Notícias

Foto: ShutterStock ID 2367620875
15/10/2024

Dia de Santa Teresa D’Ávila - Padroeira do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora

Em 15 de outubro, a Igreja celebra o Dia de Santa Teresa de Ávila, figura central na história da espiritualidade católica. Além de sua vida marcada pela profunda mística e reforma do Carmelo, Santa Teresa também exerce um papel especial como padroeira do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), escolhido diretamente por Dom Bosco, fundador da ordem.

Dom Bosco reconhecia em Santa Teresa de Ávila a capacidade única de integrar uma vida de profunda contemplação com uma atividade incansável. Seu carisma, que equilibra oração e ação, foi um modelo essencial para a missão educativa das Filhas de Maria Auxiliadora, que seguem o lema de harmonizar vida ativa e contemplativa, inspirado na espiritualidade teresiana. Assim como Santa Teresa, as FMA são chamadas a viver na alegria, na simplicidade e no zelo apostólico, cativando almas e conduzindo-as à santidade.

A influência de Santa Teresa também pode ser vista na formação de Santa Maria Domingas Mazzarello, cofundadora das FMA, que foi moldada tanto pela leitura direta das obras de Teresa quanto pelos ensinamentos do Pe. Giuseppe Frassinetti, impregnados da doutrina teresiana. As "amizades espirituais" promovidas por Santa Teresa, baseadas no apoio mútuo e na busca coletiva da santidade, marcaram profundamente o modo de vida comunitário e a missão das Filhas da Imaculada, precursoras das FMA.

Para Santa Teresa, a oração era essencialmente uma relação de amizade com Deus, e essa experiência molda a vida espiritual das Filhas de Maria Auxiliadora. A oração, para elas, não é apenas um dever, mas um encontro constante com Aquele que as ama, permitindo que a ação apostólica seja um reflexo desse amor divino.

Assim, a espiritualidade de Santa Teresa continua viva na missão do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, unindo contemplação e serviço ao próximo, na busca de uma educação integral que forme "bons cristãos e honestos cidadãos", como desejava Dom Bosco. Santa Teresa de Ávila permanece, portanto, como uma fonte de inspiração e uma guia espiritual para todas as irmãs que seguem sua herança de oração, alegria e missão.

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da rede Salesiana Brasil 

Foto: Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), Cachoeira do Campo (MG)
15/10/2024

Prêmio Carlo Marchini 2024 é atribuído à Irmã Salesiana FMA

No dia 19 de outubro de 2024, em Brescia, Itália, será atribuído o Prêmio Carlo Marchini 2024 a uma Irmã Salesiana Filha de Maria Auxiliadora (FMA) da Inspetoria Madre Mazzarello, com sede em Belo Horizonte (MG).

No dia 19 de outubro de 2024, no Auditório do Centro de Congressos Capretti, em Brescia, Lombardia, a Associação Carlo Marchini Onlus, dedicada ao apoio à infância no Brasil, atribuirá o Prêmio Carlo Marchini, instituído em 2019 em favor dos missionários brasileiros próximos à Família Salesiana, “em reconhecimento do compromisso assumido em favor das crianças desfavorecidas que vivem nas áreas mais pobres do país”. O Prêmio será concedido à Salesiana Filha de Maria Auxiliadora (FMA), Irmã Maria Helena de Resende, da Inspetoria Madre Mazzarello (BMM) que, “depois de uma experiência de muitos anos como professora e coordenadora de escolas salesianas em diversas cidades, desde 1995 colabora com a nossa Associação para ajudar os menores mais desfavorecidos presentes nos institutos Maria Imaculada em Barbacena e Nossa Senhora Auxiliadora em Cachoeira do Campo”. 

Na premiação do dia 19 de outubro, estará presente a Conselheira Geral da Comunicação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Maria Ausilia De Siena. No mesmo dia, outros três missionários receberão o “Prêmio Coração Amigo”, concedido anualmente pela Associação Cuore Amico Fraternidade ETS para honrar o mundo missionário: Irmã Elvira Tutolo (Irmãs da Caridade de S. A. Thouret), desde 2021 na República Centro-Africana; Padre João Gentilin (Canossiano), desde 1983 nas Filipinas; Marilena Valvano, leiga, desde 1993 na Venezuela.

SOBRE IRMÃ MARIA HELENA
Irmã Maria Helena de Resende nasceu em 5 de outubro de 1938, em Resende Costa, uma cidade do interior do estado de Minas Gerais. Como conta ela mesma, aos 15 anos mudou-se para São João Del Rei, onde começou a trabalhar numa fábrica têxtil para ajudar a família, pois o pai estava muito doente e não podia trabalhar. “Foi uma boa experiência, porque, trabalhando há 20 anos com as Obras Sociais, agora percebo as dificuldades enfrentadas pelos pais que têm que deixar os filhos nestas instituições”.

Depois de estudar literatura na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São João Del Rei, passou a lecionar português e inglês em escolas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São João Del Rei, Anápolis e Brasília. “Um dia recebi o chamado de uma Irmã que me convidava a trabalhar com ela em um centro de assistência social. Aceitei o convite e, com a aprovação da Inspetora, comecei a trabalhar em Barbacena. Lá permaneci por oito anos e depois fui designada para a obra social Chiara Palazzoli, de Contagem, Belo Horizonte, onde permaneci apenas um ano. Em seguida, a Inspetora precisou de uma irmã como Diretora da Obra social de Cachoeira do Campo, e eis-me aqui”.

De fato, atualmente é Diretora da Obra Social Salesiana Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Cachoeira do Campo (MG), onde continua a se dedicar incansavelmente e com paixão ao cuidado e à promoção de meninos(as) e adolescentes, com um impacto positivo em suas famílias e no território. “O que faço aqui me entusiasma, pois trabalho com 120 crianças e adolescentes, assistidos por dez educadores que desempenham sua missão com grande amor e dedicação. Temos diversas oficinas para os alunos, como: apoio pedagógico, informática, artesanato, projeto de vida, esportes, música, teatro, dança, etc.”

