Por isso, praticamos o que eles fazem: nossos banhos são no rio. Eu, particularmente, não sei nadar e procuro um igarapé (pequeno rio navegável). São alguns apertos que passamos, que nos deixam felizes. Estamos aqui sabendo que vamos viver com pouco, mas por muito amor à Jesus Cristo e aos seus filhos.

Fonte e imagens: Diocese Cachoeiro

Fotos: Rede Salesiana Brasil (RSB)
17/07/2024

O encanto do Projeto Identità e o carisma salesiano

O Projeto Identità é uma proposta educativo-pastoral, pensada para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), para anunciar Jesus Cristo como o caminho, a verdade e a vida a partir da tradição salesiana, trazendo às crianças das presenças da Rede Salesiana Brasil (RSB), de forma lúdica, efetiva e afetiva, o que é próprio da identidade institucional. Daí o nome “Identità”, que significa “identidade” na língua materna salesiana, o italiano, em homenagem aos fundadores da Congregação: Dom Bosco e Madre Mazzarello. O Projeto é um itinerário de evangelização que tem o jeito das crianças, do encantamento, do lúdico e da afetividade. Assim, é uma proposta que parte da biografia dos santos salesianos, em diálogo com o material de Ensino Religioso da Coleção Nautas da editora salesiana, a Edebê Brasil, constituindo um arsenal teórico e prático que contribua para que as crianças conheçam mais a identidade salesiana e os amigos que fazem parte desta família, apoiando-as assim a serem “bons cristãos e honestos cidadãos”. 

Aplicado em caráter piloto, no ano de 2021, nas escolas e obras sociais da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida e da Inspetoria São Pio X, o Projeto Identità teve seus resultados observados por meio do acompanhamento sistemático e das avaliações junto aos participantes. Ao comprovar a relevância do Projeto e sua contribuição para o fortalecimento da identidade carismática, logo houve a decisão de ampliação para as demais presenças da RSB.

Trata-se, portanto, de um projeto vivo e dinâmico, tecido a muitas mãos, mentes e corações que, a cada ano, a partir das vivências das crianças, educadores, famílias e equipes gestoras, é aprimorado, consolidando-se como um relevante instrumento da ação educativo-pastoral. Na experiência piloto, participaram 13 escolas da Região Sul, sendo 5 escolas e 3 obras sociais da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida e 8 escolas e 2 obras sociais da Inspetoria São Pio X, todas comprometidas a dar continuidade ao Projeto.

Coordenado pela Ir. Lúcia Jacinta Finassi, atual Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, com a colaboração do Assessor de Ensino Religioso da RSB, Professor Dr. Sérgio Junqueira, e das equipes pedagógico-pastorais das escolas, o Projeto Identità teve início em 2021. Para 2023, a movimento de expansão buscou possibilitar que cada Inspetoria possa envolver até 50% de suas unidades. E, em 2024, a RSB trabalha a expansão da implementação do Projeto Identità para as escolas interessadas, conforme orientações dos Coordenadores Inspetoriais das Escolas Salesianas. Além disso, o Projeto Identità também foi aplicado na Obra Social Centro de Estudos do Menor e Integração da Comunidade (CEMIC), situado na cidade de Lins (SP), com o objetivo de analisar as necessidades de adequações nos planos de encontros e nas atividades propostas, adaptando-as ao contexto das obras sociais, com a perspectiva de posterior ampliação para todas as Obras.

“A Coleção Identità foi sonhada por uma Equipe de Pastoral e ela é o resultado do trabalho de muitas mãos, mentes e corações, ela foi idealizada e o seu início de construção da escrita do material foi em 2017 a partir do anseio de atualizar o mandato salesiano de ‘tornar Jesus Cristo mais conhecido e amado’, especialmente pelas crianças. Acreditando que o processo de educação à fé e na fé perpassa todas as fases da vida humana, mas que ele tem na infância o momento privilegiado do embasamento e da descoberta que alicerçará o itinerário de amadurecimento a ser vivido por cada pessoa, este material quer ser uma ferramenta de potencialização deste processo”, diz Ir. Jacinta. 

Confira alguns depoimentos de quem já aplica o Projeto clicando aqui.

OS RECURSOS DO PROJETO IDENTITÀ SUBSIDIADOS PELA RSB
Às instituições participantes do Projeto Identità, a Rede Salesiana Brasil envia o kit completo com todos os subsídios necessários para o início das atividades em suas localidades, pensados exclusivamente para o modelo de aprendizagem das crianças. As equipes recebem Revistas impressas de registro para as crianças realizarem as atividades com a proposta de que, a cada encontro, elas ampliem seus repertórios de leitura e de escrita, registrando suas ideias, o que foi significativo do encontro, fazendo desenhos e atividades vivenciais relacionadas aos temas explorados.

A RSB também envia uma Bolsa Baú personalizada com os sete bonecos que representam a história e a identidade institucional (Jesus Cristo, Nossa Senhora Auxiliadora, Dom Bosco, Madre Mazarello, Domingos Sávio, Laura Vicuña e Grígio), além de cinco fantoches da “Turminha Salesiana”, que interagem com os estudantes pelos vídeos e ao vivo durante os encontros.

As equipes podem utilizar a Bolsa Baú, como símbolo do tesouro, para guardar os bonecos, os fantoches da “Turminha Salesiana”, as Revistas de registro das crianças e outros recursos que subsidiam a realização do Projeto.

Para as presenças, são disponibilizados também o Livro do Professor, em formato PDF, com as orientações didáticas para a realização de cada encontro; os vídeos da “Turminha Salesiana”, que são pequenas histórias para motivar o trabalho de cada encontro; arquivos com as imagens de Santos, Beatos e Veneráveis Salesianos trabalhados no Projeto, criadas pela Ir. Carolina Castellano e a Ir. Laura Melara, de El Salvador; disponibilizados para as equipes produzirem adesivos, totens e/ou outras peças, com o intuito de despertar ainda mais o interesse e o engajamento das crianças.

Escrito por Janaína Lima

Foto: Divulgação
17/07/2024

Estudantes Salesianos de Niterói são conceito "A" na UERJ

Estudantes da 3ª série do Ensino Médio dos Colégios Salesianos de Niterói (Santa Rosa e Região Oceânica), no Rio de Janeiro, conquistaram o conceito máximo no 1º exame de qualificação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A conquista dos 18 estudantes salesianos contou com o apoio do Projeto “FOCO UERJ/ENEM”, uma iniciativa que surge a partir do compromisso que os Colégios Salesianos de Niterói têm com os Projetos de Vida de seus estudantes, alinhados com os ensinamentos de Dom Bosco e Madre Mazzarello, em que as Equipes Diretivas, Pedagógicas e Docentes procuram olhar atentamente para a individualidade de cada um(a), buscando orientar em suas dificuldades e evidenciando suas potencialidades. 

“Os professores foram muito importantes nesse processo, tanto pelas matérias que eles passaram, a maioria caiu na UERJ, quanto pelas revisões que eles fizeram no Projeto FOCO UERJ/ENEM que aconteceram nos Colégios Salesianos Santa Rosa e Região Oceânica”, diz Pedro Bastos de Assis Teixeira, um dos 18 estudantes conceito A na UERJ.

