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Foto: FM Dom Bosco
27/09/2024

Informativo Dom Bosco entrevista o Ministro da Educação Camilo Santana

Nesta sexta-feira (27), o programa Informativo Dom Bosco entrevistou o ministro da Educação, Camilo Santana. O noticiário foi transmitido em rede, com a participação de seis emissoras cearenses: FM Dom Bosco (Fortaleza), FM Padre Cícero (Juazeiro do Norte), Centro Norte FM (Hidrolândia), Cultura FM (Quixadá), Esperança FM (Itapipoca) e Web Rádio Ceará Rural.

A jornalista Jocasta Pimentel conduziu a entrevista que abordou diversas pautas, entre elas a medida que visa proibir uso de celular em salas de aula do Brasil e a autorização da primeira etapa de construção do campus do ITA no Ceará. A entrevista completa já está disponível no Spotify do Informativo Dom Bosco.

Jocasta Pimentel: Ministro, um assunto que vem sendo muito falado é a preparação do projeto do MEC com relação ao uso de celulares nas salas de aula em todo o Brasil. Quais são os principais objetivos dessa iniciativa e como o Ministério pretende garantir a adesão das escolas e dos estudantes nesse projeto? Bom dia.

Ministro: Bom dia, Jocasta, bom dia, Brendo, bom dia a todos os ouvintes da FM Dom Bosco, prazer mais uma vez voltar aqui e bom dia a todos os ouvintes. Bom Jocasta, há uma preocupação muito grande no Ministério em relação à qualidade da aprendizagem das nossas crianças e jovens nas escolas. E a gente tem, eu tenho percorrido o Brasil inteiro e um dos problemas que tem ocasionado falta de déficit de atenção é a falta de limitação do uso do aparelho celular ou equipamentos eletrônicos nas escolas. Claro que a gente quer que tenha uma escola de tempo integral, como a gente tem trabalhado para isso, criamos o Pé de Meia para que o aluno não abandone a escola, criamos um programa de conectividade para que toda a escola tenha internet, tenha computador, eu mesmo como governador distribuí tablets para os alunos do ensino médio, mas a gente quer que essas ferramentas sejam utilizadas na escola com fins pedagógicos.

Infelizmente, o uso do aparelho individual, isso repito, tem criado problemas na qualidade da aprendizagem, na atenção dos alunos. Você pode até imaginar que até no recreio, no intervalo das aulas, ao invés dos alunos estarem convivendo entre eles, jogando ali, lendo um livro ou brincando no recreio, eles ficam no celular. O celular, a gente precisa, aliás, não só as famílias também que tem que ter uma responsabilidade muito grande na limitação do uso dos seus filhos, porque às vezes tu vai no restaurante e vê lá a família sentada à mesa e cada um com a cabeça baixa, cada um olhando um celular.

Então, todos os estudos têm mostrado que o uso excessivo do celular causa um prejuízo muito grande, principalmente para crianças. Os meus filhos, eu só permiti que eles tivessem o celular depois que completassem 12 anos. E é limitado, é uma hora por dia. Até meu filho agora mais velho, de 14 anos, se excedeu e agora essa semana ele está sem o celular dele. Então, acho que a importância nessa fase. Então, a ideia do Ministério da Educação, nós vamos lançar agora em outubro, que é dia do professor, dia 15, um conjunto de ações para reconhecer e valorizar o professor, que é outro problema. Hoje as pessoas não estão querendo mais ser professores, estamos com falta de professores nas áreas de matemática, física, química, português. Então, vamos criar um conjunto. É importante reconhecer a sociedade e valorizar o papel de um professor.

Aliás, porque todo mundo passa pelo professor, o advogado, o médico. Então, o professor tem um papel muito importante. Então, é melhorar a qualidade da formação dos professores nas universidades, a formação continuada, o reconhecimento da valorização, não só na remuneração, mas para você ter uma ideia no Japão, até no metrô, as vagas, o professor tem prioridade de assento.

Então, assim, é a sociedade entender a importância de um professor na vida das pessoas. E o celular, a gente está fazendo esse debate e alguns estados já criaram algumas leis, alguns municípios. A ideia é que a gente possa criar uma coisa a nível nacional, que possa dar mais segurança, tranquilidade aos professores, aos pais, aos gestores, né? Mas esse é um debate importante que o MEC, o próprio presidente, nós estamos puxando e consideramos importante.

Jocasta Pimentel: Agora, um assunto que foi bem divulgado na última semana, inclusive, com relação ao ITA, o MEC autorizou recentemente a primeira etapa da construção do campus aqui no Ceará. O que essa iniciativa representa para a educação e desenvolvimento tecnológico do nosso estado?

Ministro: O ITA é a melhor instituição de ensino superior do Brasil e uma das melhores do mundo. Então, eu quando era governador sempre sonhava em trazer o ITA para cá, até porque quando desativaram a base aérea aqui de Fortaleza, achei que aquele era o lugar ideal, o espaço ideal para construir esse centro tecnológico. Para você ter uma ideia, São José dos Campos, em São Paulo, se transformou a partir do ITA, porque o ITA não vai ser apenas um curso de alto nível para a engenharia.

Já vai ser o vestibular agora, dia 13 de outubro, a primeira prova e as seguintes em novembro. Vamos fazer um concurso já também para professores do ITA. Nós demos uma ordem de serviço para a construção porque o ITA, o aluno, mora lá, né? Então tem alojamento, tem toda a estrutura completa. Mas além da formação na primeira turma, ele atrai empresas, atrai pesquisas de auto-tecnologia, instituições. Então, hoje São José dos Campos virou um mundo de pesquisa, de inovação, de tecnologia. Então, isso é muito importante para a cidade e para o Estado.

Então, além da formação de bons engenheiros, e é um mérito do Ceará. 40% dos alunos que passam no ITA, ou são cearenses ou estudam aqui no Ceará. Então, é um reconhecimento ao trabalho que o Ceará vem desenvolvendo na educação. E o ITA, não tenho dúvida, nós vamos transformar, vai mudar um pouco. Às vezes, as pessoas não compreendem o impacto que o ITA vai trazer para o Estado. Mas, a médio e longo prazo, nós vamos entender o impacto que essa instituição vai trazer. A obra já começou aqui na base aérea. Nós vamos agora licitar a segunda parte, que é reformar aqueles prédios antigos. Essa primeira etapa é construir os alojamentos, os blocos de laboratórios, salas de aula. E vamos reformar aqueles prédios, que é um patrimônio importante ali na base aérea, mas que será agora ITA do Ceará, com muito orgulho para todos nós.

Jocasta Pimentel: São 7 horas e 42 minutos. Hoje, o Informativo Dom Bosco, entrevista ao Ministro da Educação, Camilo Santana. Ministro, o mundo inteiro, não só o Brasil, passa por uma intensa transição energética. A gente tem aqui, já no Ceará, inclusive assinados vários memorandos de interesse na produção do hidrogênio verde. Como é que o MEC também pensa na formação, na capacitação dessas pessoas, nesse contexto da transição energética?

Ministro: Inclusive, Jocasta, o ITA, um dos cursos, são cursos que não vão competir com São Paulo. Um dos cursos é engenharia na área de energias renováveis, exatamente porque o Ceará e o Nordeste, hoje é o grande produtor de energia eólica, energia solar. E o Ceará está na dianteira do hidrogênio verde. Eu, quando era governador, assinei os primeiros protocolos, o governador Elmano tem continuado, porque é o combustível do futuro. Ele vai substituir o petróleo, vai substituir o combustível fóssil. Então, quando nós fizemos uma parceria com o Roterdã na Europa, no Porto do Pecém, o Roterdã já está investindo como armazenar o hidrogênio verde que será produzido aqui no estado de Ceará. Então, isso também vai mudar.
Então, nós vamos agora focar, não só no ITA, mas nas escolas profissionalizantes que nós construímos no Ceará, que o governador Elmano tem ampliado. Nós vamos focar também em cursos específicos para a área das energias renováveis também dentro das escolas técnicas. Nós estamos agora criando mais dois institutos federais aqui em Fortaleza. São seis novos aqui no Ceará. Um vai ser ali na Bezerra de Menezes, antiga Secretaria de Segurança Pública, que eu comecei, o governador Elmano terminou o novo centro integrado ali na Borges de Melo. Então, lá, aquela quadra toda será um novo instituto federal que foi doado pelo governador.
E vamos fazer um instituto também federal ali na Messejana. Então, também focado nas competências e no potencial e a área de energias renováveis é uma área que tem um futuro muito brilhante e precisamos formar profissionais não só nas escolas profissionalizantes, nos institutos federais, mas o próprio ITA, o curso de engenharia, está focado nessa área, na transição energética das novas energias renováveis diante até dos problemas que nós estamos vivendo no mundo inteiro. As enchentes, as queimadas, as mudanças climáticas, que hoje não só afetam o Brasil, mas o mundo inteiro. Portanto, há uma tendência muito forte, inclusive para o mercado de trabalho, na formação desses profissionais.