Como Diretora, Irmã Maria Helena acolhe os alunos, assiste no pátio, realiza reuniões para pais e educadores, oferece acompanhamento individual a pais e alunos. “Sou como um patinho no lago, fazendo o que sempre quis fazer”, afirma.

SOBRE O INSTITUTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA (INSA)
O Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA) é uma organização civil, sem fins lucrativos, das Filhas de Maria Auxiliadora situada em Cachoeira do Campo, um bairro de Ouro Preto, em Minas Gerais. Os seus objetivos são a promoção da infância e da adolescência, a consolidação dos laços familiares e comunitários, a prevenção das situações de risco, desenvolvendo as potencialidades dos meninos(as) e adolescentes para que se tornem autônomos, protagonistas e cidadãos capazes de contribuir para a transformação da sociedade.

Destina-se à população que vive numa situação de vulnerabilidade social derivada da pobreza e das privações devido, entre outros fatores, à falta de renda, ao acesso precário ou inexistente aos serviços públicos e/ou à fragilidade afetiva.

Ocupa-se de meninos(as) e adolescentes de 6 a 14 anos, oferecendo-lhes, de segunda a sexta-feira, almoço, merenda e diversas oficinas por meio das quais trabalha-se sobre temas como cidadania, ambiente, valores, Projeto de Vida, música, família, democracia e a cooperação através de atividades esportivas, artísticas e culturais. A metodologia baseia-se no Sistema Preventivo de Dom Bosco e de Madre Mazzarello e é marcada pelo trinômio salesiano Razão, Religião e Amorevorezzza.

Fonte: Istituto Figlie di Maria Ausiliatrice / Fotos: Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), Cachoeira do Campo (MG)

Foto: Rede Salesiana Brasil 
15/10/2024

Dia do Professor: A Celebração da Missão de Educar e Transformar Vidas 

No dia 15 de outubro, o Brasil celebra o Dia do(a) Professor(a), data que homenageia aqueles que têm o nobre ofício de ensinar e formar cidadãos. A origem da celebração remonta a 15 de outubro de 1827, quando Dom Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no país. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Basicamente, o novo decreto tratava da descentralização do ensino, do salário dos professores, das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até sobre como os professores deveriam ser contratados.

No entanto, embora a iniciativa de Dom Pedro I tenha sido um marco importante na história do país, somente 120 anos após a publicação do decreto houve a primeira comemoração voltada aos professores. Em 1947 o professor paulista Salomão Becker, teve a ideia de transformar a data em feriado e iniciou a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro. 

No contexto da Rede Salesiana Brasil (RSB), o papel do professor vai além da sala de aula. Os educadores salesianos não só ensinam, mas também acolhem e formam integralmente as juventudes, guiando cada estudante no desenvolvimento de seu Projeto de Vida.

O DIFERENCIAL DO PROFESSOR SALESIANO
Na pedagogia salesiana, inspirada por São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello, a “educação é coisa do coração”. Assim, o professor salesiano se destaca por seu acolhimento, sempre criando um ambiente de confiança e respeito, onde os estudantes sentem-se valorizados e motivados a alcançar seus objetivos. Essa abordagem humana e próxima fortalece o vínculo entre professores e estudantes, promovendo não apenas o aprendizado, mas também o crescimento pessoal e espiritual.

Os jovens estudantes salesianos são protagonistas de suas próprias histórias e os professores atuam como mediadores e guias, ajudando os estudantes a descobrirem suas potencialidades, desenvolverem seus talentos e construírem seus próprios caminhos. O compromisso dos educadores salesianos não se limita ao conteúdo acadêmico, eles buscam promover a formação integral dos jovens, incentivando-os a pensar criticamente, a serem solidários e a estarem preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

FORMAÇÃO CONTINUADA E COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA
A Rede Salesiana Brasil entende que o mundo está em constante mudança, e, por isso, está ativamente dedicada à formação continuada de seus professores. Durante todo o ano, são promovidos cursos, certificações, encontros e eventos formativos com o objetivo de manter as equipes educativas atualizadas e preparadas para os desafios atuais.

Os professores da RSB participam de formações que abordam desde o uso de novas tecnologias até práticas pedagógicas inovadoras, sempre alinhadas com os valores salesianos. Além disso, a RSB investe na qualificação e capacitação pedagógica, buscando garantir que a educação salesiana continue sendo referência em qualidade e inovação.

Essa dedicação à formação continuada reflete o compromisso da Rede com a transformação do mundo por meio da educação. A RSB acredita que uma educação de qualidade é o caminho para preparar os jovens para os desafios sociais, econômicos e culturais do presente e do futuro. Dessa forma, os educadores salesianos tornam-se agentes de mudança, contribuindo para uma sociedade mais justa, solidária e comprometida com o bem comum.

Neste Dia do Professor, a Rede Salesiana Brasil parabeniza e agradece a todos os educadores salesianos que, com dedicação e amor, fazem a diferença na vida de milhares de jovens, transformando sonhos em realidade e preparando protagonistas para o futuro.

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil / Fotos: Rede Salesiana Brasil

Foto: Istituto Figlie di Maria Ausiliatrice
14/10/2024

6º Comm Talks sobre a missão como hospitalidade profética

A missão como hospitalidade profética é o tema central do 6º Comm TalkS, iniciativa do Âmbito da Comunicação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) com o objetivo de criar uma visão partilhada da cultura da comunicação, mesmo na diversidade das expressões.

Aprofunda o tema o Pe. Samuel Komlanvi Amaglo, Salesiano de Dom Bosco, Vice-Reitor da Faculdade de Teologia da Universidade Pontifícia Salesiana de Roma, onde é professor de missiologia e encarregado do Curso de Formação permanente de Pastoral Missionária.