“O projeto foi uma excelente iniciativa das equipes técnico-pedagógicas dos Salesianos Niterói, construído em conjunto com os professores. Nos aulões, os professores trabalham de forma interdisciplinar, o que visa garantir a construção do conhecimento de maneira global e contribui para um melhor resultado nos exames de qualificação da UERJ. Além disso, é mais uma oportunidade de encontro dos alunos dos dois colégios, numa troca rica de experiências e aprendizado”, conta a Diretora Pedagógica do Colégio Salesiano Região Oceânica, Claudia Braz. 

Conheça os estudantes salesianos conceito A:

1.    Beatriz Vigo da Silva;
2.    Caue Carvalho Gomes;
3.    Débora da Motta Duarte;
4.    Eduardo Cabral Lacerda;
5.    Gabriela Pereira Rodrigues;
6.    Isabella Aires Lemes Werneck da Costa;
7.    João Victor Jobim de Sousa e Silva;
8.    João Vitor Loureiro Braga Teixeira;
9.    Juliana Madureira da Carpinteira;
10.    Letícia Costa Janson Ney;
11.    Luiza Canto de Oliveira Hoffmann;
12.    Marcelo Grandelle Suhett;
13.    Miguel Antônio Monaco Vale Meirelles;
14.    Miguel D’Almeida de Sousa;
15.    Miguel Magno Flores de Paula;
16.    Pedro Bastos de Assis Teixeira;
17.    Sofia Silva Ganim Vasconcellos;
18.    Vitória Andrade da Silva.

Os Supervisores Pedagógicos do Ensino Médio, Wendel Freire (unidade Santa Rosa) e Silvano da Rocha (unidade Região Oceânica), desenvolveram o Projeto para fortalecer a preparação dos estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio para os exames de qualificação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os encontros acontecem em sábados alternados entre as casas salesianas e de acordo com as Áreas do Conhecimento: Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Redação. Nos aulões, os professores salesianos revisam o conteúdo, resolvem questões dos vestibulares, tiram dúvidas e dão dicas de como realizar as avaliações com qualidade e certeza de que fizeram boas escolhas. 

“O projeto é mais uma oportunidade que os Colégios oferecem aos alunos que desejam potencializar a proficiência, intensificando a preparação dos nossos para os concursos externos, como o ENEM, UERJ e outros. A proposta não é algo separado da sala de aula e nem a substitui, mas sim, um complemento no processo, assim como a utilização das ferramentas de apoio pedagógico como a ‘Evolucional’, a aplicação de simulados, com emissão de relatórios que servem como indicadores para a otimização dos planejamentos dos docentes”, conta Silvano. “Muito do sucesso nos exames vestibulares se deve à autoconfiança dos alunos. As aulas regulares garantem o conteúdo necessário para encarar os momentos decisivos do rumo às universidades e dão segurança aos alunos, mas o projeto FOCO UERJ/ENEM acrescentou uma camada importante a essa preparação. A combinação de materiais disponíveis antecipadamente e aulões por área do conhecimento, com professores das duas Casas Salesianas, forjou uma experiência acadêmica robusta e encorajadora", completa Wendel.  

INCLUSÃO DO PÚBLICO EXTERNO NO PROJETO

A inclusão de ex-alunos salesianos e do público externo em geral no Projeto FOCO UERJ/ENEM acontece por meio da divulgação dos aulões nos meios de comunicações oficiais do Colégio, especialmente o perfil do Instagram (@saleniteroi). Para isso, são gravados vídeos com os professores, e também com alunos da 3ª série do Ensino Médio, para convidar e engajar o público para realizar a inscrição do formulário on-line disponibilizado no período que antecede cada encontro. Além disso, o projeto também conta com o protagonismo dos estudantes, principalmente os que estão no ano do vestibular, para divulgar o projeto com os amigos fora do ambiente escolar. Dessa forma, adolescentes que não estudam e ainda não conhecem a Proposta Pedagógica-Pastoral dos Colégios Salesianos de Niterói (Santa Rosa e Região Oceânica), podem conhecer a estrutura física de cada uma das unidades, além de tirar suas dúvidas em componentes curriculares importantes para os exames nacionais com um corpo docente salesiano qualificado. 

Escrito por Janaína Lima 

Foto: Instituto Selo Social
Foto: Instituto Selo Social
16/07/2024

Organização patrocinada pela Rede Salesiana Brasil representa o Brasil em Conferência da ONU, em Nova York

O Instituto Selo Social, uma Organização da Sociedade Civil - OSC que é patrocinada nacionalmente pela Rede Salesiana Brasil, está na delegação brasileira que participa do Fórum de Político Alto Nível da Organizações das Nações Unidas – ONU, nesta semana, em Nova York. A organização também compõe a Comissão Nacional Para os ODS – CNODS, do Governo Federal, que busca promover a Agenda 2030 em todo o território Nacional.

O evento reúne autoridades do mundo todo para avaliar o avanço dos países rumo a essa Agenda e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que buscam ações efetivas para um mundo melhor.

Neste ano o Brasil irá apresentar o Relatório Nacional Voluntário (RNV), que é um diagnóstico sobre a evolução dos ODS em nosso país. O RNV também informará as políticas públicas do governo para o avanço da Agenda 2030. “ O Selo Social é uma tecnologia catarinense que, há uma década, atua para capacitar, incentivar e certificar gratuitamente iniciativas de impacto social desenvolvidas pelos três setores da sociedade. Agora o instituto representa SC e outras partes do país como uma boa prática de territorialização dos ODS, descrita neste relatório que está prestes a ser disponibilizado para o mundo”, destaca a diretora executiva do Selo Social, Carina Giunco.  

Além disso, o Brasil assumiu voluntariamente a criação do seu 18° ODS voltado para a promoção da igualdade étnico-racial, que busca assegurar que todas as pessoas tenham acesso igualitário a oportunidades, recursos e direitos fundamentais.

O Selo Social desenvolve um programa de corresponsabilização entre empresas, órgãos públicos e entidades do terceiro setor, visando contribuir com o alcance da Agenda 2030 nos seus territórios. Em 10 anos de atuação já certificou 1800 organizações e 5000 projetos sociais nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal.

Fonte: Assessoria do Instituto Selo Social

Fotos: ShutterStock (ID 2172102037) e Colégio Nossa Senhora do Carmo
16/07/2024

Dia de Nossa Senhora do Carmo e o primeiro Colégio das FMA no Brasil

No dia 16 de julho, celebra-se o Dia de Nossa Senhora do Carmo, uma das devoções marianas mais queridas e antigas da Igreja Católica. Este dia é dedicado a homenagear a Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora do Monte Carmelo, uma referência ao Monte Carmelo, na atual Israel, onde a tradição carmelita teve início. 