Jocasta Pimentel: Agora tem perguntas chegando direto do sul do estado do Ceará. Vamos ao Cariri com a repórter Thais Maria Cândido, ela que é da FM Padre Cícero. Bom dia, Thais.
Thaís Cândido: Bom dia, Jocasta. Bom dia também a você que está acompanhando o informativo do Dom Bosco. Eu sou Thais Cândido, sou jornalista da rádio FM Padre Cícero de Juazeiro do Norte, Ceará. E a minha pergunta para o Ministro da Educação Camilo Santana é a seguinte. Ministro, como é que o senhor pretende pensar a educação inclusiva no nosso país? Nós sabemos que essa questão é uma questão muito importante, mas ainda pouco falada e também muito difícil de ser implementada nas salas de aula. Então, como o senhor pensa na implementação de uma educação inclusiva efetiva no nosso país?

Ministro: Bom dia, obrigado pela pergunta. Ano passado, nós lançamos a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Então, qual é a nossa meta? Primeiro que toda escola pública no Brasil tenha uma sala multifuncional de recursos para atender alunos especiais.

Nós investimos 276 milhões no ano passado e esse ano vamos chegar a quase 300 bilhões. A nossa meta é que em 2026, nenhuma escola pública no Brasil deixe de ter uma sala para isso, que é com equipamentos importantes e profissionais também para receber esses alunos especiais dentro da escola. Nós trabalhamos para que os alunos especiais sejam incluídos nas escolas, juntamente com seus coleguinhas. Essa é a lógica, a convivência dentro da sala de aula, dentro da escola, mas precisamos ter um acompanhamento especial. Para isso, pela primeira vez na história, nós mudamos os fatores de ponderação do Fundeb. O Fundeb é o fundo que financia a educação básica no Brasil.

O fator de ponderação é o valor aluno no ano que é repassado para os estados e para os municípios. Nunca tinha sido mudado, então nós aumentamos o valor para alunos especiais, porque a gente sabe que o prefeito às vezes precisa contratar um profissional para a escola, precisa melhorar a estrutura da escola para atender esse público. Então, hoje o aluno especial recebe mais recursos comparado com outro aluno, como também mudamos o fator de ponderação para as escolas indígenas, quilombolas, para a EJA, Educação de Jovens e Adultos, que foi praticamente abandonado pelo Ministério nos últimos anos. Era 80% do valor de um aluno normal e agora está igual. Então, assim, são ações importantes, formação de professores, formação de gestores para que possa cuidar melhor dessas pessoas, desses alunos. Então, essas ações nós estamos fazendo.

Se tem uma coisa que o Ministério da Educação Jocasta tem procurado fazer é olhar para a educação básica brasileira. O MEC sempre olhou muito para a educação superior e eu vou dar razão porque nós estamos focando tanto na educação básica. Primeiro, um dado importante, 68 milhões de brasileiros não concluíram a educação básica no Brasil.

Nós estamos falando de um terço da população que não chegaram a terminar o ensino médio, abandonam os estudos. Segundo dado, por que nós criamos o Pé de Meia, que é a poupança que apoia o aluno para ele não sair da escola? Porque no último censo escolar, 480 mil jovens saíram da escola pública do ensino médio no Brasil. Estamos falando de meio milhão de jovens. E o maior motivo do abandono escolar é a falta de condições financeiras. Precisa ajudar o pai, precisa ajudar a mãe ao orçamento em casa. Então, a poupança do Pé de Meia vem nesse sentido. Então, nós estamos trabalhando fortemente a escola de tempo integral. Lançamos um programa de um milhão de novas matrículas esse ano. Estamos agora lançando mais um milhão de novas matrículas no ano que vem.

Agora mesmo, semana passada, assinamos mais 55 escolas de tempo integral aqui para estado do Ceará com o governador Elmano. Olhar para as creches, é um conjunto de ações, mas você toca no ponto especial. E eu, particularmente, tenho uma preocupação muito grande com o homem público nessa área, principalmente no autismo, porque eu, Jocasta, porque eu dediquei toda a emenda do Senado, que hoje está a Senadora Augusta à frente do Senado – 70 milhões de reais por ano nós colocamos para o governo do estado, para a construção de centros de apoio e acolhimento de crianças autistas no Ceará. Vão ser centros, núcleos regionais, com profissionais. Já estamos licitando, porque há uma preocupação da mãe, do pai, com suas crianças, com seus filhos. Então, há uma preocupação muito grande hoje. Falo do ponto de vista como senador da República, que hoje, como ministro, com a emenda, 100% da emenda colocada para isso, e falo da preocupação hoje com a nossa equipe do MEC, em relação a olhar para esse tema.

Jocasta Pimentel: São 7h49, agora uma pergunta especial. Essa vem direto de Brasília, da Rede Salesiana de Educação. A rede, ela visa a formação integral de seus estudantes, onde quer que eles saiam das nossas escolas com uma excelente formação humana e acadêmica. Como o novo ensino médio, ele aborda a formação integral dos estudantes?

Ministro: Olha, o ensino médio é olhar para o projeto de vida do aluno, não só para as questões da disciplina de português, matemática, ciência, enfim. Ele estimula a questão do esporte, das atividades culturais, da questão da religião, enfim. Ele tem que ter apoio psicológico na escola, atenção. É esse o modelo. Eu até tenho comentado, às vezes a gente passou agora pelas Olimpíadas. Eu digo, olha, vamos avaliar porque esses países como Estados Unidos e França, se destacam tanto nas Olimpíadas? Porque eles começam a praticar esporte em uma escola a tempo integral lá no seu país. Lá o aluno passa o dia inteiro na escola e pratica o atletismo, pratica o basquete, pratica o vôlei.

Por isso esse rendimento tão grande desses atletas nas Olimpíadas. Então, é isso, é olhar, é uma escola, quando a gente pensa na escola a tempo integral, o modelo de escola que nós queremos para o nosso país. Porque além de proteger a criança e o jovem na escola, que passa o dia na escola, faz uma boa refeição, tem apoio psicológico, tem bons profissionais, uma estrutura boa, com quadra poliesportiva, com curso técnico, com curso de língua, com curso de informática, é essa escola que nós queremos construir no Brasil.

E nós lançamos o maior programa de escola a tempo integral da história do Brasil no ano passado. Tínhamos uma meta de ampliar um milhão de matrículas esse ano, conseguimos ampliar, investimos 4 bilhões, repassamos 4 bilhões de reais para os estados e municípios, porque quem executa a política na ponta não é o MEC, são os municípios, são os estados. Então o MEC tem que ser o grande coordenador da política, o organizador, o maestro. E manter diálogo, porque no governo passado não tínhamos diálogo.

Então, agora não, nós temos uma boa relação com os municípios, eu converso com os governadores, com os secretários, tenho viajado o Brasil inteiro. Então, levando um modelo, inclusive, de destaque do Ceará para o país, com alfabetização na idade certa. Então, um conjunto de ações que eu não tenho dúvida que a gente está dando uma contribuição, porque é por acreditar que a educação é o grande caminho para construir uma nação mais soberana, mais justa, de olhar para os que mais precisam. A educação transforma. Um país tão desigual, saiu agora o ranking e o Brasil, é um dos países mais desiguais do planeta, está no topo. Então, ou seja, poucos com muito e muitos com muito pouco.

Então, a rede salesiana, que, aliás, eu sou salesiano, estudei no salesiano lá no Juazeiro do Norte, então, assim, eu tenho um carinho muito grande por essa rede, pelo olhar para a família, pelo olhar da religião, pelo olhar da espiritualidade, pelo olhar da importância da solidariedade, da fraternidade. Isso está faltando nas pessoas e na sociedade. Então, precisamos pregar mais amor, mais paz, mais comunhão, olhar para os mais pobres, que é isso que a gente tem procurado, juntamente com o governo do presidente Lula, quando a gente criou o Bolsa Família, com o Mais Médico, com o Farmácia Popular, que é dar o remédio para quem precisa, que tem diabetes e não tem condições de comprar um remédio.