“O uso do conceito de missão e de missionário é complexo e ‘o que seja a missão’ é de fato difícil de definir. A crise atual da definição da missão parte de uma abordagem do centro para as periferias, da Trindade para a humanidade, da Igreja para o mundo e do Ocidente para o resto da humanidade”, observa o Pe. Samuel, que inicia a reflexão falando de uma mudança de paradigma da missão.

Na interculturalidade, que encoraja a acolher o outro assim como é e responde também à exigência salesiana do “viver e trabalhar juntos”, vê um caminho para a hospitalidade profética que se torna aceitação recíproca.

“Na perspectiva salesiana, um dos desafios da missão hoje é encontrar irmãos e irmãs que te acolham, que te acompanhem, que te ajudem a ser fiel e a dar fruto. Numa Igreja sinodal e em saída missionária, a Família Salesiana é chamada, como Dom Bosco e Madre Mazzarello, a sonhar uma missionariedade aberta ao diálogo e à hospitalidade profética”.

A intervenção do Pe. Samuel oferece uma reflexão útil que pode ser partilhada nos grupos e nas Comunidades por ocasião do outubro missionário e em vista do Triênio de preparação para o 150º aniversário da Primeira Expedição Missionária (14 de novembro de 1877).

O vídeo está disponível com legendas em italiano, inglês, francês, português e espanhol (nas configurações do YouTube). Todos os Comm Talks permanecem à disposição no Canal Youtube CGFMANET e se podem  recuperar do banner lateral na página inicial do site do Instituto.

Fonte: Istituto Figlie di Maria Ausiliatrice

Foto: Istituto Figlie di Maria Ausiliatrice
13/10/2024

Celebração Litúrgica de Alexandrina Maria da Costa

Nascimento: 30/03/1904
Venerável: 21/12/1995
Beatificação: 25/04/2004
Celebração Litúrgica: 13 de outubro
Falecimento (nascimento para o céu): 13/10/1955

No dia 13 de outubro de 2021, no dia do seu nascimento ao céu, a Família Salesiana celebra a memória litúrgica de Alexandrina Maria da Costa, Salesiana Cooperadora portuguesa, declarada beata pelo Papa João Paulo II em 25 de abril de 2004.

Alexandrina nasceu em 30 de março de 1904, em Balasar, na província do Porto. Aos 14 anos, fazendo um gesto de coragem diante de quem tenta atacá-la, pula da janela de casa. As consequências da queda a levaram, cinco anos depois, à paralisia total, constrangendo-a à imobilidade no leito por mais de 30 anos. Pede a graça da cura, mas Nossa Senhora dá-lhe a força para aceitar e abraçar o sofrimento pela salvação das almas. Dizia: “Não tenho outro desejo senão dar glória a Deus e salvar as almas”.

Vive uma intensa vida mística, em contínua união com Jesus presente nos Tabernáculos de todo o mundo. A sua missão era, de fato, ser como a lâmpada do Tabernáculo, para fazer companhia a Jesus Eucaristia. Era uma verdadeira alma eucarística: a partir de 27 de março de 1942 deixou de se alimentar, vivendo apenas da Eucaristia. Nos últimos anos da sua vida, muitas pessoas, atraídas pela fama de santidade, fazem-lhe visita e atribuem a própria conversão aos seus conselhos.

Desde 1944 o diretor espiritual de Alexandrina é o Pe. Umberto Pasquale, um Salesiano de Dom Bosco que, constatando sua grandeza espiritual, encoraja-a a continuar a ditar o seu diário.  Naquele ano, torna-se Salesiana Cooperadora e pede para colocar o diploma de filiação “de modo a tê-lo sempre sob os olhos”: “Sinto-me unida aos Salesianos e Cooperadores de todo o mundo. Quantas vezes olho o meu diploma de membro e ofereço meus sofrimentos, unida a todos eles, pela salvação dos jovens!”.

A 13 de Outubro de 1955 – dia em que em Portugal recorda-se a última aparição de Nossa Senhora aos três Pastorzinhos em Fátima (1917) e se celebra a festa de Nossa Senhora do Rosário – Alexandrina Maria da Costa morre em Balasar, onde é sepultada, de frente para o Tabernáculo.

É declarada Venerável em 21 de dezembro de 1995 e beatificada em 25 de abril de 2004 por João Paulo II, que, na homilia, diz: “Permeada e ardente de amor, não quer negar nada ao seu Salvador: com forte vontade, aceita tudo para demonstrar-lhe que o ama. Com o exemplo da Beata Alexandrina, expresso nos três verbos ‘sofrer, amar, reparar’, os cristãos possam encontrar o estímulo e a motivação para elevar tudo o que a vida tem de doloroso e triste através da prova do amor maior: sacrificar a vida por quem se ama”.

Um Centro Internacional de Espiritualidade Salesiana e um Centro para Salesianos Cooperadores acolhem jovens e peregrinos, que chegam a Balasar de todas as partes do mundo para rezar nos lugares de Alexandrina e aprofundar a espiritualidade.

Fonte: Istituto Figlie di Maria Ausiliatrice

Foto: ShutterStock ID 1519660655
12/10/2024

Dia de Nossa Senhora Aparecida e a Inspetoria Salesiana das FMA

No dia 12 de outubro, os brasileiros celebram Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. A história da santa remonta ao ano de 1717, quando três pescadores — Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso —, no rio Paraíba do Sul, próximo à vila de Guaratinguetá (SP), viviam uma situação de escassez de peixes. Após várias tentativas sem sucesso, eles jogaram suas redes mais uma vez e retiraram do rio o corpo de uma imagem da Virgem Maria sem a cabeça. Minutos depois, encontraram a cabeça, e, após reunirem as peças, as redes começaram a transbordar de peixes. A partir desse momento, a imagem passou a ser venerada pelos pescadores e, gradualmente, sua fama se espalhou entre os devotos.