A origem da devoção a Nossa Senhora do Carmo está ligada aos eremitas que, no século XII, se estabeleceram no Monte Carmelo, em Israel. Esses religiosos, inspirados pelo profeta Elias, viviam em oração e contemplação, dedicando suas vidas à Virgem Maria. Eles fundaram a Ordem dos Carmelitas, que rapidamente se espalhou pela Europa e, posteriormente, pelo mundo. Uma das tradições mais significativas associadas a Nossa Senhora do Carmo é a visão de Simão Stock, prior geral da Ordem dos Carmelitas, no século XIII. Segundo a tradição, a Virgem Maria apareceu a Simão Stock em 16 de julho de 1251 e entregou-lhe o escapulário, objeto devocional que contém uma imagem do Sagrado Coração de Jesus e outra de Nossa Senhora, que se usa dependurado no pescoço. Ela prometeu proteção especial e a graça da salvação a todos que usassem o escapulário com devoção.

O escapulário de Nossa Senhora do Carmo se tornou um símbolo de devoção mariana e um sinal de proteção. Ao longo dos séculos, inúmeros fiéis adotaram o uso do escapulário, vendo nele uma expressão de sua fé e confiança na intercessão da Virgem Maria. Além do escapulário, a devoção a Nossa Senhora do Carmo também se manifesta em diversas tradições e festas populares. Em muitas localidades, procissões, missas solenes e novenas são realizadas em sua honra, reunindo milhares de fiéis que celebram sua fé e agradecem as graças recebidas.

COLÉGIO NOSSA SENHORA DO CARMO

O primeiro colégio das irmãs salesianas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) no Brasil foi dedicado a Nossa Senhora do Carmo. A instituição, localizada em Guaratinguetá (SP), foi fundada há 132 anos (1892) e recebeu o nome de Colégio Nossa Senhora do Carmo pela devoção de seu fundador, Monsenhor João Filippo, que foi o grande mediador pela vinda das FMA para o Brasil. 

Naquela época, preocupado com a educação, Monsenhor João Filippo fundou um colégio para meninos e construiu o Colégio Nossa Senhora do Carmo para as meninas com a intenção de entregá-lo às Filhas de Maria Auxiliadora. Assim está descrito na Crônica do Colégio Nossa Senhora do Carmo: “O Colégio é um sobrado que tem acomodações para mais de 400 meninas, com vastíssimos salões perfeitamente arejados, reunindo todos os requisitos da mais escrupulosa higiene, servido por uma canalização de água potável de primeira qualidade e abundante, exclusivamente do Colégio. No centro, há uma área espaçosa no meio da qual levanta-se uma coluna que serve de chafariz. A Capela é de ótimo gosto, elegante, avarantada, podendo as alunas ouvir missa e assistir aos demais ofícios do culto”.

Padre Luís Lasagna apresentou a proposta a Dom Rua, então Superior da Congregação Salesiana, que aceitou a solicitação e a generosa oferta de Monsenhor João Filippo e, no dia 20 de abril de 1892, o Colégio Nossa Senhora do Carmo é inaugurado. 

O Dia de Nossa Senhora do Carmo é mais do que uma simples data no calendário litúrgico; é uma expressão viva da fé e devoção dos católicos ao longo dos séculos. A história, os milagres e a promessa do escapulário continuam a inspirar milhões de fiéis ao redor do mundo, lembrando-os da presença amorosa e protetora da Mãe de Deus em suas vidas.

Escrito por Janaína Lima, com informações de Crônica do Colégio Nossa Senhora do Carmo e colegiodocarmo.com.br

Foto: Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório
15/07/2024

Memória do Martírio de Padre Rodolfo Lunkenbein e Simão Bororo

Chegou o mês de julho. E em Meruri — a entranhada aldeia dos índios Bororo — fez-se uma histórica “aliança no sangue”, entre o indígena e a missão. 

Em memória dos 48 anos do martírio de Padre Rodolfo Lunkenbein e Simão Bororo, confira o artigo/relíquia histórica postado em 2021 pela Sra. Eunice Dias de Paula, na época, membro do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) - regional Mato Grosso, hoje aposentada:

“Às 11 horas da manhã do dia 15 de julho, a Colônia Indígena de Meruri, no Leste mato-grosssense, foi atacada por 62 fazendeiros armados, cujas terras estão dentro da reserva Bororo, que começara a ser demarcada pela funai na antevéspera. O Padre Rodolfo Lunkenbein, missionário salesiano, de 37 anos, e o índio Simão Cristino foram mortos; outros quatro Bororo ficaram feridos. Um dos atacantes também morreu, atingido por uma bala perdida de seus próprios companheiros.” (Movimento n.° 56, julho de 1976 — os grifos são meus.)

Aquele mesmo dia 15 eu tinha escrito uma carta ao Padre Rodolfo e a seu companheiro, o bom Padre Ochoa, colocando em letra maiúscula o nome de Rodolfo, por uma inconsciente distração que viria a ser profética. Aquele homem alemão, generoso, alto de corpo e de espírito, puro em seus olhos de criança, azuis, e aberto sempre em sorriso, seria o primeiro a selar os compromissos assumidos na I Assembleia Missionária Indigenista de Goiânia.

O missionário já não morria matado pelo índio, como nas antigas histórias. Morria pelo índio, amado na totalidade de seu ser e de seus direitos, visto não apenas como uma alma a salvar. Morria pela Terra do índio que estava sendo invadida, demonstrando assim saber muito bem como — segundo o Parlamento índio de San Bernardino, de outubro de 1974 — ‘o índio é a própria terra’.

E o índio — neste caso o doce e fiel Simão, aquele que ‘nunca zangava’ — morria pelo missionário. ‘Só para acudir o padre’, como dizia o velho cacique Eugênio — Aidji Kuguri —, Simão morria e outros quatro Bororo ficavam feridos. Só para socorrer o padre: ‘de mãos limpas, de corpo limpo’, que ‘nem canivete eles tinham consigo’.

Eu fui a Meruri, com Leo, três dias depois. Nunca mais esquecerei aquele morro nítido no azul, as grandes árvores ondulando, a água muda e as folhas revoando, a praça, quase colonial, ao sol, e seu improvisado sino, as missionárias salesianas em branca desolação e os índios todos cantando naquela missa que celebramos pelos Mártires, com um lamento índio que emocionava profundamente, durante a comunhão.

Pus toda a minha alma naquela missa, palavra. E entreguei ao cacique Eugênio o báculo — meio borduna, meio remo — de pau-brasil que os índios Tapirapé me haviam ofertado em minha sagração episcopal. Com isso, eu dava aos Mártires, aos Bororo, à missão salesiana de Meruri, o melhor tesouro que eu tinha.

Aquela noite escrevi no “livro de Presença” da missão:
‘Esta tarde celebramos, com a Morte gloriosa do Cristo, a morte gloriosa do Rodolfo e do Simão, o sangue da Teresa, do Lourenço, do Zezinho e do Gabriel; a angústia e a solidariedade do Ochoa, dos Bororo, dos missionários salesianos de Meruri!

15 de julho é uma data histórica na História da nova Igreja Missionária. Rodolfo e Simão são mais dois mártires, perfeitos no Amor, segundo a Palavra do Cristo: o índio deu a vida pelo Missionário; o Missionário deu a vida pelo Índio. Para todos nós, índios e missionários, este sangue de Meruri é um compromisso e uma Esperança. O índio terá terra! O índio será livre! A Igreja será índia! Com o abraço da Igreja indígena e sertaneja de São Félix…’

Escrevi também, para a solene missa fúnebre da catedral de Goiânia, uma Ladainha Penitencial, que reproduzo aqui porque expressa o que sinto sobre a culpa coletiva, a obstinada ignorância, que nos compete reparar, como Sociedade e como Igreja, em nosso comportamento para com os Povos Indígenas:”

Confira o artigo na íntegra clicando aqui.