Quando a gente olha para um pé de meia desse para dizer que nós não queremos nenhum aluno fora da escola. Então, com o Mais Médico, para ter Mais Médico para atender no posto de saúde. Então, é esse olhar que eu acredito que a política é preciso ser feita. Eu sempre digo, Jocasta, às vezes as pessoas estão decepcionadas com a política, e tem razão muitas vezes, mas a política é o único caminho para construir uma sociedade maior. É a política que define o valor do salário mínimo, se eu vou ter uma boa educação, se eu vou ter uma boa segurança, a decisão. Às vezes eu pergunto, por que o Ceará se destacou tanto na educação? Decisão política. O estado está longe de ser um estado rico, comparado com os estados mais ricos do Brasil, como São Paulo, como Paraná, como Santa Catarina. Então, tudo é decisão política. Acolher melhor as pessoas, ter um atendimento de saúde melhor.

E eu acredito e tenho muito orgulho de poder servir hoje ao meu país, sob a liderança do presidente Lula, porque eu acredito que a educação é o grande caminho para construir um país melhor, mais justo e de mais oportunidades para a nossa juventude.
Jocasta Pimentel: Falando em decisões políticas, a gente segue agora com um repórter que ele cobre a movimentação do Legislativo Estadual, na Alece. O repórter Domingos Távora tem pergunta para o senhor.

Domingos Távora: Bom dia, Domingos. Bom dia, senhor ministro da Educação, Camilo Santana. Eu sou Domingos Távora. O programa Agrinho foi criado no estado do Paraná em 1995. Tem como objetivo despertar junto a criança assuntos de interesses ambientais. Aqui no Ceará, esse modelo foi implementado pelo ex-presidente da FAEC, Flávio Saboia, de saudosa memória. A região da Ibiapaba, eu lembro, foi a primeira região a adotar esse programa. 
Inclusive, nas escolas, as crianças despertaram interesse junto ao não uso do agrotóxico, sendo conscientizados e essas crianças levaram essas informações aos seus pais. Foi um caso de sucesso. Pois bem, o senhor, que é funcionário do Ibama e também quando da Agronomia, no Centro Acadêmico Dias da Rocha, o senhor foi entusiasta junto a questões ambientais, quando muitos não falavam desse tema. Eu gostaria de saber se é possível implementar cada vez mais este modelo tipo Agrinho junto às escolas, principalmente no meio rural?

Ministro: Sem dúvida. Domingos, queria lhe cumprimentar, agradecer. Você conhece a minha história desde a época da faculdade. E o Flávio, nós fizemos algumas parcerias importantes com o programa Agrinho aqui no Ceará. O Flávio foi um grande cidadão e deu uma grande contribuição ao Ceará. E hoje nós criamos dentro da Secretaria do Ministério, uma diretoria na área ambiental. Hoje esse tema é um tema que está sendo discutido no mundo inteiro. E ele precisa cada vez mais estar presente nas escolas, desde os primeiros níveis do ensino fundamental para as crianças perceberem as pessoas, perceberem a importância do meio ambiente no mundo e nas nossas vidas.

Não só na coleta do lixo adequado, mas na proteção ambiental, no uso sustentável. Então, eu quero parabenizar e dizer que agora nós vamos fazer a Conferência Nacional da Juventude, dos Adolescentes e Juventudes na área ambiental com a Ministra Marina. E precisa despertar cada vez mais a preocupação e o cuidado e a escola é o grande meio para construir esse pensamento, essa formação da preocupação com a questão ambiental.

Então, para isso nós criamos exatamente a diretoria ambiental, até porque a minha origem é de um órgão ambiental, sou concursado pelo Instituto do Ibama que é um órgão ambiental. Então, esse é um tema que precisa estar presente em todos os níveis, em todas as escolas para que a sociedade possa se despertar. Porque o que aconteceu no Rio Grande do Sul, o que aconteceu com a seca na Amazônia, o que aconteceu com as queimadas não é só no Brasil não.

A gente vai para Portugal, enchente, Europa, inundações, seca, incêndios também em países da Europa. Então, é uma preocupação que o país, que todos nós precisamos ter e o Ministério da Educação está focado conjuntamente com o Ministério do Meio Ambiente da Ministra Marina, para que a gente possa fortalecer esse tema dentro das escolas.
Jocasta Pimentel: Eu quero agradecer a presença do Ministro da Educação Camilo Santana.
Ministro, muito obrigada pela disponibilidade de estar hoje aqui com a gente no Informativo Dom Bosco.

Ministro: Não, Jocasta, eu que agradeço. Agradeço mais uma vez ao Brendo, a toda a equipe aqui da FM Dom Bosco. Dizer da minha gratidão como cearense de estar aqui mais uma vez, desse papel que eu tenho colocado, que eu tenho tido junto ao Governo Federal, andando o país inteiro, mas agradecer sempre o carinho com a população. Sou muito grato aos cearenses e dizer que onde eu estiver, independentemente de onde eu estiver, eu sempre estarei olhando para o meu querido Estado do Ceará, para a minha querida Fortaleza e pode ficar certo disso, que foi uma decisão de vida que eu tomei de servir ao meu país, aliás, servir ao meu Estado agora, dando essa contribuição ao meu país. Parabéns a você. Obrigado a população de Fortaleza que está nos ouvindo e todo o interior do Ceará. Um forte abraço e que a gente possa construir cada vez mais um Estado, um município mais solidário, mais fraterno, mais humano entre todos nós. Muito obrigado.

SOBRE O INFORMATIVO DOM BOSCO
O noticiário vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 7h30min, com a apresentação da jornalista Jocasta Pimentel. Aos sábados, a edição Igreja é apresentada pela jornalista Roberta Farias. 

Além da transmissão pela 96,1 FM Dom Bosco, é possível acompanhar o Informativo clicando aqui

Fonte: FM Dom Bosco

Fotos: Centro Universitário Salesiano (UniSales)
27/09/2024

Paratleta e treinador salesiano contam bastidores das Paralimpíadas 2024 

Na segunda-feira (23), os acadêmicos do Centro Universitário Salesiano (UniSales) participaram de um momento de apresentação de medalhas e bate-papo com o técnico da Seleção Brasileira de Natação Paralímpica e professor do curso de Educação Física do UniSales, Leonardo Miglinas, e com a paratleta e três vezes medalhista paralímpica, sendo duas delas conquistadas recentemente na Paralimpíada de Paris 2024, Mariana Gesteira.

Na ocasião, o professor Leonardo Miglinas apresentou aos acadêmicos parte de sua trajetória como treinador paralímpico. Além de Mariana, Leonardo também é o treinador do estudante do curso de Administração do UniSales, Breno Braga, que também é paratleta e, por pouco, ainda não participou da competição em 2024.

Junto da atleta Mariana, Leonardo também contou detalhes dos bastidores da competição, incluindo a apresentação com vídeos de espaços e da infraestrutura da Vila Olímpica e dos locais de prova. No final do evento, os acadêmicos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e bater um papo com o treinador e a paratleta, além de tirar foto com a medalhista e com as duas medalhas de bronze conquistadas. O momento foi conduzido pelo paratleta Breno Braga.

Em um momento anterior, na tarde da mesma data, as medalhas foram recebidas na instituição pela reitora do UniSales, Profa. Carmen Luiza.

HISTÓRIAS CRUZADAS

Durante a trajetória do treinador em Paris, uma história pessoal também lhe acompanhava. Sua esposa, Gisele Oliveira, torcia pelas medalhas enquanto aguardava o nascimento da filha do casal, que estava previsto para algumas semanas após o retorno de Leonardo ao Brasil. Entretanto, o nascimento da pequena Maitê aconteceu no dia 04 de setembro, horas depois da conquista da segunda medalha pela paratleta. A pequena nasceu às 21h30, no horário de Brasília. Em Paris, era madrugada enquanto o treinador acompanhava o nascimento por videochamada. "Foi o momento mais sublime e surreal da minha vida! Dentre tantas histórias, essa sempre será lembrada com muito carinho", destacou Leonardo Miglinas. 

Na última semana, Mariana Gesteira visitou a pequena Maitê que pôde conhecer as medalhas conquistadas diretamente de Paris.