A imagem, esculpida em terracota, é conhecida por sua cor escura, que muitos relacionam à sua longa permanência no rio. Com o tempo, a devoção à "Aparecida" cresceu e, em 1834, foi iniciada a construção de uma capela, que posteriormente se transformou no Santuário Nacional de Aparecida, o maior centro de peregrinação mariana do mundo.

A DEVOÇÃO À PADROEIRA DO BRASIL

Em 1930, o Papa Pio XI proclamou Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil, consolidando sua importância para o catolicismo no país. A devoção a Nossa Senhora Aparecida transcende fronteiras religiosas e culturais. O Santuário Nacional, localizado em Aparecida (SP), recebe milhões de peregrinos todos os anos, especialmente no dia 12 de outubro, quando ocorrem grandes celebrações e momentos de oração dedicados à santa.

O Papa João Paulo II, em sua visita ao Brasil em 1980, coroou a imagem de Nossa Senhora Aparecida, fortalecendo ainda mais os laços entre os brasileiros e sua padroeira. Em 2007, o Papa Bento XVI também visitou o Santuário, destacando a importância da fé e da devoção popular no país. Para muitos, Nossa Senhora Aparecida representa uma figura de proteção, conforto e esperança em tempos difíceis.

Em 2013, o Papa Francisco também visitou o Santuário de Aparecida onde celebrou sua missa da viagem ao Brasil. No ambiente conhecido como Capela dos 12 Apóstolos, ele venerou a imagem de Nossa Senhora. Essa foi a primeira vez que um papa entra na sala. Francisco fez uma oração pelos jovens e pela Jornada Mundial da Juventude e também pediu que Nossa Senhora acompanhasse e guiasse os devotos dela, principalmente nos momentos mais difíceis. Ao final, depositou flores junto à imagem. 

A INSPETORIA SALESIANA NOSSA SENHORA APARECIDA

Em agosto de 2013, as nove Inspetoras das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) no Brasil, durante um encontro no Rio de Janeiro, receberam da então Madre Geral, Irmã Yvonne Reungoat, e de seu Conselho, a convocação para pensarem em uma nova configuração para ressignificar o Carisma e qualificar a presença e missão das FMA, no Brasil. Em resposta a essa solicitação, teve início o processo da nova configuração no Brasil, com a participação de todas as Filhas de Maria Auxiliadora das nove Inspetorias. 

De 2018 a 2020, as nove Inspetorias foram se organizando internamente para que, no início de 2021, fossem oficialmente instituídas as quatro novas Inspetorias com novas sedes, novos nomes, novas personalidades jurídicas e novos governos. Assim nasceu a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, nome escolhido pelos três Conselhos Inspetoriais: Campo Grande, Porto Alegre e São Paulo, em uma reunião, em Porto Alegre, em dezembro 2018. “Por ser a Padroeira do Brasil, seria um nome significativo após a unificação das três Inspetorias, indicando a unidade das FMA e a proteção sobre a nova Inspetoria. A sede seria em São Paulo, por isso teria mais sentido ser chamada Inspetoria Nossa Senhora Aparecida”, conta a Inspetora, Irmã Alaíde Deretti.

Sobre a relação de Nossa Senhora Aparecida com a missão salesiana em prol dos jovens, Ir. Alaíde comenta o essencial papel de proteção materna que a padroeira do Brasil representa. “Nossa Senhora Aparecida é a figura de mãe, guia, protetora e intercessora, isso contribui na missão salesiana com os jovens porque eles necessitam de uma mãe que os acolha, os escute, seja próxima, os acompanhe, os projeta e interceda por eles quando, muitas vezes, são marginalizados, julgados e condenados por grupos, órgãos públicos e privados, e até mesmo pela própria família. O importante é que Ela continua a dizer-nos: ‘Fazei tudo o que Ele vos disser’, para que o milagre da transformação, do ‘vinho novo’, aconteça também hoje, nos corações dos adultos, dos jovens e crianças, através de nossa presença, palavra e testemunho. Aparecida nas águas do Rio Paraíba, Nossa Senhora Aparecida vem para nos ensinar que sempre é possível o milagre acontecer, só precisamos crer. Ela trouxe os peixes aos pescadores e hoje ajuda a crescer na fé todos que a ela se consagrarem”.

Com sede no Colégio de Santa Inês, em São Paulo, a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida é responsável pela missão salesiana das FMA presente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

O DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA E O DIA DAS CRIANÇAS

Curiosamente, o Dia de Nossa Senhora Aparecida coincide com o Dia das Crianças em 12 de outubro. Embora não haja uma relação direta entre as duas comemorações, a data unificada é um reflexo do calendário brasileiro. O Dia das Crianças foi oficializado em 1924 por meio de um decreto do presidente Arthur Bernardes, mas só ganhou força comercial a partir da década de 1960. Ainda assim, a coincidência entre as duas celebrações traz uma mensagem especial. Nossa Senhora Aparecida é frequentemente associada à proteção dos mais vulneráveis, o que inclui as crianças. Muitas famílias aproveitam o dia para reforçar valores de fé e devoção, levando seus filhos ao Santuário ou participando de atividades religiosas em suas comunidades.

O dia 12 de outubro, carrega um duplo significado para os brasileiros. De um lado, a profunda reverência a Nossa Senhora Aparecida, que simboliza o amor e a fé de um povo que recorre à santa em busca de consolo e proteção. Do outro, a celebração da infância, uma oportunidade de lembrar a importância das crianças e de seu papel na construção do futuro da humanidade. Assim, seja pela fé ou pela celebração da vida, o dia 12 de outubro continua a ser uma data marcante no calendário nacional, unindo tradição, espiritualidade e família em torno de dois dos maiores símbolos de esperança no Brasil.