Fonte: Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório

Foto: Divulgação
14/07/2024

141 Anos da Presença Salesiana no Brasil

Neste domingo (14) a Família Salesiana celebra 141 anos de presença no Brasil. O início das ações educativas pastorais da Congregação Salesiana no país aconteceram na cidade de Niterói (RJ), em meados de julho de 1883. Há exatamente 141 anos, os primeiros Salesianos eram recebidos pelo Imperador Dom Pedro II, de acordo com os relatos históricos da Congregação: “Em 14 de julho de 1883, vieram finalmente os Salesianos para o Brasil e foram recebidos com extraordinária amabilidade pelo Imperador Dom Pedro II, que demonstrava o maior interesse pelas obras salesianas” (MARCIGAGLIA, 1955, pp.17-19).

Foi na tarde de um sábado que os salesianos chegaram ao Brasil, entrando pela baía da Guanabara e desembarcando na Praça XV (Cais Pharoux). Eram sete sacerdotes, coordenados pelo Inspetor, Pe. Luís Lasagna. Foram para Niterói (RJ), onde ainda hoje funciona a primeira escola salesiana do país, o Colégio Santa Rosa.

A TRADIÇÃO DO QUEIJO E DA RAPADURA
Ao chegar no local onde se hospedariam, encontraram uma casa pequena e muito simples que estava trancada e sem ninguém para recebe-los. O bispo do Rio de Janeiro, Dom Pedro Maria de Lacerda, estava em visita no estado de Minas Gerais (MG). Os Salesianos recém-chegados arrombaram uma janela e por ela saltaram para dentro. Na casa não havia muita coisa. A primeira refeição contou apenas com alguns alimentos oferecidos por amigos locais: o cônego Luís de Brito, o vizinho Benevides, Antônio Correa e Mourissy. A refeição de boas-vindas contou com alguns ovos, queijo e pão. No decorrer dos anos, sempre no dia 14 de julho, como uma espécie de celebração, a família Mourissy oferecia queijo aos Salesianos e daí nasceu a tradição de, anualmente, para celebrar e fazer memória da chegada dos primeiros salesianos ao Brasil, entregar queijo e rapadura (esta última introduzida posteriormente à tradição) às equipes da missão salesiana no Brasil.

AMPLIAÇÃO DA MISSÃO
As oficinas do Colégio Santa Rosa marcaram época. O trabalho educativo com as Escolas Profissionais teve início em julho de 1885, com as oficinas de tipografia, encadernação, alfaiataria, sapataria e carpintaria. As Escolas Profissionais Salesianas de Niterói foram pioneiras no âmbito privado, sendo precedidas apenas por duas instituições semelhantes no tempo do Império.

O sociólogo Gilberto Freyre falava sobre a contribuição dada pela Congregação Salesiana, no início do século XX. "Aqui se deve ressaltar a notável contribuição católica para o desenvolvimento da educação dos brasileiros: aquela representada pelos colégios salesianos que foram implantados no país no final do século XIX. Colégios do tipo do Santa Rosa, de Niterói, e onde aos estudos secundários se acrescentavam os de artes e ofícios diversos”, falava Gilberto Freyre.

Dois anos após sua instalação no Rio de Janeiro, os missionários fundaram, em 1885, o Liceu Coração de Jesus, na cidade de São Paulo. Já em março de 1890, inauguraram o Colégio São Joaquim, em Lorena, interior do estado de São Paulo e, em 1892, também chegam ao Brasil as irmãs salesianas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), trazendo às meninas brasileiras a acolhida salesiana que, até então, só era destinada aos meninos, uma vez que, naquela época, as escolas mistas ainda não era muito populares.

A REDE SALESIANA BRASIL 
Ao longo destes 141 anos de presença no Brasil, os Salesianos e as Salesianas têm realizado um vasto movimento em favor da juventude, com uma preferência especial àquela em situação de vulnerabilidade social. 
Em 2012, a partir de um trabalho em Rede já consolidado entre os Salesianos de Dom Bosco (SDB) e as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), foi criada a Rede Salesiana Brasil (RSB) para fortalecer as ações desenvolvidas por ambos nas áreas de Educação Básica, Ensino Superior, Ação Social e Comunicação. Atualmente a RSB conta com 97 Escolas de educação básica que formam mais de 71 mil estudantes; 100 Obras Sociais que atendem mais de 60 mil crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, além de 11 Centros de Comunicação e 15 Instituições de Ensino Superior por todo o país que, juntos, promovem a formação integral de “bons cristãos e honestos cidadãos”, tendo sempre a juventude como a “porção mais delicada e preciosa da sociedade humana”.

Escrito por Janaína Lima, com informações do Boletim Salesiano Brasil

Foto: Acervo pessoal de Gustavo Arroyo Lupino, pai de Julia Rando Lupino e Colégio Dom Bosco, Piracicaba (SP)
13/07/2024

Estudante Salesiana toca no Rock In Rio Lisboa 2024

Em 2024, nos dias 15, 16, 22, 23 de junho, no Parque Tejo, Lisboa (Portugal), aconteceu o Rock In Rio Lisboa, um desdobramento do tradicional Rock In Rio brasileiro. Este ano, a capital portuguesa contou com os talentos da jovem guitarrista salesiana, Julia Rando Lupino, de 16 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio no Colégio Dom Bosco de Piracicaba (SP). “Foi muito emocionante! Um sonho meu estava sendo realizado. Só fui me dar conta de que tudo realmente tinha acontecido depois que desci do palco. Ainda não sei se a ficha caiu [risos]”, conta Julia que, junto com sua banda, a House Band School of Rock Piracicaba, tocou no dia 16/06 no Rock in Rio Lisboa, dia 17/06 no TIMEOUT Lisboa e 18/06 na SHOKO, em Madrid, na Espanha.

Gustavo Arroyo Lupino, pai de Julia, conta que a sensação de ver a filha tocando no palco do evento foi inexplicável. “Um orgulho gigante. Passa um filme na cabeça desde ela pequeninha, arteira, alegre, feliz. E é isso que queremos para ela: SEJA FELIZ!”.

Julia teve o primeiro contato com instrumentos musicais aos 8 anos de idade, quando ganhou seu primeiro violão. Aos 14, se interessou pela guitarra e entrou em uma escola de música local que promove e encaminha seus alunos para shows de temporada a cada 6 meses. “A cada ano, os alunos podem participar de uma seletiva e os melhores de cada instrumento formam a banda da casa chamada de HOUSE BAND. A Julia faz parte da HOUSE BAND desde abril de 2023, quando ainda tinha 15 anos. Em outubro de 2023, a School of Rock fez uma parceria com o Rock In Rio Lisboa e abriu espaço para 32 bandas participarem do evento. A School of Rock de Ribeirão Preto se juntou à de Piracicaba e participaram da seletiva enviando um vídeo para o Rock In Rio Lisboa, que iria escolher os melhores dentre as mais de 320 Schools espalhadas pelo mundo”, conta Gustavo.