Fonte: Inspetoria São João Bosco

Foto: Rede Salesiana Brasil 
26/09/2024

Representante FMA na ONU fala sobre Direitos Humanos e Missão Salesiana

A Filha de Maria Auxiliadora (FMA), Irmã Sarah Bawagan Garcia, é a atual Diretora e principal representante do Escritório de Direitos Humanos do Instituto Internacional Maria Auxiliadora (IIMA) e VIDES nas Nações Unidas (ONU), em Genebra, desde janeiro de 2019. Este ano, durante sua visita ao Brasil para participar do Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América, promovido pela Rede América Social Salesiana (RASS) e Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Sarah concedeu uma entrevista à Coordenadora Nacional de Comunicação da RSB, Ir. Maike Loes, sobre sua atuação na ONU, os desafio, as alegrias e sua visão dos movimentos da missão salesiana em prol das juventudes no continente americano.

Confira a entrevista na íntegra:

Ir. Maike: Quais são os seus maiores desafios como representante do Instituto Internacional das Filhas de Maria Auxiliadora e do VIDES à frente do Escritório de Direitos Humanos na ONU? E as maiores alegrias?

Ir. Sarah: O Instituto Internacional Maria Auxiliadora (IIMA), como uma associação religiosa com status consultivo especial no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), continua comprometido em enfrentar os desafios de defender o direito à educação para todos, promover o empoderamento de crianças, jovens, mulheres e outros setores vulneráveis da sociedade, e preparar defensores locais dos direitos humanos e promotores do bem comum. Embora o processo nem sempre seja simples e fácil, as respostas das Províncias [Inspetorias] FMA são sempre enriquecedoras e inspiradoras, pois realizam essa missão com muita paixão e compaixão, grande solidariedade e trabalho em rede. Estar em contato com as realidades e obras de nossas Irmãs e Comunidades Educativas presentes em 97 países é uma oportunidade de aprender e divulgar as "Boas Novas" de como a vida está sendo gerada de forma carismática e evangélica, como resposta ao clamor das periferias existenciais e geográficas. Só posso ser grata e regozijar-me por tamanha graça e bênção.

Ir. Maike: Como o carisma salesiano orienta as ações do Escritório de Direitos Humanos? É possível conjugar o carisma salesiano e a defesa dos direitos humanos com o ambiente das Nações Unidas?

Ir. Sarah: Os princípios orientadores do Escritório de Direitos Humanos do IIMA baseiam-se no Método Educativo Salesiano, que coloca a dignidade de cada ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, no centro da ação educacional. Esse é o sonho de Dom Bosco e Madre Mazzarello. De fato, o bem dos jovens e dos grupos vulneráveis está no coração de nossa missão educativa e de nossos esforços. Um dos objetivos do IIMA é traduzir o Sistema Preventivo na linguagem dos direitos humanos. O Escritório implementa o Método Salesiano baseando suas ações na Educação em Direitos Humanos, incorporando-o aos Ensinamentos Sociais da Igreja e ao humanismo cristão. Formar "bons cristãos e honestos cidadãos" de hoje e de amanhã exige que eduquemos todos, especialmente os grupos mais vulneráveis – crianças, jovens, mulheres, incluindo educadores e famílias – para que se tornem conscientes de seus direitos e responsabilidades fundamentais e que sejam capacitados a usar os instrumentos e mecanismos das Nações Unidas para respeitar, defender, promover e realizar seus direitos humanos e os dos outros em níveis local, nacional, regional e internacional. O objetivo do Escritório de Direitos Humanos é educar, formar e capacitar cidadãos com forte compromisso social e político para construir um mundo de paz, justiça, inclusão, solidariedade e fraternidade. O sonho e o plano de Deus para a humanidade são nossa preocupação.

Ir. Maike: Como você avalia a iniciativa do encontro continental da RASS e RSB considerando os desafios atuais enfrentados no mundo para a garantia dos direitos das juventudes?

Ir. Sarah: O Congresso Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos na América é, para nós, Filhas de Maria Auxiliadora Salesianas e Membros da Família Salesiana, uma expressão concreta de sinodalidade e de uma busca aprofundada por uma resposta mais evangélica e carismática ao clamor dos pobres, dos jovens e das comunidades vulneráveis. Seu tema "Sonhando em Rede" destaca de maneira eloquente a capacidade da RASS e da RSB de enfrentar os desafios dos tempos que emergem no coração das obras e serviços sociais salesianos no Continente. A insistência em proteger a dignidade dos seres humanos, garantir seus direitos, especialmente os dos setores mais vulneráveis da sociedade, empoderar os jovens como agentes de transformação social e promover a inclusão de famílias e comunidades vulneráveis e excluídas são um renovado apelo carismático à fidelidade criativa e à vitalidade da novidade evangélica em nossas obras e serviços sociais. A transformação humana e social é, de fato, inseparável dos direitos humanos e da responsabilidade social.
Obrigada, querida Rede Salesiana Brasil, pelo excelente trabalho que vocês estão fazendo para que "todos tenham vida em plenitude e vida em abundância". A todos vocês e àqueles que trabalharam nos bastidores, minha mais sincera gratidão. Deus abençoe e multiplique seus dons. Vocês fazem a diferença!

SOBRE IR. SARAH BAWAGAN GARCIA

Sarah Bawagan Garcia, FMA, é a atual Diretora e principal representante do Escritório de Direitos Humanos do Instituto Internacional Maria Auxiliadora (IIMA) e VIDES nas Nações Unidas (ONU), em Genebra, desde janeiro de 2019. 

Ela recebeu seu Bacharelado em Ciências em Educação Elementar em 1981, pelo Philippine Normal College, e continuou seus estudos na Pontificia Facoltà di Scienze dell'Educazione “Auxilium”, em Roma, por meio de um Bacharelado em Ciências da Educação, em 1986, e um Mestrado em Ciências da Educação com especialização em Catequese, em 1988. 

Originalmente das Filipinas, Sarah também trabalhou como missionária em Mianmar e Camboja. Por mais de 40 anos, Ir. Sarah tem se dedicado à melhoria da juventude por meio de seu trabalho em diferentes funções. Ela foi professora, diretora de noviças, líder comunitária, Vigária Provincial da Pré-província do Sudeste Asiático, Superiora da Pré-província do Camboja-Mianmar e Provincial das Filipinas e Papua Nova Guiné. Sarah se juntou ao Escritório de Direitos Humanos do IIMA em 2016 e, desde então, tem auxiliado em cursos de treinamento, organizando eventos paralelos e desenvolvendo relatórios relevantes sobre as diferentes questões de interesse do Escritório.

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações de IIMA Human Rights Office

Foto: Divulgação
25/09/2024

Celebrando o Dia da Radiodifusão e as Rádios Salesianas do Brasil

Neste 25 de setembro, comemora-se o Dia da Radiodifusão no Brasil, data que também celebra o Dia do Rádio. A escolha da data é uma homenagem ao nascimento de Roquette-Pinto, considerado o "pai do rádio brasileiro", que fundou a primeira emissora de rádio do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923. Desde então, o rádio tem desempenhado um papel fundamental na comunicação, educação e cultura da sociedade.

A ORIGEM DA RADIODIFUSÃO NO BRASIL

A história da radiodifusão no Brasil começou há mais de um século, quando o rádio se tornou um dos principais meios de comunicação de massa. Na década de 1920, o rádio permitiu que as informações chegassem rapidamente a diferentes partes do país, superando barreiras geográficas. Inicialmente, focado em transmissões culturais e educacionais, o rádio logo se transformou em uma ferramenta essencial para a disseminação de notícias, entretenimento e campanhas públicas.

A EVOLUÇÃO DO RÁDIO NA ERA DIGITAL

Apesar da chegada da internet e das transformações tecnológicas, o rádio continua a ocupar um espaço importante na vida dos brasileiros. Com a expansão das redes sociais, plataformas de streaming e o avanço da inteligência artificial, o rádio não perdeu sua relevância. Pelo contrário, ele se adaptou ao cenário digital e se renovou, integrando novas tecnologias em suas transmissões e ampliando seu alcance para além das ondas FM e AM.

A criação de rádios on-line e podcasts permitiu que o rádio alcançasse um público ainda mais diversificado. A interação com os ouvintes também foi ampliada, graças às transmissões ao vivo via redes sociais e à participação em tempo real de ouvintes conectados de qualquer lugar do mundo.

