O segundo e último dia do III Seminário de Boas Práticas de Educomunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB) reuniu novamente educadores, comunicadores e gestores de todo o país em um clima de colaboração, entusiasmo e profundo sentido de missão. O encontro, realizado na manhã desta quarta-feira, 5 de novembro, foi moderado pelos Coordenadores Inspetoriais de Comunicação Ir. Maike Loes (Inspetoria Nossa Senhora Aparecida) e Cícero Albuquerque (Inspetoria Madre Mazzarello), que conduziram com leveza e proximidade as apresentações e interações entre os participantes.
Desde o início, o chat movimentado deu o tom do encontro: equipes compartilhando impressões, fazendo perguntas, encorajando-se mutuamente e reconhecendo a beleza das práticas apresentadas. Como sublinhou Cícero, “é bonito ver como a Educomunicação nos reúne e nos coloca em diálogo; ela cria comunidade”.
Quatro experiências que comunicam vida, fé e protagonismo
Durante a manhã, foram apresentados quatro práticas de Educomunicação, provenientes de diferentes regiões do Brasil, todos marcados por criatividade, engajamento e sintonia com a Missão Educativa Salesiana.
“Cantigas e a Campanha da Fraternidade 2025: Porque tudo que Deus viu era muito bom”
Escola Salesiana de Brasília (DF) – Inspetoria Madre Mazzarello
Apresentado por Kelly Lemos Marques, Kelly Cristina Medeiros e Deisiâne dos Santos, o projeto mostrou como a música pode ser um caminho de evangelização, encantamento e construção de valores. As educadoras explicaram que, ao revisitar cantigas tradicionais à luz da Campanha da Fraternidade, os estudantes puderam unir identidade cultural, espiritualidade e consciência social.
Durante a apresentação, Kelly Lemos destacou que o projeto busca promover a compreensão e a valorização das cantigas como expressão cultural e linguística, integrando seus elementos estruturais e melódicos com os valores da Campanha da Fraternidade. “Queremos que os estudantes participem ativamente, resgatem memórias familiares e percebam a riqueza da arte e dos valores salesianos presentes nessas cantigas. É um trabalho que une tradição, fé e sensibilidade educativa.”
“Jornaíma – Jornal do Instituto Maria Auxiliadora”
Instituto Maria Auxiliadora (Porto Velho/RO) – Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia
A professora Lyene Amaral e o estudante Daniel Ribeiro Ferreira apresentaram o projeto, que transforma o jornal escolar em um espaço de protagonismo, expressão crítica e participação comunitária. O Jornaíma atua como ponte entre escola e sociedade, dando visibilidade às vozes e produções dos estudantes.
Durante a apresentação, Daniel Ribeiro, representando a equipe estudantil, explicou como o jornal impacta a formação dos alunos ao ampliar a visão sobre a realidade e incentivar o envolvimento ativo no cotidiano escolar.
“O Jornaíma faz a gente olhar para tudo com mais atenção. A gente passa a observar, pesquisar, perguntar e entender melhor o que acontece na escola e na comunidade. Escrever e participar das matérias ajuda a desenvolver o senso crítico e a perceber que a nossa voz tem importância”, compartilhou o estudante.
A professora Lyene Amaral complementou, destacando o caráter formativo e interdisciplinar da experiência.
“O jornal permite que os estudantes experimentem diferentes linguagens, escrita, fotografia, entrevista, edição, e fortalece competências essenciais, como trabalho em equipe e autonomia. Eles se reconhecem como sujeitos capazes de comunicar, transformar e inspirar. Essa é a beleza do Jornaíma”, afirmou.
“Cuidar é se conectar: tecendo redes de cuidado e compromisso com a natureza”
Colégio Salesiano Dom Bosco (Parnamirim/RN) – Inspetoria Salesiana do Nordeste
A coordenadora Márcia Godoy e a professora Melania Viana destacaram como a educação socioambiental pode ser fortalecida por meio da Educomunicação, envolvendo as crianças em experiências que despertam cuidado, responsabilidade e pertencimento.