A expectativa foi grande até janeiro de 2024, quando saiu o resultado, e a House Band School of Rock de Piracicaba foi uma das bandas escolhidas. “Minha ansiedade estava gigante, pois gravamos o vídeo em novembro e só iriamos ficar sabendo da aprovação em janeiro. Estava ‘de boa’ em casa quando recebi o e-mail informando que fomos aprovados. Chorei! [risos] A emoção foi enorme e a ‘ficha demorou a cair’ que eu tocaria no Rock in Rio Lisboa”, diz Julia, que também compartilhou sua percepção sobre os bastidores do evento: “Quando fui chamada ao backstage para me arrumar e entrarmos no palco, fiquei impressionada com a mesa de frutas, lanches, sanduíches, bebidas e doces disponíveis pra gente comer e beber”.
Confira um pouco da apresentação da House Band School of Rock no Rock In Rio Lisboa 2024 clicando aqui.

Escrito por Janaína Lima

Fotos: Acervo do Pró-Rede
12/07/2024

Pró-Rede e a ressignificação da Ação Social em Rede no Brasil 

O Pró-Rede atua como um projeto de fortalecimento institucional das obras sociais da Rede Salesiana Brasil (RSB), por meio do processo de ressignificação, qualificando a gestão e fortalecendo a identidade carismática, ofertando de acordo com as necessidades, formações, suporte para a gestão, acompanhamento e desenvolvimento de projetos de alto impacto carismático nos territórios. Alguns elementos asseguram o diferencial do Pró-Rede como assessoria especializada. A frente do projeto está a Analista Institucional, Ir. Silvia Aparecida, atual Diretora Executiva da RSB ao lado do Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior; a Coordenadora Nacional da Ação Social Salesiana, Carolina Neves de Oliveira; e os Formadores da Ação Social Salesiana: Eduardo Batista, Cinthia Kirchner, Guilherme Cechelero, Fernanda Lucia e Ricardo Batista. “Quando falamos de processo de ressignificação, convidamos as obras a renovar a atuação para uma resposta mais atual; focar nas demandas do território e não na estrutura da organização; renovar os métodos de planejar e de se organizar; trabalhar em uma estrutura de projetos; e construir caminhos de sustentabilidade financeira e carismática”, comenta Eduardo.

No primeiro semestre de 2024, o Pró-Rede promoveu ações em 24 obras sociais da RSB:

Inspetoria São João Bosco
⁃    Centro Juvenil Dom Bosco - Belo Horizonte (MG)
⁃    Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida – Niterói (RJ)
⁃    Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco – Palmas (TO)
⁃    Centro Juvenil São Domingos Sávio - Pará De Minas (MG)
⁃    Centro Juvenil São Pedro - Campos Dos Goytacazes (RJ)

Inspetoria Madre Mazzarello
⁃    Centro De Acolhida Chiara Palazzoli – Contagem (MG)
⁃    Centro Juvenil Padre Giovanni Pini - Aparecida De Goiânia (GO)
⁃    Centro Juvenil Salesiano Santa Maria Mazzarello – Linhares (ES)
⁃    Fundação Menino Jesus - Ponte Nova (MG)
⁃    Oratório Diário Madre Madalena Morano – Barbacena (MG)
⁃    Instituto Nossa Senhora Auxiliadora - Ouro Preto (MG)
⁃    Instituto Santa Terezinha – Guiratinga (MT)
⁃    Obra Promocional Salesiana - Minas Novas (MG)
⁃    Obra Social Crescendo Juntos - Belford Roxo (RJ)
⁃    Obra Social Vill'agindo Para Ser Feliz - Cachoeiro De Itapemirim (ES)
⁃    Obras Sociais Nossa Senhora Da Penha - Rio De Janeiro (RJ)

Inspetoria Maria Auxiliadora
⁃    Centro Juvenil Dom Bosco – Fortaleza (CE)
⁃    Centro Juvenil Maria Auxiliadora – Penedo (AL)
⁃    Centro Maria Auxiliadora - Pró Menor – Petrolina (PE)
⁃    Obra De Defesa Da Infância Pobre – Gravatá (PE)

Missão Salesiana do Mato Grosso
⁃    Casa Dom Bosco – Campo Grande (MS)
⁃    Salesianos Ampare – Campo Grande (MS)
⁃    Cidade Dom Bosco – Corumbá (MS)
“Esperamos que nesse segundo semestre possamos dar suporte às obras para o seu planejamento de 2025, partir de resultados mensuráveis do ano de 2024”, conta Eduardo.

Ao ser perguntada sobre qual é a melhor parte de ser uma formadora salesiana, Cinthia Kirchner conta que “é poder contribuir com a ressignificação e a sustentabilidade carismática e financeira das obras sociais salesianas, ter a oportunidade de fazer parte das mudanças, desde o território onde as obras atuam até a realização do Projeto de Vida de cada criança, adolescente e jovens atendidos. Antes de formadores, não podemos nos esquecer que somos educadores salesianos por escolha, pois ser salesiano ou salesiana, leigos e leigas, é uma escolha de vida, um querer, compromete-se, dedicar-se em prol juventude (crianças, adolescentes e jovens). É ter ciência que não recebemos uma herança de Dom Bosco e Madre Mazzarello, mas sim um legado e por isso temos o compromisso de levar adiante a força profética do carisma.

Confira alguns depoimentos de quem já recebeu o Pró-Rede em sua obra social:  

Salesianos Ampare e Casa Dom Bosco - Campo Grande (MS)
“O Pró-Rede apoiou e continua apoiando no diagnóstico de atendimento, na formação e capacitação dos educadores e em todos os processos de gestão carismática e financeira das duas instituições. Também dá um suporte no uso adequado da plataforma Bússola (SIGAR) que veio contribuir muito com os processos de atendimento, de execução e avaliação das atividades desenvolvidas. Outra contribuição muito significativa é a forma de pensarmos o atendimento, não como simples oficinas, mas na mentalidade de projetos; o que se faz, deve ter significância pra quem executa e pra quem é destinatário das nossas ações: os educandos, centralidade das intenções e ações. Outro ponto ainda a ser ressaltado é a formação e o acompanhamento contínuo com eficiência e eficácia”, diz Antônio Júlio Miranda Desmarest.

Centro Juvenil São Pedro - Campos dos Goytacazes (RJ)
“A escuta qualificada da equipe do Pró-Rede colabora para uma leitura apurada da realidade do ambiente de missão, e esse é o primeiro aspecto que destacaria. Quando iniciamos bem, nos situamos de modo favorável para intervir junto ao território. A escuta ocorre por reconhecimento dos diversos atores envolvidos no processo de modo específico, sem ser fragmentado, o que permite que todos se sintam ouvidos e contemplados no processo. O aporte técnico no planejamento é outro elemento muito significativo. O Pró-Rede se aproximou da equipe da unidade de modo muito respeitoso para a troca e disponibilizando, para trabalho conjunto, uma série de ferramentas que permitem um redesenho mais abrangente e sistematizado das ofertas. Potencializados o uso dos recursos técnicos e estimulados a fazer um mergulho profundo na nossa identidade carismática, estamos convictos de que cumpriremos bem e melhor nossa missão no território”, conta Beatriz Mateus Pereira.