Escrito por Janaína Lima, com informações e fotos da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Foto: Istituto Figlie di Maria Ausiliatrice
11/10/2024

Dia Internacional das Meninas e das Adolescentes 2024

No dia 11 de outubro de 2024 celebra-se o Dia Internacional das Meninas e das Adolescentes, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, para sensibilizar a opinião pública sobre a situação das meninas no mundo. O Dia recorda que cada menina faz florescer as suas potencialidades e possibilidades se recebe educação, se é valorizada e se são garantidos os seus direitos humanos. O empoderamento das adolescentes é fundamental para o desenvolvimento de sociedades sustentáveis, pacíficas e justas e para a promoção do bem comum.

O tema do Dia de 2024, “A visão das meninas para o futuro”, sublinha a necessidade de liberar plenamente as potencialidades das mais de 1,1 mil milhões de meninas do mundo através de apoio, educação e oportunidades de protagonismo.

Desigualdades, discriminação, violências, injustiças, matrimônios infantis, trabalho infantil e diversidade de tratamento de saúde são, de fato, alguns dos desafios que as adolescentes devem enfrentar cotidianamente em todo o mundo. A UNICEF informa que aproximadamente 1 em cada 5 adolescentes ainda não completou a Escola Secundária inferior e quase 4 adolescentes sobre 10 não completam a Escola Secundária superior.

Além disso, cerca de 90% das adolescentes e das jovens mulheres adolescentes, nos países de baixo rendimento, não têm acesso à Internet, enquanto os seus pares do sexo masculino têm duas vezes mais probabilidades de estar on-line. Em nível Global, as meninas entre os 5 e os 14 anos passam cada dia 160 milhões de horas de trabalho doméstico e de mais cuidados não remunerados em comparação aos meninos da mesma idade. 3 sobre 4 adolescentes continuam a registrar 3 novas infecções por HIV. Quase uma adolescente sobre quatro, casada ou que coabita, entre os 15 e os 19 anos, sofreu violência física ou sexual por parte de um parceiro ao menos uma vez na vida. Após a pandemia de COVID-19, o risco de matrimônio infantil aumentou.

“As adolescentes já têm a sua própria visão de um mundo onde podem realizar-se. Trabalham para transformar esta visão em realidade e pedem que a sua voz seja escutada. Chegou o momento de escutá-las”, afirma o Secretário Geral das Nações Unidas, Antônio Guterres, na Mensagem do Dia. Sublinha ainda que “a coragem, a esperança e a determinação das adolescentes são uma força a se levar em consideração. Já é tempo de que o mundo se adiante e contribua a transformar as suas visões e aspirações em realidade”.

O Instituto Internacional Maria Auxiliadora (IIMA) de Genebra está sempre empenhado em fazer progredir as adolescentes nos 97 países em que está presente, promovendo os direitos e a dignidade, em particular o direito à educação, dotando-as de competências e instrumentos de proteção dos direitos humanos para o pleno desenvolvimento das suas potencialidades; valorizando a sua capacidade de participar, em particular, nos processos de tomada de decisão e de ser líder na criação de um novo humanismo, de um mundo melhor.

Este empenho emerge claramente nas respostas das 70 Inspetorias do Instituto ao questionário da Secretaria de Direitos Humanos do IIMA sobre as iniciativas realizadas em consonância com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, de 2020 a 2023.

Dos dados provenientes de 87 países, fica claro que as Irmãs Salesianas e as Comunidades Educativas trabalham incansavelmente para garantir uma educação inclusiva e equitativa de qualidade e para promover oportunidades de aprendizagem permanente para todos (ODS 4), fornecendo educação pré-escolar a 157.998 crianças; educação primária a 507.758 crianças; ensino secundário a 376.243; formação profissional a 66.257 pessoas; e cursos de alfabetização digital (compreendendo-se a educação às mídias, as competências informáticas e a prevenção do cyberbullying) a 245.270 adolescentes e jovens.

Para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e das adolescentes (ODS 5), estas Inspetorias promoveram diversos programas como a eliminação do matrimônio precoce (154.655 beneficiários); a eliminação da violência contra as mulheres e os meninos (296.208 beneficiários); a eliminação do tráfico de seres humanos (60.434 beneficiários); a eliminação do trabalho infantil (76.680 beneficiários); a promoção das adolescentes em STEM – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (76.803 beneficiários).

Embora a lista não seja exaustiva, estes números refletem o compromisso do Instituto das FMA em investir no futuro das meninas com objetivos e estratégias bem definidos.

A confiança no dever de cada pessoa, especialmente das mais vulneráveis, está profundamente enraizada na convicção salesiana de que cada ser humano é criado à imagem de Deus e em cada um é semeada a semente do bem. O Papa Francisco, no seu Discurso aos jovens em Veneza, no dia 28 de abril de 2024, lembrou-lhes que devem crer e abraçar com senso de admiração a sua beleza interior e a dos outros: “…a criação convida-nos a ser à nossa volta criadores de beleza. Por favor, não esqueçais isto: ser criadores de beleza e fazer algo que não existia antes”.

Fonte: Istituto Figlie di Maria Ausiliatrice

Foto: Vatican Media
11/10/2024

Reflexões e Chamados à Paz na Segunda Semana do Sínodo sobre a Sinodalidade

A segunda semana do Sínodo sobre a Sinodalidade foi marcada por uma série de encontros e debates cruciais para a Igreja, tanto no âmbito espiritual quanto no social. Um dos momentos centrais foi a discussão sobre o papel do bispo de Roma no diálogo ecumênico, impulsionada pela publicação da versão francesa do documento “O Bispo de Roma” do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos. Este evento, ocorrido em uma mesa-redonda em Roma, reuniu católicos, protestantes e ortodoxos para refletirem sobre a sinodalidade e a primazia do Papa, promovendo maior convergência entre as denominações cristãs.