CONHEÇA AS RÁDIOS SALESIANAS

FM Dom Bosco (Fortaleza)
Frequência: FM 104,5 MHz
 
A FM Dom Bosco foi fundada em 1997 como rádio comunitária. Na época, Pe. Sebastião estava à frente da direção da emissora, que buscava perante os órgãos regulamentadores de radiodifusão, a concessão para funcionar como rádio educativa. Para que a FM DOM BOSCO fosse ao ar, foi preciso muito empenho de seu fundador, paroquianos, amigos, moradores do bairro Joaquim Távora e adjacências, que juntos e com a essencial ajuda de Deus, conseguiram com dedicação e trabalho, a concessão que transformou a rádio comunitária em FM Dom Bosco.

Atualmente, a FM Dom Bosco, tem a direção de Pe. Mauro e destaca-se no cenário da radiodifusão cearense, com programas educativos, culturais, informativos e religiosos, que tem o objetivo de levar aos ouvintes uma comunicação de qualidade, quanto ao conteúdo veiculado e à parte técnica. Por isso, tem o reconhecimento dos órgãos públicos e de milhares de pessoas que acompanham diariamente a programação da rádio e os eventos que a mesma promove.
 
Clique aqui para escutar a FM Dom Bosco.
 
Rádio Padre Cícero (Juazeiro do Norte)
Frequência: FM 104,9MHz
 
Com sua inauguração em 24 de março de 2004, a missa e bênção das instalações da Rádio Padre Cícero foram presididas pelo então Inspetor da Inspetoria São Luiz Gonzaga, Pe. João Carlos Ribeiro, e concelebrada pela comunidade Salesiana.

A programação da emissora é pensada para cumprir os objetivos principais da missão Salesiana de Educar e Evangelizar. Estando atualizada com as mais modernas ferramentas de administração, imprimiu um perfil visionário e empreendedor, com a contratação de vários colaboradores, aquisição de equipamentos digitais, e plataformas de mídias atuais (site e redes sociais), além de contar com uma equipe comprometida e manter um relacionamento próximo com aos ouvintes através de eventos externos.
 
Clique aqui para escutar a Rádio Padre Cícero.

 
FM Educativa UCDB (Campo Grande)
Frequência: FM 91,5 MHz
 
A rádio FM Educativa UCDB pertence à Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), de Campo Grande (MS) e trabalha, no estilo salesiano, com a cultura juvenil popular e a sociedade de maneira geral, educando, orientando, informando e envolvendo a comunidade em suas diversas atividades. 
 
Clique aqui para escutar a FM Educativa UCDB.
  
Rádio Carmo (Guaratinguetá)
Frequência: Webrádio
 
A Rádio Carmo transmite via internet e é fruto do projeto de Educomunicação do Colégio do Carmo, de Guaratinguetá (SP), que conta com a participação de estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Foi inaugurada oficialmente no dia 24 de abril de 2019 no contexto de aniversário de 127 anos da presença salesiana em Guaratinguetá. Além de estudantes, a Rádio também se propõe a ser um espaço aberto para toda a Comunidade Educativa-Pastoral, com a participação de Irmãs, Pais/Responsáveis, Professores, Colaboradores e todos aqueles que se dispuserem. O objetivo é conscientizar para a formação de um verdadeiro ecossistema comunicativo e educativo. Na programação da emissora são veiculados também programas de emissoras parceiras, como Vatican News e Rádio Senado.
 
Clique aqui para escutar a Rádio Carmo.
 
Rádio Inova (Lorena)
Frequência: FM 107,3MHz
 
A Rádio Inova FM 107,3 tem seus estúdios e transmissores instalados nas dependências do Centro Universitário Teresa D’Ávila (UNIFATEA), em Lorena (SP), Instituição de Ensino Superior Salesiana da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, pertencente às Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).
Possui a missão de divulgar os trabalhos de entidades sociais, promover programas de combate às drogas, campanhas sobre dengue, alcoolismo, desperdício de água, cuidados com o meio ambiente e saúde do homem e mulher, além de fazer cobertura de eventos culturais, propagando com credibilidade a educação e a cultura de forma geral.
 
Clique aqui para escutar a Rádio Inova.


Neste Dia da Radiodifusão, celebramos a história, a resiliência e a capacidade de reinvenção do rádio, que, mesmo diante de tantas transformações, continua sendo uma voz ativa e fundamental na comunicação mundial.

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Foto: ShutterStock ID 2270861237
25/09/2024

Divulgado o tema do próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais

"Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações" (cf. 1 Pd 3, 15-16) é o tema do próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais, como divulgado nesta terça-feira (24) pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

Tema que chama a atenção para o fato de que hoje a comunicação é muitas vezes violenta, visando atacar e não estabelecer as condições para o diálogo. É, então, necessário desarmar a comunicação, purificá-la da agressão.

Dos talk shows televisivos às guerras verbais nas redes sociais, o paradigma que corre o risco de prevalecer é o da competição, da oposição e do desejo de dominar.

"Para nós, cristãos - chama a atenção o comunicado - a esperança é uma pessoa e é Cristo. E está sempre ligada a um projeto comunitário; quando falamos de esperança cristã não podemos ignorar uma comunidade que vive a mensagem de Jesus de forma credível, ao ponto de dar um vislumbre da esperança que ela traz consigo, e é capaz de comunicar ainda hoje a esperança de Cristo com as obras e as palavras."

Fonte: Vatican News
 

Foto: Divulgação
24/09/2024

Lançamento do Dia de Doar UPV 2024

Na manhã desta terça-feira (24), presenças salesianas de todo Brasil se reuniram, pela plataforma Zoom, para dar a largada no Dia de Doar UPV 2024. Esta iniciativa da Rede Salesiana Brasil (RSB) é encabeçada pela União pela Vida (UPV), o movimento da RSB que busca incentivar, além das doações para as obras sociais salesianas do país, o espírito solidário como um todo através de voluntariado, parcerias e divulgação de ações. 

Assim como no ano passado, a proposta para 2024 é continuar chamando a atenção de todos para a importância da preservação do meio ambiente e cuidado com a Casa Comum. Todo o evento foi comandado pelo Captador de Recursos da UPV, Phelipe Sales, que, mesmo antes do lançamento, já estava em um processo de animação das presenças salesianas em preparação para as ações que estariam por vir.

O momento foi iniciado com uma fala da Direção Executiva da RSB, na ocasião representada apenas na pessoa do Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior, uma vez que Ir. Silvia Aparecida da Silva se encontrava em visita às presenças salesianas da Inspetoria do Norte do Brasil. “Sabemos o quão importante essa campanha e essa mobilização é para todas as nossa obras socias do país, mas também o quão fundamental é sensibilizarmos todos os atores e atrizes do cenário educacional diante dos desafios de uma vida comum, de uma vida com uma ecologia integral e com dignidade para todos e todas, principalmente jovens, crianças e adolescentes mais vulneráveis da nossa população”, diz Pe. Sérgio.

Em seguida, fortalecendo o sentido de trabalho em rede que a RSB promove, as Coordenadoras Nacionais das áreas programáticas marcaram presença no evento, em apoio às ações propostas para o Dia de Doar UPV 2024. Em suas falas, Ir. Maike Loes, da Comunicação; Carolina Neves, da Ação Social; e Ir. Lucia Jacinta Finassi, das Escolas (esta última representada pela Gestora Pedagógica da Inspetoria São Pio X, Ana Cristina Sofiati), destacaram a importância da ação em rede e de gestos solidários em todos os sentidos. 

Phelipe Sales iniciou sua apresentação trazendo um pouco das Boas Práticas realizadas nas presenças salesianas do Brasil durante as mobilizações do Dia de Doar UPV 2023 que incluíram iniciativas como a “Lixeira Falante” que conscientizava as pessoas sobre o cuidado com a Casa Comum; o “Semáforo Solidário”, entrevistas, podcasts, almoços solidários e a iluminação de monumentos salesianos com a luz verde, por exemplo. Como destaque, foi compartilhado o relato da Ana Cristina, Coordenadora do Oratório Salesiano de Barbacena (MG). A obra social promoveu diversas ações que culminaram em uma Mostra Cultural na nova quadra esportiva da obra que foi recuperada a partir da solidariedade da comunidade e instituições locais em prol da juventude mineira.

Em seguida, Phelipe trouxe um pouco da contextualização sobre a Campanha Internacional do Dia de Doar, sua origem, seu crescimento e adesão em outros países, incluindo o Brasil, onde foi promovido pela Associação Brasileira de Captação de Recursos (ABCR) e, em 2020, adotado pela RSB e suas presenças com o nome de Dia de Doar UPV.