Durante a apresentação, Melania Viana explicou que o projeto nasceu da Mostra de Arte e Cultura da escola, que naquele ano teve como tema a Ecologia Integral.
“A partir desse tema, propusemos às crianças refletirem sobre poluição, reciclagem e preservação do meio ambiente. As atividades foram pensadas para desenvolver atitudes responsáveis, colaborativas e empáticas”, afirmou.
A coordenadora Márcia Godoy complementou destacando o impacto formativo da prática:
“Trabalhamos com 56 crianças do nível 5 da Educação Infantil. Mesmo tão pequenas, elas demonstraram enorme capacidade de compreender seu papel na sociedade e de agir com consciência. A Educomunicação nos ajudou a transformar essa reflexão em vivência concreta, aproximando as crianças do cuidado com a Casa Comum.”
“Projeto Vitória, Cidade Limpa – Resíduo ou Lixo?”
Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória (ES) – Inspetoria São João Bosco
As professoras Andréa Martins e Ariadne Daleprane apresentaram o projeto, que incentiva os estudantes a compreenderem, na prática, como o consumo consciente e a gestão adequada dos resíduos impactam a vida cotidiana e o ambiente escolar.
Durante a apresentação, Ariadne Daleprane explicou que o objetivo central da iniciativa é sensibilizar sobre o consumo consciente e o descarte correto dos resíduos secos e úmidos, ajudando os estudantes a desenvolver valores de responsabilidade e pertencimento.
“Queremos que eles percebam que pequenas escolhas do dia a dia fazem diferença. Ao integrar conteúdos do material didático com as descobertas científicas, estimulamos também a participação das famílias nas ações sustentáveis”, destacou Ariadne.
A professora Andréa Martins complementou trazendo os resultados concretos observados ao longo do trabalho:
“Vimos uma ampliação real da consciência ambiental das crianças e de suas famílias. Houve mudança de atitudes no cuidado com a escola, produção de materiais criativos e reflexivos e uma articulação muito bonita entre teoria e prática. São aprendizados que ficam para a vida”, afirmou.
Ressonâncias e conexões: Educomunicação como força articuladora
Ao final das apresentações, a Ir. Maike Loes fez um momento de síntese e aprofundamento, destacando as conexões entre todas as práticas apresentadas ao longo dos dois dias.
Ela ressaltou como os projetos dialogam com referências importantes da Rede Salesiana Brasil, como as coleções Girolhar, Nautas, ReligiosaMente e outras iniciativas formativas, que estruturam e iluminam o trabalho nas obras, especialmente no campo da comunicação e da cultura digital.
“A Educomunicação aparece aqui como uma força viva, capaz de integrar educação, espiritualidade e protagonismo. Cada uma dessas práticas revela a beleza da nossa missão: formar jovens que sabem comunicar com sensibilidade, responsabilidade e esperança. A RSB tem avançado muito, e estes projetos são sinais concretos desta caminhada.”
Ir. Maike Loes
A fala da Ir. Maike trouxe não apenas um fechamento, mas um convite: olhar para a Educomunicação como caminho estruturante da ação educativa, uma linguagem que aproxima, integra e transforma.
Antes do encerramento, os participantes foram convidados a registrar, em uma nuvem de palavras, os sentimentos que sintetizaram sua experiência no seminário. Termos como gratidão, rede, esperança, inspiração, alegria, comunhão e aprendizado dominaram o painel digital, um reflexo da energia compartilhada ao longo dos dois dias.
Uma rede que comunica para transformar
O segundo dia do seminário concluiu com uma certeza reforçada: a Educomunicação é parte essencial da missão salesiana hoje, um caminho que forma jovens protagonistas, fortalece vínculos e cria ambientes marcados pela corresponsabilidade e pela construção do bem comum.
O encontro se encerrou com agradecimentos e com o convite para que cada obra continue avançando, criando, experimentando e comunicando o Evangelho com linguagem viva e atual.
Comunicação da Rede Salesiana Brasil