A semana também trouxe à tona questões de evangelização no espaço digital. A Irmã Xiskya Valladares, membro do Sínodo e missionária digital, destacou a importância de expandir a evangelização para os meios virtuais, mencionando a criação de escritórios de missão digital em várias Conferências Episcopais da América Latina. Ela também abordou a necessidade de superar a polarização nas redes sociais e promover a comunhão.

Também o tema “Por uma Igreja sinodal: participação, comunhão e missão”, que está a decorrer em Roma, a ampla participação de mulheres é um dado muito significativo. Esta segunda sessão sinodal tem 368 membros com direito a voto e tal como aconteceu na primeira sessão em 2023, mais de 50 votantes são mulheres. Com efeito, o aprofundamento “do lugar das mulheres na Igreja” e a “sua participação nos processos de decisão e na condução das comunidades” são temas objeto da reflexão de um dos grupos de trabalho formados pelo Papa no âmbito do processo sinodal.

No contexto das guerras em curso, o Sínodo foi palco de orações pela paz. Em 6 de outubro, o Papa Francisco conduziu uma peregrinação à Basílica de Santa Maria Maior, rezando o terço pela paz, seguido de um Dia de Oração e Jejum em 7 de outubro, em memória do aniversário do ataque terrorista do Hamas contra Israel. O arcebispo-mor de Kiev, Sviatoslav Shevchuk, ressaltou a importância dessa iniciativa como um movimento do Espírito Santo, refletindo o papel do Papa como protagonista da paz.

Testemunhos emocionantes de prelados como dom Mounir Khairallah, do Líbano, e dom Launay Saturné, do Haiti, também marcaram a semana. Ambos compartilharam as dores de seus países devastados por guerras e conflitos, apelando à reconciliação e à necessidade urgente de paz. Khairallah destacou a capacidade do Líbano de se manter como uma mensagem de convivência pacífica, enquanto Saturné expressou o desespero do povo haitiano frente à insegurança.

Essa semana mostrou a vitalidade e a complexidade dos desafios enfrentados pela Igreja, tanto em sua missão interna quanto no papel que desempenha no mundo. O convite do Papa à oração e ao jejum reforça a busca por paz e justiça, enquanto as reflexões sobre a sinodalidade continuam a moldar o futuro da Igreja Católica.

Escrito por Janaína Lima, com informações do Vatican News

Foto: Rede Salesiana Brasil 
10/10/2024

Conectar, compartilhar e crescer: ação em rede no trabalho salesiano

A Rede América Social Salesiana (RASS) promove o fortalecimento do trabalho em rede: em nível local, para que as Obras e os Serviços Sociais salesianos compartilhem boas práticas e trabalhem na comunicação e na sinergia dentro das Inspetorias; e em nível global, fortalecendo a colaboração e as sinergias com outras redes salesianas para jovens, de diversas áreas geográficas (a Rede Salesiana do Brasil - RSB; a organização Don Bosco Youth at Risk Social Forum - DB YaR, Índia; Salesianos pelo Social APS - SxS, Itália; e as Plataformas Sociais Salesianas - Espanha). Desta forma, as diversas entidades visam nutrir a experiência partilhada, incentivar o empenho pelo carisma salesiano e procurar soluções sustentáveis.

Durante o Encontro Continental das Obras e Serviços Sociais Salesianos da América, realizado de 9 a 13 de setembro, em Aparecida, Brasil, foram apresentadas as boas práticas do que se realiza nas obras sociais das Inspetorias da América e diversas oficinas de acordo com os seguintes temas: mobilidade humana, empregabilidade juvenil, dependências químicas, trabalho infantil, violência juvenil, redes internacionais.

Cada mesa de trabalho promoveu um espaço de diálogo no qual foram identificados os pontos fracos, ameaças, forças, oportunidades (análise SWOT) da ação salesiana em cada campo, considerando os critérios transversais de evangelização, direitos humanos e saúde mental dos jovens.

Na mesa-redonda “Trabalho em rede em nível internacional”, a partir da análise inicial, os participantes refletiram sobre possíveis estratégias para fortalecer a ação salesiana em nível global; entre essas destacam-se:

Fortalecer a comunicação interna e externa; aumentar a participação em espaços de ‘advocacy’: na Congregação e na Política; focalizar a profissionalização em nível local para promover credibilidade e continuidade; implementar a abordagem baseada nos direitos humanos nos processos, de forma transversal; fortalecer a articulação das Redes da Congregação, da Pastoral Juvenil, das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONG) e dos Escritórios Inspetoriais de Planejamento e Desenvolvimento (EPD). Por exemplo, manter o espaço de troca de experiências do Encontro de Obras e Serviços Sociais da América, dos EPD e das ONG Salesianas, promovido pela RASS cada dois anos; fortalecer estratégias de comunicação e captação de recursos; sensibilizar e criar espaços de diálogo internos e externos sobre a abordagem baseada nos Direitos Humanos; promover espaços conjuntos de formação sobre a abordagem baseada nos Direitos Humanos na Congregação e incentivar o desenvolvimento de Comissões de Direitos Humanos em nível provincial, como no caso das Inspetorias da Colômbia (COB e COM).

Este processo de fortalecimento da rede reflete a riqueza da diversidade e a força da unidade. Ao partilhar desafios e sonhos, as obras sociais salesianas tornam-se um organismo global mais coeso, capaz de enfrentar de forma mais eficaz os problemas que surgem nos contextos locais. Assim, cada passo dado na construção dessa Rede Global não somente fortalece a missão salesiana, mas também alimenta o sonho de um mundo em que cada jovem, independentemente de sua situação, pode encontrar um lugar de acolhida, de formação e de esperança.

Ao final dos trabalhos em Aparecida (SP), o Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil Salesiana, Pe. Miguel Ángel García Morcuende, juntamente com outros Dirigentes que participaram do evento, enviaram um pequeno vídeo de agradecimento aos organizadores, disponível no ANSChannel.