No evento, também foi apresentado o Monitor de Doações que permite um diagnóstico do cenário de doações no Brasil Salesiano. Phelipe colocou como meta para 2024 a superação das arrecadações do ano anterior que somaram mais de 3 milhões de reais em apoio aos serviços oferecidos pelas obras socias salesianas do país.

Para as formações de 2024, Phelipe revela que os participantes do Dia de Doar UPV também poderão contar com conversas sobre a captação de recursos e a COP30 (30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), por exemplo. “A gente precisa entender do que se trata. São decisões mundiais, são decisões de governos para o impacto ambiental, para melhorias, e a gente precisa acompanhar de perto, porque nós somos uma força que pode cobrar os nossos governos para se fazer cumprir o cuidado com a Casa Comum”, comenta Phelipe.

No evento, também foi apresentado o vídeo oficial do Dia de Doar UPV 2024 que será publicado nas diversas mídias sociais das presenças salesianas do Brasil na próxima quarta-feira (25). Os participantes também tiveram acesso às peças gráficas e audiovisuais criadas pela equipe de Comunicação da RSB, que apoiarão as divulgações das iniciativas solidárias do Brasil Salesiano.

Como Rede Salesiana Brasil, por meio da União pela Vida (UPV), convidamos a todos e todas para se engajarem nas ações do Dia de Doar UPV, despertando o espírito solidário todos os dias do ano. Encontre a obra social salesiana mais próxima a você e torne-se um(a) Benfeitor(a): rsb.org.br/social/onde-estamos

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Foto: Inspetoria São Luiz Gonzaga
24/09/2024

Romeiros do Nordeste celebram a 81ª Romaria da Família Salesiana

Neste último domingo (22), a devoção, a alegria e a gratidão marcaram a 81ª Romaria da Família Salesiana, reunindo milhares de romeiros do Nordeste, em Jaboatão dos Guararapes (PE), local carinhosamente chamado de “Belém Salesiana”.

No início da manhã, a Capela de São Sebastião já estava lotada para a Concentração e Récita do Terço, presidida pelo Pe. Délio Mota, sdb, Coordenador Nacional da Associação dos Devotos de Nossa Senhora Auxiliadora (ADMA), com a participação do Pe. Francisco Inácio, Inspetor Salesiano.

Em seguida, após as saudações do Pe. Cleyton Coutinho (Delegado para a Família Salesaiana) e do Pe. Francisco Inácio, o grupo Ruah (Paróquia São João Bosco – Caetés, PE) e a Sociedade Musical 15 de Agosto animaram a caminhada dos romeiros em direção à Colônia Salesiana São Sebastião. Após a calorosa acolhida festiva, realizada pelo Pe. Francisco Demontier, e a comunidade Petrus, a programação Mariana continuava em diversos locais da Belém Salesiana.

Na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, o Pe. Délio Mota conduzia o Ofício da Imaculada Conceição com a presença de diversos grupos da ADMA e fiéis do Nordeste; na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, o Terço realizado com as irmãs Salesianas, Medianeiras da Paz, de Jesus Adolescente e da Caridade de Jesus e no Salesiano Jaboatão (Colégio destinado 100% para bolsas filantrópicas), o Terço com crianças e jovens. Enquanto isto, Padres salesianos da Inspetoria São Luiz Gonzaga recebiam o povo de Deus, no Pátio Interno na Colônia para confissões.

Às 12h, na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, a Adoração ao Santíssimo foi presidida pelo Pe. Antonio João Neto, sdb; um momento de muita emoção com a participação de diversos grupos da Família Salesiana. Apresentações culturais também traduzem a alegria da Festa da Auxiliadora.

No pátio externo, a Sociedade Musical 15 de Agosto, animou os fiéis com canções populares, animando o público com a essência do carisma de Dom Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora. O Pe. João Carlos, vice-inspetor salesiano e delegado para a comunicação social, animou a Romaria com canções Mariana e grandes sucessos de sua carreira, além de momentos de evangelização e muita interação com o público. Em seguida, a Celebração Eucarística foi presidida pelo Pe. Francisco Inácio e concelebrada por salesianos do Nordeste.

Onde há presença salesiana, há sempre o protagonismo e entusiasmo dos jovens e crianças, e, na Romaria, esta realidade ganhou ainda mais alegria com a Coroação de Nossa Senhora, realizada por Maria Flor, CJC Mirim – Chã do Esconso (Distrito de Aliança – PE).

Antecedendo a Benção de Nossa Senhora Auxiliadora, aconteceu o sorteio da imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, que teve a comunidade de Lajedo (PE) como a grande vencedora.

A Romaria da Família Salesiana constitui-se como um marco significativo entre as programações anuais da Inspetorial. É uma maravilhosa expressão de fé e devoção, além de um espaço de oportunidades de estreitarmos os laços de Família. No território da inspetoria, são muitos os grupos da Família Salesiana e a preparação deste evento envolve a todos, fazendo crescer o comprometimento.

“A Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora é um monumento de visível devoção, um ponto também de unidade na vivência do carisma daqui, simbolicamente Nossa Senhora, a Mãe de nossa família alcança com sua bênção a todas as realidades de nossa missão.
Concluímos mais uma edição e já projetamos as nossas intenções para a 82ª edição da Romaria, no dia 19 de outubro de 2025.”

(P Francisco Inácio | Inspetor Salesiano)

“A Romaria é um encontro anual dos grupos da Família Salesiana no Nordeste, um encontro na casa da mãe, renovando laços de amizade, de comunhão e de compromisso missionário.”

(P João Carlos | Vice-inspetor salesiano)

“A Romaria da Família Salesiana é sempre uma grande e bela demonstração de amor a nossa mãe Auxiliadora! Todo esforço e dedicação, principalmente dos que vêm de longe, são recompensados com expressões de satisfação, através dos sorrisos nos rostos e nos abraços apertados, no reencontro dos amigos. É um dia de gratidão e alegria, que se repete a cada ano, e neste, já contamos 81 anos; mas, com certeza, todo ano acontecem novas emoções. A certeza de estar pertinho da Auxiliadora Nossa, sem dúvida, revigora nossa alma e nosso coração de filho(a) e devoto(a).

O sentido de pertença a esta grande família de Dom Bosco, nos faz sonhar e partir com o desejo de voltarmos no ano seguinte, para louvar e agradecer a Deus pela presença materna da Virgem de Dom Bosco em nossas vidas e nossos corações.”

(Ana Inês Martins – ADMA Jaboatão)

Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

 

 

Foto: sdb.org
22/09/2024

Memória de José Calasanz e 31 companheiros mártires

Nascimento: 1872
Beato: 11/03/2001
Celebração Litúrgica: 22 de setembro
Falecimento: 1936

Entre 1936 e 1939 a Espanha foi sacudida por uma dramática e sangrenta guerra civil: um conflito carregado de acesos antagonismos ideológicos, transformando-se num embate entre democracia e fascismo, entre republicanos e rebeldes guiados pelo general Franco. Pagou as contas disso também a Igreja espanhola que sofreu uma violenta perseguição, sobretudo pelas forças anárquicas e milicianas. Foram massacrados milhares de sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos, tão somente por serem cristãos. Entre eles, também numerosos membros da Família Salesiana: 39 Sacerdotes, 22 Clérigos, 24 Coadjutores, 2 Filhas de Maria Auxiliadora, 4 Salesianos Cooperadores, 3 Aspirantes Salesianos e 1 Colaborador leigo; 95 ao todo. 

Levaram-se adiante três causas em separado, depois transformadas em duas: o Grupo de Valência – 32 mártires – tendo como cabeça o Padre José Calasanz, e os dois grupos de Sevilha e Madri – 63 mártires – tendo como cabeça o Padre Enrique Saiz Aparício.

O primeiro grupo foi beatificado em 11 de março de 2001 com os outros mártires da diocese de Valência; o segundo grupo espera o exame da "Positio".

Padre José Calasanz (1872-1936) nasceu em Azanuy. Em 1886, em Sarrià, viu Dom Bosco já cansado e sofredor. Fez-se salesiano em 1890 e sacerdote cinco anos depois. Foi secretário do Padre Rinaldi e, em seguida, superior da Inspetoria do Peru-Bolívia. Retornando à Espanha, foi feito Inspetor da Inspetoria Tarraconense (Barcelona – Valência). Homem de coração e grande trabalhador, preocupou-se desde o início com a salvação de seus irmãos. Foi capturado com outros salesianos enquanto presidia os Exercícios Espirituais em Valência. Foi morto durante a viagem por um tiro de fuzil na cabeça.

SACERDOTES
José Batalla Parramón (1873-1936). José Bonet Nadal (1875-1936). Jaime Bonet Nadal (1884-1936). Antonio María Martín Hernández (1885-1936). Sergio Cid Pazo (1886-1936). Juan Martorell Soria (1889-1936). Julio Junyer Padern (1892-1938). Recaredo de los Ríos Fabregat (1893-1936). Francisco Bandrés Sánchez (1896-1936). Julián Rodríguez Sánchez (1896-1936). José Otín Aquilué (1901-1938). José Castell Camps (1901-1936). José Giménez López (1904-1936). Alvaro Sanjuán Canet (1908-1936). José Caselles Moncho (1907-1936).

COADJUTORES
José Rabasa Bentanachs (1862-1936). Angel Ramos Velázquez (1876-1936). Gil Rodicio Rodicio (1888-1936). Jaime Buch Canals (1889-1936). Augusto García Calvo (1905-1936). Eliseo García García (1907-1936). Jaime Ortiz Alzueta (1913-1936). Clérigos: Miguel Domingo Cendra (1909-1936). Félix Vivet Trabal (1911-1936). Pedro Mesonero Rodríguez (1912-1936). Felipe Hernández Martínez (1913-1936). Zacarías Abadía Buesa (1913-1936). Javier Bordas Piferrer (1914-1936).

COLABORADOR LEIGO
Alexandro Planas Saurí (1878-1936).

FILHAS DE MARIA AUXILIADORA
Maria Carmen Moreno Benítez (1885-1936), vigária inspetorial, foi diretora e confidente da Beata Irmã Eusébia Palomino, que lhe profetizou o martírio, e Maria Amparo Carbonell Muñoz (1893-1936).

Confira mais sobre a Santidade Salesiana no Acervo do portal da Rede Salesiana Brasil.

Fonte: sdb.org

Fotos: Rede Salesiana Brasil 
20/09/2024

Jornada Formativa Coleção NAUTAS: 4 Dias de Inspiração para as Escolas Salesianas

Entre os dias 16 e 19 de setembro, a Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com a Editora Edebê, promoveu a Jornada Formativa da Coleção NAUTAS, em Aparecida do Norte (SP). O evento teve como principal objetivo capacitar as Coordenações Pedagógicas das escolas salesianas para atuarem como agentes formadores dos educadores, tornando mais efetivo o uso da Coleção NAUTAS e aprofundando a prática pedagógica com foco na formação integral dos estudantes.

A Jornada se destacou por oferecer uma rica programação dividida em temas diários, todos voltados para fortalecer a liderança pedagógica e compartilhar as atualizações da Coleção NAUTAS. Desde o primeiro dia, a iniciativa reafirmou o compromisso da RSB e da Edebê com uma educação centrada no estudante e no carisma salesiano.

DIA 1: PILOTANDO A IDENTIDADE SALESIANA

No primeiro dia da Jornada, o tema foi “Pilotando pelos caminhos dos documentos basilares da Rede Salesiana Brasil, sentindo e vivenciando o carisma por uma educação centrada nos estudantes”. A abertura contou com a participação de Ir. Silvia Aparecida da Silva, Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior e Lauri Cericato, que acolheram os participantes no Hotel Rainha do Brasil. A programação abordou a importância do “Currículo da RSB: Referencial Institucional para as Práticas Pedagógicas”, tema desenvolvido por Pe. Leandro Brum e Ana Cristina Sofiati, destacando a necessidade de garantir a identidade pedagógica salesiana em cada ação.

Pe. Leandro enfatizou o papel das Coordenações Pedagógicas como "guardiões da identidade", afirmando que, para desempenharem essa função com excelência, é essencial conhecer e amar profundamente a proposta educativa salesiana.

DIA 2: FOCO NO ENSINO FUNDAMENTAL

O segundo dia trouxe reflexões focadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com o tema “Conduzindo a grandiosa locomotiva da aprendizagem (in)visível”. Renata Araújo, especialista em Educação, destacou o papel das coordenações como mediadores ativos, e Julia Pinheiro Andrade explorou abordagens inovadoras para promover uma cultura de pensamento profundo nas escolas.

Na parte da tarde, Anderson de Jesus Leal e Gabriela Palomo Capila de Melo apresentaram uma palestra sobre a atuação das lideranças na construção de cidadãos protagonistas. A sessão foi finalizada com a atividade prática “3, 2, 1... Ação!”, conduzida por Meily Moany e Caroline Cardoso, proporcionando debates e trocas de experiências sobre os desafios enfrentados pelas coordenações e possíveis soluções.

DIA 3: ESPIRITUALIDADE E INOVAÇÕES

O terceiro dia foi marcado por uma visita ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida e à réplica da Casa de Dom Bosco em Pindamonhangaba, reforçando o vínculo entre a espiritualidade e a missão educativa salesiana. À tarde, os participantes voltaram seu foco para as atualizações da Coleção NAUTAS, com a apresentação de Lauri Cericato, Gabriela Palomo e Rafael Borgate.

A reformulação da Coleção NAUTAS, com um olhar mais atento à Metodologia Maker e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), foi o ponto alto das discussões. “A Coleção vem com uma nova engenharia de produtos, facilitando o planejamento escolar e ajudando a formar cidadãos plenos e preparados para o futuro”, destacou Gabriela.

DIA 4: ENCERRAMENTO E COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO

O último dia da Jornada foi dedicado à metodologia Design for Change, com atividades comandadas por Caroline Cardoso e Meily Cassemiro. Os participantes revisitaram os principais momentos da Jornada e traçaram estratégias para implementar os aprendizados em suas escolas.

Com o encerramento do evento, os coordenadores pedagógicos retornaram às suas presenças com a missão de multiplicar os conhecimentos adquiridos, levando adiante o compromisso com a excelência educativa e a formação integral dos estudantes salesianos.

A Jornada Formativa da Coleção NAUTAS reforçou o espírito colaborativo e a união das escolas salesianas, consolidando-se como um momento de partilha, reflexão e inovação no cenário educacional do Brasil.

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Fotos: Rede Salesiana Brasil 
19/09/2024

Chega ao fim a Jornada Formativa Coleção NAUTAS

Nesta quinta-feira (19), chegou ao fim a Jornada Formativa Coleção NAUTAS. O evento, que aconteceu de 16 a 19 de setembro, em Aparecida do Norte (SP), é uma iniciativa de Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com sua Editora, a Edebê Brasil, para qualificar as Coordenações Pedagógicas das escolas salesianas para atuarem como agentes formadores dos educadores e tornar mais efetivo o trabalho com a Coleção NAUTAS e suas atualizações. 
  
A manhã que finalizou as atividades da Jornada contou com o tema: “Navegando pelos mares de possibilidades da Coordenação Pedagógica por meio da metodologia Design for Change”. As atividades foram comandadas pela Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais do Instituto Laura Vicuña, de Uruguaiana (RS), Caroline Cardoso; juntamente com a Gestora Pedagógica da Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo, Meily Cassemiro. A dupla comandou dois momentos: o primeiro dedicado a relembrar os passos dados na Jornada Formativa e, o segundo, em formato de Roda de Conversa, se dedicou a delinear caminhos para a formação das educadoras dos Anos Iniciais a partir do que foi abordado durante o evento.

Após o encerramento, todos os participantes se organizaram para retornar às suas presenças com o compromisso de serem multiplicadores dos aprendizados adquiridos nesses quatro dias. Confira alguns depoimentos de quem participou da Jornada Formativa Coleção NAUTAS:

“É a primeira vez que eu venho e eu acho que o que a gente vivencia, a primeira coisa é o acolhimento. O acolhimento foi essencial! [...] A Jornada Pedagógica NAUTAS veio para contribuir e renovar os votos da nossa missão, a missão de educar e evangelizar, veio ao encontro do resgate, valorizar nossa identidade salesiana.” Cristina Ferreira Albuquerque, Supervisora Pedagógica no Colégio Ateneu Goiânia

“Minha expectativa com o Encontro da Coleção Nautas é traduzir a salesianidade e também a sua extensão enquanto proposta de transformação para um mundo possível para todos, dentro das nossas salas de aula e das nossas escolas.” Giselle Gregório de Oliveira, Escola Salesiana São José, Campinas (SP)

“O que eu vi aqui nesse encontro foi a possibilidade de eu praticar no meu cotidiano tudo o que eu estou aprendendo. [...] Eu pude perceber nessa Jornada que muita coisa que a gente ouviu aqui já acontece na nossa escola. Por isso que a gente tem percebido o crescimento do Colégio Castelo e isso se dá também por essa parceria em Rede e, com certeza, eu vou levar daqui muitas coisas que poderão agregar no meu cotidiano escolar.” Iara Santos, Coordenadora Pedagógica do Colégio Castelo de Rio das Ostras (RJ)

“Eu estou muito feliz e encantada com a proposta para 2025. Eu saio renovada pedagogicamente, principalmente pelas trocas de conhecimento, por essa diversidade cultural que eu encontrei aqui. Então, a minha palavra hoje é gratidão.” Regina Célia Montenegro Rocha, Colégio Auxiliadora de Natal (RN)

“É a primeira vez que participo de um encontro como este. Encontros como esse favorecem para nós um novo olhar, novas perspectivas e aprofundamentos a respeito do Currículo da Rede Salesiana do Brasil. Nós utilizamos o material Nautas e com essas perspectivas, também as novidades, a inovação que o material trouxe para nós, possibilitam que toda essa extensão de aprofundamento e possibilidades de novas experiências também sejam avançadas para as nossas crianças.” Ângela Maria de Andrade, Coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Instituto Maria Auxiliadora, Rio do Sul (SC)

“Estar aqui novamente, porque eu já estive na Jornada Formativa Girolhar, é um privilégio, nesse movimento coletivo de a gente trabalhar em rede, de ninguém soltar a mão de ninguém, de fazermos esse movimento de estudo, de troca, de partilha. Têm sido dias bem intensos, porém muito significativos, e também são dias de muita reflexão e nos faz desacomodar, sair daquele nosso lugar e pensar assim: ‘Bom, a gente é capaz de fazer coisas diferentes’.” Tatiana Godinho, Coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Salesiano Balneário Camboriú (SC)

“O encontro foi muito bom, muito proveitoso para a vida, para a profissão, conhecer novas pessoas, saber novos métodos para trabalhar e, com certeza, vai ter uma grande jornada para nós coordenadores trabalharmos com nossos professores. Aprendemos novas técnicas e isso traz uma bagagem muito grande para o coordenador.” Alessandra, Coordenadora da Escola Laura Vicuña, Porto Velho (RO)

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Fotos: Rede Salesiana Brasil 
18/09/2024

Basílica, Obra Social e Editora Edebê marcam o 3º Dia da Jornada NAUTAS

Chega ao seu terceiro dia a Jornada Formativa NAUTAS, evento da Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceira com sua Editora, a Edebê Brasil, que acontece em Aparecida do Norte (SP), de 16 a 19 de setembro, com o objetivo de fortalecer a qualificação das Coordenações Pedagógicas das escolas salesianas, tornando ainda mais efetivo o trabalho com a Coleção NAUTAS e suas atualizações para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

O tema norteador das ações do dia foi “Decolando com a Coleção Nautas e abraçando os desafios da missão educativa da Coordenação Pedagógica, transformando-os em oportunidades e fortalecendo a identidade e a liderança salesiana”.

A manhã do terceiro dia começou de forma muito animada. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o maior Santuário no mundo dedicado a Maria, localizado no Vale do Paraíba. Na região está o rio Paraíba, palco do aparecimento da imagem que deu origem à devoção à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Em seguida, eles puderam visitar a réplica da Casa de Dom Bosco recém-inaugurada na obra social salesiana de Pindamonhangaba. Tendo o Diretor da obra, Padre Agnaldo Soares Lima, como guia, os participantes da Jornada visitaram a construção por dentro e conheceram mais sobre o espaço e os serviços ofertados pela obra à juventude local.

O período da tarde foi dedicado às atualizações da Coleção NAUTAS. O momento foi conduzido pelo Diretor de Produtos e Serviços da Editora Edebê, Lauri Cericato; juntamente com a Gestora de Produtos Editoriais, Gabriela Palomo Capila de Melo; e o Gestor de Produtos Digitais, Rafael Borgate de Souza Mendes.

“Além das contribuições educacionais mais contemporâneas que nós temos, nós temos um Currículo que contribui para uma formação integral do ser humano que estuda numa escola salesiana. Este é o grande diferencial que a gente tem: formação humana, compartilhar experiências e navegar todos juntos nessa nova Jornada”, comenta Lauri.

“A Coleção Nautas vem aí com essa reformulação, com olhar muito mais rico para o que é a Metodologia Maker, para os ODS, na busca de ajudar as escolas nesse trabalho de planejamento do futuro dos nossos alunos. Acho que, como Rede, isso nos impulsiona, nos diferencia e nos fortalece, porque o Nauta só existe porque existe a Rede, porque existe um Currículo Salesiano. Então, os nossos protagonistas são sempre gestados, imbuídos do que é salesianidade”, conta Gabriela. 

“A Editora Edebê está concentrando seus esforços em produtos digitais [...]. A plataforma tem entregado material digital e, além disso, oferece outros componentes como dashboard de dados para acompanhamento dos acessos dos alunos e dos professores, têm entregado ferramentas de comunicação, interação com as famílias e estamos desenvolvendo, já para 2025, módulos de atividades, além de um novo módulo também de conteúdo, que visa entregar mais usabilidade para os alunos e professores” comenta Rafael.

A Jornada Formativa NAUTAS está se aproximando do seu último dia, contando com a dedicação total das lideranças das escolas salesianas do Brasil em prol da formação integral de seus estudantes.

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Foto: Irmã Maike Loes
18/09/2024

Encontro da Comissão Nacional de Pastoral Juvenil Salesiana 2024

No último sábado (14), no Colégio Santa Inês, em São Paulo (SP), aconteceu o Encontro da Comissão Nacional de Pastoral Juvenil Salesiana (CNPJS), com a presença dos Delegados e das Coordenadoras Inspetoriais de Pastoral Juvenil das Inspetorias dos Salesiano de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) do Brasil. Durante a programação foram vivenciados momentos de planejamento da caminhada, em vista de uma maior sistematização dos processos pastorais.

A Pastoral Juvenil (PJ) constitui o coração da missão educativa salesiana que busca, através de itinerários de fé, educar evangelizando e evangelizar educando. Segundo as Linhas Orientadoras da Missão Educativa das FMA (nº 78): “A missão educativa das FMA se realiza mediante uma pastoral juvenil inculturada que se inspira no Sistema Preventivo, vivido como espiritualidade radicada na caridade de Cristo e na solicitude materna de Maria. Tal pastoral tem como objetivo prioritário conduzir ao encontro com Jesus de Nazaré.”

O Dicastério para a Pastoral Juvenil Salesiana, em seu Quadro de Referencial, afirma (pag. 59): “A meta proposta pela Pastoral Juvenil Salesiana para todo jovem é a construção da própria personalidade, tendo Cristo como referência fundamental; referência que, tornando-se progressivamente explícita e interiorizada, o ajude a ver a história como Ele, a julgar a vida como Ele, a escolher e a amar como Ele, a esperar como Ele ensina, a viver n’Ele a comunhão com o Pai e o Espírito Santo” (cf. CG23, n. 112-115).

“O encontro da Comissão Nacional de Pastoral Juvenil é um espaço muito rico em sinodalidade. Juntos, FMA e SDB, compartilhamos nossas experiências vividas nas várias realidades do Brasil e traçamos linhas de ação para promover uma caminhada pastoral processual que corresponda aos apelos juvenis da atualidade. Em rede, nosso trabalho se torna mais fecundo e nossa missão se fortalece ainda mais”, diz a Coordenadora Nacional da PJS e representante da Inspetoria Maria Auxiliadora, Irmã Claudiane Cavalcante. “A experiência da reunião da CNPJS é sempre enriquecedora, pois demonstra a diversidade das inspetorias SDB e FMA, reunidas para planejar as atividades diversas, em nível nacional, unidas pelo mesmo carisma. Daí vem a riqueza da experiência”, conclui o Coordenador Nacional da PJS e representante da Inspetoria São João Bosco, Padre José Ricardo Mole.

Escrito por Ir. Claudiane Cavalcante, Coordenadora Nacional da PJS

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