Obra Social Crescendo Juntos - Belford Roxo (RJ)
“Nossa obra Social atua no município de Belford Roxo há 24 anos e sempre realizamos nossa missão com amor e dedicação. Temos o apoio da comunidade e o respeito dos familiares de nossos atendidos. A visita do Pró-Rede nos ajudou a entender melhor nossas forças e fraquezas. Com isso, ficou mais claro o processo de sistematização e ressignificação de nossas ações educativas.  Queremos destacar a leveza e carisma de Eduardo e Cinthia que conseguiram captar as informações e conduzir um profundo diagnóstico com uma dinâmica simples e integrando todos os membros da comunidade educativa. Um ponto muito importante é que na correria de nosso dia a dia não enxergamos a grandiosidade de nossas ações, a visita da equipe do Pró-Rede também nos ajudou a perceber a verdadeira essência Pastoral Salesiana que comungamos com nossos atendidos e seus familiares em um território tão desafiador”, diz Stevie Santos da Fonseca.

Centro Juvenil Maria Auxiliadora – Penedo (AL)
“A palavra de ordem para a nossa Obra Social em ter recebido a Equipe técnica do Pró-Rede é GRATIDÃO. Estávamos com grande expectativa para recebê-los entre nós, onde salientamos que os resultados foram os melhores possíveis. A presença do Pró-Rede na Obra, tendo como objetivo apoiar as ações já desenvolvidas pela mesma, expandiu nossos conhecimentos já existentes, promovendo alegrias e suscitando novas ideias para direcionarmos as futuras ações em prol da Garantia dos Direitos e Deveres que protegem as crianças e adolescentes. Queremos destacar também, que a presença do Pró-Rede nos animou e estimulou a buscar mais conhecimentos sobre o carisma salesiano para melhor atuarmos em nossas atividades e disseminar o carisma”, comenta Ir. Vera Lucia da Silva.

Obra de Defesa da Infância Pobre (ODIP) – Gravatá (PE)
“De forma acessível, prática e dinâmica, a equipe do Pró-Rede apoiou e apoia a missão salesiana na obra social ODIP, na cidade de Gravatá (PE), que foi a obra piloto para construção e implementação do projeto no Brasil. A instituição acolheu com alegria e esperança a visita técnica da equipe do Pró-Rede. O entusiasmo dos profissionais contagiou a comunidade educativa, que visa um futuro promissor para melhor atender nossas crianças, adolescentes, jovens e colaboradores na missão”, diz Ir Gisele Ferreira.

Em setembro de 2024, a iniciativa do Pró-Rede será apresentada no Encontro da Rede América Social Salesiana (RASS), realizado de 09 a 13 de setembro na cidade de Aparecida (SP). “Apresentaremos o Pró-Rede para todas as obras sociais do continente americano e, além de divulgar os resultados e impactos, é uma excelente forma de promover um movimento semelhante em outros países”, conta Eduardo.

Escrito por Janaína Lima

Fotos: Uma colaboração conjunta das Instituições Salesianas citadas
12/07/2024

Colégios Salesianos antecipam espírito olímpico em competições esportivas

De 26 de julho a 11 de agosto, a cidade de Paris, na França, será sede do maior evento esportivo mundial: os Jogos Olímpicos 2024. Atletas do mundo inteiro participarão de competições em diversas modalidades, em um evento cujo objetivo principal é celebrar a união dos povos e a fraternidade por meio dos esportes.

A proximidade das Olimpíadas é mais um incentivo para a realização dos jogos internos em colégios salesianos de norte a sul do país, em competições esportivas que fortalecem a proposta salesiana de educação integral dos jovens.

COLÉGIO DOM BOSCO DE CAMPO GRANDE REALIZA 54ª EDIÇÃO DOS JOGOS SALESIANOS

Os Jogos Salesianos são uma competição que mobiliza anualmente todos os estudantes do Colégio Salesiano Dom Bosco de Campo Grande (MS). A instituição literalmente para durante os dias de competição, pois até as aulas ganham uma pausa para valorizar a atividade esportiva. Neste ano olímpico, os jogos ganharam um elemento a mais de incentivo e proposta educativa.

A abertura da 54ª edição dos Jogos Salesianos aconteceu em 15 de maio, no pátio do Colégio Salesiano, no centro de Campo Grande. Estudantes, educadores, equipe pedagógica, salesianos(as) e famílias participaram do desfile das equipes que culminou com a coroação de Nossa Senhora Auxiliadora, a grande homenageada da festa.

A competição é dividida pelos níveis escolares: Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio. As modalidades são adequadas a cada faixa etária para que ninguém fique de fora. As principais modalidades olímpicas, como basquete, vôlei e futebol estão presentes. No entanto, também há espaço para cabo de guerra, corrida de saco, malha e outras brincadeiras lúdicas que se transformam em modalidades esportivas em perfeito espírito olímpico. Acadêmicos de Educação Física da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participam dos Jogos, ficando responsáveis pelas arbitragens.

Simultaneamente aos Jogos, o colégio também realiza a Campanha de Solidariedade, angariando alimentos e agasalhos para doar a instituições de atendimento social da cidade, previamente cadastradas. Neste ano, excepcionalmente, 2 toneladas dos alimentos angariados tiveram como destino as famílias vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

O Diretor do Colégio, Pe. Wagner Galvão, lembra que no Sistema Preventivo Salesiano, os esportes e atividades físicas desempenham um papel fundamental na formação de bons cristãos e honestos cidadãos. “Dom Bosco frequentemente organizava jogos e atividades ao ar livre em suas escolas e oratórios, vendo nelas uma maneira bastante eficaz de educar os jovens de maneira positiva e atraente. Ele acreditava que ‘um oratório sem música e jogos é como um corpo sem alma’ e que essas atividades eram essenciais para manter os jovens engajados e motivados. Por isso, o Colégio Dom Bosco e todas as escolas salesianas pelo mundo valorizam os Jogos Salesianos”, declarou.

COLÉGIO DOM BOSCO DE PORTO ALEGRE: ESPORTE E CIDADANIA EM PRÁTICA

No Colégio Salesiano Dom Bosco de Porto Alegre (RS), o esporte está presente no pátio, no ginásio e nas quadras há 50 anos. Neste ano, a Olimbosco, os tradicionais jogos olímpicos do Colégio, completam meio século e, para celebrar esta data tão emblemática, foi criada uma nova identidade visual para o evento, além de várias atividades que serão realizadas ao longo do ano, marcando de forma significativa o cinquentenário. “Para nós, como escola salesiana, os jogos em grupo são oportunidades para desenvolver questões como companheirismo e solidariedade, tão importantes nos dias atuais”, afirma Maria Elvira Jardim Menegassi, Diretora Executiva do Colégio.