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS) / Escrito por Soledad Soto, Rede América Social Salesiana (RASS)

Foto: Divulgação
09/10/2024

Rede Salesiana Brasil e a Defesa dos Direitos Humanos

A Rede Salesiana Brasil (RSB) trabalha diariamente na defesa dos direitos humanos, em especial dos direitos das crianças, dos adolescentes e dos jovens no país. Além das ações educativas nas obras sociais e escolas, uma das vertentes desse trabalho é o incentivo à participação de representantes da Rede nos principais órgãos e movimentos de construção de políticas públicas para a defesa desses direitos.

Entre os Compromissos Fundamentais assumidos pela RSB, está a Promoção dos Direitos Humanos das Crianças, Adolescentes e Jovens, que consiste em: “mobilizar e viabilizar os melhores e mais consistentes esforços para assegurar o respeito e a efetivação ao Estatuto da Criança e do Adolescente, ao Estatuto da Juventude, às leis que deles emanam e aos demais marcos normativos nacionais e internacionais que os complementam”.

Assim, listamos a seguir alguns exemplos dessa participação.

MOVIMENTO NACIONAL DE ENTIDADES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Em 18 de julho, a RSB celebrou uma importante conquista com a eleição de Carlos Nambu para o cargo de coordenador do Movimento Nacional de Entidades de Assistência Social (MNEAS). Carlos foi um dos três eleitos que representarão o movimento na gestão que vai de 2024 a 2026. A votação, que ocorreu de forma virtual, contou com representantes das coordenações regionais, que elegeram, além de Carlos, outros dois coordenadores: Ivone Maggioni Fiore, da Federação Nacional das Apaes (FENAPAES), e Norma S. Souza Carvalho, do Lar Fabiano de Cristo.

O Movimento Nacional de Entidades de Assistência Social foi criado em 2015 por representantes de entidades de assistência social, e referendado na Conferência Nacional de Assistência Social realizada em Brasília. O MNEAS surgiu para integrar a representação nacional da sociedade civil, conforme os três segmentos: usuários, trabalhadores e entidades. É um movimento que busca a defesa e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social, exercendo o controle social de forma propositiva e fiscalizadora. Dentre as atividades estão a influência na formulação de políticas de assistência social de forma local, regional, estadual e nacional; a divulgação da política de assistência social e a participação em espaços de representação da sociedade civil.

Carlos Nambu é pós-graduado em educação social e representa a Congregação Salesiana em diversos conselhos e fóruns, entre eles, o CMDCA SP - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de São Paulo, COMAS SP – Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo, CONDECA SP, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente de São Paulo, CONSEAS SP – Conselho Estadual de Assistência Social, e CNAS – Conselho Nacional de Assistência Social.

Ele vê neste novo papel uma grande oportunidade para que a Rede Salesiana Brasil possa ajudar na expansão positiva do impacto da transformação social na sociedade. “A participação da Rede Salesiana Brasil nesses espaços, além da visibilidade de suas ações, possibilita o empoderamento das informações relacionadas às políticas de Assistência Social, além de levar a contribuição da Rede para a construção dessas políticas públicas, principalmente as que afetam crianças, adolescentes, jovens e famílias. Trazendo também o legado deixado por Dom Bosco quanto à importância de participação e intervenção na política pelo bem dos nossos jovens”, ressalta ele.

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Também em julho, no dia 8, a diretora executiva da Rede Salesiana Brasil (RSB), Irmã Silvia Aparecida da Silva, participou de uma importante reunião com a chefe da Assessoria Especial de Educação e Cultura do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), professora Letícia Cesarino. Na pauta da reunião, esteve a contribuição que a RSB pode dar para a atualização do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos do Governo Federal, especialmente por estar presente em todo o território brasileiro, atuando efetivamente nas áreas da educação básica ao ensino superior, e na garantia dos direitos humanos de crianças, adolescentes e jovens, especialmente por meio da ação social salesiana em rede no Brasil.

“Desde 2008, a partir da reflexão da Estreia do Reitor-Mor, Pe. Pascual Villanueva, estamos nos dedicando a aprofundar a temática sobre Sistema Preventivo e Direitos Humanos. Nossos documentos de referência nas diferentes áreas de atuação buscam contemplar esse binômio. Por isso, acredito que podemos contribuir na reformulação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, ao mesmo tempo que vamos poder aprofundar nossa relação teórica/ prática para fortalecer nossa ação educativo-pastoral”, comentou Ir. Silvia.

Esta foi a primeira reunião de um processo colaborativo, que contará também com a participação de outras instituições, na busca de trazer as atualizações necessárias ao Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos para que o documento possa representar e abranger os desafios da sociedade dos novos tempos.

CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Na 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que aconteceu nos dias 2 a 4 de abril em Brasília, DF, a Inspetoria São João Bosco esteve representada por três colaboradoras: Tatiana Furtado, Andressa Almeida e Elaine Itacarambi. No evento, elas participaram sobre reflexões e debates sobre a importância de legislações em âmbito municipal, estadual e federal que asseguram os investimentos em educação e saúde e no combate do trabalho infantil.

Tatiana Furtado é diretora executiva do CESAM-DF e também ocupa uma cadeira no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). Na entrevista à RSB e ao Boletim Salesiano, concedida no ano passado, Tatiana explicou a importância dessa participação salesiana em órgãos como o CONANDA: “Temos um papel fundamental na construção de leis e normativas referentes aos direitos de crianças e adolescentes. Contribuímos, através do nosso carisma, para uma sociedade mais justa e fraterna, não temos outros interesses a não ser garantir que o público assistido em nossas obras sociais não seja esquecido e tenham políticas que possam garantir acesso aos mecanismos públicos de educação, saúde, assistência social, políticas de trabalho e emprego”.