Em sala de aula, a pauta também é trabalhada pelos estudantes. Desde 2023, é oferecida para as turmas da segunda série do Ensino Médio – dentro das opções de itinerários formativos eletivos – a unidade curricular “Esportes e Relações de Poder: um olhar a partir das Ciências Humanas”. No primeiro ano, 40 estudantes participaram das aulas e, em 2024, 34 estão matriculados. “Responsabilidade e cidadania, empatia e cooperação são apenas algumas das competências desenvolvidas”, explica Wagner Flores, Professor responsável. “Nosso objetivo é analisar, de forma mais acadêmica, todas os cenários que o esporte pode nos apresentar, trazendo essas vivências para a área das Ciências Humanas”, conclui.

Moral e ética, como a questão do dopping, por exemplo; a inclusão nas modalidades esportivas, através das Paraolimpíadas; igualdade de gênero e até a problemática das apostas são algumas das temáticas abordadas com os estudantes e, num ano olímpico como 2024, os temas são ainda mais significativos. “Analisar as relações de poder relacionadas ao esporte que existem dentro da sociedade, e que fazem determinado país ter mais ou menos atletas competindo, foi um dos debates empolgantes com a turma” conta o professor, que busca referências nas mídias e – principalmente – entre os estudantes. “São eles que nos trazem os assuntos mais importantes para a roda”, explica o docente.  

“Em um momento em que buscamos o protagonismo de nossos jovens, dentro e fora da sala de aula, conversar sobre o investimento maior ou menor em cada esporte ou o porquê da França ter sido escolhida como sede neste ano amplia o repertório e o pensamento crítico de nossos estudantes e é exatamente isso o que buscamos enquanto escola salesiana”, finaliza Alexsandro Possatto, Coordenador Pedagógico do Ensino Médio.

INSG CASTELO SE DESTACA NAS ATIVIDADES ESPORTIVAS

O Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo, em Macaé (RJ), tem se destacado pelas suas atividades extracurriculares, especialmente pela ênfase no esporte dentro da educação salesiana.

Uma das iniciativas mais notáveis é a dos Jogos Internos do Castelo (JIC), uma competição anual que envolve alunos do Ensino Fundamental e Médio em diversas modalidades esportivas, como handebol, basquete, futebol e vôlei. Este evento não apenas promove a prática esportiva, mas também reforça valores importantes dentro da pedagogia salesiana.

Após o retorno das atividades presenciais em 2022, devido à pandemia da COVID 19, os Jogos Internos do Castelo adotaram um formato temático, adicionando um novo nível de envolvimento e significado às competições. O tema inaugural foi "Dom Bosco e Madre Mazzarello: os teus sonhos chegaram até nós", em comemoração aos 150 anos de fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Já em 2023, o JIC celebrou os 60 anos do Colégio Castelo, dividindo as equipes de acordo com nove marcos históricos da instituição, desde a aquisição do Solar Monte Elísio no século XVIII até a expansão física e educativa nas décadas subsequentes.

O sucesso desses dois anos dos Jogos Internos incentivou um maior interesse e protagonismo dos estudantes para a atual edição, que acontece em julho. Em 2024, o tema será o bicentenário do sonho de Dom Bosco, dividindo as turmas em dez delegações cujos nomes representam valores e virtudes que os estudantes sonham para os tempos atuais: Autêntico, Esperança, União, Alegria, Respeito, Valor, Paz, Verdade, Amizade e Felicidade. Cada time tem, como patrono, um sucessor de Dom Bosco, mantendo vivo o legado do fundador da congregação salesiana.

O Coordenador de Comunicação do INSG/Castelo, Paulo Caetano, destaca que os nomes dos times foram sugeridos pelos próprios estudantes, promovendo ainda mais o protagonismo juvenil. "Isso é importante porque começamos com uma ideia em 2022, sustentamos em 2023, e deu tão certo que agora os alunos demonstram interesse pelo próximo tema. Na temática deste ano, eles passam a vivenciar o conceito do sonho de Dom Bosco, o que envolve não apenas o esporte, mas também a Pastoral e o Pedagógico", explica o Coordenador.

Juliano Lima, Coordenador das Atividades Extracurriculares do INSG/Castelo, ressalta a importância de integrar a temática salesiana com o esporte. "Essa interação entre o pedagógico e o esportivo é muito importante, pois ajuda os dois lados. Os alunos não só disputam medalhas, mas vencem seus medos, trabalham em equipe e aprendem novas temáticas através do esporte ", afirma Lima.

Dessa forma, os Jogos Internos do Castelo não são apenas uma competição esportiva, mas um meio de fortalecer a educação integral, promovendo valores e virtudes que são fundamentais para a formação dos estudantes dentro do espírito salesiano.

JOGOS INTERNOS DO SALESIANO ARACAJU INCLUEM TODOS OS ESTUDANTES NA PRÁTICA ESPORTIVA

Para promover ricas experiências esportivas, sociais e culturais, o Colégio Salesiano Aracaju, SE, realiza todos os anos o Projeto Jogos Internos. O tema desta edição foi “O esporte que motiva: sonhos, fraternidade e união". Como escola de Dom Bosco, a instituição de ensino busca a formação integral de todos os estudantes, na perspectiva de desenvolver atividades que contemplem as diversas áreas constitutivas da identidade humana, nas dimensões cognitiva, socioemocional, espiritual-religiosa, esportiva, ética e artístico-cultural.

Desde 2012, a organização do evento inova a cada edição, seja nas formas de disputa ou adicionando novas modalidades. De acordo com o Coordenador de Esportes e Educação Física, José Carlos Cunha, os Jogos Internos têm como objetivo incluir todos os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio na prática esportiva-cultural. "A cada ano, nossa equipe realiza um estudo para trazer novas modalidades e incluir todos os alunos na competição. Por exemplo, temos o FIFA para os alunos que gostam dos jogos digitais e o Xadrez para aqueles que não querem fazer esforço físico. Queremos abraçar a todos com a importância do esporte, da cultura e da fraternidade", afirma José Carlos.

Aline Almeida Barros, da 2ª série B do Ensino Médio, participa dos Jogos Internos desde o 6º ano do Ensino Fundamental. "Esse ano a animação da minha turma me fez participar. Mesmo sendo uma competição, tendo vencedores e perdedores, todos permanecem unidos. Têm conflitos, mas superamos com fraternidade. Eu gosto muito de participar dos Jogos", comenta.

Em 2024, as equipes do Ensino Fundamental Anos Finais participaram de disputas em 11 modalidades: Handebol, Tênis de Mesa, Judô, FIFA, Vôlei, Basquete, Natação, Futsal, Xadrez, Karatê e na prova de Robótica "Meu robô é o melhor". Já os estudantes do Ensino Médio participaram das mesmas modalidades, exceto a prova de Robótica, que foi substituída pelo Gym Dance.

SALESIANO SANTA ROSA SEDIA A ABERTURA DOS JOGOS ESCOLARES DE NITERÓI (JEN)

No dia 17 de maio, o ginásio poliesportivo Dom Bosco, no Colégio Salesiano Santa Rosa, sediou a solenidade de abertura dos Jogos Escolares de Niterói, RJ. Esta foi a segunda vez consecutiva que o colégio – a primeira casa salesiana fundada no Brasil – sediou a abertura do evento, realizado pela Prefeitura de Niterói por meio das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer e de Educação.

Além do tradicional desfile com as escolas participantes, a cerimônia de abertura contou com o show da banda “Bloody Mary”, apresentação de “Tecido Acrobático” com o Grupo Pendurados. A estudante Maria Fernanda Capeto, do Colégio Salesiano Região Oceânica, cantou o Hino Nacional na solenidade. A Pira foi acesa pela niteroiense e ex-atleta Valeskinha, campeã olímpica em Pequim, em 2008, e filha de Aída dos Santos, atleta homenageada no troféu “Campeão Geral”, na edição do ano passado.  

De acordo com a Prefeitura, este ano participam do evento mais de 7,5 mil estudantes de 83 escolas municipais, estaduais, federais e particulares. Com jogos até dezembro, o JEN tem cinco categorias que contemplam estudantes nascidos até 2006, 2008, 2010, 2012 e 2014.

Em 2023, o Colégio Salesiano Santa Rosa se consagrou campeão geral da edição e recebeu o troféu “Professora Aída dos Santos”. No total, os Colégios Salesianos de Niterói conquistaram o pódio em 56 modalidades.

Fonte: Boletim Salesiano
Essa notícia foi elaborada com a colaboração de: Euclides Fernandes – Missão Salesiana de Mato Grosso – MSMT; Ruan Costa e Sabrina Freitas – Colégio Salesiano Santa Rosa; Alysson Nogueira – INSG/Castelo; Verônica Streliaev – Colégio Dom Bosco de Porto Alegre; Jamili Vasco – Colégio Salesiano Aracaju.

Foto: Divulgação
10/07/2024

Equipe Salesiana invicta no Campeonato Brasiliense de Vôlei

Por meio do Projeto DF Vôlei, o time da Escola Salesiana Brasília (ESB) conquistou o primeiro lugar do Campeonato Brasiliense Sub 18, desbancando o time que era a base da seleção Sub 18 do DF. A alegre surpresa da vitória se dá pelo fato de os atletas da ESB serem mais novos que o time que disputou o jogo final. “Por se tratar de uma competição acima da categoria da maioria dos atletas da nossa equipe, não tínhamos aquela cobrança com resultado, ele veio através da dedicação plena do grupo e justamente na final contra um time forte que era a base da seleção Sub 18 do DF. E para o nosso grupo, que é bem mais novo, essa vitória é muito gratificante. É a coroação do nosso trabalho”, comenta o Técnico do Projeto DF Vôlei, Adiel Carvalho. O Campeonato Brasiliense Sub 18 foi realizado pela Federação de Vôlei do DF (FVDF) e aconteceu na quadra do Colégio Cor Jesu, de Brasília (DF).

A conquista do Campeonato Brasiliense teve seus momentos de dificuldade, principalmente na final [...]. A vitória do campeonato mostra como a base do nosso time, que é muito nova e batalhadora, ainda conseguiu alcançar a vitória sobre o Supervolei, que era a base da seleção sub 18 do DF, o qual tinha a obrigação de ganhar”, comenta o estudante e atleta salesiano Henrique Hoffmann. “Ainda devo agradecer o excelente trabalho dos meus técnicos Adiel e Fabrício pelo ótimo trabalho e resiliência, sempre lá pra ajudar nas horas de dificuldade do campeonato, coordenando o time para alcançar a vitória”, conclui.

“Foi uma sensação incrível e também um desafio enorme pra mim, pois eu não atuava na posição que atuo hoje, então foi um desafio e tanto pra conseguir me adaptar as certas situações, como, o passe, a cobertura, com a visão tática e também a consciência do jogo, mas com a colaboração de todos os componentes da equipe conseguimos conquistar a vitória, mesmo o time sendo composto por uma equipe quase 100% sub 16 e o adversário ser composta por atletas da seleção de base do Distrito federal que conquistaram o 4° lugar no CBS (Campeonato Brasileiro de Seleções). Nós atletas da ESB (Escola Salesiana Brasília) conquistamos a categoria Sub 18”, conta Cristian Vieira de Castro.

PROJETO DF VÔLEI NA ESCOLA SALESIANA BRASÍLIA (ESB)

Para participar do Projeto DF Vôlei, Adiel conta que os jovens são selecionados pelo biotipo e qualidades físicas essenciais para o esporte, “mesmo que não sejam atletas, pois o nosso trabalho foca no desenvolvimento do atleta”.

A parceria com a ESB já conta resultados muito expressivos ao longo de pouco mais de um ano:

1. Campeão dos Jogos da Federação do Desporto Escolar em 2023
2. Campeão dos Jogos Escolares do DF Etapa Distrital em 2023
3. Campeão dos Jogos Escolares do DF Etapa Regional Plano Piloto em 2023 e 2024
4. Campeão Brasiliense Sub 16 - Divisão Especial 2024
5. Campeão Brasileiro Sub 18 - Divisão Especial 2024

Os estudantes salesianos ainda formaram as bases das seleções abaixo:
. Campeão dos Jogos Escolares Brasileiros da Juventude em 2023 1° Divisão 
. Vice Campeão Campeonato Brasileiro de Seleções - 1° Divisão, com as premiações para os atletas do Colégio Salesiano: Henrique Hoffmann e Ian Lima Cardosos de melhores centrais

“É uma sensação de dever cumprido e que o trabalho está sendo direcionado da forma correta. Atribuo os excelentes resultados a disciplina, dedicação e principalmente ao amor ao voleibol por parte dos atletas e comissão técnica”, comenta Adiel sobre os resultados alcançados.

Escrito por Janaína Lima

 

Fotos: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida
09/07/2024

Celebrações de envio dão início às Experiências Missionárias 

Na primeira semana de julho, a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida celebrou, em diversas de suas comunidades educativas, o envio dos grupos de missionários para a experiência das Semanas Missionárias, que acontecerão ao longo do mês. Os missionários, jovens e assessores, participaram do momento em suas comunidades, marcando o fim da preparação e o início da experiência missionária nos próximos dias. 

Com os educadores, colegas e familiares dos missionários, as celebrações de envio contaram com a palavra dos Diretores locais e Coordenadores de Pastoral, bênção e entrega da Cruz Missionária para aqueles que vão participar pela primeira vez. E para os missionários “veteranos”, uma oportunidade de renovar o compromisso de ir com o coração aberto para servir e partilhar o amor de Deus. 

Em cada comunidade da Inspetoria, a alegria da missão se fez presente na emoção dos jovens, no sorriso de cada missionário que parte para sua terra de missão com a cruz no peito e os olhos fixos em Jesus Cristo, acompanhados pelas orações dos familiares, amigos e das Irmãs Salesianas, impulsionados pelo acompanhamento de cada Assessor que compartilha da experiência.

A “Semana Missionária” é um projeto sólido nas casas salesianas, que chama, prepara e envia os jovens missionários, do 9º ano e Ensino Médio, para uma rica experiência de encontro e evangelização em meio ao povo, em cidades das regiões próximas às presenças da Inspetoria. As Semanas Missionárias iniciam nos primeiros dias de julho e devem acontecer durante todo o mês, de acordo com os cronogramas das regiões da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida. 

Este é o momento de todas as comunidades educativas rezarem pelos grupos que participam, pedindo a Maria Auxiliadora as bênçãos necessárias para os missionários, a fim de que vivam uma profunda experiência de encontro com Deus, com os outros e consigo mesmos.

Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

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