Fonte: Boletim Salesiano Brasil, com informações de Herik Bianke Braga e Janaína Lima

Foto: Rede Salesiana Brasil
08/10/2024

3º Encontro on-line de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural 

Na manhã da última quinta-feira (03), pelo canal oficial da Rede Salesiana Brasil (RSB) no YouTube, aconteceu o 3º Encontro on-line de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural que trouxe o tema “Expressões da identidade salesiana por meio da arte e da cultura”. O evento tem o objetivo de viabilizar a socialização de experiências para ampliação das reflexões, debates e disseminação de ideias e propostas que contribuam para potencializar a comunicação em Rede. 

Em sua fala de abertura, a Coordenadora Nacional de Comunicação da RSB, Irmã Maike Loes, trouxe um recorte histórico de como a arte e a cultura sempre fizeram parte do carisma salesiano, relembrando a célebre frase de Dom Bosco que dizia: “Uma casa salesiana sem música, é um corpo sem alma”. Ir. Maike fez ainda memória do Dom Bosco adolescente, o saltimbanco que se utilizava da mágica, da corda bamba e diversas formas de arte para educar e evangelizar os jovens de sua época. “Para a Família Salesiana, a música é arte, é técnica, mas, especialmente, é espaço para educar e evangelizar”, disse a Coordenadora que também convidou a todos para ler, ou reler, as Memórias do Oratório de São Francisco de Sales, livro escrito pelo próprio Dom Bosco que conta diversas histórias sobre os jovens acolhidos em seu oratório.

Após a fala da Ir. Maike, tiveram início as apresentações, começando com o Professor Hélio da Silva Júnior, músico e regente do coral e orquestra do Instituto Nossa Senhora da Glória, de Macaé (RJ), trazendo o tema “Coro e orquestra na escola – Formação Integral, Evangelização e Pertencimento no Instituto Nossa Senhora da Glória”. O professor Hélio contou um pouco sobre como a música tem proporcionado grandes resultados para os estudantes, a escola salesiana e a comunidade local.

Em seguida, a Gestora do Arquivo Histórico da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora e membro da equipe de Memória Institucional, Cláudia Trindade, trouxe uma apresentação voltada para a área teatral com o tema: “Teatro do Liceu – Expressão da arte, criatividade e patrimônio cultural Salesiano”. Cláudia fez um recorte histórico sobre como o legado de Dom Bosco contribuiu para o Teatro do Liceu Coração de Jesus, que impulsionou a arte dramática em São Paulo, contando com apresentações dos estudantes desde 1890 e sendo o berço de grandes talentos brasileiros do teatro como Grande Otelo, Rodolfo Mayer, Sérgio Cardoso e Durval de Souza. 

Para falar da experiência de Pastoral e Educomunicação no Colégio de Santas Inês (SP), o Assessor de Pastoral e Professor de Artes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, Prof. João Carlos Teixeira Júnior, trouxe o tema: “PACAS – Pastoral de Artes, Comunicação e Animação Salesiana”. Segundo João, a PACAS é um grupo de Pastoral que se utiliza das artes de modo geral para o processo de educação e evangelização das juventudes. 

Na última apresentação do evento, a Gerente Socioeducativa do Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio, de Pará de Minas (MG), Ana Paula Auxiliadora Carvalho dos Santos, apresentou o “Projeto Benjamin de Oliveira – A arte circense contribuindo para a transformação sociocultural no Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio”, iniciativa que atende 200 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos em situação de risco social dentro de uma das comunidades mais vulneráveis do município. 

Finalizando o Encontro, após uma leitura das ressonâncias enviadas pelos participantes de todo o Brasil sobre as Boas Práticas apresentadas, Ir. Maike Loes fez sua fala de fechamento do evento. “Sonhamos em rede, por isso foi possível a realização desse evento tão carismático, tão salesiano. Quanta criatividade! Quanta paixão educativa! [...] Em nome da Rede Salesiana Brasil, o nosso agradecimento aos convidados que vieram querendo somar, partilhar e compartilhar”, comenta Ir. Maike. 

Como apresentação final, os educandos da Oficina de Música e Educomunicação do CCA Santa Lúcia contaram, através de uma paródia que eles mesmos ajudaram a compor, como é a rotina nesse espaço salesiano de educação e evangelização.

O 3º Encontro on-line de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural sobre “Expressões da identidade salesiana por meio da arte e da cultura” contou com o apoio e a mediação da Gestora de Projetos Formativos da RSB, Ana Paula Costa e Silva; além da equipe de Comunicação do Escritório da RSB, em Brasília (DF), na transmissão e a equipe do Serviço de Atendimento à Rede (SAR) no monitoramento da live e do chat.

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Foto: Lorena Oliveira
08/10/2024

Estudantes Salesianos são destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Os Salesianos Bahia celebram o excelente desempenho de seus estudantes na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA de 2024, promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira – SAB, em parceria com a Agência Espacial Brasileira – AEB. A competição, realizada no dia 17 de maio, é conhecida por incentivar o interesse dos jovens em Astronomia e ciências correlatas, de forma lúdica e colaborativa.

A edição deste ano contou com a participação de estudantes de instituições públicas e privadas de todo o país. Quatro estudantes do Liceu Salesiano do Salvador se destacaram e receberam certificados de mérito pela excelente performance: Danilo Lanza (Ensino Médio – Ouro), Gabriel Petersen (Ensino Médio – Bronze), Handrick Guimarães (Ensino Médio – Bronze) e Rafaela Borges (Anos Finais – Honra ao Mérito).

Esses jovens são exemplos de dedicação e paixão pelas ciências, e as suas participações deram orgulho à comunidade escolar salesiana. Os Salesianos Bahia parabenizam os estudantes pelo excelente e merecido resultado.

Fonte: Comunicação e Marketing dos Salesianos Bahia / Fotos: Lorena Oliveira

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil